Emir Sader: Assim se desmoraliza a ONU

Tempo de leitura: 3 min

por Emir Sader, em seu blog

A ONU nasceu, no segundo pós-guerrra, para administrar o mundo conforme os interesses e as visões das potências vencedoras na guerra. Embora aparecesse como um instrumento de democratização nas relações políticas internacionais – de que a existência da Assembléia Geral é a expressão mais direta -, ela reproduziu as relações de poder existentes no mundo, ao depositar em um Conselho de Segurança o poder real da organização.

Composto pelos 4 países vencedores da Segunda Guerra como seus membros permanentes, – EUA, Inglaterra, França, Rússia, aos que se acrescentou a China, ao se tornar potência nuclear a normalizar suas relações com os EUA -, que detêm poder de veto – a que basta um voto contra – sobre qualquer decisão que tome a Assembléia Geral.

Significativas são as decisões anuais de fim do bloqueio norteamericano sobre Cuba e de retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos, para que se funde um Estado palestino, que são reiteradamente aprovadas por esmagadora maioria, contra o voto dos EUA, de Israel e de algum país exótico, às vezes. Mas basta o poder de veto dos EUA, para inviabilizar sua aprovação.

Sem ir muito longe no tempo, – quando a ONU foi instrumento das potências ocidentais na guerra fria – recordemos apenas que os EUA e a Inglaterra não conseguiram maioria no Conselho de Segurança para invadir o Iraque, com alegações que rapidamente se revelaram falsas.

Ainda assim essas duas potências invadiram, destruíram o Iraque, onde se encontram até hoje, provocando centenas de milhares de mortos. Que punição adotou a ONU em relação a essa tremenda brutalidade, não apenas por ter sido tomada contra a posição da ONU, mas pelos massacres que produziu e segue produzindo, além da destruição de lugares históricos, da mais antiga civilização do mundo? Nem formalmente tomaram decisão alguma de punição.

É agora essa mesma instituição, – que tem no seu Conselho de Segurança, como membros permanentes, com poder de veto, às maiores potências bélicas, aos maiores fabricantes de armamentos do mundo, aqueles que abastecem a todos os conflitos bélicos existentes no mundo, a que se supõe que a ONU deveria tratar de que não existissem ou que os pacificasse -, aprova punições ao Irã sob suspeita de que esse país poderia chegar a fabricar armamento nuclear. Isso, depois dos governos do Brasil e da Turquia terem conseguido do governo do Irã as exigências que as próprias Nações Unidas haviam solicitado.

Uma instituição que nada faz para punir a Israel, que assumidamente possui armamento nuclear – com que ameaça, regularmente, de bombardear o Irã -, que ofereceu esse armamento à Africa do Sul na época dos governos racistas – conforme provas recentes de um livro, que publica documentos que deixam claro esse oferecimento, que ocupa violentamente os territórios palestinos. Não faz e atende as demandas de Israel de que o Irã seja punido.

Uma decisão promovida pela maior potência bélica da história da humanidade, que possui bases militares em mais de 150 países, que foi o único pais que atirou bombas atômicas sobre outro – em Hiroshima e Nagasaki -, matando milhões de pessoas, que tem um histórico de agressões, invasões – como até hoje ocorre também no Afeganistão, com aprovação da ONU -, de golpes militares, de assassinatos de mandatários de países estrangeiros, de guerras, invasões e ocupações de outros países.

Essa instituição, hegemonizada por essa potência, aprovou sanções contra o Irã, depois de deixar impune a todos os atos de agressão militar dos EUA, cujo arsenal de guerra não deixa de se aperfeiçoar e se multiplicar. O que esperar de uma instituição assim, controlada pelas potências que protagonizaram as grandes guerras e seguem com seu papel imperialista, contra a grande maioria dos países do mundo? Por que não submetem essa decisão à Assembléia Geral, para constatar a reação de todos os governos do mundo, vítimas da dominação imperial dessas potências bélicas que, como disse Lula, necessitam inimigos, a quem diabolizar, para tentar evitar que sejam elas mesmas julgadas e condenadas como as maiores responsáveis pelas guerras que ainda assolam o mundo, fomentadas por elas mesmas.

