Marco Aurélio Garcia: País que fica de cócoras não é respeitado

Tempo de leitura: 2 min

25 de Maio de 2010 – 19h37

do G1, via Vermelho

O assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, defendeu nesta segunda-feira (24) a participação do Brasil na busca por uma solução negociada para o programa nuclear iraniano. Na semana passada, o Irã aceitou, após negociações com o governo brasileiro e da Turquia, um acordo que prevê a troca, em território turco, de urânio enriquecido por combustível nuclear.

No entanto, potências internacionais, principalmente os Estados Unidos, questionaram a eficácia do acordo e afirmaram que manteriam discussões sobre a aplicação de sanções ao país de Mahmoud Ahmadinejad. Questionado se o papel do Brasil nas negociações com o Irã prejudicaria as relações com o governo norte-americano, Marco Aurélio Garcia disse que países que “expressam seus pontos de vista” são respeitados, ao contrário dos que “ficam de cócoras”.

“Acho que os países são respeitados quando eles expressam seus pontos de vista. País dócil, países que ficam de cócoras, governos que ficam de cócoras não são respeitados. Se transformam em moças de recado”, afirmou. “O Brasil não é moça de recado, o Brasil respeita os Estados Unidos, sabe o papel que os Estados Unidos têm no mundo, mas o Brasil tem suas opiniões”, disse Marco Aurélio.

O assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ainda que se o acordo não for levado em consideração e o Conselho de Segurança das Nações Unidas optar por adotar sanções contra o Irã haverá uma “passo atrás” na busca pela paz.

“Se neste momento temos a possibilidade de resolver [o impasse] por um canal diplomático, será ótimo, até porque o canal das sanções é visto que não resolve. A prova disso é que há quase 50 anos os Estados Unidos impuseram sanções a Cuba e nenhum dos objetivos perseguidos pelos EUA em relação a Cuba foi atingido”, disse.

Segundo Garcia, se o acordo com os iranianos não for cumprido será por decisão das potências internacionais.“Se esse acordo foi frustrado não foi frustrado nem pelo Brasil, nem pela Turquia, nem pelo Irã. Se houver frustração desse acordo, que eu espero que não exista, espero que haja sensatez de todas as partes, não terá sido responsabilidade nossa”.

No entanto, ele disse entender uma eventual decisão do Irã de descumprir o tratado feito com Brasil e Turquia se a ONU resolver aprovar uma nova rodada de sanções ao país islâmico. “Se o acordo não for aceito e se aplicar as sanções, acho normal [que o acordo não seja cumprido pelo Irã]”.

Amorim

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, também defendeu a postura do Brasil de negociar com o Irã. Segundo o ministro, o governo brasileiro não assumiu o papel de interlocutor sem respaldo internacional.

“Eu sempre disse que nos não íamos entrar neste tipo de questão, ao contrário do que muitos pensam, levianamente, mas sempre procuramos ter em conta as opiniões dadas e as preocupações de vários países e eu diria, sobretudo dos Estados Unidos”, disse.

De acordo com Amorim, os EUA pediram a participação do Brasil no impasse com o governo iraniano. “Tenho dito sobretudo dos Estados Unidos porque o presidente [Barack] Obama foi o primeiro que pediu ao presidente Lula para se interessar por esta questão”, ressaltou.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Beto São Pedro

Sagarana? O Guimarães Rosa não merece isso!

Supertramp68

O Brasil não está de cocoras para o mundo.
Mas os brasileiros estão de quatro pro Lula.

    Leider_Lincoln

    E dando uma banana para o FHC e todos os seus filhotes, como o Serra. É isso que deve doer, não é mesmo?

    dvorak

    Nessa posição, confortável para você, cara lady, o que deve doer é outra coisa…

    eheheheheheheehe

    Carlos

    Respeite os brasileiros e as brasileiras, cara.

Tweets that mention Marco Aurélio Garcia: País que fica de cócoras não é respeitado | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Marcos Santana, belaspalavras. belaspalavras said: Yes! http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/marco-aurelio-garcia-pais-que-fica-de-cocoras-nao-e-respeitado.html […]

josé

Caro Azenha: a mentalidade desta eleite, dona dos principais meios de comunicação quer ver o nosso país de quatro pro estados unidos e ainda pedir desculpas por está nesta posição. eles torcem contra, vejam a manchete da folha online , agora cedo.

