Emir Sader: Lições para a campanha da Dilma

Tempo de leitura: 3 min

por Emir Sader, no seu blog

A manipulação da última pesquisa do Databranda, publicada na FSP (Forca Serra Presidente), confirmando que A FOLHA MENTE, não deixa de colocar problemas para a campanha da Dilma. A “sem gracice” com que repercute a “pesquisa” no próprio jornal da família Frias revela que sentiram que foram pegos na tramóia, por tão óbvia, e que fazem parte do comando da campanha do governador de São Paulo, como Diário Tucano que são.

Mas não deixam de colocar para a campanha da Dilma problemas que apenas começam a aflorar em toda a sua dimensão. Em princípio, um governo cuja popularidade continua a bater recordes numa pesquisa após a outra – isso nem a Databranda consegue esconder -, numa situação econômica muito favorável – em que nem parece que até um ano atrás enfrentávamos os efeitos da pior crise do capitalismo desde a de 1929 -, tem condições muito favoráveis para eleger seu sucessor.

Ainda mais que a oposição tem dificuldades para definir seu perfil. Nem Serra se sente à vontade no figurino que a oposição gostaria de ter em um candidato, nem a oposição adora o Serra – preferiria muito mais um Alckmin. Mas diante do risco do PT renovar seu ciclo de governo, com mais 4 ou 8 anos, tem que se resignar a se unir em torno daquele que tem melhor colocação nas pesquisas, deixando para um hipotético depois a disputa ferrenha pelos cargos e orientações de um eventual novo governo dos tucanalhados-demoníacos.

Mas a campanha de Dilma corre riscos reais. Depois de se recuperar de uma grave crise como a de 2005, e do extraordinário apoio que o governo Lula conquistou em todas as regiões do pais e em todas as camadas da população, as condições de derrota de uma candidatura para a sua sucessão tem que contar com erros graves na condução dessa campanha. É certo que o poder econômico e o monopólio brutal da mídia contam fortemente como os dois pontos centrais de apoio da candidatura de oposição, contra os quais a candidatura da Dilma tem que lutar. Mas a campanha de 2006 demonstra que se pode ganhar.

Neste episódio ficou claro que as pesquisas são um forte instrumento nas mãos da oposição, que demonstra disposição de se valer da capacidade de manipulação e de iniciativa que elas permitem com todo seu peso. Contando com o Databranda e o Ibope e a difusão e repercussão que suas divulgações têm no conjunto da mídia monopolista, podem conseguir efeitos que não devem ser subestimados.

Diante dessas duas empresas, claramente alinhadas com o candidato opositor, o efeito das pesquisas da Vox Populi e da Sensus tem se demonstrado menor. A Vox Populi não divulga há tempos pesquisas nacionais, apenas ótimas análises de Marcos Coimbra sobre aspectos da campanha, e a Sensus faz a cada dois meses pesquisa para uma entidade empresarial, longe da dinâmica que podem impor as duas outras empresas.

Ter ficado esperando que a FSP (Forca Serra Presidente) desse de presente a esperada superação de Serra por Dilma nas vésperas do lançamento da candidatura deste, foi uma grande ingenuidade. Perdeu-se capacidade de iniciativa e sem dúvida se sofreu um golpe psicológico, com efeitos políticos. Um gol ilegal, validado pelo juiz, vale e altera o marcador.

Pode ter sido resultado de um certo salto alto, conforme a subida da Dilma aparece como irreversível, apontando até párea a possibilidade de uma vitória no primeiro turno. Sabe-se da falta de limites para o que a oposição e, em particular, sua imprensa, podem fazer. Mas de repente parece que nos esquecemos disso e ficamos relativamente inertes diante das suas manobras.

Há outros obstáculos para a campanha da Dilma. Um deles é a de que, apesar dela ter menor rejeição que o Serra, há resistências maiores entre as mulheres, aparentemente como resultado do preconceito feminino de confiar em uma mulher para governar, acostumadas tradicionalmente a delegar nos homens as responsabilidades políticas.

Outro problema é a já tradicional resistência dos estados de São Paulo para o sul, com um preconceito “anti-petista”, que tem que ser compreendido nos seus mecanismos, para poder ser combatido com eficiência.

No resto, são os problemas que podem advir em setores mais atrasados das tentativas de desqualificação da trajetória militante da Dilma. E, claro, as manobras de invenção que devem surgir durante a campanha.

No seu conjunto, uma condução vitoriosa da campanha tem que contar com profissionalismo, rapidez, criatividade e capacidade de envolvimento da maior quantidade possível de militância.

A vitória é possível, talvez provável, mas não comecará a se configurar até que as pesquisas apontem a ascensão da Dilma ao primeiro lugar.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luca Breviglieri

Penso que temos que fazer um trabalho ao longo do tempo para desacreditar o PIG.Em primeiro lugar,não assistir mais
a Globo e convencer os proximos a fazer o mesmo.Construirmos um discurso embasado nos programas e falas do jornal nacional.Bonner e fátima não falam separadamente,falam como Huguinho,Zésinho e Luisinho,tres cabeças para completar um pensamento.Outra,os jornais Band,Record,Sbt ,Globo e também Cultura apresentam dados diferentes.Isso mostra a discrepancia qto a importancia do assunto.Levar as pessoas para assistir o jornal da Cultura é salutar para que as familias passem para os filhos os bons programas ai divulgados.Enfim,contruir programas direcionados aos estudantes e professores primarios e secundários.Estimular os professores e escolas à construir com os alunos os Gremios estudantis.Scho que um trabalho bem feito poderemos fazer frente a um governo Demotucano.

francisco.latorre

problema nada.

a gente é que tem que ir pra cima e denunciar.

não dá mais pra rebolar.

nem pra fingir que isso ou aquilo.

nós somos a esquerda. eles são a direita.

esse o problema do pt paulista.

o eduardo suplício atua acreditando. um panaca.

o mercadante teme abrir o jogo. menos mal… mas é preju assim mesmo.

assumam. e vão pra cima.

ruim não é perder. ruim é jogar com medo.

Arilo

Esse texto esclarece que todos devemos TRABALHAR para impedir que demo e psdb conquistem a presidência. Não existe vitória sem empenho. Não subestimemos o adversário, que é forte.

    Tadeu Schmitt

    Lula (Cristovao Tezza)
    Transformado em avatar do Partido dos Trabalhadores, Lula vem cumprindo esse papel com perfeição, tendo tido o cuidado de não tropeçar na sombra de si mesmo em dois pontos capitais. Repito o que todo mundo sabe: Lula é um dos maio res fenômenos da história brasileira das últimas décadas. Começa pela sua biografia extraordinária e termina pelos índices de popularidade dignos de um santo – que, aliás, é provavelmente o modo co mo ele é percebido em largas faixas da população, à margem de critérios político-partidários. É uma popularidade que nasce antes do instinto, substância in substituível na formação do carisma, que de qualquer avaliação objetiva mais profunda.
    Transformado em avatar do Partido dos Trabalhadores, Lula vem cumprindo esse papel com perfeição, tendo tido o cuidado de não tropeçar na sombra de si mesmo em dois pontos capitais.

