Estátua de Zumbi é pichada no Rio de Janeiro

Tempo de leitura: < 1 min

do Tijolaço

Do jornal O Dia:

“A estátua de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio, próximo à Marquês de Sapucaí, na madrugada deste sábado. No local, os vândalos picharam dizeres racistas, como  “invasores malditos macacos” e “fora safados africanos”, e inseriram na base a figura de uma suástica. A cabeça do monumento recebeu tinta branca.

Segundo o secretário Municipal de Conservação Pública, Carlos Roberto Osório, o ato dos agressores é intolerável. “É inadmissível ter esse tipo de atitude no Rio. Não foi apenas uma simples pichação, mas um ato de racismo, com objetivo claro de vandalizar uma pessoa importante para o movimento negro. Não vamos tolerar uma agressão dessas a esse herói da nação”, disse Osório.”

O monumento a Zumbi, uma iniciativa de Darcy Ribeiro e Brizola, reproduz, em escala gigante, uma peça de bronze, do Benin.

Depois, dizem que não há racismo no Brasil.

Leia aqui “Morre Abdias Nascimento, guerreiro do povo negro”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O preconceituoso é antes de tudo um cretino.

Julio Maia

Os que fizeram isto são uns idiotas, que não tem nenhum respeito ao próximo.

Polengo

Lamentáveis, o vandalismo e o racismo.
Eles parecem cada vez andar mais junto, ainda que a gente não perceba de imediato.

Sônia

De dois a três anos de prisão para esses "inútil" que serão identificados logo.

@katiannyestival

Há racismo sim no BRASIL E NO RJ…Sou professora universitária na Bahia, doutoranda na UFRRJ e atualmente vivo no RJ com um grupo de nordestinos, já sofremos diversas situações de preconceito racial e referente a origem nordestina…

EFE

O Rio é uma cidade que predomina a raça negra. Essa diferenças praticamente não existem, pois a emorme maioria da população é negra e se respeita. Isso só pode ter vindo de algum sem noção.
Sem noção aqui tá cheio.

Wanderson Aguilar

No Brasil se diz que o racismo é disfarçado, menos pior, cordial, bonitinho, todo enfeitado, cheio de fitas coloridas e sabe-se lá mais o quê!
No entanto a minha tese é que na verdade durante séculos fomos condicionados a naturalizar a violência contra os negros, as mulheres, homosessuais e todos aqueles considerados não-normais, não-machos, não-brancos, e por ai vai, e acabamos acreditando piamente que não somos racistas, que isso não existe entre nós, que é coisa lá dos gringos – hehe, o inferno são os outros – afinal nunca houve lei racial no Brasil e tal.
Por causa disso há certo bloqueio mental que impede a maioria de enxergar esse triste dado de nossa realidade, muitos se negam ver o racismo latente em nossa sociedade, mesmo quando são vitimas, é mais um caso de negração da realidade ou oportunismo mesmo nã enxergar o abismo socio-racial de nosso país.

Roberto Locatelli

O Brasil é um dos países mais racistas da América Latina.

    Leonardo

    Qual o mais racista?

Leonardo

Pregar o mérito no processo de entrada nas Universidades públicas nao é ser racista.

Quem faz esse jogo de palavras e conceitos é de uma DESONESTIDADE MONSTRUOSA.

    @dbenndorf

    O problema é as pessoas entrarem pelo mérito de terem nascido em situação economicamente mais favorável. Supondo que a fração de pessoas com habilidades intelectuais acima da média é a mesma para os ricos e para os pobres, e considerando que a maioria das pessoas nas melhores universidades é rica, então a maior parte da elite intelectual brasileira está sendo deixada sem acesso ao ensino superior de qualidade.
    Isso explica não termos um nobel, como disse o Cristovam, os nossos nobeis "morreram" todos ao longo dos vários filtros pelos quais passaram na vida. Ser pobre e não ter sido treinado para passar no vestibular foi um deles.
    As cotas (tanto para pobres como para negros, mas mais para pobres) podem ajudar o país a colocar a verdadeira elite intelectual do país na universidade.

Leonardo

Quase todos os dias depredam e vandalizam a estátua do Carlos Drummond de Andrade no Rio, nunca vi ninguém aqui chiando e criando mil e uma teorias a respeito.

Aqui na minha cidade muitas estátuas são vandalizadas, nenhuma de uma figura negra.

O fato de um marginal racista vandalizar uma estátua, faz do Brasil uma nação racista?

Temos negros racistas também, ou vão dizer que isso nao existe?

Eu chamo esse texto de OPORTUNISTA ao pegar o ato isolado de uma vagabundo qualquer e querer fazer disso um escândalo, insinuando uma culpa a toda uma coletividade.

    Gersier

    Não confunda alhos com bugalhos.Escreveram alguma "palavra de ordem" na estátua de Drummond? Pelo que sei ela já foi vítima várias vezes de ladrões.

    Leonardo

    Se tivessem roubado alguma coisa da estátua do zumbi, a grita, o escandalo, seria de racismo, racismo, racismo!

    Yes we créu !!!

    Eu li o comentario abaixo algum tempo atras aqui no Viomundo. Guardei. Achei que poderia ser util qualquer dia. Enfim o dia chegou.

