PT quer responder acusações de narcoterrorismo que a Veja requentou

Tempo de leitura: 2 min

PT entra com pedido de resposta contra Veja no TSE

Ação contesta a reportagem Indio Acertou o Alvo, veiculada na edição desta semana, na qual repercute a associação do PT às Farcs

Agência Brasil | 28/07/2010 11:10

O PT e a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, encabeçada pelo partido, entraram com pedido de direito de resposta nesta terça-feira (27) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a revista Veja, da Editora Abril. A ação contesta a reportagem Indio Acertou o Alvo, veiculada na edição desta semana.

A matéria repercute as declarações do candidato tucano à Vice-Presidência da República pela coligação liderada pelo PSDB, Indio da Costa (DEM-RJ), que associou o PT às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e ao narcotráfico. “O episódio foi uma afobação de iniciante, mas o vice de José Serra está correto em se espantar com a ligação de membros do PT com as Farc e seus narcoterroristas”, diz a reportagem.

Segundo o advogado do PT, Márcio Silva, a revista “requentou” a questão das Farc. “Compraram o palavrório de Indio, tomando como suas algumas palavras dele. Quando se fala jornalisticamente sobre o episódio, tudo bem, mas quando, editorialmente, tomam a posição dele para si, achamos por bem pedir direito de resposta”, afirmou Silva.

A legenda mandou como possível resposta a ser publicada um texto que ocuparia uma página, com foto, mencionando o combate ao narcotráfico no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e citando a prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, em agosto de 2007.

A reportagem que, segundo o advogado do PT, foi “requentada” é a de título Tentáculos das Farc no Brasil, publicada no dia 16 de março de 2005 pela revista Veja. No início da semana passada, o PT chegou a conseguir o direito de resposta de dez dias contra o site Mobiliza PSDB por ter veiculado as declarações de Indio da Costa, mas a decisão foi suspensa até o fim do recesso do tribunal, em agosto.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Walmir Chaves

O TSE não deveria multar esse lixo neofacista chamado Veja por propaganda eleitoral antecipada? Os advogados do PT não podem entrar com pedido junto ao TSE?

José Paulo

Mudando um pouco de assunto, mas não muito, fascinado com os métodos e/ou com o terrorismo do Índio da Costa o Álvaro Uribe, não contente em arrumar uma sonora encrenca com o Hugo Chavez, na véspera de largar o osso e entregar o poder ao seu enfant gatè Juan Manoel Santos, acaba de voltar a artilharia dele (bem montada em cima de bases americanas que ele alugou para os gringos), taxando de de-plo-rá-vel a declaração do presidente Lula no sentido de que o conflito entre a Venezuela e a Colombia seria mais verbal do que de fato. Como se vê, o cachorinho (dos americanos) Uribe não quer saber de conciliação, de gente interessada em botar panos quentes. Feito um Barrichelo ou um Felipe sem Massa encefálica ele obedece cegamente os yankes e aposta na agressão, na discórdia, na guerra…. E depois o brucutu é o Hugo Chavez!!! Pode isso?!?
http://operamundi.uol.com.br/noticias_ver.php?idC

Ed.

A frase da semana foi a de Lula, perguntado sobre uma crítica (como sempre) da Veja:

"Não leio esta revista … Aliás não preciso ler … não preciso dela … pra NADA!"…

cmarinsdasilva

É claro que existe toda uma ação articulada pela direita reacionária para envolver esse episódio das FARC. Como em um jogo de xadrex, a próxima pedra a ser movida tem dois objetivo, um na Colômbia e outro no Brasil, países com fortes ações progressista e de confronto com o imperialismo norteamericano.

Johnson

As FARC colombianas não fazem tanto ao país, quanto fazem ao nosso Brasil os maus políticos, afogados até o pescoço na lama da corrupção e na fraude eleitoral. Apegados ao poder ao dinheiro sujo, esses políticos não possuem nenhuma moral para falarem em nome da democracia. São tiranos e cruéis, quanto o pior dos tiranos já existentes no mundo. Portanto, não adianta tirar onde de democratas, quando, na realidade, são ditadores travestidos.

Fábio F

De que adianta o PT chiar, dizer que não tem ligação com o narcotráfico, e ao mesmo tempo apoiar gente como Sarney, Collor, Geddel…

É quase a mesma coisa. Esta política de fazer o possível acaba por acomodar e fazer coisas pelo puro prazer do poder. O governo Lula contribuiu para a melhoria da economia e da distribuição de renda, isto é visível. Tb é visível que o PSDB parece uma opção bem pior. Mas me revolta como o PT não mexeu uma palha para modificar a estrutura política do país. Como Lula não pressionou, e francamente, ninguém pressiona, para uma mudança significativa. Tem tanta gente que deveria esta atrás das grades e é tratado, iclusive pelos petistas, como grande homem.

