VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Você escreve

Presidente Lula recebe blogueiros no Planalto


23/11/2010 - 15h23

23 de novembro de 2010 às 0:36

Blog do Rovai

Amanhã (quarta-feira) o presidente Lula concederá a primeira entrevista “da história deste país” à blogosfera. Solicitada por um grupo de blogueiros progressistas, ela já tem as presenças confirmadas de: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Outros dois blogueiros buscam desmarcar compromissos para se integrar ao grupo.

O evento acontecerá às 9h da manhã, no Palácio do Planalto, e será transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, pelos blogs que participarão do encontro e por todos que tiverem interesse de fazê-lo. Ainda hoje vamos explicar como isso será possível.

Será uma entrevista coletiva, mas também é um momento de celebração da diversidade informativa. Ao abrir sua agenda à blogosfera o presidente demonstra estar atento às transformações que acontecem no espaço midiático e ao mesmo tempo atesta a importância dessa nova esfera pública da comunicação.

Como as coisas na blogosfera são diferentes e mais colaborativas, não serão só os presentes ao encontro que participarão. A coletiva será aberta ao público que poderá participar enviando perguntas pelo chat. O objetivo é garantir o maior grau possível de interatividade.

Por conta dos senões da agenda presidencial, só agora nos foi confirmado o evento e liberada a divulgação. Por isso temos pouco tempo para nos organizar e produzir a repercussão que a entrevista merece.

Contamos com vocês nessa tarefa: divulgando, transmitindo em seus blogs e fazendo perguntas pelo chat.

A blogosfera dá mais um passo importante.

Um passo “nunca dado na história deste país”

PS do Viomundo: Por motivos profissionais e pessoais, este blog será representado pelos demais presentes. Tentaremos participar remotamente, por twitcam.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



73 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Gerson Carneiro

24 de novembro de 2010 às 03h46

Estamos assistindo o choro do Rodrigo Leme. Que culpa temos se ele não tem espaço entre os que ele admira? Resultado: ele vem chorar aqui. Bem no meio desse monte de gente feliz.

Percebam que aqui ele procura e tem espaço para chorar. Essa é a diferença dos blogs sujos. E do governo Lula também.

O Rodrigo Leme poderia muito bem chorimingar para o Zé Bolinha, para o FêAgáCê, para o casal 45, para a turma do Millenium… a verdade é que lá ele não tem voz, todo esse pessoal aí não dá ouvido para ele. Ainda que seja um admirador.

O que faremos para ajudá-lo? Só lamentar, né. Tem gente que gosta de sofrer. Fazer o quê.

Igual ao cão que uiva sentado sobre um prego em uma tábua. Por que não levanta e muda de lugar?
Porque a dor é suportável. A dor não é suficiente bastante para fazê-lo mudar de lugar.

Responder

marilamar

24 de novembro de 2010 às 00h14

Esse tal de Rodrigo Tucano tem que fazer um consulta com o Medico do Gilmar, aquele que pegou 278 anos, por tratar cliente com carinho demais!!! lá é seu lugar Rodrigo, vai entrevistar o Medico do Gilmar!!!! ele pode resolver o seu problema!!!

Responder

Marcia Costa

23 de novembro de 2010 às 23h58

Hoje no shopping uma senhora falava a um eleitor do Serra: se Lula fosse candidato mil vezes, mil vezes eu votaria nele! Olha, aos que acham que vai ser bajulação, afirmo: o Lula não precisa ser bajulado – o povo ama esse presidente! E eu também!

Responder

ma.rosa

23 de novembro de 2010 às 21h37

Eba, esta eu nao perco por nada. Parabens, "blogueradas, blogsferas e blogosferas, navegantes, navegueiros, estaremos todos la, ouvidos e olhos atentos a este momento nunca antes experimentado na historia deste pais. ratificando Obama, "Lula e o Cara"!!!

Responder

lifega

23 de novembro de 2010 às 21h30

É engraçado ver como, antes mesmo do evento, já tem tanto mimimi, como disse alguém. Parece que, na blogosfera, os personalismos ganham até maior evidência, quando se trata de ser ser (re)conhecido e não se consegue… Tem uns que, não o sendo, criam caso. Talvez acreditem garantir alguma visibilidade, desse modo. Eu gosto deste blog aqui. Gosto e recomendo, sempre que posso. E replico, também. Vida longa aos bons blogs sujos!

Responder

lucila

23 de novembro de 2010 às 20h53

Parabéns pra vocês, graaandes blogueiros 'sujos'. Vocês e nós merecemos. Vou catar e assistir.

