Marcos Coimbra: O oportunismo das denúncias de véspera

Tempo de leitura: 3 min

Mídia
19 de Setembro de 2010 – 10h44

Marcos Coimbra: os escândalos na imprensa e a velhinha de Taubaté

Por uma coincidência extraordinária, denúncias pipocam a toda hora nestes últimos dias de campanha eleitoral. Faltando duas semanas para a eleição do sucessor ou, pelo que parece, da sucessora de Lula, falar delas se tornou uma verdadeira obsessão para nossa grande imprensa.

Por Marcos Coimbra, no Correio Braziliense, Via Vermelho

Se contarmos o tempo transcorrido desde quando surgiu o “escândalo da Receita”, já faz quase um mês que os grandes jornais de São Paulo e Rio, as maiores revistas de informação e o noticiário da principal emissora de televisão dão cobertura máxima a denúncias de vários tipos contra Dilma, sua campanha, o PT e o governo Lula.

O caso da Receita e o mais recente, envolvendo o filho da ex-ministra Erenice Guerra, receberam a atenção de todos. Outros, como a bombástica revelação que uma “falha” de Dilma redundara em prejuízo de R$ 1 bilhão aos consumidores de energia elétrica, ficaram reduzidos ao esforço isolado de um veículo. Como ninguém a levou a sério (sequer o jornal que a havia patrocinado), foi logo esquecida.

Essa disposição para denunciar não atinge o universo da imprensa. Brasil afora, jornais e revistas regionais e estaduais mostram-se menos dispostos a fazer coro com os “grandes”. O mesmo vale na mídia eletrônica, onde o tom escandaloso não é o padrão de todas.

É curioso, mas nenhuma dessas denúncias nasceu na internet, contrariando tendência cada vez mais comum em outros países. Lá, é nos blogs e sites independentes que coisas assim começam e têm seu curso, muitas vezes enfrentando a inércia da mídia tradicional. Aqui, ao contrário, são os jornalões e os grupos de comunicação mais poderosos os mais afoitos na apresentação e apuração de denúncias.

Não se discute se são falsas ou verdadeiras. É certo que algumas, como o “escândalo da eletricidade”, são apenas bobagens. Outras são importantes e produzem consequências reais, como a que levou à saída de Erenice.

Existem as que estavam na geladeira, ao que parece aguardando um “bom momento” para vir à tona, como o “escândalo da Receita”. E há as que, aparentemente, apenas coincidiram com outras, como o “escândalo do caseiro”, que ressurgiu das cinzas agora que a Caixa Econômica foi condenada a indenizar a vítima.

Também não se discute o que fazer nos casos em que há suspeita fundamentada ou confirmação de que alguma irregularidade foi praticada. Partindo da premissa de que somos um país sério e que as instituições funcionam, qualquer denúncia com verossimilhança precisa ser apurada e os culpados punidos. Aliás, todas estão sendo acompanhadas pelo Ministério Público, a Polícia Federal e a própria imprensa.

Mas só a velhinha de Taubaté acredita que a coincidência de tantos “escândalos” é obra do acaso. A onda nasceu em tal momento que é impossível não desconfiar que exista intencionalidade por trás dela.

Os segmentos na sociedade e na mídia insatisfeitos com a possibilidade de vitória de Dilma aguardavam ansiosos o começo da propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Sabe-se lá de onde, imaginavam que Serra reagiria a partir de 17 de agosto e que conseguiria reverter suas perspectivas muito desfavoráveis.

Não viam que o mais provável era o oposto, que Dilma crescesse quando Lula chegasse à televisão. Como resultado de mais um dos equívocos que cometeram na avaliação das eleições, se surpreenderam quando a vantagem da candidata do PT rapidamente aumentou.

Foi de repente, quando a decepção com a performance de Serra e o susto com o bom desempenho de Dilma se generalizaram, que começamos a ter uma denúncia atrás da outra. A temporada de escândalos teve sua largada na última semana de agosto, quando saíram as primeiras pesquisas públicas feitas após o inicio do horário gratuito, mostrando que a diferença entre eles passava de 20 pontos.

De lá para cá, nada mudou nas intenções de voto. Alguns comentaristas procuram indícios de oscilações, com lupas esperançosas, ansiosos para encontrar sinais de que tanto barulho produza efeitos. Até agora, nada.

Chega a ser engraçado, mas há países em que se proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais nos 30 dias que antecedem uma eleição. Tudo para não perturbar as pessoas na fase da campanha em que deveriam pensar mais. Eles acham que ninguém deveria interferir nesse momento de recolhimento e reflexão.

É porque não conhecem o que é capaz de fazer (ou de tentar fazer) nossa “grande imprensa”.

* Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geraldo

São Paulo, 20 de setembro de 2010.

