Nesta sexta, lançamento em SP da 2ª edição do livro Estação Paraíso, de Alípio Freire; haverá debate

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

Em 22 de abril de 2021, Alípio Freire, vítima de covid-19, encantou-se como diria Guimarães Rosa.

Jornalista, poeta, artista plástico, cineasta e militante socialista, Alípio deixou como legado uma longa história de luta pelos direitos humanos, memória e artes.

Em 13 de dezembro de 2007, ele lançou em São Paulo pela Editora Expressão Popular o livro de poemas Estação Paraíso.

Pois nesta sexta-feira, 23 de junho, acontece o lançamento da 2ª edição de Estação Paraíso, fruto de uma parceria Expressão Popular e Fundação Perseu Abramo.

Será, às 19h, no Centro Universitário MariAntonia, com a mesa de debate “Estação Paraíso: poema-testemunho”.

Debatedores: a professora emérita da USP Walnice Nogueira Galvão, o pesquisador em literatura Edilson Dias de Moura e o professor e poeta Filipe Augusto Peres.

Mediação: Jonathan Constantino, professor e poeta.

De acordo com a sinopse,  o livro foi escrito em homenagem a Aurora Maria Nascimento Furtado, a “Lola”, como era conhecida pelos companheiros que junto a ela lutaram contra a ditadura civil militar.

Assassinada pelo regime no dia seguinte à sua prisão, após tortura abominável, Aurora é lembrada por Alipio como símbolo de resistência e renascimento de toda uma geração após décadas de um regime autoritário, corrupto e assassino.

Os poemas, alguns divididos em cantos, revisitam o gênero épico – escolha muito original em relação às narrativas testemunhais referentes ao período da ditadura – e dialogam com poetas e referências modernas.

Segundo o coletivo de literatura do Instituto Estação Paraíso, a nova edição manterá todas as escolhas feitas pelo autor à época da primeira edição: dos textos de apoio ao projeto gráfico, também idealizado por ele

O coletivo foi fundado por familiares e amigos de Alípio Freire para divulgar e difundir a obra e as frentes de luta encampadas por ele.

Durante o evento, será lançado também o site Alipio Freire, memória viva.

O livro está disponível para venda aqui.

Leia também:

O Futuro é nosso!, de Silvio Tendler: Pré-estreia hoje, no Rio; assista ao vídeo de apresentação

Wladimir Pomar presente, agora e sempre!


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também