PT apresenta notícia-crime contra Dallagnol por acordo que infiltrou agentes do FBI no Brasil

Tempo de leitura: 3 min
Eduardo Matysiak

PT denuncia Dallagnol na PGR por conta do acordo ilegal com FBI

Legenda entra com notícia-crime junto a Augusto Aras, acusando o coordenador da Lava Jato de cometer crimes de prevaricação, abuso de autoridade e condescendência criminosa com a cooperação ilegal com os Estados Unidos. O ex-ministro Eugênio Aragão, que atua na defesa do partido, pediu ainda a abertura de processo ético e disciplinar junto ao CNMP contra procuradores da ‘República de Curitiba’

Do site do PT

O PT entrou nesta sexta-feira, 3 de julho, com representação na Procuradoria Geral da República para denunciar o acordo de cooperação ilegal firmado entre a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba e o FBI, a Polícia Federal dos Estados Unidos.

Os advogados do PT, Eugênio Aragão e Ângelo Ferraro, apontam que a Lava Jato atuou na ilegalidade, desrespeitando a autoridade central do Ministério da Justiça, para promover uma persecução penal direcionada e criminosa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff, e ex-procurador da República, o advogado Eugênio Aragão entrou junto com Ângelo Ferraro, com a notícia-crime junto à PGR contra o coordenador da Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol e Vladimir Aras, apresentou ainda uma reclamação disciplinar contra ambos.

Ele acusa Dallagnol pelos crimes de prevaricação, abuso de autoridade e condescendência criminosa.

A ação é movida pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

“Desmascarados e desmoralizados, os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro terão de enfrentar a Justiça”, afirma Gleisi.

Eugênio Aragão diz que as suspeitas que pesam contra Dallagnol são muito graves porque mostram que a Lava Jato atuava na ilegalidade absoluta e fora de controle.

“Ao compartilhar informações de modo extraoficial com agentes americanos do FBI, a força-tarefa desrespeitou a soberania nacional e utiliza, de forma ilegal, dados sigilosos de empresas brasileiras”, critica Eugênio Aragão.

Ex-ministro da Justiça do governo Dilma Eugênio Aragão: “Força-tarefa da Lava Jato desrespeitou a soberania nacional ao utilizar, de forma ilegal, dados sigilosos de empresas brasileiras”.

“A cooperação entre Brasil e EUA é regulada por um acordo entre os dois países, o MLAT (Tratado Legal de Assistência Mútua), celebrado em 14 de outubro de 1997 e promulgado no Brasil por meio do Decreto 3.810/2001, tendo força de lei federal”, diz o advogado e ex-procurador da República.

Aragão lembra que o MPF não tem qualquer atribuição, constitucional ou legal, para promover, espontânea e autonomamente, relações externas.

O PT também pretende entrar com uma ação civil pública em primeira instância, também contra os procuradores.

Já a reclamação disciplinar é endereçada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, e tem como alvos Dallagnol e o procurador Vladimir Aras.

Aragão pede instauração de processo ético e disciplinar junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O advogado diz que Dallagnol foi alertado de que a cooperação direta com agentes do FBI, sem passar pela ciência e anuência da Autoridade Central do Poder Executivo, era uma prática de natureza ilegal. E ainda assim ele agiu fora da lei.

Vale lembrar que não é a primeira vez que a Lava Jato agiu fora da lei.

Um acordo firmado entre a força-tarefa e a Petrobrás para a doação de bilhões de reais destinados à criação de uma fundação a ser administrada pelos procuradores de Curitiba, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

Nos últimos dias, o site Intercept Brasil e a Agência Pública revelaram que a Lava Jato firmou o acordo operacional ilegal com o FBI, escondendo das autoridades federais, incluindo a própria PGR, da presença de policiais do FBI, com acesso irregular e irrestrito a dados de investigação conduzidas pela força-tarefa.

A iniciativa do PT chega no momento em que o país assiste à troca de acusações vem sendo promovida publicamente entre o comando da Procuradoria Geral da República, que chefia o Ministério Público Federal, e a equipe de procuradores da força-tarefa da Lava Jato de Curitiba nos últimos dias.