Excelentíssima Senhora Vice-Procuradora Geral Eleitoral

Acuso o recebimento do ofício de número 335/10-SC, expedido nos autos do procedimento PA/PGR 1.00.000.010796/2010-33 e, tempestiva e respeitosamente, passo a expor o que se segue.

Para melhor atender ao ofício requisitório de relação nominal de contratos de publicidade celebrados entre o Governo Federal e a Editora Confiança Ltda. – revista CartaCapital –, tomamos a iniciativa e a cautela de consultar, por meio de repórter da nossa sucursal de Brasília, os autos do procedimento geradores da determinação de Vossa Excelência. Verificamos tratar-se de denúncia anônima, baseada em meras e afrontosas ilações, ou seja, conjecturas sem apoio em elementos a conferir lastro de suficiência.

Permito-me observar que a transparência é princípio insubstituível a nortear esta publicação, iniciada em 1994 e sob minha responsabilidade. Nunca nos recusamos, portanto, dentro da legalidade, a apresentar nossos contratos e aceitar auditorias e perícias voltadas a revelar a ética que nos orienta. Não podemos, no entanto, aceitar uma denúncia anônima, que, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal ao interpretar o artigo 5º, inciso IV, da Constituição da República (“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”), afronta o Estado democrático de Direito e por esta razão é indigna de acolhimento ou defesa e desprovida da qualidade jurídica documental.

A propósito do tema, ao apreciar o inquérito número 1.957-PR em sessão plenária realizada em 11 de maio de 2005, o STF decidiu, sobre o valor jurídico da denúncia anônima, só caber apurar a acusação dotada de um mínimo de idoneidade e amparada em outros elementos que permitam “apurar a sua verossimilhança, ou a sua veracidade ”.

Se esse órgão ministerial, apesar do exposto acima, delibera apresentar a requisição referida nesta missiva, seria antes de tudo necessário, nos termos do art. 2º da Lei nº 9.784/1999, esclarecer e indicar os motivos da mesma, justificação esta que se encontra, me apresso a sublinhar, ausente da aludida requisição.

Cabe ainda ressaltar que todos os contratos firmados pela Administração Pública federal com a Editora Confiança, em atenção ao art. 37 da Constituição Federal, foram devidamente publicados em Diário Oficial da União e nas informações disponibilizadas na internet e, portanto, estão disponíveis à V. Excia.

Por último, esclarecemos que o levantamento de dados referido na requisição desse órgão implicará em uma auditoria nos arquivos dessa editora quanto aos exercícios de 2009 e 2010. Evidentemente, essas providências não cabem em um exíguo prazo de 5 dias, mas demandam meses de trabalho. Desse modo, se justificada adequadamente a realização de um tal esforço, indagamos ainda sobre a responsabilidade pelos custos correspondentes.

Ausente os pressupostos que justifiquem a instauração da investigação, requeremos o seu arquivamento. E mais ainda, identificado o autor da denúncia ainda mantido sob anonimato, ou no caso desta Procuradoria entender pela existência de indícios a dar suporte à odiosa voz que nos carimba de “imprensa chapa-branca”, nos colocamos à disposição para prestar as informações e abrir nossos arquivos e sigilos bancários e fiscais, observados, sempre e invariavelmente, os preceitos legais aplicáveis.

Atenciosamente,

MINO CARTA
Diretor de redação e sócio majoritário
Editora Confiança Ltda

José Manoel

Azenha: denuncismo como a gangue do Zé Caixão vem fazendo, nada mais é do que golpe!!!!!! Mas, não adianta, a Dilma quanto mais é batida, mais cresce!!!! A canalhada da direita já marcou a data do seu próprio enterro: 3 de outubro!!!!!!

Baixada Carioca

Pela primeira vez eu venho discordar do professor Coimbra. Eu o tenho no mais alto conceito, mas penso que ele escorregou feio na sua ilação ao dizer que essa campanha midiática pró-tucano não nasceu na internet. Sem poder provar isso, eu afirmo que a internet foi o divã; a grande mobilizadora dos dois neurônios que operam o núcleo central do Grupo Terrorista Midiático onde se encontram Frias, Mesquita, Civita, Marinho, Ali Kamel, Jabor e outros.

E é aí que eu discordo do professor, porque esses senhores não se dão ao trabalho de viajar Rio de Janeiro-São Paulo-Minas Gerais-Rio Grande do Sul. Não. Eles se articulam via internet em videoconferência. Foi num bate papo tradicional, num final de noite, tomando Uísque importado e degustando camarão como petisco, que alguém estabeleceu a pauta do Grupo. Depois da internet é que saíram para os impressos, para o Rádio e para a Televisão.