    Do ponto de vista econômico, manteve ferreamente as linhas mestras do plano real, cuja implantação transformou o país, percebendo que o mínimo risco de inflação seria o risco mortal de sua popularidade. E do ponto de vista político, não se deixou fascinar pelo tradicional cântico golpista latino-americano e, por faro, cálculo ou convicção, não importa, desencorajou qualquer movimento em direção a um terceiro mandato – a história brasileira agradece.

    No mais, seu governo representou a ocupação sistemática da máquina de Estado pela máquina do partido, que, se de um lado se mostrou tão falível e corrupto quanto qualquer partido “burguês”, de outro manteve a disciplina jesuítica dos missionários de esquerda, o que faz uma grande diferença. Enquanto o DEM larga seus corruptos pelo caminho, numa debandada envergonhada, o PT defende-os até o último processo, e pela boca solta do próprio Lula.

    A alma de sua popularidade é também o seu limite; jamais conseguiu transformar o seu bem-sucedido projeto de poder num projeto de governo ou – o que seria sonhar demais – em algum conceito de civilização brasileira que vá além do estatismo. Sua visão de mundo limita-se em forçar uma divisão do país marcando uma polaridade chapada entre os bons e os maus, “nós” e “eles”, num “ame-o” ou “deixe-o” primário mas demagogicamente eficaz. Ingrato, fez de FHC um satânico “doutor No”, numa obsessão psicanalítica – o fato óbvio de que as transformações do governo anterior, ao colocar as classes C e D no mapa econômico, geraram de fato o eleitor de Lula, irrita profundamente a ele e seus partidários. A rigor, não teve nenhuma ideia original; o Brasil continua um país violento, injusto, ignorante e sem foco. A notória indigência de suas manifestações públicas, no Brasil ou no exterior, não o preocupa, porque não é o homem letrado que o interessa.

    A crescente irritação pública ao defender sua candidata – uma figura até aqui visivelmente menor do que o papel que pretende assumir – talvez seja sintoma compensatório de outro lance de gênio desse Macunaíma político. Afinal, se ela perder, nosso herói terá quatro anos para detonar a situação, o que o seu partido sempre soube fazer bem, e tentar voltar nos braços do povo.

    Augusto Gasparoni

    Isso é piada não é? De onde você saiu camarada?
    Corruptos do PT? Você já os julgou? Quanta pretensão.
    Plano Real? Muito bom. De quem foi mesmo? Governo Lula, muito mais que somente o Plano Real.Que o digam os mais humildes.
    Obsessão psicanalítica do Lula por FHC? Não me faça rir. FHC é um número negativo (menor que zero). Só os idiotas acreditam que ele é intelectual, e ao dizerem isso a ele, na sua idiotice maior ainda (sua empáfia), ele acreditou. E alguns junto com ele, portanto qual a gratidão devida a ele? Só se for por ter empurrado o país ainda mais fundo para o abismo em que se encontrava.
    Se faltou mais atuação política, legislativa, jurídica, paciência. Foi o que foi possível fazer, dadas as forças contrárias a tudo de bom nesse país. Na econômica, social, psicológica, foi simplesmente espetacular, portanto meu caro; FALA SÉRIO!!!!

    EDUARDO R MARTINS

    Que tragédia esse seu texto, rapaz!
    Você, ou é mais um contaminado pelo cântico demo-tucano, felizmente em franca extinção, ou é alguém que quer se fazer passar por crítico bem instruído, mas que ainda mal disfarça a própria tendência.
    Seja como for, é altamente recomendável:
    1. Caso sejas apenas um contaminado, que procures urgentemente por descontaminação. Pra isso, parar de assistir a Rede Globo, de ler a Força Serra Presidente (Folha de S. Paulo), Veja e outros de mesmo quilate, é essencial. Porém não pare por aí. Leia artigos e livros de gente que realmente pensa e escreve entendendo o Brasil. E principalmente, procure ver a realidade pra além do olhar torpe, mesquinho e covarde da elite tupiniquim.
    2. Caso sejas um mal intencionado mesmo. Ora, vá plantar batatas!!! E vê se desenvolve melhor a tua argumentação, pra que pelo menos a gente pense, num primeiro momento, que tens boa intenção!!!

Taques

"Emir Sader: Lições para a campanha da Dilma

Divulgações das pesquisas podem conseguir efeitos que não devem ser subestimados"

Só uma perguntinha básica: essa tese é válida também para a divulgação dos altos índices de popularidade do presidente Lula ???

Porque se for, a tal "mídia golpista" estaria favorecendo a Dilma, não ???

    Janes Rodriguez

    Taques, até a estupidez tem limite. Você aprende rápido com a mídia golpista: rapidinho colocou-se a dizer falácias. Por favor, esse blog pé frequentado por gente inteligente que foge das manipulações e distorções grosseiras que a mídia demo-tucano quer nos impingir. Vai catar coquinho na descida, por favor?

Mc_SimplesAssim

Na minha opinião, pesquisas encomendadas seja por quem for são irrelevantes já que a única pesquisa válida é aquela realizada no dia das eleições.

O importante é conhecermos as propostas de cada candidato e é justamente esse detalhe que a mídia omite.

Sabemos que a direita raivosa está sem discurso e sem candidato.

Já a candidata da esquerda light se diz mãe do PAC e defende a intervenção do Estado para salvar o capitalismo.

E os demais candidatos? Onde estão? O que pensam?

Marcelo Teixeira

Emir
Sugiro um slogan para combater o Grupo Folha:
Não acredite nas informações da Folha de São Pauilo e do Datafolha: Elas são Frias!!!

STANLEY

Hoj, a Folha entrou de fato na campanha. Vejam a edição desta segunda. Ou não vejam.

Paulo

Não resta a menor dúvida que o Databranda efetuou essa pesquisa dentro da sede dos tucanos, e mesmo assim, com as cameras de vigilância ligadas.

Dilson

Difícil é convencer que o presidente com o maior índice de aprovação da história do Brasil (76%), não conseguiria eleger o seu (sua) candidato(a) como sucessor(a).

    Thiago

    Michele Bachelet no Chile!

    francisco.latorre

    malandrinho…

    se faz de desinformado.

Fabio

A folha é um veiculo de comunicação suja, não era de duvidar que viria com este pesquisa fajuta, mentirosa e enganosa.
De onde o Zé Alagão tirou tantos votos em pouco tempo?
A folha, o PIG tem que forçar o Serra a subir, nao tem jeito.
So que o brasileiro não é mais tão manipulavel como antigamente.
Porém, o PT e a Dilma tem que reagir a esta ofensiva do PIG logo.
Dilma 2010!!

Paulo Henrique

Atenção frequentadores do viomundo e demais sites e blogs. Tenho informação, de um secretário Municipal do PSDB, de que há uma frente contratada pra comentar em todos os espaços e não deixar nenhuma informação sem resposta.

Além disso, vão derrubar tecnicamente, além de ciber ataques.

E em alguns casos vão à justiça, pra tirar sites do ar.

Todos vão notar o quanto vão aparecer "leitores" e "comentaristas" que, repentinamente, aparecem pra questionar, sempre na mesma linha.

É importante a moderação identificar e excluir esses mercenários, mas manter aqueles q discordam, pois o debate é salutar.

Bom, estou informando pq é o q acontece. PHA, e NASSIF tb são alvo.

Messias Macedo

DA SÉRIE 'DESTÁ' A MAIORIA DO POVO SABER!'

# Que a 'tchurma' que apoia o candidato José (S)Erra é a mesma turma que diz que o Bolsa Família é uma esmola – e para gente preguiçosa (sic);
# que esta 'tchurma' é a mesma que implodiu, criminosamente, a CPMF, retirando milhões e milhões de reais dos recursos para a saúde do povo pobre brasileiro;

Saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

Hasta la Victoria Siempre!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, BRASIL NAÇÃO!
Messias Franca de Macedo

marcelo mesquita

discordo do professor Sader, a forma "sem graça" que a FSP divulgou a pesquisa foi na manchete da primeira página. Manipulada ou não, o jornalão divulgou com vontade essa subida inexplicável de Serra. Acho que a campanha não começou. E quando começar vai caber ao PT ligar Dilma a Lula e acho que essa tarefa o programa eleitoral vai cumprir. Dessas pesquisas todas, incluindo a última do Data Folha, o que me deixa sempre mais tranquilo é que no voto espontâneo Dilma jah abriu vantagem considerável – o instituto Mapear fez pesquisa no final de fevereiro, e foi o único a fazer a seguinte pergunta para o pesquisado, se ele votaria em "Dilma, a candidata de Lula" – e essa opção recebeu 35% contra 22 pro Serra.

Gilberto Rozzoline

Já comentei anteriormente que as pesquisas são um perigo. Vale lembrar que na eleição para prefeito de Salvador, os dois maiores institutos sempre apontavam ACM Neto na dianteira. Os jornais destacavam que ACM "ganharia no segundo turno" de qualquer candidato; resumo: ACM nem foi para o segundo turno. Logo, a função das pesquisas e suas manipulações é clara: buscar o chamado "voto útil" = aquele que não sabe em quem votar e por isso mesmo acaba votando no "que vai ganhar". Repito, as pesquisas são um perigo.

Messias Macedo

DA SÉRIE 'DESTÁ' A MAIORIA DO POVO SABER!' EPÍLOGO(?!)

# que parte desta 'tchurma' que apoia o candidato (S)erra, até 'ontem' fazia parte da quadrilha do mensalão do DEMo de Brasília, José Roberto HAJA Arruda, o vice preferencial do candidato DEMotucano José (S)erra errar até no vice!
# que esta 'tchurma' foi [e é] oposição ferrenha ao governo Lula;
# que esta 'tchurma', enquanto governo, achava lindo andar de penico nas mãos para o FMI;
# que esta 'tchurma' que apoia o (S)erra prefere o cheiro dos cavalos ao do povo!;
#…

Saudações democráticas, progressistas e civilizatórias,

Hasta la Victoria Siempre!

BRASIL NAÇÃO!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

DA SÉRIE 'DESTÁ' A MAIORIA DO POVO SABER!' PARTE II

# que esta 'tchurma' é a mesmíssima que iria entregar a Petrobras nacional, a CEF e o Banco do Brasil do mesmo jeitinho que fizeram com as riquezas do nosso subsolo, via Companhia Vae do Rio Doce;
# que esta 'tchurma' é a mesma que afirma que as mulheres negras consentiam – voluntariamente – serem estupradas pelos fedorentos colonizadores e escravagistas, DEMÓstenes Torres que o diga!;
# que esta 'tchurma' é radicalmente contra as cotas para negros nas universidades públicas brasileiras. Esta 'tchurma', por instinto pífio de sobrevivência, quer a preservação das históricas injustiças e mazelas socias;

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, BRASIL NAÇÃO!

Franco Atirador

A FARSA DAS PESQUISAS
Caso Datafolha promete
…No último sábado, o instituto Datafolha, pertencente à Folha de São Paulo, publicou uma pesquisa sobre a sucessão presidencial que surpreendeu a todos, inclusive àqueles que beneficiou.
…O resultado foi tão surpreendente que, em sua coluna deste domingo na Folha, o colunista Clóvis Rossi diz assim que não entendeu nada: “O resultado da pesquisa mais recente, ontem publicada, é um denso mistério, ao menos para mim. Não consigo encontrar uma explicação forte para o fato de José Serra ter subido quatro pontos em um mês”…
…Mais sincero – ou descuidado – que Rossi, outro colunista da Folha, o Kennedy Alencar, explicou, na internet, a situação que levou o jornal mais engajado na candidatura do PSDB à Presidência a literalmente estuprar o seu Datafolha. Segundo ele, sem essa pesquisa o lançamento iminente da candidatura tucana à Presidência ocorreria em clima de “velório”…
Por Eduardo Guimarães 28/03/2010,09h22,em seu blog: http://edu.guim.blog.uol.com.br

marcelo mesquita

discordando do professor Sader, a forma "sem graça" que a FSP divulgou a pesquisa foi na manchete da primeira página. Manipulada ou não, o jornalão divulgou com vontade essa subida inexplicável de Serra. Acho que a campanha não começou. E quando começar vai caber ao PT ligar Dilma a Lula e acho que essa tarefa o programa eleitoral vai cumprir. Dessas pesquisas todas, incluindo a última do Data Folha, o que me deixa sempre mais tranquilo é que no voto espontâneo Dilma jah abriu vantagem considerável – o instituto Mapear fez pesquisa no final de fevereiro, e foi o único a fazer a seguinte pergunta para o pesquisado, se ele votaria em "Dilma, a candidata de Lula" – e essa opção recebeu 35% contra 22 pro Serra.
Ps: Azenha, aqui no Rio, lindberg está ganhando de Benedita da silva na apuração das prévias do PT para a vaga da candidatura ao senado com 65% dos votos.

pereira

Vamos a luta quantos estão comentando isto que foi escrito vamos a campanha, o que eu vejo é que nas paradas de onibus, nos supermecados nas universidades nas praças o povo vai votar na Dilma. Agora talvez essas pesquísas seja para justicar um golpe nas urnas, vamos a luta. Agora o PT e outro partidos PC doB PDT estão vacilando isto pode ser fatal.

    francisco.latorre

    as pesquisas pretendem sim calçar um golpe nas urnas.

    aconteceu com mercadante em 2006.

    comprovadamente.

Maria Dirce

tempestade no cerrado
estratégia midiática tucana foi traçada por Drew Westen, um cidadão estadunidense que se apresenta como neurocientista e presta serviços de cunho eleitoral, sendo autor de The Political Brain (O cérebro político) que, segundo dizem, é o livro de cabeceira de José Serra, governador de São Paulo e próximo candidato presidencial do PSDB. A adaptação do projeto corre por conta de Alberto Carlos Almeida, autor dos livros “Por que Lula” e “A cabeça do brasileiro”, que atua como politólogo e foi contratado a peso de ouro para formular diariamente a tática de combate ao governo

    José

    Alberto Carlos Almeida é o "Beto Almeida" que tem programa na TV Educativa do Paraná?

    francisco.latorre

    não mesmo.

Maria Dirce

A cartilha é a seguinte:
1) Manter permanentemente uma denúncia, qualquer que seja, contra o governo Lula nos portais informativos na Internet;
2) Produzir manchetes impactantes nas versões impressas e utilizar fotos que ridicularizem ao presidente e à candidata;
3) Ressuscitar o caso do mensalão de 2005 e explorá-lo ao máximo e, ao mesmo tempo, associar Lula a supostas arbitrariedades cometidas em Cuba, na Venezuela e no Irã;
4) Elevar o tom dos editoriais;
5) provocar ao governo de modo que qualquer reação possa ser qualificada como tentativa de censura;
6) Selecionar dados supostamente negativos da economia e apresentá-los isolados de seu contexto;
7) Trabalhar os ataques de maneira coordenada com a militância paga dos partidos de direita e com os promotores cooptados;
8) utilizar ao máximo o poder de fogo dos redatores.

    Marat

    É por isso que a coligação é a Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG). Fiquemos, pois, atentos. Eles, que estão no século XIX, não sabem que a internet os desmascarará!

Maria Dirce

Tempestade no Cerrado operação midiática para destruir Lula
A ordem nas redações da Editora Abril, de O Globo, de O Estado de São Paulo e da Folha de São Paulo é de disparar sem piedade, dia e noite, sem pausas contra esse triplo objetivo (que, na realidade, é um só), para provocar uma onda de fogo tão intensa que torne impossível ao governo e ao PT responder pontualmente às denúncias e provocações.

Mirabeau Bainy Leal

CRIME ELEITORAL DO DATAFOLHA POR MANIPULAÇÃO DE PESQUISA

O CAMINHO É A SOLUÇÃO JUDICIAL

O Departamento Jurídico do PT tem elementos mais do que suficientes para IMPUGNAR ESSA PESQUISA DO DATAFRAUDE, JUNTO AO TSE.
Além disso HÁ CLARO INDÍCIO DE CRIME ELEITORAL, por manipulação de amostragens e, portanto, por pesquisa fraudulenta, PASSÍVEL DE REPRESENTAÇÃO NA PROCURADORIA DE JUSTIÇA ELEITORAL, do Ministério Público Federal,
a quem cabe determinar à Polícia Federal a abertura de investigação do delito praticado por essa empresa DATAFOLHA que, diga-se de passagem, desde 1995, foi transformada em “UMA UNIDADE DE NEGÓCIOS” DA FOLHA DE SÃO PAULO, conforme consta do histórico elaborado por ela própria em seu sítio.

É PRECISO PARAR DE FICAR SÓ BATENDO BOCA

E BUSCAR UMA SOLUÇÃO JUDICIAL PARA ESSE CRIME!

    Mirabeau Bainy Leal

    NO SE REFERE À DISTRIBUIÇÃO DOS ELEITORES POR FAIXA DE RENDA FAMILIAR,
    DESDE 2002 O DATAFOLHA VEM MANIPULANDO AS AMOSTRAGENS.
    A seguir uma avaliação técnica comparativa, realizada em outubro de 2002:
    "Quanto à distribuição dos eleitores por faixa de renda familiar, foram usados os dados da Pesquisa de Condições de Vida do Seade, na qual o Datafolha baseou sua amostragem por escolaridade em São Paulo.
    Segundo o Seade,78,1% da população do Estado de SP tem renda familiar per capita de até 5 salários mínimos(sm).No entanto, pelo Datafolha estão nessa faixa de renda apenas 62,5% do total. Diferença de 15,6% para menos.
    A faixa seguinte(+de 5 até 10 sm)constitui,segundo o Seade,13% da população paulista.Mas o Datafolha colocou 21,9% nessa faixa. Uma inflação de 8,9%.
    Já os que ganham +de 10 sm, são 8,8%, pelo Seade.Pelo Datafolha são 12,8%.Desproporção de de 4% para mais.
    Em suma,o Datafolha elevou o número dos que ganham mais e rebaixou em mais de 15% o número dos que ganham menos"

Manoel Mecias

Não devemos ficar esperando só o presidente e quem estão nos tres poderes agir.Temos que em nosssos dia-a-dias implenen-
tar o que nós pensaos,e o que conhecemos,em matéria de emonômia,com todos a quem tiver-mos acesso,ou seja,militar mes-
mo,até porque,não podemos mais ficar se lamentando dos políticos deste país!Temos que discutir políticas com quem quer que
seja,mesmo que você encontre quem gosta ou não!Se a pessoa acrédita em um sonho,porque não defendê-lo!Não temos o di-
reito de deixar nossos jovens sem pespectivas,de trabalho,de saúde,de educação ,de habitação,de lazer e cultura,queremos
ampliamentos.Será que vamos deixar que volte o modelo de quem dá as carta é o mercado,em vez de um Estado mais nutri-
do?Todos sabemos que esta críse de 2008 e que ainda está no cotidiano da humanidade,foi fruto do modelo que os que estão
com o Serra,ajudaram a implementar em nosso país e se não tivesse o presidente Lula,mudado de rota,mais uma vez o FMI es-
taria aqui em nosso país dando ordem,como se não tivesse-mos autonômia.Não tem como não dar DILMA na cabeça!NÃO DÁ!

agusutinho

fabrizio, essa opiniao é tambem a minha, e ja a expus umas tres vezes por ai na blogosfera.
Abrir os l olhos, naoTEMOS mais o direito de ser ingenuos. pOR O BLOCO da militancia na rua, camisetas e luta na internet

Cecéu

Seria muito bom se o PT encerrasse o quanto antes suas briguinhas regionais e se posicionasse mais firmemente no cenário nacional. O interesse nacional em primeiro plano, para condicionar todos os interesses regionais. E então saisse batendo o martelo em cada lugar e encerrando as discussões, partindo então para a luta. Macaco que muito pula leva chumbo.

Renato Lira

Além do professor Hariovaldo, outro excelente texto para se responder aos emails apócrifos mentirosos sobre Dilma é o blog "Tia Carmela e o Zezinho".

Excelentes textos, irônicos e inteligentes.

    Zaidem

    Renato, qual é o endereço da "Tia Carmela" e do "Zezinho"?
    Um abraço
    Zaidem

Geraldo Mendes

Concordo integralmente com a análise do Emir. essas coisas acontecem porque há espaço para elas acontecerem. Por salto alto, excesso de confiança na economia e na popularidade do Lula, o maior erro que se pode cometer é subestimar os instrumentos que estão nas mãos do PIG. Por isso, a melhor tática que levará Dilma a vitória é aquela baseada numa incessante guerra contra o PIG, no governo, na Internet, nos movimentos sociais e nas ruas. Sem esse apoio combativo o risco é enorme.

Marraio

Se a pesquisa é manipulação, por que voces estão esquentando a cabeça? Deixa rolar….

Benedita

Emir. Não concordo com sua anáise. Parece-me cautelosa demais, para não dizer meio derrotista. Sei que o objetivo foi alertar. Construir. Mas espalha medo. E agora não é hora de medo. É hora de luta. E denúncia da manipulação. E exigir do PT e partidos coligados imediata contratação de pesquisa confiável, demonstrando a verdade dos fatos. Demonstrando a manipulação. Por absurdo, se houver queda de Dilma, daí sim, tirar o salto alto e analisar eventuais erros de estratégia, se houverem. Preparar-se para a luta maior. Do corpo a corpo. De rua. Dar tudo para evitar novo Chile.

