Gerson Carneiro: MBL e Zezé Di Camargo, professores de estória da “escola sem partido”
Tempo de leitura: 2 minProfessores de estória na “escola sem partido”
por Gerson Carneiro, especial para o Viomundo
Sabendo que é possível que algum seguidor ou membro do MBL leia este post, de antemão já esclareço: a “estória” do título é com “e” mesmo. Não se trata de erro ortográfico.
Explico. Nessa segunda-feira (11/09), tomei ciência de que uma exposição de arte foi fechada em Porto Alegre por conta das críticas feitas por esse grupo de fascistas.
Pois essa bizarrice da manhã estaria incompleta se, antes de dormir, eu não tivesse sabido no UOL o que o cantor Zezé Di Camargo disse em entrevista à jornalista Neda Nagle, em seu canal no You Tube:
“Muito gente confunde militarismo com ditadura, todo mundo fala ‘nós vivíamos numa ditadura’. Nós não vivíamos numa ditadura, nós vivíamos num militarismo vigiado” (sic).
Zezé que se diz “muito politizado” e que os políticos ficam impressionados com os seus conhecimentos políticos, prosseguiu:
“O Brasil nunca chegou a ser uma ditadura daquelas que ou você está a favor ou você está morto”
Ao que Leda Nagle lembrou-lhe de que, por 21 anos, a ditadura militar prendeu, torturou e matou muita gente.
Zezé respondeu:
“Mas não chegou a ser tão sangrenta, tão violenta”.
Diante de tais pérolas, só posso chegar a uma conclusão: Zezé Di Camargo não entendeu o filme Dois Filhos de Francisco, do qual ele, o irmão, Luciano, e o pai são protagonistas.
Apoie o VIOMUNDO
Zezé Di Camargo simplesmente ignora a passagem do filme em que ele e o irmão, ainda crianças, são levados a cantar a música “Meu Brasil”, de Rick Nunes e Ricardi, e acabam repreendidos pelo dono do programa ao versar:
“Terra linda de grandes riquezas
Viva a natureza da nossa nação
Que vive hoje em dia
Numa grande confusão …
Viva as forças armadas
E a sua tirania”
Eles foram “lembrados” pelo mesmo dono do programa — “com um gesto de degola — que o presidente do Brasil era então um militar. Confira no vídeo acima.
Lição do dia: MBL ditando o que é arte e Zezé Di Camargo, o que é ditadura, são o suprassumo da “escola sem partido”. Ambos candidatos a professores de estória da “escola sem partido”.
Leia também:
Ernesto José de Carvalho dá uma aula de História ao Mirosmar, vulgo Zezé Di Camargo
Projeto do PSDB que tunga pisos do Magistério e Saúde está pronto para ser votado




Comentários
Sávio Christi
Matéria bem clara, coerente e profunda… só um detalhe: o irmão, que foi à rádio com Zezé Di Camargo e Seu Francisco não foi o cantor Luciano, mas sim o Emival (que morreu em um acidente de carro, o que paralisou a carreira de Zezé durante algum tempo…)! Firmeza e tranquilidade?