Fico imaginando Ilimar Franco, José Roberto de Toledo, Lauro Jardim, Ali Kamel, Willian Bonner, Wack, Míriam Leitão, Sardemberg e outros comparsas numa sala virtual na maior articulação. Cada qual definindo o seu papel nessa campanha.

É claro que entendi que Coimbra quis dizer que a grande mídia se pauta pela internet para investigar as informações e que aqui, é a velha mídia que pauta a internet, numa relação diametralmente oposta do resto do mundo. Mas diante de tanta sujeira, que tal chacotear um pouco com esses golpistas?

JC Tavares

O Pior dos bandidos, é o jornalista vendido. Se Bertold Brecht, ressuscitasse, certamente ele mudaria a frase "O pior analfabeto é o analfabeto político", pois este também é vítima do jornalista vendido da "grande imprensa".

augustinho

Esta eleiçao nao somente esta pondo em açao, e pondo em relevo uma dura clivagem povo x elites como outra
inesperada talvez clivagem regional: SP versus a esmagadora maioria do restante do país.
Alguem duvida ?

    Maria Lucia

    Augustinho, se liga!
    O povo trabalhador de São Paulo está nas ruas, nas praças, nos lares e nos bares lutando para eleger Mercadante, Netinho e Marta.
    Quem está contra o Brasil é o bunker neoliberal fascista, que quer colocar o cilício do xuxu opus dei na cintura do Brasil.
    Se liga no lance! Vamos somar com o povo paulista trabalhador e parar com preconceitos que só interessam aos inimigos do povo trabalhador. Se inspira: http://pedroayres.blogspot.com/2010/09/chegou-hor

Tomudjin

Ora , se o PIG tem todo o direito de se partidarizar, porquê então as FARCs não teriam?
[youtube EjQu-ouQZOc&feature=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=EjQu-ouQZOc&feature=player_embedded#! youtube]

Bonifa

Alguns crimes não podem ser ignorados. A história desse ex-presidiário que a Folha pegou para dizer uma acusação sem provas e produzir uma mega-manchete que foi parar imediatamente na propaganda do Serra, foi um desses crimes que não podem ser ignorados.

afcervantes

A midia comercial tem um lado, trabalha para ela, e não assume sua postura. São totalitarios, publicam o que pensam, mascaram os fatos e nos induzem a conclusão. O que resta para nós cidadãos livres do sistema é estirpar estes meios de comunicação através do boicote a fonte de informação da PIG. Não pense que irá parar isso após 3 de outubro, no voto eles vão perder, vão tentar nos usar para seus interesses. Vai tentar caras pintadas 2, em breve na midia……

A pig quer nos usar

silvano

Vamos varrer uma boa parte desta coja de demos e tucanalhas no dia 3 de outubro.

    Jairo_Beraldo

    Não seria bom deixar um ou dois para velar seus compadres?

Luciano Prado

"De lá para cá, nada mudou nas intenções de voto. Alguns comentaristas procuram indícios de oscilações, com lupas esperançosas, ansiosos para encontrar sinais de que tanto barulho produza efeitos. Até agora, nada".

Essa lupa a que se refere o Marcos Coimbra tem endereço certo. Eu, por exemplo, me lembro do esforço de um missionário em explicar a movimentação dos tais "formadores de opinião".

A "notícia" falava em 10% de um grupo de pesquisados…

De fato, é de fazer rir. Tem gente que sente dó do sistema cérebral do sujeito, digo, missionário.

GustavoEgito

O Índio da Costa está nojento no "É Notícia" da RedetV!

Parece um drogado falando que "A Dilma vai liberar o aborto", "A dilma é liga às FARC's", "A Dilma é mentirosa" e "Tenho certeza que nós (Ele e o Serra) vamos pro 2º Turno"!

Está revoltante e, ao mesmo tempo, hilário!

    Luciano Prado

    Um sujeito tão novo, mas com o mesmo discurso velho, a mesma cantilena enfadonha, os mesmos vícios, os mesmo ataques. Ao final do debate Índio estava com 89 anos.

    Luciano Prado

    Índio contribui para aumentar a rejeição a Serra.

    Jairo_Beraldo

    E dá Costa para Cesar "Vaia"! Que maravilha, que delicia a forra do Engenhão.

Marcelo Macedo

Oportunismo ou não, havia sujeira lá?
Não seja infantil. O povo-gado que vocês conduzem não tem memória.
Somente dessa forma é possível mostrar quem vocês são a tempo.
FORA SEUS COMUNISTAS ASQUEROSOS

    kali, a negra

    O cara xinga e não fala coisa alguma.