    "Seria bom que o Viomundo criasse uma seção chamada de Lixo, Dementes, ou algo mais pertinente que não me vem à memória neste momento, para publicar e dar publicidade a néscios e pústulas de toda e qualquer categoria."

Seegio Barbosa

O pixador da estátua do grande ZUMBI DOS PALMARES deve ser algum troll,que pensa que é nórdico, que escreve aqui no VI O MUNDO,AZENHA CUIDADO COM ALGUNS FREQUENTADORES DESTE BLOG.

Vinícius

pô, deixem o Ali Kamel em paz :P Ele disse no livro dele que o Brasil não é racista, exceto por alguns doentes. E quem pichou foram os doentes de quem ele fala.

O racismo brasileiro que o Ali Kamel não vê é o racismo institucionalizado. Esse aí acontece através de formas corriqueiras, aceitas por boa parte da sociedade. Não através da ação de marginais. Se racismo no Brasil fosse coisa só de marginais ia ser uma beleza.

Fernando Drechsler

A política higienista do séc. XIX-XX ainda causa estragos com suas raízes ainda profundas no cêrne de nossa sociedade.

Deprimente. Falando como Branco descendente de alemães.

Aldo Luiz

E o 4º REICH nazi-sionista avança sua agenda. Sinto muito, sou grato.

    Scan

    Nazi-sionista…
    Bom, já conheci gente que se dizia nazi-comunista.
    Não falta mais nada.

    diogojfaraujo

    Nazi-Sionista???

    Que coisa de gente tosca…

    Bucaneiro

    Hein??? Aldo, a quem você se refere, e o que tem a ver com a pichação da estátua?

    Beto_W

    Aldo, poderia explicar melhor? Não entendi bulhufas, nem quem é esse "4º REICH nazi-sionista", nem o que isso tem a ver com a pichação…

aurica_sp

Gentinha sem cultura, sem noção imbecilóides. O pior de tudo, além serem racistas é achar que vivem em uma País de raça ariana. Como diz o Ali o KamelO, não NÃO SOMOS RACISTAS!!!

Fabio SP

Já to até vendo o PHA dizendo que foram paulistas que foram até lá…

    FranX

    Não. Nós paulistas não precisamos ir até lá pra fazermos m…, nós fazemos aqui mesmo, na Paulista contra gays, mais ali contra a 'gente diferenciada', nas eleições contra os nordestinos….

    diogojfaraujo

    Nós quem cara pálida?

    Se fosse aqui, a velha ladainha recomeçaria… E a enxurrada de comentários imbecis que é de costume…

Gerson Carneiro

Na Bahia policias protegem, na avenida Paralela, 24 horas por dia, desde dezembro de 1998, a cabeça do Luis Eduardo Magalhães.

Aquele sim merece ser decapitado.

    Bruno

    Quando é o meu ídolo, quero que seja idolatrado. Quando é dos outros, quero que seja decapitado.

    Gerson Carneiro

    É? Então repita comigo: "Lula e Dilma não podem ser atacados de forma vil pelo PIG".

    Vamos ver se você de fato respeita o ídolo dos outros.

    Bruno

    Não podem, uai. Da mesma forma, não podem ser defendidos cegamente por seus fãs incondicionais – tu incluso.

    Elton

    Esses trolls de direita se metem com quem não devem….taí….chinelada bem dada!

    Ricardo Lobato

    Ô Azenha, não to vendo você comentar esses episódios da educação companheira, como o 10 – 7 = 4 e o "os meninos pega peixe".

    Gerson, você é assessor de que órgão?

    Gerson Carneiro

    Rapaz,

    Sou office-boy da minha patroa, e nas horas vagas sou twiteiro e comenteiro nos blogues sujos.

    AlvaroTadeu

    A diferença entre Adolf Hitler e Luis Eduardo Magalhães é que o segundo morreu antes de fazer o estrago que queria.

    Gersier

    Ahahahahahah,essa foi boa. ACM ídolo?Bom, como diz o "velho deitado",tem gosto pra tudo. É,essa sua comparação é uma grande comparação.Zumbi defendia os oprimidos dos seus opressores,já o seu ídolo que achava ser dono e "cacique" da Bahia…

    EUNAOSABIA

    Eis aqui um patriota democrático no sentido mais puro do termo.

    Não tô falando rapaz….

João

Depois, segundo Ali Kamel, não somos racistas.
O Brasil tem sim, em sua grande maioria, um viés racista de pensamento oriundo ainda da escravidão.

ZePovinho

Essa não é a primeira vez.Existe por aí um discurso que procura combater as políticas de promoção social da população negra com base numa suposta igualdade humana devido ao código genético,escamoteando que na natureza os sistemas são abertos e o DNA está em diálogo com o meio ambiente,não sendo uma entidade que define por si mesma.
Aquele jornalista da Veja,o Reinaldo Azevedo,é um dos que distorcem o conhecimento do ADN para objetivos ideológicos.A advogada do DEM,em Brasília,que entrou com uma ação contra as cotas na UnB, é outra.
O uso enviesado de descobertas científicas para subjugar outros não é novo.Os eugenistas começaram isso a partir da obra de um amigo de Darwin,se não me engano de nome Galton.
Essas bestas que picharam a estátua de Zumbi,na certa,devem basear essa ação nessas teorias piguianas,como a de Reinaldo Azevedo,para praticar essas sandices.

Deixe seu comentário

Leia também