VIOMUNDO

Diário da Resistência


Você escreve

Nassif: Globo invadiu o terreno do “seo” Manoel


24/03/2010 - 01h31

No dia 19, nós publicamos a matéria Serra oficializa grilagem da Globo. Ontem, 23, a leitora Mirian, no blog do Nassif, atualizou o capítulo desse imbróglio desvendado em novembro de 2009 por Joaquim Carvalho, no blog do Morumbi: o dono do terreno seria Manoel Borges Ferreira, que requer na Justiça o direito ao terreno da avenida Chucri Zaidan.  Número do processo:  053.10.006498-4

por Miriam no blog do Nassif

Nassif, olha só o imbróglio do terreno que a Globo “doou” para o Estado, que recebera por cessão do DER [Departamento de Estadual de Estradas de Rodagem], que invadiu a propriedade do Sr. Manoel Borges Ferreira, que luta na justiça e tenta impedir a construção da anunciada escola técnica de multimídia, áudio e vídeo.

Hoje (23.03.2010) foi dada uma liminar parcial ao Estado para conceder o interdito proibitório apenas na área comprovadamente pública:

Processo 053.10.006498-4
Classe Interdito Proibitório (Área: Cível)
Assunto Posse
Distribuição Livre – 04/03/2010 às 11:01
2ª Vara de Fazenda Pública – Foro Central – Fazenda Pública/Acidentes
Local Físico 23/03/2010 06:31 – Aguardando Publicação – IMPR. 100
Reqte Fazenda do Estado de São Paulo – FESP
Advogado JORGE GOMES DA CRUZ

Reqdo Manoel Borges Ferreira

23/03/2010 Concedida em Parte a Medida Liminar no Pedido Inicial

Vistos. 1.Trata-se de pedio liminar de interdito proibitório de área que a autora alega ser pública. 2. Em cognição sumária, estão presentes os requisitos legais para a concessão da medida na forma da fundamentação. Com efeito, o imóvel registrado sob a matrícula n. 109.599, de fato, foi adquirido pelo DER, doado à autora e depois cedido para uso de terceiro. Porém, o réu menciona que a área por ele defendida não está incluída pela matrícula (item 6 fl. 29). E, se de fato, não há descrição adequada de qual é a área pública, ainda que remanescente (fl. 32), caberia, em tese, ação discriminatória, pelo interessado, para se saber exatamente se se trata de área pública ou particular. Por tais fundamentos, DEFIRO parcialmente a liminar para conceder o interdito apenas na área comprovadamente pública, qual seja, aquela constante da matrícula n. 109.599 (fls. 19/23). 3. Cite-se e intime-se. Int.

A íntegra do despacho do Tribunal de Justiça de São Paulo está aqui

*****
A história contada pelo Sr. Manoel Borges Ferreira, em 17 de novembro de 2009

“O Estado invadiu meu terreno”
por Joaquim Carvalho, no  blog do Morumbi

Normalmente, a imprensa noticia a invasão de áreas por sem terra e sem teto e ao Estado cabe o papel de, cumprindo ordem judicial, retirar os invasores, o que no jargão jurídico se chama fazer “a reintegração de posse”. Mas e quando o invasor é o Estado? Quem vai retirá-lo? Esta é a situação denunciada à Justiça por Manoel Borges Ferreira, um senhor de 66 anos que mora em Guarulhos e tem a escritura de compra do terreno vizinho à TV Globo, na esquina da avenida Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas) com a Chucri Zaidan. Além da escritura, o imóvel está registrado no cadastro de IPTU da prefeitura em seu nome. Apesar disso, desde que a Record denunciou que o terreno era ocupado irregularmente pela TV Globo, o Estado colocou lá uma placa para anunciar a construção de uma escola técnica e um contêiner, para servir de guarita para um guarda. Procurado pelo blog, Manoel deu a seguinte entrevista:

Blog – A quem pertence o terreno?

