VIOMUNDO

Diário da Resistência


Dia do Gari: Dentista de Fortaleza homenageia categoria com poema em forma de cordel; leia
A homenagem foi feita pela Dra. Maeyva. Ela postou o poema no Instagram, junto com uma foto do gari Antônio Domingos Soares (está ao lado), que que foi ao Sindicato para tratamento odontológico tratamento.
Você escreve

Dia do Gari: Dentista de Fortaleza homenageia categoria com poema em forma de cordel; leia


16/05/2022 - 22h25

Dentista de Fortaleza homenageia garis com poema em forma de cordel, nesta segunda-feira, 16 de Maio, Dia do Gari

Por Dalwton Moura*

A dentista Maeyva Alcântara homenageou os garis com um poema, nesta segunda-feira, 16/5, Dia do Gari.

A profissional de saúde atua no Sindicato dos Empregados em Empresas de Limpeza Pública, Asseio e Conservação, Imobiliárias e Condomínios do Ceará, o Seeaconce, atendendo aos garis todas as segundas-feiras.

A homenagem em forma de cordel foi feita espontaneamente pela Dra. Maeyva, na manhã desta segunda-feira. O poema foi postado por ela no Instagram, juntamente com uma foto em que está ao lado do gari Antônio Domingos Soares, que compareceu para tratamento.

O poema chamou atenção e emocionou todos na sede do Sindicato, localizado na Rua São Paulo, 1035, no Centro de Fortaleza.

O atendimento odontológico é um dos benefícios oferecidos aos filiados ao Sindicato, assim como plano de saúde pago 50% pelo trabalhador e 50% pelo empregador.

Cesta básica, vale-alimentação,café da manhã são outros benefícios conquistados pelos trabalhadores e pelo Sindicato, em defesa dos direitos trabalhistas e de melhores salários e condições de trabalho.

Presidente do Seeaconce, Penha Mesquita agradeceu pela homenagem prestada pela dentista aos trabalhadores da categoria.

“Em nome de toda a direção do Sindicato, para parabenizar essa categoria tão valorosa, que é a dos garis. Uma categoria que na pandemia não parou. Trabalhou dia e noite, diuturnamente, na chuva e no sol, pra fazer a limpeza da cidade e evitar que a doença proliferasse mais ainda”, ressaltou Penha Mesquita.

“Em nome de toda a direção do Sindicato, gostaria de parabenizar você, gari, por essa profissão tão maravilhosa. E por hoje ser o seu dia, 16 de Maio, um dia que representa todos esses trabalhadores valorosos. Parabéns mais uma vez, em nome de toda a direção do Seeaconce”, complementou a presidente do Sindicato.

 Curiosidade: a origem do termo “gari”

O termo “gari” surgiu justamente em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável por uma empresa de limpeza urbana, em 1876, no Rio de Janeiro. Já a categoria dos garis só seria legalmente reconhecida em 1962.

Muitas vezes “invisíveis” aos olhos de uma sociedade marcada pelo consumo e pelo capital, os garis realizam diariamente a coleta de lixo domiciliar, de itens descartados de forma errada, fora das lixeiras, e de resíduos naturais, como folhas de árvores, além do lixo de estabelecimentos comerciais, até certo volume.

No Brasil, mesmo antes do contexto de pandemia, ainda temos diversos desafios quanto à valorização – salarial e social – dos garis e à implementação de práticas de sustentabilidade, como a coleta seletiva, que favorece a reciclagem de papeis, vidros, metais e plásticos.

Separando esses materiais de forma adequada, cada pessoa pode ajudar os garis contribuir para a preservação do meio ambiente. Há muito a avançar em estrutura e mudança cultural para que mais residências e condomínios implementem essas medidas.

Dia Nacional dos Garis 
A profissão de Gari
É humilde e delicada
Varre praça, varre rua
Tira o lixo da calçada
Mas pra muito ignorante
Ser Gari é quase nada.

Quando o dia amanhece
O Gari tá no plantão
Caminhando pelas ruas
Com a vassoura na mão
Vai limpado todo lixo
Que alguém jogou no chão

Não é fácil, meu amigo
Ser um Gari de verdade
Pega sol, chuva e poeira
Lixo de toda qualidade
Vive exposto ao perigo
Pra manter limpa a cidade

Todo mundo acha legal
Uma cidade com limpeza
Poucos lembram do Gari
O autor dessa beleza
O Gari é um artista
Um amigo da natureza

A profissão de Gari
Exige força e vigor
Só exerce a profissão
Quem precisa e tem amor
O Gari é importante
Mas ninguém lhe dá valor

O dia 16 de maio
É um dia especial
Para todos os Garis
Profissão essencial
Dedicada a limpeza
Nossos heróis nacionais

*Dalwton Moura é jornalista, de Fortaleza-CE





1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Morvan

18 de maio de 2022 às 11h12

Quanta sensibilidade da Maeyva. Homenagear nossos essenciais trabalhadores em limpeza pública. Pessoas das quais a gente pouco lembra (quando o faz, é como aquele dublê de jornalista que os considerou “a escala mais baixa …”; parabéns aos nossos garis; parabéns a Maeyva, mais uma vez, pela sensibilidade em homenagear a quem nos proporciona tanto asseio, saúde, harmonia.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding