No Dia das Mortas e Mortos – Luto pela Vida, às 13h30, na Praça da Sé, em SP

Tempo de leitura: 2 min

Dia das Mortas e Mortos – Luto pela Vida neste dia 2 de novembro (terça)

Arrastão dos Blocos realiza cortejo/manifestação no dia de Finados

Há algum tempo o Arrastão dos Blocos arrasta multidões pela cidade, ativamente presente nas manifestações paulistanas inicialmente contra o golpe e agora, contra a necropolítica, os mais de 69 Blocos de Rua da Cidade, querem a garantia de ter o Carnaval de Rua LIVRE e SEGURO PARA TODOS.

No dia 2 de novembro, Dia de Finados, terça-feira, acontece o Dia das Mortas e Mortos – Luto pela Vida, às 13h30, na Praça da Sé.

O cortejo é uma construção unitária entre o Arrastão dos Blocos, o bloco Feliz Finados (Fanfarra Clandestina) e o coletivo Luto pela Vida.

Tem o objetivo de honrar os agentes funerários, todas mortas e mortos, mais de 600 mil de COVID- 19, fora as incontáveis mortes do genocídio que se instaura no país.

A ideia é ter um encontro para celebrar e honrar a vida dos que se foram, para que seja uma formar de realizar um processo de luto coletivo – que tanta falta fez nos últimos anos, além de honrar e celebrar a vida e o trabalho das e dos agentes funerários, tão fundamentais e, muitas vezes, invisibilizados.

As pessoas que vierem participar podem trazer instrumentos para somar, fotos dos que se foram e oferendas como velas, flores, frutas, cartazes, mensagens e memórias. Obrigatório o uso de máscara e o respeito aos protocolos de segurança.

Dia das Mortas e Mortos – o Luto pela Vida começa na Sé, às 13h30; às 14h, aquecimento da roda, às 15h, em cortejo Feliz Finado dando a volta na Praça da Sé, 16h20, está previsto o início do Jogral que será na Escadaria da Igreja da Sé, às 16h47 cortejo Arrastão do Blocos até a vigília na Câmara dos Vereadores.

Sobre o Arrastão dos Blocos

O Arrastão dos Blocos é uma articulação de blocos de Carnaval de Rua de São Paulo e região.

O primeiro desfile, em abril de 2016, teve com o tema “golpe nunca mais” e colocou dezenas de Blocos de Carnaval de rua juntos na rua, num “Carnavato” (um Carnaval fora de época com tema político, ou uma manifestação política em formato carnavalesco) que toca composições próprias, feitas de maneira coletiva entre os blocos.

Desde então, já realizaram mais de 30 desfiles, independentes do Arrastão ou dentro de manifestações políticas mais gerais.

Além da política nacional geral, o Arrastão também se propõe a debater e organizar os blocos na defesa do CARNAVAL DE RUA LIVRE.

Nosso movimento é sexy e, assim como o Carnaval, questiona as regras e padrões da sociedade em que vivemos.

Serviço:

Evento: Dias das Mortas e Mortos – Luto Pela Vida

Data: 2/11/21 – a partir das 13h30 –

Local: Praça da Sé
Endereço: Praça da Sé, s/n – Centro

Instagram: https://www.instagram.com/arrastaodosblocos/

Programação

13h30 – Início dos trabalhos

14h – Aquecer e roda

15h – cortejo Feliz Finados (Fanfarra Clandestina)

4h20 – Jogral nas escadarias

16h47 – Cortejo arrastão até a vigília na Câmara dos Vereadores

17h30 – Vigília na Câmara dos Vereadores


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também