Marat

Marco Aurélio Garcia é um dos caras!!! Os embaixadores de pijamas devem estar morrendo de saudade de curvar-se para Tio Sam…

beattrice

O Marco Aurélio, com o Celso Amorim e o Samuel Pinheiro Guimarães compõem um time imbatível em política exterior.
O governo LULA foi abrilhantado por eles e esperemos continuem contribuindo e muito com a política exterior de Dilma.
E vamo que vamo.

    O Observador

    Beattrice, estou apoiando esta campanha do Deputado Brizola Neto destacada em seu perfil (imagem)! Muito importante que haja adesão de todos à ela!!!

    Caro Azenha, no blog Tijolaço do Deputado Brizola, ele relança essa campanha histórica de seu avô, para que as eleições deste ano não sejam vitimas de manobras não democráticas. Se possível, ajude a divulgá-la.

    Obrigado e abraços a todos!

voxetopinio

Diplomacia não é algo para todos, ao menos não é algo para todas as "mentalidades". Pra trabalhar de forma verdadeira com a diplomacia precisa ser HUMANO DEMAIS (as pessoas não estão acostumadas com isso).

Pedro Luiz paredes

"Eles querem guerra" poderia ser o nome do blog internacional revolucionário.

Roberto

O Lula tem aquela habilidade fem-macho feminina. O desejo de ser igual. O mundo está virando uma feminilização. Mas os ministérios deveriam impor limites.

    v. matarazzo

    Deixa de teu ranço, Ô Serrista! Que feminina cara, vc tá louco? O brasil tem a mais arrojada negociação diplomática, segundo a bíblica da política internacional,… http://mideast.foreignpolicy.com/posts/2010/05/17

    Eu mesmo

    Roberto, não sei se entendi mal seu comentário ou se foi vc que não soube se expressar, mas sua afirmação me parece, no mínimo, de uma misoginia que poucas vezes vi na vida. Vc dá a entender que a feminilidade é uma condição inferior. Se realmente é isso que vc intensionava dizer, só posso lamentar pelo chovinismo da sua afirmação.

    francisco.latorre

    macho-chô.

    preocupadão.

    ..

Sagarana

A atuação de Lula foi muito boa. Só faltou combinar com os russos. Com os russo, com os chineses, com os franceses, com os alemães, com os ingleses e com o Obama. Mas com o Chávez está tudo certo. Faiô!

    Orlando Bernardes

    Voce é daqueles que aprecia a posição de quatro.

    Eu mesmo

    e descalço.

    Leider_Lincoln

    Você é do tempo saqueles que acreditam que era necessário pedir bênçãos à "comunidade internacional (G7+Israel)? Esse tempo já era. Se esses países que você citou acharem ruim, bom, problema o deles. Estão devendo trilhões, com dezenas de milhões de desempregados, em crise, reduzindo dia a dia sua participação no PIB mundial. E antes que vocêdiga, "Ah, ma o padrão de vida deles…" Vai cair, meu caro, vai cair muito. A cada dia…
    Então não temos que combinar mais nada com ninguém; o recado que o Lula deu foi este. Não gostou? Vá chamar a lampreia de pés descalços e chorar!

patricia souza

é que certas pessoas do nosso país se deixar fica de quatro para os EUA

william orto

devemos defender a autodeterminacao dos ovos, uma politica que remonta aos temos de Santiago Dantas. A olitica externa do Lula esta absolutamente correta.

Roberto

O Lula é um esperto no bom e no mal sentido da palavra. Ele está certo em ser humilde querendo participar é uma atitude elogiável. Se ele errou ao menos tentou. Mas o problema é o Brasil que tem muitos problemas e quem leva a culpa sempre é o governo. O país seria bem melhor se ele pessoalmente se empenhasse em resolver os problemas internos. Então ele é uma figura decorativa que prefere fazer politica externa que ele deve entender pouco do que politica interna que ele conhece mas dá a impressão de que não poderia ser melhor. Seja lá o que ele vai fazer fora do país não foi quantificado ainda pelo proprio governo. Os investimentos estrangeiros tiveram indices baixos. Mas pelo menos ele deixa a gente falar e até meter o pau nele então ele ainda está bem na fita.

