Maria Inês Nassif: Uma situação boa demais para o governo

Tempo de leitura: 4 min

Uma situação boa demais para o governo

Maria Inês Nassif, no Valor Econômico

A geração dos brasileiros que eram adultos no final da ditadura militar (1964-1985) , nela incluídos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), o ex-governador José Serra (PSDB), a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina da Silva, não presenciou um momento como esse antes e dificilmente viverá um outro. Não vai dar tempo de assistir uma reedição desse período, o único da história do país com alta taxa de crescimento econômico e democracia. Daí a dificuldade da oposição de alinhavar um discurso que seja consistente para ganhar o apoio de um eleitorado majoritariamente governista, satisfeito com a vida que tem e que acha que a sua vida vai melhorar com a continuidade, e não com a mudança.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre do ano de 2010, comparado com igual período do ano passado, foi de 9%, segundo foi anunciado essa semana. No artigo “Eleições presidenciais 2010: ruptura ou consolidação do pacto social”, publicado pela revista “Em Debate” da UFMG, o cientista político Ricardo Guedes Ferreira Pinto, do instituto de pesquisas Sensus, lembra que, de 2002, último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), até agora, as reservas internacionais pularam de US$ 35 bilhões para US$ 240 bilhões; o salário mínimo, de US$ 80 para US$ 280; o índice Gini caiu de 0,58 para 0,52 (quando mais próximo de zero, maior a igualdade); 30 milhões de pessoas das classes mais pobres ascenderam à classe média; 10,6 milhões mudaram de favelas. O PIB saiu de um patamar de US$ 500 bilhões para US$ 1,5 trilhão. Há uma forte identificação desses dados sociais e econômicos positivos com o governo Lula. Diz Guedes, citando pesquisa Sensus de maio, que 57% dos brasileiros acham que esses benefícios foram gerados pelo governo petista e apenas 17% consideram que eles vêm do governo de Fernando Henrique Cardoso.

Um candidato oposicionista terá grande dificuldade de abalar essa convicção sobre o governo Lula que está tão alicerçada na opinião pública. José Serra (PSDB) poderia tentar isso pelo convencimento de que tem maior capacidade do que a escolhida de Lula para aprofundar as conquistas do atual presidente. Segundo a pesquisa Sensus, essa já é a opinião de 26% dos entrevistados. A outra alternativa do candidato de oposição seria a desqualificação pura e simples da sua adversária. É um caminho que pode parecer mais fácil do ponto de vista retórico, mas com grandes chances de fracassar, diante dos índices de popularidade do governo.

As pesquisas indicam que 2010 começa sob o signo do governismo. As séries históricas das pesquisas reiteram que esse é um período histórico singular. Segundo a CNT-Sensus, de 1998 até 2002, o governo Fernando Henrique manteve uma avaliação positiva nunca maior do que 32% (em dezembro de 1998). A menor foi de 8%, em setembro de 1999, repetida em outubro daquele ano. A menor avaliação positiva do governo Lula foi de 31,1%, em novembro de 2005, no auge do chamado escândalo do mensalão. Segundo a pesquisa de maio de 2010, a oposição lida com uma avaliação positiva do governo Lula da ordem de 76,1% .

O CNT-Sensus passou a apurar separadamente o desempenho do presidente da República e o do governo a partir de 2001. FHC alcançou seu maior índice de aprovação em abril de 2001, de 46,1%. O pior desempenho de Lula foi de 46,7%, atingido em novembro de 2005. Em maio de 2010, Lula tinha a aprovação de 83,7% dos entrevistados.

Em 1996, uma pesquisa Ibope encomendada pelo Palácio do Planalto foi noticiada pela revista “Veja”. Comparava o desempenho de todos os presidentes da República pós-redemocratização no final do primeiro ano de mandato. FHC tinha 43% e era o campeão, segundo a revista: Sarney teve 36%, Collor, 30% e Itamar, 13%, na soma das avaliações ótima e boa. Sarney chegou a 85% no Plano Cruzado. O plano se foi e Sarney terminou o governo com 9% de popularidade, em 1988. Na matéria, intitulada “O povo está gostando” (3/1/96), o presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, dizia, sobre o Plano Real, que respaldava FHC: “Enquanto os números econômicos forem favoráveis e o brasileiro estiver podendo comer mais, pode botar quarenta pastas rosas, trinta sivans que não haverá queda na popularidade de FHC”. Montenegro se referia aos escândalos políticos, que não teriam o poder de atingir o chefe do governo.

Com uma popularidade – dele próprio, não de seu governo – que atinge os 92% na região Nordeste e junto aos eleitores que ganham até um salário mínimo, o presidente Lula será o grande eleitor das eleições de outubro. Segundo a mesma pesquisa, 27,1% dos entrevistados apenas votariam num candidato indicado por Lula; apenas 3% votariam exclusivamente num candidato de FHC. Dos ouvidos, 20,7% não votariam num candidato de Lula; 55,4% rejeitam um candidato de FHC. Mais eleitores – 44% – levam em conta prioritariamente os benefícios econômicos e sociais do governo do que a experiência administrativa do candidato (34,9%). A esmagadora maioria dos entrevistados se declara satisfeito com a vida que está levando hoje – 10% estão muito satisfeitos e 73% estão satisfeitos.

É difícil montar uma estratégia oposicionista eficiente num quadro tão favorável ao governo como esse. Por isso ganham relevo dossiês cujo conteúdo não se tornam públicos e denúncias com sentido dúbio. É a tática de firmar sensos comuns por repetição de fatos cujo conteúdo não é claro, mas emergem acompanhados de um julgamento moral que atribui intencionalidade subjetiva e maliciosa aos adversários, mesmo que racionalmente não se identifique razões para isso. Se colar, colou. Se não colar, deixa-se de lado e se prepara um novo ataque.

