Jeferson Miola: Apelo de Boff a Rodrigo Maia é pregar no deserto

Tempo de leitura: 3 min
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu adiar a votação da MP 910 após pressão social. Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação

Apelo de Boff a Maia é como pregar no deserto; só povo unido derrota fascismo

Por Jeferson Miola, em seu blog

O teólogo Leonardo Boff é uma das grandes riquezas espirituais, políticas e humanas do nosso país em todos os tempos.

Em toda vida de mais 80 anos, Boff preserva uma trajetória coerente e incorruptível; permaneceu sempre do mesmo lado da história: o lado da justiça e da igualdade social, da democracia e da liberdade, do antirracismo, do amor, da defesa da vida e da natureza, da soberania nacional, da decência e da dignidade na política.

Quando o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia/DEM acusou via twitter [24/10] o criminoso e anti-ministro bolsonarista do meio ambiente Ricardo Salles do crime de “destruir o meio ambiente do Brasil”, Boff cobrou de Maia o que a lógica e a lei determinam: o impeachment do presidente que dá as ordens ao destruidor do meio ambiente.

Por meio do twitter, Boff alertou Maia: “Sr. Presidente, o que o Sr. diz é muito grave. Diz-se que o ministro Salles só faz o que presidente manda. Por isso, em sua pulsão de morte, destrói o que pode: desmatamentos, direitos sociais e entrega o povo ao vírus. O Sr. tem uma arma: o impeachment. Por amor à vida do BR”, apelou o teólogo.

Na ilusão de que Maia possa ter alguma lealdade à Constituição e ao Estado de Direito, Boff ainda suplicou: “Vc não pode entrar na história como um homem fraco, que quando podia ter defendido a vida do povo, não o fez por razões que desconheço. Vivemos uma emergência nacional. Em suas mãos está uma decisão que salvará vidas no BR. É difícil. Mas nada tem mais valor que a vida”, escreveu ele ao presidente da Câmara [grafia do twitter no original].

Dois dias antes [22/10], e também por twitter, Lula defendeu o impeachment do Bolsonaro devido à decisão genocida de suspender a compra de vacinas para imunizar a população brasileira.

“Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação ao dizer que não vai comprar a vacina e desrespeitar um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica”, disse Lula.

O que menos falta, e desde muito tempo, são motivos – todos, aliás, muito bem fundamentados – para Bolsonaro ser defenestrado do Planalto pelo cometimento tanto de crimes de responsabilidade como de crimes comuns.

Mas, para que o julgamento seja autorizado, Rodrigo Maia precisa submeter ao Plenário a deliberação sobre os pedidos de abertura de processo de impeachment na Câmara e para o julgamento do miliciano por crime comum no STF.

Ocorre, contudo, que Rodrigo Maia abusa ilegalmente do poder monocrático do cargo e mantém engavetados mais de 60 pedidos de impeachment do Bolsonaro.

E não há sinais de que ele pretenda agir de modo diferente, porque Maia é o condutor, no Congresso, das políticas ultraliberais de Guedes e Bolsonaro que têm oportunizado o mais devastador processo de pilhagem e saqueio do país. Maia e o Congresso de maioria bolsonarista são, em síntese, sócios e cúmplices da extrema-direita fascista.

A oligarquia dominante, seus representantes e suas instituições judiciais e legislativas não têm nenhum compromisso ético com a interrupção da barbárie que avança exterminando empregos, vidas humanas e o futuro do país.

O apelo de Leonardo Boff a Rodrigo Maia pelo impeachment do Bolsonaro, em vista disso, do mesmo modo que a cobrança do Lula pelo impedimento do monstro criminoso, é como fazer pregação no deserto.

A derrota do Bolsonaro, dos militares e da oligarquia vassala dos EUA somente acontecerá quando a maioria unida do povo brasileiro modificar a correlação de forças políticas na sociedade – tal como mostrou o povo argentino elegendo Alberto Fernández e Cristina Kirchner em 2019; como ensinou o povo boliviano domingo passado [18/10] na vitória arrasadora de Luis Arce, do MAS; e como mostrará o povo chileno neste domingo [25/10], que deverá aprovar o plebiscito que vai enterrar a Constituição fascista de Pinochet, o sanguinário inspirador de Guedes e Bolsonaro.

A ampliação do peso político e a recomposição da capacidade política e social da esquerda, dos democratas e progressistas na eleição municipal deste ano é um passo importante nesta direção.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/militares-caem-na-armadilha-bem-feito-por-helena-chagas/

Bem. Uma coisa é certa: eles nunca vão poder falar que não têm opção. Afinal tem um general na vice presidência que não é louco, não é considerado pária internacional e nem foi expulso do exército. É um engano pensar que nesta conjuntura são eles que dependem de Bolsonaro, pois com Mourão tudo vai ficar dantes no quartel de Abranches. É questão de lógica. Assim como é uma questão de lógica que Bolsonaro vai continuar desonrando as Forças Armadas. Não teve um só dia que esse homem não apontrou alguma desde que assumiu o mandato. Ele coleciona crimes de responsabilidade.E vai continuar colecionando até que seja contido, a menos que passe a exercer a presidência amarrado num camisa de força com uma mordaça na boca.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/personalidades-lancam-manifesto-em-defesa-de-alexandre-padilha-e-contra-politica-de-saude-mental-de-bolsonaro

Recalque. O sujeito quer torturar os loucos porque é louco também.

