Lino Bocchini: O papa Francisco e o Jornal Nacional

Tempo de leitura: 4 min

15/03/2013 3:17 pm

JN esquece do jornalismo e presta enorme serviço à igreja católica

Por Lino Bocchini, no Desculpe a Nossa Falha, via Forum  

A exemplo de quarta-feira, 13, quando foi eleito o novo papa, o Jornal Nacional de ontem também foi quase todo dedicado ao assunto. Com a íntegra em mãos, planejava contar quantas vezes, em 33 minutos de noticiário, determinadas palavras apareceriam. Desisti após o primeiro bloco, quando já se somavam 23 “papas”, sete “Jesus Cristo”, seis “missa” e uma pilha de “cardeais”, “igreja”, “basílica”, “deus”, “cúria”, “senhor” etc. Montei então o roteiro de frases abaixo, todas ditas pelos apresentadores William Bonner (nos estúdios da Globo no Rio) e Patrícia Poeta (no Vaticano) e pelos repórteres da Globo que fizeram a cobertura por lá, na Argentina e em Jerusalém. Lembro que todo material abaixo vinha acompanhado da entonação certa, trilha “emocionante”, edição cuidadosa, sorrisos etc. As frases estão colocadas em ordem de aparição:

“O primeiro dia do novo papa, a primeira missa”

“Como o papa se tornou conhecido pela simplicidade”

“Um papa matutino”

“Começou impondo um estilo novo ao papado e recusou o carro oficial”

“´Também sou um peregrino´, disse”

“Comportou-se como um padre, quase um pai de família. Nem usou o trono para a homília”

“Tem a simplicidade evangélica de João 23 e o sorriso paterno de João Paulo I”

“O papa Francisco começa a conquistar um certo fascínio que já existia entre os cardeais”

“O colégio, num grande e inteligente gesto, em poucas horas mudou o rosto da igreja”

Aí entra ao vivo Don Odilo Scherer, que respondeu a 4 perguntas rápidas. Terminou a última, sobre a “torcida brasileira” a seu favor, dizendo que “os cardeais deveriam escolher aquele que deus indicasse”. Ao que Patrícia Poeta emenda, emocionada: “Que assim seja”.

Vem então uma reportagem sobre beatificação de João Paulo 2: “O papa peregrino, João Paulo 2º, pregou com gestos a humildade … tinha sorriso sereno e cativante … enorme carisma de se comunciar com as multidões… apenas 6 anos depois de sua morte, a igreja concluiu a beatificação, último passo, antes de torná-lo santo … O clamor começou logo após sua morte, em abril de 2005. Depois, veio a descoberta do primeiro milagre. A cura de uma freira francesa, que sofria de mal de parkinson”.

[O milagre entrou dessa forma, como uma notícia banal, sem a palavra “suposto” ou “segundo a igreja”]. E termina assim a matéria de João Paulo 2º: “A imagem de um dos papas mais adorados da história recente é o reflexo também do que a igreja busca com a escolha de agora: a força de um líder carismático e amado”.

Continuam as frases do JN:

“O moderado e humilde Jorge Bergoglio”

“Antes mesmo de se tornar papa, Jorge Bergoglio já era conhecido por cultivar hábitos simples”

“Nos primeiros gestos, nas primeiras palavras, já um jeito próximo, natural. ‘Irmãos, irmãs, boa noite’. Ali estava não mais o Jorge, mas o Francisco”

“O nome já era um recado, mas era necessário mais. E para esse papa, o mais era o menos. Despojado, sem joias, apenas a batina branca”

“Repare no crucifixo, é de aço, nem mesmo é de prata”

“[Deixou que] vários cardeais se apertassem no elevador com ele”

“O papa preferiu ir de ônibus com os cardeais, deixando o carro especial do pontífice seguir vazio”

“De onde vem essa inspiração, esse sentimento de humildade? Até agora, o próprio papa não falou nada sobre isso”

“Francisco parece já ter definido como prioridade do seu papado a solidariedade para os que mais precisam”

“Ontem ao se despedir do publico, dizendo ´boa noite, bom repouso´, parecia um pai que vela pelos filhos. Sua santidade. Santa simplicidade”

Começa um bloco sobre a vida de Jorge Bergoglio na Argentina. O JN lembrou rapidamente das críticas mais fortes que pesam sobre o novo papa, seu suposto apoio à ditadura no país vizinho:“Durante a década de 1970, na ditadura argentina, Bergoglio era a principal autoridade eclesiástica do país. Um jornalista o acusou num livro de ter dado informações que levaram à prisão de 2 padres jesuítas, que supostamente teriam ligações com grupos de esquerda. Em sua defesa, Bergoglio disse que há um documento que prova o contrário, ele pediu a renovação dos vistos de permanência no país de um deles. Já um biógrafio do papa diz que ele agiu secretamente para ajudar a retirar perseguidos politicos da Argentina”. Esse pedaço “crítico” do noticiário, que durou pouco mais de um minuto, termina assim: “Papa Francisco tem posição semelhante a de Bento XVI: é contra o uso de preservativos”.

Voltam as frases:

“Na terra santa, as pessoas rezaram e se disseram contentes com a escolha de um papa humilde, de nome Francisco”

“Por todo oriente médio foi assim: atenções voltadas para o homem de fala suave e olhar sereno”

“Já que estamos falando de carisma, o que chamou a atenção hoje aqui nas ruas do Vaticano foi o número de fieis tirando fotos, entrando nas lojas e perguntando se tinha um santinho, um terço, uma lambrança do novo papa. Isso horas depois dele ter sido eleito. E quem procurou muito, acabou encontrando. Eu achei, nós procuramos bastante e achamos, tá aqui: “Habemus Papam Franciscum [e mostra um santinho com a cara do argentino]. Tá aqui Bonner, tô mostrando pra vocês”

No bloco final, a ameaça de um pouco de jornalismo: “Apesar de tanto segredo, a imprensa daqui começa a publicar alguns detalhes do conclave que elegeu o novo papa. De acordo com o que um respeitado vaticanista declarou a um jornal italiano, a primeira votação apresentou o italiano Ângelo Scola, o canadense Mark Ouellet e Jorge Bergoglio com mais votos”. Patrícia Poeta, contudo, desconversa: “Mas isso não importa mais”. E volta ao normal:

“Em mais uma demonstração do bom humor que estamos começando a conhecer, o papa brindou com os cadeais que o escolheram”

Por fim, recebe os cumprimentos do parceiro de mesa e editor do JN, William Bonner, que encerra assim o jornal:

“Missão cumprida, Patrícia. Para você e para toda nossa equipe que fizeram esse trabalho belíssimo aí no Vaticano, parabéns”.

Leia também:

Julio Gambina: Papa vem impor disciplina neoliberal à América Latina


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abolicionista

Não assisti à sagração do “novo” papa transmitida pelas organizações Globo. Tenho tentado empregar meu tempo em atividades mais produtivas ou divertidas. Mas imagino que, como todo o restante da produção dessa corporação, trate-se, falando curto e grosso, de estrume. Comentadores como o Lulipe se fiam no fato de que a Globo apenas pretendia aumentar sua audiência, argumento cujo teor de cinismo é para cristão nenhum botar defeito (e os valores cristão, onde vão parar?). Como se para aumentar a audiência fosse preciso esconder que o papa é acusado de ter colaborado com a ditadura, mas, enfim… O desmentido para esse tipo de sofisma é muito simples, a Globo é sim uma empresa privada, mas não o canal de transmissão. Esse é uma concessão pública e, parte do acordo que cede esse bem público ao interesse privado, reza que a programação deve cumprir fins culturais e/ou educativos. Roberto Marinho (outro que não gostava de lembrar da ditadura) já utilizava essa mentira, ele dizia: “quem estiver descontente com a Globo, monte uma antena de transmissão no alto de sua casa e crie uma programação melhor do que a nossa”, é claro, se alguém tentasse fazer isso, seria preso por montar uma estação pirata. Mas não é difícil para ninguém saber quem são os piratas dessa história. A população brasileira de fato assiste à Globo, embora não tanto quanto antes, mas sabe da manipulação (é quase consenso o fato de que a Globo não é uma fonte de informações confiável).