Responder

Regina

23 de novembro de 2010 às 20h33

Estava esperando por essa entrevista. Estarei linkada e ligada.
Parabéns aos blogueiros progressistas.

Responder

rubem

23 de novembro de 2010 às 20h14

Azenha, voçe tinha que esta lá afinal seu blog é um dos mais visitados e é bastante progressista .

Responder

Gerson Carneiro

23 de novembro de 2010 às 19h05

Pelos menos dois Encontros esse ano para o deleite dos blogueiros progressistas: este com o Presidente Lula e o de agosto (I Encontro de Blogueiros Progressistas).

Isso causa uma dor de cotovelo violenta no pessoalzinho do contra. É fácil verificar nos comentários.
Delícia, hein! Iurúúúúúú…..

Responder

Paulo Cavalcanti

23 de novembro de 2010 às 19h02

Prezado Azenha e Conceição,

No Twitter, tem surgido "ciumeiras" – com relação a esta entrevista, já respondeí pencas deles.

Quero deixar claro aqui, que NOSSOS INIMIGOS SÃO OUTROS, estou como blogueiro, orgulhoso e me sentindo plenamente representados pelos que lá estarão. Boa sorte a todos, que Deus de vida longa a Lula, para que em 2014 – façamos muitas entrevistas com ele no Planalto, como nosso Presidente, pela 3ª vez.

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    23 de novembro de 2010 às 19h27

    Eu também, Paulo, me sinto representado pelos que puderam ir. abs

Gerson Carneiro

23 de novembro de 2010 às 19h02

É importante alertar o Lula quanto ao AI-5 Digital. Isso parece óbvio mas nunca é demais lembrar.

Lula é o Lula, hein.
Agora Zé Bolinha se corroe.

Responder

edson fachin

23 de novembro de 2010 às 18h43

vou participar,se me derem chance,como não lulista,vou perguntar ou melhor perguntem sobre a divida externa, como esta?estarei de olho na telinha….

Responder

Raphael Tsavkko

23 de novembro de 2010 às 18h41

Sugestão de perguntas:
– De quem foi a idéia de colocar alguém como Hélio Costa no Ministério das Comunicações e como este absurdo foi sustentado por tanto tempo?
– Porque o governo não deu passos concretos – na verdade abandonou – na direção de uma ampla Reforma Agrária?
– Porque o governo não deu passos concretos na aplicação efetiva dos princípios da CONFECOM e na revisão de concessões de TV?
– Porque o governo simplesmente não se posicionou em casos como os da Ficha Falsa da Dilma e em outros episódios de abusos por parte da mídia?
– Porque o governo não só não trabalhou pela abertura dos arquivos da Ditadura e pela punição dos torturadores, na verdade apoiando aqueles que defendiam o esquecimento e a vergonha?
– Porque, mesmo tendo sido duramente atacada durante toda a campanha, Dilma foi na Globo dar entrevista logo que venceu?
– Porque o PNDH-3 foi abandonado?
– Quais razões levaram o PT a se aliar com Roseana Sarney no Maranhão, jogando toda a história local do partido no lixo?
– Qual será o papel dos blogueiros no próximo governo? Teremos incentivos, seremos convidados a dar opinião e participar ou só seremos massa de manobra pra quando interessar?
– Porque o governo não se posicionou contra a censura aos blogueiros (Arles, Falha de São Paulo, etc) durante todo o mandato?
– Porque o governo não se empenhou em garantir e ampliar os direitos dos homossexuais através da criminalização da homofobia, da legalização do casamento gay e da adoção de crianças por casais de mesmo sexo?
– Os blogueiros passaram anos combatendo o AI5Digital, porque o governo não fechou questão contra as várias tentativas de nos censurar?
– Por anos, o governo foi bombardeado pela mídia e mesmo assim deixou sem resolver questões como o Controle Social da mídia e das comunicações, porque nada fizeram?
– E quanto aos monopólios das teles, porque esperar 8 anos para começar o PNBL e, mesmo assim, não atacar empresas e suas práticas criminosas como Telefônica, Oi/Velox e cia? E a ANATEL, porque, em 8 anos, nunca funcionou?
http://tsavkko.blogspot.com/2010/11/blogueiros-su

