Marcos Coimbra e os novos números do Ibope: está chegando a hora

Tempo de leitura: 3 min

Para Onde Apontam os Números

Por Marcos Coimbra, do Instituto Vox Populi, no Correio Braziliense, em 27.06.2010

Saiu uma nova pesquisa nacional do Ibope, que confirma as que foram feitas recentemente pela Vox Populi e a Sensus. Os dois institutos já antecipavam o que agora indica o Ibope, talvez por utilizarem amostras mais sensíveis.

Nessa pesquisa, a vantagem de Dilma sobre Serra, ela com 40% das intenções de voto, ele com 35%, é ainda pequena, perto da margem de erro de 2 pontos percentuais, se raciocinarmos com o pior cenário para a candidata do PT (no qual ela teria 38%) e o melhor para o do PSDB (em que ele ficaria com 37%). Como essa conjugação é pouco provável, o mais certo é afirmar que ela assume a dianteira, mas sem se distanciar do adversário.

Se fosse só isso, caberia apenas dizer que a pesquisa é boa para Dilma. Na verdade, porém, ela é melhor do que parece à primeira vista, o que permite dizer que é muito favorável à petista.

De um lado, ela mostra que Dilma continua a crescer tirando votos de Serra, em um processo análogo ao que a matemática chama “jogo de soma-zero”. Nele, o ganho de um é idêntico ao prejuízo do outro, o que produz um saldo sempre nulo: mais 5 menos 5 igual a zero.

Na política, isso acontece quando só existem dois candidatos de direito (por exemplo, no segundo turno) ou de fato (como está ocorrendo agora, quando perto de 80% dos eleitores ficam entre Dilma e Serra). Somente 20% ainda não sabem o que farão ou pensam fazer diferente: votar em outros nomes, anular ou deixar em branco.

Como quase não há alterações nos nulos e brancos, e Marina não se mexe, permanecendo estacionada nas pesquisas de todos os institutos há algum tempo, as únicas mudanças se dão entre as pessoas que saem de Serra e vão para Dilma (ou vice-versa, mas em proporção muito menor). Quanto à pequena indecisão residual no voto estimulado, ela decorre da dificuldade que as campanhas têm de atingir algumas faixas do eleitorado refratárias à comunicação política, formadas por eleitores que podem, em muitos casos, continuar tão indecisos até o final que sequer comparecerão para votar.

Para Dilma, o bom, nesse processo, é que, a cada deslocamento de eleitores de Serra para ela, os números dobram. Por exemplo: se Serra perder outros 3 pontos e ela os receber, a distância entre os dois subirá 6 pontos.

Se, então, estiver em curso (como parece) essa tendência, a perspectiva de vitória da candidata do PT no primeiro turno se torna concreta, mesmo imaginando que Marina não míngue e até cresça um pouco. Quanto aos nanicos, alguns respeitáveis, tudo indica que a possibilidade de crescimento é remota.

A segunda razão da nova pesquisa do Ibope ser tão favorável a Dilma é o período de realização. Seu campo foi iniciado no dia seguinte à veiculação do programa do PSDB em rede nacional e prosseguiu enquanto estavam no ar suas inserções, logo após a propaganda do DEM e do PPS, igualmente dedicadas a Serra. O fato de toda essa mídia não ter conseguido, ao que parece, provocar o aumento de suas intenções de voto era previsível, mas veio como ducha de água fria naqueles que torciam para que melhorassem.

Não havia, no entanto, maiores motivos para imaginar que Serra iria crescer. Como acontecera no final de 2009 em situação semelhante (quando ele coestrelou, com Aécio, a propaganda tucana sem subir), voltamos a ver que seu nível de conhecimento é tão elevado que ele não ganha quando seu tempo de televisão aumenta. Em linguagem publicitária: sua imagem parece ter atingido o ponto de saturação, a partir do qual novos investimentos em propaganda apresentam retorno decrescente ou, quem sabe, negativo (quando há risco de perda de imagem com mais exposição).