Henrique Martins

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/lula-mostra-solidariedade-ao-mst-por-dirigente-assassinado-exigimos-justica-e-a-punicao-de-seus-assassinos/

Acontece Lula que esse assassinato ocorreu justamente nesse momento que Boulos cresce nas pesquisas em São Paulo e pode ter chances de desbancar tanto a direita quanto a extrema direita num eventual segundo turno quando teria mais chances de mostrar a cara desse pessoal. Confesso que estou fazendo um esforço danado para compreender sua postura como o maior líder político que esse país já teve. Será soberba? Medo do PT se rebaixar como partido? Pois saiba Lula que não tem como o PT ser mais rebaixado do que tais forças terem apeado Dilma da presidência e você ter sido processado e preso injustamente para eles tomarem o poder.
Saiba que depois que Bolsonaro cair e o Mourão estiver governando o país eu não lerei mais uma linha sequer sobre política. Como eu já disse aqui se vamos trocar seis por meia dúzia por falta de opção vai depender, sobretudo, do Mourão. Agora, evidentemente esse ‘sobretudo’ vai depender de oposição porque ele também terá que lutar contra forças ocultas e também declaradas atreladas ao dinheiro. Vocês pelo jeito não vão conseguir fazer oposição ao seu governo. Se não podem faze-lo agora que o país está sendo governado por um louco, genocida, miliciano e ditador, dentre outras coisas, dificilmente terão a motivação necessária para proteger realmente o país depois considerando que as coisas vão estar mais amenas. Desculpe-me a sinceridade, mais eu já vivi muito e não consigo me conter vendo o meu país ser destruído sem poder fazer nada e ter que ver quem já viveu tanto quanto eu e tem as mesmas intenções podendo fazer alguma coisa –
mesmo que não dê em nada – deixar de faze-lo por motivos que não me convencem.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/lula-pt-vai-vencer-em-diadema-e-em-s-bernardo

Que decepção. O Bolsonarismo agradece Lula. Nada do que você disser justifica não apoiar a esquerda neste momento dramático para o país. Aliás, o próprio Tattoo se fosse generoso abriria mão da candidatura. Vocês vao se arrepender. Terão perda política por essa postura. Uma andorinha nao faz verão. Mais o meu apoio voces já perderam . Eu era petista. Agora sou PSOL. Os candidatos que precisam do apoio de vocês são excelentes e honestos e vocês sabem disso. Lamentável.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/regionais/sudeste/milicias-do-rio-mantem-parceria-com-policia-faccoes-e-igrejas-pentecostais-diz-estudo

Isso definitivamente não surpreende. Afinal foi com o apoio destas igrejas que o grande chefao miliciano deles assumiu a presidência da república.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/coronavirus/bolsonaro-compartilha-video-contra-a-vacinacao-obrigatoria

Hah sim, dona Nise. Acontece que quem não tomou por orientação de pessoas como a senhora e o seu presidente vai pegar de outra pessoa que não tomou. A senhora então está defendendo que estas pessoas podem morrer como os 160 mil brasileiros que já morreram na pandemia? É isso?
Rasgue seu diploma mulher e o coloque no lixo que lá é o lugar dele. É intolerável uma médica auxiliar um genocida a matar pessoas. Hitler ia gostar muito da senhora.
A medicina existe para preservar vidas e não para matar. Por certo esquecestes teu juramento. Se a senhora não teve varíola é porque tomou vacina. Se seus filhos ou netos não tiveram doenças de infância como a poliomielite é porque tomaram vacina viu. A senhora é uma prova de que um diploma universitário não contém a ignorância de uma pessoa.

a.ali

boff, de fraco botafogo ñ tem nada e, SIM, faz parte da quadrilha que rouba ,descaradamente, o pais. e as razões o sr. conhece, sim, igualzinho a todos nós só que o sr. foi educado…

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/colunas/chico-alves/2020/10/25/a-semana-em-que-bolsonaro-esculhambou-de-vez-a-presidencia-da-republica.htm

Melhor multiplicar o psiquiatra. Um só não dá conta dele não.

Henrique Martins

https://www.brasil247.com/regionais/sul/gleisi-cobra-governo-do-parana-apos-assassinato-de-militante-do-mst

Não é coincidência esse assassinato exatamente neste momento.
Boulos está subindo nas pesquisas em São Paulo É retaliação. Ameaça.
O Brasil virou um esgoto a céu aberto.

Zé Maria

Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou, em entrevista ao Valor/Globo,
que quer acelerar a tramitação da tal ‘PEC Emergencial’, que, entre
outras medidas, REDUZ SALÁRIOS dos ATUAIS Servidores Públicos.

Estão se aproveitando da Pandemia, com TST com tudo.
Mas contra essa Proposta Inconstitucional [mais uma]
não haverá alternativa a não ser a Paralisação Nacional.

enganado

O RODRIGO ma(L)a é do Partido dos BANQUEIROS=DEM=Partido do GUEDES, portanto o ““ ex-BRASIL e seu POVO são um mero detalhe e não ao caso ““`. Enfim esse é o BOTAFOGO (((apelidinho do ___ma(L)a___ que consta na carteira de PROPINAS da Odebrecht para distribuir aos da DIREITA=DEM=P$$$DB+ . . . etc ))))) que recebia PROPINAS que aprendeu com PAIPAI=César ma(L)a=DEM, então meu caríssimo BOFF , se o sr. fosse BANQUEIRO ou do DEM e/ou mantivesse conta bancária no exterior em bancos ANGLO_ZIONISTAS suas rogações seriam com certeza muito bem atendida. Conselho: DESISTA de qq coisa honesta onde entra a DIREITA e MERDANHAS, aqui é ___braZiU$$$A__ .

Zé Maria

Bolsonaro, Mourão, Maia, Alcolumbre, Guedes, Salles
estão todos do mesmo lado: o do Capital Predador.
Vão roer o Pobre até o Osso; e não vão largar.

Deixe seu comentário

Leia também