IG: Fala o pai da moça

Tempo de leitura: 5 min

Pai da estudante processada por discriminação se diz envergonhado

A pedido da OAB e da Procuradoria da República, Mayara Petruso será investigada por comentários contra nordestinos na internet

Rodrigo Rodrigues, iG São Paulo | 05/11/2010 17:46

O empresário Antonino Petruso, morador de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, soube pelos jornais que a filha mais nova, Mayara Penteado Petruso, está sendo alvo de investigação pela Procuradoria Geral da República por crime de preconceito. Ela é a estudante de Direito que, finalizada a apuração que apontou Dilma Rousseff (PT) como nova presidenta do Brasil, desancou a postar frases de preconceito e discriminação contra o povo nordestino na internet.

Nas frases postadas na rede de microblogs Twitter e no Facebook, a jovem sugere o extermínio dos nordestinos e pede o fim do direito de voto para quem não mora na região Sudeste.

Antonino Petruso se disse “surpreso, decepcionado e envergonhado” pela atitude da filha e lamentou que a menina tenha se deixado influenciar pelo “acirramento” do debate eleitoral. “Nunca fui chegado a política e nunca ensinei nada disso para as minha filhas. Tenho um enorme respeito pelos nordestinos e é graças a eles que consigo das uma vida digna para minha família e pagar a faculdade da Mayara”, disse Petruso ao iG, em entrevista por telefone.

Petruso é dono de uma rede de supermercados de Bragança e diz que tem vários clientes e empregados de origem nordestina. Pai de quatro filhos, ele trabalha mais de 15 horas por dia para administrar o negócio herdado do pai. Nos últimos anos, em virtude da melhora da economia, viu os negócios melhorarem graças às políticas econômicas do governo Lula. “Tenho muita simpatia pelo Lula. Ele não resolveu tudo, mas fez um excelente governo. Se a Mayara tivesse me consultado, teria pedido para ela votar na Dilma. Entre todos os candidatos, ela era a melhor opção para o País”, afirmou o empresário.

Relacionamento

Mayara é filha de um relacionamento de Antonino fora do casamento. Embora o empresário financie os estudos e a moradia da jovem em São Paulo, ele narra que o relacionamento com a filha é um pouco distante. “Desde quando ela foi morar em São Paulo, pouco nos falamos. Duas outras filhas também moraram na capital nesses últimos anos, mas ela não mantinha contato nenhum com as irmãs nesse período”, contou.

Desde quando soube do caso, Antonino tenta encontrar a filha para saber o que de fato aconteceu, mas não consegue localizá-la. Após tentar fazer contato com a garota pelo celular e até ligar para a mãe dela, não obteve retorno e se disse preocupado com o que possa estar acontecendo. “A internet tem muito problema de hacker. Eu mesmo já tive o e-mail invadido por eles. Quero ouvir dela o que está acontecendo. Se ela fez mesmo essas coisas graves que os jornais estão dizendo, terá que pagar e responder na Justiça”, disse o pai. “Sou contra qualquer tipo de discriminação. É o pior crime possível e estou muito chateado que a minha filha esteja envolvida nesse tipo de coisa”, desabafou.

“Geyse da FMU”

Mayara é estudante do sexto semestre de Direito da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas). Transferida de uma faculdade da região do Pari, passou a frequentar as aulas no campus da Liberdade apenas neste ano, no período noturno.

Na sala 203, no segundo andar, a estudante sentava no fundo da classe e conversava com alguns poucos colegas de classe, em virtude do pouco tempo na turma. Apesar de muito jovem, com 21 anos, ela já estagiava em um escritório de advocacia durante o dia, mas foi despedida da empresa por causa do episódio. Na classe, os colegas mais próximos dizem que a jovem nunca soltou qualquer comentário preconceituoso e mantinha o respeito com todos os colegas.

“Era uma jovem sorridente e concentrada nos estudos. Conversava com todo mundo que vinha puxar papo com ela, mesmo aqueles de origem nordestina”, disse o estudante identificado apenas como Carlos, que sentava na frente da jovem e fez trabalhos com ela pelo menos duas vezes neste ano.

“Acho que ela foi ingênua e infeliz ao fazer esse tipo de comentário. Foi uma coisa muito feia o que ela disse, mas sei que ela não deve ter agido por mal”, disse outra colega que se identificou como Aline.

A história de Mayara ecoou entre os alunos da FMU e foi o principal assunto nesta quinta-feira, data que a reportagem do iG esteve na faculdade. No intervalo, nos elevadores e em todas as salas de aula, as pessoas buscavam identificar quem era a garota apelidada de “Geyse da FMU”, em referência ao episódio da estudante Geyse Arruda, que foi hostilizada por colegas da Uniban por frequentar as aulas  com um vestido cor de rosa curtíssimo.

“A Mayara é a maior celebridade do curso de Direito hoje”, brincou um jovem durante o intervalo das aulas, numa roda com outros cinco jovens do terceiro ano.

“Desde o dia em que o episódio de preconceito veio a tona, Mayara não apareceu mais na faculdade. As amigas mais próximas dizem que ela não atende ao telefone nem responde e-mails. Uma delas chegou até a visitar a república onde Mayara mora com outras duas amigas, mas foi informada de que a jovem teria voltado para Bragança, para a casa da mãe.

Os colegas de sala temem que ela abandone o curso. Todos lamentaram o episódio e disseram até que sentem dó pelo que Mayara está passando. “Ela é muito novinha. Não deve estar sendo fácil enfrentar toda essa pressão”, afirmou a representante de sala.

‘Case’ de Direito

O caso da jovem de Bragança Paulista está sendo tratado pelos professores como “case” das aulas de Direito Civil. Segundo os alunos, alguns professores até analisaram o caso da jovem pela ótica jurídica. “Um dos professores afirmou que ela pode responder processo por incitação à violência e discriminação”, disse Rafael Prado, estudante do quarto ano de Direito. “Os professores estão usando o caso para alertar os alunos sobre os limites da internet. É capaz até de as aulas de Direito Eletrônico ficarem mais animadas”, brincou o estudante.

Ameaças e preconceitos

A Segurança da FMU também está em alerta. Para evitar que a jovem sofra qualquer tipo de hostilidade caso volte às aulas, os seguranças passam pela sala 203 na hora da entrada, do intervalo e na saída. Numa dessas rondas, a reportagem do iG foi flagrada dentro da sala de aula, ouvindo os colegas da jovem na hora do intervalo. Ao convidar o repórter a se retirar da faculdade, um dos seguranças disse que os responsáveis pela segurança estão em alerta total porque um jovem de origem nordestina invadiu a universidade da última quarta, ameaçando agredir Mayara. “A sorte é que ela não tem vindo às aulas”, disse um dos seguranças.

O pai de Mayara afirma que o episódio causou muitos problemas para a família. Além de assunto entre a maioria dos jovens de Bragança, uma das irmãs de Mayara tem sido alvo de críticas e comentários preconceituosos na faculdade onde estuda, em Bragança. A jovem confessou ao pai que alguns professores também têm destratado a moça em virtude do episódio. “Gostaria que as pessoas não confundissem as coisas por causa de um sobrenome. A Mayara tem 21 anos e responde por seus atos. O que ela fez foi muito grave, mas nós, familiares, só podemos lamentar e ajudá-la a se livrar desse preconceito ruim”, avalia o pai. “Os que confundem as coisas, incorrem num erro ainda mais grave que o da minha filha”, sentencia.

Desculpas da família

Antonino Petruso soube pelo iG que a filha não está frequentando a faculdade. Com problemas de visão que o impedem de dirigir, o empresário deve viajar a São Paulo no final de semana com uma das filhas para encontrar a filha e tentar orientá-la.

A Procuradoria Regional da República de São Paulo já solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) que abra investigação contra Mayara. O processo foi encaminhado para a procuradora Melissa Garcia Blagitz Abreu e Silva, do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos).

O pai da jovem promete contratar um advogado para ajudar a filha, mas ressalta que a jovem terá que responder por seus atos. “Preconceito é um crime inaceitável. Se ela fez isso mesmo, terá que pagar. Como pai, peço apenas desculpas aos nordestinos, do fundo do meu coração. Amo o Nordeste e todos os nordestinos merecem o meu respeito”, declarou Antonino Petruso.

Lá fora

O caso chegou a repercutir na imprensa internacional. O site do jornal britãnico The Telegraph publicou reportagem do seu correspondente no Brasil a respeito do assunto. A matéria diz que se a jovem for condenada pela Justiça, poderá pegar uma pena de dois a cinco anos de prisão por racismo. Ou então, de três a seis meses – ou multa – por incitar o assassinato na internet.

PS do Viomundo: Para ler em inglês, clique aqui (com adendo dos comentaristas do site)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carla

q ela va para cadeia pq la é o luagar dela

Thais

Punição já. Na forma da lei.
A Mayara e a todos os fascitinhas que nunca tiveram mãos para limpar o banheiro que usam, e não têm vergonha de sair por aí falando que "sustentam" outros estados.
Não sustentam nem a si mesmos, e provavelmente trabalharão muito menos que a grande maioria dos brasileiros.
Na verdade, têm medo de perder seu lugar, pois sabem que não é a competência que lhes garante sua posição socioeconômica.
Obs.: sou paulistana, branca, anti-racista e anti-fascista.

observadoro

"Ela é muito novinha"…Estão tentanto fazê-la de vítima!

Ela tem 21 anos, portanto, uma adulta! Tem que pagar por suas atitudes. Não aidanta o pai e os amigos agora saírem em defesa de sua "ingenuidade".

Paolo Guerra

A infomação mais importante da postagem é a de que a tal Mayara nunca, jamais, moveu uma palha sequer para se sustentar e pagar seus estudos, pois seu pai o faz por ela. Ela é o exemplo clássico dos jovens da elite paulista que bradam aos quatro cantos que sustentam os resto do país com seu trabalho sem sequer ter lavado um único prato na vida. O que esse moça sente é preconceito em estado puro, ódio, por pessoas que ela sequer conhece e ou entende.

CAVALCANTE

SE OBSERVARMOS PELA ÓTICA TRANSCENDENTAL (SIC) VAMOS VER QUE ESSA É UMA TENDÊNCIA TÍPICA DOS ELEITORES DE JOSÉ SERRA; HAVERÁ OS PRECONCEITUOSOS CONTRA NORDESTINOS (QUE PARA MIM É APENAS UMA REGIÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA, PORTANTO, NÃO VEJO MUITA DIFERENÇA NOS BRASILEIROS, AFORA PECULIARIDADES LOCAIS), MAS TAMBÉM HAVERÁ AQUELES QUE JORRAM PRECONCEITOS CONTRA OS POBRES, OS GAYS, OS SEM-TERRAS (TERMO CORRETO, EMBORA A IMPRENSA PIG INSISTA EM "OS SEM-TERRA", ETC. OU VAMOS PENSAR QUE O BISPO DE GUARULHOS NÃO TEM LÁ SEUS PRECONCEITOS NO ÂMAGO DO SEU SER? AS PESSOAS DO MEU CÍRCULO DE RELACIONAMENTO QUE VOTARAM NO JOSÉ SERRA TÊM ESSA MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO DESSA MOÇA MENTECAPTA. PUDE PERCEBER ISSO SUBLIMINARMENTE. O IMPORTANTE É QUE A LUZ VENCEU AS TREVAS.

Brasilino

Lamentável!! Sou paulista, amo o Brasil. Sâo Paulo para Todos. O Brasil para Todos.

aldoluiz

"Amai aos vossos inimigos."
Mas quem são os nossos inimigos? Quem são esses nossos inimigos se não esse monte de "eus" batendo cabeças dentro de nosso caótico e coletivo subconsciente em programas de "terroristas" memórias ancestrais que nos tiram do presente e tentam se passar por nós? Falando e agindo por nós repetindo um disco arranhado.
"Amai-vos uns aos outros."
Somos todos iguais, universalmente, queiramos ou não queiramos. Infinitos ressoantes espelhos uns dos outros. Assim facilmente nos doutrinam e programam os ancestrais dominadores, uma minoria aboletada no alto da pirâmide que nos oprime e explora. Mayara Petruso, entre tantos de nós, é uma vítima a mais desse milenar processo escravagista. Um processo de infantilismo ainda invisível aos nossos crédulos doutrinados egos "religiosos" e belicistas.
O nosso "lado reptiliano" não carece de afeto, afeto é coisa de pássaros e mamíferos, de humano, e aparece "sempre" necessitado de aprovação e amorosa cumplicidade quando os programas e memórias implantados estão no comando. Principalmente no vazio labirinto do nada da inexperiente (e abandonada à própria sorte) infanto-juvenil humanidade. Desde o começo de sua vida, doutrinada pelo vazio do útero reacionário da "ciosa" casa grande; sempre com eufemismos na manutenção de suas perenes (também ainda invisíveis) senzalas.
"Conhece-te a ti mesmo."
É fácil entulhar de colorido o nada no vazio bem arquitetado. A belicosa casa grande começa sua prática escravista dentro de sua própria casa ao impedir e reprimir a autonomia de suas mulheres; as futuras angustiadas inseguras mães dos seus renovados (juvenis) exércitos. Que tipo de gente resulta dessa doméstica tremenda doutrinação totalitária e fratricida complementada por sua midiocracia corruptora e carcereira?
Sinto muito, sou grato.

Jorge Pimentel

Não tem blablablá nem lero lero, racismo e incitação ao homicídio é crime e fim, cadeia nela, quando sair do xadrez pensará muitas vezes antes de falar imbecilidades.

Flávio Domingues

Sou nordestino, orgulhoso por ser… aliás, até sou meio metido a besta, como dizemos por aqui. A dimensão que esse fato ganhou deve-se a esse acirramento da campanha política, que influenciou milhares de pessoas e induziu atitudes como a da jovem. Recebi centenas (ou milhares?) de emails contra nordestinos, contra gays, contra mulheres, contra Dilma, contra Lula… todos preconceituosos. Se a jovem deve ser processada, então essa centena de milhares de pessoas também deve ser. Se está jovem estiver arrependida do que disse e demonstrar claramente isso… que os governos nordestinos convidem para passar um tempo fazendo trabalho comunitário no sertão, não como pena, mas como lição de vida, para que ela conheça essa bela gente do nordeste, que mesmo quando pobre de dinheiro, são grandes de coração. Acabemos com essa bobagem contra essa jovem que não tinha entendimento da dimensão dessa nova arma chamada twitter. Esqueçamos. Não prendamos o avião que carrega a cocaina enquanto os Pablo Escobar tomam champagne. Depois, se ela for realmente uma pessoa de coração grande, nós nordestinos damos de presente a ela um fim de semana em Porto de Galinhas, outro em Sauípe, outro em Cumbuco, outro em Pipa, outro na Praia do Francês… etc.etc.etc. para ela morrer de inveja de nós nordestinos. Demos a ela livros de Ariano, João Cabral, Bandeira, José de Alencar. Obrigemos ela a ouvir Caetano, Alceu, Lenine, Gil, Betânia. Vai ser obrigada a comer lagosta, guiamum, camarão na moranga, tapioca, bolo de rolo, bolo Souza Leão. E por fim… vai ter que dançar o frevo, o maracatu, o axé, o forró… essa menina nunca mais vai esquecer o Nordeste e chorar de saudade dessa terra que só pode ser o paraíso.

    Roberto

    Muito boa sua resposta Flavio. Sou paulista, paulistano e endosso todas as suas palavras.

valmir marques

de MAS em MAS, de CONTUDO em CONTUDO continuamos sendo o paraiso dos panos quentes…

Lívia

Não acho que ela tenha sido ingênua, ou fruto de um 'sofrimento' por ser filha fora do casamento; tanto é que o pai vem cuidando delas, dos seus estudos. Creio que ela pensou muito bem, pois, pensou e em seguida escreveu, não disse simplesmente, mas concretizou a idéia por escrito, teve tempo de refletir naquilo. Creio que boa parcela da sociedade é assim, quase toda ela.Não só quanto aos nordestinos, mineiros, negros, brancos. Lembro-me de um caso há poucos idéias, em que jovens'promissores', de uma universidade, fizeram uma festa na qual as montarias seriam mulheres acima do peso. Cadê a polícia?? Não tem lei aqui. Vivemos num país sem lei, onde a discriminação racial é ferida aberta, na qual muitos gostam de colocar o dedo.

Abraão Melo

Ao passo em que a estudante de Direito neonazista incita o extermínio dos nordestinos, estuda direito civil por PABLO STOLZE, processo penal por NESTOR TÁVORA, processo civil por FREDIE DIDIER, direito constitucional por PAULO BONAVIDES…, todos renomados doutrinadores nordestinos.

joão bravo

Gente estou horrorizado,descobri quando tentava escrever, que “oque” não existe,me sobraram “o que” e “o quê”.
Ai me veio a dúvida, porque?.Sacanagem, tive de escolher entre “por que”,”por quê”,”porque”ou “porquê”,tudo isto pra falar de discriminação ou descriminação, sei lá.
Aquele supletivo segundo grau estava fácil demais.
a) De mais significa demasiado, a mais. É o oposto de "de menos".
Ex. Ela é bonita de mais.
Ele come de mais, por isso está gordo!
Está calor de mais para o meu gosto.
b) Demais pode significar:
1. além disso, de resto
Ex. Chega de conversas; demais, dói-me a cabeça
2. os outros, os restantes
Ex. A Maria e os demais alunos não tiveram aulas.
Putz errei denovo,doeu no osso.
O vocábulo "denovo" não existe, já que "de novo" quer expressar novamente".
Não acerto uma.
Resumindo português pra mim é uma viagem,ou seria viajem.
“Viagem” e “viajem” são palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia. Então, no geral, causam dúvida quanto ao emprego na escrita: com “g” ou com “j”?

Portanto, é fácil não errar mais, é só lembrar: Sempre use “j” nas conjugações verbais e “g” quando for substantivo!
Quem disse que o site o azenha não é cultura?

    Cesar Augusto

    BRAVO, JOÃO !!!

luciano olivares

Eu sei que ela pisou feio na bola, mas agora seria hora do Serra e PIG prestar solidariedade à Mayara! Pois essa campanha foi a mais sórdida do que nunca e o PIG ao separar o Brasil entre Azul e Vermelho, para mostrar onde cada candidato venceu, sugeriu essa divisão entre norte e sul! Mesmo que sem os votos do norte e nordeste . a Dilma ainda ganharia. E aqui no RS serra venceu mas só por 119mil votos, poderia pintar o RS tb com matizes de vermelho!

Cícero

Esse pai está mentindo. O racismo não é uma prática que se nutre da noite para o dia, mas um comportamento que se herda da família. O racismo nasce e se desenvolve no seio de algumas famílias, cujos pais orientam seus filhos, desde crianças, a discriminarem outras crianças (nas esolas, nas igrejas, nos clubes, etc.). Ninguém nasce racista: o sentimento de superioridade de alguns em relação a outros, resulta de um aprendizado que tem raízes na família ou, em última hipótese, no grupo social ao qual pertence.