Vamos vazar documentos provando corrupção, vamos às ruas exigir punição, vamos exigir um judiciário mais próximo do conceito de justiça, tem tanta coisa pra fazer e tanta gente anestesiada por um momento de prosperidade econômica.

Vamos votar em Dilma, se for pra não ter a volta dos tucanos, eu concordo. Mas vamos cobrar dela a solução dos problemas fundamentais de nosso país, os fundamentais, do tipo que não depende da economia. Falta tanta coisa mudar ainda…

    Garapuvu

    Sugiro, para acabar com essa discussão de narcotráfico, que a Dilma faça junto com o Índio, que iniciou o rolo todo, um teste toxicológico, um anti-dopping. De quebra poderia convocar também o Rodrigo Maia, Paulo Bornhausen e Aécio Neves. Veríamos quem, de fato, têm ligação com o narcotráfico, quem alimenta o narcotráfico.

    Edineuza

    Fábio, em parte eu concordo com o que você afirma, mas é preciso compreender que não basta eleger DILMA, como fizemos com o LULA é preciso tamém eleger um congresso compromitido com esses ideais, pois por medida provisória não é possivel se governar, por isso quem faz de fato as reformas, tão necessárias ao Brasil é o Congresso e esse nós sabemos muito bem por quem é composto. Exemplo é o do meu estado, o RN, que de 11 representantes lá somente a Deputada Fátima Bezerra tem um compromisso com o povo, o resto querem mesmo é encherem suas burrinhas. Quando vamos mudar essa situação?

    Haral

    Adianta dizer que não tem porque é necessário mostrar que não tem. Também é necessário combater a corrupção. Assim como é necessária a solução dos problemas fundamentais. Não queremos políticos como o Sarney, Collor e Gedel, mas eles representam coligações importantes para a governabilidade, infelizmente. É interessante pesquisar sobre a influência desses "políticos" em suas regiões de origem, este conhecimento pode esclarecer algumas dúvidas sobre as razões dessas coligações. O fortalecimento das instituições democráticas que temos conseguido no governo PT/Coligações serve para combater a influência de tendências golpistas de extrema direita. Basta recordar a estratégia lacerdista contra Vargas. No momento, até que nossas instituições sejam mais fortes e realmente independentes (judiciário, legislativo e executivo), precisamos aceitar essas uniões expúreas como uma necessidade estratégica. Se conseguirmos fazer com que a Dilma seja presidenta por 8 anos, estaremos finalmente neutralizando a capacidade da ´grande mídia de apoiar e promover golpes de estado da direita.

Milton Hayek

Vejam o que vem por aí.Vão anular o trabalho da Polícia Civil de São Paulo?????????????O Ministério Público de São Paulo vai confirmar seus viés serrista?????????????????????????
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-caso-c

O caso Celso Daniel
Enviado por luisnassif, qui, 29/07/2010 – 10:46
Por cadulessa

Bom dia Nassif,

Você viu esta notícia, ontem no R7:

"Promotoria do caso Celso Daniel deve alegar que crime teve motivação política – Além de Francisco Cembranelli, outros promotores do Gaeco vão atuar no júri."

Acho que foi aqui no seu blog que li que esse caso Celso Daniel seria a "bala de prata" da oposição esse ano. Será mesmo?

………..Divergências
No inquérito que tratou do caso, a Polícia Civil chegou à conclusão de que Celso Daniel foi mais uma vítima da criminalidade das grandes cidades. A investigação concluiu que os marginais que o atacaram, todos identificados e presos na ocasião, queriam apenas levantar algum dinheiro com o sequestro. Diante da repercussão que o caso tomou, os criminosos mataram o prefeito por medo de ser pegos. Os disparos teriam sido efetuados por um adolescente.

O fato é que depois de quase dois anos revendo provas e documentos, o Ministério Público estadual chegou a uma conclusão divergente daquela da polícia. Na época, os promotores garantiram ter evidências seguras de que Celso Daniel não foi vítima de um crime comum, mas de um homicídio premeditado organizado justamente pelo amigo que o acompanhava naquela noite, o empresário Sérgio Gomes da Silva.

O crime que vitimou o ex-prefeito, na avaliação do Ministério Público, tem um segundo ingrediente: o esquema de corrupção formado na cidade de Santo André que ele administrava. O município seria o precursor do chamado mensalão".

    edineuza

    Sr. Milton, com todo respeito, você pode me responder porque só em anos de disputas eleitorais o caso Celso Daniel volta a imprensa como crime orquestrado e claro imputando a culpa ao PT?

    Edson

    Interessante. A Policia Federal investigou o caso e na epoca estava sob a batuta do governo FHC. A Policia Civil de SP, por duas vezes e sob o comando do governo do PSDB. Nas tres vezes concluiu a mesmissima coisa: crime comum.

