VIOMUNDO
O VIOMUNDO só é possível também através de anunciantes, e detectamos que você utiliza um AdBlock, bloqueador de anúncios.
Por favor considere ajudar o VIOMUNDO desativando o bloqueador para este site.
Cartas de Minas
Cartas de Minas

Datafolha: Lula sobe, Alckmin cai e hoje seria 52% a 30% no segundo turno

02 de dezembro de 2017 às 20h33

Lula lidera, e Bolsonaro se consolida em 2º, aponta Datafolha

por Igor Gielow, Folha de S. Paulo

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fortaleceu sua liderança e o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) está isolado em segundo lugar da corrida presidencial, segundo indica pesquisa do Datafolha.

A constatação coincide com o momento em que o PSDB tenta emplacar o nome do governador Geraldo Alckmin (SP) como o candidato das forças de centro no pleito de 2018, contrapondo-o aos extremos da esquerda e direita, personificados respectivamente em Lula e Bolsonaro.

Além disso, o apresentador Luciano Huck, alvo de especulações para a mesma tarefa, disse que não será candidato.

O instituto fez 2.765 entrevistas entre 29 e 30 de novembro, em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Como houve alterações em cenários, só é possível comparação com levantamentos anteriores nas simulações de intenção espontânea de voto no primeiro turno e estimuladas no segundo.

O tucano, hoje, está em quarto lugar na disputa em um cenário com a maior gama de candidatos colocada, empatado numericamente com o ex-governador Ciro Gomes (PDT, 6%) e tecnicamente com o ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa (sem partido mas cortejado pelo PSB, 5%) e o senador Alvaro Dias (Podemos, 3%).

Aqui, Lula lidera com 34% e Bolsonaro o segue com 17%. Marina Silva (Rede) aparece numericamente acima do pelotão encabeçado por Alckmin e Ciro, mas tecnicamente empatada com ambos.

Na simulação em que o nome de Alckmin é substituído pelo do prefeito paulistano João Doria, que disputava a indicação tucana, o desempenho é semelhante.

Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%. Todos os outros pontuam de 1% para baixo. O “ninguém” tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno. Ele ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em relação à pesquisa feita no fim de setembro, no confronto com Alckmin (52% a 30%), Marina (48% a 35%) e Bolsonaro (51% a 33%).

O tucano empata tecnicamente com Ciro (35% a 33%) e Marina ganharia de Bolsonaro (46% a 32%).

A candidatura Lula poderá ser barrada, já que está previsto julgamento em segunda instância da condenação por corrupção no caso do apartamento no Guarujá -o petista pegou nove anos e seis meses de prisão.

Se a condenação for ratificada no colegiado, legalmente ele está fora, mas pode haver recursos. O PT acredita ser possível mantê-lo na disputa pelo menos até o primeiro turno, se condenado.

O principal cenário sem Lula vê Bolsonaro com 21%, Marina com 16% e Ciro se beneficiando de votos do petista, com 12%. Alckmin segue com 9%, empatado tecnicamente com Alvaro Dias (5%).

Um dos nomes citados para substituir Lula, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad ficaria com 3%, empatado tecnicamente com a Manuela D’Ávila (PCdoB, 2%). Nas simulações sem Lula, o voto em branco ou nulo sobe bastante, de 12%-14% para de 25% a 30%.

Isso indica um mar de eleitores a serem pescados pelos remanescentes na corrida, se Lula estiver ao fim fora.

Em termos de perfil do eleitor, não há mudanças significativas em relação ao que já foi apurado até aqui.

Lula tem a preferência entre mais pobres, menos escolarizados e moradores da região Nordeste.

Bolsonaro faz especial sucesso entre homens, jovens e com renda maior. No estrato mais rico do eleitorado, a disputa é mais pulverizada.


CANDIDATOS ‘ECONÔMICOS’

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) quer ser candidato, mas tem desempenho baixo hoje.

Oscila entre 1% e 2% de intenções, mesmo nível de Paulo Rabello de Castro (PSC), João Amoêdo (Novo) e Guilherme Boulos (cortejado pelo PSOL).

Rabello de Castro é o atual presidente do BNDES e apareceu no programa partidário na TV, há duas semanas, como pré-candidato.

Leia também:

Amnésia faz Estadão esquecer o Pibinho de Dilma

Apoie o VIOMUNDO

Crowdfunding

Veja como nos apoiar »

O lado sujo do futebol

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Entre os mais vendidos da VEJA, O Globo, Época e PublishNews. O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que acontece além das quatro linhas. Um dos livros mais corajosos da história da literatura esportiva, revela informações contundentes sobre as negociatas que empestearam o futebol nos últimos anos. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e materiais esportivos. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet.

Compre agora online e receba em sua casa!

 

6 Comentários escrever comentário »

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Messias Franca de Macedo

04/12/2017 - 09h53

[DA SÉRIE ‘ACREDITE SE QUISER’!