Postado por Emir Sader às 05:05


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pitagoras

Por tudo isso somos todos Hamas, Hezbollah, Ahmadinejad…

Wendel

Não vou usar impropérios, porque senão não serei publicado!
Contudo, não posso deixar dce ficar "fulo" com a Srª Miriam Leitão, que em seu blog continua dizendo que o Brasil errou em tentar mediar o conflito entre o Irã e os Países do Ocidente.
Diz ela que o Brasil saiu perdendo, depois que a ONU votou novas sansões contra o Irã, ignorando o acordo Turquia/Brasil/Irã, e que se aliar a um País que diz que as propostas de sansões são lixo, o que levaria o Brasil a pleitear um assento lá!
Nos admira sua santa ingenuidade, ou seria inocente útil, fazer tal declaração?
Sua afirmação está claramente direcionada aos incautos, pois está muito claro que a política adotada pelo Brasil está voltada para a Paz e o multilateralismo, e sua entrada no CS teriam este comportamento e não o contrário!
Mostra bem a que soldo está!

Roberto

Apesar da ONU estar desmoralizada Lula quer uma fatia do seu poder. O governo diz claramente que quer um lugar permanente. O mesmo poder que o próprio governo contesta não apoiando a decisão da maioria dos membros na questão do Irã. O governo não faz demagogia e quer um assento permanente. Por isso propôs o acordo com o Irã.

Jana Rossi

Amhadinejad deu a resposta que a ONU merece ouvir: "vou jogar essa resolução no lixo". Tome, Hillari, a hipócrita.

Go Oliveria

Mas o que é a ONU, a não ser um ANEXO dos Estados Unidos e seus poodles? Ou eles é que são os poodles?

Dr Marcelo Silber

Luiz Carlos Azenha e Blogueiros

"militância aliada a desconhecimento histórico(ignorância mesmo) é uma combinação infeliz..
Caro Antonio Carlos, Se não quer acreditar em mim, vá pesquisar… mas saiba que:
O Yshuv Palestino sionista, sob a liderança do grande David Ben-Gurion, constituiu a brigada judaica (Palmach) que lutou na segunda guerra em unidades britânicas e da Uniâo Soviética. Seus lideres foram Ytschak Rabin (aquele mesmo, viu!!!) e Ygal Allon. Mais de 50.000 judeus palestinenses.
Já os árabes palestinos, apoiaram vigorosamente a ALEMANHA NAZISTA. O chefe do grande conselho muçulmano (o "famigerado Haj Amin Al Husseini, constituiu a brigada árabe que lutou na Wermarcht) Acusada de atrocidades e crimes de guerra, os líderes árabes palestinos Al Husseini e Fawzi el Kautji foram procurados para serem julgados em Nuremberg…Cometeram atrocidades na Boznia, Servia e Croacia.
Finalizando, os judeus palestinenses lutaram com os EUA/Inglaterra/URSS e´os árabes palestinenses ao lado de Hitler…

Emir Sader: Assim se desmoraliza a ONU

[…] Sader: Assim se desmoraliza a ONU junho 12th, 2010 | Author: EntreversõeS Fonte VioMundo – por Emir Sader, em seu […]

Werner_Piana

Prof. Emir Sader, sempre uma luz clara. Sempre no alvo.
ONU já era. Se os EEUU a sustentam financeiramente, ela se dobra e deixa tudo entrar.
Não representa nada, a não ser os interesses dos donos do mundo, Israel+EEUU.

Lastimável!

Antõnio Carlos

Considerando que o sionismo foi um grande colaborado do Nazismo e Facismo eu não estou em nda me surpereendo com o que o estado de Isreal está fazendo!!!!!

Marat

A ONU, como organização está desmoralizada desde os anos de 1970. Após 1991 deixou de existir, transformando-se num servil apêndice estadunidense do capitalismo mundial. Ridículos e estúpidos!!!

Edson

Acreditaria numa Onu que tivesse uma moeda (própria) reguladora da Economia Mundial.
Que tivesse sede itinerante, cujo idioma seria o do país sede que estivesse ocupando e cujo Conselho de Segurança fosse composto por todos os países, sem privilégios.
Se a Onu é uma ditadura composta por quatro países, como pode querer implantar democracias no mundo?
Por que o Idioma comercial do mundo é o Inglês? Por que a moeda comercial do mundo é o dólar estadunidense?