    A direita é uma piada de mau gosto.

    afcervantes

    Marcelo sempre houve sugeira, isso vem do PAI OCO que escondia o dinheiro dentro do santo para não repassar a colonia portuguesa, havia sugeira na primeira republica de RUI BARBOSA onde proferiu o famoso discurso "teremos vergonha de ser honesto……", sujeira nos oitos anos de FHC, que foram para debaixo dos panos, e sujeira no governo PT. A sujeirada não é so desse governo, mas este governo que fez para diminuir a fome, coisa que voce nunca deve ter passado, as desigualdades sociais.

    Maria

    Nervoso? Melhor se acalmar senão a gente manda as FARC e o Boi da Cara Preta atrás de você !!!!!!!

    eu mesmo

    Esse Troll é fraquinho… Chega a dar saudade do Ubaldo…

Antonio

A imprensa brasileira é a prostituta de luxo, exclusiva da direita. Só dá pra eles. É a bonequinha da direita. Festejada, paparicada, bem paga, bem usada, comensal com entrada garantida.
Uma gracinha, que as esposas aprovam pois dá visibilidade e retroalimenta seus maridos. PIG e direita são dois espelhos. Um reflete o outro. Ambos já falam ao vento.
É Dilma lá. E o que isso significa? Perda de poder, grana, fim de carreira, fim de uma era de 500 anos.

    Jairo_Beraldo

    Calma…estusiamo além da medida, não é recomendável. Um passo de cada vez!

Glecio_Tavares

Estamos vivendo tempos de ditadura , uma ditadura midiatica.

    Jairo_Beraldo

    Caro Glécio, sempre vivemos em uma ditadura midiática. Mas estamos agora nos libertando dos grilhões.

ruypenalva

Serra é o avião da Globo – sentido amplo.

Robson Porto

Interessante que a mídia golpista alertava para o risco do Lula transformar o Brasil em uma Venezuela…

Mas o que está acontecendo é exatamente o oposto. É a mídia golpista que está venezuelizando o Brasil ao se comportar exatamente da mesma formal que os jornais, revistas e TVs de lá.

E sabem mais o que? No final, e à cabo, dirão que estavam certos desde o início…

monge scéptico

A maioria dos "especialistas" em qualquer coisa, imita a vóz do dono,por conviniência e comodismo,
pois se, se mostrar independente, voluntarioso, com respostas prontas, vai ser outra coisa, menos
empregado. Em jornalismo especialmente,nos dias de hoje, ou comungam com o editor, que por
sua vez está submetido aos "barões", exercem o tendenciosismo, da mais aética e imora(amoral),
e baixo níve ldescendo a sarjeta. No quesito vaticano(vá de retro!) LULA pecou; manchou à alma, tão
limpa. Mas tá perdoado; é só rasgar o documento e fim.

El Cid

Tarso nocauteia entrevistador da RBS… toma !! com créditos para o Cloaca News !!

[youtube N1QweIp2xjU&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=N1QweIp2xjU&feature=player_embedded youtube]

    El Cid

    e pensar que até as uvas rejeitam esse repórter !! kkkk !!

    P.S.: ele tomou choque, viu gente ?

    [youtube U9CXtycJz_g&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=U9CXtycJz_g&feature=related youtube]

    Glecio_Tavares

    Ele deve ter achado o choque menos doido do que o direto de esquerda do 'Mike' Tarso.

    Jairo_Beraldo

    Não sou muito chegado no Tarso, sou mais o Olívio. Mas o Lasier deve estar desacordado até agora. E Tarso citou a condenação do corajoso Juiz de Sanctis ao banqueiro bandido. Essa é minha birra. Porque não o fez enquento ministro da justiça?

Olavo

Gente! tracking Vox/IG/Band de 19/09. Ela (Dilma) 53% e ele (Zé Serrote) 24%. Algo não tá dando certo……. pra eles.

    luiz antonio

    Favor retificar: o Zé Serrote deu 23%….retifica rápido, senão ele ainda vem correndo agredir mais um pouco….Vade retro Serranás!!!!!!

Messias Macedo

ALVÍSSERAS DOMINICAL!

Após cinco dias de queda e estabilidade, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, cresceu dois pontos no tracking Vox Populi/Band/iG deste domingo (19) e alcançou 53% das intenções de voto. Seu principal adversário, José Serra (PSDB), manteve os 24% registrados na medição de ontem. A candidata do PV, Marina Silva, permanece com o mesmo desempenho e tem 9% da preferência do eleitorado. Brancos e nulos somam 4% e indecisos, 9%.
Com o resultado de hoje, a petista venceria as eleições no primeiro turno. No entanto, a oscilação de Dilma permanece dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais.

FONTE: Alessandra Oggioni, iG São Paulo | 19/09/2010 16:54
##########################
Felicidades!

Hasta la Victoria Siempre!