Na interpretação amiga de quem deseja que ele vença, houve quem dissesse que foi a Copa do Mundo que o prejudicou, como se o interesse por ela fizesse com que a opinião pública ficasse indiferente à comunicação política enquanto a bola rola. A tese seria admissível se não fosse contrariada por tudo que conhecemos de eleições passadas, como a de 2002, quando Ciro Gomes cresceu mais de 15 pontos em plena Copa, impulsionado pela propaganda partidária que, desta feita, não ajudou Serra.

Com a perspectiva de encerramento da fase de pré-campanha com Dilma em clara dianteira, a eleição pode se encaminhar para uma definição antecipada: talvez comecemos a etapa final, da propaganda na televisão e no rádio, com a eleição resolvida na cabeça da maioria dos eleitores. Para que isso se confirme, falta pouco.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leonardo Câmara

Desde o final de 2008 que posto isto na blogosfera: vai ser no primeiro turno.

O Sucesso da administração interna do Lula se deve quase que integralmente a ela, que é administradora muito competente e habilidosa.

Na época de Joseff (stalin) Dirceu era aquela bangunça, aquele disse-me-disse, briga com movimento social, contra reforma da previdência… Enfim, um horror.

Quem observou essa mudança e a postura do povo diante dela (pra isso é preciso conhecer de fato bastante gente simples, né?!), não teria dificuldade em prever o resultado. O espantoso é que está sendo rápido demais. Eu esperava isso para o daqui a uns 30 a 45 dias.

Pelo andar da carruagem, no final de julho início de agosto esta corrida eleitoral já vai estar decidida. Serra vai tomar uma surra sem precedentes.

O teto de Dilma é 70%, e por mais que isso parece incrível, creio piamente que ela vá bater o sucesso eleitoral de Lula, i.e., mais de 64% dos votos válidos.

Quem viver verá!

Bonifa

Nem fale nesse cara. Asco. Asco. Asco.

Urbano

Por anda anda o montetrevoso do instituto de beleza igolpe? Precisa se explicar sobre os seus arroubos de antanho.

beattrice

Muitos suspeitavam e confirmou-se a suspeita: quanto mais se torna conhecido o Serra, mais votos ele perde, pois esse conhecimento vem acompanhado da informação do quanto ele e seu grupo amestrado destruíram o estado de SP, vitrine do desastre tucano desde que FHC deixou o poder.

Marcus Vinicius

hoje a Dilma vai ser entrevistada no Roda Viva e a gravação será ás 18:00, com transmissão pela internet ( http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/programa/121… ). como posso fazer para gravar a entrevista ?

Taiguara

O PIG ainda vai afirmar, num desesperado factóide, que a Dilma Obrigou o ex-marido a se submeter a um aborto.

    Jairo_Beraldo

    Pouco provável….o PIG é um aborto da natureza. Estariam desmoralizado para sempre.

Maria Dirce

Ontem no programa da marília gabriela,SBT, o Aécio neves fez a maior propaganda eleitoral pró PSDB,até a Marília chamou sua atenção.

    Bonifa

    Ele está assim. Prá lá de emotivo, se esforçando até os prantos, gritando "Serra, Serra, Serra…" Porquê será isto? Será medo de vingança?

    beattrice

    Não tenha a menor dúvida.
    O problema é que ele grita tanto que não convence nem ao principal interessado da seriedade do empenho, ou seja, como ator é também um canastrão.

    O Brasileiro

    Como cabo eleitoral de Serra, o Aécio está se saindo um ótimo ator…

    Jairo_Beraldo

    A mineirada sabe responder à altura…o Zé acha que conhece o Brasil…é nisso que dá colocar um leigo para querer pegar o leme da nação. Brincou com marimbondos, agora cuspa fogo!

Aleixo de Oliveira

Prezado LCA, equipe e navegantes:
Time que está ganhando não mexe. Dia 03/10/2010 diga não aos entreguistas de plantão.

Messias Macedo

[… DEPOIS DE (TASSO) JEGUEissati E YEDA, ATÉ TU SÉRGIO (Gu)erra? É Guerra! CRUSIUS CREDUS!]

Presidente dos tucanos
também joga Serra às feras – em http://www.paulohenriqueamorim.com.br

Yeda Crusius “esquece” Serra em discurso em convenção do PSDB gaúcho

FONTE: Clarissa Barreto
Especial para UOL Eleições
Em Porto Alegre

República Desta Direitona Aloprada – em polvorosa!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Otimizar site

O povo Brasileiro já esta decidido. Este ano nao vai ter para ninguem, nem o Pig pode segurar a vitoria de Dilma Rousseff no primeiro turno.

antoniocm

É Dilma neles!!!!! Não é dilmais, gente?

