Altamiro Borges: Serra tira os sapatinhos para os EUA

Tempo de leitura: 4 min

por Altamiro Borges, em seu blog

O presidenciável demotucano José Serra vai aos poucos soltando suas asinhas. Quando sua pré-candidatura foi oficializada, no início de abril, ele se fingiu de bonzinho. Evitando se confrontar com a alta popularidade do presidente Lula, afirmou que manteria o que há de positivo no atual governo e lançou o bordão adocicado “O Brasil pode mais” – que logo foi encampado pela TV Globo numa desastrada propaganda subliminar. Mas o “Serrinha paz e amor” não se sustenta. É pura estratégia eleitoral, coisa de marqueteiro esperto para embalar um produto falsificado.

Na semana passada, num evento com empresários de Minas Gerais, José Serra começou a fazer a demarcação dos projetos em disputa da eleição de outubro. Ele criticou o Plano de Aceleração do Crescimento, o que reforça a confissão à revista Veja do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, de que o PAC será extinto. Também afirmou que irá “rever o papel” do BNDES. O que chamou a atenção no seu discurso, porém, foi o ataque ao Mercosul. Para ele, o bloco regional “atrapalha as relações comerciais do Brasil”. O discurso deve ter agradado aos seus amos dos EUA.

“Alinhamento automático” com o império

De há muito que a política externa do presidente Lula, mais altiva e ativa na defesa da soberania nacional, é motivo de duras críticas da oposição neoliberal-conservadora. Os demotucanos nunca engoliram a prioridade dada ao Mercosul e à integração regional; tentaram sabotar o ingresso da Venezuela no bloco regional e são inimigos declarados dos governos progressistas da região; não se pronunciaram contra o golpe militar em Honduras, mas condenaram o governo por dar abrigo ao presidente deposto. Para eles, como revela José Serra, a integração latino-americana atrapalha.

Presença nauseante nos telejornais da Globo e nas páginas dos jornalões e revistonas direitistas, os embaixadores tucanos Celso Lafer, Rubens Barbosa e Luiz Felipe Lampreia sempre pregaram o retorno à política de FHC do “alinhamento automático” com os EUA. No episódio recente da ameaça do governo Lula de retaliar produtos ianques em oposição ao seu protecionismo, alguns deles saíram em defesa dos EUA. Eles temem qualquer postura mais soberana diante do império. São contra a política de diversificação comercial do Brasil, contra a ênfase nas relações Sul-Sul.

Complexo de vira-lata dos demotucanos

Este é o time do candidato José Serra. Essa é a sua orientação para a política externa. Na prática, a oposição neoliberal-conservadora sonha com o retorno ao “alinhamento automático”. Mercosul e outras iniciativas visando quebrar o unilateralismo imperial seriam enterradas com a eleição do demotucano. O Brasil regrediria para o triste período de FHC, de total subserviência às potências capitalistas – do complexo de “vira-lata”. Serra tenta se afastar da imagem desgastada de FHC, mas sua política externa seria idêntica – não como farsa, mas como tragédia no mundo atual.

Para entender o que representaria este retrocesso vale a pena ler o livro “As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos (de Collor a Lula, 1990-2004)”, do renomado historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira. Ele comprova, como farta documentação, como a política externa regrediu nos oito anos de reinado de FHC. Neste período nefasto, o país só não aderiu ao tratado neocolonial dos EUA, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), devido à reação da sociedade. Esta resistência também evitou que Alcântara, no Maranhão, virasse uma base militar ianque.

Tratamento humilhante para o Brasil

Apoie o jornalismo independente

Entre outros casos vexatórios da política de FHC, Moniz Bandeira relata a sumária exoneração do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) do Itamaraty, por este ter alertado o governo para os graves riscos da Alca. Cita a atitude acovardada do ex-ministro Celso Lafer diante das pressões dos EUA para afastar o embaixador brasileiro José Maurício Bustani da direção da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), ligada à ONU, por este ter tentado evitar a guerra genocida no Iraque. Lembra ainda os discursos do ex-ministro de FHC propondo a participação do Brasil no genocídio no Iraque com base no draconiano Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR).

O ápice dessa postura subserviente se deu quando o diplomata aceitou tirar seus sapatinhos nos aeroportos dos EUA. “Em 31 de janeiro de 2002, Celso Lafer, ministro das Relações Exteriores do Brasil, sujeitou-se a tirar os sapatos e ficar descalço, a fim de ser revistado por seguranças do aeroporto, ao desembarcar em Miami. Esse desaire, ele novamente aceitou antes de tomar o avião para Washington, e mais uma vez desrespeitou a si próprio e desonrou não apenas o cargo de ministro, como também o governo ao qual servia. E, ao desembarcar em Nova York, voltou a tirar os sapatos, submetendo-se, pela terceira vez, ao mesmo tratamento humilhante”.

Subserviência ou soberania nacional?

Com base nas suas pesquisas, Moniz Bandeira garante que a eleição de Lula deu início a uma guinada na política externa, retomando a trajetória seguida por Vargas e outros nacionalistas. Ele lembra os discursos do então candidato contra a Alca, a indicação de Celso Amorim e de Samuel Pinheiro para o seu Ministério de Relações Exteriores, a prioridade às negociações do Mercosul, os esforços para a construção de um bloco regional sul-americano e a frenética investida na diversificação das relações com outros países em desenvolvimento – como China, Índia e Rússia. Cita ainda os duros discursos contra a ocupação do Iraque e o veto à base ianque em Alcântara.

Para o autor, após a longa fase de subserviência ao império, as relações do Brasil com os EUA voltaram a ficar tensas. Ele registra os vários discursos hidrófobos da direita estadunidense e não descarta manobras ardilosas e violentas para sabotar o atual projeto de autonomia nacional. Mas se mostra confiante na habilidade e ousadia da atual equipe do Itamaraty. Reproduzindo artigo do jornal O Globo, ele afirma que “há tempos (Celso Amorim) avisou a embaixadora dos EUA que não há força no mundo capaz de fazê-lo tirar os sapatos durante a revista de segurança dos aeroportos americanos. ‘Vou preso, mas não tiro o sapato’”. Conforme indica Moniz Bandeira, este é o dilema do Brasil na atualidade: subserviência ou soberania nacional?

