Osmarino: Como foi a guinada de Marina que a levou ao colo do PSDB

Tempo de leitura: < 1 min

Da Redação

Entrevistamos o seringueiro Osmarino Amâncio em Brasileia, no Acre.

Ele foi companheiro de lutas de Osmarina, a Marina Silva, nos seringais do Estado.

Osmarino continua vivendo em um seringal.

De lá, passou a monitorar as políticas adotadas pela filha de seringueiros que foi vereadora pelo PT (quando era simpatizante do Partido Revolucionário Comunista), deputada estadual, senadora e ministra do Meio Ambiente.

Depois de deixar o PT, Marina candidatou-se pelo Partido Verde, fundou a Rede, agora candidatou-se pelo Partido Socialista Brasileiro e provavelmente se afastará dele.

Osmarino diz que Marina se aliou ao World Wildlife Fund, ONG internacional que deu à ex-seringueira um importante prêmio na Europa. O WWF atuou para que Marina fosse convidada a desfilar na abertura das Olimpíadas de Londres.

Lentamente, a adolescente que foi alfabetizada aos 16 anos de idade foi dando passos à direita, segundo Osmarino especialmente ao adotar o destrutivo manejo das florestas públicas.

O que isso significa? Que concessionárias assumem o controle de terras públicas para tirar madeira de forma supostamente sustentável. Qual é o problema? Os tratores que entram para tirar uma árvore destroem dezenas de outras para chegar ao “alvo”. Mais que isso, é temerário deixar um mesmo concessionário cuidando de imensas áreas por até 70 anos. Falta fiscalização para impedir biopirataria, por exemplo.

Osmarino não sabia, como nenhum de nós, que Marina acabaria no colo do PSDB, mas a partir da entrevista que ele deu é possível entender que foi um passo natural. Por isso, recomendamos os vídeos acima.

Osmarino hoje milita no Partido Socialista do Trabalhador Unificado, o PSTU.

Leia também:

Marcelo Freixo: Não admito retrocesso, voto em Dilma no segundo turno


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Aroeira

UM VÍDEO AVASSALADOR

UM VÍDEO que o Brasil, ou melhor, o mundo inteiro deveria ver. No caso do Brasil, antes do segundo turno, para o bem ou para o mal desse país. UM VÍDEO REVELADOR, AVASSALADOR, IMPRESSIONANTE! Depois de assisti-lo, avalie o seu voto na Dilma ou no Aécio. Para o bem ou para o mal, decida.

http://youtu.be/vO8vPa_H71g

Urbano

A czarina silva é como se fosse o capeta andando na ponta dos pés… É quando ode ainda mais.

Raymond

Marina vai se posicionar neutra no segundo turno. Cheguei a esta conclusão depois que o Feldman, psdbista de coração, com muita tristeza, relatou que o psdb também falou mal de Marina na TV e que nos últimos anos o PSDB praticou uma política que diverge do posicionamento do Rede.

Guilherme

SERÁ QUE MARINA SILVA VAI APOIAR QUEM MANDOU FAZER ISSO??????

Sangue no Pará

Na terça-feira passada, 1.500 sem-terra ocupavam uma rodovia no Pará para protestar contra a demora do governo federal em assentar suas famílias. O governador Almir Gabriel deu a ordem:”Desobstruam a estrada”. No dia seguinte, os policiais chegaram a Eldorado dos Carajás. Atiraram primeiro para o alto, para assustar. Depois para baixo, para ferir. Não se contabilizou o número de assustados. Mas, até o fim de semana, já haviam sido contabilizados dezenove mortos e 51 feridos.
(24 de abril de 1996) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

Morre Chico Mendes

Francisco Alves Mendes Filho pegou uma toalha e virou-se para a mulher. “Vou tomar um banho.” Com uma lanterna na mão para iluminar o quintal de casa, onde fica o banheiro, ele abriu a porta da cozinha. Um tiro de escopeta jogou Chico Mendes ao chão. Na noite de quinta-feira 22, em Xapuri, o vale-tudo da questão social produziu um de seus cadáveres mais ilustres ? e um dos mais humildes.
(4 de janeiro de 1989) http://veja.abril.com.br/30anos/p_084.html

Lafaiete de Souza Spínola

Azenha,

Considero que seria interessante a presença do Osmarino dirigindo-se ao local de trabalho com o cesto no ombro. Gostei dessa parte. Só não tem sentido, caso ele já exerça outra atividade.

