VIOMUNDO

Diário da Resistência


Você escreve

Polícia de Palhoça (SC) vai investigar morte do blogueiro Mosquito


15/12/2011 - 10h06

Mosquito era um dos mais confrontadores analistas da política catarinense e tornou-se conhecido pelo blog Tijoladas do Mosquito, onde postava denúncias e ácidas críticas |

do Sul21

O polêmico blogueiro catarinense Amilton Alexandre, o Mosquito, foi encontrado morto dentro da sua casa na tarde desta terça-feira (13). Segundo o jornalista e blogueiro Sérgio Rubim, que divulgou a notícia, Mosquito foi encontrado enforcado em seu apartamento em Palhoça (SC). Apesar dos fortes indícios de suicídio, a polícia local garante que investigará detidamente o caso.

Mosquito era um dos mais confrontadores analistas da política catarinense e tornou-se conhecido pelo blog Tijoladas do Mosquito, onde postava denúncias e ácidas críticas. Uma de suas mais famosas denúncias envolveu um dos filhos de Sérgio Sirotsky, do Grupo RBS, que teria cometido estupro contra uma menina de 13 anos em Florianópolis (SC). No momento, seu blog encontrava-se desativado por decisão judicial, mas Mosquito seguia publicando suas críticas via Twitter.

Segundo informações do blogueiro Sérgio Rubim, o secretário de segurança de Santa Catarina, César Augusto Grubba, determinou uma apuração detalhada do caso. Por ser um personagem polêmico e visado, alguns suspeitam que o suicídio possa ter sido forjado e o blogueiro tenha sido, na verdade, vítima de assassinato. Outras informações, ainda não confirmadas, dão conta de que um mandato de prisão teria sido expedido contra Mosquito na mesma tarde em que Amilton Alexandre foi encontrado morto.

Com informações da Rádio Criciúma

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



20 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

cesa

05 de janeiro de 2012 às 14h29

Cometi um erro ao dizer que a imprensa não comentou o caso do estupro. Assim não publique o que eu escrevi antes. Abraços CESA

Responder

cesa

05 de janeiro de 2012 às 14h13

Dizer que há liberdade de imprensa no brasil é piada. A justiça brasileira muitas vezes coíbe a liberdade de expressão e fica por isto mesmo pois a esquerda e o centro-enrustido (não direita como erradamente muitos chamam) que dominam o país não querem que aja verdadeira liberdade de expressão. Falam mal dos militares de 1964 até 1985; pois hoje é muito pior, já que os que combatiam (e estão no poder hoje) os ditos militares não fazem nada para mudar este estado de coisas. A imprensa do brasil abafou o caso de estupro de SC. Isto é democracia?

Responder

O_Brasileiro

21 de dezembro de 2011 às 17h49 Responder

Martha Mannes

21 de dezembro de 2011 às 13h15

… e a "polícia" que investigará o caso é a mesma que – durante nove meses – foi gerenciada pelo conbiabilíssimo Leonel Pavan, um dos políticos mais probos de SC!! Vai em paz, MOsquito… ainda que não concordasse com muito daquilo que disseste, tua coragem ao dizê-lo foi um desinfetante por aqui, no ESTADO MAIS REACIONÁRIO E CORRUPTO DO BRASILL!!!

Responder

Brasil: Assassinato ou Suicídio de Polêmico Blogueiro de Santa Catarina? · Global Voices em Português

21 de dezembro de 2011 às 10h19

[…] (Sérgio Sirotsky) da rede RBS, importante empresa de mídia ligada à Rede Globo na região, e uma menina de 13 anos em junho de 2010. A mídia, em geral, buscou abafar o […]

Responder

Dico

17 de dezembro de 2011 às 22h25

Era amigo do Mosquito e tenho certeza que foi assassinado, era cheio de projetos e na última vez que conversamos ele falou que jamais estivera tão feliz quanto agora, sentia-se realizado em todos os sentidos.

Responder

    Geysa Guimarães

    18 de dezembro de 2011 às 14h07

    Dico:

    Sua opinião confirma minha ideia sobre a personalidade do Amílton. Conheci um cara cheio de vida, sem a mínima sombra de depressão.
    Foi um contato meio vapt-vupt, no 1o Encontro de Blogueiros, mas sou "afiada" em tipos humanos.