André Frej

Ao se optar por agir com "dois pesos e duas medidas" a ONU demonstra, novamente, que é subserviente ao interesse sionista-estadunidense, punindo de maneira equivocada ao Irã, enquanto Israel recebe o salvo-conduta para dizimar os palestinos.

Urbano

A onu está se tornando cada vez mais um pesado ônus ao Mundo, a exemplo do que ela criou em seu nascedouro.

Ubaldo

Alguns fatores que norteiam a política externa brasileira:

1. Alinhamento com os países antiamericanos.
2. Comércio alavancado por questões ideológicas
3. Países da aliança bolivariana
4. Participantes do fórum de são Paulo
5. Defesa do Irã para validar no futuro a construção de nossas armas atômicas
6. Tentativa de se evidenciar no exterior para ganhar dividendos eleitorais internamente
7. Aventura na tentativa de ser um player mundial sem cacife (complexo de pitbull desdentado)
8. Complexo Kate Lyra (bonzinho, bonzinho) para os miseráveis do Sul

    Jorge Nunes

    Ubaldo, acorda.

    Você tem que sair de sua redoma de idiotices.
    O Mundo muda e as questões que norteiam esta mudança global estão além desse pensamento medieval.

    JA-BH

    e o ubaldo, uma besta!

    jbmartins- Golpe Não

    Ubaldo, acostuma ao ouvir "deita, sentado, patinha", vai logo obdecendo, por isto estamos nesta pintaiba, por seculos, a ONU, para Voce tem muita força, mais na minha opinião vale mais que uma nota de 3 reais.

    Polengo

    jbmartins

    Faltou o "rola" e o "finge de morto".

    Ubaldo

    As resoluções da ONU são criadas para não serem cumpridas.

    Fernando Oliveira

    Mania única que norteia essa cambada pela-saco:
    Errar o caminho do blog do Noblat, pra vir falar merda no Blog do azenha.

    Jairo_Beraldo

    ah Ubaldo…te elogiar te faz mal…volta pior que era. Lastimavel!

    Edson

    Ubaldo, és como um mendigo que tem imenso orgulho de ter amigos ricos (e lhes lambe as botas). Como funcionáriozinho de uma grande empresa que se orgulha de ter recebido um "bom dia" do patrão. E queres que o Lula e os brasileiros sejam iguais.

    Antõnio Carlos

    O engraçado é que 17% de nossas relações comerciais exteriores são juustmaente com os EUA. Outra coisa o Brsil não precisa do aval do Irã para constuir uma bomba atômica. Temos tecnologia. O problema é que obrasil não quer se o Pitbull que você açardeia.!!! senão já teriamos constuido várias bomba atõmicas…

    Ubaldo

    Antonio Carlos,
    Se o Brasil construir as armas nucleares deixa de ser um pitbull desdentado e passa a ser um pitbull.

    Claudio Kirsten

    Ubaldo, teu navegador deve estar com defeito. Aqui, vc está no lugar errado!
    Vou te dar o link correto: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/
    Um abraço.
    Claudio Kirsten

    priscila presotto

    Au…Au…Au…Grrrrrrr!

william porto

A ONU sempre sera resrerva de mercado dos EUA. E subserviente aos americanos. Ela nao decide nada, so homologa o que os EUA decidem. E$la recende a mofo.

LuisCPPrudente

A Liga das Nações nasceu fraca e desacreditada, além de não contar com a presença dos EUA.

A ONU nasceu forte e com créditos, mas com o passar dos anos o seu Conselho de Segurança envelheceu, se tornou antiquado e fora da realidade mundial e vem desgastando a própria ONU, que aos poucos vem se tornando a velha Liga das Nações que defendia os interesses de poucos.

É necessário rever o Conselho de Segurança, democratizá-lo, colocá-lo de acordo com a realidade de hoje.

Quanto à Israel, um Estado Terrorista, a ONU deveria impor sanções sérias, exigir e criar imediatamente as condições para que o Estado Palestino exista de fato.

Pedro

A ONU foi criada com propósitos muito bem definidos, ou seja: defender os interesses dos EUA e seus cães cde guarda. O mundo não pode mais se submeter de forma tão vergonhosa e omissa as determinações da ONU.

    Jairo_Beraldo

    Pedro, as coisas estão mudando O mundo está mudando!

Pitagoras

Perfeita a análise Prof. Sader! A grande maioria dos países não tem voz na ONU, que representa, hoje e sempre, os interesses das mega-potências ocidentais.
é sempre um peso e duas medidas: sanções contra países que não se submetem aos desígnios dos imperialistas; omissão quanto aos abusos, agressões guerras de ocupação dos imperialistas; silêncio quanto aos abusos dos países fantoches dos imperialistas.

Uma grande farsa, em suma.

Supertramp68

Tão querendo transformar a ONU em sede do Foro de São Paulo? A função dela é preservar a paz mundial defendendo uma politica capitalista e democratica. e não adianta os esquerdinhas do terror espernearem só porque o divino não acertou em procurar os holofotes no Oriente. Politica externa aventureira e irresponsavel dá nisso.
Ah! gente, Azenha, o Noblat achou os 5% tá lá http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06… . Talvez até me vejam tambem, abraços

    Marcelo Fraga

    E cadê a democracia em 4 países (1 na verdade) decidirem o futuro do planeta, hein SuperTrampo?
    Ou para você democracia é aquilo lá? Por que se for, eu não quero.

    ADEMAR R. BRILHANTE

    Alienação ou burrice?

    xico barreto

    Como disse Mandela " Somos donos do nosso destino. Somos capitão de nossa alma "

    Jairo_Beraldo

    E o GRANDE Mandela, sofreu mais um baque…perdeu uma bisneta, de 13 anos, por causa de um irresponsável motorista particular bebado. Já havia perdido dois filhos. Não merecia isso.

    JA-BH

    The lady is a tramp e o supertramp é uma besta! (ou quer apenas aparecer)

    Jairo_Beraldo

    Não…ele é partidário do Zé!

Hans Bintje

Emir Sader escreveu: "O que esperar de uma instituição assim, controlada pelas potências que protagonizaram as grandes guerras e seguem com seu papel imperialista, contra a grande maioria dos países do mundo?"

Vale a pena lembrar um exemplo de luta bem sucedido contra outro sistema profundamente injusto. Da wikipedia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi ):

"Gandhi decidiu chamar esta técnica de recusar submeter a injustiça de Satyagraha que quer dizer literalmente: 'força da verdade'. (…)

Sendo civil [palavra usada no sentido de educado, polido] aos oponentes durante a desobediência, Gandhi desenvolveu o uso de ahimsa que significa 'sem dor' e normalmente é traduzido 'não violência'. Gandhi seguiu o Ódio de preceito 'o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente, ferir ou atacar outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós possamos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pessoas envolvidas. Assim ahimsa é a base da procura para verdade'."

    Antõnio Carlos

    Se frmoas procurarmos livros sobre a vida de gade iremos descobirir que são livros raros de serem encontrdos!!!!!

Supertramp68

Tão querendo transformar a ONU em sede do Foro de São Paulo? A função dela é preservar a paz mundial defendendo uma politica capitalista e democratica. e não adianta os esquerdinhas do terror espernearem só porque o divino não acertou em procurar os holofotes no Oriente. Politica externa aventureira e irresponsavel dá nisso.

    Paulo

    Os seus queridos sionistas foram os mestres em terror dos palestinos. Não é possível que essas coisas possam ter sido esquecidas. Todos os altos mandatários de Israel tem algo a ver com terrorismo. Basta lembrar que Menachem Begin foi o idealizador do atentado ao hotel King David de Jerusalém em 1946, que Yitzhak Shamir foi o mandante do assassinato do conde Folke Bernadotte em 1948 e que Ariel Sharon foi o comandante israelense no massacre de Qibya em 1953. Os pais (pai e mãe) de Ehud Olmert e Tzipi Livni eram terroristas. Os antecessores do Hamas são o Irgun e o Lehi. Os palestinos tormaram-se terroristas por desespero e necessidade. Os seus amiguinhos o são por natureza.