O que se destaca no momento eleitoral que a ofensiva oposicionista é proporcionalmente mais agressiva do que as próprias pesquisas eleitorais, que ainda registram um equilíbrio nas posições de Dilma e Serra. Sinal que o diagnóstico oposicionista é o de que a situação é boa demais para o governo, para não ser igualmente boa para a candidata do governo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marat

Azenha e amigos, a situação atual é a seguinte: quem vai votar na Dilma enxerga o progresso que o governo Lula trouxe ao Brasil. Já meus conterrâneos de SP, despolitizados e incautos, cai no conto da imprensa, aquela que está ajudando, e muito, a oposição, pobrezinha, "fragilizada". Isso nos dá uma situação inusitada, para não dizer surreal: Um país avançando, e um estado estagnado, pessimamente administrado, indo a direções opostas. SP corre o risco de se transformar em província mais cedo do que pensamos. Isso pode ser comprvoado pela próxima vitória de outro coronel do PSDB, com apoio total e irrestrito da imprensa provinciana local.

Edv

Desculpem, sou novato e tenho uma dúvida fora de pauta do ótimo artigo que aqui comentamos:
Alguém me explica o que é e como funciona essa contagem de pontos dos comentários? Se ninguém souber também não é importante, é só curiosidade, pois observo que alguns nomes só levam cacetadas, estão sempre negativos e … só crescem!…

    Jairo_Beraldo

    Edv, clica em intensedebate, no rodapé de onde voce escreve seus comentários, e comece a escrever…aqui é um espaço democrático, e voce verá que sua opinião, mesmo sendo "saco de pancada" tem seu valor, e angariará pontos. Não tem puxa saco no site. São gente séria, que prima pela boa informação e pelo bom jornalismo…faça sua inscrição e seja benvindo!

    Edv

    Obrigado, Beraldo. Aproveito também (sem querer abusar) para saber como postam comentários mais longos e eu tenho sempre que "despedaçá-los, complicando um pouco certas colocações.

    Gerson Carneiro

    Apois é, seja bem vindo mas não vai na onda do Ubaldo não, senão você também só vai "levar cacetada" :)

    Edv

    Obrigado Gerson. Acho que algo seu ficou truncado no comentário, mas de qq.forma, sinto-me confortável com relação ao "risco de cacetadas", já que elas terão que ser bem dadas para surtir algum efeito, hehe. Tenho sido bem vindo e não precisei assimilar nenhuma até agora. Quanto a "onda" do Debaldo, dá para "surfar de costas"…
    O importante é construir conhecimento inteligente para o benefício comum!

    Gerson Carneiro

    Esse "algo que ficou truncado" é a surpresa.
    Se o cabra for esperto igualmente a você, se sentirá confortável.
    Vamos juntos. Avante!

Gerson Carneiro

Que nada, é bobagem.

Todo esse favoritismo do governo Lula é desprezível pois segundo o estrólogo do Serra, "em 7 de outubro, o planeta Urano atingirá a localização em que o sol se encontrava no momento em que o Serra nasceu e a Lua estará progredida em trígono com Vênus e Júpiter".

E diz mais ainda: "com todos esses sinais astrológicos, seria tolice não arriscar a afirmação de que José Serra deve ser o próximo presidente do Brasil".

Ou seja, o universo conspira contra o Lula e a Dilma.

    LuisCPPrudente

    Depois que os planetas souberem quem é o Nosferatu Serra, nem mesmo os planetas permitirão que os zodíacos digam que Serra é o vencedor!

    E se tiver algum astrólogo dizendo que o Nosferatu é o vencedor, saiba que este astrólogo é mentiroso!

    Gerson Carneiro

    Ouvi dizer que os planetas estão preparando um dossiê sobre o Nosferatu.
    Agora ele vai dançar samba puladinho.

    Jairo_Beraldo

    Ou pago, vendido!

Fernando

"É a tática de firmar sensos comuns por repetição de fatos cujo conteúdo não é claro, mas emergem acompanhados de um julgamento moral que atribui intencionalidade subjetiva e maliciosa aos adversários, mesmo que racionalmente não se identifique razões para isso. Se colar, colou. Se não colar, deixa-se de lado e se prepara um novo ataque."

Eis a tática Goebbels do PIG, muito bem definida.

Agora, como sempre, fala-se muito em o que a oposição tem que (tentar) fazer para ganhar a eleição, mas ninguém comenta o que tem que ser feito para desmascarar essa oposição desprovida de ética. A covardia é tamanha que retiraram um dos videos do Arnaldo Jabor prenunciando o fim do mundo e, como sempre, enaltecendo mentirosamente o desgoverno FHC, que o Eduardo Guimarães publicara em seu blog após o "PIBão".

José Ruiz

A Dilma (Lula) leva fácil essa disputa. A preocupação é com os governos estaduais, que acham que vão ganhar de wXo surfando na popularidade do presidente. Tem muito governador da base, e especialmente do PT, que não está fazendo o dever direitinho… o prejuízo é muito grande: vamos eleger Dilma, mas provavelmente acompanhada de um congresso hostil, isso se não perdermos governos tidos como praticamente reeleitos (Bahia, por exemplo)…

Miguel Oliveira

A Polícia Federal, através do delegado Bruno, fez uma armação para os aloprados em 2006, que deu relativamente certo porque o PT vacilou e não exigiu a apresentação da "prova do crime", ou seja, o dossiê. Talvez nunca tenha existido, pois nunca apareceu. Se existisse, ferraria o Serra. Mas essa oposição é tão sem imaginação e criatividade que resolveu aplicar o mesmíssimo e manjado golpe outra vez. Aí se deram mal, pois foram desmascarados em dois dias, apesar da insistência da lamentável Globo tentando remendar o irremendável, e ficar mais uma vez totalmente desacreditada, com sua desonestidade evidenciada de maneira vergonhosa. Por essas e outras tenho muita vergonha de nossa mídia quando discuto notícias políticas com estrangeiros.

    Jairo_Beraldo

    E a tchurma do ostracismo, levou outra surra do eleitor nas urnas! Eles não aprendem!

Rubens dos Santos

Será o o Zé Ladeira se encaixa neste perfil?
(….)Os políticos são pessoas carismáticas, exímios comunicadores, pessoas simpáticas, com jogo-de-cintura e que adoram discursar e usar um microfone e um palanque.
(….).

    Jairo_Beraldo

    Cê tá de brincadeira, Santos?

francisco.latorre

bom demais.

não tem pra ninguém.

arraso.

2011.. será estupendo.

brasil faz história.

com lula e dilma. o trabalhador e a mulher.

..

Bonifa

Gozado é que agora, quando a PF já identificou os malandros que queriam se dar bem vendendo histórias de dossiês, o notório espião de Zé Serra, Marcelo Itagiba, entra na PF com um "pedido de investigação" dos membros do comitê da Dilma por supostamente estarem armando dossiês contra Serra.
Aí há várias questões: Primeiro, não é crime algum armar dossiês contra adversários, desde que não se recorra a métodos ilegais. Segundo, o Itagiba, ele é que é reconhecido contumaz em armar dossiês, e de forma traiçoeira. Terceiro, o Itagiba, quer queira ou não, está ligado à quadrilha de seis pessoas que andava querendo enriquecer com dossiês e está sendo alvo do MP e da PF. Nem que seja apenas por sua ligação profissional de espionagem com um deles, o Onésimo.

Ubaldo

Emílio,
Você é dissimulado e se faz de desentendido. Por engano falei em milhões e não bilhões. Mas foi tanto das reservas quanto da dívida externa, o que prova o meu engano. Dizer que foi má fé é um argumento para a torcida como é peculiar nos comunistas. Mas resumindo:
Reservas : US$ 240 bilhões
Dívida Externa: US$ 240 bilhões
Dívida dos Títulos de Mercado Aberto: R$ 500 bilhões.
Assim, as reservas não cobrem os títulos de mercado aberto e a dívida externa somados. Penso que é diicil para você discutir números comigo.
Quanto a Dilma, não há como você contestar. Ela é fraca e não é política. Isso representa uma ameaça e tanto.

    Emilio_Matos

    Não, cidadão, não foge não. Você mencionou 240 milhões, no comentário seguinte eu corrigi para 240 bilhões, e na sua tréplica você me chamou explicitamente de neófito por dizer que eram bilhões, e não milhões. Não tem como ter sido apenas um lapso ou erro de digitação.

    dukrai

    Ubaldo, essa Dívida dos Títulos de Mercado Aberto a que vc se refere é a especulação na Bolsa, né? Tem uma crítica poderosa da esquerda que aponta esta enorme fragilidade do país em ficar exposto á circulação desse capital volátil mas mesmo com a mega crise financeira do ano passado essa profecia apocalíptica não ocorreu.
    O que observamos é que a Bolsa bateu nos 29 mil pontos em setembro, e chegou a 72 mil em março e hoje está em 64 mil, (dados corretos e datas aproximadas), sem nenhuma catástrofe, a não ser para alguns especuladores como Unibanco, Sadia e, não tenho certeza, Aracruz Celulose, que se esborracharam.

    Edv

    "Ttulos de mercado aberto", blábláblá… é dívida INTERNA, Debaldo! É a herança que veio desde FHC e antes. Estamos pagando hoje por ela, uma fração do que o Brasil usurpado por FHC pagava.
    Quanto à sua futura presidente (não surte!), ela é "fraca" como o Lula era "analfa"…

J. Carlos S. Pereira

O Ubaldo falou que a Dilma está "patinando". O que será que ele quiz dizer com isso?

Uma candidata que nunca foi nem vereadora, está igualada nas pesquisas ao candidato mais exposto ao eleitorado brasileiro. Será que é isso que é "estar patinando"? Acorda Ubaldo!

    francisco.latorre

    patinação artística.

    medalha de ouro.

    ..

    Leider_Lincoln

    O Ubaldo falava que a Dilma não sairia dos 15%, J. Carlos. Se ele não defender a tese de que o Serra ainda tem uma chance mínima de chegar pelo menos em segundo, quem pagará o salário dele(s)?

    Gerson Carneiro

    Não, é que enquanto o Serra está arfando tentando alcançar a Dilma, ela está lá na frente , de patins.

    Jairo_Beraldo

    "Mas é isso…É disso que o Brasil precisa. Um homem que nada teme.Que seja adorado pelo povo e admirado por seus iguais.Alguém que conheça o país em seus mais inauditos rincões e que desperte a simpatia do homem comum.Assim, não é exagero dizer: "É do Zé que nós precisamos, é para o Zé que nos exaltamos".

    Melchíades A. Prado

    Quando eu vejo o nome "Ubaldo" nos comentários, sejam os de sua autoria ou aqueles que se referem aos comentários dele, eu já começo a rir.

Messias Macedo

[ENTENDA A NATUREZA DOS ALIADOS DEMoníacos DO (S)ERRA!]
EPÍLOGO

NOTA FÚNEBRE!: o ACMalvadeza Junior é um parlamentar tão preocupado com o Brasil a ponto de desistir da candidatura ao Senado, objetivando se dedicar ao patrimônio da ‘famiglia’!
A derrota [nas urnas] seria fragorosa!

República Destes Bananas Entreguistas, Antinacionalistas – porcos capitalistas, fascistas eternos!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Gerson Carneiro

    O DEM baiano cresceu tanto que atingiu o tamanho do ACMinho Neto. Hoje, seu "maior" representante na Bahia.

    José Ruiz

    Tem gente achando que o Wagner vai ganhar de wXo na Bahia… isso é muito perigoso…

    Melchíades A. Prado

    O Lenhador de Bonsai (o homeme que ameaçou dar uma surra no Lula) será candidato a alguma coisa? Ele ainda é vivo?

    Gerson Carneiro

    Provavelmente é candidato a herdar o espólio do vô. Isso se ninguém der uma rasteira nele.

    Jairo_Beraldo

    Mas o toquinho de amarrar jegue, ainda vai usufruir do poder do vovô marvado nestas eleições. Na próxima, ela vai fzer companhia ao Iluminado na caverna!

Messias Macedo

[ENTENDA A NATUREZA DOS ALIADOS DEMoníacos DO (S)ERRA!]
O senador Antonio Carlos Junior (DEM), através de nota, critica a forma escolhida para a capitalização da Petrobras. Para ele, o modelo é prejudicial à economia brasileira. "Estamos retrocedendo, reestatizando o setor do petróleo e prejudicando a economia brasileira. A intenção do governo é retomar o monopólio estatal do petróleo. Se examinarmos detidamente os projetos veremos a intenção clara de reestatizar o setor", afirmou. Para ele, o modelo de partilha – tendo a Petrobras como operadora única – e a criação da Petrosal, para influenciar o direcionamento das operações, mostra que o governo quer favorecer a Petrobras. "
(…)

FONTE: http://www.bahianoticias.com.br
[Vade retro DEMotucanases entreguistas e antinacionalistas!]

    Gerson Carneiro

    Esses discursos muito meticulosos, de alguém que não é especialista no assunto tratado, evidenciam que não foram elaborados pelo locutor. Então eles nem sabem do que, e o que, estão falando.

    Existem "profissionais" que ganham para elaborar discursos. Então o político paga e diz: "quero uma pauta falando sobre determinado assunto, que discorde do posicionamento do governo", por exemplo.

    Então tem certas coisas que os políiticos dizem que devem mesmo ser ignoradas.

    Prefiro o estilo do Lulão que pega o microfone e mandar ver sem "menas" palavras, deixando os críticos e a oposição excitados.

Marcelo Buzetti

Pois bem, voto no Sr. Luis Inácio Lula da Silva desde sua primeira candidatura a presidência, era adolescente. Hoje, tantos anos depois, sinto profundo orgulho deste escolha, emociono-me até. Vejo que estava certo, aliás, muito certo. O resto é especulação. Niguém é perfeiro, pois somos deres humanos, mas desafio qualquer um a demonstrar-me, a qualquer tempo, algum presidente com mais realizações. Não sou filiado a partidos políticos, sou simples cidadão. O Sr. Luis Inácio Lula da Silva merece nosso respeito e das futuras gerações.

    Jairo_Beraldo

    Só que ponderemos…as derrotas anteriores, lhe fez grande, como fez a Mandela, os 27 anos de prisão. Vi um pequeno documentario sobre Mandela ontem na SporTv, que me emocionou. Ás vezes há males qu vem para o bem. Tanto mandela quanto Lula, terão seus nomes para a posteriridadde, como divisor de águas, e isso é indestrutível.

Fabrício

Lula tem fatos a apresentar e números a se orgulhar, a mídia gostava de pintá-lo como um alegre que não sabe o que diz, dono de uma imensa sorte e que pegou a casa caiada, pintada e faxinada pelo gênio-mor do tucanato. Bando de mentirosos, vendidos e sem vergonhas, por passarem 8 anos descaradamente deturpando a realidade em prol de um neoliberalismo que naufragou definitivamente, vão ter que engolir a derrota para DILMA 2010.

Ubaldo

Embora seja uma versão partidária dos fatos em tudo isso a favor que a articulista indicou as pesquisas revelam um empate entre Dilma e Serra.
Isso me faz pensar que a Dilma é muito ruim de voto. Aliás falar em votos para a Dilma é uma incógnita, pois é noviciada em eleições. Mas o que mais me incomoda na indicação do lula e na candidatura da Dilma é o fato que ela não é uma política e sim uma técnica, limitada.
Qual são as características principais dos políticos?
Os políticos são pessoas carismáticas, exímios comunicadores, pessoas simpáticas, com jogo-de-cintura e que adoram discursar e usar um microfone e um palanque.
Dilma não tem nada disso. A invenção do Lula está patinando graças a isso.

    Marcelo Fraga

    Eu acho que se trocar todos os "Dilma" por "Serra" no seu texto, ele ficará mais coerente com a verdade dos fatos.

    francisco.latorre

    é..

    só desinvertendo.

    inversão. distúrbio primário.

    balde furado. leso.

    ..

    Vieira

    O serra é carismático que vai gosto.