Gilson cabral

Em tempo, ética já , principalmente prá quem divulga informações, jornalistas, escritores, professores. Pois é muito fácil prá sociedade, pinçar um ser e crucificá-lo, é no mínimo , mais prático não é ? sem dizer que com isso , todos os outros , que falaram , que disseram, e o pior , que continuam com esse pensamento, de que um país, é só daqueles , que tem acesso ao gerente do banco, e que multiplica suas riquezas, milhares, de vezes, só que , quando dá errado, ele jogá o vespeiro,prá população, segurar o inferno, que é a pobresa , a miséria, éh, é assim, sim, o rico brasileiro, vai por esse caminho, se dá bem, e pensa que é o tal, que pode sair por aí , massacrando , quem não é "esperto', gente! Tenham amor, ao próximo, só assim o mundo vai melhorar, os rios vão voltar à ser limpos e transparente, e tudo vai cheirar bem. Obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.

Edemar Motta

Que a mocinha fez besteira não se discute. Mas eu enjoei de receber imeils de desconhecidos, de amigos, de companheiros (êpa) de grupos de discussão, tuitagens e feicibucadas tão ou mais agressivos que as postagens dela. Todos conhecem colunistas, blogueiros e cartunistas que publicaram coisas impublicáveis nessa mesma linha de culpar os pobres pela existência dos governos petistas e assemelhados. Nos comentários a essas obras podiam ser lidas barbaridades.

Nada lhes aconteceu, poucos de nós manifestaram indignação publicamente. Individualmente e sem qualquer resultado para outras pessoas, filtrei remetentes, me indispus com amigos e criei um index de colunistas, blogueiros e cartunistas de cujas criações me privarei para sempre.

A julgar pela carta do pai dela, essa menina não tinha muito amparo afetivo familiar. Só na cidade grande, vivendo com estranhos, envenenada pela televisão e talvez pela imprensa, fez uma idéia de seu entorno social. Desejosa de acolhida nesses grupos, começou a bradar o que julgava agradasse a eles. Nada além de vivenciar suas circunstâncias.

Colocá-la na prisão só a fará pior. Uma severa pena alternativa ensinar-lhe-á um pouco de cuidado com as palavras e respeito à lei. Respeito pelos agredidos ela só terá quando conhecê-los ou quando se livrar dos hipócritas que a levaram a isso, alguns certamente a sua volta.

Discriminação racial, econômica, intelectual, religiosa, territorial, sexual etc, existe desde sempre e continuará existindo. A legislação e a justiça podem sufocá-la, extinguí-la penso que nunca antes na história do mundo foi feito.

Como nordestino não é raça, creio, a moça não praticou crime de racismo; talvez de incitação à violência, e nisto foi estimulada
pela maior parte da mídia contrária ao governo atual. Para constatar isso, bastará nos despirmos dos óculos escuros da hipocrisia quando ouvirmos e lermos a maior parte de nossa velha mídia.

Bolinha de papel na Mayara!

    Anderson

    Punição nos termos da lei!!!!! …caso contrário pode parecer algo do tipo "coitadinha da menininha bonitinha"! …se fosse um jovem morador de favela, o discurso seria outro?

    Cícero

    Tem de ser punida sim!!!!!! Não podemos mais aceitar segregação racial, discriminação, racismo. Basta olhar a História pra ver a prática do racismo sempre resultou em GENOCÍDIO. Essa bandida racista, infame, maldita, tem de pagar pelas ofensas feitas as irmãos do Norte e Nordeste. Sou a favor da instituição da pena de morte no país para casos de racismo. Esse é o tipo de mal que tem de ser cortado na raiz. "Coitadinha" é um cacete, mano.

Leonardo

Essa menina está longe de ser a única que disseminou esses comentários horrendos pelo twitter…. ela virou bode expiatório….

Gilson cabral

Esse, talvez é como bem , sabiamente disse JESUS CRISTO, o mal não é o que entra pela boca do homem , mas sim o que sai. Isso é o resumo da conversa, ou seja se nós enquanto filhos, estudantes, um bom ouvinte, leitor, um crente ouvindo uma pregação de um bom líder espiritual, ou mesmo uma conversa de pai para filho, até quem sabe de amigo que se instrui para um mundo sadio, tudo isso , que está se passando, com todos, os jornalistas, marqueteiros, uma mentira, calúnias, um aumento de detalhes tendenciosos, um desrrespeito, um verdadeiro horror. Vou dar um exemplo, de uma médica, veja, bem uma médica, se eu não estou enganado, ela acompanha estágio , nesta cidade, na cidade, desta moça, a cidade que é considerada a rainha da linguiça. Bem de volta a questão, essa médica, quando eu disse à ela para voltar, na Dima, ela esbravejou, não com tom ofensivo, à mim, mas a candidata Dilma. Quer saber o que ela disse? Veja bem, o absurdo, o horror que foi o comentário dela, lembro á vocês , que é uma "experiente médica', ela simplismente, disse, essa, '' '" , chigou bastante, e disse, essa mulher, não pode ser eleita, ela tem cancer, ela vai , morrer, e falou alí, naquele, local, não satisfeita, em fazer aquele showzinho em público, "triste show, ", ela foi até a outra sala e continuou aquele , miserável, discurso. E, o mais triste, sempre tem uns apoiadores, de opnião, nem que seja aqueles que se aquietam, covardemente. Meus amigos, o que tenho à dizer é que a nossa sociedade, precisa de ética , aquela da moral e dos bons costumes, é isso aí um abraço no coração de todos voces, fiquem com os esimentos de JESUS CRISTO, esse sim, ensinou á AMAR, tiau, torçam para o meu cruzeirão, [email protected]

Yes we créu !!!

Eu acho que esse acirramento reflete a prioridade dada pelo governo Lula. Talvez isso seja dizer o óbvio (e ululante), mas se considerarmos que o Brasil ainda tem uma estrutura social de casa-grande e senzala, eu não me espantaria se isso resultasse na verdade do medo que a antiga classe média tem de perder seu status privilegiado. Eles acham um absurdo dividir espaço com quem antes estava na cozinha preparando o jantar. Especialmente em Sao Paulo, onde o paulistano medio nao tem contato nenhum com pobre e se sente incomodado quando chega perto de um.

lucrecio barato

A intolerança de setores minorotários paulistas, da qual essa moça faz parte; vem desde a ruptura da política do café com leite no periodo denominado de república velha. A disputa entre os tucanos, Serra e Aécio foi muito influenciada por esse movimento. Se essa discriminação é tanta que sujere tirar o leite de Minas do café paulistano, dificilmente querer incluir no cardápio xenofóbico, a tapioca nordestina. Azar deles ; não sabe o que está perdendo!

joão bravo

Mayara…Mayara…Mayara,ninguém suporta mais tanta discriminação.Sei que para vocês,britadeira é scooter de baiano.Que no nordeste o conde drácula morria de fome porque lá ninguém tem pescoço, estas coisas…
Nós gaúchos sabemos oque é ser discriminado,com palavras tipo “gaúcho não morre afogado,porque merda não afunda”.”Gaúcho assim que completa 18 anos,faz as malas e vai para São Paulo procurar o pai”.”Gaúcho só morre afogado se furar o papo dele”.
Você não parou para pensar no que disse, se parasse, veria que nem com o apoio das nossas gloriosas forças armadas,conseguiria a façanha de exterminar todos os nordestinos,eles estão em todos os lugares,Brasil,Chile,Argentina,Uruguai,estados unidos até na russia.
Como disse,não sei porque povos que tanto contribuiram e contribuem para o desenvolvimento de outros estados e nações são tão discriminados.Veja nós gauchos,dizem que não sabemos votar,mas não fosse o povo gaúcho, o Brasil não contaria com Eliseu Padilha,Nelsom Jobim e tantos outros que agora esqueço, porque antes do nordestino Lula, eu terminava de votar já não sabia mais em quem tinha votado.
Mayara,como dizemos aqui no sul,não me faz te pegar nojo.

    Luca K

    Joao, meu camarada, sou paulistano e veja vc, nada tenho contra gaúchos, aliás adoro o sul de maneira geral – principalmentes SC – e tenho parentes gaúchos e paranaenses. Mas se nós somos bairristas, os gaúchos tb são. Se uma parcela dos paulistas é preconceituosa – e é – o mesmo ocorre nos estados do sul. Temos muito em comum, tanto nas coisas boas como nas ruins. Falemos a verdade; uma parcela dos gaúchos tb não gosta de nordestinos e se, como São Paulo, tivessem recebido tantos migrantes pobres daquela região, gostariam ainda menos.

joão carlos

Acho que tive uma boa idéia. Que tal ela ter que ler e decorar todos estes comentários?

Yes we créu !!!

Folha de SP – 06/11/10

DISCRIMINAÇÃO

Polícia Civil apreende material neonazista no Rio Grande do Sul
DE SÃO PAULO – Uma ação da Polícia Civil encontrou ontem, em Porto Alegre, um depósito com material de apologia ao neonazismo, incluindo um vídeo com ameaças ao senador Paulo Paim (PT-RS). Ninguém foi preso.
Segundo a polícia, havia CDs, livros, panfletos, revistas, bonés e camisetas de propaganda neonazista, de discriminação a minorias.
O delegado Paulo César Jardim, do Grupo de Combate ao Neonazismo, afirma que os donos do material já foram identificados e estão sendo procurados pela polícia.
De acordo com o delegado, o grupo é formado por jovens. Entre ele, estariam estudantes de classe média, de ideologia "hitlerista".
Jardim diz que, com a ação, a polícia desarticulou uma "célula" do movimento na cidade. Outras ações, afirma, já evitaram ações violentas.
Os neonazistas do Estado, diz a polícia, têm ligações com grupos de outras partes do país, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
O Grupo de Combate ao Neonazismo atua no Rio Grande do Sul há oito anos e, segundo Jardim, é o único do tipo no Brasil.
O delegado afirma que o Estado tem um histórico de ocorrências do tipo. "O partido nazista já existiu e foi tolerado no Rio Grande do Sul. Tivemos colonizações étnicas alemã e italiana", falou.
O senador Paulo Paim, em nota, afirmou que não vai se "intimidar" com a ameaça nem exigir segurança pessoal.

Wagner Souza

Eliminar Nordestinos envolve muitos estados e milhoes de pessoas…sai mais barato eliminar paulistas babacas como esta garota estupida! Viva Minas gerais, viva rio de janeiro, viva todo o nordeste e todo o Brasil…Sao paulo tambem embora tanto babaca viva la!

    Pedro A. Martins

    Há 50 anos atrás já havia dismcriminação dos Paulistas contra quase todos os outros Estados. Quer dizer isto que esta jovem fez e mais uns colegas nada mais é do que a cultura da maioria do povo Paulista. . Só que contra os Mineiros eles se dão mal, pois o dia que quiserem topar separar os Estados , tenho certeza que os Mineiros toparão na hora. Pois o mesmo tanto que precisamos deles eles precisamde nós. Então estamos empatados!

Antonio

Não concordo com que a moça fez. No entanto, há que se analisar o discurso dela. A escola particular é precursora da ideologia de direita, pelo menos em São Paulo. Mas o discurso na escola não tem embasamento ideológico. É feito de frases soltas, de discriminações e afirmações descontextualizadas. Tenho conversado com muitos jovens estudantes e embora eles sejam alunos de instituições diferentes o discurso vazio de direita é o mesmo. Chega a não ter nexo. Esses moços e moças saem da faculdade analfabetos políticos, não falam coisa com coisa e acham que aprenderam tudo. É um triste cenário.

    Luciano Prado

    Antonio, também acho que o caso deve ser analisado segundo essa ótica, senão vamos acabar centrando foco exclusivamente na moço. O problema é mais amplo.

    Essa moça é produto do meio.

Andréa

Eu defendo uma outra maneira de lidar com o preconceito expresso por ela, mas que não é só dela. Acredito que a gente deve se inspirar no processo sul-africano, tremendamente pedagógico, que enfatiza a verdade e a responsabilização. Ao colo…carmos a punição em segundo plano, permitiremos que haja espaço para uma outra resposta coletiva. Pela justiça restaurativa, por Comissões de Verdade e Reconciliação! UBUNTU: “um ser humano só é um ser humano por meio de outros e, se um deles é humilhado ou diminuído, o
outro o será igualmente” (Desmond Tutu, traduzido por Simone Martins Rodrigues Pinto)

Geísa

Não acho que esse twiter dela justifique dois anos de cadeia.

Seria mais didático dois anos de ajuda em sopão comunitário em SP.
Dois anos cortando legumes e ajudando a fazer e/ou distribuir a sopa TODOS OS DIAS (ok… pode ser só dias de semana).

Tá na hora de valorizarmos mais as penas alternativas e mais educativas

    Yes we créu !!!

    Realmente dois anos de cadeia eh demais. Que tal uma semana em Porto Seguro em Hotel 5 estrelas?

    De Paula

    Que tal dois anos como salva-vidas em enchentes na periferia de São Paulo?

    Rsilva

    Concordo com você, eu acho que o twiter dela justifica no mínimo 5 anos, 2 é muito pouco.

    Quanto a distribuir sopa eu e muitas outras pessoas já fazemos isso, mas fazemos por caridade e amor ao próximo.

    Ela tem que torcer e muito para não cair em cela onde só tenha nordestinos já que ela diz que São Paulo esta infestado por eles.

    Não entendi o negócio das penas, seria por causa da ave tucano?

    Geísa

    É sério que tanta gente discorda?
    Ninguem concorda?
    Pena (punições para os que não entenderam) alternativas (diferentes da reclusão na cadeia) deveria ser aplicada a muitos infratores (quem faz algo errado).

    Não falo isso só pq que a mocinha é no mínimo classe média paulistana puro sangue (e olha que pode nem ser)
    Sou nordestina, moro no Rio RJ. Tb fui ofendida.

    Mas não se pode negar que não se corrige ninguém só jogando na cadeia. E a sociedade ganha muito mais com os serviços prestados involuntariamente por essas pessoas.

    sei que não estou sozinha pq no mínimo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concorda comigo.
    =]

Alexandre Felix

Sou pernambucano e aceito o pedido de desculpas do pai da Mayara, ele não tem nada com o caso, é vítima com nós nordestinos. Ela sim tem que receber a punição que a justiça lhe der.

    Azarias

    Não sei não Alexandre; o ambiente familiar e o ambiente universitário da jovem tem algo com o caso sim. Possuem parcelas de culpa. O meio é que faz o individuo.

Edson

Sem passar a mão na cabeça.
Alguém tem que servir de exemplo neste país calhorda.
Justiça, e justiça para todos.

Isaias

Fica aqui uma sugestão sobre o caso da moça de São Paulo sobre o preconceito sobre os Nordestinos. Além é claro das penalidades que ela vai ter, seria interessante fazer com que ela ficasse uma semana no interior do nordeste em uma casa feita de barro sem piso, sem energia elétrica e com pouco água, pra depois ela definir o que é pobreza. Seria informado a familia onde ele ficar que ela é de São Paulo estudante e que gostaria de ter uma experiência de vida. Depois disso vamos ver o conceito dela sobre as condições em que vive nosso povo.
Sou de Santa Catarina e quando de viagem ao nordeste fui muito bem recebido, em Fortaleza e Recife. Pretendo ainda voltar ao Nordeste para conhecer melhor outras regiões.

Isaias

Maria de Souza rocha

Só digo uma coisa: Vire uma petista menina e voce enxergará o mundo por outro angulo!!!!!!! Depois vá passar suas férias no meu nordeste amado, com gente descontraida e amável e voce mudará de opinião. Nordestino sabe o que é ser FELIZ!!!!!!!!!!PETISTA também!!!!!!!!!!!!

batista nogueira

estas declarações parece mais de um advogado do que de um pai q só agora, que a filhinha é preconceituosa.
Hã uma boa cana nesta sujeitinha pra ela aprender a lição.

malu

Não vou defender a moça, mas será que a campanha nojenta do Serra não atiçou esses preconceitos todos? Eu sentia nas pessoas que votaram no Serra um ódio muito grande pelos nordestinos, pelos pobres, mesmo essas pessoas tendo origem nordestina e a maioria ter origem bem pobre. Só sei que ainda hoje sinto dor pelo corpo todo, tamanha a tensão que essa campanha provocou. Na família, pintava esses lances, imagine só, uma irmã minha fez aniversário perto do dia da eleição, mas não convidou uma super amiga dela, porque vivia mandando e-mails racistas (sobre o Lula), então sabia que poderia ter atrito comigo e outras pessoas. Eu fiquei sem ligar para várias pessoas, porque não conseguia mais ouvir piadinhas infames sobre Lula e Dilma. Para essa menina, aconselho ouvir Paratodos do Chico Buarque, fazer um passeio pelo nordeste e conversar com o maravilhoso povo nordestino, que excluindo uns artistas meia-boca, têm muito orgulho do Brasil e é um povo muito feliz e muito generoso.

    Silvio

    malú:
    Não foi sô a campanha política foram os jornais de São Paulo junto com a Rede Globo. Isso já vem faz mais o menos quatro anos, em jornais, dessa forma vem atraindo jovens, que tem um pouco de nada, na cabeça.

    @marisps

    Claro que alguém com 21 anos e "boa" formação sabe muito bem o que faz, mas a meu ver a campanha do Serra é a maior responsável por esse tsunami xenófobo que "quebrou" por aqui. Deveriam ser responsabilizados formalmente sim! E boa parte da "grande" imprensa e alguns blogueiros "limpos" e "famosos".

Roberto Locatelli

Excelente o pai dessa sujeita ter desautorizado as atitudes da filha. Isso é importante para que outros idiotinhas como ela pensem mil vezes antes de estimular racismo na rede. Se ficarem tentados a faze-lo, lembrar-se-ão de que a tal Mayara ficou sozinha, sem apoio dos pais, nem dos colegas, nem mesmo do Zé Bolinha.

ZePovinho

EU JÁ SEI O MAIOR CASTIGO PARA A MAYARA PETRUSO:

COMER UMA BUCHADA DE BODE,BEM REFORÇADA,COM FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

Márcio Martins

Uma condenação pelo mínimo já vai ser alguma coisa; se ela demonstrar arrependimento real. Só não se pode deixar por isso mesmo. E os outros que reverberaram devem ser punidos também. Só não podemos deixar rolar; ficar por isso mesmo. Jeitinho, não!

    Marcia Costa

    Ai, meu Deus. Buchada, não…. é muito forte!!!! Só um cabra muito arretado pra segurara essa.

youPode » Denunciados 1037 perfis de racismo contra nordestinos na Internet

[…] Um pai envergonhado […]

Sérgio

Talvez essa moça seja apenas uma sem-noção falando por algum colunista ventrílogo que, encastelado na mídia facista, lhe incutiu essas idéias estúpidas e criminosas.
Mas, incitar ao cometimento de crimes hediondos é algo muito grave e cabe a Justiça decidir qual a pena, dura ou
atenuada, que deve ser aplicada.

