Emir Sader: Dilma ou Serra, é tudo igual?

Tempo de leitura: 3 min

26/03/2010

por Emir Sader, no seu blog

A candidatura da Marina, as do Psol, do PSTU, do PCB e outras eventuais do mesmo campo, têm algo em comum: tentar caracterizar que o PT e o PSDB seriam variações da mesma alternativa. Daí deduzem a necessidade de outra candidatura, buscando romper o que consideram uma falsa alternativa. Daí também, implicitamente, a posição de abstenção ou voto em um segundo turno em que se enfrentassem Dilma a Serra.

Essa tentativa de igualização das duas candidaturas é essencial para que se tente aparecer como superação do que seria uma falsa dualidade e aponta, entre outras coisas, para um voto branco em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, de forma coerente com essa análise. Foi o que aconteceu no segundo turno entre Lula e Alckmin.

Para nos darmos conta do absurdo dessa posição, basta fazer o exercício de imaginar o que teria sido do Brasil com quatro anos de mandato de Alckmin no lugar de Lula – incluindo o enfrentamento da crise internacional. Não se conhece nenhum balanço autocrítico dos setores de esquerda, o que supõe que a mantêm, agora com o agregado de Marina, que em 2006, ainda ministra do governo, fez campanha ativamente, no primeiro e no segundo turno, o que faz pensar que quando ocupava aquele cargo, sua posição era uma, quanto teve que deixar o governo, mudou de avaliacao sobre o governo Lula e também sobre o caráter do bloco tucano-demista, haja vista suas fraternais relações com estes atualmente. (Fazendo temer até mesmo que os apóie, expressa ou veladamente no segundo turno.)

A incompreensão das diferenças entre as candidaturas da Dilma e do Serra decorre da incompreensão da realidade brasileira atual, o que permite esse e outros equívocos. Considerar que o bloco tucano-demista é similar ao bloco governista e que um governo da Dilma ou do Serra seriam similares para o Brasil corresponde a não dar valor à política internacional do governo atual, às políticas sociais, ao papel do Estado, à inserção internacional do Brasil – entre outros tantos temas.

Quem não sabe localizar onde está a direita, corre o grave risco de se aliar a ela. Um aliado moderado – um governo de centro-esquerda – é radicalmente diferente de um inimigo. Ao contrário da avaliação dos setores radicais que deixaram o PT, o governo mudou e mudou para melhor, desde que Dilma Rousseff substituiu Palocci como ministro coordenador do governo. Quem acreditou que o governo estava em disputa e que era possível um resgate seu pela esquerda, acertou, enquanto que os que tiveram uma avaliação puramente moral, acreditando que o governo tinha “mordido a maçã” do pecado da traição, caminhando para ser cada vez pior, erraram, se isolaram e desapareceram do campo político, lutando agora apenas por uma sobrevivência mínima no plano parlamentar.

Considerar que um governo da Dilma ou do Serra seriam a mesma coisa – assim como consideraram que o Brasil com Lula, nestes quatro anos, é o mesmo que teria sido com 4 anos de governo de Alckmin – é não valorizar o que significa a prioridade da integração regional e das alianças com o Sul do mundo, em contraste com os Tratados de Livre Comércio – a que o governo de FHC levava o Brasil – e com as alianças prioritárias com os países do centro do capitalismo, objetivo dos tucanos.

É não levar em conta as diferenças de enfrentamento da crise do governo FHC – de que Serra foi ministro nos dois mandatos – e a forma de enfrentá-la do governo Lula, com um papel ativo do Estado, com a diminuição e não o aumento da taxa de juros, com os aumentos salariais acima da inflação, com a rápida recuperação do nível do emprego, com a manutenção das políticas sociais.

É não considerar as diferenças substanciais entre o Banco do Brasil comprar a Nossa Caixa, mantendo-a como banco público, evitando que um banco paulista mais fosse privatizado pelos tucanos – o Banespa foi vendido a um banco espanhol e a Nossa Caixa teria destino similar, não fosse o atuação do BB.

Esses e outros aspectos ajudam a diferenciar e a projetar governos muito distintos no futuro – veja-se a equipe econômica do Serra, para se ter idéia, além dos ministérios que entregaria para o DEM.

Quando uma força de esquerda se equivoca sobre a polarização do campo político, querendo desconhecê-la, conforme seus desejos subjetivos, se torna intranscendente, não acumula capacidade de intervenção política. E, pior, a ação que logra obter, pode perfeitamente favorecer a direita, seja de forma explícita ou implícita.

A incapacidade de compreender a polarização política no Brasil de hoje entre dois blocos de forças claramente diferenciados inviabiliza uma política de construção de uma frente ampla de esquerda, com o sectarismo fazendo com que nem sequer entre si os grupos mais radicais da esquerda consigam coligar-se.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Joaquim Aragão

Hitler chegou ao poder quando os comunistas não souberam distinguir os social-democratas, vistos como traidores da revolução, da direita e extrema-direita. Tiveram de aprender a diferença nos campos de concentração…Parece que o PCB desaprendeu!

Renato Mont, SP

Ditado popular :

"Numa mesa de Poker, se vc não consegue descobrir quem é o "pato" em 10 minutos… é porque o "pato" é vc !"

Pô, colocar Dilma e Serra na mesma base… é sacanagem ! É querer bancar o "pato" mesmo….

Agora, falando em projetos, o da direita vai muito bem, obrigado. É a aplicação da velha e manjada cartilha dos interesses estrangeiros somada a uma dose cavalar de insensatez nativa.

Já o projeto da esquerda, o que é ? Existe ? É possível alcançar um consenso mínimo entre as esquerdas ?