Pergunto, mais uma vez: Por que neste computador; onde posto os comentários, quase sempre; eles ficam em moderação e não aparecem os comentários posteriores? Ao dirigir-me a outro PC, encontro o meu comentário e os demais. Não consigo entender!

    J. Alberto

    Quando isso acontecer, experimente apertar as teclas Ctrl + F5, assim a página será atualizada.

    Eu também tenho o mesmo problema. Uso o navegador Firefox.

    Algum adm. do site saberia dizer por quê o Viomundo sempre carrega em cache, ou seja, guardando o estado do acesso anterior à página, sem atualizar as notícias? Isso só acontece aqui, nos outros blogs sujos sempre abro as notícias recentes sem problemas.

lulipe

Estão com dor de Cotovelo pelo fato de Marina ter escolhido o Aécio para apoiar, se tivesse apoiando Dilma estaria sendo endeusada aqui. O choro é livre e faz bem!!!

    eduardo

    Que ele faca bom proveito, eles se merecem muito. Olha quando soube fiquei ate aliviado.

    Silvana Gomes

    CHORAR PORQUE? QUE EU SAIBA DILMA SAIU NA FRENTE, NÃO PERDEU PONTOS PRA NINGUÉM E COM APOIO DE MARINA OU NÃO, GANHARÁ NO 2º TURNO, PORQUE O POVO BRASILEIRO ESTÁ VACINADO CONTRA AS ARMAÇÕES DESSA GENTE QUE QUER QUE O POBRE VÁ PARA O LUGAR DE “ONDE NUNCA DEVERIA TER SAÍDO”. PENSO QUE IMPORTANTE É O APOIO DO PSB. ALÉM DO MAIS, INDEPENDENTE DE POSICIONAMENTO DO PARTIDO, A MAIOR PARTE JAMAIS DARÁ SEU VOTO A UM TUCANO QUE PRETENDE SE AGARRAR A UM APOIO COM UNHAS E DENTES PARA SAIR DO OSTRACISMO EM QUE O POVO BRASILEIRO O COLOCOU. O PSB NÃO SERVIRÁ DE TRAMPOLIM PRA ESSA GENTE.

    Conceição Lemes

    Silvana, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

Lafaiete de Souza Spínola

Muito bom esse vídeo! Opino que deveria estar aqui, também, aquela parte, quando o Osmarino se dirige ao trabalho carregando o cesto no ombro.

Isso aconteceu, logo após a criação do COLETIVO PRÓ-PARTIDO (de surpresa) no Site MNP- Movimento por uma Nova Política.

Já participava, fazia tempo, escrevendo tópicos e comentários. Sentia que a Marina tinha interesse numa organização para lançar-se candidata em 2014, mas muitos seguidores procuravam negar o evidente.

Dias depois do lançamento do coletivo, senti que os participantes foram incentivados a criar o nome do partido.