    Marta

    Agora entendi. Em resumo, você queria alguém que soubesse dançar o rebolation no palanque, o que demonstraria saber ter jogo de cintura.
    Exímios comunicadores? Leia-se demagogos.
    Saber usar o microfone? Chame a Xuxa, o Faustão, o casal Homer…
    Vai se catar, ô cara…

    Magros

    Então é melhor o PSDB arrumar outro candidato..ainda dá tempo..

    Ana Lua

    Carismático, eximio comunicador, simpático, com jogo de cintura e que adora um palanque e um microfone? tsctsc… tudo o que o Serra não é.

    Marta

    Pôxa! É tudo isso que você vê no Zé Burranca? Carismático, exímio comunicador, simpático, adora discursar e sabe o usar o microfone? Como é que eu não percebi?

    Ubaldo

    Marta,
    O Serra também não tem carisma nem muita flexibilidade como a Dilma. Só que ele é mais preparado, mais experiente e não é marionete contida nem pau mandado como a Dilma.

    Leider_Lincoln

    Mais preparado, Ubaldo? Vamos comparar a situação do Brasil quando os dois exerceram o mesmo cargo, de ministros do Planejamento? Aó nós veremos quem é mais COMPETENTE,que tal?

    jose carlos

    KKKKK Ubaldo, vc é um sarrista de primeira!!

    Polengo

    Pau mandado é o serra.
    Da HIllary.

    Edv

    Demonstrações do seu "preparo" podem ser constatadas nas suas diplomáticas declarações, nas aulas de "porcontagem" à quarta série fundamental, nos surtos contra repórteres e na promoção da venda da Vale (quem disse foi FHC, em vídeo público), sem considerar seu imenso patrimônio, em leilão de envelope fechado, por um precinho definido por uma consultoria estrangeira, menor do que ela pode dar de lucro (falei lucro, e não receieta) num trimestre.
    Este é o preparo que o Debaldo procura para o país dele (ou será que não é?)

    Antonio Abreu

    Para ganhar eleição é preciso TER VOTO, coisa que em milhões só o POVO TEM, mais aí é preciso trabalhar para esse povo e ser querido por êle. O Psdb ñunca foi popular e nunca será, daí como vencerá???

    Nelson

    O PSDB vencerá quando tiver de novo as mesmas condições que teve no passado: se apossou da autoria do Plano Real e segurou um mandato com FHC. Rasgou a Constituição e manteve o Real valorizado até o dia seguinte a eleição de 1998. SE e QUANDO estes fatores intergalático-planetários se reunirem novamente, ganhará fácil, fácil… ou seja, nunca mais.

    LuisCPPrudente

    Vendo como está a situação da educação e da saúde em São Paulo, vê se muito bem como o Zé Ladeira é bem preparado…preparado para tirar o dinheiro da educação, da saúde, da segurança pública!

    Preparado em promover propagandas enganosas, em produzir dossiês, em praticar jogo sujo!

    Preparado para mandar a polícia pra cima dos trabalhadores que lutam por seus direitos.

    Ubaldo, por acaso você é um colono do Nosferatu Serra?

    Emilio_Matos

    Quer dizer, Ubaldo, que um dos maiores problemas que você vê na Dilma é que ela não é nada parecida com os outros políticos do Brasil? Fala sério, Ubaldo… Tanta coisa pra falar negativamente dela, e você me vem com isso? "Ela é muito diferente dos outros políticos do Brasil…" Isso é qualidade positiva, rapaz!!! Essas são as qualidades que você procura para votar em alguém? Se são, você escolheu certo rapaz, vote no Serra mesmo. Estou colecionando frases suas:

    "Você é neófito mesmo, as reservas brasileiras são de 240 milhões…" (Ubaldo subestimando as reservas brasileiras em mil vezes, já que elas são de 240 bilhões)

    "O problema da Dilma é que ela é muito diferente dos outros políticos brasileiros…" (Ubaldo indicando o exemplo que a Dilma deveria seguir)

    Fala sério, Ubaldo!!! Pára de distorcer, rapaz…

    Pedro

    Gente, melhor não alimentar esses aspirantes a auxiliar de estagiários da veja (e afins).

    Magros

    Ubaldo, vc é muito fraco..e pior somos nós todos que ficamos dando moral prá ele, galera..que raiva..oxi.

    Edv

    Debaldo está certamente descrevendo seu candidato, Bonito MuSerrini:
    "Os políticos são pessoas carismáticas, exímios comunicadores, pessoas simpáticas, com jogo-de-cintura e que adoram discursar e usar um microfone e um palanque"…
    KKKKKKKKKKKKKKK!

    Edv

    Diversão e humor fazem bem também…

    Polengo

    Ruim de voto é o serra, que tá nos 35% desde que nasceu, e por aí vai ficar.

    LuisCPPrudente

    O Zé Ladeira vai cair mais ainda!

    Jairo_Beraldo

    É…não se pode elogiar o Ubaldo…

    Fernando

    É isso aí, Ubaldo!

    Somos brasileiros e não desistimos nunca! É sempre bom ver mais um discípulo de São Serapião missionando por aí.

@marisps

"Bye bye Serra 2010" (PHA)

Rosamaria C. Costa

O P.I.G é principalmente a direita branca paulista (preconceituosa). A essas alturas ainda tem preconceito
com o nordestino, ainda tem preconceito contra o negro, como se o Obama não tivesse acabado com isso. Por que
ainda somos um país que as mulheres fazendo o mesmo trabalho ganham menos que os homens (dados do IBGE)?
Li, me parece que na revista Época, que na disputa do Partido Democrata, o Bill Clinton, saiu-se com essa "Como vamos vota em alguém que lavava os nososo pratos? Isso bastou para o Senador Edward Kennedy, se engajar na
candidatura OBAMA e juntos o levarem a vitória.

