O racha do DEM em São Paulo

Tempo de leitura: 3 min

Apoio de vereadores do DEM ao PT racha  bancada do partido na Câmara de São Paulo

Carlos Apolinário e Milton Leite optaram pelo petista Mercadante, adversário de Alckmin

José Henrique Lopes, do R7

O apoio de dois vereadores à pré-candidatura do senador petista Aloizio Mercadante ao governo do Estado rachou a bancada do DEM na Câmara de São Paulo. O primeiro ato de uma briga que promete ainda esquentar foi a destituição de Carlos Apolinário da liderança do grupo, anunciada nesta quarta-feira (16).

Apolinário se reuniu na última segunda (14) com o próprio Mercadante para anunciar sua posição. O adversário do senador na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes é o tucano Geraldo Alckmin, que tem na chapa o DEM de Apolinário e do vereador Milton Leite, outro que resolveu apoiar o pré-candidato do PT.

Em entrevista ao R7, o agora ex-líder da bancada do DEM, partido do prefeito Gilberto Kassab, disse que optou por Mercadante porque um eventual governo do petista estaria mais comprometido com políticas direcionadas à população pobre do Estado. Apolinário citou como exemplo os oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

– Assim como o Brasil viveu uma nova experiência com Lula, eu quero que São Paulo viva uma nova experiência com Mercadante. Acredito que, com o Mercadante ganhando a eleição, a política social do Lula será feita aqui também.

O vereador revelou que “o modelo de gestão” do PSDB, no governo paulista há 16 anos, não o agrada. Segundo ele, um governador não pode ser apenas “um gerente”.

– Ele tem que gerenciar o governo, mas ao mesmo tempo tem de ter uma preocupação social.

A declaração de apoio, entretanto, pode custar caro. Além de perder a liderança da bancada, Apolinário corre o risco de ser expulso do DEM. Ele reconheceu que existe a ameaça, mas prometeu se defender.

– O partido vai ter de se explicar. O governo e os vereadores têm que tomar uma posição, se me querem no governo ou na oposição. A partir do momento que me tiram a liderança e ameaçam com a expulsão, eu passo a ficar livre para me comportar como oposição.

A bancada do DEM na Câmara tem sete integrantes. Ontem, quatro deles se reuniram e decidiram trocar a liderança. O substituto é Marco Aurélio Cunha, que cumpre seu primeiro mandato como vereador. Segundo ele, Apolinário foi tirado do posto porque, ao anunciar apoio a Mercadante, adotou uma postura que não reflete as opiniões dos colegas.

– Cada um tem sua posição para definir voto, mas quando você é líder deve pensar com os outros. Se o líder pensa em minoria, não é mais líder. É um raciocínio matemático. Ele pensa diferente da maioria, então não pode ser líder.

Além de Cunha, votaram pela saída de Apolinário os vereadores Domingos Dissei, Marta Costa e Ushitaro Kamia. Do outro lado ficaram Apolinário, Milton Leite e Sandra Tadeu, que disse não ter sido procurada para participar da reunião.

– Fiquei sabendo disso [da troca na liderança] aqui, por meio dos colegas. Em nenhum momento fui consultada.

Sandra afirmou que, como não foi chamada, está desobrigada a reconhecer a nova configuração da bancada. Além disso, prometeu levar o assunto a Kassab, com quem tem uma audiência nesta quinta-feira (17).

– Não sei nem o que dizer, estou estarrecida. Não tenho uma posição, mas tinha que participar [do encontro]. Como não fui chamada, não considero o novo líder.

Marco Aurélio Cunha reconheceu que, por causa das decisões de Apolinário e Leite, terá de lidar com uma divisão na bancada.

– Não há nenhum problema em ter racha. Racha você tem até em casa, é temporário. A vida é feita de rachas, se fosse tudo igual não haveria debate.

Procurado pela reportagem em seu gabinete, o vereador Milton Leite disse, por meio de assessores, que não comentaria o assunto.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fátima

Esta atitude dos demos não tem relação com o governo de São Paulo. O que os demos querem dizer é que estão muito perturbados e decepcionados com o fato do serra não escolher um deles para vice. É pura revanche infantil. Espero que o Mercadante não se entusiame com isso e seja cauteloso, muito cauteloso. Isso é um ninho de cobras!!

Carlos

Os dois vereadores tentarão eleição para a ALESP ou Câmara dos Deputados?

Marat

O PFL, que é um partido que agrega empresários e outros tipos de concentradores, agora está se esfacelando. Pena que um fanático religioso queira se bandear para o lado progressista!

sergio

mídia, serra, psdb,dem isso algum dia teria que implodir.

Roberto Locatelli

Muito interessante essa debandada em São Paulo: vereadores do Dem apoiando Mercadante na capital e, no interior, o voto Dilmin dos tucanos (Alckmin/Dilma). Além disso, o esperto Orestes Quércia começa a dar sinais de que abandonará o Titanic de Serra. O PMDB, no interior, está dividido.