Alicio

Eu sou "pardo". Com todo o respeito a Mayara defendo a lei contra ela, a Pena Máxima.

oswaldo j. baldo

Foi uma declaração muito racista da moça mas quero acreditar que foi um ato falho pela pouca idade, experiência sobre a vida.
Deve estar arrependida e ter pensado muito sobre o que disse, espero.
O FHC chamou os aposentados de vagabundos e ficou por isso mesmo.

vander

Ela deve ser leitora assidua da Veja, gostaria de saber o que acha disso os senhores Mainardi,Nunes e Azevedo "colunistas"da revista.Esse episodio devia ir pra conta deles também

vander

Azenha, desculpa mas nesse caso serei um pouco radical, ela tem 21 anos, portanto sabe muito bem o que diz e faz,e para agravar mais ainda é estudante de direito, você imagina uma pessoas dessa sendo Juiza,Desembargadora imagina essa pessoa julgando um nordesntino.
Por isso acho que ela e todos que postaram esses comnetarios infelizes deveriam ir pra cadeia e de preferencia na mesma cela, para se agriderem e sentirem na pele o que o odio faz. Esse é o tipo do mal que tem que ser cortado pela raiz essa infeliz ainda `se acha no direito de falar em politica, coitada .AGora imagina se o povo brasileiro fosse organizado o supermercado desse senhor iria a felência.

Raimundo Pedroza

Se fossemos do mesmo naipe da Mayara, e tivessemos a mesma cabeça, certamente diríamos; " ISSO É COISA DE FILHO BASTARDO!". Acontece que nem somos igual a Mayara e nem é a origem genética que define o caráter.

visitante

Isso aí dessa menina é puro racismo e eu sei que é isto moro no Rio ha 5l anos, sou Cearence e ja fui ofendido varias veses por puro preconceito .

Bruno

Cinco anos de cadeia pra ela, quem sabe ela não saia de lá uma Dilma, porque se ela fugir pro Chile todo mundo sabe o que vai dar.

paulo

Ela fugiu??? Não está indo à faculdade, o pai não sabe onde está… cadê a moça!?

    geraldo de carvalho

    parabéns paulo, vc fez a pergunta fundamental. já estão até programando passeata, ato e etc e nada do tal do ministério público achar a moça. é incrível! onde está a justiça? já se passaram 5 dias úteis e até agora só blá-blá blá, vão acabar fazendo uma coletiva com a marina silva sobre esse caso.

Rogerio

Quanto a este lamentável episódio fiquei sabendo há pouco e confesso que não me surpreendi, tem gente de todos os tipos no mundo. Quanto à estudante, não sinto pena dela, o preconceito que ela tem não será corrigido na cadeia e em lugar algum. Que ela seja processada, tenha direito a se defender e se condenada que cumpra sua pena. Que tudo isto sirva de lição para ela, a vida é dura e você sempre será responsável por aquilo que faz. Se ela pretendia ser advogada ou ter qualquer outro tipo de profissão esqueça pois empresa nenhuma irá aceitar este tipo de comportamento e histórico pessoal. Mas como ela é filha de empresário talvez arrume um emprego com o pai.

Walter Decker

Olha, eu não concordo com a prisão da moça. Pr mim uma declaração pública, com toda a imprensa me cima, onde ela se desculpasse e reconhecesse que errou, desse a cara pra bater, seria muito melhor do que três ou cinco anos em cana. A prisão seria a deixa pra direita fazer a moça de vítima. Diriam " Estão, vendo ? Uma menina, ingênua, que cometeu um erro e agora paga com a prisão por isso. Destruíram a vida da moça, etc… ".A vítima deixaria de ser os nordestinos pra ser a moça. Isso iria gerar ódio e revolta de muitos. No entanto se ela reconhece que errou e da a cara pra bater, quebra as pernas dos direitões. Eles ficam sem argumentos, sem desculpas, tem que enfiar a viola no saco. O erro foi reconhecido pela própria agressora e serve de exemplo a milhões de outros jovens preconceituosos no país.

    Márcio Martins

    Simplismo simplório. Pensamento linear. O mundo é mais complexo, meu.

claudionor

Mocinha de futuro!
Deverá ser "entravistadora" do Roda Viva,
evoluindo, dopo, para apresentadora do Jornal Nacional.
O par Ali providenciará, tem muitos no plantel.
Vade retro!

francisco.latorre

são paulo é dos brasileiros.

..

jair

talvez algum advogado da TFP da OPUS DEI ou da KUL KLUX KAN consigam livra-la da puniçao .O Ze Baixaria se encarrega de contratar um.

Rafael

serra tem culpa nisso. Ele radicalizou a campanha, criou uma divisão no Brasil.

Rafael

Tem que ser presa e pena máxima. Sem pena. Ela foi capaz de fazer aqueles comentários então agora aguenta as consequencias. 5 anos na cadeia muda a cabeça dessa guria.

Domiciano

Também não tenho pena, nem perdão. Se fôsse alguma jovem da periferia estudante de escola pública já estaria na cadeia, mas como não é… Só espero que isso não se transforme em mais um caso que logo será esquecido pela mídia.

Corações e Mentes

Sem choro, nem vela .Eu quero mayara petruso na CADEIA. Ou passamos nosso país a limpo ou chafurdemos todos na LAMA.

Marcos Amorim

Parte 2
Esclarecido que, se fossem contados apenas os votos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mesmo assim Dilma venceria e que a diferença pró-Serra em SP foi de apenas 1,8 milhões (MG deu 1,7 milhões de diferença para Dilma), os leitores de Augusto Nunes e Reinaldo Azevedo na veja.com passaram a culpar os nordestinos que, embora acolhidos no Brasil azul, INGRATAMENTE não votaram em Serra.

Marcos Amorim

Parte 1
Não é só Mayara. Basta tomar uns Dramin, tapar o nariz e ler os comentários dos leitores no artigo de Augusto Nunes na veja.com "Para sepultar o sonho presidencial de Serra, Lula ressuscitou a oposição", no qual é reproduzido o mapa do Brasil, indicando, em vermelho, os estados em que Dilma ganhou e, em azul, aqueles em que Serra venceu. Entre inúmeras canalhices proferidas contra os nordestinos, há várias sugestões de se separar o Brasil azul do Brasil vermelho. Como se todas as pessoas de um estado em que Serra teve 51% dos votos válidos fossem melhores do que aquelas dos estados em que Serra teve 49%.

@eduliver

Os jovens tem que tomar cuidado com a lavagem cerebral que o PIG e os irracionários da direita difundi contra seus opositores, no início da minha vida eleitoral não queria saber em votar no PT, até briguei com o meu pai sobre isso, hojé vejo que me enganei mas respeito as teses políticas oposicionistas.

O país se desenvolverá apenas com o debate das idéias, e por isso, não podemos excluir ninguém das discussões políticas!

El Cid

http://falatoriodigital.wordpress.com/2010/11/06/

Aos pais

Publicado em novembro 6, 2010 por falatoriodigital

Acompanhei com muita tristeza e indignação os atos preconceituosos que inundaram a internet logo após a eleição da candidata Dilma Roussef. Não vou aqui ficar repetindo e mostrando que a candidata teria ganho a eleição mesmo se os votos do Norte e Nordeste fossem excluídos, até porque qualquer pessoa com uma pequena capacidade de discernimento e inteligência já sabe disso. Resolvi escrever essas palavras como um recado, mas não aos autores dessa barbaridade, pois esses já serão julgados e espero eu, condenados pela justiça brasileira. Escrevo agora aos pais desses jovens. Como professor, já atuei em escolas públicas e particulares e sempre escutei dos meus companheiros que o grande problema na educação dos jovens é a família. Falavam isso até com certa razão, mas geralmente estavam se referindo aos alunos mais carentes, mais pobres. Raramente escutava algum comentário do tipo sobre os alunos da “elite” particular.

Depois de ler os absurdos que surgiram principalmente no Twitter, me peguei a pensar: O que andam ensinando os pais dessa elite jovem? Li naqueles tweets não somente o ódio arraigado que passa de geração para geração (se a criança cresce ouvindo dos pais toda sorte de preconceito, obviamente ela irá guardá-los como algo normal). Jovens que nem bem sabem como é a vida fora do seio familiar, pois nunca tiveram a necessidade de se expor ao mundo, de trabalhar, de procurar emprego, destilam um ódio impensado e injusto, pois afinal somos todos brasileiros e me nego a acreditar que a cidade onde você nasce define teu carater. Voltando ao meu questionamento, o que os pais desses jovens ensinaram ou deixaram de ensinar para seus filhos? No mínimo deixaram de lado ensinamentos como igualdade, fraternidade e justiça social. Me lembrei ao ler aqueles absurdos dos desmandos de alguns pais que se julgavam donos da verdade em defesa dos filhos na escola particular. Se um jovem observa seus pais acusando e acuando um professor por não concordarem com uma nota, é mais do que perfeito para esse jovem não concordar com a vontade e soberania do povo brasileiro na hora de votar e escolher seu representante máximo.

Pergunto mais uma vez aos pais dessa nova elite. O que estão ensinando de valor aos seus filhos? Qual valor terá um adolescente acostumado a ver os pais tratarem subalternos com desprezo? A ver os pais humilhando atendentes, porteiros e todo tipo de gente humilde, esse jovem se sente como um herdeiro do ódio dos pais e portanto, pensa ser legítima a agressão àqueles que não são parte da “sua turma”. Será que essa é a elite que precisa um país? Portanto senhores pais, observem seus atos, pois ele é um espelho para seus filhos e acredito que ninguém queira ver um monstro criado no reflexo desse espelho

Elias São Paulo SP

Não é primeira vez que pergunto sobre o caso.

Quem sabe nesta posso ter a resposta:

Por que a professora Kátia Aguiar foi obrigada a dividir seu texto em três partes e Leandro expôs seu texto completo? Kátia escreveu 24 linhas e Leandro 27. Qual o critério que o programa usa para mandar dividir textos para alguns e publicar outros na íntegra?

    Conceição Lemes

    Elias, depende do teu navegador. No Firefox, cerca de 2.600 caracteres. No Internet Explorer, em torno de 1.300. É o que Leandro Guedes, responsável pela parte de web do Viomundo, nos disse. Que tal os leitores que conseguem postar com mais caracteres dar algumas dicas ao Elias? abs

    Elias São Paulo SP

    Obrigado, Conceição. Agora entendi.

    Kátia Aguiar digitou 1907 caracteres e por seu navegador ser o Internet Explorer foi convidada a dividir seu texto em três partes. Já, Leandro, digitou 2433 caracteres, mas por seu navegador ser o Firefox não necessitou dividir nada.

    Perdoe um “disléxico-informático” (risos) abs.

    Conceição Lemes

    Elias, eu não entendo nada, nada mesmo (rs)! Só estou repetindo o que o Leandro Guedes falou. Por isso se mais gente puder ajudar, melhor. abração

Fernando

PHA…
A campanha de racismo e preconceito contra os nordestinos não pará.
Veja este site o que fala sobre a Dilma e o Nordeste. Detalhe ccontinua na rede com apoio da Veja.
http://senzalamundi.com/wp/archives/5375

Segundo o site: Dilma é a “Presidenta” dos Analfabetos e Nordestinos, onde vive a maior parte dos iletrados e super-miseráveis;

Divulgue este crime.

José Eduard Dyonisio

Penso que a origem está na educação que recebeu dos pais.
Também fico pensando que a faculdade (FMU – de Edevaldo Alves da Silva, que foi secretário do governo Maluf, portanto governo de DIREITA) tem grande responsabilidade.
Parte da grande imprensa (pig) é conivente, na medida que faz o jogo de governos reacionários.
E o SERRA, representante atual da extrema direita reaça, com sua campanha terrorista, golpista, fundamentalista, parece que é o maior responsável, nem tanto por abrir a caixa de pandora, como por apontar caminhos buscando o poder mesmo que precise vender a alma em leilão da Opus Dei.

Artur Procopio Lima

Tenho somente um comentário sobre esse episódio Mayara Petruso, falta de afeto paternal.
Ela externou um ódio muito íntimo, fruto, como o seu próprio pai falou, de um relacionamento fora do casamento dele.
Foi simplesmente um delírio inconsciente, que mais cedo ou mais tarde, viria a tona, talvez, com mais virulência.
Ela precisa é de ajuda, psicológica, afetiva, e muita, podes crer, muita mesmo.
Dou meus parabéns ao pai dela que lhe ofereceu ajuda, mas, o que ele tem de fazer mesmo, agora, é suprir a falta de amor de um "PAI" perto dela.
Nesses momentos de destempero, é necessário que entendamos o ocorrido.
Ela é jovem, muito jovem.
Para ela, talvez aconteça agora o que ela mais desejava, afeto!
Ela crescerá muito com esse acontecido.
Com certeza se tornará uma pessoa menos amargurada, enfim, com mais conhecimento de como é a vida real.
Precisamos entender a razão, somente isso.

Wellington_Vibe

No fim das contas parece que a cidadã não tem noção do tamanho da besteira que fez e da violência que cometeu. Parece não ter noção do que é política e nem de sociedade. É um fruto do típico preconceito paulista e paulistano. Sou paulistano, não estou generalizando, mas todos da cidade e estado sabem que esse preconceito faz parte da cultura paulista. E graças a campanha suja do Serra e de setores da igreja e extremistas da sociedade esse preconceito ganha força entre os que acreditam nessa forma absurda de ver o mundo das relações sociais. Por isso ela teve coragem de por pra fora o que pensa. O Zé Bolinha e quem lhe apoiava falavam e faziam o que queriam e até agora nada, pq ela não poderia? Não só elas, mas esse bando de filhos do preconceito. Agora taí. Não é problema da sociedade se ela não sabia,não tinha noção, nunca fez nem declarou nada nesse sentido, não tinha atuação social ou politíca e etc. O que importa é que o que falou representa sim o que pensa e incitou o ódio e a violência. Não desencadeou, isso é obra do Zé Chirico, mas participou e deve ser punida. Não só essa cidadã, mas todos que cometeram e vierem a cometerem tais atrocidade independente do meio. Temos que denunciar e combater. Mas não com violência e nem na mesma moeda. Mas na base do debate e com a chancela da justiça e do conhecimento.

João Ferreira

A demotucanada e o PIG a todo momento quer que a maioridade penal seja colocada em 16 anos

Logo em seguida quando surge um criminoso das classes mais abastadas, escondem a noticia nos rodapés dos jornais e aparece um monte de "proceres" dizendo que é apenas uma menina, foi uma ato inocente, tem que ter uma pena educativa, bla, bla, bla

Se fosse preto, pobre e favelado, já estava em cana, ou no pau-de-arara ou o corpo tinha aparecido queimado em algum matagal.

    yacov

    "Pimenta no olho dos outros é colírio", né?!?! E que fim levou o rapaz de Santa Catarina, filho de delegado, que junto com outro, filho de polítco, entorpeceram e violentaram uma menina de 13 anos de idade???? Não se falou mais do assunto. Será que deeram um cesta básica para a garota, pelo menos????

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Baccko

O pai da menina parece q foi muito bem orientado por algum advogado.

Marat

Azenha e demais amigos, tudo bem? Eu sou paulistano da gema e conheço muita gente aqui.
Algumas considerações: Aqui em SP-Capital há uma diversidade enorme de gentes, portanto, é burrice esse papo de preconeito. Aqui eu conheci alagoanos, paraibanos, pernambucanos, baianos (até me casei com uma baiana), gaúchos, paranaenses, paraensers, manauaras, matogrossenses, franceses, belgas, espanhóis, estadunidenses, alemães, italianos etc… creio que só não tenha conhecido apenas os extraterrestres…
Nunca podemos generalizar: "Aquele grupo é assim", "Aquele grupo é assado". Verifico apenas alguns indícios de grupos onde a discriminação e o preconceito são mais evidentes: membros da classe média, especialmente que moram nos Jardins são muito preconceituosos (não são todos, mas uma parcela que não pode ser desprezada). Certos profissionais, como os taxistas também são muito reacionários. Lógico que não são todos, e é lógico que uma parcela deles é contaminada por certos passageiros que transportam… Temos todos de ver que SP é uma cidade incrível, fantástica… ela é grande demais para se transformar numa triste e capitalista cidade burguesa fechada em si própria. Peguemos os exemplos das pessoas cordiais (e olhe que são muitas) que aqui vivem e aceitemos nosa incrível diversidade de gentes… Vamos varrer esses safados que semeiam o ódio e a intolerância… Devemos sim, denunciá-los, até para fazer merecer uma vida digna os que aqui escolheram viver!

Antonio Filho

Minha sugestão de pena para Mayara Petruso é de que ela venha ao nordeste trabalhar numa comunidade de cultura popular. Pode ser um quilombola, um aldeamento indígena ou mesmo numa agremiação de maracatu em recife ou fortaleza. em que ela aprenda os ritmo musicais, a confeccionar instrumentos, dar aulas pra meninada, escrever projetos culturais. A minha pena é enfiar Mayara Petruso no mais essencial da cultura nordestina.

    Sidora

    Sabe que concordo com você?

rubem

Esta menina desinformada e obtusa, apenas desmascarou um pré-conceito contra os nordestinos pobres e negros , que sempre existiu principalmente no "seio" da classe média paulista , mas que eles não tem coragem de admitir.
È por isso que a campanha nazi-farsista de Serra teve tanta penetração em São Paulo.
Graças a Deus a Sensatez venceu o obscurantismo, Valeu Dilma.

José Manoel

Azenha: na boa!!!! O caso dessa jovem é produto da violência produzida pela direita canalha desse país, durante o processo eleitoral. A TODOS DO SITE, RECOMENDO A LEITURA DO ARTIGO DE JUREMIR MACHADO DA SILVA, PUBLICADO NO CORREIO DO POVO DE PORTO ALEGRE, NA DATA DE ONTEM, SOBRE O CASO. NADA É MAIS PRECIOSO DO QUE AQUELE ARTIGO!!!!!

joão

Azenha, voce pode confirmar uma informação que anda circulando pela net que diz que dois partidos politicos já a terião procurado para filiação. Se for verdade da até para imaginar quem são os partidos, né?

