Leandro Fortes: O mundo bizarro de José Serra 3, A Passagem

Tempo de leitura: 3 min

por Leandro Fortes, no Brasília, eu vi 

A matéria abaixo, recém colocada no ar pelo Terra Magazine  revela que o comando da Polícia Militar de São Paulo, sob as ordens do governador José Serra, do PSDB, não nutre a mais pálida consideração pela inteligência alheia. A nova versão de que o sujeito barbado flagrado pelo fotógrafo Clayton de Souza, da Agência Estado, seria um policial militar que estava “passando” pela maifestação é um acinte, para se dizer o mínimo. Esse tipo de coisa, aliás, é uma das mais nefastas heranças da ditadura militar dentro da PM. O desprezo total pelo bom senso e pela lógica em nome do cumprimento irrestrito de uma ordem, ainda que uma ordem espúria. Lembra, de muitas formas, o desastre do Riocentro.

Então, a PM de São Paulo quer combinar o seguinte:
Fulano, esse jovem da foto, policial militar de folga há muitos dias (daí a barba), mortificado pelo tédio, aproveitou o dia livre para tomar um pouco de ar e se viu, vejam só, bem no lugar onde colegas enviados pelo governador  desciam pauladas e gás pimenta em professores em greve. Também por obra do destino, ele estava bem perto de uma colega de farda (mas esta, de fato, fardada) que levou uma paulada no rosto. Depois, foi o que todo mundo viu: um herói anônimo que chegou a ser tomado por um manifestante, inclusive por este blogueiro, por conta do primeiro despacho feito a respeito pela Agência Estado. A PM, contudo, apressou-se em dizer que a jovem policial havia sido resgatada por um outro PM, não identificado. Incrível, sabiam que era um PM, mas não eram capaz de identificá-lo. Devem ter deduzido pela barba.

Foi um tiro no pé. Agora, o comando da PM, para manter no anonimato um provável infiltrado, demora três dias para bolar essa sensacional versão de que o nosso herói barbado estava ali de passagem. É mais trágico do que cômico.

Abaixo, a ótima matéria do Terra Magazine, revista eletrônica sob a batuta de Bob Fernandes. A certa altura, a assessoria de imprensa se sai com essa: “ O comandante falou que era pra gente informar só isso, mesmo”.
Não é demais?

PM: Policial à paisana que socorreu colega estava “passando”
Carolina Oms
Especial para Terra Magazine

A Polícia Militar de São Paulo mudou de versão nesta segunda e disse a Terra Magazine que o policial militar à paisana que socorreu sua colega ferida em manifestação dos professores da rede pública estadual, em São Paulo, “estava passando por lá”.

A informação, fornecida depois que Terra Magazine enviou à assessoria da PM um email solicitando esclarecimentos sobre a identidade e função do policial à paisana, contraria posicionamento anterior , de que o PM não-identificado “era um dos policiais da região, que estavam empenhados na operação”.

A assessoria da PM justificou a falta de informações de duas maneiras:
– Não vamos dar mais informações sobre o policial porque ele mesmo não quer ser identificado.
E, diante dos questionamentos sobre a barba do PM, incomum em policiais militares, exceto os do Serviço Reservado, limitou-se a declarar:
– O comandante falou que era pra gente informar só isso, mesmo.

Na última sexta, 26, professores da rede estadual paulista entraram em confronto com a polícia durante uma manifestação realizada nos arredores do Palácio Bandeirantes, sede do governo paulista. De acordo com a PM, os manifestantes teriam jogado pedras contra a PM, que revidou com a Tropa de Choque.

Uma PM foi ferida por uma paulada no rosto – segundo nota oficial da Polícia Militar publicada dia 29 -, durante manifestação dos professores em São Paulo e foi socorrida por um policial militar à paisana. A informação é da mesma nota oficial da PM.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Leider_Lincoln

Ah gente, para os paulistas a explicação parece que serve. É igual ao "estupra, mas não mata!"; o restante do Brasil acha um absurdo, mas para os a maioria dos nossos irmãos bandeirantes…

@AdilsonGuilhem

Era um p2 infiltrado, veja na foto:

http://4.bp.blogspot.com/_F607SuO_4iA/S7EG-gz-A2I

Edison

Onde estava o Datena (baba ovo de serra) para registrar este fato?