Como notei que em lugar de temas relevantes o que predominava era o nome desse partido (depois ficou comprovada a perda de tempo, pois o nome REDE já existia dentro da cúpula), publiquei esse tópico para ser discutido:

PROGRAMA DO PARTIDO
RELACIONO ALGUMAS SUGESTÕES PARA O PROGRAMA DO PARTIDO:

1. A EDUCAÇÃO é a prioridade do Partido; devendo serem aplicados, pelo menos, 15% do PIB.
2. A SAÚDE é a segunda prioridade.
3. A ECOLOGIA vem logo em seguida. Introduzir no currículo escolar matéria sobre ecologia.
4. Prever MANDATO ÚNICO, em todos os níveis.
5. O programa deve sugerir Câmara única e lei única.
6. Deve ter como meta: Deputados estaduais e vereadores dedicados só à fiscalização.
7. Prever, no futuro, um PAÍS UNITÁRIO.
8. Pleitear o financiamento público exclusivo para as eleições.
9. A Educação deve ser em tempo integral, como pensava o Darcy Ribeiro.
10. Prever uma mobilização nacional POR UM PROJETO PARA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Para inicio desse projeto, usar cerca de 40% das reservas na construção de centros educacionais mais amplos que os CIEPS, tanto nas cidades como no campo, por todo Brasil, dando prioridade às regiões mais atrasadas.

Como fui o primeiro a levantar a questão, terminou ficando entre os 04 principais temas a serem discutidos, mesmo não sendo bem aceito por porta-vozes da nascente organização.

1. Primeira intervenção:
Lafaiete,
Bom dia!

Parabéns pela iniciativa de criar esse fórum! Seja o responsável por ele, organize o debate, as sugestões enviadas para que possamos ter as conversas já iniciadas e com alguma bagagem nas próximas reuniões! Essa é sua missão! Valeu pela iniciativa.

Resposta:
O parabéns é para voçê!
Eu joguei, apenas, a semente e voçê notou. O que semeio não é mais para minha geração.
Nunca me filiei a nenhum partido porque não me sentia à vontade. Agora, sou, apenas, um torcedor que participa, esperando que surja algo novo, no caminho certo. Sempre fui preocupado com o futuro do nosso país. Desejo, apenas, ver o começo desse encontro com a justiça social.
A maioria é formada de jovens e fico preocupado só com a animação que, também, é necessária, mas não suficiente.

2. Outro Comentário:
Enquanto não houver um forte envolvimento de todos os Movimentos no sentido de viabilizar a aprovação do Projeto de Inciativa popular da Reforma Politica, vamos ficar apinando, presos à velha e perversa legislação.

Resposta:
Meus tópicos sempre foram focados em uma profunda reforma política. Nenhum dos meus pleitos conseguiam ou conseguem ser implementados dentro do sistema atual.
Minha visão de partido passava e passa muito distante do que está acontecendo.
Eu era e sou a favor de um partido transparente que iria, dentro do sistema vigente, lutar pelas reformas, esclarecendo e mobilizando o povo. Iria participar sem coligações, sem as antigas raposas.
Nunca tive ilusões. Andei por esse mundo afora e fui um bom observador. Não é fácil mudar o comportamento das pessoas, a cultura adquirida. Não sou pessimista, pois este termina desistindo.
Se a Marina for aquela que conheço das suas declarações, a esta altura ela deve estar, no mínimo, apreensiva.
Esse partido não será o das mudanças.
Será como um outro qualquer. Muita gente vai continuar a falar nas coisas que não acreditam. Muitos já estão, claramente, anunciando seus princípios, o que desejam; no intuito de aglutinar seus pares.
Se for fundado para as eleições de 2014, então, o povo brasileiro terá outro desengano!