Baccko

16 de dezembro de 2011 às 14h23

Eu achoi isso um mau sinal para os blogueiros prog. As coisas começam assim. Acho q deveriam dar muito mais destaque a esse "suicídio". É bom ter em mente q a instituição mais corrupta e suja da república é o judiciário. Se a direita mata e o judiciário não pune, pq é venal, a direita continuará matando. O Amaury tb q se cuide.

Responder

Thiago Guieiro

16 de dezembro de 2011 às 00h48

Existe sim a possibilidade do Mosquito ter se suicidado, o que eu sinceramente não acredito, sou adepto do suicidaram-no. Ele realmente apresentava um quadro de depressão (segundo pessoas próximas a ele e que acompanharam sua trajetória não apenas como jornalista mas também como amigo ou no mínimo colega/conhecido) e chegou a abordar o assunto de por fim a própria vida, mas esse tipo de evidência só se transforma em prova para o pig (quando o caso é derrubar adversários – do contrário isso é uma acusação sem provas!). Em primeiro lugar não confio na "entidade" responsável pela investigação do caso. Em seguida, supondo que se trata realmente de suicídio, terrorismo psicológico (envolvendo ameaças de morte de familiares – incluindo filha pré adolescente), revés judicial manipulado, censura ao blog, falsas/reais ordens de prisão, boicote financeiro, em resumo, "fechar o cerco" do cidadão moskito não é uma açao realizada por um indivivíduo ou por um grupo de indivíduos?Isso não envolve a responsabilidade deles nem implica na obrigaçao de responderem por seus atos?Os envolvidos diretamente, dos que juraram sua morte até os que omitiram protegê-lo não devem responder por algum crime?
Mosquito não será esquecido, ao menos por estas bandas…

Responder

    Geysa Guimarães

    18 de dezembro de 2011 às 14h10

    Thiago:

    O que o leitor Dico relata sobre o Mosquito é exatamente o contrário. Amigo do blogueiro, diz que Amílton "nunca estivera tão feliz".

    Thiago Guieiro

    19 de dezembro de 2011 às 21h46

    Valeu pela resposta Geysa!

    Como eu não era amigo e nem próximo de mosquito (apenas conhecido) fico também refém das informações que coletei em uma porção de conversas sobre o ocorrido, talvez aqueles que na minha frente se colocaram como amigos dele são na verdade outra coisa…infelizmente não me aproximei dele quando tive oportunidade, agora, no mínimo, colaboro para que esse assassinato (direto ou indireto) não caia no ostracismo…

    Valeu ao Dico também por se manifestar, é bom que amigos do mosquito comentem, relatem seus últimos contatos e quais as impressões que tem do caso…

FrancoAtirador

16 de dezembro de 2011 às 00h19

.
.
O ÚLTIMO POST DE AMILTON ALEXANDRE, O MOSQUITO

Suicídio? Blogueiro Mosquito é encontrado enforcado

Amilton Alexandre, o Mosquito, é encontrado morto em sua casa, em Palhoça

O polêmico blogueiro foi encontrado enforcado dentro da sua casa na tarde desta terça-feira (13).

A morte do blogueiro, que tinha 52 anos de idade, está sendo tratada inicialmente como suicídio. Porém, a desconfiança pública é grande. Mosquito era odiado e temido por muitos políticos catarinenses, por sua luta contra a corrupção e duras críticas postadas no blog Tijoladas do Mosquito.

Ganhou notoriedade nacional ao divulgar o caso do estupro no qual o filho do diretor da RBS se envolveu.

O blogueiro Amilton Alexandre, encerrou seu blog no dia 9 deste mês, onde postou:

“Quem tem acessado o blog nas últimas semanas notou um vem e vai de informações, postagens deletadas e até comentários sobre a coragem do blogueiro nas suas manifestações.
O blog foi construído com o objetivo de denunciar corrupção, tratar de assuntos ligados a cidadania e versar sobre os mais diversos temas da blogosfera.
Durante todo esse tempo, minha atividade foi manter o blog com informações e denúncias.
O blogueiro, apesar de muitas vezes advertido, carregou nas tintas contra os políticos. Passou dos limites em alguns casos. Claro, colheu processos e condenações, aos quais recorre.
Mas contribuiu para tentar sanear a política catarinense. Não foram poucos os assuntos tratados aqui transformados em inquéritos no Ministério Público e ações civis públicas.
Quem achou que havia financiamento de grupos interessados em obter vantagens com o que era publicado aqui, se enganou.
Tanta dedicação ao blog levou-me a um isolamento familiar, com oposição a minha atividade, problemas de saúde e outras dificuldades. Nas últimas semanas acusei o nocaute. Não tenho mais como enfrentar as ameaças e retaliações pelo que publico. É sensato dar um tempo.
Como diz um amigo meu: O que vc ganhou com o blog?
O ganho não foi pessoal, mas coletivo. Talvez um dia eu tenha a resposta para a minha parte.
Agora vou tentar me reestruturar numa atividade menos tensa. Preciso dar mais atenção a quem precisa: eu mesmo.
Passando pelo Cangablog vejo que o arsenal de maldades dos políticos não para. Vou deixar o Canga linkado aqui permanentemente. Devo dar alguns pitacos lá.
Aos meus leitores desejo bom Natal e um Ano Novo com saúde e paz.”

http://www.clickcamboriu.com.br/blogs-e-colunas/o

Responder

Regina Braga

16 de dezembro de 2011 às 00h06

Uma pessoa muito combativa,defensor da democracia e sem papas na língua…deve ter gerado muitos inimigos(30 ações)…e lutava contra pessoas, que pouco se importam com ética,honra,moral…Muito bom investigar a morte dele..para a tranquilidade de todos.Mas deixou a lembrança de um homem corajoso e determinado,que se recusou a ser corrompido.Um bom legado, Amilton Alexandre.

Responder

Paulão

15 de dezembro de 2011 às 20h39

A Polícia Catarinense vai investigar! A semana que vê o papai Noel vem! No ano que vem o coelhinho da páscoa trará um chocolate prá mim! Em julho eu não saio de casa porque a mula sem cabeça tá solta …..

Responder

Marcio H Silva

15 de dezembro de 2011 às 13h43

Cresci ouvindo sobre o voto de cabresto dos coronéis nordestinos. Era o que se divulgava na imprensa na época. Hoje vejo que o ditos coroneis são fichinha perto dos políticos poderosos e muitos ricos. A internet está mostrando que o sul do país tem mais deste votos que no nordeste. O Brasil tá mudando para pior. E a justiça cada vez\ mais cega, manca e surda…

Responder

Geysa Guimarães

15 de dezembro de 2011 às 13h09

Ficamos hospedados no mesmo hotel, Braxton, e deu muito bem pra sacar a personalidade do Mosquito. Nada a ver com suicida.
Nem que o secretário de Segurança declare que Amilton pôs fim à própria vida, acredito.
SC, assim como São Paulo, tem uma promiscuidade asquerosa entre os poderes.

Responder

joão33

15 de dezembro de 2011 às 13h02

policia catarinense investigando , vai ser igual a investigação do assessor da yeda que morreu afogado em brasilia.

Responder

francisco.latorre

15 de dezembro de 2011 às 12h28

grave o lance.

morreu porque escreveu.

..

enfim.. polícia catarinense.

vão culpar o zé dirceu. ou a ideli.

..

Responder

Gerson Carneiro

15 de dezembro de 2011 às 11h52

Lembro dele no I Encontro de Blogueiros ocorrido em São Paulo em agosto de 2010. Na ocasião ele estava doente, discursou e disse que mesmo doente tinha feito questão de ir ao Encontro. Vi a determinação dele. Não creio na hipótese de suicídio. Acho impossível uma pessoa com a determinação dele, com a causa dele, com o ideal dele, cometer suicídio.

Naquela ocasião eu comprei alguns folhetos dele, cheguei a conversar com ele. Essa estória de suicídio não me parece corresponder à realidade dos fatos.

Responder

    H. Back™

    15 de dezembro de 2011 às 20h21

    Gerson, o negócio está ficando feio pro lado dos blogueiros sujos. Está ficando parecido com a época, quando os militares estavam no poder. Se falasse ou escrevesse alguma coisa que desagradasse os milicos, o sujeito poderia amanhecer com a boca cheia de formigas.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.