Mário SF Alves

No mais, é como diz a sabedoria popular: enquanto existir cavalos são jorge não anda a pé. Salve Jorge! Plim-plim, bobim.

Saul Leblon: Página 12, o jornal que incomoda fardas e batinas « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Lino Bocchini: O papa Francisco e o Jornal Nacional […]

Papa argentino diminui poder da Cúria Romana, avalia teólogo « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] também: Lino Bocchini: O papa Francisco e o Jornal NacionalUma análise de Lino […]

Mário SF Alves

Por essas e por outras que cada vez me convenço mais de que a autosuficiência de deus anda cada vez mais abalada. E, sem sacanagem, e desde quando deus precisou tanto da mídia, quero dizer, dos PiG de todos os cantos, gêneros e cores?
_____________________________________

Desacelera Bernoglio, desacelera. E nem adianta mais ficar em cima do muro: ou assume e centra fogo no neoliberalismo ou o incêndio neoliberal vai te consumir de vez.
______________________________
Desacelera Bergoglio.

Mário SF Alves

Hoje, 17/03, “graças” à rede PiG de televisão eu o vi retrocender a 2.000 anos atrás. Relembrou e espalhou aos quatro cantos do mundo o Jesus dos pequeninos, dos mais fracos, dos pobres e dos injustiçados. Confesso que cheguei a temer por ele. E por que não? (Ora, destino irônico, logo eu, que por precaução e lógica, devia temê-lo.) Mas, chegou atrasado, senhor Bergoglio. O Lula fez isso antes. E fez sem ter de recorrer à velha e eterna tática de usar o divino pra justificar o profano. Quarenta e cinco milhões de brasileiros resgatados ao abandono imposto pelo sui generis capitalismo subdesenvolvimentista “nacional”; a mais autêntica criação da pior elite do mundo. Quarenta e cinco milhões de almas, mister Bernoglio.
___________________________________________
O mal que assola o mundo é a velocidade. Não a velocidade dos carros e aviões, e sim a velocidade de circulação de dados, inteligentemente convertidos em zeros e uns. Culpa do Alan Turing, do Steve Jobs , do Bill Gates e do Tim Berners-Lee. São esses caras que sem querer introduziram essa nova cepa de vírus no âmago do capitalismo. Deu nisso: alucinação neoliberal. E, pelo visto, anda sobrando feio até pro Vaticano.
“Hay que retroceder, pero si, perder la ideologia de la orden absoluta jamás”. Papa Bernoglio VI, adaptado de Ernesto “Che” Guevera de La Serna.
_______________________________________________________
Ainda sobre retroceder e sobre divino e profano, resta saber que dificuldade haveria em ressintonizar o discurso com 2.000 anos de antecedência? Qual a dificuldade disso pra aquilo que nasceu há dez mil anos atrás? Aliás, dez mil, não! A ideologia que sustenta os que sustentam o inédito Francisco deve ter nascido no exato instante em que um primeiro “doido” pré-histórico pegou pela primeira vez um tição em brasa. Momento único da História. Exatamente quando se pariu o primeiro líder tribal e sacerdote religioso. A partir daí, a gente sabe, é quando a coisa toda, inclusive o tição, desandou e pegou fogo.