A tendência é isso tudo se ampliar ainda mais com a provável subida de Dilma nas pesquisas. Mas será o suficiente para São Paulo exorcizar, finalmente, o tucanato do Governo do estado?

Urbano

Quem chama racha do demo é porque não tem lembrança da visão de um cânion observado do alto.

Fabio

O dem já está rachado há muito tempo.
Agora só está caminhando para o seu fim.

A.L.Mirri

Até colunistas internacionais questionam a postura "internacional" do candidato José Serra. Uma boa análise de Mark Weisbrot, colunista do diário londrino The Guardian:
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/cifameric

@robertogomes_

è o DEMOS ESTÃO DSESESPERADOS ESTÃO SE SIGURANDO EM QUALQUER COISA PARA NÃOA FUDAR JUNTOS COM O ZÉ LADEIRA ABAIXO

    clemes

    Roberto, por favor, letras minúsculas nos comentários. É uma das normas do Viomundo. Abs

Gerson Carneiro

Todo mundo se engana:

O Serra será vice (segundo lugar) na elição para presidente, por isso ele não quer ninguém a lhe ofuscar.

Eis o porquê de não ter um vice na chapa. Ele é vice dele mesmo. Isto é Jênial!!!

Gerson Carneiro

E eu que pensei que não concordaria jamias com o Sagarana em "A carta dos petistas maranhenses ao partido":

"Ah o barulhino das fichas caindo. Como é gostoso… " – Sagarana

E agora, meu rei? "Estamos juntos e misturados".

"eheheheheheheh" – dvorak

Beto Crispim – BH

Quem tiver amor ao "seu" que o tire da reta…Os dois vereadores do DEMO(o) forão espertos, ficar em canoa furada pra que? Que graça tem morrerem abraçados ao Serra?

josé gilvar gonzaga

APOLINÁRIO VOCÊ TEM VISÃO POLITICA , VAI ENFRENTE COM A SUA COERÊNCIA, AMANHÃ É OUTRO DIA. PODE TER CERTEZA DE UMA COISA VOCÊ TAMBÉM TA MOSTRANDO CARATÉR. SE EU FOSSE ELEITOR DE SÃO PAULO VOTARIA EM VOCÊ, MAS MEU DOMICILIO ELEITORAL É MINAS GERAIS.

    Luiz Carlos Azenha

    José, minúsculas, please. abs

Morais

Político que é profissional não arrisca para perder e, o que alguns políticos do DEM estão fazaendo é pular fora do barco do Serra porque sabem que ele está afundando e eles não querem afogar junto com o Serra.
O apoio destes políticos á Dilma não é por ideologia, mas sim, porque sabem que ela tem todas as chances de ser eleita e já estão tentando garantir uma verbinha para o futuro.

    Jairo_Beraldo

    Mas falam que Alcool-em-min está praticamente eleito em SP? Então porque se preocupar com o Zé…tem coelho neste mato…

dalva godoy coelho

Que vergonha marco aurelio cunha, com letra minuscula mesmo, pois quem se candidata a esse partido horroroso, corrupto não merece respeito de ninguem, mas de voce so da para esperar esse tipo de atitude, esta napolitica para se garantir, e não ára trabaçlhar pelos mais pobres, ARROGANTE.

    Jairo_Beraldo

    A única coisa boa que sei que o médico e esportista Marco Aurélio fez na vida, foi quando disoutava a final da copinha SP de juniores, dirigindo o SPFC, o time principal, precisava de um atacante. O titular do junior era o Harrison(alguém se lembra dele?), e seu reserva um tal de KAKA. Marco Aurelio, esperneou, e conseguiu manter Harrison no junior e enviou KAKA ao time principal…precisa contar o final da história?

    vitu

    Não, por isto sou a favor que ele volte a atuar somente no futebol. Pelo que esta fazendo podemos perceber que a politica nao e a area dele. Mas me parece que ganhou esta copinha com tudo isso nao foi o Sao Paulo não. Foi?

Alexandre Tambelli

Apoios podem vir de qualquer pessoa. O que não quer dizer que apoio significa espaço no palanque do candidato Mercadante do mesmo partido do Presidente LULA. Se assim ocorrer é falta de ética e visibilidade política do candidato Mercadante. Da mesma forma que criticamos a candidata à Presidenta Marina Silva pelas alianças que busca em prol de viabilizar sua candidatura criticaremos o Mercadante se ele valorizar estes apoios. Os dois vereadores estão na situação incômoda de tentarem votos em sua base, que é o povão, e este está com o Presidente LULA. Até estes vereadores do DEM sabem que o PSDB não está levando o Estado de São Paulo para um desenvolvimento social, econômico e educacional adequado. Estamos ficando para trás em relação aos outros estados brasileiros. Algo inimaginável até poucos anos atrás.