3. Outro comentário:
O Brasil inteiro precisa de reforma..kkk
Mas vamos ao tema Educação, concordo não somente com Darcy Ribeiro, mas hoje temos também outros metodos mais atualizados como por exemplo a Logosofia (educação com base no amor) que tem mostrado bons resultados de experiencias muito interessantes e evoluidas.
se desejar saber mais segue um link, espero que goste, seja positivo e venha a somar aos teus conhecimentos.
Sobre a questão das verbas, penso que é complexo determinar um valor ou % X, no momento, pois acredito que é necessário avaliar o Orçamento Brasileiro, não estou dizendo que não concordo, é maravilhoso se pudessemos investir 15% ou 30%, mas precisamos analisar uma serie de fatores, por ex. bolsa familia (uma medida desesperada de ganhar eleitores), o resultado em 2011, foi a nossa divida interna triplicada, isso não foi positivo? acho que não, porque vamos continuar com problemas sociais e com uma divida exorbitante, apesar de ter auxiliado muitas familias , porém deixou muitas outras em condição de comodismo e sem condições de proseguir com qualidade de vida se tiver o recurso cortado, um claro exemplo do ”não sustentável”.
Obs (atuei da educação informal, durante 7anos, fui voluntaria durante 5 anos, auxiliando professoras na disciplina de ecologia, organizando aulas de campo e turismo ecologico, todo esse tempo eu vi o desespero por parte dos educadores, em fazer o melhor que podiam, com poucos recursos, jornadas duplas e um sistema ingrato, mas a dor maior era o pouco respeito por parte dos estudantes, comunidade e governo…)
Não é somente a questão financeira que precisa mudar, muito mais a base da Educação Brasileira (que inicia em casa) .
bjs ate breve!
boa semana

Resposta:
Agora, não vou responder todas suas observações. Depois, termino.
Para maiores esclarecimentos: Leia meu tópico UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Não tenho a intenção de definir os métodos educativos.
Procuro definir a estrutura, o investimento para suprir nosso atraso.
Para o investimento de 15% estou considerando o mínimo, se quisermos recompor parte do nosso atraso. Isso não se pode deixar em aberto, tem que ser estipulado!
A nossa dívida interna foi causada, principalmente, pelos juros pagos ao sistema financeiro.
Em meu projeto, sugiro que o bolsa família seja alocado para a educação.
Você precisa ler o tópico!

4. Outro Comentário.
Lafaiete, Li o tópico UM PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O BRASIL. Concordo com muitas coisas, discordo de outras.Ia comentar mas, na verdade, penso que é muito precoce entrar nesse nível de detalhamento. Penso que a idéia de priorizar a Educação, destacando a sua importância inclusive na mudança de mentalidade nos aspectos centrais da nova política, é mais do que suficiente para o momento. Precisamos de um programa enxuto e genérico, que possa ser apresentado às pessoas. Para já, acho que deveríamos ficar em uma declaração de princípios, abrindo para o pluralismo de idéias nos detalhamentos.

Resposta:
Tudo, ou quase tudo, é tratado de modo genérico.
Precisamos de projetos definidos!

5. Outro comentário:
Muito bom, Lafaiete.
Esta pressa é influenciada, também, por políticos de carteirinha (de todos os partidos que, apenas buscam novos espaços) que querem apenas o poder e uma nova legião de “cabos eleitorais, Não estão sintonizados com esta nova politica. Se for o poder pelo poder, então, será, apenas mais um curral de políticos de profissão, onde as pessoas comuns e de “boa vontade” serão engolidas pelos novos caciques.

Não vou sair as ruas de minha cidade, coletando assinaturas e ver velhas raposas politicas de minha cidade, saindo de outros partidos para se beneficiar politicamente do trabalho de pessoas que estão construindo algo para lutar contra este sistema corporativista politico.

Concordo com o Lafaiete. Coligação são apenas interesses corporativistas.
Outro erro é sair a caça de pessoas de todos os partidos para compor este novo partido. Quem vai controlar e quais serão os critérios. Não ser ficha suja? só isto não basta, até porque leva-se anos, depois do crime, para conseguir colocar um político na lista “ficha suja”.
Desta forma, para mim, será apenas mais um partido, que será uma colcha de retalhos e não um movimento em direção a uma Nova Politica.
É claro, que o partido não é o Movimento. Mas, não dá para separar. Até porque, é um embrião deste movimento.