Manoel – É meu. Tenho escritura. A prefeitura cobra IPTU de mim e minha escritura está registrada no 15º Cartório de Registro de Imóveis. O Estado não tem documentação legal e invadiu a minha área. Antes era a Globo a invasora, agora é o Estado. Estou lutando contra gigantes.

Blog – Como o senhor comprou aquele terreno?

Manoel – Eu trabalho com regularização de documentação imobiliária. Este é o meu negócio. Em 1996, fui contrato para regularizar uma área na Chucri Zaidan. O dono era o Mário Bardelli. Ele havia comprado a área na década de 60, da família de Policarpo Correa, um português da Ilha da Madeira que adquiriu muitas terras onde hoje é o Brooklin. Mário estava sem dinheiro e eu fiz uma permuta com ele. Em troca, dei a ele terrenos meus em Bertioga, no Litoral, que são mais fáceis de vender. Foi tudo registrado, tudo legalizado.

Blog – E por que o senhor não ocupa o terreno?

Manoel – O DER – Departamento de Estradas de Rodagem – foi o primeiro a invadir meu terreno. A empresa é uma estatal e, há muitos anos, ela desapropriou a Telefunken e, de fato, tinha uma grande área ali. Não sei por que, esta área acabou fazendo parte de um terreno que foi vendido a um condomínio. O dono do terreno vendido a esse condomínio era o Pão de Açúcar. O condomínio que comprou o terreno era formado pelo Bank Boston, o Hotel Hyatt e a Rede Globo. Mais tarde, o condomínio foi desmembrado e cada um ficou com a sua parte. O terreno do DER era ali, mas a área foi vendida por outra pessoa. Houve uma sobreposição de áreas, e o DER acabou entrando no meu terreno, dizendo que era dele. Mas não era, nunca foi. Tenho a escritura para provar. O erro está em outro lugar. Mas, em vez de brigar com os grandes, o DER resolveu me prejudicar. Sou a parte mais fraca. Depois, o DER fez uma escritura de cessão de direito à Fazenda do Estado de São Paulo. Eles tentaram vender o terreno em leilão, mas eu entrei na Justiça e o comprador desistiu de ficar com a área. Ele fez o certo, porque o terreno é meu e o Estado não podia transferi-lo a particular. Aí a Globo ficou na área como se fosse dela, tinha até pista de cooper para seus funcionários. Para entrar no terreno, que é meu, eu já tive até que chamar a polícia.

Blog – E qual é a situação hoje?

Manoel – Eu entrei com uma ação anulatória da escritura de cessão de direitos do DER para a Secretaria da Fazenda do Estado. Esta ação está correndo. Esta semana, eu entrei com outra ação, uma proibitória. É para impedir que o Estado construa ali a escola técnica. Se quer fazer a escola, procure outro terreno. Não invada o meu.

Blog – E já houve alguma decisão?

Manoel – Estou levantando dinheiro para pagar as custas, que são muito altas. Devo pagar esta semana e então o juiz poderá aprecisar meu pedido de liminar.

Blog – Como o senhor vive?

Manoel – Tenho dificuldade. Estou com problemas cardíacos. É uma situação de extrema violência esta que eu vivo. Mas não vou desistir. Minha esperança é que aqueles que erraram sejam punidos e isso inclui o 13º Cartório de Registro de Notas, no Brooklin, que fez uma escritura fraudulenta. O DER não podia fazer uma escritura de cessão de direitos de uma área que não lhe pertence. O cartório aceitou. O terreno do DER é ocupado hoje pela Globo e o hotel Hayatt. Por que não vão brigar com eles?





39 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

paulo leal

06 de janeiro de 2013 às 00h07

dona da casa onde mora na vila rosalià av s luis 11 24972763 pergunta do go
Lpe do terreno de bertioga que ela levou do seo manoel borges.cojtada

Responder

paulo leal

26 de fevereiro de 2012 às 15h22

deus que me perdoe esse seo manoel e um tremendo picareta,,ja fomos vitimas desse senhor so nao digo meu nome porque me prometeu me pagar,cai no mesmo golpe no outro tereno.cuidado nao alimente esse vigarista.

