Merck, fabricante de remédio contra parasitas indicado por Bolsonaro, diz que ivermectina não funciona contra a covid-19

Tempo de leitura: 2 min
Reprodução do twitter e Wikipedia

Da Redação

Em nota, a fabricante do vermífugo ivermectina, Merck, informou que o remédio não é indicado para o tratamento da covid 19.

A empresa diz que está acompanhando todos os estudos feitos até agora e, a partir deles, concluiu:

Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra COVID-19 em estudos pré-clínicos;

Nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença COVID-19, e;

A preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos. Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora.

Nos Estados Unidos a ivermectina é vendida pela Merck com o nome Stromectol.

Como é uma empresa com ações em bolsa, a Merck tem de ter cuidado com eventual responsabilidade civil no caso do consumo do remédio causar a morte ou outros efeitos colaterais indesejados.

Daí a ênfase da nota em dizer que não pode garantir a segurança da ivermectina fora do que está previsto na bula aprovada pelo FDA, a Food and Drug Administration, a agência regulatória de alimentos e remédios dos Estados Unidos.

Bolsonaro frequentemente chuta dados falsos, incompletos ou faz ilações sobre as drogas que seu governo recomenda no chamado “kit covid”, como nesta mensagem no twitter:

O “médico” Bolsonaro

Notem que a mensagem do presidente recebeu 25.800 curtidas.

Com dados do Conselho Federal de Farmácia, a jornalista Carolina Dantas publicou no G1 que as vendas de ivermectina tiveram alta de mais de 500% no Brasil desde o início da pandemia.

É muito dinheiro!

Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/Etc-IxLXYAA5MuH?format=jpg
Vermífugo pra Micheque89Mil e pras Emas da Micheque89Mil

Bíblia do 17

Imagine o que teria acontecido se Moisés antes de pregar tivesse que algum tabelião autenticar as tábuas como se fosse escrita legítimas de Deus. Por isso, o presidente não recomenda nada por ser especialista, mas por ter recebido como mensagem direta de deus.

Zé Maria

E o Aras? Já tomou o Strumectol do Bolsonaro?
O MPF tá cheio de Vermes Parasitas …

Deixe seu comentário

Leia também