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

Prezado Azenha,

Creio ser coisa de alguma fase de inferno astral meu. Não sei se ao rejeitar os comentários, vocês colocam imediatamente na lixeira. Seria para fazeres uma comparação do meu último comentário, nesta chamada, e um outro já publicado em que explicita 'as cuecas'. Meu comentário foi coisa para o 'cliente' divagar e decidir a seu bel talante. No entanto, continuo não crendo que seja a primeira opção que citei em um outro comentário, no qual eu falava sobre falta de critério nas avaliações.

    Conceição Lemes

    Urbano, exatamente o que vc quer saber? Abs

duar te

E incrível, toda vez que um tucano fala de política externa ou sobre o mercosul,antes de qualquer coisa ele arreia as calças na direção de tio sam. Ou estes caras sao a fina flor do entreguismo ou os caras estao comprometidos ate a medula com interesses dos EUA. Tucano nao faz nada de graça.

Adilson

Tirar os sapatinhos é só um aperitivo, se essa anta for eleito Presidente, creio que irá tirar até as cuecas.

    brasileira roubada

    É melhor tirar as cuecas do que enfiar o nosso dinheiro dentro delas, não é mesmo?

    @marisps

    Ai como é patética a falta de discurso! O seu dinheiro foi enfiado na cueca de alguém? O dos meus impostos foi utilizado para fazer o país crescer, para tirar 20 milhões da linha da pobreza, para ajudar o país a sair ileso da maior crise econômica dos últimos anos, para investimentos em infraestrutura, para diminuir a desigualdade. Reduzir grandes e positivas mudanças a dinheiro na cueca é uma falta de argumentos patética não acha?

DECO

"Estou Mudo".

    Rodrigo

    Continua assim, a gente agradecemos!

DECO

Gergon Carneiro. Gostaria que você comentasse a entrevista de Ciro Gomes ao SBT Brasil nesta sexta-feira (23/04). Você é um cara cabeça.

    Gerson Carneiro

    Grande Decão. Não é “Gergon” não viu, é Gerson.
    Não vi a entrevista, mas o Cirão é inteligente. Às vezes fala umas bestagezinhas, é comum em todos nós. Só o fato de ter conquistado o coração da Patrícia Pillar, aquela galeguinha dos zóin hipnotizantes (parece uma Dona Marizinha novinha) já o credencia a falar a bestage que for. E aquele sotacão forte, cearense, já conquista minha admiração. Mas é uma cabra arretado também.

Mc_SimplesAssim

Comparar Lula com Getúlio é o fim da picada.

Pior que tem gente que acredita que nunca antes neste país tivemos um presidente tão popular e nacionalista quanto o companheiro Luiz Inácio.

    Juliano

    Realmente, Lula nunca foi um ditador, nem colaborou com os nazistas.

    Gerson Carneiro

    Verdade, e hoje gira essa conversinha de que a Dilma é "guerrilheira", "assasina" e etc.

    Pois bem, foi no governo de Getúlio Vargas que Felinto Muller (amigo de Getúlio) deportou, em um cargueiro, Olga Benário, grávida de sete meses, direto para campo de concentração na Alemanha.

    Em tempo: Não havia nenhuma acusação contra ela; a deportação foi decidida e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo não havendo pedido de extradição de iniciativa da justiça alemã.

    Mc_SimplesAssim

    Caros Juliano e Gerson,

    Dizer que Getúlio era um ditador sanguinário não passa de meras calúnia que a burguesia alimenta no imaginário da classe média brasileira, utilizando-se de inocentes úteis e/ou jornalistas e historiadores de má-fé.

    A deportação de Olga Benário foi decidida pelo Supremo Tribunal da época e o Getúlio não teve participação nisso.

    Além do mais, a II guerra ainda não havia sido deflagrada e portanto o nazismo tinha relações diplomáticas normais com o resto do mundo, assim como acontece hoje com o estado sionista de Israel.

    Aliás, é muito curioso que esse episódio tenha ganhado destaque somente após a publicação do livro de Fernando Moraes, notório colaborador do regime pós-64, também biógrafo de aluguel do brilhante filósofo e imortal Paulo Coelho, bem como sua versão cinematográfica produzida e distribuída por ninguém menos que a famigerada Globo Filmes.

    Recomendo aos que se interessarem pelo assunto a leitura do livro "Minha Razão de Viver" de Samuel Wainer e editado pelo insuspeito Augusto Nunes.

    Abraços

    Gerson Carneiro

    "A deportação de Olga Benário foi decidida pelo Supremo Tribunal da época e o Getúlio não teve participação nisso".

    Caro SimplesAssim, não complique meu fio. Hoje, sobre um italiano aí, o STF jogou a batata quente nas mãos do Lula. Seria confortável se o STF tivesse decidido sobre o italiano pra podermos dizer que Lula "não teve participação nisso".

    Consegue perceber que são vários pesos e várias medidas(e dependendo da ocasião e de quem seja o alvo se escolhe quais usar)?

Marat

Não gosto de patriotadas, por isso não gosto dos Estados Unidos. Além de suas patriotadas, eles se acham o máximo, os donos da verdade e senhores do destino do mundo: bombardeiam onde e quando querem, e matam aqueles que não concordam com suas idéias.
Tenho muita preocupação que seja eleito alguém que seja um novo Uribe e arreganhe o Brasil para as garras fétidas e sanguinárias dos chacais estadunidenses. Aquela turma é mais voraz que piranha e, com um presidente subserviente, em pouco tempo teremos inflação alta, corrupção generalizada e retorno ao FMI…

Milton Hayek

É a mentalidade do lucro,acima de tudo, que gera coisas como esse Ubaldo e isso aqui também:
http://www.tijolaco.com/?p=12826

Uma editora que manda destruir livros?