Respeitosas saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

BRASIL NAÇÃO – em homenagem ao honesto, trabalhador e sapiente povo brasileiro
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

JOACIL CAMBUIM

Fico me perguntando que moral têm esses jornalistas, notadamene os que se dizem "especialistas" em política, que, como carneiros, aceitam as ordens dos patrões para participar de um jogo tão sujo! Não têm um mínimo de ética e, no entanto, vivem a escrever e falar sobre as mazelas reais e as que inventam, sem nenhum pudor. E tudo isso às vésperas das eleições. E somente sobre o governo de um partido. Sobre o partido do condidato concorrente, nada. Absolutametne nada. Será que esses profissionais da grande imprensa conseguem dormir em paz?

    Baixada Carioca

    Pelo que fazem sim. Eles estão sem dormir porque o poder que exerciam sobre a massa não-cheirosa está nos suspiros finais e eles não conseguem viver sem o poder. Das duas, uma. Ou se matam, ou se mudam.

    luiz antonio

    Ô Joacil, moral e ética são palavras inexplicáveis e inconcebíveis para os Jabores, Magnolis, Reinaldos, Mainardis, Mervais, Frias, Marinhos, Sardembergs, Whaacks, Civitas, Mirians, Cristianas, e toda a corja de "reporteres fabricantes de escandalos do PIG", como bem disse o Nassif ontem à noite……

Roberval Amador

O Zé Sigilo já viu que com estes argumentos furados não conseguirá soerguer sua candidatura. O Problema do Serra é que ele é como uma mercadoria ruím e com prazo de validade vencida (dia 03 de Outubro) . Tudo que o Serra diz soa falso.
O Diabo é que ele e o FHC acharam que bastava a Mídia para elegé-lo! A Mídia não tem votos!

    Miguel Oliveira

    Bastaria, se não fosse a blogosfera que a desmente.

Silva

Eu insisto, mais uma vez: mas e diante de uma grave "crise institucional", algo como esses escândalos que estão aí…

Resposta: Cara, olha só, esses escândalos são tudo armação, tá me entendendo? Globo, Silvio Santos, esses jornais aí (nota: eu não falei nada para ele; não o induzi) são tudo uma cambada. A classe média, não tem m… no c… pra c… (perdao mas ele usou essa expressao chulissima!), tão com o r… cheio, não dá um p… pra matar a fome de um coitado, vem o Lula, dá escola, curso tecnico, emprego, faculdade, olha só, ninguem fez isso, quem deu faculdade pro pobre?

Todos concordaram. Uma concordancia geral, todos falamos ao mesmo tempo. Aí eu falei dos 35 milhões que passaram pra classe media, mais de 200 escolas tecnicas, etc. Mais concordância.

Meu amigo vigilante achou que eu estou muito a favor da Dilma. "Mas vc vai votar nela, ou não?". "Votar eu vou" disse ele, "mas preferia votar no Lula. Sabe o que eu acho? O Lula vai voltar em 2014, então vou votar nela."

Vocês acham que esses escandalos "pegam"? O povo vai…

Resposta: … "pega" nada, o povo não tá nem aí pra Globo, se não fosse por minha mãe eu nem via essa porra na minha casa, mas ela so ve as novelas so. Cara, ninguem aguenta mais a Globo, voce acha que essa galera aqui, na cervejinha do fim de semana, vai encrencar com isso? Roberto Marinho? Dá um tempo, cara, a Globo só sobrevive por causa da classe media, e só. Alias minha mãe vê na TV dela, na minha eu tirei a Globo, TIREI, ta entendendo? Não vejo, tenho nojo. Tudo que é a favor do povo eles estão contra. Então, meu parceiro, o povo quer o dinheirinho dele no bolso, emprego, saúde, Lula tá dando isso, ainda mais fechando com o Cabral aqui, Globo que se f…

Concordância geral. Pedi pra confirmar: votam na Dilma?

Resposta: sim. O amigo engenheiro, que conheceu Lacerda ("ele era um grande f.d.p., era um f.d.p. inteligente, mas era!"), disse: "aqui no bar, olha so a volta, todo mundo vai votar na mulher. A mulher entra, ninguém quer aqueles m… do Serra ou do FHC, cruz credo (tres pancadas na mesa). Agora é Brasil cara, pode escrever, esses caras tão putos (se referia a midia) porque queriam fazer o que bem entendessem, acabou, parceiro, acabou. Lula veio aí e fez o que ninguem tinha coragem. Ele foi na escola da minha filha, olha, falou com todo mundo lá, todo mundo lá amou o cara, minha filha disse "pai o Lula falou comigo, com minha turma toda, ele é muito show!". O cara é um p… comunicador, é isso, o bicho é inteligente (todos concordamos) inteligente pra c…

Tentei ser o mais fiel possivel, certamente não consegui mas em síntese é isso aí.