Carlos

"Novidade: USP e Unicamp fugirão do ENEM em 2011…

    beattrice

    O PSDB paulista quer porque quer agir de forma separatista, boicotando as regras nacionais do vestibular.
    Aparentemente a única solução para o ensino superior em SP retomar os trilhos se o pior acontecer, a vitória do XUXU e a permanência da dinastia tucana no poder, é a federalização das universidades paulsitas.

    Bonifa

    É uma idéia, a federalização da USP para evitar sua privatização.

Leider_Lincoln

Eu acho essa análise muito partidária: qualquer um vê que a Mídia, pelo menos no horário das 24:00 até as 4:00 horas, não tenta super expor o Serra de maneira positiva, e que o episódio do vice demonstram o brilhantismo do mais preparado dos brasileiros em conduzir sua campanha e manter a sua tropa unida e coesa.
Aliás, se houve uma briga ou outra pelo cargo de vice _coisa pouca, cheirosa e civilizada_ isto apenas demonstra que todos querem ser vice-presidente da república na chapa que, obviamente, só pode conduzir a quadril…, ops, a chapa PSDB/DEM/PTB/PPS até a Vitória!
Portanto, cambada: perfumem o Espírito Santo!

mariazinha

É isto, minha gente. Mas não acabou; ainda estamos sujeitos a muito golpe baixo. D. Dilma que fique bem atenta pois pode vir de qqer. lado.

desinformacaonao

Parece que o que escrevi em um post no meu blog a algum tempo vem se confirmando. O governante tem altíssima aprovação mas não é candidato, e conforme a população vai tomando conhecimento de qual candidatura representa essa continuidade, os votos vão migrando progressivamente.

Se for como ocorreu em Belo Horizonte na eleição de Fernando Pimentel, com 1 mês de propaganda eleitoral, já existirá quase que definição de 1º turno.

voxetopinio

Vai ser primeiro turno sim sim.

Tiago

Proponho votar nulo, amigos.

    Vlado

    Dê uma boa razão prá isso, Tiago…

    Jairo_Beraldo

    Ele é troll, Vlado.

    Tiago

    Os últimos 510 anos de Brasil (incluindo os oito últimos). O problema é a classe política do Brasil.
    Não é possível ter "projeto de desenvolvimento" se aliando a Sarney e semelhantes.
    Mas claro que respeito as opiniões de todos, colegas.

    Tenorio/SP

    O Lula sabe disso muito bem Tiago, o problema é que não há governabilidade sem alianças, assim ou ele fazia essas alianças ou não governava o país.

    O estilo "Enéas" ou mesmo o Lula dos anos 70/80 não é compatível com o mundo de hoje. A própria população teme o radicalismo.

    Nós temos que eleger políticos realmente interessados em mudança, assim aprovaremos as reformas necessárias para impedir absurdos como "aumento do próprio salário", "nepotismo", "corrupção", ao mesmo tempo que mandamos para o limbo as velhas raposas.

    Ricardo Donizetti

    Não gostei de sua proposta. Voto em Dilma. O Brasil melhorou em todos os oindicativos sociais, econômicos, investimentos nos servidores públicos e isso não pode ser perdido.

    D+ esses bicudos

    Tiago, você precisa ler mais, se informar mais. DILMAIS2010. serr giota de menos. Br melhor. pig menor e caindo sempre mais.

PAULO SERGIO MOREIRA

Até a Lúcia Hipólito, sexta feira na CBN, deixou escapar que pode não haver segundo turno.

    Jairo_Beraldo

    Não vai haver! O Zé naufragou há muito tempo…e as agressões dele nas jornalistas, foi o início da debandada feminina para Dilma e até para a traíra marina.

    Gerson Carneiro

    Paulo,

    Vo… vo… você ouviu di… di… direito?
    Se… se… será que o te… te.. telefone não tava "piscando"?
    glub…

Vieira

Dá-lhe Dilma, 1º primeiro turno o PiG vão morrer chupando o dedo.