    Mário SF Alves

    E por falar em ordem absoluta, a do escravo eternamente escravo, em contraposição ao caos social representado pela emancipação educacional dos povos, imagino o quanto esses caras devem torcer os narizes toda vez que ouvem falar de buraços negros, singularidades físicas, dialética, tese, antítese e síntese. Marx, então, deve dar calafrios. É… deve ser horrível mesmo ter de admitir que o caos também existe. E, pior, que o caos também deve fazer parte do plano divino.
    _____________________________
    Por caos social, entenda-se: qualquer coisa que implique em possibilidade de independência e emancipação educacional dos povos; qualquer coisa que sugira superação de dogmas religiosos; qualquer que sugira superação da miséria material.

valdecir

Este post – e em geral os comentários – mostra que não apenas a velha mídia “raciocina em bloco”, como afirmou Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa, quando o assunto é o Papa. Certos preconceitos fazem com que os jornalistas dividam a realidade em dois grandes blocos, esquerda e direita, Igreja e mundo… Não há espaço para um pensamento analítico que contemple a complexidade dos fenômenos sociais.

Caracol

Eu não assisti o tal jornal.
Aliás, nem televisão eu assisto, exatamente pra não ficar sentindo ânsias de vômito, como a pobre Adalgisa.
Agora… lendo o texto concluo que a missão da tal moça que foi la não foi uma “missão cumprida”, mas sim uma missão compriiiida…
Ser ruim já é ruim, ser comprida então…
É por essas e outras que não assisto televisão.Jornal Nacional então… nem que me paguem.

Moacir Moreira

O Vaticano é uma monarquia fascista, como toda monarquia, controlada pelos banqueiros do crime organizado internacional, cujo rei é apenas um fantoche com cara de padre bonzinho.

O Sistema Veja-Globo é um instrumento de propaganda desse mau teatro.

Isto é no mínimo caso de polícia.

E há quem diga que o crime não compensa.

Por isso meu finado avô costumava recomendar aos netinhos que caso resolvessem roubar, que roubassem o suficiente para si e para o adevogado.

Caso contrário, vai pro cantinho da disciplina.

Francisco

A primeira missa…

A primeira benção…

O primeiro pum…

PS1. Vendo a biografia dos Papas desde Julio II, cheguei a uma conclusão:

Ou Deus é fascista ou não existe

PS2. Ou não existe e, mesmo assim, é facista.

    Mário SF Alves

    Sim, prezado [e genuíno] Francisco, se adotarmos o fascismo como o contrário de democracia, sim, o deus deles [não, necessariamente o do povo] é necessariamente fascista. Infelizmente. Sim, foi historicamente elaborado pra isso; ou seja: pra servir de pelego entre os povos e o infindável Estado da Exploração do Homem pelo Homem. E isso há mais de dez mil babilônicos anos.

FrancoAtirador

.
.
A Rede Globo sempre foi Católica Pouco Apostólica Muito Romana…
.
.

MARCELO G. FURTADO

Que maravilha !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vamos CONDENAR EM RITO SUMARÍSSIMO o Papa Francisco pelo fato da globo ter dado vasta cobertura a um assunto que diz respeito a mais de um bilhão e duzentos milhões de católicos no mundo.
Mesmo que o Prêmio Nobel da Paz Argentino, ADOLFO PEREZ ESQUIVEL, tenha negado categoricamente qualquer ato de conivência do Religioso Católico Argentino em relação ao regime daquele País, MAS ISSO NÃO IMPORTA, NÃO É MESMO? VAMOS CRUCIFICÁ-LO.
Vamos fortalecer as emissoras do Edir Macedo, SBT, dentre outras, pois as programações exibidas por estas, detém o verdadeiro cunho jornalístico (SERÁ !!!!!!!!).
A globo merece todas as críticas do mundo, más devemos nos ater a críticas que não menospreze a Fé de mais de um bilhão de fiéis, sob pena de perdermos a CREDIBILIDADE em nossos posicionamentos.

guilherme

Se a globo apóia e porque é contra o povo. Mais óbvio que isso não tem nada.

Jaimão

Num primeiro momento a elite tupiniquim não gostou de o Papa ser argentino. Mas à medida que se levantava seu passado e aventou-se a hipótese do cardeal ter sido simpatizante da ditadura, aí sim veio o “viva Bergoglio”, esse é o nosso homem no Vaticano. E assim caminha o Brasil.

Fabio Passos

A rede globo se identifica com o papa bergoglio porque ambos serviram a ditadores e apoiaram torturadores e assassinos covardes.
globo & bergoglio servem as trevas.

