Ibope agora “ataca” eleitores

Tempo de leitura: 2 min

Do leitor Ciro Hardt de Araújo, notando que era só essa que faltava. A desqualificação dos eleitores, presumo:

País tem 16 milhões de eleitores ‘duas caras’
21 de março de 2010 | 9h 02
AE – Agencia Estado

A mais recente pesquisa do Ibope sobre a sucessão presidencial revela que cerca de 12,5% dos eleitores se apresentam com “duas caras” ao manifestar a intenção de voto. Eles são os que querem eleger a pessoa apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas citam José Serra como seu candidato favorito. Ou os que preferem alguém da oposição, mas se dizem inclinados a votar na petista Dilma Rousseff. Essas declarações de voto paradoxais e incoerentes, de quase 16 milhões de eleitores, revelam um alto nível de desinformação e de desinteresse na eleição, segundo a diretora executiva do Ibope, Márcia Cavallari.

No momento em que as pesquisas mostram pela primeira vez uma mulher com chances de chegar à Presidência da República, o eleitorado feminino ainda pende majoritariamente para o adversário do sexo oposto. Segundo o Ibope, a petista Dilma Rousseff tem 36% das preferências entre os homens e apenas 25% entre as mulheres. O tucano José Serra tem, respectivamente, 34% e 37%.

A diretora do Ibope destaca o fato de que, nessa etapa da pré-campanha, a sete meses das eleições, há mais mulheres indecisas que homens. “Normalmente as mulheres demoram mais a se interessar pelos candidatos”, observou.

O levantamento do instituto, divulgado na última quarta-feira, mostra que a maioria absoluta dos eleitores (53%) quer votar no candidato apoiado por Lula. Mas apenas metade desse contingente aponta Dilma como sua candidata preferida, e um quarto – ou 12% do eleitorado total – cita Serra, ignorando o fato de que ele será o principal nome da oposição na disputa. No outro extremo, os eleitores que querem um candidato de oposição abrangem 10% do total. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jbmartins

Não confiou neste instito o seu Diretor é um atordoado.

@marcelotuk

O Ibope já aprontou das suas aquina Bahia também. Em 2006 durante toda a campanha deu Paulo Souto (DEMo) como vencendo já no primeiro turno. Os eleitores de Jacques Wagner (PT) torciam quase sem esperança para ele ir pelo menos para o segundo turno. Resultado: Wagner vence já no primeiro turno com relativa folga. Coube ao Ibope mais uma vez se desculpar.

Franco Atirador

É certo dizer que ultimamente a manipulação do Ibope têm sido mais sutil, na margem de erro, mas que não se descarte a possibilidade de que se repita na eleição presidencial deste ano o que eles fizeram na eleição de 2002, para governador do Rio Grande do Sul, quando o Ibope, na véspera da votação, prognosticou a diferença de 16 pontos de Rigotto-PMDB sobre Tarso Genro-PT (58 a 42). E foi manchete de capa da Zero Hora, do Grupo RBS, da família Sirotsky. Na pesquisa de boca-de-urna, o Ibope deu 12 pontos de vantagem (56 a 44).
Depois do resultado oficial do TSE, que deu a diferença de 5,4%, o dono do Ibope disse simplesmente o seguinte:
“O Ibope lamenta, pede desculpas aos gaúchos por não ter precisado o número como precisamos em Santa Catarina”.
Verdadeiramente o Ibope não é confiável. E o seu dono, por dinheiro, faz qualquer coisa que os compradores de pesquisa quiserem.
Nós já estamos vacinados contra esse vírus do Ibope.

Franco Atirador

Falam em credibilidade dos institutos de pesquisa. Ora, esses institutos não se mantêm pela credibilidade,
mas sim pelo dinheiro que é pago pelas associações comerciais, federações empresariais e confederações industriais. Essa última pesquisa do Ibope, por exemplo, foi comprada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Luiz Rogerio

Já ouvi esse refrão não sei aonde…

Ah, que isso, eles estão descontrolados…
Ah, que isso, eles estão descontrolados…

Fred Oliva

Sim, mas…

Depois que alguém mencionou – acho que aquele Senador, o DEMóstenes Torres – que a escravidão foi responsabilidade dos escravos, tudo é possível, né?

Montenegro vai, até o final das eleições, dia sim e outro também, tentar explicar o inexplicável, ou seja, de que não disse o que disse. E, enquanto isso, o mercado publicitário continua usando os dados do IBOPE como Bíblia.

Acorda, Brasil.

Go Oliveria

Deve ser quando o eleitor responde a pesquisa do Ibope: o eleitor coloca os braços para traz, cruza os dedos e responde que vai votar em Serra, só para dar mais tempo a Montenegro falar besteira…

@rodrigoprado

O ibope do Ibope está cada vez mais baixo.

Gerson Carneiro

A água começa a subir e ao se aproximar da bunda eles começam a se agarrar em tudo. Logo, logo vão publicar uma pesquisa afirmando que os 80% que apoiam o Lula são "analfabetos".

HIdeo Watanabe

É preciso verificar de quê é feito o Montenegro. Deve ser de um monte de coisas.Menos de isenção, boa fé e inteligência.Estragar assim imagem de um instituto de pequisas com mais de 60 anos…só para ganhar uma gorgeta do Serra, o cara deve estar doido…Ou tem muita grana envolvida de fora do país, para ele se arriscar tanto a perder credibilidade..O viomundo deveria lançar um concurso nacional para mudar o nome do Ibope! ALgumas idieas :
1) Globope ( já vi por aqui, mas tá valendo) ;2) Bobope; 3) Ihhh…..Bop! Furou…;4) I…GOLPE;5)IGOLPE, etc

Fernandes

Ah, mas isso de eleitor "duas caras" em pesquisa existe mesmo. Eu já fiz pesquisa de rua e vi diversos casos do tipo. Não captei nenhum absurdo nessa reportagem.

    Fred Oliva

    Você tem razão, Fernandes… Especialmente se não acreditar que por trás desta informação existe a necessidade de Montenegro sair da sinuca em que ele próprio se colocou.

    Vai tentar colocar nos tais "duas caras" a responsabilidade por Dilma já ter alcançado 30% quando ele garantiu ao Kotscho, no ano passado, que ela não conseguiria passar do patamar de, se não me engano, 15%.

    Abraços.

Romulo Sá

É a versão moderna do "brasileiro não sabe votar", frase pronunciada por Pelé na época da ditadura militar. O Ibope de Montenegro inova: "brasileiro(a) não sabe opinar". Só falta a ditadura…

silvio

é que se acostumaram a definir a opinião pública, configurando a realidade. como a realidade não se conforma ao projeto de opinião pública por mais que se tente, há de haver algo errado com o público, pois não?

João Carlos

O profeta Montenegro estava certo em suas previsões, são os eleitores que estão errados, eles insistem em querer votar diferente do que ele previu.

cesarcardoso

Esse piti do Montenegro é uma espécie de versão bizarra, triste e sem graça alguma do Nelson Rodrigues berrando "o videotape é burro!" quando o videotape o desmentia.

Marat

É preciso proibir chá de cogumelo pro pessoal do Ibope. Aliás, o ibope dessa turma anda meio baixo, não??? Faz tempo que o Ibope já não é mais uma Brastemp…

Glecio_Tavares

Eles estão completamente desorientados. 53% votam com Lula? Muito mais. As eleições são em outubro.
Querem desqualificar os eleitores, porém os eleitores os desqualificaram faz muito tempo.
A globo e o ibope não se conformam, os brasileiros hoje são refratários as criticas da globo.
Quanto mais Lula apanha da midia, mais o povo esta ao seu lado. Talvez se a globo começasse a apoiar Lula, este perderia apoio popular.

    Dada

    Não dá idéia, Glecio… esse tipo de coisa a gente pensa mas não fala… nem escreve…

    Glecio_Tavares

    Tem razão desculpa ai foi mal. Voce viu que eles leram e ja meteram na primeira pagina um ataque ao Serrágio.
    acho que falei demais.

    Viva a Guerrilha da informação.
    Dilma neles.
    Eu voto na mulher, eu voto no povão.

Deixe seu comentário

Leia também