Beto Crispim – BH

A analise de Marcos Coimbra é muito boa. Porém, não podemos cair na já ganhou e calçar os saltos altos. A escolha de Alvaro Dias para compor com o Zé não foi atoa, vem chumbo grosso e a baixaria vai ser das piores. Eles sabem que já perderam e vão entrar naquela de que "ja que tá no inferno, abrace o cão".

    Jairo_Beraldo

    Quanto mais baixo desceram, mais votos perderão. O povo com a barriga "forrada", analisa, pensa! Pobres DEMos/tucanos!

Braga

Com o Serra cada vez mais fraco, surge, na minha opinião, uma nova ameaça a candidatura petista: a tentativa de um golpe branco, ou seja, pela via do Poder Judiciário. Marco Aurélio Mello, Ministro-primo indicado pelo Fernando Collor, Sandra Cureau, do Ministério Público, e claro, Gilmar Dantas!! Se a candidatura Serra parece inofensiva, essa turma do golpe judicial, pode ter certeza, não é.
Será que o Brasil vai virar Honduras?
Em tempo: falando em golpe, Marco Aurélio disse em entrevista a Kennedy Alencar que a ditadura foi um "mal necessário"!!

Maria Lucia AP

De nada adiantou todo esforço do PIG e de setores do Judiciário, nem todas as armações urdidas.
Dilma Rousseff pisou de leve no pedaço e foi desfazendo mitos e boatos, impondo com serenidade a sua verdadeira imagem.
Não há como não reconhecer nela todas as qualidades para ser a nossa Presidenta.
Agora é cuidarmos de eleger um Congresso à altura da futura Presidenta, que lhe dê o necessário apoio para a "continuidade com avanços", que é o que a maioria do povo deseja e quer.

Polengo

Nossa, mesmo depois da superesxposição da simpatia envolvente dos tucanos, nada pro serra?
Ainda mais, agora, com o Álvaro Dias piores virão?

É, parece que a melhor tática é deixar eles se matarem.

Gerson Carneiro

A Cruz que Carrego.
[youtube xcQtaCdewms&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=xcQtaCdewms&feature=related youtube]

    Bonifa

    Grande Evaldo! Um cantor do povo brasileiro!

Adalberto Fulgêncio

Sendo asim, caso não haja nada de anormal, Dilma ganha no primeiro turno, pois começou uma etapa da campanha com ela numa vantagem muito boa!

Marcelo Fraga

Isso é o resultado das pessoas estarem se informando nos lugares certos sobre os candidatos. Transferência de votos.

Todos conhecem Serra pelo seu tempo de vida política. Muitos não conhecem Dilma. Á medida que descobrem quem ela é e o que ela fez, a transferência é inevitável. Mas isso só se aplica àqueles que não tem digamos um partido pré-escolhido.

Gerson Carneiro

Hoje o Zé não vai conseguir dormir.
[youtube poxKsdEg6pw http://www.youtube.com/watch?v=poxKsdEg6pw youtube]

Jair Orichio Junior

Este processo realmente está todo modificado para este ano. Vejamos: Em 2006, a pressão que a mídia fazia contra o Lula em relação ao Mensalão, esgotou em muito as energias e as estratégias dos marqueteiros e aliados do SEM DEDO e SEM DIPROMA. Neste ano, Lula tem a seu favor tudo o que ele pode e o que ele nem imagina que pode contar. "Inscrusive" com a incompetência de Zé Alagão e seus cupinchas para escolher um Aspone para o mesmo.
Logo, independente da Copa ou da Cozinha, SEm DEDO e SEM DIPROMA deve mandar Dilmão para Brasília no Primeiro Turno. é o que penso…

Raimundo Rodrigues

Análise bem feita do Coimbra. O povo brasileiro quer que o projeto de governo do PT continue. E continuará por muitos anos. A mídia, acredito eu, a partir do resultado dessa pesquisa ibope, vai começar a maneirar nas críticas ao governo e à candidata Dilma. Sabe que não adianta remar contra a maré, pelo menos por enquanto, para não sair derrotada junto com Serra. Pegaria muito mal.

Deixe seu comentário

Leia também