Paulo Monteiro

Olhando pelo outro lado, será que não foi uma jogada da PM..pra ferrar mais ainda o Serra??Porque eles tbém não estão contentes com o governo não!

beatrice_

Leandro excelente texto.
Mas está faltando uam visitinha ao Einstein.
O nome do hospital está sendo usado em vão.
Aliás,
quem paga a conta quando a PM vai ao Einstein?

    beatrice_

    Acrescentando,
    se o estado era tão grave que tinha que ser socorrida no hospital mais próximo,
    e por isso teria sido elvada ao Einstein, um dos mais caros do Brasil,
    não poderia ter sido transportada pendurada dessa forma, correto?
    Mas ela estava consciente e abraçada ao infiltrado que a "socorreu".

Amazônida

azenha, tem várias tres fotos dessa cena tirada por yuri gonzaga e postada no flick onde se pode ver claramente que o agente P2 é conhecido dos policiais PM, pois eles inclusive estão auxiliando sua ação de retirar a PM supostamente ferida. confira!

    Conceição Lemes

    Amazonida, vc poderia nos mandar os links? Abs

    Tavares

    Conceição la no blog os amigos do presidente tem estas:

    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010
    Ai tem a foto mais ampla.
    Vi também um video no:
    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010
    Esse video é muito rapido mas parece que os pms que estão atras da primeira linha levam varias cacetadas dos proprios companheiros quando eles fazem o movimento para trás para cacetaer mais forte.
    Precisa de paciencia e executar o video bem lentamente.

Sierra

A PM é mais uma vítima dos desmandos do zé. Para quem não sabe, a policia representa o Estado, está subordinada ao estado e seus Mandatários. Mudem os representantes do povo, neste caso o governador, e a policia será diferente. Quero deixar claro que concordo em parte com a maioria do que foi escrito aqui, TENHO MEDO DO ZÉ E SUA TURMA.

Fernanda E

Engraçado que no Brasil, quando um pobre morre de fome, só osso, ou um adolescente leva um murro em briga de escola, ou um adulto leva uma paulada na rua, imediatamente a imprensa sensacionalista registra tudo. Chega a dar detalhes e faz simulações mil. Mas quando uma PM é ferida por um bando de professores armados, esconde a cara.
E um herói não quer ser identificado.
Isso é normal?

    Piá

    "bando de professores armados"
    ?
    Houve ferimentos? Cadê as imagens?
    Quem estava armado? A quem serviria o confronto?

    francisco.latorre

    a fernanda tá ironizando.

    Tavares

    Piá,
    Me parece que a Fernanda esta sendo ironica. Pois qual PM não ia querer um medalha? E a que recebeu a paulada não tem ferimentos visiveis, ou seja tudo o que p comando da PM falou parece TROLOLO.

Renato Mont, SP

Ah, vou criar um acrônimo também.

Vai ser a Imerda, ou a "Imprenssinha de Merda".

Robson Porto

É como dizem no mundo todo…

É impossível uma democracia plena sem liberdade de imprensa.

E onde está o PIG para repercutir um fato gravíssimo desses?

    Julio Silveira

    O PIG está do lado dessa ditadura.
    Se a ditadura for boa para eles, eles apoiam, se for ruim levarão para as cortes internacionais por castração da liberdade de imprensa. Exatamente como em nosso passado recente.

Wladimir

Azenha, não devemos nos esquecer do outro episódio narrado, de que uma outra pessoa (outro policial disfarçado infiltrado?) tentou atear fogo em uma viatura da polícia, com o intuito de culpar os professores manifestantes, e que fugiu para traz de suas fileiras quando foi descoberto! Afinal quantos "agentes da gestapo" do Serra, estavam na manifestação pacífica dos professores contra o sucateamento da Educação Paulista???? Abram os olhos povo paulista e povo brasileiro: um ditador quer governar o Brasil com a complacência da mídia oligárquica golpista!!!

Bruno de Abreu

Esse é o serviço secreto da PM do Serra, deveríamos apelida-lo de Bossad, é o Mossad do Serra!

ativista

http://ativistavista.blogspot.com/

    francisco.latorre

    serra maligno.

    matou a pau.

André Oliveira

Estou com uma curiosidade danada para ver esta pobre moça. Do jeito que está indo a coisa é capaz dela nem ter se ferido realmente. Tem outra coisa. Se foi agressão tem que ter exame de corpo de delito. Essa PM tem que mostrar a cara…

    beatrice_

    Sinceramente, a esta altura dos acontecimentos me concedo o benefício da dúvida, A MIM.
    Quero o relatório do atendimento hospitalar.
    Duvido que o Einstein venha a público confirmar isso.