    Julio Silveira

    Não vai adiantar tanta informação, os autistas só memorizam algumas coisas e ficam com apenas elas na mente, se voce insistir eles entram em crise podendo ficar até agressivos.

    Felipe

    Brasil acima de tudo!

Supertramp68

Tão querendo transformar a ONU em sede do Foro de São Paulo? A função dela é preservar a paz mundial defendendo uma politica capitalista e democratica. e não adianta os esquerdinhas do terror espernearem só porque o divino não acertou em procurar os holofotes no Oriente. Politica externa aventureira e irresponsavel dá nisso.
Ah gente o noblat achou os 5%, tá lá: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/06

    Marcos C. Campos

    Sou professor e por mais que eu me esforçe e/ou facilite sempre tem uns 10% que tenho que reprovar …

    Normalmente são aqueles que não se esforçam em nada aprender algo …

    E detalhe: com cadeira cativa para estudar mantida pelo Governo Federal …

richard pereira

A muito tempo o BRASIL e outros países já deviam ter se retirado da ONU.

O que os demias países fazem é validar a prepotência dos 5 do conselho de segurança da malfadada ONU.

Se a organização fosse esvasiada , perderia sua legitimidade e verdadeiramente seria fundada nova organização , com poderes iguais entre as nações.

A ONU como está ,só serve aos interesses SIONISTAS para proteger o estado de ISRAEL de seus crimes bárbaros e evitar que qualquer país evolua na tecnologia nuclear, o resto , ou seja, o de menor importância política , tem seu rumo traçado e é exercido para iludir os incautos da real serventia da ONUI.
RICHARD PEREIRA

José Ruiz

A hegemonia dos americanos reforça o fato de não existirem argumentos contra seus interesses. Os EUA podem tudo… o resto do mundo, bem, depende… isso só reforça os argumentos terroristas… Os EUA são a maior fábrica de terroristas do planeta..

    Jairo_Beraldo

    Ruiz, o Zé também acha que pode mais….esse argumento está indo para o ralo!

Artur

A ONU está demoralizada desde que o Bush invadiu o Iraque e enforcou o Sadam em público.
Os seus mandatários, que não mandam nada, são geralmente pessoas de nacionalidades que os americanos desprezam. Pretos, japoneses, etc.
A ONU, OEA, OTAN e outras ilusões, só servem como cabide de emprego de parentes dos políticos que estão no Conselho de Insegurança.
Pra mim é um papel higiênico cheio de barro.

DUDU

O Emir Sader bota o dedo na ferida!
Quando acontecerá mudança no Conselho, não imagino.
Resta-me a alegria de ver, cada vez mais, os EUA e israel se transformarem em cães leprosos, odiados no mundo inteiro!
São uns infelizes. Terão que conviver com o medo eternamente.
Esse medo os destruirá.

sergio

A ONU é um entidade falida. Não serve para nada, a não ser manter um monte de diplomatas fazendo coisa alguma.
Um organismo que se diz multilateral, mas onde uns poucos, cinco para ser preciso, mandam e desmandam, é piada de mal gosto. Os paises que não apitam nada e não passam de acessórios deviam se retirar em massa e criar a
ONU(-6) ,todos menos EUA-França-Inglatera-China-Russia-Israel. A atual ONU não representa decemente a ordem mundial, apenas um esboço de um organismo cuja unica finalidade é chancelar os desejos dos paises impero-nucleares.

dukrai

Os EUA demonstram ainda o seu poder de potência hegemônica, com a China e Rússia recuando numa região em que ambos tem interesses estratégicos.
Em outro artigo importante de Pepe Escobar postado aqui no Viomundo, são reveladas a liderança emergente da Turquia e as relações com a Síria e Irã, formando o "O eixo Turquia-Síria-Irã", transformador da política no Oriente Médio, ao largo do Quinteto do Mal e dos Omissos do Conselho de Segurança.
Tanto no artigo do Emir Sader quanto no de Pepe Escobar, o Brasil e Lula brilham, mesmo não sendo protagonistas do Eixo ou do Quinteto e objeto de análise dos autores, pelo afirmação da sua soberania no enfrentamento da potência hegemônica nos seus derradeiros esperneios unilaterais.

    Jairo_Beraldo

    Maibrodi, acho que os tupiniquins Amorim e Lulinha paz e amor, estão infiltrados nessa sua colocação. Penso que tem o dedo deles lá!

Marcelo Fraga

Até o Tio Olavo admite que a ONU é apenas mais um cabide de empregos. Não serve para unir as nações, mas apenas de massa de manobra para as grandes potências.

    Supertramp68

    Deve ser por isso que o Lula tá cogitando uma vaga lá!!

    priscila presotto

    Supertramp68 ,que bom que te encontrei aqui.
    Lá no Nassif ,não deu pra escrever para vc.
    Sabe,esta banda ,na qual vc se apossou do nome é maravilhosa ,pena que seus comentários não façam jus ao nome.

    Supertramp68

    Priscila, Priscila… só por que não partilho de seus ideais marxistas? por que não venero seu deus molusco? Será que é tão dificil assim aceitar o diferente sem discriminar? E falam de Israel… se pudessem eu já teria sido apedrejado (virtualmente ja fui varias vezes, deve ser dificil aceitar Supertramp.).
    Abraços

    Marcus Vinicius

    não fuja da raia, seu insolente !! Lula já disse que nunca queria uma vaga na ONU, falastrão !!

    priscila presotto

    Só pq eu gosto de Lula,isso não significa que eu seja marxista.
    Seu comentário vem confirmar o qto vc é desinformado e não tem o mínimo discernimento sobre admiração e posicionamento político.
    Aqui ,ou no Nassif não é seu lugar.
    Tem blogs ,como:Noblat, Josias ,RA,Augusto Nunes que vão amar seus comentários.
    Vc não percebe a leviandade de sua réplica?
    Quem discrimina é vc!!!!!!!!
    Tchauzinho!

    Christian Schulz

    No mínimo, esse aí achou que o café-da-manhã na América seria gratuito…

    Ah sim, 68 já passou FAZ TEMPO… quem procura comunistas embaixo da cama entrega a caducidade…

    Leider_Lincoln

    Supertamp, o "diferente" que quer ser aceito não costuma chegar ofendendo e torrando a paciência. Você quer é chamar a atenção, como se fosse um adolescente complexado que faz birra. Cresça e deixe de ser ou agir como moleque, rapaz!

    vera oliveira

    o Lula nunca disse que queria uma vaga na onu

    Paulo

    Taí mais uma mentira descabida de gente pouco informada.
    Chefe de Estado nenhum peiteia a ONU.

    Paulo

    Taí mais uma mentira descabida de gente pouco informada.

    Carlos

    Lula pleiteia cargo na ONU tanto quanto pleiteou o terceiro mandato…

    LuisCPPrudente

    Será que você não se refere ao seu querido Farol de Alexandria?

    Pois este lesa-pátria que puxou tanto o saco de Bill Clinton é que queria estar lá…e ninguém o convidou.

priscila presotto

Concordo plenamente com as palavras de Sader.
Israel tudo pode.
Li em algum blog citações de governantes do passado e de agora ,horripilantes.
Em outro blog,acho que do Eduardo Guimarães,uma camiseta com uma palestina grávida com dizeres :Mato dois.(uma coisa assim).
Matam civis,querem exterminar palestinos,fazem bloqueios,atacam frotas humanitárias,invadem terras palestinas…..
E ninguém faz nada e os outros países acobertam Israel.
Azenha,na minha modesta opinião,os judeus não aprenderam nada com o holocausto.
Eles não se misturam ,vivem em guetos, e isso causa extrema antipatia.
Sei que não são todos assim,mas a população ;na sua maioria apoiam o governo terrorista de Israel.
Além de revoltante é triste.
Não aguento mais esta síndrome de vitimismo.

    Leider_Lincoln

    O troll que atende pelo nick de "superlixo" é o arquétipo deste vitimismo, em sua luta santa contra os que querem destruir os sagrados valores da extrema direita e do direito de mentir e encher o saco. Haja paciência! Vá ser ridículo daqui até na China!

Deixe seu comentário

Leia também