    Mário SF Alves

    Globo & Bergoglio, ligados em você.
    _____________________________________________
    A hipótese da existência de Deus, se comprovada, vai provar que a tal ordem absolutistista ad aeternum defendida pelo Vaticano é totalmente profana.
    ____________________________________________________
    E, padres de todos os gêneros, pelamordedeus, será que não lhes basta o inteiro domínio da ideologia religiosa? Será que não lhes basta ser apêndice e braço ideológico do poder fundado na exploração do homem pelo homem? Será que não lhes basta o conforto de não ter de fazer nada, de jamais ter de bater uma laje?
    ______________________________________________________
    Por que além de tudo isso ainda se sentem compelidos a ser braço armado do dito poder? Por que se sentem compelidos a fomentar e/ou participar de golpes de estado? Por que não respeitam a laicidade dos estados?
    ___________________________________
    Oh! Caridosos, por caridade, cuidem das coisas inerentes à sua ideologia, e só. Assumam o muro que vocês levantaram em defesa dos ricos e tudo já estará em muito bom tamanho. Fiquem no pântano da retórica que construíram pra o sucesso de sua ordem profana; cuidem só disso e o mundo ficará melhor; com certeza.

Fulana

Ufa! Estou até cansada e suada só de ver o resultado de “tanto trabalho”! Impossível não reparar na quantidade de “repórteres” enviados à Roma pela Globo com o pretexto de acompanhar a posse do papa. Principalmente se considerarmos que há uma permanente presença de uma meia dúzia de correspondentes na região, dentre eles Ilse Scamparini, que vive lá mesmo, em Roma. Não sei o que justificaria por exemplo, a presença de Patrícia Poeta em Roma. Seria totalmente dispensável. Esse é o meu ponto de vista. Mas com isso eles não devem preocupar-se, sou apenas telespectadora e não chefe de núcleo de jornalismo.

marcosomag

Se a Globo fizesse jornalismo, entrevistaria aquele jesuíta húngaro que foi preso no aeroporto quando saía da Argentina, durante a Ditadura. Depois, ficou preso durante 5 meses, sob tortura. Ele teria muito a dizer sobre o Sr. Bergoglio.

Fabio Passos

Sempre que a globo faz estas coberturas infantilizadas em socorro de alguma personalidade a situacao fica evidente.
Indiscutivel: O papa borgoglio esta a servico de belzebu.

Estevão Zanch

Pura inveja… só porque não mencionou Lula nenhuma vez…

Fabio Passos

Simpatia da famiglia marinho? Nao ha mais nenhuma duvida. Este borgoglio nao presta.
Mais uma papa servindo a satanas…

Fernando

que os Marinhos que são super católicos sigam o exemplo de seu mais nova líder e se tornem humildes tb a ponto de vender parte do seu patrimônio midiático para assim acabar com seu monopólio, que faz tanto mal ao país…milagres acontecem!!!!…..kkkkkkkkkkkkkk

    Fabio Passos

    Crei que a globo esta rasgando seda para tentar convencer borgoglio a resgatar roberto marinho no inferno… rs.

José Souza

Em nada me surpreendeu esta edição do jn. O que vocês queriam? A globo é a representante da direita que nos fala todos os dias. Para suavizar o envolvimento do novo Papa com a ditadura Argentina, primeiro a edição passou um grande tempo mostrando as qualidades para depois e, rapidamente, informar, sem analisar, o problema que o Cardeal teve durante a ditadura. Vamos ver se ela vai ter coragem de entrevistar, ao vivo, alguma mãe ou avó da Plaza de Mayo. Se o fizer, deverá ser gravação para não correr o risco de vexame.