Carlos Rajão

Eu sou mineiro e trabalhei no Estado de São Paulo de 1989 a 2008. Piadinhas contra migrantes são normais como em qualquer outro estado.
Porém, existe um forte preconceito de raiz em São Paulo sem dúvida nenhuma.
Por exemplo, o mogimiriano (Mogi Mirim) se acha superior ao guaçuano (Mogi Guaçu). Sempre diziam que lá era elite e que forasteiros moravam em Mogi Guaçu. Os mogimirianos referem-se aos bairros populares como favela e houve muita discussão para não criar bairros populares para não prejudicar valorização de imóveis.
Quando tentavam me gozar por ser mineiro e não conseguiam, diziam para mim: Então, por que está aqui?
Eu respondia: Vim suprir deficiência técnica.
Sempre levava na brincadeira para evitar sucetibilidades.
O povo paulista é muito trabalhador e a grande maioria não é tão preconceituosa. Mas essa minoria preconceituosa ainda persiste a disseminar preconceito, ódio, racismo. E possivelmente, todos estes são admiradores do rouba mas faz.

reginaldo

Infelizmente ela repetiu o que lê, ouve e assiste nos meios de comunicação e na população em geral. Existe um preconceito disfarçado no Brasil. E a campanha de ódio do serra também tem sua parcela de culpa.

Quanto ao Bolsa Família, que ela designou por bolsa 171, este é maior ainda. Não pensem que é só ela. Pois muitas pessoas que conheço pensam assim. Vai explicar para elas a importância deste programa e que é assim em vários países.

Kátia Aguiar

CONTINUAÇÃO
Então, quando a ABL diz que é um absurdo censurar os livros do Lobato, porque ele é um clássico, tem muita importância e tal, deveria lembrar que no Brasil racismo é crime! Além disso, deveria apontar soluções para a formação dos professores, para que eles sejam capazes de ler com seus alunos um texto racista e terem condições de desconstrui-lo! As pessoas não nascem racistas. Aprendem a sê-lo nos ambientes sociais que frequentam!

Um forte abraço (baiano) a todos os leitores desse blog, os do lado de cima e os do lado de baixo do Equador.

Kátia Aguiar

CONTINUAÇÃO
Assim, entendo que esse preconceito é forjado há muito e aparece quando é conveniente a alguns grupõs, como foi agora, para expressar a raiva de ver o torneiro mecânico (mestiço e nordestino) transferir o poder para uma mulher que nunca tinha se candidatado a nada! Qual vaidade suporta isso?
Mas, é uma raiva no mínimo estranha, pois nos períodos de lazer essas mesmas pessoas vêm, aos borbotões, visitar o Nordeste!!!!! E são muito bem vindos! E sempre muito bem recebidos!
Ah, mas para uma professora, essa é uma questão muito maior. Eu me pergunto: qual formação têm essa moça racista? Onde aprendeu a ser racista, já que não é algo inato? A escola, certamente, foi um desses locais onde aprendeu o preconceito e a a discriminação.
SEGUE…

Kátia Aguiar

Azenha, me permita uma opinião sobre isso. Essa é uma questão tão complexa que não nasceu com essa campanha eleitoral, mas está nas muitas entrelinhas, aparecendo volta e meia, veladamente ou não. A campanha apenas contribuiu para que as máscaras caíssem!
Vocês estão acompanhando a polêmica sobre a "censura" a Monteiro Lobato em razão do teor racista que aparece em seus textos da obra Sítio do Picapau Amarelo? Talvez por ser uma professora nordestina, negra, preocupada com as relações raciais na educação, já observo isso há muito tempo. Conheço teses de colegas que analisam os personagens de Tia Nastácia e Tio Barnabé, a forma depreciativa com que são apresentados. Quem não se lembra do Jeca Tatu? Certamente um dos personagens da literatura (M. Lobato) que contribuiu enormemente para a construção dessa imagem do Nordeste que circula no sul maravilha. Podemos também lembrar Euclides da Cunha (em Os Sertões, sua ideia de nordestino como sub-raça), entre outros.

    Luca K

    Teor racista na obra do Lobato? O pior é q vc está falando sério né Kátia? A obra foi escrita no contexto da época, não tem nada de racista nem depreciativo. Vc é extremamente radical. Menos, relaxa! A propósito, o Jeca Tatu representava o caipira pobre paulista, nada a ver com nordestino. Votei no Lula e em Dilma mas rejeito veementemente certas bandeiras da chamada "esquerda". Uma delas eh o tal do "political correctness" q no mundo ocidental rico cada vez mais é usado para silenciar opiniões dissidentes e reduzir a liberdade de expressão.

    Kátia Aguiar

    Luca
    Com profundo respeito a sua opinião, estou muito longe de ser radical… pode acreditar. Sou uma estudiosa do assunto, apenas isso, sem a menor pretensão de esgotá-lo, ou de posicionar minha opinião como verdadeira… é apenas a minha opinião. Não carrego tais bandeiras de esquerda. Já vivi o suficiente para saber qual é o meu lugar nessa "militância".
    O que foi produzido com base no contexto da época muito importa hoje, pois somos todos históricos… o passado contribui para a configuração do presente. Mas, essa opinião não é só minha. Você pode encontrar nas pesquisas ´sobre essa literatura análises mais e menos radicais. Eu não disse que o Jeca Tatu era nordestino, apenas que o personagem contribuiu para a construção da imagem do nordestino, exatamente porque somada a outros discursos daquele mesmo contexto histórico. Li toda a obra do M. Lobato durante minha infância, como também muito do que ele escreveu para adultos. Então, não é uma opinião baseada em análises de superfície.

    Thais

    Acho muito BOM que possamos nos apropriar PLENAMENTE da nossa tradição, mas isto significa não só festejá-la, mas também apontar cuidadosamente, bem como não reproduzir, aqueles seus aspectos que descobrimos limitadores. Aliás, a própria concepção de "apropriação", em sentido profundo, implica interpretação, portanto escolhas, conforme o contexto histórico, já que nada há fora da História.

    Nesse sentido, é desejável que as gerações futuras tenham a mesma liberdade de fazê-lo em relação a nós.

    Obs.: embora não caiba entrar nessa questão neste momento/espaço, ressalvo que não entendo "geração"/"gerações" como um bloco uno, hermético (o que seria contraditório com o encadeamento de idéias apresentado)

    Thais

    Trata-se de rever nossa história a partir do olhar crítico que reconheceu – ao menos em princípio – que todos os "outros" – relativamente ao homem branco, heterossexual e "de posses" – lhe são iguais em dignidade e direitos.

    A tradição intelectual brasileira erigiu, com boas razões de acordo com seu contexto, um "NÓS" que somente muito posteriormente começou a ser problematizado. Um "NÓS" que oculta uma série de conflitos e opressões.

    Thais

    Não é questão de "politicamente correto". Muito menos de "extremamente radical".

    Uma coisa é compreender a obra no contexto da época. Outra, completamente diversa, é distribuí-la aos milhares, enquanto ação de uma política educacional. E isto é, sim, repetindo em seus termos, racista e depreciativo.

    Engraçado. Sempre que se luta contra um preconceito arraigado, levantam-se vozes acusadoras: "ah, você é muito radical!"; bradam: " SÓ por isso?". "SÓ" – nunca é "só", nunca é "pouco" quando se trata de igualdade e dignidade humanas.

Noé

Caso Mayara seja julgada e condenada ,sugiro a seguinte pena, interná-la numa biblioteca com a obrigação de ler todos os livros de Celso Furtado, Darcy Ribeiro etc.Assim a mente dela se abrirá para um novo horizonte.

ODEMAR LEOTTI

"A maior patifaria é achar que alguém é patife" Nietzsche. Devemos combater é a patifaria para que nao mais produza patifes, se é que entendi a máxima do mestre. Portanto nao existe um sujeito que seja origem de seu pensamento. Existe sim enunciados que são produtos de formações discursivas que produzem subjetividades. É aí que devomos voltar o foco da análise. Vejo um paradoxo, só para exemplo: ao mesmo tempo que o poder midiático mostra a preocupação com o preconceito o produz na cabeça das pessoas todo o tempo

ODEMAR LEOTTI

. Veja o caso da obesidade como é tratado por Faustão. Ele tem grana para sair da obesidade mas transforma em jocsidade perversa as pessoas obesas em suas, puníveis diga-se de passagem, videos cacetadas. Vi outro dia no Zorra Total a obesa que garante seu emprego se ridicularizando e deixando os outros rirem de sua "diferença", tão pregada pelo plim plim, vestida de BALEIA para o desespero de quem esprerava um corpinho padrão sexual. Diria mais mas não há espaço, mas chega de hipocrisia. Para os que possam imaginar algo, votei e fiz campanha para a Dilma, fiquei indignado com o racismo, mas prefiro focar os poderes que produzem mayaras e nordestinos do que encontrar patifes.. abraços.

Leandro

Bom dia a Todos!
Bom, acho que eu, paulista nato, descendente de paraibanos, baianos, italianos, sul-matogrossenses, poloneses, entre outros… migrante dentro do meu próprio estado, tenho alguma idoneidade para fazer uma pequena defesa à probre garota, neste infeliz episódio: a senhorita Petruso fez um grande favor a sociedade brasileira. Calma, me leiam até o final.
Em sua inocência (sim, inocência, pois como estudante de direito, praticar um crime desses, é muito ingênua), a srta. Petruso escancarou para o Brasil e o Mundo esta hipocrisia que infelizmente vivemos. E nos dá a chance de aprofundarmos o debate sobre o preconceito que impera em nossa sociedade. Essa menina vai se prejudicar muito, ao passo que milhares de pessoas nesse pais praticam os mesmos atos, e até de forma mais vil, mas mais ladina, dissimulada.
E mais: a coitada vai ser processada (com razão) por incitação a violência, mas e quando os parlamentares ACM Neto e Arthur Virgílio ameaçaram dar uma surra no presidente Lula, o que se observou? Talvez as circunstâncias diferenciem os episódios na sua abordagem legal, mas, diferentemente desta menina, eles eram pessoas das quais se esperava conduta ilibada, tamanha a responsabilidade do cargo que ocupavam. É este tipo de comportamento repulsivo e inconsequente das pessoas que deveriam ser as guardiãs da dignidade da nossa sociedade, que fomenta situações como a vivida por essa menina. Além disso, guarda uma discrepância de escala inadmissível: de quem se espera mais, se cobra menos?
Além disso, quero fazer um apelo para os blogonautas e para o próprio Azenha: vamos criar mais discussão sobre o manifesto "São Paulo para os paulistas". Recheado de mentiras e distorções ridículas da realidade, aquele texto sim tem um potencial tremendo para arregimentar jovens como a ingênua Mayara. Usando uma linguagem pseudo intelectual, e manipulando/descontextualizando informações verdadeiras, ele pode ser usado, fácil fácil, por mais pessoas tolas para justificar seus preconceitos subterrâneos. É um atentado contra a verdade e, principalmente, contra a cultura paulista, que é a mais exuberante do Brasil justamente por ser como uma síntese da cultura do Brasil e do mundo, mantida pela diversidade da sua população.
Eu não tenho a capacidade técnica para tanto, mas se houver entre os que lêem este blog profissionais ou pessoas interessadas, que busquem demonstrar o quanto o estado de São Paulo fatura com a massa de salários e o consumo de migrantes, o valor que os salários do funcionalismo público federal agrega para a economia paulista, o quanto a oferta de mão-de-obra influencia nos custos das obras feitas em São Paulo, entre outros aspéctos econômicos que podem ser levantados neste debate sobre a migração.
Um abraço a todos,

Leandro

    Baccko

    Leandro, entendi o seu texto, faz sentido, mas quando vc fala em "inocência", "coitada", isso só acaba servindo pra atenuar a punição e dar continuidade à nossa velha cultura do "coitadinho". Ela é maior de idade, é reponsável por seus atos, não é nenhums coitadinha, não é deficiente mental, portanto passível de ser punida por seus atos. Cumpra-se a lei, nada mais, nada menos. Não vamos alimentar impunidade.

    Antõnio Carlos

    Baccko, nesta questão do ICMS é bom deixar claro sobre o ICMS cobrado sobre as mercadorias vendidas pelainternet. Todo o ICMS pago as mercadoreis vendidas pela internet ficam para o Estado de São Paulo!!!!! Como o comércio tende a ser feito cada vez mais pela internet, cada vez mais o EStado de São Paulo irá ficar com a fatia maior do ICMS pago no Brasil.

    Leandro

    Desculpe-me, Baccko, entenda os adjetivos que usei apenas como recursos de expressão.
    Mas pra te falar a verdade, eles, neste caso, são muito mais pejorativos que condescendentes. Explico: para uma pessoa que se arrogou tamanha superioridade, como ela o fez, eles são mais que adequados.

    Um abraço,

    Leandro

    Arthemísia

    É por aí Leandro. No Brasil alguns engolem elefantes, mas engasgam com um mosquito. Também concordo com sua proposta de discutir o manifesto e sugiro começar pela questão do ICMS. São Paulo precisa saber que o Brasil sustenta São Paulo, e não o contrário.

    Leandro

    Concordo plenamente, Arthemísia: as facilidades que um mercado consumidor como o Brasil é para São Paulo, livre de barreiras aduaneiras, são muito preciosas para o povo de São Paulo. Longe de se distanciar, São Paulo tem que incentivar a aproximação com os outros estados, ajudá-los a se desenvolver e com isso se desenvolver com eles. Somos também um grande "importador" de matérias-primas que, graças ao pacto federativo, chegam até nós com um preço pra lá de módico. Falar apenas dos impostos federais (como faz o manifesto) e esquecer todo o resto, é uma tremenda falta de ética.

    Um abraço,

    Leandro

Alceu Gonçalves

Essa racista tem sofrer todos os rigores da lei. Que ela sirva de exemplo para todos os mauricinhos e patricinhas que se acham acima da lei. E não é só multa, não! Cadeia! Quem sabe nessas "férias" forçadas ele perceba o lado "bom" dos paulistas com suas cadeias de primeiro mundo. Tem 21 anos, já vota, por certo tem cnh, bebe à vontade, dá seus picotes e vive sozinha. Chumbo grosso nessa cria do zé trololó.

AlceuCG.

Sousa

Espero a DEUS!!
Que a midia agora não poste esta "louca" pra vira estrela de revista de (Que teimão em dizer que e artisticos) nudismo, afinal o PIG sempre faz ISSO. Ai a mesma vire estrela e esta nas proxima novelas da CLOBobo, e outras mas.

francisco

Tem que ir pra cadeia, pra essa juventude classe média reaça aprenderem que não vale a pena seguir o PIG

S. Künning

Parabéns a esse pai, pela dignidade de admitir o erro da filha mesmo lhe jurando proteção, dever de todo pai. Sou nortista e fiquei muito decepcionada com toda esta campanhao

Porém, gostaria de alertar aos leitores: O fenômeno NÃO está sendo percebido como ressaca da campanha de ódio do Serra!!! Aliás, muito pelo contrário! MUITOS estão percebendo como um REFLEXO da "política assistencialista do Lula"!!!

Claro q é difícil admitir q aquele em quem emprestamos nossa confiança errou feio. Os q votaram no Serra, vão procurar acima de tudo defender o ex candidato até o fim, afinal, ninguém quer reconhecer q foi tolo ou manipulado.

Mas esta defesa se alinha com o preconceito latente q MUITOS têm! São raros os politicamente incorretos q chegam as vias de fato de publicar algo em seus twitters e afins, mas não são raros os q pensam na mesmíssima linha! Menos raros ainda os q pensam "esse povo não quer trabalhar, quer viver de esmola".

Acho q não adianta "defender" os nordestinos e nortistas! TEMOS È Q CONSCIENTIZAR! Mostremos FOTOS das crianças q vivem em situação de penúria! Mostremos FOTOS das casas em q vivem estes "encostados" do Bolsa família! Reportagens onde se mostra a falta de um TETO sobre suas cabeças! Talvez o brasileiro classe média não tenha tido paciência para ver essas reportagens… Vamos esfregar na cara deles a vida no "grande" Brasil de HOJE! E com sorte, conseguimos mostrar o quanto isso mudou de FHC para o Lula…

Não adianta vírgula nenhuma cairmos no 3° turno deles!!! Militantes sim! Atentos sim! Mas igualarmos JAMAIS!

Carlos Morelli

Está na hora de educar o nosso povo (INCLUAM A DITA ELITE). Precisamos de referências, boas referências. Resgatar na história Brasileira nossos verdadeiros heróis. NOSSOS. A maioria foi criada a base de Walt Dysnei e BBB. Caiamos na real; é necessario valorizar nossas origens, conhecer a verdadeira historia de nosso povo sem maguilagens. Aliás somos ou não, pessoas que devem ser respeitadas. Quem não conhece a luta dos antepassados, que com ela nos trouxe até onde estamos, não merecem serem conhecidas e nem mesmo respeito. O Brasil é hoje o resultado daqueles que lutaram de alguma forma pela liberdade, pela igualdade e pela prosperidade. Não é justo nem certo desvalorizar, menosprezar, minimizar aqueles que deram sua vidas para melhorar a nossa. Chega de preconceito. Basta. Educação Brasileira Já

jose

Parafraseando: Pai é pai e paca é paca!. Tô com uma peninha dessa menina que só tem 21 anos, estuda Direito na FMU e por um descuido deixou vir à tona um horrível preconceito…Vamos esquecer é uma brincadeira de criança! É tudo muito horrível, que os TWITEIROS envolvidos nessa história macabra de FASCISMO, respondam judicialmente por isto. Mayara que tem todos os direitos e os deveres de uma cidadã brasileira, que responda pelos seus atos. Em nome da Democracia investigação e apuração até o FIM! Com fascistas não se pode transigir nem negociar. Nada de cordialidade.

azarildo

esta parecendo mesmo que a estudante esta sendo usada, conforme varios comentarios de colegas, pois muita gente "grauda" jah manifestou coisas parecidas sobre nordestinos. e gaucho falar mal de catarinense, carioca de paulista e vice versas etc… nao eh racismo, mas talvez uma especie de "bairrismo" e mesmo assim sem o peso que esta sendo atribuido para cima da estudante. nos EUA nortistas guerrearam com sulistas sem conotaçoes ou falatorios racistas ou preconceituosos mas basicamente economicos (guerra da secessao).

eugenio

Essa delinquente inventou o crime de origem geográfica e a inédita, sádica pena de morte por afogamento. Não me digam que se deixou influenciar por adultos malvados. É culpada e merece castigo exemplar: prisão de pelo menos 1 ano. É a lei.

NELSON NISENBAUM

A atitude da infeliz estudante é a resultante de um longo processo de linchamento moral conduzido pela grande mídia contra o presidente Lula e contra o PT. Ao longo destes anos, milhões e milhões de mensagens foram distribuídas pela internet, incitando o ódio político, a demonização dos políticos, em especial os do PT, dentro de uma onda de moralismo de um lado só que cegou parte da sociedade – claro, a que se permite ser cegada. Em um contexto de longo prazo, o processo leva a radicalismos como estes que observamos. Isto não vem "do nada", é resultado de uma construção. Espero que a sociedade acorde para a necessidade de um maior debate sobre o papel da mídia, pois sem dúvida, como bem disse Claudio Lembo, ela foi parte desse triste processo.

van

Caso de falta de respeito absoluto. Logo no início o próprio pai diz nunca ter discutido sobre esses assuntos em casa.
O que é ABSÓRDO pois desde os 10 anos minha filha que é paulistane chama gente mané de baiano.
E carioca não fica atrás, os chamam de paraíba.