Minha conclusão: vai dar merda FEIA se tentarem o golpe.

Não sei se estou certo mas vou dormir mais tranquilo.

Abraços a todos.

NOTHEORY

AMIGOS,

POSTEI AGORA UM VIDEO NO YOUTUBE.
PRECISO DO FEEDBACK PARA FAZER MODIFICAÇÕES OU POSTAR NOVOS VÍDEOS.
É SOBRE A ELEIÇÃO DE 1989, CONSIDERO UMA GRANDE CONSPIRAÇÃO COM A PARTICIPAÇÃO DA GLOBO E VEJA. ALGO PARECIDO COM O QUE VIVEMOS HOJE. FAÇO RELAÇÃO COM AUMENTO NO NÚMERO DE SUICÍDIOS E FALÊNCIAS NOS ANOS SEGUINTES.

ME DISSERAM QUE PARA UM AMADOR FICOU MUITO BOM!!!!
SE GOSTAREM REPASSEM O LINK.
SERVE COMO ALERTA!!
OBS: CLIQUE NO PLAY, PAUSE E DEIXE BAIXAR ELE TODO E DEPOIS ASSISTA. FICA MELHOR.
OBRIGADO.
http://www.youtube.com/watch?v=GHZbk0Cr1WE

    VLO

    Ficou ótimo. Por favor divulguem esse vídeo. Enviem para o maior número possível de pessoas.

Silva

Senhores,
Informação fresca da rua. Uma pesquisa particular sobre o pensamento dos cariocas, das classes menos abastadas. Fonte: eu mesmo.
Primeiro, a motivação: ontem andei lendo artigos aqui no Vi o Mundo e em outros lugares, dando conta do que pode ser uma tendência à efetivação de um golpe de estado no Brasil. É fácil fazer uma leitura do passado e da rota para onde levam os fatos da atualidade, e tentar traçar uma tendência – que não foi nada positiva, e me assustou. Fiquei triste com o fato desse país, tão lindo e tão amado por nós, estar sendo obrigado por essa elite egoísta a ficar de joelhos, de novo. O que andei lendo, em pesquisas no Google, caso estejam interessados: http://www.militar.com.br/modules.php?name=Artigohttp://www.imil.org.br/artigos/lula-os-militares-http://www.mobilizacaobr.com.br/profiles/blogs/gohttp://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20http://www.viomundo.com.br/politica/vinicius-wu-a

Segundo, a "pesquisa" em si. Numa mesa de bar em um subúrbio do Rio, eu e mais três amigos: um vigilante, um militar da ativa da FAB, de carreira, antigo, e um engenheiro aposentado. Todos com filhos e famílias. Estávamos bebendo Antartica, se querem saber, apesar do frio que faz aqui hoje (carioca é friorento com qualquer ventinho).

Bom, eu sou Lula e Dilma até os ossos; meu amigo vigilante é Lula até os ossos, tinha dúvidas sobre Dilma há alguns meses; o Militar não é eleitor do Lula: não votou nele em 2002, mas votou em 2006 e virou fã dele (mas crítico sobre os politicos em geral), e o engenheiro é esquerdista assumido e, como eu, vota no Lula desde 89 (p.s.: não sou filiado a nenhum partido).

Usuários de internet: todos. Mas só eu frequento "blogs sujos"; eles usam a internet de forma utilitária, somente.

1) Pergunto ao militar: você vê chances de um golpe no Brasil? Resposta: NENHUMA. ZERO. Insisti, questionando: mas e se algum burocrata, o STF, a imprensa, clamarem por um golpe ou, quem sabe, solicitarem os militares para ajudar na tomada do poder? Resposta: NENHUMA CHANCE. "Isso é coisa de militar reformado, que viveu a ditadura. Os mais antigos pararam no tempo e odeiam comunistas até hoje; não se atualizaram, entende; compram uma porrada de coisa da China e nem atentam que a China é comunista! Meio alienados, não, muito alienados; ranhice de caserna. O negócio é o seguinte: os militares entraram porque pediram, depois pediram pros militares saírem, aí a gente pensou: ah, é? Toma então de volta. Tentamos resolver, estávamos resolvendo do nosso jeito, mas vocês querem o poder de volta? Então taí, toma de volta, e agora se virem. Ou seja, agora é democracia, os militares não querem e não vão voltar. Sabem que um golpe, ou mesmo apoiar um, vai ser horrível para a imagem deles. Eles não querem isso. E olha, vou te dizer, todo mundo respeita o Lula; o Lula é f…, um cara f…, metalúrgico, aprendeu tudo, não tem nem o segundo grau, mas que se f…, ele veio aí e fez o certo, e não tenha dúvida que os quarteis fecham com ele. E não é só pelo fato dele ser o comandante em chefe não, porque isso o militar respeita engasgado, mas respeita. Vai entrar a Dilma, ela manda, vamos respeitar. Se fosse o Serra, vamos respeitar também, mas o Lula é f…, e pelo visto essa Dilma aí, cara, se o Lula indicou ela é f… também. O Lula tá por trás, O Lula vai estar sempre aí, não tenha dúvida disso.