    Luciano Baía Meneghite

    Exatamente. Sequer citaram a acusação de omissão de Jorge Bergoglio no caso de sequestros de bebês. Não tenho uma opinião totalmente formada a respeito desse papa,mas muita desconfiança, principalmente pelo uso político que a mídia já demonstra querer fazer de sua figura.

lulipe

Vou tentar explicar da forma mais simples possível, até por que o autor parece conhecer tanto de televisão quanto o lula conhece de Física Quântica.O Brasil tem mais de 100 milhões de católicos (65% da população).A globo como uma empresa de comunicação privada, busca audiência.O chefe da Igreja Católica está para ser escolhido, depois de uma renúncia inesperada do papa anterior.O que fazer???Fazer apenas uma menção, mostrar algumas imagens e voltar à programação normal ou explorar ao máximo tal evento???A Globo não é líder de audiência à toa.Qualquer dúvida, posso desenhar….

    Elton

    Nã, não precisa desenhar!!! Já entendemos de saída, você é telespectador da globo, apoia-a e deveria integrar seu conselho administrativo.

    Rodrigo Leme

    Lulipe, estranho é uma emissora gastar tempo falando de uma igreja católica, entrevistando seu líder sempre que ele se mete em encrenca e usando repórteres para invadir a fazenda dos inimigos dele. Que emissora é essa, que não recebe criticas por isso?

    lulipe

    Não entendi seu texto, caro Rodrigo.Em momento algum disse que a igreja não mereceria crítica, até por que o meu comentário se referia ao fato da Globo ter dado muita ênfase ao Conclave, o que não seria de se estranhar, já que estamos no maior país católico do mundo.O autor do texto supra critica a emissora por isso e eu quis mostrar que ela, como uma empresa privada que é, tem que vender seu “peixe” e, nada melhor do que mais de 100 milhões de “peixes” ávidos por informações do mais novo líder da Igreja Católica.

    marcosomag

    Nada disso. Somando todos as outras pessoas que não têm qualquer interesse em quem é ou não é o Papa (fiéis de todas as outras religiões, ateus, agnósticos)a todos que prezam por informação imparcial, o resultado é a maioria dos brasileiros. Portanto, a tese de buscar audiência é falha. O
    ato da louvação ao Papa durante quase todo o JN daquele dia tem relação direta com o fato de seu diretor de “jornalismo” ser um Opus Dei conhecido na praça. Simples assim.

    lulipe

    De onde você tirou essa pérola, caro Marco??? Segundo todas as pesquisas realizadas o número de católicos oscilam entre 63 e 70% da população brasileira.Na matemática que eu aprendi isso é a maioria, talvez você tenha aprendido outro tipo de matemática.Abaixo alguns endereços para clarear suas idéias:

    http://revavds.blogspot.com.br/2011/08/mapa-completo-das-religioes-no-brasil.html

    http://www.cidadeverde.com/pesquisa-do-ibge-revela-crescimento-na-diversidade-de-religioes-no-brasil-106518

    http://www.istoe.com.br/reportagens/152980_O+NOVO+RETRATO+DA+FE+NO+BRASIL

    Rodrigo Leme

    Sim, 65% dos brasileiros são católicos, o que sobra é a maioria. Faz sentido.

    Mário SF Alves

    Entendi sua conta, Marco. Pelo visto, a conta da direita esclerosada, hiper ansiosa, é que não fecha. Ficou suficientemente clara a inclusão daqueles que embora sendo crentes ainda prezam a informação de qualidade. Decorre daí, sim, maioria.
    ________________________________________

    Em tempo:
    Aí, Lulipe, aproveita o embalo e delimite melhor seu território. Assim não dá. E, por favor, tente fazer uma delimitação honesta (ah, se fosse possível!). Mas, tente, e já estará em bom tamanho.