Um grande brasileiro, mais lembrado por seu amor às crianças, à cultura e por sua defesa do petróleo brasileiro, tinha uma outra grande, imensa paixão pelo veículo que transportava estas idéias e sentimentos. Monteiro Lobato, cujo 108° aniversário de nascimento transcorreu domingo passado, colocou tudo o que tinha – e perdeu tudo o que tinha – na tentativa de dar petróleo e livros ao Brasil, com a sua pioneira Ediçõers Melhoramentos. Se não tivesse morrido em 1948, morreria agora, com esta notícia.
É que a maior casa editora do país, a Ediouro, mandou uma mensagem mandando que os livreiros destruíssem centenas de títulos – e milhares de exemplares – de livros que não estão tendo “boa saída”. Entre os condenados à morte por estilete – a mensagem é detalhada sobre como deve ser a destruição e a sua prova – estão Mário Quintana, Tolstói, Ferreira Gullar, Shakespeare, Nélson Rodrigues…
Felizmente, diante do protesto dos livreiros, a editora suspendeu a ordem. Está negociando descontos para que sejam comprados por preço mais baixos e vendidos em promoção. Menos mal, mas só o fato de uma barbaridade assim ter sido ordenada já é um absurdo. Está aí um tema sobre o qual vou procurar agir, pois as casas editoras gozam de uma série de imunidades tributárias que representam um subsídio – e muito justo – à publicação de livros – inclusive destes livros que se mandou destruir.
Eles poderiam, perfeitamente, ser doados às escolas, bibliotecas, centros sociais públicos e não terem a fogueira ou a lixeira como destino. Com todo o respeito, achei uma monstruosidade um livreiro dizer na matéria que o feijão deveria ser gratuito, mas que aí não haveria mercado e o mesmo acontece com os livros. Isso não justifica que se jogue nem comida nem livros fora. http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/04/22/ap

    Ubaldo

    Milton Hayek,
    Não entendo o seu espanto. A Izabel Noronha presidente da APEOESP queimou milhares de livros em praça pública e ficou impune. Tão impune que outro dia estava no mesmo palanque com a Dilma , trocando beijinhos e juras de fidelidade partidária.

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, os livros que ela queimou foram aqueles que o Serra mandou entregar as crianças: sabe? Tinha uns com palavrões, outros com dois Paraguais e nenhum Uruguai, tinha uns que diziam que era melhor estuprar que amar… Quer eles para dar de presente às crianças da SUA família?
    Aqui você não faz ninguém de bobo não, meu chapa!

    vera oliveira

    livros??vc chama aquilo de livros??pareciam revistas eroticas

    Milton Hayek

    Quer dizer que seu queimar livros e gostar da Dilma automaticamente ela passa a ser detestável?????Imagine o que você vai pensar quando aceitar que o PSDB fez acordo com o PCC para acalmar São Paulo no governo Alckmin,né lacerdinha????????????????¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹¹

Maria Rita

Mais uma pérola do J. Serra em Natal, ao falar da ditadura: "Era um período agitado no Brasil, em que todo mundo foi exilado. Eu não fui masoquista pra ficar e ser preso."
Notícia daqui:http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/rio-gran

    @marisps

    Corajoso…!

    Gerson Carneiro

    Oxe, mas o PIG fez o maior furdunço por entender que a Dilma havia dito que o emo de 68 anos era um fujão!
    E agora, como fica?

    "Verás que o filho teu não foge à luta"

    Esse de fato é filho da Itália.

    O Brasil quer mais! mais pessoas corajosas como a Dilma.

Paulo

Altamiro/Azenha,
Quantas vezes o Serra tirou o sapato no aeroporto?
Precisava colocar duas x na Home?

    Luiz Carlos Azenha

    O que o Altamiro diz, pelo que entendi, é que Serra representa um projeto político que tira os sapatos no aeroporto. abs

    tocha

    Ou então, uma espécime que, estando em um país, tenta respeitar as leis dele…

    Mc_SimplesAssim

    curiosamente, esse tal "respeitador das leis alheias" não respeita as leis do país que pretende governar

Marcelo de Matos

O jornal O Globo informa que a oposição está à procura de um vice para Serra e acertou alguns critérios. O escolhido não pode representar um obstáculo, no caso de segundo turno, para que Serra tenha o voto dos eleitores de Marina Silva. Ficou combinado que a indicação será feita pelo DEM. Em recente série de reportagens sobre o desmatamento no Mato Grosso, a Globo procurou demonstrar que os ruralistas não estão desmatando mais, devido à pressão internacional. Blairo Maggi não aceita mais o rótulo de desmatador: agora se diz um amigo do meio ambiente. Segundo essas reportagens, os ruralistas agora estão “em outra”: são preservacionistas. Marina Silva ainda teria alguma prevenção contra tão transmudados personagens? Por exemplo, contra a tão prestigiada (pela mídia) senadora Kátia Abreu?

Roberto Locatelli

Corrigindo o link do Tio Sam meigo:
http://1.bp.blogspot.com/_9n7UeTur1q8/S9I2bU0XFGI

    Fabio_Passos

    Sensacional!

    Os tucanos dizem que o Brasil não tem dono… mas todo mundo tá ligado em quem é o dono dos tucanos.

    De cartola, barbicha de bode… e fingindo ser meiguinho.
    Um barato.

Messias Macedo

ENTENDA A TOTAL NORMALIDADE DO CONVÍVIO COM OS NORDESTINOS!

NOTA: texto desenvolvido a partir da leitura do 'post' Serra acha “normal” conviver com nordestino. Como seria “anormal”? Tapar o nariz?
Querendo agradar aos nordestinos, Serra foi buscar nas lembranças da Mooca em São Paulo a presença de muitos nordestinos com quem convivia. E soltou essa pérola: “Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade”.
emhttp://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/04/2

É verdade: o candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, José (S)erra, erra até onde não pode 'MAIS'! (S)errático contumaz e irregenerável!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

ENTENDA A TOTAL NORMALIDADE DO CONVÍVIO COM OS NORDESTINOS!

Pois bem, alguém duvida das palavras do passado de José (S)erra, sobre a normalidade do convívio com os nordestinos?!
E esta é uma pequena tradução da normalidade referida pelo candidato da DIREITONA, outrora morador da Mooca da ‘Locomotiva do atraso’!
A parte mais siginificativa do convívio normal fica por conta do restante do passado de José (S)erra! Relativo a esta parte, o que José Ferra ‘MAIS’ quer é o APAGÃO!

Messias Macedo

ENTENDA A TOTAL NORMALIDADE DO CONVÍVIO COM OS NORDESTINOS!

