VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Marcha dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho começa nesta segunda, em BH; vídeo e programação
Foto: MAB/Facebook
Você escreve

Marcha dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho começa nesta segunda, em BH; vídeo e programação


19/01/2020 - 00h25

Roda de Conversa – Jornada de Lutas do MAB em janeiro

Sind-UTE Outras Palavras

O crime da Vale em Brumadinho completa um ano no dia 25/1/2020.

O programa Roda de Conversa recebeu o coordenador estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Moisés Borges de Oliveira, para falar sobre as atividades de luta nesse período.

A Jornada de Lutas do MAB acontece entre os dias 20 e 25/1/2020 e contará com a presença de movimentos sociais e sindicais.

“Estarão conosco o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas de Gerais, sindicatos ligados ao funcionalismo público e outras entidades. Teremos a presença do Movimento de Afetados por Represas, que são da América Latina, abarcando Colômbia e Cuba, e alguns movimentos da Europa.”

Ele afirmou que o ex-presidente Lula também já confirmou participação.

A jornalista do Brasil de Fato, Joana Tavares, destacou o papel da mídia no processo de reparação e luta por justiça.

“A comunicação tem uma função de jamais deixar que as pessoas assassinadas sejam esquecidas. Precisamos falar dessa responsabilidade.”

Ela ainda disse que o crime em Brumadinho matou muitos trabalhadores e trabalhadoras, o que demonstra um descompromisso das mineradoras, especialmente da Vale, na garantia de segurança no ambiente de trabalho.

Marcha dos Atingidos: 1 ano do crime da Vale em Brumadinho (MG).

Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Mais de 350 atingidos e atingidas percorrerão cerca de 300 quilômetros em caravana.

O ato de largada da marcha será no dia 20 de janeiro, em Belo Horizonte.

Nesse mesmo dia, os marchantes saem em direção a Pompéu, onde estão previstas atividades no dia 21. A marcha ainda passa pelas localidades de Citrolândia, Betim, até chegar em Brumadinho, no dia 25, quando completa um ano da tragédia.

Em cada uma das cidades por onde passará, a marcha tem previsto atividades como debates, seminários, atos públicos e culturais.

No dia 24 está confirmada a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em atividade na cidade de Betim.

Pretende-se com a marcha:

*dar visibilidade e legitimidade nacional e internacional a luta dos atingidos e atingidas por barragens diante dos dois crimes da Vale;

*fortalecer a unidade e organização estadual e nacional entre atingidos na luta e resistência pelos seus direitos e na construção de um novo projeto energético popular;

*denunciar os crimes e o tratamento que as empresas privadas vêm fazendo sobre a sociedade brasileira especialmente aos atingidos por barragens; e

*reconhecer os atingidos e atingidas como defensores dos Direitos Humanos.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.