Tudo por conta da denúncia sobre o acordo ilegal entre procuradores e o FBI.

A própria PGR denunciou a existência de equipamentos utilizados para gravação de chamadas telefônicas recebidas por integrantes da equipe da força-tarefa, incluindo membros e servidores.

Aras anunciou que a iniciativa será alvo de sindicância.

A equipe de Curitiba diz que todas as interceptações telefônicas realizadas na operação foram autorizadas por decisão judicial e “efetivadas exclusivamente pela Polícia Federal”.

A reportagem produzida do Intercept em parceria com a Agência Pública indica que agentes do FBI teriam atuado em investigações realizadas no território nacional pela Lava Jato.

O suposto intercâmbio entre os procuradores e os agentes americanos é um escândalo e é alvo da denúncia do PT junto a Aras.

Aragão diz que o acordo ilegal da Lava Jato com o FBI federa a soberania nacional e as instituições.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique Martins

Justiça divina seria Bolsonaro morrer de Covid. Mas não antes de cair, é claro.
Vaso ruim não quebra. Porém, o mesmo não vai ocorrer com o mandato dele e dos filhos.
Cacos. É o que eles vão encontrar lá na frente.
Deus existe!

Henrique Martins

Li no DCM:
‘Coletivo Democracia Corintiana’ afirma que manifestações não devem ter donos ou proprietários’.

É isso aí rapaziada!. Até porque, além de ser um contra-senso democrático enfraquecia o movimento um posicionamento contrário a esse.

Vocês são inteligentes.

Começaram bem.

Saiba que são vocês jovens das torcidas organizadas que vao puxar esse bloco!

Parabéns a todos. Muita garra. Muita luta. Muita fé.

francis

desculpem mas nao nem precisa, vi/notei agora depois de dormir as ‘regras’ de comments… nao ofender, nao por links (???!!!), nao esbravejar e nao isso e nao aquilo, enquanto isso os gringos pilham, matam, saqueiam, destroem, estrupam (sim o fazem em Okinawa e em todos lugares q tem bases sem puniçao)… por isso que a esquerda brilha-cobre, com cheirinho de lavanda e talquinho de bebe nao logra nada e os gringos se apoderam do pais, pela passividade auto-flagelizante (?) :-D dessa classe que torna o politicamente correto essa doença importada dos (da merda mesmo) dos eeuu, uma norma na midia alternativa, ora pessoal uma revoluçao com bravos lutadores nao rola e nao vinga usando-se essa mer** de poiiticamente correto, nao ha tempo de usar talquinho e passar batom para enfrentar a besta gringa e seus banqueiros zio usando polidez e atitudes PC… talvez por isso seu sitezinho use uma agencia capetalista de publicacao (deve ser caro neh) e nao tenha muitos comentarios, mas blz pura, eh de vcs e o povo tosco e duro sem educacao como eu frustra, mas lembrem q os gringos nao estao nem ai, nem um pinguinho preocupados q o covid atraves do capeta mor vendilhao esteja matando mais d 60 mil (bem q poderia ter atingido o Léman os cara de cavalo dos supermercados (haha essa vcs nao pegam, pois so quem conviveu sabe) e toda essa elitizinha terra brasilis lambe saco de gringo e junto com o aecim e o boca de sapo… mas d novo desculpe minhas toscas palavras e me desculpem pela linguajar e maus modos… beijim beijim e pau pau …. enquanto isso ‘eles’ vao pilhando tuso… Sem revoluçao nada rola e revoluçao nao usa doces palavras e talquinho.. chuac :-*

Henrique Martins

URGENTE

Aos pesquisadores da Fiocruz:

Insisto que vocês testem se o medicamento Alopurinol diminui a carga viral do Covid.

Se não diminuir, atentem para o fato de que esse medicamento talvez tenha potencial para proteger os rins das pessoas infectadas. Neste sentido, ele poderia integrar um coquetel de medicamentos para o tratamento da Covid.