    Márcio Martins

    Seria interessante se o Viomundo entrasse em contato com o Hospital Albert Einstein para alguns esclarecimentos. Será que eles se furtariam a dizer algo?

    Conceição Lemes

    Marcio, dê uma olhada no post que está na capa e cita o Einstein. abs

Renato Mont, SP

Pois é…

É fato conhecido que a OBAN continuou agindo intensamente até os anos 80, mesmo sendo considerada clandestina pelo…. regime militar ! E depois ? Onde foi parar toda aquela gente ? Quem pode nos garantir que uma parte dela não teria migrado para a PM paulista ?

Ei, ninguém da "imprenssinha de merda" se preocupa em investigar essas coisas ?!!??!

Essa gentalha dona de jornais, rádios e tv pode ficar assim numa boa ? Como se nada tivesse acontecido ? Como se não estivessem devendo ao povo brasileiro ?

Ei Leandro Fortes, sou grande admirador dos seus textos. Diga-nos, quando é que veremos esse país passado a limpo ?

Renato Mont, SP

Um amigo, ex militar, me garantiu que no subsolo do quartel que funcionava atrás da Assembléia Legislativa (Ibirapuera) existiria um centro de prática de tortura. Nesse lugar haveriam incontáveis restos de brasileiros vitimados pela loucura da ditadura. Ele também disse que após a desativação do quartel aquela área teria sido lacrada com concreto para dificultar ou impedir qualquer tipo de escavação e consequente localização de ossadas,

Não sei se aquele relato era verdadeiro. Mas é de dar calafrios, com certeza. SP foi o centro irradiador de todas as atrocidades….

Agora vem essa história tornando público o fato da PM manter um "serviço secreto". Profundamente lamentável.

Será possível que todo o aparato da ditadura, passando pela organizações para-militares e suas associações com os empresários, ainda existe e resiste ? A quem servem ? A imprensinha de merda não se interessa em investigar essas monstruosidades ?

Nós, cidadãos comuns, estamos fritos mesmo…

mac

cadê o audio Gilmar ????

Marcelo Ramos

Grande Leandro, o artigo está bom mas só discordo de uma frase sua. Acho que há um equilíbrio. Tiro no pé é tão cômico quanto trágico. Serra tá descendo a ladeira de carrinho de rolimã… advinha o que tem lá embaixo.

pereira

EU só quero que alguem mim explique isto não é campnaha antecipada, a reportagem da globo. E sobre este caso da polícia esta da UNE, Centrais sindicais, os partidos de esquerda partirem para os manifestos populares.

    beatrice_

    Eu ainda pergunto, cadê o PT de SP????
    Cadê os senadores de SP, senhores Suplicy eo "candidatoa" a governador Mercadante???
    Deus nos livre dessa candidatura.
    CIro, Já!!!!!!!!!!!!

    francisco.latorre

    pô…

    esquece o ciro.

    ele não quer ser candidato em sp. não quer.

    e aproveita essa conversa pra se lançar com mais força. pra atrapalhar dilma.

    beatrice…

    suas opiniões são todas muito bem calçadas.

    menos essa história de ciro.

    ciro é a última esperança da direita. se liga.

    vai um abraço amigo. de verdade.

    mercadante é o candidato de lula.

    que não dá ponto sem nó.

Alcindo

O Diário do Nordeste, jornal de Fortaleza que até agora vinha mantendo uma postura política discreta, parece que finalmente pediu sua ficha de filiação à imprensa partidária da direita, ou seja, ao PIG. Na manchete de hoje traz, em letras grandes: “Pacote de Promessas!” E detalha no subtítulo: “Após cumprir apenas 40,6% do PAC, Governo Federal lança o PAC 2.” Com certeza esta corajosa decisão foi estimulada pela pesquisa comprovadamente falsa do Datafolha em favor de Serra. O jornal pertence à sogra do senador Tasso Jereissati.

    francisco.latorre

    o jornal da gloebbels disse exatamente o mesmo.

valdir

aqui no interior o PFLéra chamado de Partido dos Fora da Lei, pois além de roubar mandava serrar os inimigos.O PSDB é chamado de Partidos Só De Bandidos, pois, saquearam e destruiram o pais e DEM é chamado de Demagogos E Mentirosos, pois fazem discursos bonitos(pura verborreia) e mentem sobre a situação do pais.