Mulher de Moro defende ex-sócio acusado de cobrar propina: “O tempo esclarece tudo”, diz

– A advogada Rosangela Moro, esposa do juiz da Lava Jato Sergio Moro, publicou uma foto no Instagram, na noite deste domingo (3), com uma mensagem em defesa do amigo do casal, Carlos Zucolotto.
Ex-sócio de Rosangela, Zucolotto é acusado por Rodrigo Tacla Duran, ex-advogado da Odebrecht, de ter cobrado 5 milhões de dólares “por fora”, para conseguir que “DD” ajudasse a melhorar o acordo de delação premiada negociado com os procuradores de Curitiba. O dinheiro serviria, segundo mensagens trocadas entre Zucolotto e Duran, para “resolver o pessoal que vai ajudar” na delação.
“Sim! É meu amigo. Foi meu sócio, é meu compadre, é parceiro e é do bem. O tempo esclarece tudo ! Enquanto isso seguimos na nossa amizade e de nossas famílias, enlouquecendo mentes criativas e destrutivas. @zucolotto e faz o melhor churrasco da vida toda”, escreveu Rosangela Moro.
Neste domingo, Luis Nassif divulgou reportagem vinculada a uma série exclusiva, feita em parceria com o DCM, mostrando que Zucolotto prometeu que a multa imposta a Tacla Duran seria de 5 milhões de dólares, um terço do valor original pedido pelos procuradores. Montante equivalente deveria ser pago “por fora”.
(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/mulher-de-moro-defende-ex-socio-acusado-de-cobrar-propina-o-tempo-esclarece-tudo-diz

Responder

Julio Silveira

03/12/2017 - 13h14

Adoraria votar no Lula, como das outras vezes fiz, mesmo sob protesto por sua aproximação com a podridão politica reinante, que levou o PT a colocar as mão a merda, com todas as consequencias negativas, inclusive as culturais, que trouxeram ao país, destruindo as positivas. Mas agora retornando e com esse seu velho discurso paz e amor, irresponsavel, que depois de tudo, que ainda fala em perdoar ladrões e golpistas da politica, isso para mim é incompreensivel e me afastam dele.

Responder

Antonio

03/12/2017 - 12h57

OCTAVINHO CONTINUA ESCROTINHO

A Folha faz “política de imagem” contra o Lula!

Se lidera a pesquisa, faça dele um maluco!

publicado 03/12/2017 no Conversa Afiada

Veja as fotos de um Lula maluco beleza:

https://www.conversaafiada.com.br/pig/folha-faz-politica-de-imagem-contra-o-lula

O maluco da Folha ganha em todas! (Créditos: Aglécio Dias/Estadão Conteúdo e Douglas Magno/AFP)

​De amiga navegante:​

​E​stou obcecada, mas acho que com razão: hoje as fotos do Lula no ​UOL​ ​(Fel-lha) ​superaram minhas expectativas.

A da chamada na primeira p​ágina​ mostra um maluco​​ e​, a de dentro, quando você abre a matéria, mostra um mi​s​to de doido com macaco coçando o peito.

Minha teoria é: quando eles são obrigados a dar uma matéria sobre algo que não desvaloriza​ o Lula​, eles compensam o texto com as fotos.

Além disso, imagino que ninguém possa processar um jornal em razão da foto publicada.

Isso se chama Política da Imagem! E o PIG é mestre na matéria!

Marilia Amorim

Responder

Ebenezer

03/12/2017 - 09h41

Fora de Pauta? Nem tanto, amado mestre

COMO TEMER E BOLSONARO SE ENTEDEM

Para Bolsonaro, bandido bom é bandido morto.

Para Temer, VELHINHO bom é velhinho morto.

No final, o objetivo é o mesmo: o extermínio da raça humana.

Eu só espero que o Bolsonaro, o cara que mais entende de gays no Brasil, não se esqueça dos bandidos golpistas. Deixa os gays em paz, Bolsonaro, e direciona tua ira contra os bandidos golpistas.

Ou melhor, sai do armário, Bolsa, e eu votarei em ti. Um beijo, para começar.

Responder

Alves

03/12/2017 - 09h35

“Lula tem a preferência entre mais pobres, menos escolarizados e moradores da região Nordeste”.

Apesar de ser uma pesquisa duvidosa, o comentário acima do Data Folha é emblemático. Em 13 anos de governo, o que poderia ter sido feito em prol dos menos escolarizados e dos moradores da região Nordeste, além do assistencialismo petista? Obviamente, muito mais! Ou seja, atender aos menos favorecidos com “conta-gotas” é manter uma população imensa sob controle direto e comportamental.

Não é novidade que os mais esclarecidos tenham preferência por Bolsonaro. E o deputado está no caminho certo, dada a fúria com que a Globo tem atacado o militar, o que podemos ver flagrantemente na matéria deste domingo.

Responder

Cláudio

03/12/2017 - 04h13

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:

Tem de ganhar é já no primeiro turno, pra não dar NENHUMA chance para a direita ! ! ! ! !

.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina, ou seja: sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já perderam DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Responder

Deixe uma resposta