O convívio sob [plena] normalidade que o aluno da Mooca se refere tem tradução: José (s)erra e a patota dele ficavam azucrinando os pobres dos baianos, taxando-os de burros e preguiçosos; José (S)erra e a galera dele só deixavam os baianos participarem dos ‘babas’ (‘peladas’) se os [intrusos] retirantes fossem os donos da ‘gorduchinha’ (bola de futebol) – e com direito, apenas, a ser o goleiro ou reserva do time dos “craques” Serristas! José (S)erra e o seu grupo bem cheiroso tripudiavam, gozavam, achincalhavam toda sorte de nordestinos: “Volta para a tua terra, cabeça chata, lata d’água na cabeça! Parente de Lampião!”

josé carlos ferreira

Azenha,
eu não sou a Regina Duarte, mais lhe confesso que tenho Medo, tenho medo por exemplo, do povo brasileiro em momento de loucura eleger um cidadão chamado José Serra, como eu e vc sabemos o que essa turma representa, vc imagine essa tragédia, tenho 52 anos, gosto de politica, milito a quase 30 anos dentro do PT, apesar do meu medo não está relacionado ao partido, pq as vezes o PT é igual ao PSDB, o meu medo e como Cidadão, Pai,Trabalhador e tenho consciencia do perigo que é o PSDB voltar ao poder.

Roberto Locatelli

Tio Sam é tão meigo quanto Serra:http://migre.me/z8MX

Milton Hayek

Os tucaninhso agora deram para falar do aumento da dívida pública no governoi Lula.Pois bem.De 1994 até 2008 a dívida pública do estado de São Paulo aumentou em quase 500%!!!!!!!!!!!!!!!Justamente no reinado tucano,onde ele vendem o patrimônio público por meio das privatizações para "diminuir' a dívida.Eita paulistada maluca!!!
http://2.bp.blogspot.com/_MIfGO8dw6Eo/S8h-ppYhWyI

É mais fácil pensarmos em uma gestão Serra semelhante às gestões de Maluf. Principalmente nas questões referentes ao endividamento do estado de São Paulo que cresce paulatinamente. A Dívida Pública do Estado de SP em 1994 era de R$ 34,1 bilhões, passando a R$ 168,6 em 2008. Só no mandato de José Serra, a dívida cresceu quase 20%, dando um salto em mais de R$ 25 bilhões (R$142,5 bilhões em 2006, para R$ 168,6 bilhões em 2008).
http://douglasyamagata.blogspot.com/2010/04/jose-

    Leider_Lincoln

    Ubaldoooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Estamos esperando você, o mais preocupado com a dívida pública aqui do sítio… Nos dê uma luz com sua çabedoria. Ou sua çapiência só se aplica ao governo Lula? Mostre para nós que vpocê não é apenas uma vestal! Esperando seu comentário. De toda forma, foi bom saber disso. Dá para colocar no artigo sobre o Serra e seu programa de governo…

    Márcia Aranha

    Acho que vai acontecer algo pior se, de fato, Serra for eleito…

    Ele pode ser um novo Jânio. Um produto falso, que só se sustenta pela mídia e que, a qualquer momento, pode simplesmente desmanchar no ar.

    É estarrecedora a forma leviana e irresponsável com que a mídia de massa vem alavancando Serra. Perderam a compostura, e comportam-se não como um partido da oposição mas como agentes remunerados do PSDB.

    Escrevem para uma pequena minoria de radicais de direita que, de bom grado, acolhem e pagam pelas mentiras elaboradas por eles.

    É em cima disso que Serra está se equilibrando.

    Não pode dar certo…

    Ubaldo

    Milton Hayek,
    A dívida pública bruta brasileira atual é de R$ 2,1 trilhões. O Lula assumiu com R$ 687 bilhões. O BC esconde R$ 500 bilhões em "Títulos de Mercado Aberto" para mascarar o índice de endividamento. Pagamos mais de R$ 140 bilhões por ano só de juros aos banqueiros no governo Lula enquanto que os investimentos que na realidade é o que gera desenvolvimento são pífios, da ordem de R$ 30 bilhões. A Educação gasta R$ 40 bilhões e o Ministério da Defesa, sem os caças, gasta R$ 38 bilhões.
    Por favor não fale em dívida de SP, com esses números do governo Lula.

    Carlo Cirenza

    O tucaninho se esqueceu que o THC pegou com 60 bi de dividas e entregou ncom 720 bi e não 687 como menciona. Depois de vender o país e não fazer sequer um hospital. Você é cumplice ou idiota?
    Carlo

    Milton Hayek

    Não tergiverse,Ubaldo.Quer dizer que um aumento de quase 500% na dívida de São Paulo,desde 1994,é pouco????Só com José Serra foram mais de 20%!!!!!SE eu aplicasse 500% de aumento em cima de 687 bilhões daria 3 trilhões e 435 bilhões de reais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Você entende de razão e proporção,Ubaldo??????????
    Aqui vou dar uma colher de chá pra você.Isso é o resultado da LRF,uma lei que compromete as receitas do Estado paara para alimentar o Bolsa Oligarquia que todo ano leva quase 200 bilhões do orçamento só para rolar os juros;não para pagar o principal.Depois dessa criação tucana,o Estado tem que ir buscar dinheiro na mão dos particulares para poder investir e,mesmo assim,a inércia da dívida é tão massiva que ela cresce muito.
    O problema,Ubaldo,é que Lula gerou(só pra falar em uma coisa) mais de 12 milhões de empregos após ter assumido um país falido que vocês nos entragaram em 2002.E isso tendo de remunerar a penca de parasitas financeiros que vocês colocaram nas nossas costas!!!!!!
    Vocês,desde 1994,pegaram São Paulo dominando mais de 50% da economia nacional e estão em pouco mais de 35% hoje.Além disso,são incompetentes até pra construir o RODOANEL com o dinheiro que o governo federal enviou.O caixa dois foi tão grande que os carros têm de andar em comboio se o vento ultrapassar 50 Kmph!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Isso sem falar na ALSTOM,né????????????????????????Cuidado que o possível dinheirinho do Zé Chirico na Suiça aparece…..