Responder

paulo leal

27 de janeiro de 2012 às 10h01

esse senhor e um vigarista ,a globo pode ser isso e aquilo mas desta vesz tomem cuidado eu conheco esse senhor deu golpe em todos os que se aproximam dele deu golte no irmao da mulher dele um artista plastico ,na sogra ele dosse que o terreno de bertioga deu em troca ,contado da sogra ficou sem terreno ele vendeu pra ema com 6 compradores tire duvida lige para dona mariiza 1123972763,se quiser levar essa falsa imagem do senhor manoel,faca uma investigaâo sigilosa nâo diga que viu a denuncia pela internet.a um que caiu no golpe se chama paulo leal que trabalha na petrobaz de brasilia.

Responder

@coinho

25 de março de 2010 às 04h25

É revoltante, só isso que tenho a dizer…

Responder

@BragaDoBlogue

24 de março de 2010 às 19h33

Como a Globo é contra o PNDH, que diz que em casos de "invasões" deve-se procurar primeiro uma saída dialogada e que diz que as medidas de reintegração de posse devem respeitar os direitos humanos, o correto seria a polícia chegar descendo o cacetete nos filhos do Roberto Marinho?

Responder

Luciano Prado

24 de março de 2010 às 19h00

Não há surpresas. A elite desse país é podre. Chegará o dia em que um louco fará, de forma emblemática, justiça com as próprias mãos e talvez as pessoas acordem para o mal que essa gente faz ao país.

Responder

Carlos

24 de março de 2010 às 18h52

Ao invés do "plim-plim", som de grilos…

Responder

g00

24 de março de 2010 às 18h34

E o PiG e os blogueiros do PiG vivem dizendo que os blogs vivem de replicar notícias da mídia…

Responder

José Araújo

24 de março de 2010 às 18h26

Cuitado do seu Manoel. É derrota certa. Vide o caso da TV Globo São Paulo "comprada" com assinatura de pessoa falecida antes do negócio.

Responder

    Carlos

    24 de março de 2010 às 20h26

    Tempos são outros.

Rafael, BHte

24 de março de 2010 às 17h33

A Band tenta convencer seu público q o governo federal atenta contra o direito à propriedade ao desapropriar terras para a instituição de um parque nacional, veja q vergonha, a q ponto chegamos e isso na mesma emissora q mentiu ao afirmr q o governo com o PNDH queria controlar ou censurar a imprensa ou os meios de comunicação qdo o mesmo fazia referência a discussão pela sociedade sobre as concessões de rádio e tv:

"Produtores rurais temem criação de Parque Nacional da Mantiqueira"
http://maisband.band.com.br/v_53462_produtores_ru…

Responder

    Julio

    24 de março de 2010 às 18h34

    Não podemos nos esquecer que os SAAD, donos da Band, são possuidores de 16 fazendas. Portanto nada mais evidente do que defender seus proprios interesses em nome de outros.

    Carlos

    24 de março de 2010 às 18h50

    Vi a matéria e não lembro de a Band ter permitido ao governo justificar a proposta… claro, "ooutroladismo" foi banido das redações.

Andre

24 de março de 2010 às 16h08

fiz o mesmo comentário sobre a posse do Seo Manuel nos comentários quando da divulgaçao de seu primeiro artigo sobre a grilagem, 2 dias atrás :P (vai lá e Ctrl F "Andre" pra achar) ;)

precisa ver mais os comentários do seu blog hein!!!

rsrsrs

tb vou ganhar um comentário especial seu???

hehehehehe

em tempo: sabemos que a participaçao dos leitores dos blogs ajuda a encontrar as notícias pertinentes relacionadas…

abraços

fui

Responder

jose fernandes

24 de março de 2010 às 15h45

isso é inacreditável!!!! que absurdo,…. a globo manda neste estado.