Responder

    H. C. Paes

    24 de novembro de 2010 às 00h00

    Só não concordo com a pergunta da "Massa de manobra". Ninguém pôs uma arma na cabeça de quem defendeu o governo na Internet durante a campanha: foi tudo espontâneo, o governo sequer fez apelos pedindo ajuda para combater os boatos da campanha serrista. Nisso, aliás, o governo foi muito correto.
    Dilma só foi à Globo depois de ir à Record. E o presidente Lula não fala por ela, não é a ele que a pergunta tem de ser feita.
    Algumas das perguntas parecem sugerir que o governo assuma funções do judiciário – no caso da censura aos diários virtuais – ou do legislativo – no caso do AI-5 digital. No máximo, o presidente pode orientar a base aliada a deixar a matar o projeto, mas é preciso ver que essa nem sempre é fiel a ele.
    Perguntar por que a Anatel nunca funcionou é erro primário. Políticos experimentados adoram essas perguntas vagas: Lula diria que funcionou muito bem e até daria exemplos. É preciso ser específico para fazer raposas velhas como o presidente suarem.
    As outras perguntas são boas, mas não esperes que o Lula vá falar mal do Hélio Costa.

mello

23 de novembro de 2010 às 18h38

Significa, para mim, o reconhecimento, pelo Presidente, do importante papel desses blogueiros progressistas ( incluidos aí também os ausentes, ou não citados) na democratização da informação. Parabéns especiais ao Azenha, à Conceição, que tão brilhantemente nos presenteiam o Viomundo.

Responder

Nelson Haroldo

23 de novembro de 2010 às 18h30

Porreta! Muito importante esse momento, o blog "O Trololó" (http://otrololo.blogspot.com) tem interesse sim em transmitir se houver essa possíbilidade, espero que tenha! É isso ai e em frente… Vamos nessa!

Responder

Denilson N Rodrigues

23 de novembro de 2010 às 18h28

Grande marco pra história da nossa democracia. Tenho fé que a presidenta Dilma vai saber valorizar o poder democrático da internet.
PNBL neles!
Regulamentação do direito de resposta neles!
Proibição de propriedade cuzada nas comunicações neles!
Direito de antena tb neles!!!
Viva esse novo :Brasil que está nascendo desde 2002 com Lula.

Responder

monge scéptico

23 de novembro de 2010 às 18h20

PARABÉNS TAMBÉM AOS NAVEGANTES. ARRIBA!!

Responder

Rodrigo Leme

23 de novembro de 2010 às 17h06

Ainda bem que há diversidade ideológica na escolha dos blogueiros. Se fossem todos governistas pareceria corporativismo.

Ops, peraí…

Responder

    sonia

    23 de novembro de 2010 às 17h47

    Lula vai receber os blogueiros "sujos" , independentes ,que fizeram o contraponto do terrorismo midiatico.

    O derrotado só usou a internet para espalhar terror, mentiras e distorções.
    Se "achou moderno" ao usar o twitter e pagou fortunas ao indiano para usar a internet da pior forma: xenofobia,preconceito.
    E o crime da bolinha de papel foi desmacarado pela internet tambem, assim como o aborto e tantas outras do ex candidato…
    O ódio foi a herança do derrotado…bem se viu que ele não tinha mesmo capacidade e competencia para ser presidente de nada…

    Led

    24 de novembro de 2010 às 11h15

    Independentes? Não me faça rir…

    Antonio Silva

    23 de novembro de 2010 às 17h47

    Deixe de tucanagem prezado troll, a maior similaridade entre estes blogueiros progressistas é que todos eles (TODOS) são contra a política predatória e anti-nacional dos demotucanóides .
    Se você acha que todos as pessoas que atuaram contra o farsante candidato tucano de São Paulo são lulopetistas, então você deverá considerar o Dep. Chico Alencar e outros parlamentares do PSOL como legítimos lulopetistas .

    El Cid

    23 de novembro de 2010 às 18h08

    não se preocupe trollzinho, vai ter troco: FHC convoca coletiva com Josias de Souza, Noblat, Reinaldo Azevedo e toda a turma limpinha. Ampla cobertura…

    Jairo_Beraldo

    23 de novembro de 2010 às 20h00

    Daí só vai sai mer…. mas, cheirosa!

    Gerson Carneiro

    24 de novembro de 2010 às 03h32

    aviso: vai juntando grana porque eles cobram muito caro.

    Leider_Lincoln

    23 de novembro de 2010 às 18h14

    Engraçado, quantas vezes pessoas como você se preocuparam em "diversidade ideológica" nas coletivas da imprensa tradicional? E tiveram milhares de chances para fazê-lo, não é mesmo, hipócrita?

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 20h02

    Porque HÁ diversidade ideológica nas coletivas da imprensa traidicional com o gabinete da Presidência, Lincoln: http://www.info.planalto.gov.br/ Aqui você tem informações sobre como QUALQUER veículo pode se credenciar para participar das coletivas.