    Ubaldo

    Milton Hayek,
    O lula prometeu criar 10 milhões de empregos nos primeiros 4 anos de governo. Só criou isso agora em quase 8 anos. Lembre-se que a população cresce à taxa aproximada de 1% a 1,2% ao ano e só devido ao crescimento demográfico seriam necessários aproximadamente 9 milhões de empregos. Isso explica porque a taxa de desemprego continua estável no patamar de 7 a 8% da população economicamente ativa e ainda persiste. Praticamente não houve decréscimo na taxa de desemprego. Nesse raciocínio estreito, veja quanto cresceu em números absolutos as despesas de custeio no governo Lula.
    O número de analfabetos funcionais somam a mais de 40 milhões de brasileiros e 50% da população não possui rede de esgotos. Belo progresso!

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, o matemático. O governo do PSDB criou 780 mil empregos em 8 anos. Para criar os mesmos 12 milhões de empregos que o Lula eles deveriam governar 120 anos. É este o seu plano? E outra, se ele criou 4 milhões de empregos em 4 anos (5 vezes mais que o governo do PSDB em 4), isso quer dizer que ele criou realmente 8 milhões de empregos, ainda que no segundo mandato, não é mesmo?
    E já que vcê gosta de dados, nos informe, se tiver um pingo de brio e coragem, quais eram as taxas de desemprego, analfabetos funcionais e de rede de esgoto no Governo PSDB.
    Aproveite e nos informe também quais eram os juros na época do governo PSDB e qual era a taxa de custeio deste governo, bem para onde foi o dinheiro das privatizações.

    Sandro

    Um dado interessante na dívida pública que o Ubaldo não fala, é que só o BNDES foi capitalizado em quase 200 bilhões de reais, hove também capitalização da caixa ecônomica e do banco do Brasil e essas capitalizações que aumentam a dívida pública, foram importantes para o enfrentamento da crise. E o estado de São Paulo, capitalizou o quê? Ao invés disso vendeu a nossa caixa.

Francisco Silva

Deois do Aécio com barba, vem Serrinha paz e amor. Só falta ele amputar o dedo.

Milton Hayek

Precisamos,nós do campo da esquerda,conhecer as idéias dos liberais e neoliberais que fundamentaram e fundamentam o discurso dos nossos pseudo-conservadores.Muito embora poucos deles tenham lido as obras de Hayek,Rothbard,Menger,etc e etc têm a cara de pau de,como Serra,falar sobre o que não leram.
Aqui no Von Mises Institute tem muita coisa boa sobre Murray Rothbard,o homem que atacou os parasitas do setor financeiro como ninguém("The case against FED" é um bom exemplo).
Quando nós adotamos esse discurso(vindo logo de um dos maiores intsitutos liberais do mundo) nos chamam de "comunistas".O que vocês acham?????Esse pessoal da "direita" brasileira é uma pioada,não é?!!!!
http://mises.org/literature.aspx?action=author&am

João Vargas

Não conheço a situação dos professores paulistas, mas conheço bem a dos professores gaúchos. a tucana Yeda, maquiavélicamente ofereceu um aumento apenas para os professores em início de carreira, tentando assim, dividir a categoria. Não conseguiu, teve que voltar atrás e retirar o projeto. com os brigadianos foi a mesma coisa, tentou dar aumentos diferenciados para dividir a categoria, e mais uma vez, teve que retroceder. Funcionário público que vota em tucano tem que abandonar a carreira e ser empresário.

Milton Hayek

xta-feira, 23 de abril de 2010
A peróla de Serra em Natal

O jornalista Heverton de Freitas que acompanhou a visita do presidenciável José Serra ao RN, na tarde desta quinta-feira 22), para o Novo Jornal, postou no twitter a observação que merece o registro.

Disse Heverton: Querendo agradar aos nordestinos, Serra foi buscar nas lembranças da Mooca em São Paulo a presença de muitos nordestinos com quem convivia. E soltou essa pérola: "Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade".

Grifo nosso: Certamente, o presidenciável José Serra acredita que os nordestinos são de uma espécie diferente da dele. Deve ser!. Enviado pelo leitor Neto, aqui desse site http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

    jbmartins

    Milton, o Ze Pedagio é tão preconceituoso, que viver em normalidade com Pobres e Nordestinos, é um grande merito, ou seja ele acha que para nos é anormal isto…..kkkkkkk e na capa de Revista se Preparou a vida toda para ser Presidente.

    @marisps

    E o Paulo Henrique Amorim (genial) para ser astronauta da nasa!

    Germano Barros

    Essa de natal, vem pra reforçar a tese da outra que falou que o povo fede.

    francisco.latorre

    serra é normal?…

    ..

    Leider_Lincoln

    Ubaldooooooooo!!! Você também é o grande especialista em carisma do sítio. Estamos esperando suas palavras… Ou elas servem apenas para acusar a Dilma?

wagner

Prezado Azenha,

Na hora, fiquei indignado porque a globo só mostrou o Serra na posse do novo presidente do TSE, depois fiquei sabendo que só ele compareceu. Aí, fiquei intrigado, por que só o Serra? Daí, só 3 hipóteses:
1) Todos os pré candidatos foram convidados, mas só o Serra aceitou o convite (pouco provável).
2) Só o Serra foi convidado e aí, começa mal o novo presidente do TSE, dando margem a duvidas quanto a imparcialidade do tribunal (menos provável ainda).
3) Nenhum presidenciável foi convidado e o Serra foi de penetra para bajular o novo presidente, num ato de assédio inaceitável.
O TSE tem de esclarecer

Rafael, BHte

Existe uma 'aula' ou 'palestra' feita pela TV Cultura de São Paulo em q o professor é FHC, gravada logo após a invasão do Iraque em q de própria voz ele dá a entender q acreditava piamente na palavra dos EUA de que o Iraque tinha mesmo as tais armas químicas de destruição em massa e subentende-se q se ainda presidente teria botado o Brasil tb naquela esparrela toda, foi por um triz, de poucos meses! Na platéia todo o tucanato contempla embevecida seu 'idálo', como diria o Alberto Roberto! O patrocínio da série de aulas era de uma empresa privatizada pelos tucanos mas ética é só uma palavra na letra E do dicionário mesmo…

Maria Efigênia

O Brasil é um país percebido de forma totalmente diferente no exterior e confesso que fico apreensiva
com a remota possibilidade de perdermos conquistas tão significativas. O presidente Lula foi o mascate,conforme havia dito na campanha que seria, mostrando o potenciqa do Brasil,e o melhor para mim foi sua postura de sempre procurar o diálogo e o repseito
a soberania de cada povo.