Neste momento nós temos a Dexametasona e os antivirais para Hepatites C. Falta os anti-histaminicos e, possivelmente o Alopurinol, além de outros medicamentos em ambiente hospitalar tais como os anti-coagulantes e o antibiótico Doxilina.

francis

o VioMundo querido do charmoso e inteligentissimo Azenha tem email de contacto?
abracos.

francis

esses canalhas aecim, careca, o boca de caçapa gaga e o alcool-inmim, vendilhoes lesa-patria, essa farsa jato, esse marreco de londrina ou seja la de onde veio, ficam de quatro pro tio sam aquela m**** decadente de pais escroto que nem me pagando viveria ou voltaria pra la, acabaram com o Brasil para dar a Petrobras para esses gringos sujos e sedentos de grana e poder, poder que vem aos poucos mas continuo e com fluxo firme sangrando para a poderosa China e para a Russia graças ao céu, porque o mundo todo ja esta cansado de esses imbecis gringos fazerem guerra apos guerra, coupe de etat apos coupe de etat, sujeira sobre sujeira. Amanha eh o dia 4 de Julho, um dia especial para aquela naçao repleta de ignorantes e racistas, claro ha excessoes como o Sanders, como o Ron Paul, o RATM, o Paul Craig Roberts, o Chris Hedges, como muitos outros, mas ainda devido a sua midia (MSM) ‘capetalista’ biased e pro-apartheid zionista molda e lava cerebralmente a maioria dos seus 300 por ai milhoes de habitantes que hoje em grande maioria formam o ‘precariat’. Amanha sugere um dos mais progressistas movimentos canadenses o boicote a esse lixo de ‘apps’ (feicibuqui, tuiter, instamer**, uatisápi, e tanta outras porcariadas [nao uso nada dessas por**s]) que infestam a maioria dos sites dos brasileiros puxa-sa*** e da maioria dos sites mundiais, ainda bem que o querido VioMundo que adoro e em especial o charmoso Azenha nao aderiram essas melecas na secçao de comentarios e isso eh Democracia, internet livre. Bom o Adbusters sugere:

https://www.adbusters.org/campaigns/full-buck-moonday

que boicotemos qualquer coisa do lixo moral e decadente que vem daquela m**** daquele pais e eu nem precisa pedir ou sugerir pois boicoto eles diariamente de muitas formas; uso AliExpress ao inves do nojento Bezos, compro frutas do Mexico e evito as dos eeuu, sempre no supermercado substituo os From United Stupids of America por legumes locais e de outros paises se possivel, e tantos outros pequenos gestos que fazem a diferença no final do ano. Amanha nao usem nada dos gringos, nao comprem nenhuma marca ou produtos gringos e ajude o mundo a ter mais Paz e Justiça. Encriminem os traidores da Patria Brasileira, os lesa-patria, os vendilhões, os que acham que a gringolandia eh a dona do Brasil, enquadrem os 4 cavaleiros do apocalipse do Brasil que citei no começo, o tosco do Sergio Nojo, o infantil e lambe botas do DD (grande idiota vendihao), deem a volta por cima e votem mais na inteligentissima esquerda brasileira que com certeza valoriza o povo brasileiro e sua classe trabalhadora. Boicote a gringolandia!

abelardo

Para que o judiciário e a PF não sejam mais uma vez tachadas de coniventes com o deboche que sofreram com o ex- da educação, que se antecipem e recolha os passaportes dos procuradores e de Moro. Se julgar que tenha alguém mais (PF, políticos ou jornalistas) que procedam também o recolhimento. Toda a atenção é pouca, neste momento de ajuste de contas.

Cláudio

Tsc, tsc… Que vergonha, LavaJato…

Zé Maria

A Falcatrua da Força-Tarefa da Operação Lava-Jato, comandada pelo DD em Curitiba, “com o FBI fere a Soberania do Brasil” e é uma Afronta às Instituições Republicanas do Brasil.

Deixe seu comentário

Leia também