    Carlos

    "O país seria bem melhor se ele pessoalmente se empenhasse em resolver os problemas internos."
    Presidente estabelece políticas e metas, ministros e equipes buscam as soluções.

    "Então ele é uma figura decorativa que prefere fazer politica externa que ele deve entender pouco do que politica interna que ele conhece mas dá a impressão de que não poderia ser melhor. Seja lá o que ele vai fazer fora do país não foi quantificado ainda pelo proprio governo."
    ???

Jairo_Beraldo

E o que me diz de tiranias como Israel, França, China, Russia……..

    dvorak

    Será que você realmente sabe o que significa "tirania", caro Beraldo???

    Tente outra desculpa…

    eheheheheheeheheh

    Marcelo Fraga

    Para mim, tirania é também aquele país que bombardeia outros dizendo estar levando a democracia…

    Milton Hayek

    O Dvorak não fica de cócoras.Prefere ficar de quatro…………

    Milton Hayek

    Tirania é um regime onde o povo não escolhe o presidente da república.Ou seja:como aqui nos Estados Unidos da América.

    Patricio

    Não precisa explicar, troll. "Tirania" no dicionário da CIA tem definição diferente do nosso. Fique com ela.

    Leider_Lincoln

    Rehza Pahlevi e Fulgêncio batistas que eram "democratas" para o nosso risadinha. E as eleições no Irã e em Cuba têm seus resultados respeitados, ao contrário do que ocorreu recentemente nos EUA, que não apenas empossaram um candidato que perdeu no voto como nega o direito de votar a dezenas de milhões de pessoas, não é mesmo, risdadinha?
    E os EUA, que defendem Israel, Arábia Saudita e Egito acaso tem alguma moral para falar de Cuba e do Irã, não é mesmo? Ou você acha que deixar centenas de crianças mulheres morrerem queimadas vivas em um incêndio por que os bombeiros eram homens e não podiam ver o rosto delas é democrático, dvorak?
    Ou democracia é Israel, que tentou vender armas nucleares para o apartheid?
    Diz aí para nós todos dvorak!

    hehehehehehe

    dvorak

    "(…)E as eleições no Irã e em Cuba têm seus resultados respeitados(…)"

    Até por que quem não respeitar é preso ou morto, não é cara lady???

    eheheheheheeheheh

    Francisco

    E a maior tirania de todas, EUA…

    Carlos

    Arábia Saudita,…

dvorak

"País que fica de cócoras não é respeitado"

Quem defende ditaduras como o Irã, Cuba e afins também não!!!

eheheheheheheheheehehe

    Roberto Weber

    Dvorak, pelo que voce afirma, democracia boa era a do tempo do Xá da Pérsia e do Fulgencio Batista, não é mesmo? e quando alguém reclamava era chamado de "insurgente" pelos americanos, que mandavam a CIA e a Máfia "ouvirem" os queixosos…

Jairo_Beraldo

Ainda ouço de pessoas que Lula "foi se meter onde não fora chamado", e que agora será desmoralizado pelas grandes potencias. Não consigo entender, porque as pessoas gostam de rebaixar a capacidade do nosso presidente.

    Gerson Carneiro

    A verdade é que essas pessoas citadas por você não têm e nunca terão a habilidade que o Lula tem. Garanto que fogem até de reunião de condomínio. Então só conseguem enxergar o Lula em seus respectivos níveis de capacidade de diplomacia. Não conseguem enxergar além.

    Ramon

    Não é o que diz os grandes jornais internacionais como Le Monde e outros, mas o complexo de vira-latas com condicionamento Plavoviano promovido pela mídia acocorada.

    @aguiarantoniove

    Jairo ,acho que algumas pessoas são tão desinformadas ou mal informadas ; outras são mal intencionadas .
    Eu sou uma pessoa que sofri durante o desgoverno de fhc o desemprego a carestia e a baixa atividade econômica, que prejudcava até a atividade informal em qualquer área de atuação. Se a memória desses que criticam o governo lula funcionasse bem , por certo estariam elogiando o que hoje ocorre no país. Bem-aventurado lula !!!

Deixe seu comentário

Leia também