Resposta:
Excelente o seu comentário. O Brasil, o seu povo, necessita de pressa é para mudanças de verdade! Mas, muitos não conseguem esconder outro tipo de pressa: Apressa para manter tudo como está. A pressa em direção às eleições de 2014! É tanta pressa, que tive pressa de alertar, com pressa, que devido à pressa estavam sendo esquecidos os dois pontos mais importantes na formação de um partido: O programa e o estatuto. Como as coisas feitas com pressa, quase sempre, proliferam erros; com a minha pressa em dar o alerta sobre o esquecimento de assuntos tão importantes, relacionei alguns itens dentro de um mesmo tópico. Já havia a publicação UM PROJETO PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL, porém, com a indevida pressa que está dominando o ambiente, começaram às pressas, a luta contra os 15% pleiteados para a nossa relegada educação, neste espaço e não no tópico. Devido a essas inúmeras pressas o assunto continuou sendo comentado aqui e não no tópico. Para quem vai servir tanta pressa? Tenho minhas dúvidas… se ao nosso sofrido povo ou aos que estão com tanta pressa!
Ética, sustentabilidade e participação todos os partidos proclamam como princípio. Só que cada um tem a sua interpretação particular.
No programa do partido devem constar aqueles assuntos que são indispensáveis para a solução do grandes problemas nacionais e como enfrentá-los; com ética, sustentabilidade e participação.

Bem, essa discussão durou meses. Porta-vozes mais afinados bateram forte contra um aumento no investimento da educação básica, considerando, inclusive, exagerada a aprovação dos 10%. Possivelmente, sentiam que não seria bem aceito pelos financiadores de campanha.

FrancoAtirador

.
.
07/10/2014 – 16:03:39
Topa Tudo News (Porto Seguro-BA)

“Minha eleição foi um milagre”

“Sem santinho, sem diabinho,
sem palanque, sem televisão,
sem rádio, sem boca de urna,
sem cabo eleitoral.
A minha eleição é um milagre”,

afirma o candidato a deputado estadual
eleito por mais de 123 mil eleitores,
segundo mais votado para o cargo na Bahia.

Por Mara Magalhães

O segundo deputado estadual mais votado na Bahia conquistou eleitores com irreverência em cima de um trio elétrico durante a campanha.

Pastor Sargento Isidório, do PSC, foi votado por mais de 123 mil baianos e, segundo ele, a estratégia para promover a candidatura foi com objetivo de compensar a falta de divulgação durante a corrida para a reeleição.

“Sem santinho, sem diabinho, sem palanque, sem televisão, sem rádio, sem boca de urna, sem cabo eleitoral. A minha eleição é um milagre”, comemora Pastor Isidório. Os mais de 123 mil votos, ele atribui ao trabalho que realiza em um centro de recuperação de pessoas dependentes de drogas.
.
.
Já o deputado estadual Marcelo Nilo, do PDT,
foi reeleito com 148.690 votos.
O atual presidente da Assembleia Legislativa da Bahia
foi o campeão de votos no estado.

“São 24 anos dedicados à vida pública,
e eu agradeço muito ao povo da Bahia
por essa oportunidade de voltar
à Assembleia Legislativa”, disse Marcelo Nilo.
.
.
(http://www.topatudonews.com.br/ver.php?id=4261)

Rodrigo

É um processo natural das pessoas inteligentes, elas amadurecem e guinam à direita. As com falta de raciocínio, principalmente o lógico, e imaturas permanecem na esquerda radical.

    Nelson

    Você não quis dizer “elas amudurecem e apodrecem à direita”, Rodrigo?

    Rodrigo

    Não. Somente se apodrece pela esquerda. Vide o exemplo mundo afora.

Hugo

Excelente matéria e serve de alerta para o futuro do nosso País.
Temos que espalhar isso pelas redes sociais.

Quem ama esse país de verdade, exerce sua cidadania com fervor.

Deixe seu comentário

Leia também