mila

Obanserra. Esse cara no poder, além de quebrar pela quarta vez o Brasil, vai ressuscitar os porões da ditabranda. Ressuscitará a tortura e a folha emprestará os veiculos. Do livro "Luta, substantivo feminino" sobre as mulheres torturadas:
Izabel Fávero – professora, presa em 1970, em Nova Aurora (PR). Hoje, vive no Recife, onde é docente universitária: “Eu, meu companheiro e os pais dele fomos torturados a noite toda ali, um na frente do outro. Era muito choque elétrico. Fomos literalmente saqueados. Levaram tudo o que tínhamos: as economias do meu sogro, a roupa de cama e até o meu enxoval. No dia seguinte, eu e meu companheiro fomos torturados pelo capitão Júlio Cerdá Mendes e pelo tenente Mário Expedito Ostrovski. Foi pau de arara, choques elétricos, jogo de empurrar e ameaças de estupro. Eu estava grávida de dois meses, e eles estavam sabendo. No quinto dia, depois de muito choque, pau de arara, ameaça de estupro e insultos, eu abortei. Quando melhorei, voltaram a me torturar”.

Gerson Carneiro

De fato foi um tiro no pé.

“ O comandante falou que era pra gente informar só isso, mesmo”.

Eles próprios fazem se passar por ridículos. E esse posicionamento de se esquivar o tempo todo dá um tom de covardia.

Procuro evitar comentar dessa forma, mas é isso que eles esfregam na minha cara.

    Gerson Carneiro

    Errei no termo, covardia não, mas sim cumplicidade.

graciliano

A esquerda arrependida de Serra, Goldman e outros é isso aí: pior que a velha direitona. Eles sabem que pelo voto não volatarão ao poder (quem sabe em 2018…) e apelam para todo tipo de jogada, da difamação ao terrorismo.
Quem pensa que nossa direita é mais "civilizada" que a de Honduras, não conhece o Brasil. Imaginem se este bando assume o poder federal, o Brasil terá novamente cenas de sangue na Política. Vade retro Serra!

francisco.latorre

polícia militar é entulho da ditadura.

é hora de civilizar a polícia.

Observadoro

Enquanto isso, o Globo perde totalmente a noção e passa a fazer campanha pró-Serra descaradamente:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/03/29/serra

Reparem, que ilustram a matéria duas fotos do Serra hiper sorridente abraçando populares…

    Jeanette

    No G1 também tem fotinho do SSerra. Também percebi que é propaganda descarada…

Tweets that mention Leandro Fortes: O mundo bizarro de José Serra 3, A Passagem | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by danielison. danielison said: Leandro Fortes: O mundo bizarro de José Serra 3, A Passagem – http://tinyurl.com/yar66ky (via @viomundo) […]

Edmilson

HIlário!!!

    francisco.latorre

    pô gerson…

    deleta não.

Uélintom

PSDB – Polícia Secreta do Duce Brasileiro ou
PSDB – Polícia Secreta Devota de Benito.

Isso já está ficando sério. O PSDB está flertando com a extrema direita, e tem gente achando que estou exagerando. Não é à toa, mas não é mesmo, que o Senador Azevedo (aquele, do Mensalão do PSDB) criou o projeto do "AI-5 Digital", detonado pela engajamento da juventude conectada.

Agora, o mesmo Senador, do mensalão do PSDB, está propondo no Senado a criação de uma polícia secreta para se infiltrar em movimentos sociais, como sindicatos e MST.

Moçada, é hora mesmo de ficar esperto com essa turma. O que eles vão fazer se chegarem ao poder com essa sede de sangue, dá calafrios só de imaginar.

Haroldo Serratalhada

Alguém poderia me explicar porque que a propaganda do PSDB continua a ser veículada diretamente na TV a cada 5 minutos e repetindo várias vezes uma atrás da outra? assisti Cold Case no S esse B besteira (SBT) e, durante a seriado passou 18 vezes, isso pode? haja dinheiro! quem está pagando tudo isso?

    Paulo

    Boa pergunta…ele tá toda hora na TV com suas propagandas mentirosas…

    francisco.latorre

    nós.

    nós pagamos.

    é de chorar. de raiva.

    Fernanda E

    Certamente os paulistas estão pagando a conta e o pato de ter um candidato desses dizendo que ta fazendo isso e aquilo. Reinaugurando a vergonha política a cada dia.
    Eu queria aproveitar e perguntar se aí também não caberia uma multinha básica.

Deixe seu comentário

Leia também