Responder

francisco.latorre

24 de março de 2010 às 13h44

grilagem é crime.

cadê o ministério público?…

Responder

Carlos

24 de março de 2010 às 11h54

"Minha esperança é que aqueles que erraram sejam punidos e isso inclui o 13º Cartório de Registro de Notas, no Brooklin, que fez uma escritura fraudulenta."
.
Quais os donos do tal cartório?

Responder

    francisco.latorre

    24 de março de 2010 às 15h36

    cartório é saúva.

    um dia ainda limpamos essa fossa negra.

    entulho colonial.

    Laurindo

    24 de março de 2010 às 14h05

    Com certeza, o dono do tal cartório é algum apadrinhado, porque é assim que funciona a cultura cartorária no país. É ação entre amigos e, claro, o cartório sempre estará do lado do mais forte que, afinal, é de lá que lhe vêm as benesses.

    Carlos

    24 de março de 2010 às 15h52

    Trata-se de escritura "grilada", né?

Eugênio P. Costa

24 de março de 2010 às 14h10

O Brasil não suporta mais um paulista, paulistano mandando no Brasil, nem suporta a Globo-fox. A globo na sua audiencia ou menos, fala com a bosalidade de quem já teve 50% de audiência. A Globo, a Folha, a imprensa marron não suportam a Internet, não digo isso não só ideologicamente, principalmente a avalance que representa numericamente, aritemeticamente, o que significa cada vez mais perda de audiência. No próximo ano RECORD e Globo lutando pelos 25% de audiência, o terceiro lugar com 10%, assim por diante.

Responder

    Clóvis

    24 de março de 2010 às 19h27

    Qual o último paulista que governou o Brasil? FHC era carioca, Sarney do Maranhão, o último paulista foi Paschoal Ranieri Mazzilli que governou por menos de 2 semanas! Trata-se de uma vergonha que foi 1 1º governante do golpe militar… Mas quantos cariocas, gaúchos, nordestinos tivemos na ditadura?????
    Deixe de ser besta e aceite que o político é ruim não importa sua origem, somente seu caráter!

Mello

24 de março de 2010 às 13h49

Azenha,

No blog do Marco Aurélio Mello, ele sugere que "seu" Manual chame os Sem-terra para ajudá-lo nessa empreitada.

Se junto a isso, eles chamarem a Record para fazer a cobertura, a coisa vai esquentar para o lado da "Rede Grilagem"

Responder

    Jota

    24 de março de 2010 às 18h46

    Não esqueçam de levar os tratores!

Matheus Nahkur

24 de março de 2010 às 13h45

Se há escritura no Cartório de Registro de Imóveis, não deveria haver qualquer imbroglio. Onde estão os juízes?

Responder

@josecarloslima

24 de março de 2010 às 13h28

Chegamos a um ponto em que a avalanche de mentiras publicadas nesta imprensa bandida é tão grande que o governo não dá conta de desmentir, tamanha a quantidade de mentiras. Se não houver uma grande mobilização nacional, envolvendos os movimentos sociais, é a democracia que estará em risco. A conferir
http://josecarloslima.blogspot.com/2010/03/fui-co…

Responder

Francisco

24 de março de 2010 às 12h30

E e' assim que e' construida a pornografica concentração de terras na mão de poucos na cidade e no campo: esbulho, grilagem, falsificações grosseiras de documentos… e por ai vai! E teve gente que tem peninha dos pes de laranja da Cutrale….

Responder

Fulvio Godoy

24 de março de 2010 às 12h13

Vejam o fortuna que um professor recebeu do bônus pago pelo Zé Pedágio:

http://farm5.static.flickr.com/4014/4457037419_d2…

Responder

Milton Hayek

24 de março de 2010 às 12h11

http://www.tijolaco.com/?p=10501

Se depender de O Globo, Dilma vai de ônibus

Se dependesse de O Globo, Dilma Roussef viajaria pelo país, em campanha, usando ônibus, ou aproveitando promoções de passagens da Gol, a R$ 59. Enquanto estivesse em campanha, moraria num quitinete e suspenderia os comícios para ir fazer umas compras aproveitando as promoções da TV. Assessoria, ela pediria para alguns amigos, depois do expediente, e comitê ela faria ali numa salinha no Conjunto Nacional, que um amigo não conseguiu alugar ainda porque está com infiltração e ele anda sem dinheiro para reformar.