    Agora, uma convocação para conversa com o presidente, em caráter oficial, não pode ser conduzida por critérios políticos ou ideológicos, que são particulares ao ocupante da cadeira e não ao cargo de presidente.

    E pior ainda, chamar isso de conversa com "a blogosfera", como se a blogosfera fosse feita de blogs políticos de esquerda. Não há representatividade ideológica, política e nem mesmo de setor, visto que são todos blogs políticos. Com o Lula não há problema, com o gabinete é outra história.

    O mais engraçado é o "release":

    "Será uma entrevista coletiva, mas também é um momento de celebração da diversidade informativa. Ao abrir sua agenda à blogosfera o presidente demonstra estar atento às transformações que acontecem no espaço midiático e ao mesmo tempo atesta a importância dessa nova esfera pública da comunicação."

    Se é um momento do presidente celebrar essa "diversidade informativa" (onde?), que o faça em seu tempo livre, não com patrocínio do gabinete, que é apartidário e apolítico por imposição constituicional.

    lucila

    23 de novembro de 2010 às 22h06

    Ah, tontinho, o presidente pode receber, sim, aqueles que o apoiam, sabia? Tanto quanto recebe aqueles que são oposição e aqueles que não espressam posição alguma. Liberdade de opinião, de expressão, e de reunião…
    Explicando a 'celebração da diversidade': os blogs sujinhos SÃO o diverso, sabe? em oposição à grande mídia de pensamento monolítico, ou PIG.
    Por fim, o acesso às coletivas é livre, pode ser diverso, mas o que sai publicado é sempre mais do mesmo…

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 23h52

    Minha tontinha, o presidente pode receber aqueles que o apóiam em caráter extraoficial. Com apoio do gabinete (transmitido pelo blog do palácio) não. Se ele quer fazer ato partidário, que use a estrutura do PT, não do gabinete. Ainda mais querendo vender como um "encontro com a blogosfera", como se a blogosfera fosse (a) política e (b) petista somente.

    Mais um caso de misturar o partido com o país. De determinar que alguns são mais brasileiros que outros.

    H. C. Paes

    23 de novembro de 2010 às 23h52

    Acho que há certa (enorme, gritante, desastrada e metastática) desonestidade intelectual nessa tua linha de argumentação.
    Vamos destrinchar:
    i. O tempo livre do presidente. Se o presidente Lula, cujo cargo é estatutário, seguisse o princípio à risca, só trabalharia oito horas por dia. O Brasil pararia, obviamente. O gabinete presidencial é de todos os brasileiros, mas seu ocupante é ele, e ele tem a legitimidade do nosso voto para decidir a quem vai abri-lo. A atitude de Lula em nada difere da de Obama, por exemplo, que tem uma trupe bem mansinha de entrevistadores registrados para as coletivas da Casa Branca; a única que confrontava os presidentes desde os anos sessenta, Helen Thomas, caiu. Há quanto tempo não vês alguém fazer alguma pergunta medianamente desafiadora ao presidente dos Estados Unidos?
    ii. A diversidade não é uma singularidade espaço-temporal: o presidente não está obrigado a receber o Chapeleiro Louco toda vez que for receber o Nassif, nem vice-versa. A diversidade se manifesta pelo conjunto da obra: se Lula SÓ se deixasse entrevistar por diaristas virtuais de esquerda, realmente seria um comportamento chapa-branca. Mas ele recebeu, nesse mesmo gabinete que reputas sagrado, o Kennedy Alencar sozinho, a equipe do iG, os entrevistadores do JB. É o que diferencia entrevista exclusiva de coletiva de imprensa, certo?
    iii. Aliás, ao tentares confundir exclusiva com coletiva, denotas ingenuidade, má-fé ou ignorância (ou uma combinação das três). É para as coletivas que valem as regras de equanimidade para todos os veículos. Agora as exclusivas o presidente tem poder discricionário para decidir a quem dar. FHC deu uma única entrevista a Mino Carta, antes de assumir para seu primeiro mandato (e disse que fora a melhor entrevista que haviam feito com ele). Lula deu entrevista ao JN bem no meio do mandato. Quem é mais corajoso?
    iv. Por sinal, não é por que ele governa para todos os brasileiros que ele tem o dever de se deixar entrevistar por quem o insulta publicamente. Ele é um ser humano antes de ser presidente. Não está na constituição que o presidente tem sequer que dar entrevistas.
    v. Essa história de "não me sinto representado por essa comitiva" é de uma hipocrisia cavalar. Por acaso eu me senti representado pelo Bonner ao entrevistar a Dilma eleita? Ou pela Veja ao entrevistar o Lula já presidente? Que história é essa? Meu caro, se ainda não aprendeste, quem te representa na esfera federal é o deputado que elegeste. E garanto que ele tem muito mais chance de conseguir uma audiência com o presidente do que o Chapeleiro Louco. Se queres fazer uma pergunta pessoal ao Lula – sobre o escândalo de caixa dois ou o que for, como tantos já perguntaram -, por que não escreves para teu deputado e vê se ele te atende? Ou então vai ler um pouco sobre teoria dos três poderes antes de vir aqui dizer besteira.
    vi. Outra coisa que ignoras (deliberadamente, ou então não leste o texto): o pedido partiu do Barão de Itararé, pelo que entendi. Se fosse o Lula a convidar quem apóia (mesmo que criticamente) seu governo a entrevistá-lo, eu faria coro contigo. Mas o que achas que o Lula deveria fazer: dar um passa-fora neles, a não ser que convidassem o Augusto Nunes e o Noblat para irem junto? Ou talvez o próprio Barão de Itararé devesse ir buscar aquela avantesma do Coturno Noturno para se juntar a eles e "equilibrar"? Ou então responder assim: "Como essa entrevista não é equilibrada com meus detratores, só posso dá-la no fim de semana". Só que, neste último caso, eu me recusaria a admitir que ele se deixasse entrevistar pela Globo no tal gabinete, em dia de expediente.
    Essa tua argumentação – ou melhor, sofisma mal-ajambrado – não tem pé, nem cabeça. Nem sei por que tanta gente te levou a sério aqui. Aliás, eu já tinha dito a mim mesmo que não voltaria a discutir com gente à-toa, mas escreves de forma tão eivada de vícios que não pude resistir.