    O interessante nesse caso eh o seguinte: se as policiais, seja qual for, FBI, Scotland Yard, KGB, Interpol, concluem algo que vai contra o interesse do PIG e seus seguidores, a conclusao eh inaceitavel e manipulada.

    Assim tbe. eh no caso na Gol, da TAM, do raio que os parta..

    Mas, ha casos em que mesmo uma suspeita infundada, levantada por um promotorzinho ou delegadinho qualquer que va de encontro ao interesse do PIG, no mesmo instante, ainda que no futuro a coisa se mostre ridicula, o PIG e sua turma assinam em baixo sem ler. Parece ser o caso.

    Nao adianta… Bem disse o Mercadante: aos amigos voce nao precisa explicar, aos inimigos nem adianta tentar.

sergio

a veja é um lixo editorial e serve de valacouto a facínoras da palavra, o índio é um inocente útil apenas até 3 de outubro, depois só esquecimento

    Mateu O'Paul

    Camarada, não queria dizer um "ficha suja" util?

Supertramp68

Ah, maldito Reyes. Como podes morrer sem antes destruir seu laptop?
Porque, ao menos, não deletastes aqueles e-mails constrangedoramente comprometedores?
O PT ainda vai vestir a saia justa colombiana que o Huguito Chavez veste hoje por causa das FARCs.

Eriton

Dizer o quê se é desta forma que a mídia trata os brasileiros, atravéz de tentativas de manipulação é só dá uma olhada no video feito pela BBC no youtube!

    Jairo_Beraldo

    A imprensa brasileira vive de esquemas.Ela se retroalimenta, produz boatos, faz uso da distorção e das artimanhas escritas e faladas para tentar fazer parecer o que não é verdade.

Caesarea

Esses VERMES da veja não perdem por esperar!

Otaciel de Oliveira

DILMA, “A TERRORISTA” NÃO PODE ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS

O último delírio da extrema direita raivosa: Dilma não pode entrar nos Estados Unidos por ter sido “terrorista”.

E logo segue a pergunta: como uma mulher poderá governar o Brasil sem poder entrar nos Estados Unidos?

Eu me lembro que a Dilma já esteve este ano nos Estados Unidos e, se não me falha a memória, mais de uma vez.

Azenha, você se lembra quando e em que situações?

Por favor, me forneça essas informações.

Marat

E eu li no blogue do Nassif que o caso não será julgado pela Vara de Pinheiros. Só essa notícia já é ótima!!!

Júlio

Bem, pelo menos pela primeira vez vemos a veja falar bem de Índio.

    Jairo_Beraldo

    A Veja é tola.E isso se comprova em cada bobagem que ela fala, a cada dia que passa. Ela e o seu índio.Mas nessa altura do campeonato pouco importa. Afinal, o Zé está perdendo e tirando a Veja Datafolha e o Ibope que dizem que não, e que até o mundo mineral já se deu conta. O Zé perde já no primeiro turno.

@srantiqueira

É a libertinagem de imprensa!

    Jairo_Beraldo

    A imprensa quase que inteira, se transformou em uma peça ridícula de ficção. Ela sobrevive na maior parte das vezes dos press releases oferecidos por órgãos públicos, partidos políticos e empresas. De investigação jornalística, quase nada. De vez em quando sai alguma coisa, mas desde que seja para detonar o PT , seus aliados ou qualquer governante que não coadune com os interesses financeiros da instituição e de seus amigos. Afinal, eles precisam faturar, e como vão faturar se o governo de plantão não os ajuda em nada?

Fernando

Esse vídeozinho é que conta realmente a experiência do Indío em Cuba
http://www.youtube.com/watch?v=wPTZ4efHYKA

jonas

Achei demais o final da reportagem…O TSE está em recesso…no meio de uma campanha eleitoral!!! mais de 24 mil por mês, para ficar de recesso!!! Realmente é um pais da piada pronta este. Depois dizem que os portugueses é que são enrolados…Ah, em portugal não existe justiça eleitoral e tudo está a funcionar.

José Paulo

Tirei do Blog do Nassif….

"Folha – 10/11/98

GUERRILHA
Rebeldes colombianos estão em Brasília
Farc querem abrir escritório no Brasilda Redação

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) querem abrir um escritório regional em Brasília para facilitar a inclusão do governo brasileiro nas negociações de paz.

Desde a semana passada, Hernán Ramírez, um dos comandantes do grupo, está em Brasília negociando com parlamentares a abertura do escritório. Ele se juntou a Oliviero Medina, representante das Farc que vive no Brasil há um ano. Na quinta-feira passada, eles se encontraram com o deputado Tuga Angerami (PSDB-SP) e, amanhã, se reúnem com Artur Virgílio, secretário-geral dos tucanos.