Serra será o retrocesso.

    Carlos

    SERIA o retrocesso, Maria, pois não será.

    Maria Efigênia

    Tem razão Carlos, SERIA.

    Valdeir

    Boa, Mária Efigênia um abraço.

    Ubaldo

    Maria Efigênia,
    O Lula foi realmente o mascate que ficou menos de 40% de todos os dias de governo fora de Brasília e que não aportou com sua mala de produtos nos Estados Unidos, seu então maior cliente de produtos manufaturados. Preferiu o mascate viajar o mundo ideologicamente esquerdista distribuindo afagos, ao Irã, à Venezuela.à Bolívia, à Cuba e se esqueceu de vender. Quando vendeu, vendeu nossos ferro que nos volta em quinquilharias e produtos que sufocam nossa indústria.
    O mascate das ideologias. Preferia o mascate comerciante como o Chàvez que vende a maioria de seu petróleo aos americanos embora morra de ódio deles.

    Marcelo

    Ubaldo, veja as atuais participações no comercio exterior do Brasil com o mundo e de graças a
    Deus de nossa dependência dos EUA ter caído ou teriamos sucumbido ano passado, não seja injusto.

    Carlos

    Ótimo que Lula tenha viajado Brasil a dentro e mundo afora, ao invés de postar-se como burocrata em Brasília.

    Cite números e fontes, Ubaldo, do que se vendia e se vende aos EUA e aos demais países.

    Ferro: quem exporta é a Vale, a CVRD privatizada pelo FHC, Ubaldo, e a coisa ficou tão escandalosa que o Lula aplicou uma "chincha" na direção da empresa, o que a levou a anunciar a construção de uma siderúrgica aqui.

    Números e fontes, Ubaldo.
    Fontes e números, Ubaldo.
    Sem isso, você será considerado, sempre, apenas um mentiroso, um manipulador.

    @marisps

    Duvido que os comentaristas aqui o considerem mais que isso. Ele recebe atenção demais para quem não diz coisa com coisa com o objetivo de tumultuar o debate; deixá-lo ment… ops falando sozinho seria mais produtivo!

    tocha

    Debate? Que debate? Aqui só há ecos…

    Leider_Lincoln

    Isso, grande Jênio! Foi a economia chinesa que quebrou e levou para baixo, junto com ela, todas as que lhe estavam atreladas, não é mesmo? E é a economia estadunidense que vem crescendo de 8 a 14% ao ano há mais de 30 anos, não é, jênio economista? Seu diploma de economista está guardado junto com o do Serra?

    Ubaldo

    A renda per capita da China é metade da do Brasil, portanto um país pobre e de futuro promissor pelo que tudo indica. Já os americanos que você tanto odeia….

    Leider_Lincoln

    Quem disse que eu odeio os estadunidenses? E outra, meu mentecapto amigo: como a renda per capita dos EUA é alta, o crescimento da demanda deles é limitado, não é mesmo? O mesmo acontece com a China?
    Então, se estamos diante de dois países, um com 307 milhões de habitantes, renda per capita de 46,4 mil dólares e que teve uma queda de quase 3% no PIB ou outro com população um bilhão e 30 milhões de habitantes maior, renda per capita de 6.600 dólares e que cresce 8,6% ao ano?
    Prezados leitores, o que parecem a vocês mais inteligente? Investir nas relações de um país que ainda tem muitíssimo o que crescer e que será em breve a maior economia da Terra ou apostar as fichas em uma potência decadente, que já não tem muito o que crescer?
    Ah, e a renda per capita da China não é a metade daquela chinesa. O Ubaldo, para poder manipulá-los, mente muito, conforme você devem ter percebido. Então, para quem quiser comparar por si mesmo, o site da CIA (https://www.cia.gov/library/publications/the-worl… ) oferece dados comparativos entre todos os países do mundo.

    Roberto

    O Irã é ideologicamente esquerdista? Um regime teocrático? Jesus me salve … ou melhor, Maomé!

    sergio Vesco

    Quem literalmente vendeu nossos ferros foi fhc, lembra da vale!!!

    Rodrigo

    Por isso quando alguém lembrou que não existem gênios na "direita" foi justamente pela mentalidade do discurso aqui de cima. Não pode-se ajudar a ninguém, não pode-se fazer um mínimo gesto amistável sem uma contrapartida.
    Traduzindo pro brasiliêis claro, Lei do Gérson pra tudo.

Augusto da Fonseca

A luta de Tiradentes continua com Lula e Dilma, em pleno século XXI

Na eleição presidencial de 2010, teremos a bi-polarização entre Dilma e Serra por vários motivos.

Um deles diz respeito aos projetos de liberdade, altivez e autonomia do Brasil, em relação aos EUA e a qualquer outro país.

De um lado, Dilma dando continuidade à política de libertação, altivez e de autonomia do Lula e do Tiradentes.

Do outro lado, Serra tentando o retrocesso às políticas de subordinação, subserviência e dependência cultural, política e econômica dos EUA.

Texto completo em:http://festivaldebesteirasnaimprensa.wordpress.co

*

Milton Hayek

E o McNamara,hein?????!!!!Parece que não lê a Veja:

"….Em 1962, Robert McNamara encarou a possibilidade de usar uma bomba nuclear para fazer desaparecer da face da terra a ilha de Cuba e seu líder Fidel Castro. Trinta anos depois, em Havana, o antigo secretário da Defesa norte-americano não só lhe deu um forte abraço como o absolveu por ter feito uma revolução comunista a 150 quilômetros dos Estados Unidos.

“Digo isso com alguma satisfação, senhor presidente. É verdade que em seu país os direitos políticos não estão muito desenvolvidos, mas tenho de admitir que aqui se respeitam os direitos humanos”, disse McNamara, no encerramento de uma conferência acadêmica sobre a Crise dos Mísseis de 1962, quando a União Soviética instalou foguetes nucleares na ilha e os Estados Unidos ameaçaram com o holocausto nuclear."
http://www.operamundi.com.br/perfil_ver.php?idCon

C Nunes

Tratado esse, Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), que os EUA não honraram na Guerra das Malfinas.