    El Cid

    24 de novembro de 2010 às 03h25

    na lata, H.C. !!

    … e você conseguiu um "parceirão" para o Klaus, kkkkk !! agora temos a dupla Klaus e Rodrigo Leme: "Os Sofismadores"…

    Rodrigo Leme

    24 de novembro de 2010 às 08h08

    Tudo iss que você falou (alguns pontos bem interessantes, menos os que partem para ofensa pessoal) barra em um ponto, que já ressaltie mais de uma vez: se o Lula convida quem cquiser, como quiser, não chame isso de encontro com A BLOGOSFERA. Caracterize-os pelo que são: blogueiros da esquerda. Não queira dar cara de universalidade para algo que é particular.

    Se chamar isso de encontro com a blogosfera, sem identificá-la dentro da blogosfera, continuo manifestando meu direito de não me sentir representado nisso. Se quer conversar de diversidade, existem excelentes blogs pessoais à direita do espectro politco. Mas não tenha a cara de pau de me vender como algo universal uma coisa que é particular ao partido.

    Mais: o Lula trabalha mais que 8 horas por dia, bom pra ele; eu tbm trabalho mais que minhas 8 horas. Mas nas 8 horas que ele tem que trabalhar, eu espero que ele não faça prosetelismo político. Não é porque hoje às 20:00 vou estar no escritório que vou jogar ping pong no horário de trabalho.

    sonia santana

    23 de novembro de 2010 às 18h15

    Os blogs sujos e independentes foram os que fizeram a diferença , o contraponto contra esta midia terrorista.

    O ex candidato se achou moderno por usar o twitter e pagou fortunas ao indiano que só trouxe intolerancia, odio, xenofobia e preconceitos.
    Foi esta a "herança maldita" do ex candidato, que foi desmascarado, desmentido várias vezes pela blogosfera atenta e cheia de memória.

    O ex candidato não contava com blogs tão ativos e altivos.

    Lucas

    23 de novembro de 2010 às 18h16

    Bla bla bla

    Ainda bem que há diversidade ideológica na grande mídia. Se fossem todos de oposição pareceria corporativismo…

    Ops, peraí….

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 19h48

    A grande mídia é um mercado, se há diversidade ou não é discutpivel. Agora, o gabinete da Presidência da República é de TODOS nós, não é propriedade nem da esquerda e muito menos do PT para fazer o que quiser.

    Gerson Carneiro

    23 de novembro de 2010 às 21h45

    Ô vontade de estar lá!
    Tá bem, o Gabinete da Presidência da República é de todos nós, mas dessa vez novamente tu vai ficar de fora, tá.
    Vai ficar estacionando os carros… hahahahaha.

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 23h53

    É, exatamente esse o efeito: de achar que a presidência pertence a um partido ao invés de um país. O comentário do Gerson me confirma como a exceção que comprova a nova regra.

    Gerson Carneiro

    24 de novembro de 2010 às 03h30

    Ô dó! Cara, que culpa temos se Zé Bolinha e os teus não te dão esse prazer?
    Zé Bolinha e o FêAgáCê não te ouvem nem no twitter. Experimenta lá.

    O Millenium promoveu um encontro a R$ 500,00 por cabeça. Só deu gente que você deve admirar. Você foi, ou você se sentiu excluído lá também?

    Em agosto/2010 teve o I Encontro dos Blogueiros Progressistas. Eu fui. E agora me sinto representado. Portanto meu caro você está no caminho errado. E você gosta. É um masoquista.

    Já deu para perceber que aqui só tem gente feliz, não é? Então meu velho, realmente eu confirmo você aqui como a exceção. Exceção que comprova a velha regra.

    Rodrigo Leme

    24 de novembro de 2010 às 08h10

    Caminho errado? Amigo, sou BRASILEIRO, a presidência não é sua nem do seu grupo, é de todo mundo. Não tem CAMINHO ERRADO com algo que por Constituição deve rpresentar a todos nós.

    Caminho errado é o de quem acha que a presidência é ativo imóvel do PT, pra usar à vontade.

    Gerson Carneiro

    24 de novembro de 2010 às 10h27

    Você está perdendo o trem bala da história, meu caro.
    Talvez um dia você tomará consciência do caminho que você escolheu. Pelo menos isso. Agora dá licença que estou assistindo a entrevista do meu prsidente no blog do Planalto. Curta, você também. Está ótima! E muito divertida. Algo que nunca antes aconteceu na história desse país.

    Muchacho

    25 de novembro de 2010 às 21h41

    Rodrigo, o presidente concedeu 960 entrevistas em 8 anos, com a maciça presença do PIG, velha mídia, ou mercadistas como vc quer. Pq uma única entrevista para blogueiros progressistas no apagar das luzes do governo, te incomodou tanto assim ?? ….vc tá precisando ir para o divã.
    E digo mais, dali saíram perguntas muito mais críticas e incisivas que o PIG costuma fazer.

    Flavio Lima

    23 de novembro de 2010 às 18h32

    É que a entrevista foi solicitada por um grupo de "blogueiros progressistas", ou sujos como voce preferir. Mas os "teus blogueiros limpóides" tem veiculos de midia corporativa pra fazer entrevista.
    E duvido que os tioreis da vida topassem aparecer por la.
    E enfim: Po cara! Da uma brecha pra gente de esquerda tambem, cara!
    Só direitista pode ter voz?
    Revira o zoio mesmo!

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 19h47

    Eu dou uma brecha, o Lula pode dar uma brecha. Mas com patrocínio e divulgação do gabinete da Presidência da República não, ainda mais com status de oficialidade.

    A tal "mídia corporativa" é convocada para coletivas de imprensa onde qualquer veículo de imprensa pode se cadastrar, incluindo aí os revistóides da CUT, a Carta Capital, etc. A convocação de blogueiros de esquerda é ideológica, contrariando o bom senso do gabinete.

    E ninguém vai ser entrevistado pela "blogosfera", mas sim pela "blogosfera de esquerda". Eu sou blogosfera (ainda que não tenha um blog político per se) e não me vejo representado por estes blogueiros. Nada contra os blogueiros (1 ou 2 desse fazem muito bem sua função, aliás), mas esse extrato não representa diversidade alguma.

    Para entrevistar o Lula dá, pra entrevistar o Presidente em uma ação de caráter oficial que pretensamente quer mostrar "diálogo com o gabinete" não serve. O presidente é petista e de esquerda, mas o gabinete da presidência não, é do Brasil inteiro.

    Rodrigo Leme

    23 de novembro de 2010 às 23h55

    Hahahhahaahh, que comentários? Que o Eduardo pega leve com a Record quando fala derande mídia? Falo e repito quantas vezes quiser, amigão.

    E meu tico e teco não se intimidam com quem quer me rotular para não ter que discutir comigo.

    El Cid

    24 de novembro de 2010 às 03h19

    … refrescando seu tico e teco, troll e para o conhecimento de todos aqui: sua pergunta para o Eduardo Guimarães no dia 21/11/2010 ás 12:14h:

    "Por que você sempre exclui a Record da sua “grande mídia”? Afinal, poucos conglomerados no país possuem o patrimônio da IURD e propriedade cruxzada para IURD vai além, bem além da mídia, caracterizando-a como um player com mais poder que uma Globo, visto que seu poder midiático (cada vez mais crescente) inclui também um condicionamento religioso.