Acqualinda Moraes

Há muito venho batendo na tecla de que precisamos começar a campanha. Precisamos desmistificar, desmentir e até perturbar como fazem os troll. Precisamos dizer que a candidata de Lula é Dilma. E precisamos deixar de comemorar o ovo no fundo da galinha porque jogo e campanha só se ganha lutando. O Tijolaço de Brizola Neto tem uma interessante opinião sobre isso, hoje. Agora, o governo precisa fazer a sua parte: que tal anunciar uma reduçãozinha de imposto de renda para a classe média e um aumentozinho pequeninho ao menos, para os servidores públicos?

Fabrizio Guinzani

O PT está demorando para contratar algum instituto de pesquisa sério internacional para pôr abaixo essas pseu-pesquisas do DATABRANDA e do GLOPOBE. Na realidade a oposição sabe bem o buraco onde se encontra, mas tenta desesperadamente simular que o Serra segue em frente… por sinal, nunca vi um candidato sempre na frente que não tem vice disputando tal posto. Se fosse verdade a posição consolidada de Serra, quantos candidatos a vice já teria??? Fica a pergunta. Grato.

Messias Macedo

ALERTA CÍVICO:
#########

(…)
O Datafolha, naturalmente, não avalia se o eleitor sabe que Serra é o líder da oposição conservadora a Lula e ao seu governo, detalhe que o candidato demotucano procura dissimular de maneira sebosa e oportunista. Esse esclarecimento pedagógico caberá à propaganda eleitoral e ao próprio Presidente Lula. (Carta Maior, 28-03)

#########

Muito bem! "É a tal da coisa!": 'destá' a maioria do eleitorado 'bananiese' (brasileiro) ficar sabendo que [José] (S)Erra erra até no vice tem o apoio de [José] (S)erra! Aí veremos o que significa os votos nas urnas do primeiro turno, Dilma Brasileira Rousseff presidente!

Hasta la Victoria Siempre!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, BRASIL NAÇÃO!

Reinaldo

por que não o utilizar a credibilidade do IBGE em pesquisas, para ser o contra ponto nas pesquisas eleitorais

dvorak

Ô "PIG" malvado!!!

eeheheheheheheheh

    francisco.latorre

    ô trolha imbecil!!!

Elvio Rocha

Ao destacar tanto o recorde de popularidade de Lula, imediatamente após manchetes dedicadas à recuperação de Serra e ligieira queda ou estabilidade de Dilma, esses "vendilhões" do país me fazem crer que queriam, apenas, demonstrar cabalmente que Lula vai bem, muito bem, mas não transfere votos para sua candidata. No entanto, concordo que o PT, as forças progressistas devem ficar alerta e não dormir de touca com essa gente que não tem limites para sacanear.

Orlando Bernardes

Até quando estes institutos fajutos, à seviço da direita, vão continuar manipulando pesquisas eleitorais? Serra na frente com nove pontos? AHAHAHAHAHAHAHAH! Seria cômico se não fosse trágico.
Já está mais do que na hora de se contratar institutos internacionais sérios para fazerem estas pesquisas.
Como é que pode-se admitir que um instituto pertencente à Folha de São Paulo, que é claramente uma ferramenta da mídia à serviço da candidatura do Serra, possa fazer pesquisa eleitoral. Isto é imoral. Quem é imbecil ou ingênuo para acreditar numa pesquisa como esta?

Antonio Carlos Silva

Sugiro que, não apenas o PT, mas as entidades civís e as organizações sociais ( UNE – OAB – CUT – ABI – FENAJ – CNBB …) cobrem através da justiça eleitoral maior equidade no tratamento da mídia / imprensa com os candidatos já expostos e suas respectivas forças políticas .
É impossível considerarmos um resultado eleitoral plenamente democrático, se o processo da campanha for totalmente deformada por uma mídia / imrensa bandida como é a nossa aqui no Brasil .

Sds.

Cecéu

São golpes quase invisíveis, como esta decisão da Globo de só divulgar pesquisas de dois institutos, Ibope e Datafolha, que vão consolidando dia a dia a agenda estabelecida secretamente pelo Partido da Imprensa depois da histórica Conferência do Milenium.
Este pode não parecer, mas é um golpe muito forte no direito de informação dos brasileiros em favor da exposição cativa da maior parte dos telespectadores aos resultados de dois institutos engajados, provada e comprovadamente engajados e militantes ferrenhos, na campanha de um dos candidatos, no caso Serra.
É necessário provocar a Justiça Eleitoral quanto a aberrações como esta. Provocar a Justiça Eleitoral. Sem provocá-la, ela não se manifestará. E esta omissão poderá custar a eleição. É claro cerceamento de informação em favor de um dos candidatos, nítidamente visível e provável.
As organizações Globo já têm seu candidato e pode-se provar isto. A Folha também. O Ibope é suspeito. No caso da Globo, o próprio contrato de concessão pública é rasgado com esta atitude. Se a campanha de Dilma não tem advogados que provoquem a Justiça Eleitoral a tomar uma atitude contra este avanço de sinal por parte da oposição, é melhor então apenas rezar e deixar o Serra avançar e avançar com golpes e mais golpes, derrotando um dos melhores governos que o Brasil já teve.

    mariazinha

    Calma, cecéu:
    tenho para mim que, qdo. confrontarem-se: a inteligência e desenvoltura da DILMA com o a do Sr. Chirico, ele, desaparecerá, para sempre.
    Lembra-se? Ele dizia para nos afastarmos dos porquinhos e seus espirros para não pegarmos a gripe. Tamanha incompetência, logo será visível.
    Abração!

    Antonio Carlos Silva

    É isso aí Cecéu,
    Mas esta ação junto ao TRE/TSE/SPE poderá ser provocada por entidades representativas da sociedade civíl ( FENAJ – UNE – OAB – CUT – CNI – CNBB …) .
    Essas entidades deveríam entrar com ações para exigir um mínimo de imparcialidade das concessões públicas de rádios e TV´s na cobertura jornalística dos postulantes e suas respectivas forças políticas ( PT – PSB – PSDB – PV etc…).
    Se o processo político eleitoral deste ano continuar com estas gravíssimas degenerações, conflitos virulentos e de difícil solução se darão nos próximos anos .
    Os movimentos sociais organizadas e a população de modo geral , COM ABSOLUTA RAZÃO , não aceitarão a farsa (a impostura) .

    Abs.

Henrique Pequeno

Bobagem. Se pesquisa ganhasse eleição não precisariamos de pleito, bastavam as pesquisas. Estes blefes não se sustentam por muito tempo e as empresas de pesquisa sabem bem disto. é claro que esta está mais que mascarada ára dar um alento ao lançamento da campanha do Serra na próxima semana. Não há fato novo que justifique a recuperação do Serra, é ridículo. A cada movimento de desespero quea oposição faz podemos identificar o qual estão perdidos em seu desespero. Vai ser primeiro turno.

    John Bastos

    Sim. Vai ser primeiro turno, vitoria de Serra, ou Serra indo para o segundo turno junto com a Marina Silva.
    A candidata governista eh muito ruim. Ruim de doer. Somente bobalhoes que veem a realidade pelos blogs oficialistas acham que Dilma leva no primeiro turno. Bobocas…

    francisco.latorre

    antes bobocas que babacas.

Donizeti Costa – SP

Essa pesquisa enviesada do DATAPIG, pois é disso que se trata, é apenas mais um dos resultados práticos da conferência de comunicação da direita no tal Café Milenium, a CONFEGOLPE, que teve até ata registrancdo as funções que cada um (Folha,Globo,Estadão,Veja) deveriam fazer para atacar o governo Lula, o PT, e a candidatura Dilma.
De lá para cá não deu outra.
Primeiro foi o caso Bancoop, que deu duas capas da Veja, imediatamente repercutidas pela Folha, Estadão ou Escrotão de SP e Globo.
Depois foi o virulento editorial do Estadão repercutindo o factóide da Bancoop afirmando que o PT é o partido da bandidagem.
Engraçado que fazem a Dilma cair 1 ponto na margem de erro. Com o Serra isso nunca acontece! É sempre pra cima.
A manipulação é clara, a popularidade do Lula é recorde e na pesquisa espontânea a Dilma sobre de 10% para 12% e o Serra tem 8% !!!!
Essa gente não tem limites. Esta é a eleição da vida deles, se perderem vão desaparecer, varridos do mapa, isso é que os move, o completo desespero.

Samuel Alves

Vc bem que poderia sugerir no seu blog a primeiro boicote ou FORA FOLHA virtual contra o CHEIRA MAL DO DATAFOLHA.

Escolhe uma data tipo 6 de abril neste dia os leitores do blog não irão acessar o sit da folha ou do UOl, alem disto seria feita uma limpeza nos pc retirando de favoritos os sit da UOl e Folha

    francisco.latorre

    boa idéia.

Valdo Andrade

Com pesquisa ou sem pesquisa. Dilma lá!
Acesse o link

http://en.tackfilm.se/?id=1269799840781RA15

valmont

Vale o alerta a todos os verdadeiros cidadãos brasileiros: militância 24 horas, em todo o lugar. Não podemos deixar que os tucano-demoníacos retrógrados reassumam o poder. Já bastaram os 500 anos de dependência e usurpação.
Dilma Roussef será Presidente do Brasil, se convertermos em ações positivas a consciência política de cada um.
Nada de acomodação!
Vamos à luta!!!

laura

Caramba! Esse texto é muito subordinado a às pesquisas. Els são falsas, são fato político. A esquerda tem que criar seus fatos políticos no que se refere a pesquisas, não ficar a reboque dessa porcaria. O primeiro delas é desmascará-las com competencia. Um pesquisador do datafolha denunciou no Blog do Paulo Henrique Amorim como se fajutam as pesquisas e essa pesquisa em particular. Ninguém fez desse FATO RELEVANTE- UMA MATÉRIA. Cadê o jornalismo, inclusive da imprensa alternativa? Isso tem que sair nas Records da vida, TV Brasil, Blogs.ESTÁ FALTANDO JORNALISMO.É preciso de uma vez por todas desmascarar essa miséria, não ficar comentando ou dando de barato como fato político o que é mentira. A mentira é que tem que tornar-se fato politico.

    francisco.latorre

    sim sim.

    falta uma matéria com a denúncia do pesquisador.

    que inclusive deu nome e sobrenome.

    vale uma entrevista.

laura

Caramba! Esse texto é muito subordinado a às pesquisas. Els são falsas, são fato político. A esquerda tem que criar seus fatos políticos no que se refere a pesquisas, não ficar a reboque dessa porcaria. O primeiro delas é desmascará-las com competencia. Um pesquisador do datafolha denunciou no Blog do Paulo Henrique Amorim como se fajutam as pesquisas e essa pesquisa em particular. Ninguém fez desse FATO RELEVANTE- UMA MATÉRIA. Cadê o jornalismo, inclusive da imprensa alternativa? Isso tem que sair nas Records da vida, TV Brasil, Blogs.ESTÁ FALTANDO JORNALISMO.É preciso de uma vez por todas desmascarar essa miséria, não ficar comentando ou dando de barato como fato político o que é mentira. A mentira é que tem que tornar-se fato politico.
DILMA não está perdendo, CARAMBA!. É preciso de uma vez por todas ir a campo e contar o que o povo quer, não ficar a mercê dessas fábricas de ficção. Ests tem que ser mostradas – com jornalismo – pesquisa de campo, porque alguém não vai lá e vira pesquisador por um tempo e depois faz uma matéria, entrevista os pesquisadores e escancara a farsa, conta o que é uma redação como a da Folha? cade o jornalismo? E, principalmente, fazer outras. Cadê o PT?Não é possível continuar essa passividade toda.É preciso criar OUTROS canais, esses, não em sentido algum, e como tal devem ser tratados.

luis

No JN, depois de não divulgar as pesquisas Vox Populi e Sensus, na ultima pesquisa do Ibope, Bonner disse que eles passaria, a divular sempre as pesquisas Datafolha e Ibope … as coisas são muito claras … o partido do governo precisa se valer de todas as oportunidades possíveis para esclarecer e alertar a população … penso que o TSE ou a lei eleitoral deveria obrigar que todas as pesquisas fossem divulgadas igualmente, sob pena da campanha eleitoral ser covardemente desigual …

    Fabio_Passos

    Questão importante mesmo.

    veja, globo, fsp e estadão firmaram pacto de só divulgar datafrias e globope.
    A tentativa é clara: manipular reduzindo riscos de que sejam desmascarados.

João

Moro na região sul. Conheço razoavemente os três estados. Infelizmente há um preconceito antipetista sim.

Mas, é possível haver um certo equilíbrio entre o voto das grandes cidades e dos rincões, ainda dominados por um coronelismo pós-moderno

Pedro Luiz Paredes

Azenha, sei que seu blog é partidário do social e não gosta de Serra apesar de fazer críticas também a pontos essenciais da política do governo federal em certos setores. Não obstante a isso tenho que os leitores e colaboradores desse blog sabem qual é a política administrativa de Serra privatista e desastrada, isso por não se ater a realidade e achar que podemos fazer a mesma administração que foi feita um dia nos países desenvolvidos; isso porque ainda temos um deficit social gigantesco para curar.
Todos esses pontos destacados por Saber já há algum tempo são muito pertinentes e gostaria de enumerar alguns, sem me apossar da razão mas com nobres anseios.
Então vamos:
Brasileiro não gosta de ficar por último, falo e repito, não vota em quem esta atrás. Ele prefere ir com a maioria mesmo sem saber o que esta fazendo do que se arriscar a ser indagado sobre suas razões caso tome uma posição diferente. Isso esta mudando mas ainda há uma massa de manobra de mídia muito grande ainda vagando por aí.
Há publicidade que dão à Dilma é pífia perto da que dão para o Serra, na grande mídia e, inclusive em seu blog e outros que não apoiam Serra. Se fazem publicidade negativa do PT já logo colocam ela lá, eles. Qualquer coisa relativa a Serra seja maquete, opnião dele sobre futebol, eles dispõem no primeiro horário.
Logo a publicidade negativa se voltará diretamente a ela e não ao PT, tentando fazer o mesmo que já fizeram com outros candidatos.
Todos estão se esquecendo do debate de propostas e realizações, levando os oposicionistas ao delírio já que estão dessa forma conseguindo pautar a futura discussão, debates que se estabelecerão nas eleições; e o pior, nesse caminho de rato falam das realizações e conquistas desse governo já de forma generalizada, o que não forma a opinião de ninguém, já que apresentam uma opinião pré formatada. Quem quer continuidade tem que ser pontua e deixar a conclusão para os eleitores, leitores, telespectadores.
Com certeza tem mais coisas mas a minha pretensão só permite até aqui.

    Roberto Locatelli

    Olá, Pedro. Concordo com você.

    Tenho umas 2340 críticas ao Governo Lula. Mas não vou explicitá-las. Isso porque a mídia golpista faz tantas falsas acusações contra Lula, agride tanto ao Governo, que qualquer crítica do lado de cá leva água ao moinho golpista do lado de lá.

    O debate ficará raso? Sim, ficará. Paciência. É próprio das guerras que haja apenas dois exércitos, o nosso e o deles, e que todos os tiros que dispararmos sejam somente dirigidos ao inimigo.

    Depois que conquistarmos a vitória, aí sim nos sentaremos à mesa para resolver diferenças.

Tweets that mention Emir Sader: Lições para a campanha da Dilma | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by danielison. danielison said: Emir Sader: Lições para a campanha da Dilma – http://tinyurl.com/yb2urvl (via @viomundo) Autocritica deve ser exercitada, ñ podemos perder! […]

Marcos Doniseti

O Emir Sader, de certa maneira, aprofundou e completou o meu texto, que o Azenha publicou aqui no blog. E no fim ele chegou à mesma conclusão que eu: se Dilma entrar no clima de 'já ganhou', poderá vir a ser derrotada, sim.

Chega de 'salto alto' e de 'já ganhou'! Vamos à luta, porque a batalha será árdua. O inimigo tem poder, sim, político, econômico, midiático e irá usar de tudo quando é sujeira (como eu já dizia o meu texto, aliás) para derrotar Dilma.

E os inimigos farão de tudo para tentar desequilibrar ou desestruturar Dilma, ainda mais com ela sendo virgem em campanhas eleitorais.

Temos tudo para ganhar, mas somente com muito trabalho duro pela frente é que a vitória será conquistada.

Carlo Pinheiro

Azenha, como não achei um local para sugerir leitura, como era antes o Você Escreve, lamento ter de colocar minha sugestão aqui. (Onde foi parar aquela possibilidade? Só por email agora? Não daria para retornar? Ou eu não entendi nada?)

Mas é o seguinte, a NaMaria mais uma vez arrasou a festa, fez cair a máscara do Gilberto Dimenstein que só apoia a educação paulista. O cara levou mais de 3.700 milhões do dinheiro público em projetos que atendem uma mísera parte dos alunos públicos de SP. Isso explica a paixão de sua defesa pela educação e sua paixão maior ainda contra a greve dos professores a quem só chama de "baderneiros". Por favor Azenha, divulgue. Temos de desmascarar essa gente que de educação só entende de lucro pessoal. Abraço.
http://namarianews.blogspot.com/2010/03/amor-com-

Muro

Neste quadro de sucessão presidencial Dilma faz a diferença por ter participado e elaborado muitas das politicas deste Governo enquato Serra na oposição destas politicas em nada contribuiu e nem mesmo validou nemhuma .
POR UM BRASIL SEM DEMOTUCANOS

Daniel Faria

Ontem, numa roda de adolescentes, falei que votaria na Dilma, e quase me bateram. A mídia já fez a classe média odia-la.

A eleição vai ser suja e difícil, mas acho que a gente leva.

    Leider_Lincoln

    Paulista?

    John Bastos

    Perdeu, Leider!!

    francisco.latorre

    jobesta jobesta.

    voltou o jack bauer… o homem da cia.

    torturando nossa paciência.

    Go Oliveria

    Só para a gente compreender melhor, Daniel Farias, esta rodada foi em que cidade?

Ursardo

Moro no sul, em uma cidade conservadora e até racista (Blumenau, SC)
E, mesmo aqui, entre as pessoas com que convivo (grandes e pequenos empresários, assalariados e profissionais liberais)
Há uma tendência de se votar na Dilma.
O que está ocorrendo é que estão manipulando as pesquisas para legitimar uma possível fraude eleitoral.

    francisco.latorre

    estão manipulando as pesquisas para legitimar uma possível fraude eleitoral.

    tá na cara…

HIdeo Watanabe

Para Mario Cândido, a corrente majoritária do PT não entendeu ainda que a sugestão do presidente Lula para que no Paraná se formasse uma chapa, preferencialmente, com os partidos aliados ao governo federal em Brasília, não significa rendermo-nos às vontades e caprichos de nenhum candidato, mas ter a habilidade de trazer para Dilma o apoio que o PMDB, o PDT, o PR e tantos outros partidos dão ao governo no parlamento. “Duvido que Lula tenha dito para o PT parar com a discussão de candidaturas próprias ao governo e ao senado, até o dia que acertar-se a chapa dos sonhos com Osmar”, sentenciou.

HIdeo Watanabe

Para o dirigente petista, o PT deve voltar-se para a vida, para a sua própria vida, para a sociedade, para a realidade e para as suas bases, que querem uma candidatura própria e um programa para retirar o Paraná do ultimo lugar no sul do país em IDH, em mortalidade infantil, em hanseníase e em distribuição de renda.“Temos que deixar de correr atrás do Osmar Dias, pois ele só quer a aliança com o PT se nessa aliança conseguir imobilizar a Gleisi na vice, afastando-a da corrida ao senado. E isso ele quase já conseguiu na prática, pois nossa forte candidata, que quase derrotou o irmão de Osmar, Álvaro Dias, agora está parada, junto com o PT, esperando pela boa vontade do senador. Desse jeito vamos terminar ficando com a segunda suplência do Ricardo Barros ou do Lupion”, ironizou.

HIdeo Watanabe

“Mas a pior fase destes sintomas é a transferência, na qual o afetado começa a delirar e a projetar no outro a responsabilidade pelas decisões que devia tomar ele próprio. No caso, o PT está delegando a Osmar decidir se aceita ser candidato apoiando Gleisi ao Senado e não na vice, ou se ele continua a forçar a barra até conseguir, por decurso de prazo, que o PT contente-se mesmo com uma simples vice para a Gleisi e ceda a vaga para o Senado ao Ricardo Barros e ao Abelardo Lupion, que todos sabem e ele não esconde, são os preferidos do senador pedetista”.Mario Cândido, que é oficial de justiça e da AE, Articulação de Esquerda, tendencia interna do PT, prossegue sua bem-humorada analogia com a psiquiatria: “Nesse encontro municipal iniciamos um tratamento. Primeiro, vamos desintoxicar o paciente, impedindo que ele continue tendo acesso à droga que causa a dependência. Depois, vamos fazer um processo terapêutico, com a participação da família na cura, ou seja, de todos os filiados. É importante que durante o tratamento haja uma completa abstinência, para evitar recaídas.”