    Bonifa

    Os militares vão trabalhar como nunca! Vai ser preciso se preparar muito, muito bem, para defender a Amazônia e a Amazônia Azul. E os militares já sabem que o inimigo já começa a distribuir panfletos para abalar as instituições. Este é o primeiro passo. Depois, o inimigo tentará o terrorismo e a sabotagem. Se não resolver, mandarão então seus famosos "rapazes". Todo militar conscientemente militar sabe muito bem disso. Querem tomar e não vamos dar, e quem vai nos defender serão eles, os militares.

roberto

eu espero que essa mídia raivosa não resista a mais 8 anos de governo progressista,e que vá para a lata de lixo da história!!

    Jairo_Beraldo

    Vão ter que se reeducar…ou terão o mesmo fim de seus padrinhos da politica.

Sergio

” É NOIS”
“Tracking Vox Populi/Band/iG: Após cinco dias, Dilma volta a subir
Com 53%, petista oscilou dois pontos dentro da margem de erro; Serra e Marina permanecem estáveis, com 24% e 9%, respectivamente”

GeorgeLuckas

isso é só o que o Serra tem…

sem projetos originais ou idéias criativas ou experiência proveitosa…

tudo o que ele tem é a velha mídia golpista e colonizada… e o voto dos poderosos e ignorantes…

e em breve não terá mais nada… depois da Ley de medios e do livro do amaury ele será renegado ao esquecimento pelo povo e a um modelo para os políticos que não quiserem ser eleitos…

Maria Thereza

Ótimo artigo. Só não concordo que chamem de "grande" essa mídia arcaica, obsoleta, golpista, desinteressada do país e de nós, o povo. Só pensa em se auto-proclamar "formadora" de opinião e tal qual Carolina, ficou na janela e não viu o tanto que o Brasil mudou nos últimos 8 anos. E vamos continuar mudando: incluindo mais gente no mercado consumidor, tendo mais gente pensando com a própria cabeça e deixando de ser consumidor passivo de desinformação e manipulação. A própria internet tem que começar a se preparar para englobar uma massa de consumidores imensa, a partir da banda larga gartuita. E hoje, na missa que meu marido frequenta, a CNBB divulgou nota oficial desautorizando aqueles 3 bispos (de São Paulo, é lógico). Não que eu acredite muito em igreja, mas essa desautorização é muito boa. O mundo está girando, a fila está andando e os demo-tucanos ainda pensam como se estivessem vivendo num país do século XIX.

El Cid

De tudo que já se falou, acho que falta também uma razão muito importante para o comportamento insano da mídia golpista: instinto de sobrevivência. Dos donos e dos empregados fiéis.

Lula está destruindo tudo que eles diziam que tinham: controle da opinião pública. Ora, que controle é esse que dá a Lula 80% de popularidade e coloca Dilma praticamente eleita?

Como eles, os donos, poderão continuar a cobrar o que cobram dos anunciantes se não conseguem sequer fazê-los acreditar que Lula fêz um mau governo e que Dilma é um poste? Toda essa leva de “jornalistas”, como Merval, Hippólito, Noblat, Sardemberg, Leitão, Jabor, Kramer, Reinaldo Cabeção, Élio Gaspari, Clóvis Rossi, Cantanhede e muitos outros, estão de fato apavorados com a possibilidade de Dilma ser eleita por ampla margem. A questão não é ideológica, é de sobrevivência. Todos eles correm o risco de perderem seus empregos ou então terem seus salários vigorosamente rebaixados.

Então pessoal, vamos ter mais empatia com essa turma. A gente sabe que quando se luta pela sobrevivência física, o importante é não desistir nunca. Foi o que os ratos, e as baratas, sempre fizeram para sobreviver ao esgoto…

    Luciano Prado

    Eu continuo matando baratas e ratos por uma questão de higiene e aversão, mas também por conta da luta pela sobrevivência física. No caso da longa relação dos bichos citados, por conta da sobrevivência intelectual.

    Cícero

    Muito bem lembrado. Concordo plenamente com suas palavras.

Filipe Rodrigues

O PT não vai reagir a esse lenga-lenga? Chega de covardia ou de apanhar calado…
A velha mídia está decadente, más não podemos subestimar.
A coodernação da campanha de Dilma precisa relembrar o eleitor brasileiro sobre quem é a Veja,
não vão colocar no horário eleitoral as matérias que a Veja fez de elogios ao ex-governador do DF Arruda?

