Fernanda Giannasi é premiada por proteger a saúde dos trabalhadores dos riscos do amianto

Tempo de leitura: 2 min
ATUALIZAÇÃO em 18 de abril às 11h30

por Conceição Lemes

Se for realizada no Brasil uma pesquisa sobre quem é a pessoa que simboliza a luta antiamianto no país, um nome aparecerá disparado: Fernanda Giannasi.

Engenheira, auditora fiscal do Ministério doTrabalho e Emprego em São Paulo há mais de duas décadas, fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e coordenadora da Rede Virtual pelo Banimento do Amianto na América Latina. Sábado passado, 10 de abril, Fernanda recebeu em Chicago, nos Estados Unidos, o Prêmio Inspiração 2010, da Organização de Conscientização das Doenças do Asbesto (ADAO – Asbestos Disease Awareness Organization).  É a voz das vítimas do mineral cancerígeno nos EUA. O prêmio é o reconhecimento pelos seus mais de 25 anos de trabalho.

“Mais do que ninguém na América Latina, e como poucas no mundo, aFernanda, desde que tomou conhecimento dos riscos do amianto à saúde,tem lutado para proteger os trabalhadores do Brasil e dos demais países”, salienta ao Viomundo o médico estadunidense Arthur Frank.“Fernanda tem mobilizado continuamente médicos, advogados, vítimas, familiares e a sociedade em geral pelo banimento do amianto no Brasil,apesar de ameaças constantes a ela e à sua família. Poucos teriam
capacidade de resistir a tantas pressões e  continuar a trabalhar paraproteger a saúde dos trabalhadores. Ela faz parte de um incansável epequeno grupo de trabalhadores, que gasta muito do seu tempo e esforço para proteger o bem-estar dos outros cidadãos.”

O professor Arthur Frank é uma das maiores autoridades médicas do mundo na questão do amianto e muito respeitado. É chefe do Departamento de Medicina Ocupacional e Ambiental da Escola Pública da Filadélfia. Já esteve várias vezes no Brasil, participando de audiências públicas, eventos científicos e dando pareceres em casos de vítimas do amianto. Coube aele, em nome da comunidade científica internacional, entregar o prêmio da ADAO, do qual é um dos diretores científicos, fundador e grande apoiador.

Coincidentemente na semana passada, o Senado dos Estados Unidos aprovou por unanimidade a resolução 427. Ela torna o período de 1 a 7 de abril na Semana Nacional da Consciência Antiamianto e estimula a classe médica a alertar e educar os estadunidenses sobre os riscos da exposição ao amianto.

A resolução 427 ressalta que todo tipo de amianto é cancerígeno ao ser humano. Assinala que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e Associação Médica Americana, “não há nível seguro para exposição ao mineral”, e que “as
fibras do amianto podem provocar mesotelioma [tumor maligno incurável, 100% fatal], asbestose [ou “pulmão de pedra”, que leva lentamente à morte] e outros problemas de saúde, inclusive outros tipos de câncer”.

Acrescenta ainda: “De acordo com a ADAO, mais de 10 mil americanos morrem anualmente devido à exposição ao amianto e os números estão crescendo”.

Siga o Viomundo no Twitter

Apoie o jornalismo independente

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fora da lei: loja anuncia e vende produtos de amianto

[…] Fernanda Giannasi é premiada nos EUA […]

FABIO BAHIENSE

Parabens Fernanda,

Vc é o ícone no banimento do amianto no Brasil!!
sds ecolibertarias
Fabio Bahiense

Loja de materiais de construção fora da lei: anuncia e vende produtos de amianto | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Fernanda Giannasi é premiada nos EUA   […]

ritalo a lins

fernanda giansi e um exmplo decombatividade para o povo brasileiro, continui com essa firmesa

JOÃO EDUARDO ROMPATO

Fernanda Giannasi,

Parabéns, sabemos da sua garra.

Pena que politico não estejam engajado nesta LUTA.

BASTA AMIANTO.

ROMPATO

Ubaldo

Há mais de vinte anos o amianto é proibido nos EUA. Não só a fabricação de objetos de fibro-cimento como telhas e caixas-dágua como eles estão substituindo esses materiais no país. Aqui no Brasil, ainda se persiste e continuamos a fabricar produtos com amianto. Há uma lei proibindo a fabricação dos artefatos no Estado de São Paulo sob júdice no Supremo Tribunal.

Jadson Viana

Venho acompanhando seu trabalho lendo a Revista Proteção! Parabéns pela coragem e luta contra o amianto!
http://twitter.com/Jadson_Maria

Fátima Carozzi

Parabéns Fernanda.
É preciso acabar com os assassinatos cometidos pelos Senhores do amianto.

Marisa Dicler

Parabéns Fernanda,
mulher corajosa que não abandona o ideal de um mundo livre do amianto.
Abraços de Marisa e Benami,de Avaré-SP, cidade que recentemente começou a se ver livre de um depósito de 200 toneladas de residuos com amianto.

francisco.latorre

parabéns pra fernanda.

grande lutadora.

o ridículo é que ainda não acabamos com esse absurdo.

nessa hora não tem verde nenhum na batalha.

Carla

Pena que no Brasil, ao menos em São Paulo, nada se faça para combater essa praga. Há amianto por todos os lados e quando removido é jogado em qualquer lugar… em compensação se preocupam muito com a gripe A… é desanimador.

Deixe seu comentário

Leia também