Hideo Watanabe

“O nosso problema é que a direção do PT no Paraná parece que quer terceirizar para o Osmar Dias o combate ao Beto Richa e ao Serra. E isso ele não vai fazer nunca! Parece até que adquirimos uma dependência quase química de Osmar Dias. E as nossas bases já estão chamando isso de osmarodependencia. Dizem que é semelhante a um tipo de drogadição, com efeitos colaterais que vão piorando com o tempo. Começa com algumas alucinações, nas quais os que estão afetados pensam que vêem Osmar Dias fazendo suas bases eleitorais na UDR e no agronegócio votarem em Dilma.Depois vem a perda de memória e o dependente esquece quem é sua familía, seus aliados, que no caso do PT os trabalhadores rurais e os pequenos proprietários e que Osmar, tal como seu irmão Alvaro, perseguiu o funcionalismo público, os movimentos sociais e a agricultura familiar.Depois vem a paralisia e o PT do Paraná parou, está paralisado, sem candidatos ao governo nem ao senado, perdendo tempo, esperando Osmar decidir-se”.

alberto f barbosa

Não é necessário contratar nada para colocar Dilma na frente. Dilma já está na frente. A maior prova que Dilma já está na frente é o Datafolha mentir descaradamente para todo o Brasil, dando a Serra 9 pontos! Esta é a prova. Quem acredita nesta pesquisa? Os partidários de Serra,claro! Se eles não tivessem uma pesquisa favorável neste momento que o Serra vai sair do governo para se candidatar, a autoestima iria desabar. Mas, quero ver como fica a próxima pesquisa, pois uma mentira em pesquisa só dá para fazer uma vez. Dou um exemplo: se na próxima pesquisa o Serra novamente estiver na frente, aí a mentira vai se consolidar. E aí a desmoralização do Datafolha vai até as eleições. Sem nenhuma credibilidade. E sem contratos, pois um Instituto de pesquisa vive dos contratos que faz.

HIdeo Watanabe

Na opinião de Mario Cândido, da executiva municipal do PT de Curitiba, quem ganha com a falta de uma candidatura própria do PT no Paraná, a nível nacional, é José Serra, que aproveita-se da ausência do PT na luta política a nível estadual para crescer com Beto. “O Osmar, por sua afinidade ideológica com o Beto, não combate o prefeito de Curitiba, nem denuncia o uso imoral da máquina da prefeitura. Sem nenhum candidato do PT para defender Dilma e com o Osmar mudo e calado, Beto e Serra ficam sozinhos, crescendo nas pesquisas", apontou. “Beto e Serra estão nadando de braçada nos bairros de Curitiba, enquanto o PT fica na fiúza do Osmar. O tempo trabalha contra nós.Daqui a pouco não vamos poder fazer mais nada!”, lamentou.

Carlos Fernando

O 17º Encontro Municipal do PT de Curitiba aprovou neste sábado, 27, uma resolução política que defende a candidatura própria do partido ao Governo do Paraná como forma de enfrentar Serra e abrir espaço para Dilma ser conhecida como a candidata de Lula.Os petistas curitibanos colocaram-se majoritariamente contra o apoio à pré-candidatura do senador Osmar Dias do PDT nas eleições de outubro, pois no estado, Osmar Dias sempre foi aliado do DEM, do PSDB e das forças que odeiam Lula, o PT e tudo que ele representa.A resolução foi aprovada por 80% dos delegados do encontro e foi um duro revés para a direções muncipal e estadual, pois demonstra que as bases não concordam com a condução que a cúpula vem dando à questão das alianças.A resolução exige que o partido tenha o quanto antes uma candidatura própria, pois é isso que possibilitará ao PT , sair da inação atual e fazer o combate político, nas ruas, nos bairros e nas entidades ao esquema de Beto Richa, que usa a máquina da prefeitura para fazer campanha.

Roberto Locatelli

Temos que começar a mandar e-mails falando do governo Lula. Há muita coisa boa a falar e muita falsificação midiática a se desmentir.

Já que o Café Millenium, organização midiática que se prostitui em favor de Serra e dos demo-tucanos, desencadeou a tal "Operação Tempestade no Serrado", para lutar contra a eleição de Dilma, então vamos ao contra-ataque. Vamos à "Operação Guerreiros da Blogosfera".

Para isso, tomo a liberdade de postar o endereço de um dos meus blogs, nos quais fiz uma série de textos, que chamei de textos militantes, que podem ser copiados para serem enviados por e-mail e para serem postados nos sites do UOL, Terra, Folha, CBN, Estadão, etc, etc. O link é http://planetaignis.blogspot.com.

    Samuel

    Parabens pelo blog. Muito bom. Graças a pessoas como voce, Azenha, PH e muitos outros, estamos saindo a cada dia da escuridão para a luz da verdade.

    Roberto Locatelli

    Grato pelo elogio, Samuel.

Glecio_Tavares

Temos que mostrar ao povo que assiste o PiG. Muitos nem sabem que existe outra versão dos fatos.
Sinto orgulho de ser brasileiro. Quando digo isso, as logo acham que estou ganhando um por fora.
Do mesmo jeito que muitas mulheres têm preconceito contra a mulher, muitos brasileiros acham o Brasil o pior país do mundo. Nossa realidade é igual à do filme Matrix. As pessoas nem assistem mais aos jornais da TV. Quando olham jornais só leem as manchetes de cada matéria, pois é só coisa ruim. Por muito tempo fomos bombardeados com lixo. A desintoxicação leva um tempo. mas quando todos acordarem vai ser maravilhoso!

Julio Cesar

Ontem assisti em reprise a trecho de entrevista da jornalista Marília Gabriela desmentindo a autoria de um texto que está circulando na Net metendo o pau na Dilma. Ela negou que o texto seja dela!!!!!!!

Valmir Gôngora

Há alguns anos, em disputa pelo governo de São Paulo, Marta Suplicy pouco aparecia. Ao ser questionado do porquê do pouco destaque à candidatura da petista, o jornal Folha de São Paulo argumentava, então, o pequeno apelo junto ao eleitorado, o que se constatava em pesquisas.
O destaque da Folha, na disputa com Paulo Maluf, era a Mário Covas.
Quando da apuração, a diferença entre Marta e Covas foi de poucos milhares de votos, em eleitorado de milhões. Folha e Datafolha justificaram-se argumentando que, de repente, faltando dois ou três dias para o pleito, a candidatura de Marta crescera!
Não há novidade nos caminhos das pesquisas, feitas por quem pretende escrever – ou reescrever – a história.

jose fernandes

pergunto que instrumentos teremos,? nós que estaremos a margem desta mídia golpista, como podemos reverter essa cituação, postando? difulgando de boca a boca? a verdade,sabemos que a globo no jn divulgando uma noticia negativa, o efeito e imediato, sem contar estadão, folha, veja, eles vão explorar cada notícia e distorcer., mentir. cada vacilada por menor que seja do governo eles vão formentar até virar um furo de reportagem; pergunto, esse leigo e preocupado com o futuro desse Páis.

Marat

Teremos uma campanha bastante suja. Recebo e-mail diariamente com muitas mentiras acerca de Dilma…

    Jeanette

    Eu também tenho recebido esses emails de baixíssimo nível, é lamentável. Tento rebatê-los enviando trechos do irônico "Professor Hariovaldo".

    Marcos Doniseti

    E isso é só o começo… os inimigos farão a campanha mais suja da história do Brasil contra a Dilma. Quem viver, verá.

Esperança

Concordo! Mas sugiro que o PT encomende pesquisas em um Instituto pesquisador próprio (colocando a Dilma na frente, é claro!).

    Vera

    Se encomendar um Instituto pesquisador próprio e sóbrio será para mostrar a verdade. Espero que seja Dilma na frente, mas do jeito como você escreve, dá a entender que é para manipular. aí não né companheiro…

Deixe seu comentário

Leia também