Ricardo Lima Vieira

Como já foi dito, o grande responsável por este episódio lamentável é o ex-candidato José Serra. Disseminou o ódio sim, estimulou as piores baixarias sim, mentiu descaradamente, fez insinuações absurdas, assumiu posturas intolerantes e perigosas, na sua ânsia desmedida pelo poder. Ainda que não responsável direto por vários expedientes grotescos que o beneficiariam na campanha, não teve hombridade de repeli-los, ao contrário, coonestou com eles, passivamente se calando. Importou dos EUA o que eles têm de pior em termos de estratégias de baixarias eleitorais e, o que é pior, foi estúpido o suficiente para não entender que nossa(s) cultura(s) difere(m) em muito dos ianques. Este é o que se apresentava — e era apresentado pela mídia grande — como o mais preparado para dirigir o país.

Marcio Leandro

Como diziam os antigos, "Por cima laços e fitas…mas por baixo ninguém acredita." O erro dessa garota, além do imperdoável preconceito, foi o de achar que na internet, sentada em frente ao seu PC ou Laptop poderia falar o que quisesse e que ficaria por isso mesmo.

Pedro

Asilos e creches da periferia estão precisando de voluntários? Prestação de serviços à comunidade já! Sem folga para os mimados nazifascistas.

Cau

A menina, estudante de direito em São Paulo; o pai ausente, nem sabe em quem a filha vai votar; uma eleição movida à ódio; a guria perde a eleição e a noção; escreve um monte de m… pra desabafar e ofende metade do país.

Merece sim, ter que se retratar e ficar uma semana limpando privada de hospital público e, principalmente, frequentar palestras e debates onde se ensine o que são pessoas e que muitas nao tem casa confortável, nem comida gostosa nem mp3 e podem pensar a vida de uma forma totalmente diferente da dela.

E ir mais fundo: que escola de direito é essa? o que pensam colegas e professores? por que esse ódio?

A justiça pode ser educativa, formadora e não simplesmente punitiva, vingativa.

SérgioFerraz

Minha solidariedade ao pai menina racista.
Os grandes responsáveis por isto e que , também deveriam responder, são os chefes da campanha tucana do vale-tudo e os "colonistas" do PIG que ficaram 8 anos malhando o presidente nordestino.
E a FMU e seus professores não irão soltar uma "notinha" que seja contra o racismo ?

Mauro Toshiuki

Discriminação e preconceito não aparecen espontanemente, elas são ensinadas de alguma forma e pelo que vejo no depoimento do pai da menina e pelo deppoimento do Antonio Carlos (acima) acredito que essa moça aprendeu em outro lugar que não em sua casa esse tipo de falta de pensamento. O problema é conseguirmos situar de onde está vindo esse tipo de ignorância e tentarmos combater esse mal pela raiz. De tudo fica a esperança de que a justiça consiga fazer com que esta menina pague por seus atos e reflita melhor sobre suas idéias, e que fica também a esperança de que a família dessa moça não seja perseguida por um erro cometido por ela e não por toda a família. Fica também a certeza de que apesar dos poucos ignorantes que vivem pelo Brasil e pelo mundo afora, a maioria das pessoas é racional e equilibrada o suficiente para que não nos percamos no ódio e no preconceito inviabilizando assim a união do nosso país. Que viva o Brasil e que a Dilma consiga diminuir a diferença econômica entre os cidadãos e as regiões do nosso amado país, como diz o hino da proclamação da repúiblica "Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar".

Tupi Mokooi

É lamentável o que essa Mayara falou. Ela terá de pagar na Justiça – e espero que isso realmente aconteça – por este crime de preconceito, incitação à violência e à morte etc. Mas, por outro lado, acredito que ela é também vítima de um sistema que limita, engessa a inteligência, esvazia a cabeça de grande parte dos nossos jovens. Hoje em dia a gurizada não quer saber de falar de política, economia, conjuntura, a realidade. Isso é conversa careta, "de velho". Acham perda de tempo participar de uma atividade ou de movimento social. Uma alienação sem tamanho.

Tupi Mokooi

É lamentável o que essa Mayara falou. Ela terá de pagar na Justiça – e espero que isso realmente aconteça – por este crime de preconceito, incitação à violência e à morte etc. Mas, por outro lado, acredito que ela é também vítima de um sistema que limita, engessa a inteligência, esvazia a cabeça de grande parte dos nossos jovens. Hoje em dia a gurizada não quer saber de falar de política, economia, conjuntura, a realidade. Isso é conversa careta, "de velho". Acham perda de tempo participar de uma atividade ou de movimento social. Uma alienação sem tamanho.
É lamentável que a Mayara tenha optado pelo curso de Direito. Certamente, ela não vai advogar a favor de gente pobre e humilde, explorada por este sistema opressor e excludente.

Luciano Prado

Polícia apreende vídeo neonazista com ameaças contra senador Paulo Paim
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

Nilva

Acho que deve haver exame psicológico/psiquiátrico para admissão no curso de Direito.kkkkk Se pegarmos os crimes cometidos por estudantes em 2010, percebemos que a maioria deles tem um estudante de Direito ou advogado envolvido. É para se pensar. Que tipo de juristas nossas universidades estão formando? Outra coisa, quem pratica crime deve responder aos rigores da lei, sem contemporização. Acho que os governantes devem aproveitar este episódio para incluir nos curriculos escolares a educação para a cidadania, tolerância, alteridade e solidariedade, desde o ensino fundamental. A Marta tentou fazer isto em São Paulo, mas não foi reeleita e o projeto foi engavetado.
NÃO HÁ CRIANÇA COM 21 ANOS. Há pessoas adultas que devem ser responsabilizadas por seus atos.

Mateus

Engraçado né! Essa turma do “deixa disso” vem agora com essa de que a moça só tem 21 anos, não tem personalidade formada ainda, e isso e aquilo. Tudo querendo fazer ela de vitima também. Mas essa mesma turma do “deixa disso” são os que defendem a redução da maioridade penal. Querem apostar não e a mesma turma?

celso

Eu lamento pelo pai dessa moça. Nós pais nos surpeendemos com nossos filhos muitas vezes, as vezes pelo bem noutras pelo mal. Essa surpresa que ela apresentou ao pai infelizmente foi pelo mal.
Quero deixar registrado aqui que discordo completamente da familia sofrer qualquer tipo de assédio por conta disso. As outras irmãs dela não devem sofrer represálias por conta do sobrenome.
Essa moça deve ser processada, julgada e deve responder integralmente pelo seu ato, afinal tem 21 anos.
No entanto, para que esse episódio seja exemplar e contribua pra não estimular a discriminação, todos que reforçaram mensagens racistas devem ser igualmente processados e julgados. Os nomes foram recolhidos, basta o Ministério Público ir atras deles. TEM REGISTRO NO TWITTER E NO FACEBOOK. Todos que cometeram esse crime devem responder pelos seus atos.
Não acho justo que somente ela pague por isso.

Silvio

Azenha:
Eu creio que deveriam também ser levadas as barras da justiça, quem abriu a caixa de Pandora.

LUCAS PEREIRA

o colunista MICHEL BLANCO conseguiu traduzir o que muito de nós pensamos: http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2010/1

Gustavo de Recife

De pensar morreu um burro http://www.youtube.com/watch?v=YboYvx9g0bg

sadaki Yama

Cade o Serra, a mulher dele, o Indio, os Ruralistas, e toda a elite direitista que nao conseguem aceitar um Nordestino Presidente ? Nao sao eles os verdadeiros responsaveis por essa confusao na mente da moça ? Cade os Globos , as Bands, SBTs, a Folhas, Vejas e Estadoes que moldam segundo a segundo esse tipo de raciocinio ideologico pronto, dificultando que cada brasileiro tenha pensamento proprio ? E logico. Quem raciocina nao vai ter tempo de ver, ler e ouvir esses embustes todos, nao e ?
Ja o pai da moça, empresario, sabe que ele so ganha se todos ganharem, e por isso agradece a Lula e elogia o projeto dele.. E onde estao os empresarios ,que por sinal faturam milhares de vezes mais que esse sincero e honesto dono de supermercado? Eles lembram muito bem que em governo nenhum tiveram tanta oportunidade de crescer, mas por ideologia nunca deram um unico depoimento que seja a favor do atual projeto Brasil. Estao em silencio ideologico. Preferem comer o pao da ideologia do que ter lucro. Esta na hora de acionistas demitirem esses dirigentes ideologos, para terem mais lucro. Vejam que so sabem enrola-los com bobagens tecnicas para justificar seus altissimos salarios e bonus. Podem crer que se nomearem um dirigente com clareza, segurança e conhecimento semelhantes ao do pai de Mayara , suas empresas terao o lucro multiplicado .
Vamos acompanhar as manifestaçoes dos verdadeiro culpados desse episodio. E apenas ver como a midia nativa se posiciona. E o advogado de Mayara deveria reorientar o processo para os verdadeiros culpados que colocaram em pratica atitudes fascistas todos os dias segundo a segundo nas TVs e demonstraram que nada sofreram. Trata-se de Sr. SERRA e Sr. INDIO. E o Brasil foi testemunha.
Esse caso nao e so da Justiça e Politico, e o Brasil deve discutir. Saudaçoes.

    Luciano Prado

    Sadaki é esse o ponto. Você foi na mosca. Parabéns.

    Permita-me citá-la novamente:

    "Cade o Serra, a mulher dele, o Indio, os Ruralistas, e toda a elite direitista que nao conseguem aceitar um Nordestino Presidente ? Nao sao eles os verdadeiros responsaveis por essa confusao na mente da moça ? Cade os Globos , as Bands, SBTs, a Folhas, Vejas e Estadoes que moldam segundo a segundo esse tipo de raciocinio ideologico pronto, dificultando que cada brasileiro tenha pensamento proprio ?'

    Arlete

    Coitada! O serrinha está na França, e por sinal denegrindo a imagem do presidente e do nosso país, PF nele!

    Eurvan

    Parabéns Sadaki, me faz aliviado ouvir sua indingnação, sou nordestino e adoro Paulistas,Sulistas ou qualquer irmão Brasileiro. Estamos crescendo graça a um Nordestino no poder, mais não significa dizer que qualquer Brasileiro não venha ter o desempenho de Lula, mais se faz necessário o reconhecimento aos Nordestinos pela sua fibra e coragem.

    Roberto Locatelli

    Pois é, Serra e sua mídia influenciam fortemente uma faixa da população. Isso não exime a moça de culpa, mas explica porque uma estudante de direito comete crime de racismo tendo tantas testemunhas. Ela achou que se o PSDB pode, ela também podia.

    Paulo palavra

    PERFEITO!

    Fernando José

    Concordo em parte com você. Discordo apenas com relação ao pai: pode ser estratégia de defesa da filha dizer que preferia a Dilma, que melhorou de vida no governo Lula, que depende de funcionários e clientes nordestinos, etc. A bem da verdade tenho uma pá de amigos empresários que alavancaram seus negócios e suas vidas pessoais em função da política economica do Lula e votaram todos no Zé Mofado.
    Concordo integralmente com você quanto à culpabilidade desta onda de descriminação. Os verdadeiros culpados hoje se fazem de mortos. Jogaram gasolina na fogueira e fazem de conta que o assunto não é com eles.
    A politização da religião e a discriminação são dois sub produtos das elições 2010 e a Dilma não tem nada a ver com isso.
    Grande abraço.

Gustavo de Recife

Bem!! Eu sou morador de Recife e nascido em Olinda e não gosto de linchamento moral, mais concordo com o pai dela quando diz que ela tem que responder na forma da lei. Pois perante a justiça ela vai poder explicar direito o que ela pensa sobre os seus compatriotas, seria muito bom saber se essa moça tem algum pensamento para a sociedade na qual ela vive.

Roberto Pereira

Sem querer generalizar, mas no Brasil é sempre assim.

Alguém comete uma grande cagada (desculpem o termo) que deixa todo mundo indignado. Aí quando justamente a pessoa que delinquiu gravemente começa a sofrer minimamente os efeitos do próprio erro e já chega a turma do deixa disso. não é bem assim, dizendo que "a menina" de 21 anos ainda é uma criança, o pai é gente boa, ela já levou um susto", etc e etc.

Gente, o que ele e OUTRAS CENTENAS fizeram em público é grave.

É a expressão de um sentimento que se difunde pelo país envenenando relações de classe, raça e região.

Agora é paulista (e outros estados do sul também) chamando nordestino de vagabundo, branco classe média criticando cota nas universidades pros alunos pobres e negros, classe média desdenhando abertamente da classe pobre.

Que é isso?

Não dá para passar a mão na cabeça e deixar para lá não.

Ninguém quer apedrejar essa moça, mas que ela (E OS OUTROS TAMBÉM) sofra as penas da lei com os rigores que a gravidade dos seus atos justificar perante um juiz.

Chega de ser o país do "deixa disso" e "não é bem assim".

    joker

    isso não é mal apenas do país.. é mal da raça humana mesmo.

    Lênin

    E isso aí, concordo com vc!!
    Vamos pegar essa manipuladora de massas e dar 200 mil chibatadas nela!!
    E não reeducar, mas sim dar o exemplo!!!
    Afinal, quem incitou esse ódio foi ela, MAYARA, a nova "bad-girl" do pedaço!!
    Quem sabe o sangue dela satisfaça a sua sede!
    Brincadeiras à parte, ela tem que pagar, afinal, temos um codigo penal para que? Enfeite?
    Mas os verdadeiros culpados ficarão livres (Serra, PIGs e a extrema direita!!)!
    Fora que, me desculpe Roberto, daqui à 3 meses vc e todo mundo aqui (inclusive eu), nem vamos mais lembrar do caso dela.
    Reeducar não é dar porrada à la Tropa de Elite, e sim, ensinar (nem que seja com prisão, como neste caso).

    Elton

    Defendo a tese de que "o fruto nunca cai longe do pé"……..

    Fernando José

    Caro Roberto, concordo integralmente com você. Ou a Justiça se faça ou teremos problema grande num futuro bem próximo. 1 abraço,

    Eridan

    É, amigo Roberto Pereira, concordo contigo. Mas o que esperar de um país que anistiou os seus próprios torturadores? Infelizmente as nossas leis foram feitas para proteger meliantes, não para puni-los. Acredite, quando esse tumulto passar, ela continuará a vida e o pensamento como se nada tivesse aconecido.

ruypenalva

Olha moça no meu dedo: Zenitoptera lanei female on Finger – By Ruy Penalva. Música Eu Não Vou Mais Te Esquecer de Ruy Penalva e André Santana – Canta Ruy Penalva
[youtube v8BQpjTjEc4 http://www.youtube.com/watch?v=v8BQpjTjEc4 youtube]

Kanhotão

Azenha, navegando pela internet achei o comentário abaixo num site que eu não recomendaria pra ninguém, mas recomendei o VIOMUNDO à eles :

"O motivo do racismo da paulistana

Talvez o motivo principal do racismo gratuito da "estudante de direito" paulistana seja este: percentual de classificação por estado da Federação no exame anual unificado da OAB em 02/2009. Fonte: Consultor Jurídico em 05 de novembro de 2010. Sergipe (1º lugar) 42.81 Ceará 41.16 Bahia 41.16 Paraíba 40.70 R. G. do Norte 34.76 Sta. Catarina 33.94 Paraná 33.17 D.Federal 32.87 Piauí 31.38 Pernambuco 30.68 Rio de Janeiro 30.58 M. Grosso do Sul 30.30 E. Santo 29.06 R. G. do Sul 27.19 Pará 27.05 Alagoas 26.16 M.Grosso 21.37 Amapá 20.95 Maranhão 20.11 Acre 20.10 Roraima 20.00 Tocantins 19.64 Gioás 18.82 Rondônia 18.75 São Paulo 18.23. (último lugar) Sem comentários!"

Peço verificarem se os dados acima conferem.

    Cabeda

    Quando me formei em Direito, em 1994, só falavam em USP e PUC/SP. No ano seguinte, a UFPR, universidade em que me formei, ficou em primeiro lugar no primeiro provão que houve. Só deve ter saído nos jornais daqui, com certeza. As faculdades paulistas eram mais propaganda do que outra coisa. A Federal continua líder de aprovação na OAB/PR.

    FrancoAtirador

    .
    OAB/SP

    14,10% APROVADOS NO EXAME DE ORDEM

    2.669 o total de aprovados, o equivalente a 14,10% do total de 18.925 candidatos inscritos.
    http://www.oabsp.org.br/noticias/2009/08/12/5637/
    .

    Fernando José

    Caro Kanhotão, não duvido nada, e alem deste tem outros exemplos da área de educação. O outro é o percentual de aprovação no institutos IME, ITA, etc da turma do nordeste. Para você ter idéia tem aluno do sul do pais que vem estudar aqui para passar nestas instituições de ensino. 1 abraço

    CCA

    Kanhotão,

    Voce mostrou tudo. Mas ainda assim eu a qualifico ( sem ser polícia ) como a uma nazista, traficante, estuprador, raptor, e, outros adjetivos de bandidismos, se é que bandido tem adjetivo.

Luciano Prado

Essa jovem é uma vítima. Apesar da sua responsabilidade no caso, ela é uma vítima.

Vítima de gente intolerante e sem escrúpulo. Vítima da eleite podre de São Paulo.

Essa jovem está em processo de formação do caráter. E qual o exemplo que ela extrai da sua sociedade, no meio em que vive?

Suas declarações foram dadas logo depois do processo democrático, portanto, fica evidente as figuras que a influenciaram.

Quem foi que pregou a intolerância, a violência na eleição presidencial?

Portanto, Mayara Penteado Petruso é vítima da podre elite política paulista.

O povo paulista não é isso.

Meu abraço e meu carinho aos paulistanos que também estão envergonhados pelas práticas deleterias de uma elite carcomida.

    Luciano Prado

    do processo eleitoral e democrático

    ervy

    Ah… coitadinha dela! ela "só" mandou as pessoas assassinarem nordestinos…

    e está em formação de carater aos 21 anos…

    que coisa né… e a gente ainda pede redução da maioridade penal… mas só pros filhos de nordestinos né?

    me poupe…

    Marco

    Creio que entendo seu raciocínio Luciano. Mas guardo opinião diferente. Alguém no sexto período de direito (3 anos) já teve a oportunidade de se familiarizar com disciplinas como direito constitucional, civil, direitos humanos e direito penal, entre outras. Não é um mero leigo, por assim dizer, que não sabe da própria responsabilidade ao ativar uma conta no twitter. Realmente, o povo paulista não é isso, até porque parte dele é nordestina ou descendente, como também imigrante de outras partes do Brasil e do mundo. Porém, Mayara deve servir de exemplo de que esse país deve ser passado a limpo no tocante à discriminação, inclusive como resposta a toda essa onda intolerante levantada no último pleito. Se nos calarmos (enquanto sociedade), isso piorará. Já não será as "ingênuas" Mayaras, mas os perigosos nazistas que se aproveitarão. Vide o caso do Paim no RS.

    Mila

    Para com isto Luciano. Não é vítima de nada, e sabe muito bem do que está falando. 21 anos? é gente grande, mulher feita. É claro que ela não representa o povo paulistano em sua totalidade, mas uma parte dele, como foi visto nas adesões ao seu post. Lamento pelas irmãs, que não têm nada a ver com isto, e sofrem insultos e discriminação por tabela. Isto não tem fim. Triste. Formação de caráter ocorre muito cedo, por volta dos 7 anos, como Lilian Hellman diz, quando uma criança resolve não maltratar um animal, não bater num amigo porque tem um time de futebol diferente do seu e por aí vai.

    francisco

    Vitima ??
    agora é a coitadinha??

    a vá

    cadeia nela, isso sim.

    Fernando José

    Caro Luciano,
    Concordo em parte com o amigo. Uma 'criança' de 21 aninhos sabe diferir o que é bom do que é ruim. Tanto é vítma quanto ré no caso.
    Por outro lado, penso que tem muitíssimos Paulistas e Paulistanos gente boa,de boa índole e que abominam esta discriminação e segregação. O problema não é o barulho dos poucos mau caráteres, é o silêncio da maioria de boa fé.
    1 abraço.

    João Ferreira

    Prezado Luciano

    Não resta a menor duvida que ela e varias outras pessoas são vitimas

    Mas devem pagar pelo crime que cometeram.

    Henrique Finco

    Luciano, desculpe, mas ela não é vítima, não. Ela cometeu um crime. Vítimas são aqueles que foram prejudicados pelo crime que ela cometeu. Neste caso – por exemplo – eu também sou uma das vítimas, pois embora nascido no Rio Grande do Sul, de pai italiano e mãe gaúcha, branco, classe média, com pós-graduação, além de ter inúmeros parentes em São Paulo (portando, alguém que se encaixa à perfeição no protótipo de uma elite sulista, que é onde – também pretensamente – seria encontrada a fonte de todo este preconceito e xenofobia), este clima de intolerância e fascismo me atinge diretamente e me faz ficar um pouco doente. Na verdade, talvez bastante doente, pois é um clima sufocante, horrível. Sabe, nem durante a ditadura militar vivi um clima fascista como este que foi instalado pela campanha do Serra, que conseguiu destapar a tampa do bueiro mais pútrido de todo o ódio e rancor de classe, da carolice bolorenta de batinas que sobreviveram ao sopro de renovação de João XXIII, ainda ancoradas no reinado do Pio XII e renovadas com este atual papa, que pertenceu à juventude nazista – junto com uma plêiade de pastores fundamentalistas e soninhas francines. Esta bosta toda transbordou – e transbordou através de alguns dedicados obreiros, entre eles esta moça. Evidentemente ela dá pena e também é evidente que, sendo ela humana, fiquemos compungidos com o sofrimento pelo qual ela passa ou passará. Pena (também) que ela não tenha pensado assim antes de escrever as mensagens de ódio e sofrimento que ela postou publicamente. Pelo jeito, ela não teve compaixão por quem seria atingido por aquilo. Para mim está claro que ela, e os que agiram como ela, devam ser punidos. Isto não pode passar em branco.
    Quanto aos paulistas, não se preocupe: o monopólio do fascismo não se encontra lá. Há xenófobos e fascistas espalhados em todos os cantos e, agora, eles estão ouriçadíssimos. É impostante que saibam que se cometerem suas fascistites serão punidos.

    Gina

    O caráter dela já foi consolidade há mais de uma década, ocorre na infância, com 21 anos não muda mais.

bete

Lendo os comentários conciliadores, postados aqui após a manifestação do pai da Mayara, vejo que o nosso jeito brasileiro de ser tem muito mais a ver com a poesia abaixo, pinçada da música FADO TROPICAL, de Chico Buarque Ruy Guerra, do que com todo o ódio destilado por essa meninada inculta:

"Sabe, no fundo eu sou um sentimental.
Todos nós herdamos no sangue lusitano
uma boa dosagem de lirismo ( além da sífilis, é claro).
Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas
em torturar, esganar, trucidar,
o meu coração fecha os olhos e sinceramente chora…"

"Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto,
De tal maneira que, depois de feito,
Desencontrado, eu mesmo me contesto.

Se trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito,
Me assombra a súbita impressão de incesto.

Quando me encontro no calor da luta
Ostento a aguda empunhadora à proa,
Mas meu peito se desabotoa.

E se a sentença se anuncia bruta
Mais que depressa a mão cega executa,
Pois que senão o coração perdoa".

Zéceará

Será que ela conseguiu os tais 15 votos para o Serra?
Talvez não, deve ter levado fora de alguns nordestinos, daí sua revolta.

Nonato Menezes

A mais profunda carência humana se revela quando alguém se sente melhor que outro. Não há maior fraqueza, nem mais profundo vazio do que essa ideia de superioridade. Coitada dessa moça, tão nova, tão carente!

elizabeth

Tem um poema de um grande cearense, chamado Jáder de Carvalho, que embora escrito há muito tempo, está mais do que atual. Vale a pena ler pra entender um pouco o porque do nosso orgulho de ser nordestino.

TERRA BÁRBARA

Na minha terra, as estradas são tortuosas e tristes
como o destino do seu povo errante.
Viajor,
se ardes em sede,
se acaso a noite te alcançou,
bate sem susto no primeiro pouso:
– terás água fresca para tua sede,
– rede cheirosa e branca para o teu sono.
Na minha terra,
o cangaceiro é leal e valente:
jura que vai matar e mata.
Jura que morre por alguém e morre.
(Brasil, onde mais energia:
na água, que tem um só destino,
do teu Salto das Sete Quedas
ou na vida, que tem mil destinos,
do teu jagunço aventureiro e nômade?)
Ah, eu sou da terra do seringueiro,
– o intruso
que foi surpreender a puberdade da Amazônia.
Eu sou da terra onde o homem,
seminu,
planta de sol a sol o algodão para vestir o Brasil.
Eu nasci nos tabuleiros mansos de Quixadá
e fui crescer nos canaviais do Cariri,
entre caboclos belicosos e ágeis.
Filho da gleba, fruto em sazão ao sol dos trópicos,
eu sou o índice do meu povo:
Se o homem é bom – eu o respeito.
Se gosta de mim – morro por ele.
Se, porque é forte, entendesse de humilhar-me,
– ai, sertão!
eu viveria o teu drama selvagem,
ou te acordaria ao tropel do meu cavalo errante,
como antes te acordava ao choro da viola…

    CC.Brega.mim

    lindo…

    Se o homem é bom – eu o respeito.
    Se gosta de mim – morro por ele.

    o brasileiro a brasileira
    homem mulher do coração

Luciana

É possível imaginar esta moça como futura juiza ou promootra? E a FMU não vai se manifestar é uma aluna de seus quadros e a Faculdade para dizer que é contra o racismo, ódio e intolerância deve se manifestar. Afinal é uma aluna do Cursos de Ciências Jurídicas SOCIAIS. Acredito que o Reitor da Academia irá se manifestar para tranqulizar a sociedade.
Na Academia da Liberdade que eu saiba nunca se cultivou o racismo.

    Jonas Bernardino

    Ela não tem cérebro para passar nem na OAB.

Armando do Prado

É uma coitada analfabeta e ignorante, bem ao estilo do Fomos Mal na Usp (FMU) que vale apenas para a classe média deslumbrada e reacionária, não para a maioria dos estudantes: trabalhadores e compenetrados dos seus deveres. Outro ponto é que a maioria dos estudantes de direito são alienados por culpa dos pp. professores, advogados, juízes e promotores que se acham deuses e donos da palavra sagrada. Resultado: barbárie.

    japim

    Caro Armando
    Teu comentário também é preconceituoso.
    Não basta criticar, precisamos fazer melhor.
    Creio no comentário da Luciana – reitoria da FMU/atitude para educar os outros universitários .
    Creio também que os grande CATALIZADORES DO PRECONCEITO, PIG e SERRA, deveriam também ser penalizados. 'Tá na hora do Tribunal Eleitoral dar sua opinião e também providenciar uma atitude que coiba manifestações futuras de preconceito.

Liz

"Coitadinha", "pena dela", "ingênua", "sem medir consequências"…. Esse é o grande problema desses jovens, instrumentalizam esse tipo de coisas repugnantes e depois muitos se voltam a complacência. Não dá!!! Se hj no mínimo esses "jovens" inconsequentes ficassem ao menos de joelhos no milho, cheirando parede, levando palmatória, quem sabe não fossem tão inconsequentes assim. Eu não morri por isso, alguém aí morreu por levar um puxão de orelhas, umas palmadas da mãe, do pai, da tia ou da professora???? Isso quer dizer ser reprimido para aprender o que é NÃO, oq pode ser CORRETO, oq pode ser ERRADO, e como podemos sofrer para APRENDER. E não me venham os críticos pedagógicos dizer que "isso não é método de educação". Ela tem 21 anos! E os outros tantos milhares identificados, que idade tem? Precisamos sim de medidas sérias, com políticas públicas urgentes para formarmos indivíduos decentes, com a mínima condição de evoluir para integrar a formação e construção da nossa futura sociedade. Não é possível que não se consiga imbutir no cérebro dessas criaturas o mínimo de civilidade. Eu daria um castigo a ela sim, trancaria em um quarto com uma pilha de livros, incluindo qualquer um de "boas maneiras". E outra, é bem verdade que a campanha do ódio, do preconceito, das mentiras foi disseminada pela campanha Serra – DEM PSDB. Essa é maneira de fazer política, essa é a maneira de incitar os tantos jovens desse país. O único argumento que um jovem com mais ou menos a idade dessa moça tinha para justificar seu voto eram os tantos milhares de emails mentirosos e preconceituosos que receberam pela internet. Quem dera eles soubessem utilizar a internet para obter conteúdo decente para suas vidas. Bem que eles podiam descobrir que podemos até visitar um museu inteiro por ela. Continuo acreditando….. juro!

    Cícero

    Muito bom. Com poucas palavras, você disse tudo. Está faltando "DISCIPLINA" à juventude rebelde. Lembrando ainda que, esse tipo de comportamento, não é próprio somente de alguns adolescentes, mas também de algumas famílias, no seio das quais, as crianças são orientadas a discriminarem outras crianças.

Gerson Carneiro

Como disse Zé Bolinha: “Agora é que a guerra começou”.

Conclamo todos os nordestinos a vestirem o gibão e descer para o Sul e Sudeste para defender a raça.

PELOS PODERES DA CAAATINGA.

NÓÓÓÓÓS TEEEMOS A FOOOOORÇAAAAAA!!!

Tan tan tan tan..tan tan tan tan tan tan tan…. Ri-meeeeeeen!

    OTTO

    ESSA É MUITO BOA!

    ZePovinho

    Gerson!!!Olha o Coxinha,o racista nordestino!!!!

    [youtube 4A5jhIoCIUU http://www.youtube.com/watch?v=4A5jhIoCIUU youtube]

    Gerson Carneiro

    não gostei
    do coxinha
    que parece
    engraçado
    quem assiste
    até o fim
    fica logo
    impanzinado

    ZePovinho

    Esse Esqueleto nunca me enganou,GErson,Lembra dele???

    [youtube ZoMKpyNDQbM http://www.youtube.com/watch?v=ZoMKpyNDQbM youtube]

    Gerson Carneiro

    Até que o danado me divertia.

kidjansen

Sou nordestino cearence e acho que o que essa moça fez não pode passar em branco. Ela precisa sim de alguma medida corretiva, não pena de reclusão, mas prestar serviço comunitário para que iniba que outros não repitam o erro que ela cometeu. Considero também que esta jovem é o subproduto do ódio instilado pela cobertura da grande mídia contra o governo Lula, fundamentalmente assentada no preconceito de classe. O candidato derrotado, José Serra, a tal de Soninha, o Graef e outros mais são igualmente responsáveis.

    Henrique

    Kidjansen você falou com grande dicernimento! Espero que a grandeza do nordestino, um forte por natureza, perdoe essa moça mas exija uma severa pena comunitária para ela aprender a respeitar e uma severa penalização do trio PSDB-DEM-Mídia Corporativa pelo torpe trabalho propagandístico do candidaro Serra em instigar o preconceito de classe no Brasil.

    Baccko

    Por q não reclusâo? Cadeia existe e é pra ser usada. Ou será q deveria ser só pra pobre e não pra filhinha de empresário?

Hudson Luiz

E a esperança vence o medo. De novo!!!

Apenas hoje me animei a escrever algo sobre a vitória de Dilma Rousseff. Estava cansado, enfadado mesmo, após aquilo que talvez que tenha sido a campanha mais longa de nossa história política.

Mais cedo conversando com a antropóloga Maria José de Souza, a Tita, falávamos sobre a importância simbólica da vitória de uma mulher, divorciada, ex-guerrilheira, pouco (ou nada) carismática, com fama de arrogante e representando um partido de esquerda.

Leia a íntegra deste e outros textos no:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

@sergiobio

Bem que o Serra avisou que se a Xuxa engravidasse, iria ocorrer um cataclisma no Brasil (é uma piada).

Yes we créu !!!

Eis aqui a melhor resposta pra estes asqueroso.: a nossa musica, a nossa gente. Chico Cesar neles !!!

[youtube Nj_-P_Fjdhg&feature=player_embedded#! http://www.youtube.com/watch?v=Nj_-P_Fjdhg&feature=player_embedded#! youtube]

    otto

    este é o meu povo e este povo sou eu.

    Yes we créu !!!

    Cara, vc eh o Otto, musico?

    CC.Brega.mim

    arrasou.
    é isso aí.
    melhor resposta!

    Sousa

    Queres uma resp: melhor que esta, afinal e mas um (Francisco) da VIDA, que chegou onde chegou, com talento, claro com a bravrura desta brava gente NORDESTINA

Gerson Carneiro

Se todos os nordestinos que estão hoje em São Paulo decidirem conjuntamente fazer as malas e ir embora, em um mesmo ato, São Paulo pára, e vai à falência.

Portanto, tanto desprezo pelos nordestinos, até no âmbito da Economia, se contradiz e não tem razão de ser.

Edmar

Azenha, se eu fosse a PRESIDENTA DILMA, mandva convidar essa menina pra uma papo sobre o Brasil, o Nordeste, a Democracia e a Liberdade. Faria com que ela conhecesse o que aconteceu no Brasil nos anos 60 e 70. O que se fez nesse país nos últimos 7 anos. Talvez um dia completo de papo com o Zé de Abreu. Acho que a menina (apenas 21 anos!) já foi suficientemente punida. Se for pra processá-la, tem que fazer o mesmo com o $erra, a $on$inha, a Monica e o Curumim da Co$ta, além de alguns "jornalistas"(?) da Folha, da Veja e do Jornal O Tempo de MG. Na verdade, essa gente é mais crimnosa que a garota. Eles a levaram e a outras centenas de jovens desinformados a essas atitudes ilegais e animalescas.

    Gustavo

    Não nos enganemos com declarações conciliadoras. Já fui professor em faculdades localizadas em Sâo Paulo – algumas delas entre as mais conceituadas – e conheço a dimensão que possui esse 'ovo da serpente'. Não tenham ilusões que palestras, 'papos' amigáveis, orientações etc. possam estancar um vivo pensamento fascista que, graças aos métodos eleitoreiros do derrotado José serra, apenas encontrou um ambiente propício para emergir.

    Acreditem: o ódio de classe e étnico cultivado por uma significativa parte da população paulistana, especialmente contra os nordestinos, é palpável e assombroso em sua dimensão! É necessária punição rigorosa; apenas a aplicação rigorosa da lei poderá desestimular manifestações futuras dessa natureza, mas não nos iludamos que o ódio e o preconceito desaparecerão ou mesmo se atenuarão. Mas podemos, sim, exigir o cumprimento rigoroso da lei contra aqueles que ousarem externá-los.

    Eli

    Concordo com vc Edmar. Ela já está sendo punida. A OAB poderia fazer um grande serviço ao pais e pegar o caso dessa moça, investigar a fundo para saber o que formou o pensamento dela e de tantos outros jovens e aí sim, denunciar em claro e bom som. Alguém duvida que a campanha serrista não seria apontada e todos esses que vc citou?

    Liz

    Querido Edmar, infelizmente para alguns NÃO HÁ LEITURA QUE DÊ JEITO!!!!! Maior parte da população, e essa população que hj colabora com esse "ódio", desferia e desfere adjetivos bastante pejorativos relacionados ao nosso presidente, o principal, vc sabe, era "analfabeto". E o analfabeto deu uma lição em vários letrados por aí, em muitas áreas… a lição da educação, da economia, da gestão para TODOS, e principalmente da inclusão social. Mesmo assim, o "ódio" continua, mesmo assim, encontraram várias maneiras de incitar o preconceito contra a Mulher, a Guerrilheira, a assaltante, a assassina, etc, etc…. agora precisamos da lição das boas maneiras e do preconceito.
    PS: adorei a "Sonsinha"!! rsrsrs

    Roberto Locatelli

    Prezado Edmar. Você é, obviamente, um ser humano generoso. Infelizmente, há outros por aí que não são.

    Essa moça tem que passar alguns anos na cadeia. Só isso desestimulará outros a seguirem a atitude dela. Lamento por ela, que terá sua vida marcada para sempre. Mas é fundamental que a sociedade seja bem rigorosa com esse tipo de ação.

    O nazismo na Alemanha começou assim, devagarinho. Um ódio aqui, um preconceito acolá. E a sociedade foi deixando, foi deixando. Deu no que deu.

    Flávio Domingues

    Valeu Edmar. Isso ai. Essa menina tem que ser exemplo… mas não o exemplo negativo (desde que essa tal menina seja gente, as vezes não é) e acho que MAMA DILMA poderia chamar ela para dizer o que sofreu quando tinha 21 anos, a mesma idade dela. Essa menina não imaginava o poder do mal que causou… poucos sabem o poder da internet. E só foi ela? E quem incitou? Não será punido? Os criadores de filmes, emails, blogs, etc… ficarão impunes? Prenderemos o traficante da favela e deixaremos os chefes do tráfico andando de Ferrari na ruas chiques do Jardins?

Lima

Fiquei com pena desse pai. A mayara apesar de ser de maior só tem 21 anos, logo é muito jovem. Não sei se ele é capaz de medir os atos cometidos. Sou nordestino e peço misericordia para essa menina. Acredito que toda essa pressão já está sendo um castigo muito grande.
Antes da fala do pai, eu até achava que ela deveria ser castigada. mas agora…

    MARIALIBIA FARIA

    JEAN PAUL SARTE – "ODEIO AS VÍTIMAS QUE RESPEITAM SEUS OPRESSORES." E eu Também.

@lucilast

Se o pai fala a verdade, menos mal.
A campanha serrista, além de alimentar isso, tentou tornar plausíveis, possíveis esse e outros argumentos baseados no preconceito, naturalizando o ódio de classe. Acho que, pelo andar da carruagem pessedebista, felizmente serra é carta fora do baralho, cavou sua cova e lá acabará de apodrecer. Aliás, acaba de ouvir um "por que não te calas" em congresso internacional na França. Merece.

    Elida

    Educação não prescinde ser jovem ou não,tenho 2 filhos nessa faixa de idade e eles ficaram simplesmente revoltados com os comentarios não so da Mayara mas de todos os outros,o que falta a maioria dos jovens na verdade e conhecimento da vida real e se colocar na pele do seu proximo e ter noção das carencias de cada um.Nós pais tambem somos culpados pois queremos dar o melhor para os nossos filhos e esquecemos que uma boa dose de realidade não faz mal para ninguem.E finalmente acho que ela deve assumir as responsabilidades pelo que fez , porque com 21 anos ela ja sabe perfeitamente diferenciar o certo do errado.Mas será que o objetivo dela não era so aparecer??????

    Baccko

    É fala orientada por advogado. óbvio. Por acaso nasceste ontem?

Abdelnur

Concordo com o JB Costa e gostaria de fazer uma continha simples para acrescentar ao seu comentario . Mayara tem 21 anos de idade > Logo passou toda sua formação anterior (primário,ginasial,…etc) onde os jóvens deveriam aprender a pensar e raciocinar, ser estimulado a ler…etc (essas coisinhas básicas da formação do caráter, não querendo entrar no mérito da importância da orientação familiar, que é evidente.) sob os auspícios(?) da educação tucana.
Então além do crédito merecido do Sr. Serra, devemos fazer justiça e creditar a parte do PSDB.

Kelly Mendes

Além do pensamento preconceituoso dessa jovem é lamentável que uma estudante de Direito (ou, no caso dela, de direita), do terceiro ano de graduação, não tenha a mínima idéia que a Constituição Federal veda em cláusula pétrea o separatismo.

priscila presotto

Continuo com a mm postura:não tenho peninha dela.Tem que responder por suas atitudes.
Ela é maior de idade ,deve ter algum conhecimento das leis.

Yes we créu !!!

Olha, eu acho que isso eh reflexo de um acirramento que vem da maior distribuicao de renda. Ja ouvi dizer que tem muita gente incomodada em dividir acento de aviao com pessoas pobres. Alguns anos atras, quem viajava de aviao no Brasil? Hoje isso eh comum, e uma parte da classe media se sente incomodada com essa proximidade com os menos abastados; especialmente o paulistano de classe media, que so conversa com pobre quando vai a padaria ou quando da bom dia (se tanto) ao porteiro do seu predio, quase sempre nordestino. Imagine esse povo tendo que sentar lado a lado com sua faxineira numa poltrona de aviao. Essa eh a essencia do Brasil. Se preparem, porque o acirramento vai aumentar. Esse pais foi construido com uma cozinha e uma sala-de-estar. A casa-grande comecou a ser reformada, e agora que comecaram a derrubar a parede que separa os dois comodos, os seus residentes terao que achar um meio de conviver.

Gerson Carneiro

Peço desculpas mas… que faculdadezinha, hein. Tava achando que a criatura fosse da São Francisco. Com toda essa petulância eu pensanva que ela fosse, no mínimo, melhor que eu (que sou um bosta).

Conheço bem esse tipinho de aluno. É nisso que os cursos de direito se transformaram… em consórcio. O aluno paga "X" prestações para obter o diploma, estufa o peito e sai proferindo todo tipo de porcaria que acha que pode falar.

Bem feito. Tomara que seja condenada a uma pena bem aplicada para ficar marcada para o resto da vida. E que sirva de exemplo para os demais babacas que agem como ela.

Quanto ao pai Antonio Petruso: parabéns pela sua postura, pelo reconhecimentos do valor dos nordestinos e pelo reconhecimento de responsabilização e penalização do ato da filha. O senhor é a prova de que não se deve generalizar.

FAFerreira

Parabéns ao pai pelo posicionamento perante a atitude da filha.
Como castigo, o pai deve colocá-la a trabalhar no mercado junto com os nordestinos.

    Luiz Augusto Barroso

    Hahaha. Gostei dessa. Mas, pensa bem: será que os nordestinos vão aceitar ?

    malu

    Ainda essa menina vai se apaixonar por um cabra da peste arretado e ter muitos filhos a chama-la de mãinha. E provavelmente vai deixar de ser tão metida.

Lucio

PS: Espero muito que Dilma continue dando atenção máxima ao povo nordestino. Ainda é pouco o que foi feito. Eles merecem mais, muito mais. Sei que é o desejo de Lula, certamente.

Yes we créu !!!

Uma boa noticia sobre Serra:

Na Franca, durante sua fala numa palestra sobre economia brasileira, Serra foi interrompido por um mexicano que disse:

– Por que non te calas?

Marcelo Ramos

Uma moça no sexto período de direito? Ela tem que pensar 10 vezes no que vai escrever, mas tem que sofrer alguma pena por dois motivos: primeiro, ficar com a sensação de impunidade; segundo, aprender uma lição que vai levar para o resto da vida.

Guilherme TC

Azenha,

Deixo o link e o texto que postei sobre esse assunto no blog do Portal do Nassif:
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/preconceito

Preconceito regional ou de classe?

Nassif e demais,

Acho importante observarmos algumas diferenças nesses casos de preconceito regional. Parte desse preconceito é cultural, étnico. Mas tenho visto principalmente um tipo de preconceito que é econômico, os
argumentos se fundamentam simplesmente em justificativas economicistas.
Não lembro de algum desses "intelectuais" terem protestado contra o Rio
Grande do Sul no primeiro turno, onde a Dilma ganhou. Esse preconceito
regional, na verdade é um preconceito de classe.

Esses "intelectuais" supõem que o Nordeste é uma região miserável, seu preconceito é contra os pobres ou por quem eles imaginam que não
trabalha ou tenha um trabalho considerado indigno. Vocês encontrarão até
pessoas de renda baixa com o mesmo tipo de preconceito "regional", mas
são pessoas que incorporam o preconceito de classe entendendo que sua
situação é temporária porque vai trabalhar pra ascender socialmente ou
porque são pessoas de outras regiões que ajudam a reproduzir a miséria.
Enfim, é um preconceito de classe mascarado de regionalismo. Não quero
dizer que não exista o preconceito regional de fato, cultural, étnico,
mas nesses casos que tem se apresentado, me parecem carregados de viés
econômico.

E temos uma questão posta. Com a diminuição da desigualdade social, o que teremos? O escancaramento dos preconceitos, uma vez que a elite não aceita repartir o pão? Uma diminuição do
preconceito, uma vez que todos serão consumidores, trabalhadores e
"geradores de riqueza"? Uma migração do preconceito de classe para o
cultural, étnico ou um aumento do caráter étnico preconceituoso que já
estava presente mas mascarado pelo economicismo?

Uma coisa tenho certeza, enquanto não nos educarmos, do mais pobre ao mais rico, de forma politizada, contextualida sócio-historicamente, de nada vai
adiantar construir um país de classe média (sic) medindo as pessoas
apenas pelo poder de consumo. Cidadania e ética não se faz pelo salário.

Enfim, nossos colegas leitores historiadores, geógrafos e sociólogos podem ajudar nessa análise.

Baixada Carioca

Pelo depoimento do pai de Mayara, Antonio Petruso votou em Dilma Rousseff. Como essa menina interpretaria o voto declarado do pai? Sei que nesse momento ela deve estar pensando em como se livrar da prisão, mas é curiosa a situação.

Os colegas declaram ter pena da jovem e que ela deve estar sofrendo muito com essa pressão. Ora, ela estuda e já está no 6° período de Direito (pelo jeito não estuda direito) e já devia saber sobre a responsabilidade daquilo que se diz de alguém. Não se pode fazer dela uma vítima agora. Ela cometeu um crime e como o pai diz, deve responder criminalmente por isso.

    Fábio Gomieiro

    Freqüentar uma escola não significa estudar. Pelo jeito ela só freqüenta.

Regi

Penso que ela cometeu um crime horrível e que deve ser punida exemplarmente, não só ela, mas todos os amiguinhos que endossaram este preconceito abominável e absurdo.
Infelizmente, eles são produto desta mídia brasileira preconceituosa, que durante toda a campanha eleitoral de 2010, iniciada em 01 de janeiro de 2003; ofendeu à exaustão o presidente Lula.
Campanha para tentar eleger os vendilhões da pátria, endossada pela turma do século xviii, representada pela igreja, o papa, com o papa, a tfp, foia, óia, estadão, globo, cbn, marcelos madureiras e afins.
Dilma, eleita presidente do Brasil que o diga.
Ela que se exploda.
Justiça nela.

Lucio

Marilda disse : "Jamais ví tal acontecimento no Brasil como o ocorrido nas Eleições de 2010, foi vergonhoso. O resultado está aí aparente"

É o que eu venho dizendo a amigos e familiares.Sem dúvida não foi "normal". Infelizmente a mídia tem sim muita responsabilidade, Quando digo "mídia" é óbvio que excluo os poucos que não participaram disso.Lamentavelmente foram poucos. A candidatura Serra foi artificialmente mantida por conta da mídia.Eles conseguiram , com sutilezas ou não, fazer José Serra chegar ao segundo turno contrariando a lógica.Um governo que obteve sucesso (o que não significa ter solucionado todos os históricos problemas brasileiros) não poderia ter sido tão massacrado como foi. Foi um jogo sujo, rasteiro, pequeno, inferior, feio… Concordo com o pai dessa garota quando diz que se ela fez algo assim deve ser punida. Lamento por ele, mas admiro sua posição de admitir que o que ela supostamente fez merece punição(sim, meu caro , ela fez). Até quando? Até quando veremos esse tipo de crime ser considerado "bobagem", "sem importância"? Que a justiça seja feita de acordo. Hoje conversei com amigos e amigas nordestinos via fone , que só conheci via internet pois mal posso viajar, e como sempre foi maravilhoso. Eu sou suspeito, porque desde a primeira vez que tive contato (via fone) com aquele sotaque maravilhoso me apaixonei. Ô povo lindo. Em todos os sentidos.Nos felicitamos pela vitória de Dilma e eu tive que lamentar por morar num estado tão atrasado como São Paulo. Eu amo o nordeste, mais do que nunca.Um dia vou realizar meu sonho e conhecer aquela região.

    Mariano S. Silva

    Não sou nordestino, mas APOSTO que você vai se surpreender!!!

Zapper

No meu entender, essa moça é só mais uma vítima da nossa mídia. Infelizmente a nossa mídia, com raras excessões, não informa e não forma, só deforma. Ela, infelizmente, extravasou de uma forma primária o que os donos da mídia vivem incutindo na mente das pessoas através das vozes de aluguel dos Jabor, Mainardi, Azevedo e cia., que vivem martelando 24 horas por dia, em todos os veículos, as mesmas coisas de forma subliminar. Aliás, não foi o próprio Serra que disse que a culpa do atraso na educação de São Paulo se devia ao grande número de migrantes nordestinos?
Como já disse Einstein: existem 2 coisas infinitas no Universo, uma é o próprio Universo, a outra, a estupidez humana.

Sherlock

O tema racismo foi apenas o iceberg nesta história. O preconceito explícito não fica adstrito à raça. O fato é que, em virtude do sucesso do Programa Bolsa Família, há muito tempo vem sendo difundida na mídia, principalmente na internet, a falsa idéia de que se trata de um Programa "para vagabundos e miseráveis" . Obviamente o Programa atende os mais carentes ou seja "os de uma classe social inferior (na visão dos preconceituosos)" . Quando os nordestinos foram atacados, creio que isto aconteceu por uma visão deturpada da moça Mayara. Esta entendeu que a vitória de Dilma, candidata que representa idéias e práticas em direção aos interesses dos menos favorecidos, ocorreu em razão dos votos dos nordestinos. No meu entender o preconceito que ela tentou exprimir não é só contra os nordestinos, mas sim contra toda pessoa que encontra-se em classe social inferior à dela. Por certo a moça também não deve gostar de vários outros tipos de pessoas diferentes do seu "jeito de pensar e ser".

Angela Mara

Acho que a moça deve indicar a qual exemplo ele seguiu, qual o seu mentor intelectual.
Todos sabem que é, não?
Ela deve dizer que seguiu um exemplo dado na internete pelo Sr. Serra,
o mentor de toda essa ingnóbil atividade de racismo e preconceito.

Se ela for esperta, dirá. Senão pagará sozinha. A decisão é dela.

Jorge

Como já disse em post em outro blog, acredito que o melhor seria um acordo de advogados, uma multa pecuniária simbólica para todos os envolvidos e uma carga arbitrada de serviços comunitários. A juventude precisa sim conhecer muito sobre os problemas deste país e ajudar na busca de soluções, precisam se envolver em política sim, mas em política sem a ótica de partidos, na raiz real da palavra "política" que, em última instância, é a preocupação da vida em sociedade.

    Fábio Gomieiro

    Prezado Jorge
    Essa moça já está no 6º. semestre (3º. ano) e, pelo jeito, nada sabe de Direito.
    Deve fazer parte da turma que está na "facu" (é como eles falam), freqüenta forró universitário, botecos das imediações da escola, nunca entrou na biblioteca da faculdade (é consumidora de xerox de páginas de livros e de anotações de aula feitas pelos colegas ), nunca entrou em uma livraria, assiste aula (melhor seria dizer ouve palestras) em uma sala que deve ter mais de cem alunos.
    Enfim é um "produto típico" do negócio chamado educação.

    MARIALIBIA FARIA

    Não estou de acordo com o que o Jorge escreve. Ela tem 21 anos. Com 21 anos eu já trabalhava há 6 anos. Só mesmo uma pessoa que pertença a classe média, que nunca sofreu preeconceito para dar uma de bonzinho. Vista-se como a classe C, fique um pouco mais escurinho e vá num grande supermercado. Verá que vc é vigiado, sem nenhuma discrição, da hora em que vc entra até a sua saída. Vá assistir a missa das 10hs. na Igreja de São Bento, sente-se nas primeiras fileiras, entoe os cantos em voz alta e veja o que te acontece. Vá lá na USP, e veja os carros importados dos alunos, que por merecimento, pois não estudaram na escola do SERRA, estão lá. Os ônibus só servem para quem lava o chão da USP. Vá lá na Mooca e ouça, da boca da 4a.geração italiana que tudo o que bom veio da itália e que brasileiro é vagabundo mesmo. É assim que é São Paulo. . Mas ouvi dizer que em Sta.Catarina há cidades onde não mora negro algum. E isso no Brasil.

    Márcio Martins

    Jorge, qualquer pessoa que cometa crime, seja pobre ou não, deve responder por seus atos, com suas agravantes ou atenuantes, mas respondendo por eles. O sentimentalismo no seu nesse caso não acrescenta nada. Cumpra-se a lei. Caso ela se arrependa do que fez, será atenuante, se não… que a justiça decida.

    Jorge

    Concordo com todos de que trata de crime, de que a grande maioria já pode responder pelos seus atos e que alguma punição deva haver. Sei também pela leitura em inúmeros blogs e jornais que a moça (no caso) fez mais no calor dos fatos do que racionalmente e que inclusive antes de apagar o perfil, pediu desculpas. Os preconceituosos reais, os que disseminam ódio, os que manipulam a seu bel prazer e interesses, estes possuem livros de regras e comportamentos e alguns agora mesmo, já estão se articulando em associações, manifestos e passeatas. Estes são os que devem ser trancados por meio de provisórias, ter suas vidas devassadas sob o ponto de vista de suas atuações e envolvimentos. Continuo ainda com a opinião de que todos aqueles que se envolveram com a moça e que não sejam reincidentes ou de grupos reacionários já constituídos, (o MP e orgãos especializados já acompanham) devem receber a multa apropriada (sei que em nossa legislação o valor é baixo e eu considero ela apenas simbólica) e devem, obrigatoriamente, passarem por medida sócio-educativa bem rotuladas e acompanhadas por blogs e ONG's da área. Fato é que no calor de nossas discussões e nas ações muitas vezes para as câmeras e outras mídias, muitos dos ativistas coelhos gordos vão passar despercebidos e estes aí, os pequenos, vão acabar recebendo tudo por conta. Outra coisa foi a sordidez praticada nesta campanha, principalmente daquelas vindas da parte do PSDB e dos PiG's – estes com certeza estarão livres rindo de todos e já preparando novas estratégias futuras; eles bem sabem os "recursos" disponíveis e saberão como explorar.

nelson freitas

É o ódio plantado por Serra, pelo PSDB, pela igreja católica pedófila, hipócrita e conservadora, pela TFP, pela elite branca paulistana e por milhões de idiotas que perambulam por este país e votaram nos tucanos vendilhões da pátria. Pátria livre venceremos, amigos patriotas do Brasil.

    cavalcante

    Tudo isso começou com o sr. José Serra, demo/tucano, juntamente com alguns padres, bispos católico, é evangélicos, mentirosos, conservadores, que nao querem o bem do povo, na realidade essas igrejas estao formando grupo de políticos, a fé ai passa é longe. só tem uma coisa vao tudo para o INFERNO.

francisco.latorre

e o sociopata zé serra?..

tem algo a declarar sobre a filhota verônica?..

não né.. são sócios. cúmplices.

..

a tonta aí foi de otária.

mas muitos.. muitos mesmo.

foram de serra.. mesmo sabendo que o sujeito era desqualificado. lástima.

depois querem me engrupir que foram de serra porque o pt isso e aquilo.

sem essa.

quem foi de serra ou foi de tonto trouxa como a garota essa..

ou foi consciente.. e sob pretextos variados votou no maior crápula da história.

sabendo sim.. sem dúvida.. em quem e no que votava.

..

Roger Oliveira

Sinto pena do pai e da irmã dessa Mayara. Por culpa dessa ignorante, creio que o pai dela deva estar pensando neste momento que falhou miseravelmente como pai por ter deixado ela se influenciar por más companhias, além de que a irmã se tornou um "sparring moral" pelo fato de ser parente dessa fujona (deve ser dom de PSDBista ser fujão).

Mas agora essa história de "Geyse da FMU"… Deus me livre!!! A Geyse foi vítima nessa história da Uniban. Essa Mayara foi a agressora/agitadora nesse caso. Duas coisas completamente opostas! E não quero nem imaginar na possibilidade dessa idiota preconceituosa ir para "A Fazenda"…

A única "Fazenda" que Mayara Petruso merece ir é a "Fazenda" Feminina do Carandiru!!!

Uélintom

“A Mayara é a maior celebridade do curso de Direito hoje”, disse um colega dela na FMU.

O que dizer, a não ser que cada faculdade tem a celebridade que merece?…

Hélio Cesar

A culpa de tudo isso, é do candidato tucano, que junto ao PiG e algumas igrejas dissemiram pelo país o ódio e preconceito. Estes sim, são quem na verdade, deveriam ser condenados por tudo isso. Essa pobrezinha, dos fatos e do direito, apenas, seguiu os ensinamentos.

PauloMSM

Será que alguma emissora de tv vai ter coragem de agregar essa menina, apresentando em programas e debates? Não creio que queiram correr o risco de serem chamados de nazistas

Jean

Penso que atos como os da Mayara ou do auto-intitulado movimento "SP para paulistas" são repugnantes, mas não devem ser usados como pretextos para uma onda de ódios, linchamentos morais ou ofensas mútuas. Esse movimento é um grupelho infeliz, não representa o pensamento e os valores dos paulistas, nem dos brasileiros. Desejo, sinceramente, que esse episódio não seja estopim para ódios e divisões regionais. O Brasil ama os nordestinos, assim como ama os paulistas, mineiros, cariocas, gaúchos, etc. Esses grupelhos não representam o que somos ou pensamos, em geral. A eles, cabe o peso da lei, que preveja, também, a prestação de serviços comunitários que ampliem seus horizontes sociais e culturais, pois somente quando saímos do nosso "pequeno mundinho alienado" e nos encontramos com "o outro", em suas fragilidades e riquezas humanas, somos capazes de enxergar o mundo com outro olhar.
Como diria o Plínio, viva o Brasil….

(dividi o comentário, pois apareceu uma mensagem dizendo que era muito grande. Jà vi comentários muito maiores, como fazer pra colocar tudo junto???)

Jean

Penso que a postura do pai foi muito digna. Em nenhum momento "passou a mão na cabeça da filha", querendo suavizar ou negar o seu erro. Isso é fundamental no processo educativo: amamos os filhos, mas não compactuamos com seus erros. Só assim eles poderão crescer e ter mais consciência dos atos. Concordo, também, que a familia e as irmãs de Mayara devam ser poupadas, sendo respeitadas em sua privacidade. (continua)

ZePovinho

Entra em contato com o pai dessa menina e tenta entrevistá-la,Azenha.Ela pode,aqui,ver o quanto essa postura é equivocada.Ninguém aqui vai trucidá-la e a repercussão pode tirar alguns desses jovens desse caminho horroroso do preconceito.

    Yes we créu !!!

    "Ninguém aqui vai trucidá-la."

    Fale por vc. kkkkkkkkkkkkkkkk

Olegário

Bem, nada a dizer sobre esta moça.
A não ser que ela rasgue dinheiro e coma merda, ela tem que ser responsável pelo que escreveu.
Lamento pelo pai dela.

@Emanuel13PT

Me solidarizo com o pai da Mayara e parabenizo pela sua atitude.
Sinceramente me encontro nesse momento entre triste e chateado com essa situação. Me faço perguntas e não encontro respostas. Como pode uma pessoa ser tão insensivel, intransigente, a ponto de fazer comentários e as vezes até praticar coisas tão abomináveis contra outros irmãos? A explicação mais viável que encontro é so uma: Doença! E pior, doença contagiosa para alguns.

Regina

Moro em BRAGANÇA PAULISTA (coincidência ou naõ) e sei que aqui naõ Há OPOSIÇÃO, SEMPRE FOMOS GOVERNADOS PELO PSDB-DEM,no fundo uma TERRA FEUDAL.EXISTE SIM,TERRORISMO POLÍTICO..PANFLETOS. FORAM JOGADOS NAS PORTAS DAS IGREJAS CONTRA A CANDIDATA DILMA…O conservadorismo político é a marca de uma Cidade como a nossa.Lamento pela Menina e pelos país…mas é só um reflexo do que se ouve e vê na Cidade.

    francisco.latorre

    bragança é breu mesmo.

    ..

Jairo_Beraldo

Por isso sou a favor da palmadinha. Melhor apanhar da mão de corrigenda dos pais, que apanhar da vida. Tem gente que fala da apanhar da polícia…esses são uns covardes revoltados que descontam sua revolta nas pessoas simples e trabalhadoras, não dá para se dizer "ou apanhar da puliça!".

Augusto

Azenha, num comentário anterior num outro post, eu havia dito que sentia pena da moça. Refletindo melhor, principalmente levando em conta do sucesso de Geysa, acho que foi a melhor coisa que aconteceu com a Mayra Petruso. Veja bem, ela vai poder entrar na Fazenda, pousar para a Playboy ou, quem sabe, participar do BBB e até contracenar numa novela global. Quer coisa melhor que isso??? Nem ela poderia imaginar…

Alvaro Tadeu Silva

Pior do que essa notícia é ver como vivem e pensam os estudantes de hoje. Essa Mayara não é diferente dos dirigentes daquela tal UNIP, que expulsou uma estudante porque seu vestido era brega ou barato. Esses acontecimentos apontam para gente de nível intelectual extremamente baixo, de sentimentos primários e primitivos. Um racismo boçal leva a outro e sempre haverá um Hitler de plantão à espreita. Público ele terá, se é que já não tem, pelo que vi na internet nestas eleições. Torcedores do PSDB saíram do esgoto e se lambuzaram de excremento. Hoje usaram esse partido, amanhã usarão outro que estiver à disposição. E quem, como nós, que cantávamos Chico Buarque, vamos acabar dançando algo entre o funk e o sertanejo…

Antonio

Esta moça foi influenciada por alguém, mas também dizer que ela é ingenua é demais. Existe aí o típico enredo hollywoodiano, da filha bastarda e discriminada, o pai distante más abastado e que não dá a atenção devida para a filha "ilegítima", mas quando acuada o pai lhe presta, toda a solidariedade e não sabe como isso foi acontecer. Com a palavra os psicólogos de plantão e não vamos, como costuma ser feito no Brasil, que já virou prática recorrente de condenar, antes de julgar. Quem devemos condenar; as más influencias, a precária educação que temos hoje, ou a "ingenuidade" da moça?

André

Engraçado como a mão é leve na hora de recriminar este ato. Imagino se o correspondente ocorresse vindo de um jovem de outra classe ou etnia; certamente não estaríamos discutindo se ele é muito jovem e ingênuo, como o fazem com a "pobre' menina equivocada. Com esta repercussão, com 21 anos, eu espero um corretivo público, que faça valer a lei. Para quem faz faculdade particular, sempre abastecida com comida, dentro ou fora de casa, tendo direito e dinheiro para acessar entretenimento e conhecimento, com perspectivas de trabalho digno e casa própria, só enxergo a artífice de uma nova rodada de crueldades em nossa história. Não desejaria-lhe a mesma sina de milhões de nordestinos apenados pela vida, mas sim que lhe floreça o mesmo respeito e consideração que tem pelos seus. Conquanto, punir é preciso.

Antõnio Carlos

Chamar a atenção, que etive em São Pualo faz quize anos (muito tempo!!) e já naquela época era comum comentário degenerativos em elação aos nordestinos. Inclusive de filhos de nordetnos nascidos em São Paulo. Acredito que devido a impunidde a coisa esá se tornando pública. Portanto é preciso inibir antes que se torne uma coisa grave. E não tente descriminar o pai da garota, ,pois, os meus primos paulistas nunca tiveram o incentivo do pai para tal coisa e mesmo assim costumar desqualifciar os nordestinos (sem quere desqualificam a figura do próprio pai). OBSERVAÇÃO.: sou nordestino morador de Aracaju e nascido em Itbaiana (Sergipe).

Marco Vitis

Enquanto essa moça é corretamente criticada, José Serra está na Europa falando mal do Brasil.
São dois aspectos do mesmo fenômeno.

    ROnaldo Dantas

    O nazismo começou assim e foi tomando volume.

    priscila presotto

    Li ,que mandaram que ele calasse a boca.Achei muito bom

coyotte

Provável sequencia:
Páginas policiais, tribunal, absolvida, paginas de eventos sociais, capa da Playboy, Luciana Gimenez, BBB…
E depois 2 opções: O porno ou a Igreja

    Gigi

    Coyotte, e você vai permitir que essa racista vire uma celebridade do bem?

    coyotte

    Gente, estou sendo ironico, pois ja vi muito disso acontecer, começa numa baixaria e termina famosa.

    Vinícius

    Playboy, Playboy, Playboy.

    Onde se fala dessa menina, se fala da Playboy.

    E aí, feministas do Viomundo! Não vão se manifestar? Conceição, cadê tu, minha companheira?

    Ela é bonita, ela não tem nada na cabeça; mas não é só isso. Ela é preconceituosa, é o inimigo. O inimigo tem que ser degradado; ficar pelada na Playboy, "vender" (a imagem d)o próprio corpo é degradante…

    Enfim, não quero ir mais a fundo no machismo, sensualismo implícito e misoginia que essa piada implica. Chega a ser embaraçoso.

    Conceição Lemes

    Vinicius, realmente alguns estão recorrendo ao machismo para desqualificar a Mayara. Lamentável, pois tanto o machismo quanto o racismo são estúpidos, abomináveis. Podem até arrumar a desculpa de que estavam "brincando", "era de gozação". Mas ninguém fala esses absurdos gratuitamente. No fundo, concordam. É só deixar a corda solta, o pior aflora. abs

ZePovinho

Essa moça,sinceramente,fez isso sem medir a menor consequência dos seus atos.Só de ver a preocupação do pai dela eu recomendaria que ela fosse punida prestando assistência aos que precisam para que ela saiba o que é o sofrimento.

    Jairo_Beraldo

    Seria uma boa punição. Viver como vivem os nordestinos nas mãos da elite raivosa paulista.

    Francisco E. Guerra

    Não concordo.

    Esta moça possui idade e suficiente instrução escolar para discenir o que é certo ou errado. Sendo assim espero que ela receba a pena máxima prevista em lei para que sirva de exemplo à sociedade.

    Gerson Carneiro

    Nada disso. É pouco.
    Ele deve ser condenada a fazer faxina, cozinhar e lavar para uma república de estudantes nordestinos.

    Odilon

    Desculpe-me ZéPovinho, o crime não prescreve pela bondade dos pais. É melhor uma correção agora, porque há muitos outros no mesmo caminho e, que devem, também, ser punidos. Mas concordo com Marco Vittis O zé serra esta falando mal do Brasil lá fora e a justiça brasileira fica a fazer vistas grossas. O zé foi o patrono dessa infeliz menina que vai ter que carregar a lenha.

    ZePovinho

    O problema é a justiça descer a lenha nesses meninos,para prestar contas para nós,e continuar sem fazer nada com a fonte que gera esses comportamentos:os fascistas institucionalizados e que têm estrutura para fragilizar a democracia e a República.
    Não digo que eles não devam ser punidos.Digo que a punição deles,para nós,não deve servir para aplacar nosso ódio pelo que fizeram conosco.Eles são bucha de canhão.Temos de usar esse caso,por cima,para questionar a fonte de onde vem esse tipo de coisa.

JB Costa

Debitem, sem erro de errar, na conta do sr. Serra. Houve a intenção por parte da campanha dele de acirrar o ódio e a cizânia no nosso país.
Não satisfeito, o agora ressentido e apátrida, foi falar mau do nosso país na França. Vide o link abaixo: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/11/05/ser

beattrice

Em primeiro lugar, é no minimo absurda a pretensão de sugerir que a moça não seria responsável por tais mensagens, não somente postou, como discutiu, trocou opiniões e as reforçou em diferentes redes sociais [facebook, orkut, twitter] interagindo com sua "turma" de fascistas.
Em segundo lugar, se o pai e a família deste ou daquele não compactuam com o comportamento criminoso dos filhos, irmãos que venham a público e se manifestem, mas isso nao os isenta de serem investigados, denunciados ou punidos.
Trata-se de cidadãos maiores de idade e portanto responsaveis criminalmente por seus atos, e para os que nao o forem, resta imputar tal responsabilidade aos pais que devem responder por tais atos.

    TavaresdeMello

    Mayara Petruso merece processo, mas seu pai, parece ser um cara legal.
    Como nordestino que se orgulha de sê-lo, fiquei profundamente indignado, mas não quero sair "atirando pedra" (no sentido figurado… hehe) em todo mundo. O que "seo" Petruso diz, é bastante crível.

    Agora, pra essa moça e os outros mil e tantos, eu quero punição já!

    Gerson Carneiro

    Taí uma paulistana arretada.

Lívia

Seu Antônio Petruso me parece um cara consciente do valor da diversidade. É uma pena que, como pai ausente, não pôde passar esses valores para a filha, portanto, pecou por omissão.
Pais e mães desse Brasil, não deixem seus filhos se perderem na ignorância!

Vinícius

No momento me deu até dó da inconsciência da menina… o negócio é o seguinte: por uma lado, punições exemplares são importantes. Por outro, se punir alguém nesse momento específico que vivemos, não corremos o risco de entrar demais na "vaibe" de agressividade que é presente?

Quer dizer, vamos enterrar essa mina como catarse? Se o fizermos por catarse, se for claro que nós mesmos estamos sendo agressivos, passionais, isso não vai eriçar mais ainda o "outro lado"? E vamos ficar nos estranhando cada vez mais, a internet servindo como "depósito e distribuidor" de ódio, e o país vai ficar (parcialmente, né…) cindido como quer o Estadão?

Abraço pra todos

    ZePovinho

    Eu penso como você,Vinicius.Essa menina é nova demais para ser martirizada.

    priscila presotto

    Desculpe,ela é maior de idade ,universitária e racista.

    ZePovinho

    Não quero criar polêmica,Priscila.Temos de exigir punição mas sem entrar no jogo do olho-por-olho-dente-por-dente.
    Se houver uma chance de uma pessoa dessa melhorar,puna-se o erro mas que se dê uma chance para mudar de caminho.
    Não podemos ir em cima desses jovens como uma matilha raivosa.Que eles paguem,mas dentro daquilo que sempre pedimos para nós:a presunção da inocência,mesmo com as evidências em contrário.

    TavaresdeMello

    Vc teve dó da "inconsciência" da menina, por que pra vc, pimenta no dos outros é refresco. Certamente vc ñ é nordestino.

    A devida resposta a agressão, a punição, não significa ódio, nem mais agressividade.
    Punição é para educar o agressor, os afins e principalmente aqueles que querem relevar os atos de "inconsciência" de uns, achando que "não é demais", desde que não seja consigo.

    geraldo de carvalho

    a matéria foi feita para provocar essa sensação. acho q está demorando mt p ela ser levada à justiça. ja encontraram td mundo menos ela. estranho, mt estranho. tem q processá-la URGENTEMENTE. TÁ um pepelório correndo daqui p lá e até agora nada dela ser encontrada e notificada. o pessoal é lento msm.

Cornélius/Londrina

Infelizmente a família toda está pagando pelo ato infantil, talvez, de Mayara.
Imaginem o que passa pela cabeça deste pai que trabalha 15 horas por dia para sustentar família e estudos das filhas.
Agora queo mal está feito que sirva de exemplo para outros jovens cabecinhas ocas uns, outros nem tanto.

    Jairo_Beraldo

    Boa gente já mostrou ser, pois Mayara é fruto de uma relação extra conjugal…merece muito credito e respeito, o Sr. Antonino, por assumir as despesas da filha.

Petras

Desculpem-me os paulistas natos, mas digo, como Nordestino que sou – e com muito orgulho -, não me é surpresa o fato de existirem figuras como essa moça, que está, evidantemente, desvirtuada. Externo minha comiseração – nordestino também pode falar palavras incomuns, visse? – aos familiares dessa menina. Está na cara que esse tipo de baboseira precisa ser desmistificado. A única diferença entre os Paulistas e os Nordestinos é a renda. Vamos prá debaixo da terra do mesmo jeito. Para essa moça, desejo uma temporada em uma clínica de psicanálise. Fizeram lavagem cerebral na moça!!!! Coitada…

Olho na oPósição

Presa fácil do apregoado pela gente que apoiou o Zé Jênio, esse sim um perigo para o Brasil!

Mc_SimplesAssim

Essa moça não passa de uma ignorante desinformada como a maioria daqueles que por pertencerem à classe média se julgam senhores de escravos.

Acontece que o buraco é mais em cima e vai demorar pra Mayara, filha de dono de mercadinho, conseguir adquirir seu primeiro milheiro de lacaios.

Por enquanto, contente-se em morar na sua sensala high-tech, dona Mayara cabeça oca.

José Vitor

Por um lado, que isso sirva de alerta prá muita gente ingênua, que acha que pode escrever qualquer coisa na internet.

Por outro lado, pode ser que ela se torne mesmo a "Geyse da FMU", e como já li em outro lugar, daqui a 2 anos se candidate a vereadora e seja eleita.

O ruim disso é que esse pessoal maluco e ignorante que fala em separatismo acaba ganhando promoção e visibilidade. Esses movimentos separatistas na prática não existem, é um negócio caricato, mas agora acabam ganhando uma enorme promoção com esse caso.

Isso tudo é mais uma coisa que temos a agradecer ao Serra e ao PIG, com esse truque de pintar o mapa do Brasil de azul e vermelho. (O interessante aqui é que a convenção é oposta à usada nos EUA dos "Blue and Red states").

Marilda Oliveira

Azenha, toda esta revolta iniciou mediante os e-mails. mensagens, folhetos que partiram dos padres e crenças religiosas incentivando o povo ao ódio político.

Jamais ví tal acontecimento no Brasil como o ocorrido nas Eleições de 2010, foi vergonhoso. O resultado está aí aparente.
Estes padres devem fazer reflexão, pensar nas consequências que levou os atos por eles praticados, pedirem perdão a Deus, e ajudarem o pai assim como a família desta jovem moça a restituir-lhe a dignidade e o respeito ao semelhante;

    Fábio Gomieiro

    Salvo engano da minha parte, a campanha do Serra pela Internet também colaborou, "jogando combustível na fogueira".
    Resido em Guarulhos e até no domingo, dia 31, o sítio da Diocese continuava a campanha e alguns padres continuavam a pregação. No dia 28/10, Dia de São Judas Tadeu, na Paróquia do mesmo nome, na região de Vila Galvão, o padre dava orientação de voto, conforme o Jornal de Guarulhos divulgou.
    Não sei o endereço eletrônico da Diocese, mas pelo Google é possível acessá-lo ("Diocese de Guarulhos")

Josnei

Parabéns ao pai de Mayara, pela dignidade e pelo equilibrio.

Deixe seu comentário

Leia também