Segundo Angerami, as Farc querem que o governo brasileiro participe do processo de paz como fez para solucionar o conflito entre Peru e Equador. Por isso, pedem reconhecimento político no Brasil.

Com 12 mil rebeldes, as Farc são a maior e a mais antiga guerrilha da Colômbia (surgiu em 1958).

Combates entre guerrilheiros e Exército deixam 3.000 mortos por ano. Há 16 anos, o governo colombiano negocia com o grupo um processo de paz. (LUÍS EBLAK) "

Não é meigo?
Em 98, em pleno governo demotucano do Sr. FHC o PIG chamava os hermanos das FARCs de "rebeldes", mas hoje chamam eles de bandidos, narco-traficantes e sei lá mais o que…. Os primeiros politicos brasileiros procurados pelas FARCs, ao contrário do que muita gente possa imaginar, não foram os do PC do B, do PSOL, ou do PT, mas duas figuraças do PSDB: Arthur Virgilio e Tuga (ou seria Tunga?) Angerami. Não só abriram as portas como toleraram a presença de vários "rebelados" em território brasileiro, vai ver para estudarem in loco o potencial do mercado de drogas… Amor à primeira vista. Fazer o que?!

    Gerson

    Cadê o link da matéria ? Please.

    Tiago

    Aqui está(no "original"): http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft10119806

    José Paulo

    Felizmente não tenho acesso às matérias privativas de assinantes da Folha para acessar o original. Só tenho contato com o material do PIG, no original, quando abasteço o meu carro num posto perto de casa e eles dão a Folha de brinde que eu aceito, claro (!), não para ler, mas para forrar a área de serviço já que a minha poodle é muito mijona.

    José Paulo

    Atendendo a milhares de solicitações, ai vai o link:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/arthur-v

Urbano

Só que o papel sujo 'inveja' não acerta uma, nem mesmo quando diz que o índio caboclo-d'água acertou o alvo.

    Jairo_Beraldo

    Está mais do que na hora de os já escassos leitores da mídia DEMo/tucana fazerem sua própria autocrítica. Nem para forrar gaiola de passarinho serve mais, esse papel impresso. E as edições digitais? Nem pra passar o tempo.

@murilorg

Este é mais um perfil elogioso e infame q Veja faz de um personagem obtuso d nossa Política.

Remindo sauim

Não seria esta matéria de lavra do mesmo redator que escreveu a famosa reportagem do "boimate".

Helcid

Narcotráfico é crime. Porquê a revista Veja, o Índio ou o PSDB não denuncia o PT na justiça? Se acham que houve algum crime no tal "foro de São Paulo", eu nunca tinha ouvido falar desta besteira até estes episódios lamentáveis. Então, denuncie na justiça! Mande toda cúpula do PT para a cadeia! Se não tem coragem ou recursos, sugiro isto a cúpula do PSDB! O que os impedem de tomar tal atitude? Será que a justiça considera crime participar do tal foro?

ahhhhhhh tenha paciência, direita nojenta e sem rumo !!

Paulo

Que o PT mantem vínculos com as FARC é público e notório. Que as FARC mantêm vínculos com o narcotráfico é mais do que público e notório.

    Gustavo

    Que sono….uaaaaaaaa….qual a idade mental do cabloco?

    Helcid

    Gustavo, deve ser a de um troll, isso te garanto !!

    Daniel

    Papagaio (ou melhor, tucano) da Veja e JN detectado… Não alimentem os trolls, pessoal.

robledo

Com certeza, alguém falou algo na cabeça do bobão para ele vomitar besteira. Cria dos bobões maias, este cara não tem imaginação para falar o que falou….

    Mateu O'Paul

    O Robledo discordo d vc, as afirmações caluniosas e repercussões requentadas parecem parte de um plano bem articulado e perverso com extensão internacional d uma agenda continental d reação da direita. E Vc toma sua parte no jogo quando veementemente os chama d bobões, desfocando tudo sob a forma d "besteira" sem "imaginação", tirando o foco no crime em questão. Ao dizer "Engraçado o resto do país deixa os paulistas andarem pelas suas cidades bem soltinhos sem coleira e sem focinheira, somos tão hospitaleiros."("imaginativo" comentário do Robledo para 1 post d viomundo d 8/7/10) vc mostra outra face deste plano, q é dividir para enfraquecer. Parece claro q consciente (minha opinião) ou inconscientemente vc faz parte dos "bobões vomitadores de besteira", o q é muito grave em ambas opções.

Ed.

Lembrando que o narcotraficante Abadia foi preso pela Polícia Federal, no estado do PCC*, governado por Serra.
Morava com todo o conforto e tranquilidade e declarou que comprava proteção da policia estadual dos demotucanos.

(*) oops, desculpem: "daquela facção criminosa", para não ferir a censura imposta à sigla.

Deixe seu comentário

Leia também