Keiko Fujimori é recebida em Arequipa com chuva de frutas; vídeo

Tempo de leitura: < 1 min
Reprodução

Da Redação

Arequipa, uma das mais belas cidades peruanas, junto com Cuzco tem o papel de “capital” do interior do país.

O Peru é historicamente um país “rachado” entre a elite limenha, de mestiços, e o povo andino.

A elite sempre concentrou o orçamento federal em benesses para os seus, de tal forma que um professor universitário de filosofia de Ayacucho, Abimael Guzmán, conseguiu base política e popular para mover uma guerra sangrenta, através do Sendero Luminoso.

À época da formação do Sendero, Ayacucho ficava numa das regiões mais pobres e abandonadas pelo governo central do Peru.

Guzmán foi preso e o Sendero derrotado durante o governo do ditador Alberto Fujimori e seu braço direito, o corrupto Vladimiro Montesinos, que além de ladrão comandou violações massivas de direitos humanos como chefe do serviço de inteligência.

O “racha” do país está expresso na disputa eleitoral entre Keiko Fujimori e o professor de escola primária Pedro Castillo, que promete mudar a Constituição fujimorista e destinar 20% do orçamento anual à Saúde e Educação.

Keiko, em recente visita a Arequipa, foi “emboscada” por apoiadores de Castillo com frutas e outros objetos e teve de se esconder entre seus seguranças ao entrar na cidade.

O vídeo dá uma ideia do clima que vive o Peru às vésperas da eleição de domingo, com os candidatos praticamente empatados na última pesquisa divulgada.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também