Na toada em que vamos, ele nunca se realizará. Por incompetência própria, por incapacidade para produzir alianças, por falta de idéias, por ter ânsia pelo aparelhamento como um fim em sí, por estar sem um discurso compreensível, etc. etc. As artérias da esquerda estão esclerosadas…

Antes de falar arrogantemente em um projeto para o Brasil as esquerdas devem trabalhar para alcançar um mínimo de convergência e de maturidade.

Enquanto isso não acontece, SALVE LULA !

Paulo Kautscher

SAIU O LIVRO COM AS RESOLUÇÕES DO XIV CONGRESSO DO PCB!

Já chegaram na Sede Nacional do PCB, no Rio de Janeiro, os livros com as "Resoluções do XIV Congresso do PCB – Reconstrução Revolucionária". Nos próximos dias, os livros chegarão aos Comitês Regionais do Partido nos demais Estados. Publicado pela Fundação Dinarco Reis, o livro é um belo apanhado de tão importante momento na vida dos comunistas brasileiros. Nele você encontrará as resoluções, moções e textos de referência aprovados pelos delegados ao evento, além das mensagens de congratulação dos partidos comunistas e operários espalhados pelos cinco continentes e o emocionante Hino do XIV Congresso do PCB.

Chamamos a atenção para a principal resolução do Congresso, "ESTRATÉGIA E TÁTICA DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA BRASILEIRA", que orientará a ação política do PCB até o próximo Congresso do Partido. A Declaração Política "OUTROS OUTUBROS VIRÃO!" é um importante resumo desta principal resolução. Lembramos também que os consistentes documentos "Socialismo: Balanço e Perspectivas" e "O Capitalismo Hoje" são textos de referência para a continuidade do debate sobre estes temas, representando o acúmulo da discussão no Partido a respeito.

.Acesse os arquivos digitalizados abaixo:

"ESTRATÉGIA E TÁTICA DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA BRASILEIRA"-
O CAPITALISMO HOJE:
SOCIALISMO:BALANÇO E PERSPECTIVAS: CLIQUE AQUI
MOÇÕES: CLIQUE AQUI
DECLARAÇÃO POLÍTICA DO XIV CONGRESSO: OUTROS OUTUBROS VIRÃO! AQUI

http://sepenuceosaogoncalo4.ning.com/forum/topics

FONTE: PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO

Fabio_Passos

Tua proposta então é votar no meirelles?
Eleger a Febraban para a presidencia?

Tenha a santa paciência…

    francisco.latorre

    de onde você tirou esse meirelles vice?…

    leu o pensamentode lula?…

    ou foi um pesadêlo?…

    sem nóia. aguarde os fatos.

    pra calçar a discussão.

    balão de ensaio chega os da reação golpista.

    Fabio_Passos

    Como de onde?
    Aqui mesmo no Azenha.

    Ele acredita que é o meirelles.

    francisco.latorre

    desde quando o azenha é interlocutor de lula?…

Eudes H. Travassos

Azenha, permita-me escapar do debate empreendido segundo as ótimas avaliações e comentários do professor Emir Sader para despejar aqui a minha inquietação.

Eudes H. Travassos

Ví agora no Blog do Fernando Rodrigues -Folha Uol- que na nova pesquisa do data-folha de 25 e 26/03 Serra abre 9 pontos de vantagem sobre Dilma. Fico aqui a pensar com meus botões o que pode inverter uma trajetória que segundo especialistas que inúmeros motivos já se configurava no cenário o crescimento da candidatura apoiada pelo Presidente Lula.

Eudes H. Travassos

Enumerei alguns fatos das últimas semanas: seria a entrevista do Datena? A inalguração da market d e uma ponte no litoral santista? As aparições de FHC na mídia? As entrevistas do Serra brigando com reporteres? Será?

Eudes H. Travassos

É muito inquietante esta divulgação uma vez que mesmo sem o PIG dá grande e merecida atenção os professores do Estado de São Paulo fazem um movimento de greve como a muito eu não vejo, ou ainda para dizer melhor desde o governo FHC não assisto cenas de uma mobilização tão acirrada com ocupações de ruas, avenidas, outros espaços públicos importantes, surra de ovos e vaias no candidato pela categoria , e agora os sérios confrontos com a polícia militar.
Ora, vá lá que o Brasil não tenha a exata idéia do que está acontecendo em São Paulo, afinal de contas o PIG não informa e como ví ontem a CBN quando teve que falar da greve foi muito mais pra drefender Serra numa tal charge eletrônica. Mas daí acreditar que com todo este barulho em São Paulo no maior colégio eleitoral do Brasil não há perdas de votos para o Serrágio é muito demais, com o concebimento senhoras e senhores da minha redundância.

Mc_SimplesAssim

Olá, Azenha e amigos leitores/comentaristas,

Até mesmo meu barbeador elétrico faria um (des)governo melhor que a turminha do demo-tucanato.

Sendo assim, comparar a Dilma com o Serra torna-se uma tarefa fácil para a Dilma.

Mas isso não significa dizer que o PT seja um partido socialista ou sequer de esquerda.

Como o próprio Emir Sader esclarece, no máximo o governo Lula é de centro-esquerda, ou seja, um partido em cima do muro tendendo à direita.

Aliás, acho que, tirando o Maluf e sua gangue, nenhum político admite publicamente pertencer à direita autêntica.

São de centro-direita ou centro-esquerda de acordo com o gosto do freguês, mas sempre de centro.