    Bonifa

    Aderir ao Mercadante é uma forma indireta de se desligar da candidatura do Serra. Se dissessem simplesmente que estavam aderindo à Dilma, o mundo vinha abaixo.

marcos dascanio

O Marco Aurélio Cunha é o cara que disse que se o Morumbi fosse cortado "alguém" ía sofrer as consequencias….
Até o Chico Lang deu risada dele !! rsrsrsrsrs
Soube pelo povo da Lapa que a sonsinha não fala mais com o kassap. É muita diversão. Amigo meu jura de pés juntos que o kassap vai terminar igual ao pitta.
Apolinário e Leite vão alugar outra legenda e reaparecem refeitos. Melhor cá do que lá, já que apoio não se discute. Mas, sinceramente, é melhor manter distância segura.

    Jairo_Beraldo

    Foi cortado…e agora Marco Aurélio…vai fazer o que? Invadir a Suiça?

Supertramp68

– Não há nenhum problema em ter racha. Racha você tem até em casa, é temporário. A vida é feita de rachas, se fosse tudo igual não haveria debate.

Adorei essa parte do texto. Eu quero racha pra todo lado. Uebaaaaaaa!!!

Rachou: parte do DEM apoia Mercadante e abandona nau tucana » O Recôncavo

[…] racha na bancada de vereadores do DEM, registrada no site R7 (texto abaixo) e detectada pelo atento Vi o mundo, do jornalista Luiz Carlos […]

Milton Hayek

Não é por nada não,mas na semana passada assisti a uma entrevista na TV Câmara com o deputado federal Mauricio Rands(PT-PE) e outro deputado federal de São Paulo(PSDB).Eles falavam,acreditem,numa aliança do PT com o PSDB com base em pontos programáticos para o desenvolvimento do Brasil.
Será que o DEM já quer sair na frente e se juntar com o PT??????????Esse voto "dilmasia" em Minas é sintomático,Azenha!!!!

    Glecio_Tavares

    O Serra agregador! Agrega muito!
    O Brasil cada vez mais acorda.
    Quem for patriota que me siga.
    Vamo q vamo funhanhar esta oposição.
    Dilma, Merca, Marta. 2010 que 2011 vai ser lindo!

    Bonifa

    Maurício Rands precisa tomar cuidado. O coleguismo de Câmara não desfaz a origem dos produtos. Quem contemporiza demasiado com tucanos poderá crescer o bico.

Fabio

Este apoio deveria ser repudiado.
O cara é um homofóbico, fanático religioso e sem coerência partidária nenhuma. Nunca teve.

    Jairo_Beraldo

    São Paulo são todos farinha do mesmo saco….só muda a embalagem.

    Glecio_Tavares

    Sempre é tempo para o cidadão aprender alguma coisa, alem do que, me parece que o sujeito não pediu nada. Ele apenas quer que a politica de Lula venha para os pobres de São Paulo. Acho que tem seu valor. Não votarei nele, mas quem vota nele pode ajudar a eleger meu candidato a governador. Viva o Brasil do Lula.

    vitu

    O que tem homofobia a ver com esta discussao? nada, mas este pessoal parece aquele personagem da Escolinha do Prof. Raymundo, o seu Peru. Estao sempre querendo levar mais um pra discussao deles. Sao minoria mas fazem um barulho tremendo. Se defender a o direito da igualdade ou a opniao da maioria e ser homofobico entao estou com este vereador.

Paulo Achilles

Tucanos e Demos adoram a educação
Mãe fazia revezamento para que crianças frequentassem a escola. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/06/apo

eduardo ayrton

tenho para mim que isso é um pau mandado do serra para fragilizar geraldo alckimin (depois DILMIN) serra mandou uns vereadores falarem ALURRA

    Jairo_Beraldo

    Se o Zé estiver por trás disso, ele é um lunático! Óbvio que o Zé precisa e muito do "Alcool-em-min" em SP>

paulo chacon

Nem os DEMOS estão aguentando mais a tucanalha deSão Paulo. Efeito Serra. Os ratos estão abandonando o navio.

Rodrigo Prado

Até o DEM em SP está tentando um último sopro de vida. Quando o navio começa a afundar, os ratos são os primeiros a sair.

Donizeti – SP

O mais incrível nesse caso, é que o próprio Vereador do DEM Carlos Apolinário se sente incomodado com a falta de sensibilidade social dos tucanos no governo de São Paulo. Por aí se vê que não é simples crítica política o que o PT aponta na situação da população pobre e mais carente de SP.

Tenho acompanhado o trabalho do Vereador Apolinário, dele pode-se dizer muita coisa como político, com algumas posições polêmicas, menos que tenha coragem, falar o que pensa e tomar as atitudes que acha que deve tomar, doa a quem doer.
Isso é sintoma claro que os tucanos apresentam fadiga de material no governo de SP, nem seus aliados do DEM aguentam mais tanta incompetência do PSDB por aqui.

Deixe seu comentário

Leia também