    Werner_Piana

    O PiG é a direita branca ou morena, não apenas paulistana, mas de qualquer lugar do país.

    Nossa sorte, é eles serem minoria absoluta!

    dukrai

    a matriz é paulistana, Werner, mas está mesmo em todo lugar, vejo aqui em o Estado de Minas, conhecido como marido enganado, o último a saber, tentando imitar o Estadão e fazendo o papel da Falha de SP na defesa do coronelzinho local, o mini-faraó Aócio Never, clone do Vampiro Brazileiro.

Marcelo

PSDB nunca mais.

    Jairo_Beraldo

    Mesmo porque, depois de 03 de outubro, acabará esta sigla sinistra,como também o DEM.

    LuisCPPrudente

    Eles devem voltar a usar a sigla original: UDN!

Roberto A.P.

A oposição brasileira virou um bando de alucinados,sem a menor noção do que dizer ou do que fazer e diante de um governo ultra popular e compentente, só podem mesmo ficar olhando o trem passar por cima deles. A Dilma só não ganha no primeiro turno,se ela própria pedir pra não votarem nela, do contrário vai ser 68% pra ela e uns pífios 18% pro Serra. Podem anotar..

JA-BH

Desculpe-me, mas você perdeu o melhor do texto!

Antonio Abreu

O Lula já foi chamado de bêbado, comun ista, populista, incompetente, megalômano, beócio, ignorante, que tinha plano B, que iria para o terceiro mandato, corrupto, chefe de quadrilha, ingênuo, mula etc. A grande mídia levou 8 anos só criticando, só desqualificando, criando inúmeros "escândalos", factóides, dossiês, enfim a mídia fêz papel de oposição.
No senado e na Câmara, vimos 3 alucinados opositores a dizer que ia bater no homem, uma falta de respeito total. Mais ninguém ou a mídia se atreveu a dizer que Lula era entreguista, contra políticas sociais e contra os trabalhadores, justamente o tripé que sustentou esse fenomenal e carismático Lula, que além da sua esmagora popularidade no Brasil, comanda um governo exitoso e é muito querido e respeitado no mundo. Me dê um motivo para o povo brasileiro não querer a continuidade dessa política e eleger Zé Serra. Dilma está eleita, mesmo com a Marina Silva, que por vaidade e ressentimento à Dilma, atrapalhe essa vitória ainda no primeiro turno.

    Jairo_Beraldo

    Lula só não foi lembrado como santo e rapadura…taí a resposta! Que fará agora o PIG, com Dilma no Planalto? Será que eles terão combustivel para chegar ao fim do túnel?

    Màrcia Aranha

    É Antonio, Lula foi chamado de tudo aquilo por um motivo simples e que já foi muito bem explicado por Maquievel…

    "Quando não se tem bons argumentos, ou argumento algum, tente desqualificar seu oponente…"

    Foi isso que a oposição e o PIG tentaram, usando e abusando do preconceito e do racismo… e agora, vão amargar, juntos, uma derrota constrangedora.

armando duarte

Excelente análise. Tenho melhor fim de semana lendo este artigo da Maria Inês. Agora é trabalhar mais pára que a Dilma ganhe no primeiro turno. Também devemos lembrar que ninguem governa bem sozinho. Precisamos fazer uma boa Câmara Federal com os partidos aliados para que ela não fique refem do PMDB. O mesmo para o Senado Federal. Ressalte-se que a velha guarda dos senadores tucanos e demos aposenta-se no fim do ano e haverá renovação total se vocêr fizer uma boa campanha.

Tiago

"eleitorado majoritariamente governista"…"SATISFEITO COM A VIDA QUE TEM"

Parei de ler neste ponto.

    Marcio Leandro

    Porque? A verdade te incomoda? Chora!!!!!!

    João

    Que bom, voce não entenderia o resto mesmo.

    Polengo

    PAF! POF!
    HAHAHAHAHA!

    Tiago

    Com o devido respeito aos colegas de debate, se vocês estão "satisfeitos com a vida que tem", ótimo pra vocês. Estão satisfeitos com o país na rabeira do mundo, com uma educação vergonhosa, saúde calamitante, infra-estrutura precária, violência no nível de uma guerra. Tudo isso são estatísticas tão verificáveis quanto o nosso glorioso PIB e que, me perdoem, não podem ser contestadas. Todas essas mazelas comandadas por irresponsáveis e incompetentes, independente da legenda que representam. Lamento pelos brasileiros que ainda acreditam nos políticos que aí estão, que não se cansam que provar em cadeia nacional que estão dando de ombros para nosso país. Eu defendo o Brasil, nosso país, nossa nação, nosso Estado, e cada um aqui é mais responsável e faz mais por ele do que qualquer um desses imprestáveis que se tencionam "representantes do povo".
    "Satisfeitos com a vida que tem", sim, o brasileiro mais miserável do lugar mais miserável desse país certamente está satisfeito. Afinal de contas, não é essa a característica mais marcante do nosso eleitorado? Reclamam, reclamam e reclamam, e na frente da urna, votam nos mesmos inúteis da eleição passada.

    Caetano Greco Junior

    Tiago, são "somente" 8 anos contra outros 502 anos. Talvez você, e outros 5% da população brasileira, não estejam satisfeitos com a vida que tem. Direito seu. O que não é direito seu é não dar direito a outros 95% restantes de dizerem que estão, sim, e muito, SATISFEITOS COM A VIDA QUE TEM.

    Tiago

    Colegas de debate, com o devido respeito, novamente devo discordar de vocês. Magros, sim, vivo em São Paulo em um bairro de periferia inclusive e conheço a realidade do ensino que você descreve (eu mesmo estudei em escola pública), e dou fé totalmente as suas palavras. Não há duvida que o modelo de educação do PSDB, justamente no estado que mais necessita de mão de obra qualificada, é um absoluto fracasso. Mas, na minha opinião, se fosse outro partido com outro governante em SP, a situação seria a mesma. Pois a nossa classe política simplesmente não se importa…não se importa com esse país, que só pode ser transformado através da educação. Sobre o comentário do colega Caetano Greco Junior, concordo que não tenho o direito de dizer a alguem que ela não deva estar "satisfeita com a vida que tem". Nem tampouco falei isso. Mas acho que a felicidade de um povo deve ser mais do que capacidade de consumo. Acho que a felicidade do povo deve ir além do número de televisores, geladeiras e carros comprados. Acho que a felicidade do povo se faz com educação, saúde, transporte, qualidade de vida. Se o PIB fosse o único indicador válido para as nações, a China seria o paraíso na Terra, mas sabemos que isso não é verdade. Quanto a sua comparação de "8 anos contra outros 502", e também sobre o comentário do colega Cecéu que propoe "seguirmos na mesma trilha", com o devido respeito, mas suponho que essa "trilha" seria guiada pelos que governam hoje o país. Disso eu discordo, pois já provaram serem incompetentes sem compromisso com o Estado, e sim com o poder. Querem se agarrar a eles com unhas e dentes, e isso é típico da política brasileira. Uma pena que aqui os ditos "representantes do povo" não olham para a nação, e sim para seus partidos, seu comadres e seus conchavos, criticando tudo o que a oposição faz e não aceitando críticas a nada do que eles fazem. Ainda sobre os "8 anos contra outros 502", não concordo com essa suposição, instigada pelo nosso presidente, que o país foi descoberto a partir do seu governo. Quando o vejo insinuar isso me recordo imediatamente do livro 1984, de um dos lemas do Partido:

    "Quem controla o presente controla o passado. Quem controla o passado controla o futuro."

    dukrai

    "educação vergonhosa, saúde calamitante, infra-estrutura precária, violência no nível de uma guerra."
    Vamos por parte, como Jack, o estripador, educação e segurança, e as enchentes, são de responsabilidades dos governantes locais, no caso de SP, os demo-tucanos que estão há décadas no governo do estado e município, com uma passagem de Marta e Erundinda. O trein aí está ruim pra encardir e igualzinho a MG, greve de professor e uma paulada no aumento do número de homicídios.
    Quanto à saúde é um sistema que envolve as três esferas de governo e que sofreu uma sangria de 42 bilhões anuais pelo fim da CPMF, aprovada por essa mesma turma, além dos desvios da transferências da União de recursos para o estado de SP, MG, RS e DF aplicados no sistema financeiro. Governados por quem?
    A infra-estrutura viária no estado de SP é excelente, já os pedágios, afffffe! Ainda bem que moro em BH e só pego a Fernão Dias, rodovia federal que tem uma tarifa de R$1,10 Isso é pra matar de inveja os coió que pagam 35 reaus de Ribeirão Preto a São Paulo.

    Edv

    Conceito de felicidade é complexo de discutir, pois conheço favelados que levam a vida numa boa e milionários depressivos. Então vamos ao que podemos… "502×8": O Brasil é geoeconomicamente privilegiado e sempre foi um país humanamente atrasado e desconsiderado. Não virou o paraíso em 8 anos. Mas mudou a DIREÇÃO da curva que sempre deixou este país bom para poucos, ruim para muitos e sem nenhum respeito. Esta é a grande mudança! Agora estamos melhorando consistentemente, e até quebrando alguns tabus e paradigmas. Temos muito à melhorar, o que não podemos é dar marcha a ré para os outros "502", que NUNCA nos tornaram a nação que precisamos e já poderíamos ser há muito tempo!

    Cecéu

    Você tem razão. Mas já melhoramos muito. Quando os tucanos foram apeados do poder pelo voto popular, este país era muitas vezes pior do que hoje, e três vezes menor do que hoje, julgando-se pelo PIB. Se com estes poucos anos de melhora já estamos como a sexta economia do mundo, imagine como estaremos com mais alguns anos nesta mesma trilha, ao tempo em que se apagarão progressivamente quaisquer resquícios da predatória passagem dos tucanos pelo poder? Ainda não somos o paraíso, há muita coisa para consertar e também é preciso descontaminar as cabeças e as almas de muita gente boa que foi permanentemente enganada por um simulacro de imprensa que não há adjetivo ruim o suficiente para aplicar-se a ela. Mas hoje, estamos correndo numa avenida ampla e iluminada, ao invés de errarmos pelos escuros becos em que da sombria época tucana. Vamos nos rejubilar pelo muito que já conseguimos e vamos seguir em frente, sem dar ouvidos para o canto desafinado das pérfidas sereias que ainda se escondem na escuridão das esquinas.

    Magros

    Se vc vive em São Paulo, Tiago, a educação (disso eu posso falar por ser professor desde 1991 e não sou do PT nem simpatizante) nunca esteve tão ruim. Isso vc pode descobrir dando uma passadinha numa escola de periferia. Serra conseguiu destruir uma categoria. Professores estão abandonando a carreira e várias faculdades estão dando bolsa para cursos de licenciatura. As escolas aonde trabalhei nos últimos anos estão à míngua..acredite..a coisa tá feia..chegamos a um ponto de sentir saudades do Alkimin..Na área da educação, seu grande administrador, Serra, falhou feito..Ah, vá…ele foi pior que o Maluf…falei..