    Luciano Baía Meneghite

    O problema não está no destaque dado ao tema, mas na forma totalmente parcial e claramente com a intenção de criar uma imagem idealizada para uso político, principalmente na América Latina.

ademir rangel santos

Esta venus platinada …até hoje paparica um certo monsenhor e hoje arcebispo do Rj..parece querer enfiar em nossas mentes que ele ainda é o lider do catolicismo no Rio…e agora quer nos impingir uma figura que agiu a favor da ditadura tal qual o daqui,e dizer que ele é puro e é santo,puro foi Jesus quando aqui veio e não usou anéis e dormitava ao relento e não tinha dinheiro mas multiplicava pães e peixes . O arcebispo da Globo mora no Rio no Sumaré…..e o Papa usa anéis de ouro ,tem palácios ,e um banco a sua disposição…..sem falar que os mairoes latifundiários do Brasil são as igrejas católicas em todos os segmentos ..Jeuitas, beneditinos,etc ,etc, basta fazer um levantamento cartorial…e o Vaticano …é um País dentro de outro….

adalgisa

Acho que vou vomitar…

    Mário SF Alves

    Calma… calma que o jantar ainda está por ser servido.

Tomudjin

Simples: basta ver quanto custa uma inserção comercial de 15 segundos, no intervalo do JN.
Ou o JN está admitindo – portando, induzindo a opinião pública a admitir – que a única religião que nos leva até Deus é a católica, ou alguém está lucrando muito com tudo isso.

Walter

Pergunta ingênua: O que o papa faz de relevante para a humanidade?

    E. S. Fernandes

    Para a humanidade não sei.
    Agora, para a desumanidade…

    lulipe

    O Papa é chefe de uma Igreja que tem, caro Walter:

    Mais de 1,2 bilhão de fiéis;
    Tem mais de 70.000 escolas que educam mais de 6.478.627 crianças;
    Tem 92.000 escolas primárias que educam 32.000.000 de alunos;
    Tem 43.000 escolas secundárias com 18.000.000 alunos;
    Tem 3.333.000 de universitários em instituições católicas;
    5.300 hospitais e
    17.000 asilos.

    E você, Walter, qual sua relevância para a humanidade???

    Elton

    E a sua, Lulipe?

    rodrigo

    Você esqueceu de enunciar terras, imóveis, ouro e dinheiro.

    Luciano Bastiani

    Por favor, não esqueça de dizer que a maioria (senão todas), destas escolas é paga, bem como os hospitais e faculdades.
    Aqui na minha cidade em SC, há duas escolas de primeiro e segundo graus e uma faculdade que pertencem á igreja católica, além de uma escola que pertence á igreja luterana. Sem falar nos seminarios, casa de retiro espiritual e, claro, uma formidável fazenda com gado saindo pelos quatro cantos. Há um hospital ‘arquidiocesano'(detesto estas palavrinhas arquidiocesano, ecumenico, etc) que, ou cobra os olhos da cara dos pacientes ‘particulares’ ou vai de chapéu na mão na prefeitura chorar as pitangas. Vender a fazendinha? hã hã, nem pensar.
    Esta é a ‘ajuda’ da igreja católica aos pobres do mundo…

    Felipe

    É. Estudei numa escola católica. Bem cara por sinal. Esses números mostram muito lucro para a Igreja… isso sim.

    Paulo Preto

    Escolas que por sinal são elitistas e caríssimas. Podres passam longes dessas escolas católicas. Quanto à importância do papa e da igraja católica para a humanidade, creio que fez mais maldade do que o bem. Vide inquisição, Galileu, etc etc. Não vou nem falar de pedofilia e homosexualismo intraparedes vaticanas, aí já é pegar pesado.

Urbano

Puro paparico da groubonoma. Sua grande Cristandade vem a ser a mentira e a tergiversação e outras coisas mais, essencialmente contra o povo e o Brasil. Por acaso, quantos generais assassinos e perversos, da América do Sul, já não foram vistos numa beatice qualquer em uma igreja? Mas, vinham a ser o xodó…

andre i souza

Já notei há muito tempo e também já disse: A Globo é em tudo uma grande novela; ela é um tremendo jogo de cenas do primeiro ao último minuto da sua grade; tudo nela é meticulosamente pensado e pré-direcionado. Ela tem lado político (extrema direita) e religião (a católica romana). O que não está nesse conjunto sofre ou corre grande risco de sofrer retaliações, basta incomodar.