    Aí pergiunto: por que a Record não faz parte dessa sua cruzada? A resposta me parece BEM óbvia."

    …e a resposta do Eduardo Guimarães para você, troll, ás 12:24h do mesmo dia:

    "Tinha me decidido a bloqueá-lo, mas lhe ofereço uma oportunidade de continuar comentando aqui. Abstenha-se de fazer acusações e xingamentos. Se não fizer, ninguém irá xingá-lo. Você vem fazer insinuações contra o editor do blog e depois quer ser tratado com urbanidade. Por que acha que eu não cito a Record? Deixe claro. Se não está querendo insinuar que este blogueiro mantenha alguma relação obscura com a emissora para não criticá-la, faça a sua acusação de frente. A Record não tenta derrubar o governo Lula. Não sei se mudará de comportamento em relação a Dilma. E não fica acusando de querer censura àqueles que querem pôr um fim na farra midiática. Mais uma coisa: não vou ficar “batendo boca” com você. Não lhe darei espaço para insultar e acusar a mim ou aos meus leitores. Se quiser acusar a classe política, é seu direito. Se quiser defender esses impérios de comunicação que definitivamente não precisam de defensores, porque quase monopolizam a comunicação no Brasil, também pode. Se escrever mais uma acusação a mim ou aos meus leitores, porém, terá seu IP bloqueado e nem lerei o que escrever. Ponto final."

    Emanuel

    24 de novembro de 2010 às 08h46

    Não adianta, Rodrigo, explicar a diferença entre Estado e governo para petistas é inutil.

    joni

    23 de novembro de 2010 às 19h32

    Eles não são governistas. São brasileiros e lutam por um Brasil melhor, mais justo e democrático. Se o projeto de governo do Presidente Lula não contemplasse essas lutas, eles estariam, com certeza, fazendo críticas. Lance um olhar sobre o Brasil, isento de paixões políticas, observe através da história, como o país mudou, para melhor. É só isso. Nada complicado. É só ter boa vontade e amor pelo Brasil.

    karen

    23 de novembro de 2010 às 20h05

    você quer mais do mesmo. Eu venho para a internet exercer a cidadania. se você nao se cansou de ser mercado consumidor acéfalo de manobra volta lá pros seus jornalões.

    lucila

    23 de novembro de 2010 às 20h40

    ei, seu Rodrigo (Sem) Leme,
    deixa eu soletrar: p-r-o-g-r-e-s-s-i-s-t-a-s!!!
    ou quer que desenhe?
    estimo as melhoras…
    saudações p-r-o-g-r-e-s-s-i-s-t-a-s

    Emanuel.

    24 de novembro de 2010 às 08h44

    Vou soletrar para você, Lucilla: p-e-t-i-s-t-a-s. Progressista é outra coisa bem diferente.

    Gerson Carneiro

    23 de novembro de 2010 às 21h42

    Ah, confessa vai. Tu tá babando de vontade de estar entre os privilegiados.
    Tá vendo, fica indo na onda do Zé Bolinha e do Da Coisa, agora vai passar votade mais uma vez.
    Bem feito.

Bernardo Felsenfeld

23 de novembro de 2010 às 16h56

Nunca na historia deste país um presidente deu uma entrevista exclusiva à blogosfera. Pela primeira vez, o presidente Lula e os entevsitadores tem algo em comum: QUEREM UM BRASIL MELHOR.
QUE DEUS DÊ MUITA SAÚDE AO PRESIDENTE LULA: http://bernardoalerta.blogspot.com/2010/09/que-de

Responder

easonnascimento

23 de novembro de 2010 às 16h54

Como sempre demonstrou e continua demonstrando Lula é um cara de visão. Percebeu rapidamente que a blogosfera é o espaço democrático para atuação de todos que querem a democracia nos meios de comunicação. A informação por aqui campeia solta e sem filtros. Parabéns ao presidente por receber “nossos legítimos representantes”. http://easonfn.wordpress.com

Responder

Maria Amélia

23 de novembro de 2010 às 16h53

Não perco por nada, às 9h00 estarei ligada no viomundo. Boa sorte.

Brasília, 23/11/2010

Responder

Led

23 de novembro de 2010 às 16h36

Vai ser um verdadeiro festival de bajulação…

Responder

    El Cid

    23 de novembro de 2010 às 18h09

    Os blogueiros "limpos", tipo Reynaldo Azevedo e Augusto Nunes não vão comparecer? ah, q pena, trollzinho…

    Leider_Lincoln

    23 de novembro de 2010 às 18h14

    Mais ou menos como as coletivas do Serra à "imprensa limpa"?