Pois bem. Acontece que o PT alinhou-se com o que há de mais reacionário nas colunas do PMDB, sobretudo Michel Temer e José Sarney, com a dupla finalidade de obter a maioria do tempo destinado à propaganda eleitoral no rádio e TV, bem como impedir que este referido partido, o PMDB, cogitasse lançar candidatura própria na pessoa do governador Roberto Requião.

Estratégia típica dos bons tempos da ditabranda, onde, em nome da "governabilidade" (seja lá o que for isso), a imprensa se encarrega de polarizar as eleições entre duas candidaturas confiáveis que se comprometem a preservar o status quo estabelecido em 1964, sem "revanchismos" (seja lá também o que for isso), relegando ao ostracismo ou ao ridículo as candidaturas nocivas ao conglomerado Time-Warner-Globo e afiliadas.

Foi assim que se deu a fraude eleitoral de 1989 cuja vitória do até então desconhecido Fernando Collor foi legitimada por setores ditos da esquerda como Lula, Roberto Freire e Gabeira, entre outros.

Neste ponto concordo com a atual direção do PCB, ao afirmar que Dilma e Serra estão competindo para ver quem gerencia melhor o capitalismo colonial a que estamos submetidos desde 1500.

Por enquanto, Dilma leva vantagem.

Abraços

    Benedito

    É isso aí, camarada. Vamos votar nulo ou nos demotucanos para acirrar ao máximo as contradições do capitalismo. Só assim chegará o grande dia da revolução que libertará o povo das amarras do sistema burguês. Enquanto não chegar esse dia, que morram de fome as populações sem consciência de classe, alienadas pela ilusão do consumismo e das políticas assistencialistas do governo Lula. É isso o que você está propondo? Ah, tenha a santa paciência…

    Fabio_Passos

    meirelles vice é a questão.
    É um funcionário direto da Febraban.

    O PT vai colocar a Febraban com possibilidade direta de assumir a presidencia e governar o Brasil por 4, 8 anos.
    E aí querem votos de socialistas?

    Não faz o menor sentido.

    francisco.latorre

    temer e sarney não são reacionários.

    são fisiológicos.

    enorme a diferença.

    Massaru69

    vc não sabe o que é governabilidade, talvés porque democracia não seja o seu forte…ou vc aceita o veredicto popular ou é melhor não fazer eleições senão terá que negociar com algum Sarney qualquer…A extrema esquerda do Brasil acha que colocar comida no prato de milhões é pouco, falta moral, ou melhor a moral vem antes, de estômago vazio…no momento só quero saber do que pode dar certo-"Bolsa Família"!!!

Julio

Infelizmente, alguns elementos frágeis de carater, que se tornam conhecidos na esquerda, quando vêem seus espaços de consolidação de imagem limitados correm para a fonte que lhes pode dar sustentação, a fonte financeira, aí a ideologia vai para a cucuia, as convicções idem. O que não ocorre com os elementos que se formam na direita, como já vem financeiramente consolidados somente reafirmam seu amor e seu compromisso ao seus grupos de apoio as vezes radicalizando nestas convicções, esquecendo a humanidade e tornando-se vassalos da sua realeza o dinheiro.

Joana

Concordo em gênero, número e grau com o prof. Emir. Desconhecer todos os avanços sociais de maneira oportunista , apenas para lançar candidaturas próprias e desfrutar do poder é o caminho mais curto que leva da esquerda para a direita.

    O vice do Lula?

    Joana não se trata de oportunismo.O mandato Lula é um governo consentido e autorizado pela burguesia mercantilista,ou seja,desenvolver o capitalismo para o capital,sem mexer na estrutura do Estado burguês.O que alguns debatedores questionam é,quando teremos um governo com um perfil nitidamemte de esquerda,e pra isto,tera que romper com as amarras do capital e seu Estado,mas só que isso acontecera (de fato),se fizerem uma aliança politica com o povo assalariado e não com a elite.

    francisco.

    francisco.latorre

    chegaremos lá.

Gerson Carneiro

E a diferença entre os dois parece ser uma coisa tão óbvia. Nada que exija visão acurada.

O problema começa já na pré disposição daquilo que se deseja enxergar. Então, ao fundo desse caleidoscópio maluco há fragmentos não tão móveis como machismo, raiva, inveja, egoísmo, dissimulação, interresses, os quais, ao refletirem-se sobre o jogo de espelhos produzido pela mídia produzem um único número de combinação de imagens.

João Maurício

Não contribui muito um comentário mais elogioso que reflexivo, mas preciso dizer que concordo com cada linha do que escreveu o Emir Sader.

Hélio Jacinto

Nossas opções não podem ficar apenas entre votar no mais ruim (José Serra) ou na menos pior (Dilma).
Nosso pais até hoje não teve uma reforma agrária pra valer , as 40 horas semanais prometidas por Lula em portas de Fábrica, ficaram só na promessa, a correção da Tabela do imposto de Renda tambem ficou no oba-oba de campanha.
Sem duvida nosso pais melhorou muito com o governo Lula, mas fica dificil distinguilo como Governo de Esquerda, as alianças que Lula fez para consequir governar mutilaram o progama do PT em vários aspectos.
Eu votarei em Dilma na esperança que ela consiga executar o progama do PT, eu acho fundamental derrotar a extrema direita no Brasil comandada por Serra/FHC e Roberto Freire. Seria um enorme retrocesso a eleição de Serra.
Em minha opinião cabera aos partidos da base aliada do Governo mostrarem a diferença entre as candidaturas Dilma e Serra. O presidente Lula pode dar sua contribuição tratando Serra como inimigo de seu modelo de Governar e parando de puxar o saco do Aécio Neves. (Opositor tem de ser tratado como opositor, para não confundir o eleitor).

LuizSergio Nacinovic

Essa defecção da Marina, dentro de um partido financiado pela oligarquia ambientalista(ela existe, sabiam?)é mais uma prova de que Isaac Deutscher estava certíssimo em apontar as doenças infantis do esquerdismo. Gabeira é outro que resolveu namorar financiadores de campanha. Aqui na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o PV é bancado e dominado pelo empresário Vitório Medioli, dono de um jornal diário em Contagem e proprietário da maior transportadora do país. Vitorio fazia parte do bloco do Aecinho. Rompeu com ele e com o PSDB. Pesam sobre ele acusações não provadas de contrabando de pedras semi-preciosas e de ter levado alguma vantagem em acertos com a Prefeitura de Betim, quando um seu fantoche- Carlyle Pedrosa- foi prefeito da cidade.

    francisco.latorre

    gabeira é um vendido.

    o pv idem.

    ..

Paulo Oliveira

O Vampiro está fazendo campanha. E o PT vai quieto? E a nova pesquisa do "datadafolha"?

@donaldjeo

Obrigada por compartilhar informações agradável conosco. Eu gosto do seu posto e tudo que você compartilha com nós é atualizar e bastante informativo, gostaria de marcar a página para que eu possa voltar aqui para ler você, como você tem feito um trabalho maravilhoso. Eu gosto do seu trabalho e gostaria de enviar esta página para os meus amigos para que eles possam ler mais sobre cissp exam com meu amigo. Eu gostaria de ver mais post sobre a forma que você da mesma forma que você fez no passado e no amor para visitá-lo novamente com hospedagem revendedor. continuar trabalhando como este …. Tenha um tempo maravilhoso.

Pedro Rios Filho

Que belo artigo, que expressa o pensamento de todos nós que desejamos a continuidade da busca por um Brasil mais igual. Obrigado, Emir. Escreva mais e mais….

Fernando Marques

Como dizia um cumpadi policamente incorreto, "mesma coisa é um caminhão cheio de japones"

Ana Maria

A manchete da Folha on line diz que Serra abriu vantagem de 9 pontos em cima de Dilma e se isolou na liderança. Verdade?Eu me preocupo com o monte de e.mails que recebemos todo dia com difamações, distorçoes e injúrias. Já vi aqui alguém sugerir e eu também já sugeri ,que esse blog, o de PHA etc mantenham uma "coluna" com desmentidos desses e.mails mais cabeludos que recebemos e dos quais às vezes não temos informações para desmentir. Oba oba não ganha jogo nem eleição. Precisamos trabalhar.

francisco.latorre

tudo igual?…

hipocrisia ou estupidez.

sem terceira opção.

desonestidade ou burrice.

pensando bem… precisa ser estúpido pra ser desonesto.

é… tudo igual… estúpidos e desonestos são iguais mesmo.

    Salamandra

    Não, são só desonestos mesmos.
    Estúpida a oposição não é. O jogo baixo precisa de arquitetura, e estúpidos não são capazes disso.
    A mentira propelida pelo governo de são paulo, nas infinitas propagandas, na articulação com a imprensa e em detalhes mínimos, onde a simbologia do governo se faz presente, deixa claro que são experientes e capazes de tudo pra chegar ao poder. O Estado está todo aparelhado para isso, É um conluio de diversas secretarias, empresas, enfim, para mostrar de mõdo falacioso as "açoes" do governo. Infelizmente as ações nem sempre estão calcadas em escrúlulos, e é isso que considero o mais marcante na governança desse partido: A falta de escrúpulos.
    A falta de escrúpulos pode ser muito bem observada na blindagem daquele candidato em momentos que poderiam gerar desgaste político (como no acidente do metrô, p.e.) e a super-exposição em eventos com conotação positiva, como entrevistá-lo na corrida de Formula Indy ou para falar as obviedades que costuma dizer sobre qualquer assunto referente ao governo federal.
    Isso não é coisa de estúpido, é desonestidade mesmo.

    francisco.latorre

    quem espalha que é tudo igual é desonesto…

    quem acredita é estúpido.

Marechá Panapaná

"Há pessoas que se esforçam para inventar alguma coisa inteiramente original e que, no seu afã de sabedoria, não conseguem senão cair no ridículo." (Lenin)

Somente a doença infantil do esquerdismo de legenda pode levar alguém a análises tão rasas como as de Emir Sader. Como turvar as vistas para o fato de que não há um "partido" sequer no Brasil?! Há legendas. Mesmo quando se afirmem como trotskistas, maoístas, ou que "istas" se disserem, há a obsessão das legendas, da velha patranha eleitoral. Até mesmo quando surge um pretenso "movimento", dito MNN, há a obsessão das legendas, do fundo partidário e todos os leguleios liberais. Discutir esquerda e direita ao nível das legendas é contar estórias de cegonhas. Se querem continuar brincando com essas marionetes, assumam que o fazem; se o que resta à "esquerda" são as patinações que terminam por endossar a retórica dos direitos humanos, o que pode mesmo distingüi-la da direita – é a geléia geral no "playground".

Marechá Panapaná

(cont.)
Basta ver, desde 1870, 70% das riquezas deste país estão nas mãos de 20% das pessoas! O que a nova república petucana fez para mudar isso?! Talvez Eike Batista, aumentando 20 bilhões de um ano para outro, lhes responda.
Quem não sabe pensar a direita e a esquerda para além das legendas, que procure sua chupeta ou mamadeira e espere as fraldas sujarem.

    Leider_Lincoln

    Troll querido, compare o número de pessoas que passavam fome no governo do traidor (40 milhões) com o número que ascendeu à categoria de consumidores no atual governo (outras dezenas de milhões)e depois continue com sua conversa fiada para boi dormir, que tal?

jbmartins

um absurdo querer igualar Dilma a Serra, isto é uma ofensa aos meus olhos, Serra não é Politico, é truculento que não sabe a diferença entre negociação e mercado.

paulo

O problema é ver um partido socialista ,como está no estatuto do PT, governar o país como se fosse um partido social democrata.
Esse conflito entre socialismo e social democracia não é de hoje, foi o principal motivo da não filiação do FHC ao PT, esse até então, não acreditava num partido socialista, e por este motivo fundou o PSDB(Partido social democrata brasileiro).
Claro, muitos dirão que essas são conceitos ultrapassados, que já não podemos mais dar conta da realidade com esses conceitos.
Mas, é interessante notar como que é entendido "esquerda" para os intelectuais que defendem a todo custo o governo lula. É preciso sim voltar ao debate entre social democracia e socialismo, pois, foi esse o grande debate depois da queda dabolsa de 29. A invesão da social democracia foi uma "astúcia" do sistema que manteve a roda do crescimento da economia capitalista aliada ao aumento do bem-estar social, que impulsionou os lucros e estabilizou, em certa medida, a luta de classes.
O governo lula, no fundo, realizou um pacto com a elite brasileira, aumento seus lucros a partir do aumento do consumo através do investimento na costrução civil.
Porém, todo este sistema, em outro momento chamado Keynesianista, não se sustenta, o PT como um "partido socialista" teria a obrigatoriedade de buscar um governo comprometido com a mudança de paradigma e não com a melhoria do atual.
Qual esquerda é a esquerda real?
A esquerda que busca dar uma face humana ao capitalismo ou a esquerda que fica gritando moralismo no seu "guetto¨ ?

Fabio_Passos

As críticas ao comportamento irrascível e sectário de parte da esquerda anti-capitalista são pertinentes, mas acontece que há aqueles que querem votar em uma alternativa socialista… e a Dilma não representa esta alternativa.

Voto nulo é, via de regra, um erro.

Mas sinceramente… se o vice da Dilma for o meirelles. Como é que faz?

Percebam que não é sensato exigir que socialistas firmem compromisso de apoiar um fantoche da banca para, eventualmente, assumir a presidência.

    francisco.latorre

    se…

    Fabio_Passos

    pois é.

    se…

    E aí?

    Inclusive porque, em minha opinião, este vice reduz sensivelmente a expectativa de vida da Dilma.
    Se é que me entende.

    francisco.latorre

    meirelles não será vice de dilma.

    fique tranquilo.

    não interessa nem ao pmdb.

    meirelles deve permanecer no bc até o fim do mandato lula…

    pra ajudar os amigos enquanto pode. depois adeus.

    em outubro vamos comemorar juntos. nós e os brasileiros.

    abraço.

    francisco.latorre

    eleger a dilma tá de bom tamanho.

Paulo

Há 8 ou 9 meses escrevia no blog do PHA e outros, dizendo que o Serra não ia concorrer, ao contrário, ia correr…
Agora, se confirmar a fuga, prestemos atenção na Marina Silva… aposto que vai surpreender e mesmo que Dilma leve o caneco, Marina vai deixar uma marca nestas eleições! Aposto que terá mais votos que os 30% do Serra…

PAULO CHACON

A MARINA É AMBIENTALISTA E COMO TAL TEM COMO OBJETIVO PRESERVAR OS TUCANOS. TRAIRÁÇA.

O vice do Lula?

Emir,esquece a Marina,já era… O grande problema da social democracia do século 21 (leia-se pt), é achar que um programa de governo socialista(do século 21),nunca será possivel.A agenda de ontem(2002), como a de hoje(2010),do atual governo esta bem claro pra que lado ele gosta de fazer alianças.Afinal quem esta excluindo quem,dentro do campo ideológico de esquerda,ou na luta pelo poder,o lulismo perdeu a referencia da classe assalariada,melhor dizendo,fez a lição de casa pra burguesia capitalista,arrumou a casa pra elite e ao mesmo tempo faz o papél de capitão do mato.Tenho clareza do momento politico nacional e internacional ,como também tenho clareza que falta um partido de base e de esquerda(de fato),no cenário nacional.Realmente boa parte do povo esta em lua de mel com o Lula,mas é bom não esquecer que o projeto deste governo continua o mesmo,ou seja,encher o bolso do capital,em troca de salários miseráveis pra classe assalariada.A hegemonia de esquerda na sociedade,não pode se dar a qualquer preço,muito menos pelo complexo de vira latas,isto pra quem pensa socialista(de fato).

francisco.

    Joana

    Desculpe-me, sou socialista, mas seu comentário mais parece um monte de clichês descolados da realidade. 20 milhões de pessoas saíram da linha da pobreza, o salário mínimo triplicou seu poder de compra, mais e mais estudantes das classes trabalhadoras estão ingressando nas universidades. Só não vê quem não quer.

    Fabio_Passos

    Joana socialista,

    Você vota em uma chapa Dilma-meirelles?

    Você seguramente sabe que o vice, eventualmente, assume o governo.

    Pode explicar como um socialista pode votar na possibilidade concreta da Febraban governar o Brasil?

    francisco.latorre

    o fábio lançou a chapa dilma-meirelles.

    e não abre mão.

    O vice do Lula?

    Joana,então somos socialistas,embora eu não saiba qual é seu conceito de socialismo.O meu é marxista,e o seu? Só gostaria que voce explicasse,em que ponto,o meu comentário esta descolado da realidade. Abraços Fraternos.

    francisco.

    francisco.latorre

    calma.

    chegaremos lá.

Mirabeau Bainy Leal

Salvo a ocorrência de um golpe midiático, ao estilo RGTV em 1989,
DILMA ROUSSEFF SE ELEGERÁ NO PRIMEIRO TURNO.
E, ainda que ocorra segundo turno,
OS ELEITORES DA SENADORA MARINA SILVA VOTARÃO EM DILMA, COMO VOTARAM EM LULA OS ELEITORES DA SENADORA HELOISA HELENA, EM 2006.
Quanto aos líderes partidários,
OS DO PV ESTÃO APOSTANDO TODAS AS FICHAS NA ELEIÇÃO DO GABEIRA PARA O GOVERNO DO RIO DE JANEIRO.
CREIO, INCLUSIVE, QUE ESTÃO SE UTILIZANDO DO PRESTÍGIO DE MARINA SILVA, JUNTO AO PESSOAL DA PAZ VERDE,
COM O EXCLUSIVO PROPÓSITO DE LOGRAR PROVEITO ELEITORAL NESSE VERDADEIRO JOGO DE ROLETA QUE É A ELEIÇÃO NO RJ.
Já os líderes do PSOL, PSTU e PCB estão lutando pela sobrevivência, disputando com o PT os eleitores da extrema esquerda.

daniel

Eu acho que ultra "qualquer coisa" é o primeiro passo pro retrocesso. A ultra-direita ou ultra-esquerda no poder vão sempre fracassar, porque representam apenas uma parte pequena de toda a população. Infelizmente eles dão ibope :(

Roberto Locatelli

Ser de esquerda radical não é desculpa para rejeitar Dilma e Lula.

Aqui trechos de uma análise de um grupo trotskista que considero bastante radical, a Esquerda Marxista:

"As massas trabalhadoras do estado de SP têm em Suplicy a referência das lutas históricas dos trabalhadores e vêem no companheiro a postura coerente tão forte na origem do PT. Hoje é o melhor nome que temos no partido para enfrentar nossos adversários nestas eleições. Avaliamos que, do ponto de vista de ajudar a eleger Dilma Rousseff para a Presidência da República precisamos contar com o companheiro que até hoje e nas últimas eleições que disputou obteve a maior proporção de votos em São Paulo dentre todos os nomes do PT. Nas eleições para o Senado de 1990, 1998 e 2006, respectivamente, ele obteve 30%, 43% e 48% dos votos dos eleitores paulistas."

Independente de concordar ou não com a candidatura de Suplicy, há que se notar a diferença do discurso em relação, por exemplo, ao também trotskista PSTU:

"O apoio de 83% da população à forma de governar do presidente Lula demonstra o tamanho dos desafios que teremos para combater o projeto de conciliação de classes, que beneficia as grandes corporações empresariais e bancárias do país…."

Ou seja, enquanto a EM avalia os melhores caminhos para ajudar a eleger Dilma, o PSTU arquiteta planos para combater o que eles chamam de "projeto de conciliação de classes".

    Fabio_Passos

    Locatelli,
    Acha razoável pedir que anti-capitalistas votem em uma alternativa que pode resultar em um governo direto da banca?

    Socialistas votando em meirelles. Acha sensato exigir isso?

    Roberto Locatelli

    Olha, Fabio, pra falar a verdade, acho razoável, sim.

    Os bolcheviques, em diversos momentos, apoiaram os mencheviques contra o czarismo.

    O que está em jogo, no Brasil e na América Latina é: continuaremos avançando no caminho da distribuição de renda, vida digna aos trabalhadores e justiça social, até chegar aos limites do capitalismo e, então, romper esses limites? Ou retrocederemos ao século passado, com repressão, concentração de renda, aumento da miséria e injustiça social?

    Quem é realmente marxista não terá dúvidas em apoiar Dilma.

    Fabio_Passos

    meirelles menchevique?

    meirelles vice é a possibilidade de meirelles presidente.
    Está claro Locatelli?

    Socialistas votando na possibilidade da FEBRABAN assumir diretamente a presidência?

    Não tem sentido.

    Norton

    ué, mas o PSTU fez um chamado à conciliação para as outras 'cumpanhêras' com mira nas eleições; então é um "projeto de arraçoamento de classes"??

    Que estamos e precisamos continuar no caminho social, é sabido e têm-se hoje as ferramentas nas mãos dos brasileiros; o problema é até quando será possível direcionarmos para uma política de distribuição cada vez mais equilibrada sem ultrapassar limites impostos por aquele tal de 'grande capital'..

    Roberto Locatelli

    Pois é, Norton, cabe mesmo sua pergunta.

    A quem ajuda uma candidatura que reúna PSOL, PSTU e outros pequenos partidos, candidatura essa que, certamente, criticará Dilma, tentando lhe roubar votos?

    Ou uma outra pergunta: porque a mídia serrista ficou tão feliz com o surgimento da candidatura Marina?

    A elite brasileira ficará muito grata se o PSTU, o PSOL e o PV conseguirem tirar muitos votos de Dilma.

    Mas a grande probabilidade é Dilma vencer. Nesse caso, vamos continuar avançando na distribuição de renda, vamos fazer uma reforma agrária radical (questão na qual Lula acabou recuando) e universalizar uma Educação de qualidade. Até alcançarmos os limites do capitalismo. Quando chegarmos a esses limites, estará nas mãos do povo brasileiro decidir que rumo tomar.

    francisco.latorre

    por aí mesmo.

    consolidar o avanço pra aprofundar a mudança.

valmont

Quem afirma suposta igualdade entre as candidaturas Dilma Roussef e Serra revela uma imensa ignorância política ou um egocentrismo insano. Em ambos os casos, trata-se de deplorável cegueira.

José Carlos

Hoje Marina Silva se vende à direita e aos lobbistas internacionais, representados pelas ONGs da União Européia e dos EUA, que gastam muita grana por ano para abocanhar os trilhões de dólares que representam a nossa biodiversidade, especialmente na Amazônia Legal. Se colocarmos na balança e em poucos cálculos, a nossa biodiversidade vale mais que toda a riqueza do petróleo do pré-sal, com uma grande vantagem: a biodiversidade sustentada ambientalemte, especialmente transformada em fármacos, é infinita; enquanto o petróleo do pré-sal e de outras jazidas é um bem finito.

    francisco.latorre

    marina silva e guilherme leal.

    taí uma chapa equilibrada.

    o vice é leal.

    a titular… traíra.

pereira

Excelente texto! parabéns.

Antonio Barros

Concordo. Com um adendo: não podemos criar, nesse "campo majoritário do centro", em formação no Brasil de Lula, um sentimento "antiesquerdista". Se é verdade que certos radicalismos da esquerda são cegos e incapazes de apreciar as mudanças, é igualmente verdade que as conquistas de centro-esquerda só têm sentido no plano teórico da esquerda.

Ricardo Jardim

Eu até entendo a posição daqueles que acreditam que o governo Lula e FHC possuiriam uma vertente comum, eis que simplesmente não instalaram o socialismo no país durante o tempo em que ocupam ou ocuparam o poder, ou, no caso de Lula, não procedeu ao rompimento do modelo macroeconômico deixado por FHC. A sede secular de justiça social aguçada pela posse do atual presidente levou muitos à crença de que haveria uma guinada radical na condução do modelo econômico-social brasileiro, o que de fato não aconteceu. Todavia, os resultados evidenciados ao final de um e outro mandato, no tocante à implementação de políticas públicas, na autoafirmação do país no plano internacional ou mesmo no tratamento do Estado enquanto instituição negam, todavia, equivalência ontológica do governo de ambos. Se hoje não somos socialistas, por outro lado começamos a deixar de lado um caminho perigoso: o de sermos eternos seguidores de um modelo decadente, segregacionista, e dependente de decisões externas.

Tweets that mention Emir Sader: Dilma ou Serra, é tudo igual? | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Diego Calazans. Diego Calazans said: Emir Sader: Dilma ou Serra, é tudo igual? (@viomundo) http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/emir-sader-dilma-ou-serra-e-tudo-igual.html […]

mila

Dilma é esquerda. Sua estoria de vida não nega.
Não se enganem, Ciro é muito parecido com Serra. Os dois são neoliberais de carteirinha. Ciro declarou que presidente terá o precursor do neoliberalismo Tasso como chefe da casa cvil. Ciro e Serra são truculentos e arrogantes na trato da coisa publica. E usam o mesmo trator para passar em cima da mãe e do funcionalismo publico. O problema entre os dois – serra e ciro – é que dois bicudos não se beijam. Muito ego para um so partido.

    francisco.latorre

    cara de um…

    focinho do outro.

    francisco.latorre

    serra e ciro.

    pra ficar claro.

    Fabio_Passos

    Mila,
    Você vota tranquila em uma chapa Dilma-meirelles?

    Você já imaginou ser responsável por colocar, em uma eventualidade, henrique meirelles como presidente do Brasil?

    francisco.latorre

    dilma-meirelles é despiste.

    não espalha.

    francisco.latorre

    dilma-meirelles é despiste.

    mas não espalha…

    mila

    Quando Brizola concorria a presidencia votei sempre nele. Votei em Lula quando era a unica opção no segundo turno para impedir que a direita tomasse conta do país. Lamentei , profundamente,Lula não ter desistido em 1990 e permitido Brizola enfrentar Collor. Brizola morreu rompido com Lula. Concordo com Brizola que Lula deveria ter anulado todos os atos que lesaram o país no crime da PRIVATARIA. Entretanto, infelizmente, aquele não era o momento propicio para radicalizar. Não sei se o senhor se lembra: a direita vaiticinou que com o fim do comunismo a historia tinha acabado. Necessário então ser pragmatico e governar com a direita. Meireles foi garantia de que não existiria uma ruptura e que o governo não descambaria para a radicalização. Que acredito que apenas possivel em uma revolução, como a francesa.

    Fabio_Passos

    O que o meirelles foi nós já sabemos.

    O que preocupa é o que meirelles pode vir a ser.

    meirelles vice significa uma possibilidade concreta: meirelles presidente do Brasil.
    Já pensou nisso?

    Você aceita tranquilamente esta possibilidade real de colocar a FEBRABAN diretamente no cargo de presidente do Brasil?

    Roberto Locatelli

    Acho que os que igualam Dilma e Serra torcem para que o vice de Dilma seja Henrique Meirelles, pois aí eles podem justificar sua opção.

    E se o vice de Dilma não for o Meirelles? E se for o governador do Paraná, Roberto Requião, um sujeito que enfrenta o PiG (Partido da Imprensa Golpista) com mais agressividade até do que o Ciro Gomes? Nesse caso, provavelmente, eles dirão: "é burguês do mesmo jeito".

    Eles dizem que Dilma é igual a Serra que é igual a Marina que é igual a Ciro. Eles têm um esquemão teórico na cabeça e não aceitam nada que não esteja dentro desse esquemão. O Lenin já dizia, nos livros dele, que a realidade é sempre mais rica do que as teorias, alertando os marxistas para manter seus olhos na realidade, para não ficarem fora dela.