Haja vista o grande tino de atores que têm os seus jornalistas, principalmente os âncoras. Todos com uma capacidade imensa de fazer caras-e-bocas e até mesmo chorar ao vivo, desde que isso agrade a família Marinho.

Só não vê isso quem perdeu a capacidade observativa, e, por isso, ao manter a TV nesse canal, acaba por colaborar com a existência desse grupo midiático, que alidaos a outros de mesmo viés, só trouxe e sempre trará o atraso, o analfabetismo, o privilégio – aos poucos já privilegiados -e o crescimento ou, no mínimo, a manutenção da desigualdade social deste país. Ou seja, a Globo é um câncer para o Brasil.

Mário SF Alves

Exceção feita ao excesso de confete que a platinada se auto atribui, surpreza nenhuma. Afinal, a Igreja Católica é, sempre foi e continuará sendo [enquanto forças tiver] o principal parceiro ideológico do PiG, seja ele local ou global. Acrescidos do neolibveralismo, o pior sistema econômico que já se impôs ao Ocidente, formam o triunvirato, a santíssima trindade do sangue, suor e lágrimas a impedir o pregresso da Humanidade.

Isidoro Guedes

Mais adiante as Organizações Globo hão de querer fazer do papa Francisco o principal cruzado latino-americano contra o chavismo “populista” e “apóstata” vindo da Venezuela para influenciar outros povos e Nações de nuestra Latinoamerica. Assim como fez o papa polonês (Wojtila), João Paulo II, contra o comunismo soviético que dominava o Leste Europeu. A conferir.

Rui

Nem Caras nem Hello Magazine teriam feito melhor. Habemus babam. kkkkkk

augusto2

se nada mais houvesse a inquirir em Bergoglio, só esta longa introduçao midiatico.laudatória ao novo inquilino do palacio vaticano, ja deve colocar a gente em saudavel guarda defensiva.
Pé na frente e outro atrás. {a gente só disse laudatória porque o policial freudiano aqui dentro nos impediu de dizer puxatória}
As lideres das avós da plaza de Mayo nao tem nada a dizer?

lulipe

O autor queria o quê, que a Globo fizesse como o SBT e colocasse os desenhos do pica-pau na hora da apresentação do novo Papa???Não é à toa que a Globo detém uma audiência maior do que a de todas as concorrentes somadas, gostem ou não.Ah, continuem assistindo e dando audiência para o “PIG”,eles agradecem!!!

    lulipe

    “A Globo ficou com a cobertura ao vivo da escolha do novo Papa por uma hora e 36 minutos no ar hoje e conseguiu mais audiência do que a Sessão da Tarde normalmente alcança. A partir das 15h06, a transmissão rendeu quatorze pontos segundo a prévia do Ibope para a Grande São Paulo. Exibir um filme de tarde na Globo costuma render apenas dez pontos.”

    Por Lauro Jardim

FERRETTI

Quando hover um jogo das seleçoões Brasil/Argentina o Galvão Bueno deverá nos advertir,fiquem atentos o torcedor Brasileiro que xingar os Argentinos será excumungado.

    marcosomag

    Pensei em algo assim, dito pelo Galvão: “Neymar tá pegando muito pesado! Levou uma cotovelada, mas, não precisava dar este carrinho no argentino! Calma gente (jogadores brasileiros)! O Papa é argentino!”

RicardãoCarioca

É o PiG se misturando ao Papa para depois utilizá-lo como ferramenta de convencimento popular para a sua panfletagem militante demotucana.

    E. S. Fernandes

    Caro R. Carioca,
    você foi na mosca.

    Mário SF Alves

    Perfeito.
    _______________________
    Ali, ponto sem nó, jamais. E todo nó dado visa um ponto na própria cabeça do povo. Ou seja, o ponto é e sempre será impedir o povo de superar o sui generis capitalismo subdesenvolvolvimentista que há séculos o atormenta unicamente por ser povo num dos países mais ricos do mundo.

    _________________________________
    Tradição em nó [ideológico] é o que mais têm; e isso se arrasta desde o Brasil-Colônia.

Deixe seu comentário

Leia também