    Guilherme Souto

    Felipe, reagiria se os veículos de difusão de tal reação não fossem exatamente aqueles a serem repudiados.

    Ainda bem que são tempos de internet, e temos condições de contrabalançar o jogo.

    E meu galo está que nem água de morro a baixo … snifsnif

A Louzada

Dia desses ouvi que, no último dia da propaganda na TV, os serristas apresentariam entrevistas em que supostas vítimas relatariam os sofrimentos de suas famílias devido à atuação de Dilma na guerrilha. Não duvidei.

    Jairo_Beraldo

    Quem sabe ele não esclareça também, como um "comunista" fugido do Brasil e do Chile, aportou em terras Yankees? Que o protegeu? Quem pagou suas contas?

Fernando Trevas

Azenha,

Marcos Coimbra está cada vez mais arguto em seus artigos.

A nossa grande imprensa não passa, cada vez mais, de um blefe.

Que pena. Tanta tinta e talento (?) para nada.

Mônica Rangel

Não adianta! De "escândalo em escândalo", o PIG vai se ferrando! Pelas minhas contas, daqui há uns três ou quatro "escândalos" a Dilma se elegerá com quase 60% dos votos. Está ficando evidente o desespero de causa. Vamos "Serra Chilique", ponha a "carequinha" prá funcionar ! O que será agora? Qual o próximo factóide que seu esteio estaria preparando ? Conto os dias para votar na Dilma e "fingir que, vc nem candidato era"!

    Andre Diniz

    Contas: 14 dias para eleição, um escândalo por capa da Veja, um perrengue em capa da Folha a cada 3 dias, mais os bonus-track dos dias 1 e 2 de outubro… vejamos…

    *pegando a calculadora*

carlos quintela

Uma das coisas que aprendi nesta minha vida é que nunca se deve fazer campanhas desmerecendo os adversários. Se formos vitoriosos a vitória será pífia, pois em cima de quem menosprezamos, se perdermos será vergonhoso, pois não conseguimos vencer o que qualificamos e inutilidades. Acho que a oposição ao governo Lula desconhece os fundamentos mínimos para disputar qualquer eleição.

Eugênio L. Costa

Vamos eleger o Governador "rouba mais" faz, porque os tucanos roubavam e não faziam que se mostre o
que foi o governo FHC, falindo o pais 3 vezes e vendendo estatais a preço de banana. Prefiro o governo que faz caixa 2, mas que não seja demo-tucano, porque eles querem vender o pais, são contra os pobres, o Bolsa Familia, o PRO-UNI, a cota para negro nas universidades…

ruypenalva

Esse é o erro de Serra, já apontado pela Inês Nassif, ele deixou o povo e fundou o Partido da Mídia, restou-lhe esse cacife. É um candidato virtual, até aí nenhum mal, mas a gente come comida, não lê apenas jornal. No seu delírio de mirabolância Serra promete qualquer instância, até dobrar a redundância. É um nefelibytico, errático, trocou o Partidão pelo Estadão, a aldeia global, pelo Globo canal. É o Serra, pior não fica, vai fazer dupla com o Tiririca. Vai tomar no Sul, quem sabe apareça no Gugu.

    Baixada Carioca

    E o engraçado é ver a mídia dizer que a tática eleitoral da oposição foi equivocada sem fazer uma autocrítiica. Precisamos rever a teoria dos dois neurônios…

Marat

Os brasileiros já não caem mais nessa mutrata: Ataques e mais ataques ao candidato do PT e um enorme acobertamento das lamentáveis gestões pessedebistas nos estados!

Gerson

Gostaria de saber em quais países é proibido a divulgação depesquisas 30 dias antes da eleição.

Farpa

Como sempre, brilhante o sr. Marcos Coimbra. È muito salutar que intelectuais como esse, esteja firmemente enganjado em esclareçer e indicar caminhos para que a maioria das pessoas entendam o contexto todo.

Marcos Neves

Já dá para apontar os destaques positivos e negativos desta eleição: Mino, Brizola, PHA, Nassif, Marcos Coimbra, entre outros e o papel da internet, no geral. Os destaques negativos são muitos, citando alguns: "procuradora com tapa olho", Folha/veja/globo, Marina e o Zé.

    Baixada Carioca

    É o velho embate de classes. Agora claramente mais delimitada. Eles de um lado, nós do outro.

M.A.P

Prezado Azenha
O Presidente Lula, pensou ter conseguido um cesar fogo com o Vaticano, com a Concordata assinada no final de 2008.
Lêdo engano, e só olhar a folha corrida : Venezuela, Equador, Honduras….

José Almi

Perfeito, como sempre.

Deixe seu comentário

Leia também