    Fabio_Passos

    A realidade concreta é que meirelles é a Febraban.

    A realidade objetiva é que o vice pode assumir o cargo de presidente e governar 4, 8 anos.

    Confirmado meirelles vice… prá mim não dá.

    Não voto na Febraban. Sou anti-capitalista.
    Como posso votar na possibilidade da banca assumir diretamente a presidencia do meu país?

    Não faz sentido exigir que anti-capitalistas votem na Febraban.

Mirabeau Bainy Leal

SALVO A OCORRÊNCIA DE UM GOLPE MIDIÁTICO, AO ESTILO RGTV EM 1989,

DILMA ROUSSEFF SE ELEGERÁ NO PRIMEIRO TURNO.

E, AINDA QUE OCORRA SEGUNDO TURNO,

OS ELEITORES DA SENADORA MARINA SILVA VOTARÃO EM DILMA, COMO VOTARAM EM LULA OS ELEITORES DA SENADORA HELOISA HELENA, EM 2006.

QUANTO AOS LÍDERES PARTIDÁRIOS,

OS DO PV ESTÃO APOSTANDO TODAS AS FICHAS NA ELEIÇÃO DO GABEIRA PARA O GOVERNO DO RIO DE JANEIRO.

CREIO, INCLUSIVE, QUE ESTÃO SE UTILIZANDO DO PRESTÍGIO DE MARINA SILVA, JUNTO AO PESSOAL DA PAZ VERDE,
COM O EXCLUSIVO PROPÓSITO DE LOGRAR PROVEITO ELEITORAL NESSE VERDADEIRO JOGO DE ROLETA QUE É A ELEIÇÃO NO RJ.

JÁ OS DO PSOL, PSTU E PCB ESTÃO LUTANDO PELA SOBREVIVÊNCIA, DISPUTANDO COM O PT OS ELEITORES DA EXTREMA ESQUERDA.
.

Fernando

Exato.

Cecilia

No caso da Marina, é uma forma de aliar-se à direita sem pagar o preço de ter de reconhecer-se aliado das elites oligárquicas atrasadas e autoritárias do Brasil. O PV é aliado do PSDB em inúmeros cenários regionais e já acenou uma adesão à candidatura Serra em um possível segundo turno. Depois de Soninha, Marina está prestes a encenar esse triste papel de "endireitar-se"!

    Klaus

    O PT não se alia a ninguém da direita, em lugar nenhum? Quer nomes?

    francisco.latorre

    direita é psdbdem…

Mauro Jose Moreira

E todas essas diferenças afetam diretamente o individuo e o coletivo seja no financeiro ou na autoestima,politicas como essas definem o carater de uma Nação,que DILMA avance ainda mais nessa construção.

Alexandre Tambelli

Azenha! As esquerdas mais radicais enxergam um Mundo impossível de ser realizado… Infelizmente, eles acreditam que o radicalismo das ações é possível, sem resistência das elites e com a participação do povo… O povo não está preparado e não tem ouvidos para ideias de implemento do Socialismo, este, precisa ser ensinado e leva muito tempo este educar… O povo brasileiro, hoje, quer consumir! Ter um PC em casa, um Play Station 3, um DVD Blue-ray, um carro novo, fazer um churrascão, tomar cerva à-vontade, ir no cinema assistir um filmão americano de ação, e por ai vai… Lutemos para que se tenha Justiça Social, Educação e Saúde para todos neste momento, o Socialismo precisa ser ensinado, antes de querer implementá-lo…

    Giordano

    Alexandre, você tem toda razão, o que temos hoje no máximo, são socialistas de mercado. Eu me oriento pela ótica marxista, e por isso defendo o pragmatismo na política e não os sonhos!

    Fabio_Passos

    meirelles vice não é pragmatismo.

    É a completa submissão.

Rafael Borges

Eike Batista, bilionário!
Um pequeno agricultor procurou o fazendeiro vizinho:
-Cumpadre! Tou velho…Não aguento a lida na roça… O cumpadre é rico, tem muito homem pra trabalhar… Quer minha roça, não?
-E você? Vai viver de que?
-Você deixa eu morando aqui. Aí vai me dando umas coisas. Uma veiz da um feijão, otra veiz uma carne. A colheita fica pra tu.
O fazendeiro rico dizia que o vizinho foi o sujeito mais inteligente que conheceu. Que a partir daquele dia deu ao velho um tratamento que ele nunca tivera. Achava até que o cidadão viveu mais uns dez anos por conta disso.
Ria muito ao dizer que a produção da pequena fazenda não deve nem ter pago o quanto ele gastou pra o velho não morrer.
Leio sobre os que defendem a privatização da Vale. Que a ela se modernizou e que o governo hoje ganha mais em impostos do que a empresa lhe dava de lucro. Aí vejo o Eike bilionário e penso: se a fazenda desse tão pouco assim, o vizinho rico teria passado a encrenca para os filhos do velho. (livrepraque.blogspot.com)

João L. B. Penharvel

Prezadíssimo professor uma bola dessa no ângulo e ainda mais saída de um tiro tipo folha-seca não é pra muitos não. Escreveu uma tese belíssima e verdadeiríssima em poucas palavras. Aí se vê a diferença entre um ser de esquerda e um de direita.

Carlos Orlandi

Emir Sader se mostra cada vez mais capaz de captar os sentimentos da população. Desnuda os denominados "esquerdistas reais". Apresenta o risco dessa cisão e coloca em seu devido lugar as diferenças dos projetos em disputa. Muito bom.

Deixe seu comentário

Leia também