Arnaldo

O discurso de Zé Alagão é mais raso do que pires de café. Ele não diz nada. Só frases feitas. Nos moldes antigos do DEM (ex-PFL, ex-PDS) e da tucanada: Eu prometo, eu prometo, eu prometo… Além de não conseguir disfarçar o seu gosto azedo. A imprensa marrom e golpista tem o carregado no colo. Seu subsecretário de segurança pública foi afastado por indícios de corrupção, não fez obras necessárias para evitar enchentes, a SABESP afundou SP, pagou os piores salários, caos na educação, caos na saúde, assistência social zero, segurança zero, 5.5% de caixinha para as obras,… O que ele fez muito bem foi gastar com propaganda. Assim, fica fácil esconder as patranhas e a incompetência. Agora, se pegarmos o seus desgovernos podemos verificar que ele transformou São Paulo em um caos. Não voto nele nem para síndico de condomínio.

Wilson

É melhor você se informar melhor. Parece que você acha que os professores da rede estadual paulista são todos endinheirados com esse bônus. Responda o seguinte: por que os professores da rede estadual da Paraíba, um estado muito mais pobre que São Paulo, ganham mais que os professores da rede estadual paulista (com bônus e tudo que você queira colocar)?

    Gerson Carneiro

    Caro Wilson, olhe meu histórico de comentários, deduza meu posicionamento ideológico.
    É claro meu caro que é uma ironia. Fiz um jogo de palavras, apenas, que significa: Olha que incentivo! Pra que professor paulista precisa de aumento se ganha bônus? É uma ironica fina, meu caro. Mas fique tranquilo sim porque estou do lado dos professores, mesmo não sendo um.

    Ubaldo

    Você está completamente enganado. A Noronha da APEOESP faz as contas considerando um salário de 22 horas semanais. SP não faz mais que a obrigação de pagar o melhor salário aos professores. Além do mais, oferece bonus aos que tem melhor desempenho, o que a APEOESP não quer. O que a Izabel quer é que todos ganhem igualmente e nivelar a prestação de serviço por baixo.

    Leider_Lincoln

    Além de jênio economista você também é professor, Ubaldo? Já entrou alguma vez em sala de aula? O que sabe de educação?

Naof

Para quem quiser ter uma ideia de como pensa o hipotético futuro chanceler brasileiro (Otávio Frias Filho – segundo PHA) vá ao sitehttp://clippingmp.planejamento.gov.br, dia 22/04 leia o editorial "Ideia fixa". Se quiserem, aproveitem e leiam também o do Estadão, "A diplomacia do gol contra". Pelo título já dá ter uma ideia.

Ubaldo

Tirar os sapatos pode ser por motivos de Segurança como fez o Celso Lafer em 2002 em aeroportos americanos no auge da paranóia anti-terrorista, para dar exemplo ao seguir os procedimentos recomendados a qualquer pessoa que adentrava nos EUA. Tirar os sapatos por motivos culturais como a gente faz nas salas reservadas dos restaurantes japoneses no Japão ou aqui no Bairro Liberdade em São Paulo.
Relacionar o ato de tirar os sapatos a se submeter ao vilão que oprime é coisa de pessoas com complexo de inferioridade.

    Wilson

    Se esse tratamento fosse dispensado a todos os diplomatas que desembarcassem nos EUA seu argumento poderia ser válido. Porém, diplomatas de países mais importantes que o Brasil na época não foram submetidos ao precedimento de tirar sapatos. Essa diferença de tratamento fez com que o procedimento, que deveria ser puramente de segurança, tenha se transformado em uma humilhação. Por que um diplomata brasileiro teve que tirar os sapatos e diplomatas de um outro país não teve que fazer o mesmo? É humilhação e submissão ou não é?

    Ubaldo

    Wilson,
    Você está inferindo que outros diplomatas de outros países não tiraram o sapato.
    O Lula não quer tirar o salto alto de jeito algum e assim perde de vender nossos produtos manufaturados aos gringos e vende nosso ferro à China para comprá-lo de volta incorporado em tranqueiras fabricadas com mão de obra escrava.
    Essa história é requentada e serve para tirar o foco da queda da Dilma.

    jbmartins

    "vende nosso ferro à China para comprá-lo de volta incorporado em tranqueiras fabricadas"
    Voce sabe por que que esta acontecendo isto, pois o seu adoravel Partido e FHC, venderam a Vale do Rio Doce, sim, vai la reclamar para os donas da Vale para construirem uma Siderurgica,(como Lula ja solicitou) ai voce pode nos cobrar algo.

    Leider_Lincoln

    Está certo Ubaldo: nós todos acreditamos em você, que é um jênio, no Datafolha, de uma empresa que nunca mentiu, manipulou nem enganou e no Ibope, cujo presidente apoia pública e abertamente o Serra…
    Ah, mas por falar em foco, enquanto meu artigo não sai, olhem todos o programa do Serra:http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

    Marcos Torres

    E você, Ubaldo, está inferindo que os diplomatas dos outros países tiraram o sapato.

    Assim sendo, apresente as imagens para que possamos nos deliciar com as imagens humilhantes dos outros diplomatas. Elas existem?

    E queda da Dilma aferida pelo datafolha e pelo ibope? Conta outra!!!

    Carlos

    Ubaldo, O Biruta (e Persistente)

    Já que usted infere que outros tiraram o sapato (e as calças e…), cite quais e também as fontes que informam tal coisa.
    Lula de "salto alto"?
    Que manufaturados você indica que poderiam ser vendidos aos EUA?
    Venda de minério de ferro à China é feita pela Vale, a CVRD privatizada por FHC.
    Qual história é requentada é essa, Ubaldo?
    Queda? Indicada pela Datafraude e Ibopefrauda?

    Airton

    Ubaldo, volta prá casinha !
    Quem disse que o Brasil deixa de vender para os EUA ?
    A questão é que não é preciso arriar as calças ou vender seu próprio quintal para fazer estas vendas!

    priscila presotto

    Ubaldo,vai lá por esgoto,vai….

    Zé Povinho

    Ué,Ubaldo…..Os EUA têm várias indústrias têxteis no Haiti com mão de obra praticamente escrava.Será que eles aprenderam com os chineses,que usam industrias americanas para escravizar seu próprio povo como a NIKE??????

    Rogério Leonardo

    Além de tudo é teimoso?

    Para sua informação, nenhum diplomata em serviço pode ser submetido a procedimentos como esses. Entendeu os está difícil?

    francisco.latorre

    a vale privada entregada é que vende o ferro.

    o sujeito é desinformado.

    ..

    por falar nisso…

    ainda vamos retomar a vale.

    isso ou isso.

    ..

    Leider_Lincoln

    Mudando de assunto de novo, Ubaldo?

    Márcio

    Ei Ubaldo, nem em temas onde não há argumento plausível, você tenta argumentar, mesmo fazendo papel de bobo.

    Seria triste se não fosse hilário.

    Manda um abraço meu pro Serra e pro Bush!

    Milton Hayek

    Peraí,Ubaldo.Quando eu vou comer um sushi não vou como Ministro de Relações Exteriores do Brasil,né?!!!!!!!!!!
    O problema de vocês é que sentem saudades de trabalhar na cozinha da Casa Branca.É tão bom assim????

    yacov

    Quer dizer que um ministro de relações exteriores do BRASIL ser obrigado a tirar o sapatos em aeroporto americano, para você tá tudo certo, tá blz???????? Então tá bom!!! Agora deita e finge de mortinho, vai ô Vira-lata!!!! Se você se comportar diretinho a gente joga um ossinho para você, tá bom totó?!?

    "O BRASIL não passa na GLOBO – O BRASIL pode muito mais sem os PSDBobos"

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, você é ridículo: nós é que temos complexo de inferioridade? E outra: você começa o seu post _jenial, como sempre_ argumentando que o Lafer tirou os sapatos por motivo de "Segurança" (com maiúsculo, decerto em respeito ao tio Sam…) e termina dizendo algo desconexo relacionado a "motivos culturais". Faz algum sentido para você?
    E isso tudo para ganhar uns trocados. Ou o PSDB paga bem ou você não tem um pingo de dignidade e amor próprio…

    Christian Schulz

    Tirar os sapatos por motivo de Segurança, só se for para acertar no Bush!

    Rodrigo

    Antes de qualquer coisa, vamos fingir que ninguém saiba os parâmetros desenvolvidos nos últimos séculos sobre relações e convenções internacionais e nada a respeito de Estado de Direito.

    francisco.latorre

    vira-lata.

    com todo respeito.

    aos vira-latas. que não merecem.

    ..

    @marisps

    Ah! Não faz isso com os vira-latas!

    Milton Hayek

    Ele ficou com raiva,Ubaldo.Muita raiva.E não foi por motivos de segurança não….
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u37

    "…..Horas depois, em 31 de janeiro(de 2002), quando embarcava para Nova York do aeroporto Ronald Reagan, em Washington, Lafer teve que tirar novamente os sapatos e entregá-los a uma agente de segurança. Ficou descalço (e muito irritado) por alguns minutos".

    Você adora estadunidenses,né Ubaldo??Se abaixe bastante pra eles.Até mostrar os fundilhos sustentados pelo PSDB.

    Julio Silveira

    Fala sério Ubaldo tu é empregado da Globo, do Zorra, se não é estas perdendo dinheiro cara, tu é hilário hahahahahahaha.

Irani

Alinhamento automático? Vixe, vai voltar a política externa do Dutra, aquele que comprou até roupas de ski para usar nos trópicos, ou seja, fez uma farra com o dinheiro público e deixou o país endividado. Lembrando que Dutra foi um dos militares que foi estudar na Escola de Guerra Americana.

mila

Serra, no poder, o Brasil perderá não só a AmazÕnia e a Petrobrás, mas a dignidade conquistada com o governo Lula.

mila

Quanto ganha de subsidio um procurador-geral? Quando foi o ultimo aumento de subsidio auferido pelo Ministerio Público Federal e qual o indice de reajuste?
Quanto ganha um professor de São Paulo? Quando foi o ultimo aumento do salário dos professores de São Paulo e qual o indice de reajuste?

    Gerson Carneiro

    Quanto ganha um professor da rede pública estadual de São Paulo, não sei, mas sei com certeza que ganha bônus.
    Olha que bônus!

    Wilson

    Espero que esse "olha que bônus!" tenha sido uma ironia. Se não, é melhor se informar melhor.

    yacov

    Segundo a presidenta da APEOESP, os bônus de 7 e 8 mil reais que o serrágio afirma ter pago a professores paulistas por desempenho nunca foram pagos a nenhum professor da rede pública. Ele inclusive desafiou o ilustrado governador a mostrar quem recebeu tais bônus… Esses bônus é outro engôdo da tucanalha. É atraso na educação, é opção pelo subdesenvolvimento. A cara do PSDBunda.

    "O BRASIL não passa na GLOBO – O BRASIL pode muito mais sem os SPDBobos"

    jbmartins

    Yacov, irei utilizar sua fraze ""O BRASIL não passa na GLOBO – O BRASIL pode muito mais sem os PSDBobos" em alguns comentarios ok….

francisco.latorre

candidato do império.

sobrinho do sam.

..

humborges

Esse Sr. Celso Lafer queria mesmo era cumprir os objetivos americanos (Jeová?)/israelenses de destruir totalmente o mais "europeu/ocidental" estado muçulmano do oriente médio, o Iraque, inclusive assassinando centenas talvez milhares de professores, cientistas e intelectuais iraquianos e destruindo o Museu de Bagdá, que continha provas arqueológicas de que grande parte da mitologia judaica, do velho testamento da bíblia, provinha de civilizações bem mais adiantadas da época, como os caldeus, babilônios e outros povos da fértil Mesopotâmia.

Edu

A noticia que saiu ha pouco no folha online

“Greve de professores foi campanha anti-Serra, diz procurador-geral”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u7

A se confirmar isso, é algo sério, que remete aos tempos da ditadura, e que vai de encontro com os interesses dos grupos editoriais e dos tucanos, de criminalização dos Sindicatos e Movimentos Sociais

Este assunto é importante, e tem que ser acompanhado

Abraço

Gerson Carneiro

"Serra tira os sapatos no aeroporto"

Mas não vos enganem: Serra jamais calçará as sandálias da humildade.

Deixe seu comentário

Leia também