    Gersier

    23 de novembro de 2010 às 18h17

    Já que o PIG bajula diariamente os tucanóides,demos e sua turma composta por alguns do judiciário,da promotoria,da oab, porque o Lula não pode ser bajulado pelos blogs sujos nos quais com muito orgulho,participo?

    Flavio Lima

    23 de novembro de 2010 às 18h33

    Pena que não vou estar la pra bajular o meu amado presidente Lula tambem…

    iamoraes

    23 de novembro de 2010 às 18h46

    Igual o boner entrevistando Serra, talvez?

    Fernando Romano

    23 de novembro de 2010 às 18h57

    Isso equilibra as coisas. O PIG, por exemplo, quando entrevista o Lula, é um festival de tiro ao Cara…

    Paulo Cavalcanti

    23 de novembro de 2010 às 18h59

    É engraçado, Folha, Estadão, Globo e Veja, bajulam tucanos o tempo inteiro, 365 dias por ano. Aí vem um "Led" – classificar entrevista de blogueiros, como bajulação!!!

    Vai catar coquinho o desinformado seletivo!!!

    Gerson Carneiro

    23 de novembro de 2010 às 18h59

    E está sendo um festival de dor de cotovelo.

    Jairo_Beraldo

    23 de novembro de 2010 às 20h02

    E será mesmo…vamos bajular O CARA!…E não o anti-Cristo, que é função da mídia limpinha e cheirosa!

    rubem

    23 de novembro de 2010 às 20h17

    Bajular Lula é facil, motivos não fatam para elogiar o melhor presidente que este país já teve, o dificil é ter motivos para bajular Serra, talvez o único mérito de Serra seja a "teatralização" da "bolinha de papel", ali ele deveria ser indicado ao "oscar" .

    lucila

    23 de novembro de 2010 às 20h50

    seu Led, a única palavra correta da sua frase é… "verdadeiro", mas como você não deve ter muita noção do que signifique, não conta. nota zero!

    Led

    24 de novembro de 2010 às 11h14

    As manifestações só demonstram o que eu sempre digo: o problema de vocês não é a imprensa ser parcial. É que não é parcial A FAVOR. O sonho, na verdade, é um GRANMA.

Dário Menezes

23 de novembro de 2010 às 16h25

Que maravilha, Azenha, a blogosfera progressista vai mostrando a sua importância e confirmando ser, cada vez mais, fundamental nos novos modelos midiáticos!

Responder

Cornélius/Londrina

23 de novembro de 2010 às 16h19

@s feras da blogosfera fizeram a diferença nessas eleições.
A campanha do Cerra Perdedor não contava com a participação ativa e de alto nível dos blogueiros e blogueiras progessistas. Cerra pensou que poderia utilizar a sua já manjada tática da desconstrução de pessoas sem ter respostas pró-ativas, ativas e reativas. Deu com os tucanos no poste e nos post's. Chóóóara Soninha e cia limitada que tentaram impor a censura aos blogs sujos… de dignidade.
Que o encontro com Lula seja um sucesso e um apontamento positivo para a gestão Dilma.

Responder

Marcio H Silva

23 de novembro de 2010 às 16h12

A TV NBR vai transmitir esta entrevista ao vivo?

Responder

    Gersier

    23 de novembro de 2010 às 18h22

    Na minha residencia o sinal via satélite dela está fora do ar,mas no link da internet está normal.
    http://www.imprensa.planalto.gov.br/exec/inf_vide

    Jota Ricardo

    23 de novembro de 2010 às 18h48

    Boa idéia.Tem de passar na NBR em cadeia com a TV BRASIL. Essa história de que é Tv Pública(falo da tv brasil) e não estatal é conversa fiada.sai do nosso dinheiro do mesmo jeito.A tv brasil é aberta,e a audiência será grande.Enquanto não houver a banda larga a 35 reais,temos de combater a lavagem cerebral do PIG.Aliás,PIG e lavagem,tudo a ver…A verdade é que o jornalismo da tv brasil ainda é muito fraco,com o rebutalho do globo lá em massa. Espero que as perguntas sejam olhando pra frente,para avanços indispensáveis como educação integral,reforma agrária,tributária,política,fim da miséria. a melhor maneira de Lula se despedir é mostrando que,se o Brasil não continuar avançando,recua.Desta forma,ficará na memória de todo o povo como um dos 3 melhores presidentes de todos os tempos.Ou o PIG fará com que o esqueçam….


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.