    Edv

    "País na rabeira do mundo" foi confundido por FHC com "mundo na rabeira do país"…
    Hoje o Brazil (de FHC) é primeira página. Talvez vc não coompreenda o que sentem 30 milhões que saíram da pobreza. Para eles pouco já é muito. o melhor de tudo é que podem aspirar por mais!
    Todas estas mazelas foram criadas de FHC para trás, por séculos de governos conservadores como o dele. Elas existem sim, mas não melhorarão por decreto (de um Bonito MuSerrini?). Mas todas estão melhorando (com Lula). Minimizá-las toma no mínimo uma ou duas gerações de trabalho sério e contínuo. Isto se os conservadores (de seu poder e grana) não atrapalharem… Lamento que por parecer torcedor, vc não consiga ver os progressos e até tabus e paradigmas históricos quebrados (30 milhões a menos de pobres, investment grade, ser bem sucedido em meio à uma gigantesca crise mundial, salario mínimo bem maior, dívida externa, distribuição de renda maior, etc.. É só continuar e aperfeiçoar, se é que me entende… (sugestão: inicie seu voto com "D")…

    LuisCPPrudente

    Será que esse Tiago tomou água estragada?

    Ou será que ele é outro funcionário pago do ex-Graeff?

    Vinicius Garcia

    é sua cabeça iria travar, posto que ela deve estar acostumada a "analistas" do PIG.

sergio

E aliado a tudo isto ainda tem o fato da oposiçãozinha (porque é pequena mesmo) ser muito burrinha. Alia-se ao ao PIG com sua fome de poder e fica inventando factóides, que um por um, não duram mais do que um par de semanas no ar. E só duram tanto pela burrice somadas da oposição e do PIG que demoram a dar o braço a torcer. Para nós tanto melhor, pois a credibilidade do PIG não vale mais do que uma nota de R$ 3,00. A oposição além de burra, é fraca, sem moral, sem discurso, sem nada.
Eles não se deram conta que existe a INTERNET para desmentí-los mais rápido do que eles conseguem se articular?

2010 tá ficando fácil.

Julio Cesar

E as novas perguntas feitas pelo IBOPE na pesquisa domiciliar? Tudo lá divulgado no Nassif.
E nem assim eles vão conseguir…Manipulando…
Dilma é Lula!
Lula são Muitos votos pra Dilma!

Uma situação boa demais para o governo « Dukrai's Blog

[…] para o governo Por dukrai sugado do Viomundo que por sua vez copiou do Valor Econômico http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/maria-ines-nassif-uma-situacao-boa-demais-para-o-governo.htm… 10 de junho de 2010 às […]

dukrai

Depois do programa eleitoral do PT, no início de maio, em seguida continuei vendo o jornal da Record e brinquei com a minha mulher; continuou a propaganda gratuita, só dava notícia boa pro governo, Lula e Dilma.
Aí vc pega esta matéria da Maria Inês Nassif no Valor Econômico e fica parecendo o Franklin Martins ou post de campanha.
A situação é a pior possível pro Vampiro Brazileiro e a estratégia de campanha está sendo definida com a sua radicalização contra a Bolívia e Irã, a unica chance de falar mal do Lula sem trombar com a sua popularidade, mas que não tem ganho de voto, além de malhar nos juros e no BC, mesmo que tenha levado uma lenhada e foto constrangedora do Globo na primeira página.
Tudo pode ser resolvido no primeiro turno e é desse vexame final que tentam fugir os demo-tucanos, além do que vai ter segundo turno em vários estados e com a Dilminha eleita, o caldo entorna de vez para a oposição.

Jordam

Engraçado a Folha tenta desconstruir aquilo que a Maria Inês sintetizou brilhantemente, lendo uma coluna do Fernando Canzian do dia 06/06 ele fala as avessas da realidade vejam abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/fernandocanz

Eibel

Texto muito bem elaborado, gostei muito.

Nei Jobson

Azenha,

Veja está notícia abaixo. Aí tem coisa e vai virar tiro no pé do Serra. A Polícia e Ministério Público já sabia e estava/está acompanhando. Algo vai estourar!

10/06/2010 | 00:00
‘Dossiê’ contra Serra é só um conto do vigário

O suposto dossiê contra o tucano José Serra não passou de um conto do vigário que envolve seis pessoas, dos quais dois são delegados aposentados, um ex-diretor de polícia e experientes ex-agentes de espionagem, inclusive da Aeronáutica. O grupo tentou atrair um ex-sindicalista da Agência Brasileira de Inteligência “especialista em fontes humanas” (escuta telefônica e de ambiente) e “recrutamento de colaboradores”, mas foi inútil. A polícia mantém os nomes sob sigilo.

10/06/2010 | 00:00
Agentes duplos

O grupo atraiu o jornalista Luiz Lanzetta, ligado ao PT, oferecendo seus serviços. A polícia suspeita que oferta idêntica chegou ao PSDB.

10/06/2010 | 00:00
MP já sabia

Três semanas antes de o suposto dossiê virar notícia, jornalistas do staff petista revelaram a oferta de arapongagem ao Ministério Público.

Fonte: http://www.claudiohumberto.com.br/principal/

Maria Dirce

Lula ta blindado, o povo o blindou!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também