É isso que dá pra pensar lendo a principal matéria de política hoje, no jornal. Novamente com a “ajuda” da direção do PT, que fica “dando mole” para jornalistas que não são incumbidos de apurar informações, mas de levantar material para contrapropaganda, O Globo esquadrinha os gastos da pré-candidata, sem dar uma linha sequer sobre as estruturas montadas pelos adversários. Sobre Serra, nada.

Trata de maneira escandalosa um “salário” de R$ 17 mil a ser pago a Dilma durante a campanha, quando sabe que um deputado ou senador ganha 50% mais. Aliás, o compromisso com a transparência deveria fazer o jornal dizer quanto ganham seus executivos, como comparação. Ou publicar a tabela de seus preços em publicidade, pois eu garanto que o salário da ministra não dá nem para pagar um quadradinho de 1/8 de página no jornal dos Marinho….

Responder

    Jota

    24 de março de 2010 às 13h55

    Quanto ganha um Fausto Silva? Um Jô Soares? Será que eles ganham mais que a Dilma?

    francisco.latorre

    24 de março de 2010 às 15h41

    queriam mesmo era dilma na cozinha… ou lavando roupa.

    como nos bons tempos…

    quando as mulheres sabiam seu lugar.

Carlos Gomes

24 de março de 2010 às 11h36

Caro Azenha,nesta altura do campeonato a Maquete da escola deve estar sendo fabricada a gtodo o vapor para o SERRA inaugura-la antes que perca todos os mandatos dele.

Responder

    Laurindo

    24 de março de 2010 às 14h12

    O Serra virou mesmo especialista em maquete. Estão dizendo que a maquete que o promotor do caso Nardoni usará durante o julgamento, teve orientação técnica feita pelo governador. O governador, muito, muito, simpaticamente, nada cobrou por essa orientação, afinal, ele está em campanha.

WESLEY

24 de março de 2010 às 10h38

PRIMEIRA PÁGINA DE O GLOBO….

MANCHETE INICIAL DO JN…

Responder

Tweets that mention Nassif: Globo invadiu o terreno do “seo” Manoel | Viomundo - O que você não vê na mídia -- Topsy.com

24 de março de 2010 às 07h20

[…] This post was mentioned on Twitter by Aparecido, Gustavo Paashaus . Gustavo Paashaus said: #Nassif: #Globo invadiu o terreno do “seo” Manoel http://bit.ly/ak8oNY (via @viomundo) #GloboGrileira […]

Responder

Erigutemberg Meneses

24 de março de 2010 às 09h10

O PIG escancarou despudoradamente seu apoio às ditaduras. A Folha de São Paulo recentemente nomeou o golpe militar de ditabranda. Chega a vez da Rede Globo atenuar a participação dos militares no golpe que ceifou a vida de milhares de brasileiros que lutaram pelas liberdades democráticas. Em breve irá ao ar através do canal por assinatura Globo News um programa onde os generais afirmam não ter havido tortura nos quartéis. O interesse em abrandar as coisas para os torturadores é incentivar novo golpe desde que a eleição de Dilma é 100% certa. Por favor denuncie a manobra em seu site.

Responder

Charles Carmo

24 de março de 2010 às 08h20

Extra, extra:

Parece piada. Tem cara dia piada. É piada: Texto de Roberto Jefferson, publicado na Folha, é de Olavo de Carvalho

http://www.oreconcavo.com.br/2010/03/24/parece-pi…

Responder

Gerson Carneiro

24 de março de 2010 às 06h42

Quem diria! A Globo que tanto "denuncia" o MST, metida em grilagem. "Oh! Cride, fala prá mãe!"

Responder

    Pedro

    24 de março de 2010 às 13h55

    Hehehe. É verdade, bem apontado.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding