VIOMUNDO

Diário da Resistência


Fórum Ana Fonseca: Inspirado na idealizadora do Bolsa Família, vai monitorar políticas sociais
Arquivos pessoais
Você escreve

Fórum Ana Fonseca: Inspirado na idealizadora do Bolsa Família, vai monitorar políticas sociais


26/03/2019 - 01h25

Da Redação

Nessa segunda-feira (23/03), fez um ano que Ana Fonseca se encantou, como diria Guimarães Rosa.

Cearense,  historiadora, especialista em programas de transferência renda, pesquisadora de políticas públicas.

É a idealizadora do Bolsa Família, programa lançado no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

É referência na luta contra as desigualdades sociais.

Assim, pesquisadores, gestores, colegas de trabalho e estudos, inspirados na memória e no legado de Ana Fonseca, resolveram criar  um Fórum para monitorar e debater as políticas sociais, com ênfase na transferência de renda. E batizá-lo de Fórum Ana Fonseca pela Redução da Desigualdade Social.

A recessão e desemprego, os cortes orçamentários nas políticas sociais e o crescimento da pobreza e da extrema pobreza são a razão de ser dessa iniciativa.

O Fórum estreou ontem no Facebook.

Em breve, estará no ar o site www.anafonseca.com.br , associado a este Fórum.

Na apresentação, o grupo expressa toda a admiração,respeito e gratidão pelo trabalho de Ana Fonseca:

Queremos aplaudir sua contribuição ao Brasil e, em especial, aos brasileiros mais vulneráveis. Queremos celebrar sua coerência, dedicação e compromisso com uma nação mais justa e inclusiva.

Mas queremos celebrar, também, a pessoa que dá nome a esse Fórum.

Ana Fonseca, a pessoa, não nutria apenas a tolerância com a diferença. Ela a amava, ela aprendia com o diferente, enxergava aí a possibilidade de descobrimento, crescimento, superação.

Certamente isso fez dela uma gestora especial, que saía do gabinete para ir ver as políticas no ‘campo’, voltava à mesa de trabalho para formular os ajustes necessários nas políticas e por fim – agora, como pesquisadora – produzia um ‘paper’ baseada nesse aprendizado.

Ana Fonseca, a pessoa, era cearense, com muito orgulho e nordestina apaixonada. Paulista por adoção e corintiana devotada. Brasileiríssima, sabia de cor as letras dos sambas famosos e de outros nem tanto. A América Latina era o seu chão, a África sua raiz. Conhecer novos povos, uma felicidade. Contava ‘causos’ com prazer e encanto que só ela. Amou a vida até o fim.

Nossa querida amiga, colega, chefe, companheira, é uma inspiração para todos. Inspiração não pode acabar.

Ana Fonseca, para sempre!

Abaixo, um depoimento gravado em 2011, durante um reencontro de Ana com companheiras de cela e com as quais conviveu de 1969 a 1971, quando eram presas políticas no Recife (PE).

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.