Política| 12/04/2010
por Eliakim Araújo, do Direto da Redação, via Carta Maior
Emir Sader, colunista da Carta Maior, foi muito feliz ao criar o prêmio “O Corvo do Ano 2010”, numa homenagem ao jornalista Carlos Lacerda, extremado lider golpista dos anos cinquenta – e parte dos sessenta – que soube usar como ninguém a mídia da época e aliou-se aos militares para derrubar governos democráticos. Sader lembra que nos tempos modernos há jornalistas e colunistas que seguem a cartilha lacerdista e promovem abertamente o golpe de estado contra as instituições democráticas em frontal desrespeito à vontade popular, usando o espaço que lhes é concedido por empresas midiáticas que comungam os mesmos pontos de vista.
Sader deu o pontapé inicial e arriscou o nome de Otavio Frias Filho, “pela “ditabranda”, pelas acusações falsas, pelo silêncio sobre o que não lhe agrada”. E deixou a critério dos leitores a indicações de nomes dentre os quais o mais votado fará jus ao prêmio.
Neste domingo eram 216 mensagens de leitores indicando nomes para a premiação. Tantos que a gente até pode pensar que eles são maioria. Numa rápida passada de olhos, observei que os nomes que mais aparecem são os de Jabor, Boris e Mainardi. Nomes que dispensam apresentação. Com certeza, qualquer um deles presidiria “maxima cum laude” o Partido da Imprensa Golpista (PIG), a criação do Paulo Henrique Amorim que é um verdadeiro achado, sobretudo depois que a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, confirmou recentemente em alto e bom som que “na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos, por isso estamos fazendo”.
Mas voltando ao prêmio “Corvo do Ano” é preciso destacar que nenhum dos jornalistas dos tempos modernos chega aos pés de Carlos Lacerda, um traidor convicto mas dotado de rara capacidade de polemizar. Ganhou a eleição para governador do recém criado Estado da Guanabara, em 1959, numa disputa acirrada com Sergio Magalhães e Tenorio Cavalcanti. Naquele ano, eu tive o privilégio de, quase aluno da Faculdade Nacional de Direito, estar presente no dia em que Lacerda debateria com os estudantes do CACO (Centro Acadêmico Cândido de Oliveira).
Aqui é bom explicar que o prédio da FND, no Campo de Santana, no Rio, tem história. Ali funcionou a primeira sede do Senado da República (1826 a 1924) e, talvez por esse motivo, havia regras específicas para o uso salão nobre, que só era aberto para ministros de Estado ou para o presidente da república. Palestras ou debates com outras personalidades eram realizados em um anfiteatro no terceiro andar. Assim foi com Tenório e Sergio.
Com Lacerda, entretanto, não foi assim. Lacerda era tipicamente aquela figura contraditória, amada ou odiada. Naquele ano, a direita, através da Aliança Libertadora Acadêmica, embora estivesse no poder no CACO, estava enfraquecida e sua derrota na próxima eleição era previsível. A maioria dos alunos votaria com o Movimento de Reforma, como de fato aconteceu em outubro do ano seguinte. Portanto, naquele ano eleitoral os progressistas, que repudiavam o golpismo representado por Larcerda, eram maioria. E aí deu-se uma passagem histórica que eu tive o privilégio de testemunhar.
Uma hora antes da chegada do Corvo, o apelido de Lacerda, líderes do Movimento de Reforma se reuniram numa sala fechada para examinar duas propostas: se impediam a entrada de Lacerda no chamado “território livre da FND”, o que certamente redundaria em pancadaria, pois Lacerda andava cercado por uma tropa de choque composta por lutadores, ou se permitiam sua entrada para o debate com estudantes. Não estou certo quanto ao número de presentes nessa reunião, mas sei que por um voto de diferença venceu a proposta de que ele deveria entrar e enfrentar o debate.
Ocorre que o anfiteatro ficou pequeno para receber a multidão que queria aplaudir ou vaiar Lacerda. A diretoria viu-se então obrigada a transferir o debate para o salão nobre, onde Lacerda não conseguiu falar, porque quando lá chegou o auditório já estava tomado pelos alunos que portavem cartazes e gritavam em coro “ladrão da rua Chile”, numa referência à Avenida Chile que seria aberta no centro do Rio e para a qual seria transferido o jornal de Lacerda, Tribuna da Imprensa, o que lhe renderia uma compensação financeira milionária que a Prefeitura lhe pagaria.
Apoie o jornalismo independente
O resto é fácil de deduzir. O pau quebrou entre alunos e a tropa de choque lacerdista em pleno salão nobre do que foi outrora o primeiro Senado brasileiro onde Rui Barbosa brilhou. Lacerda ganhou a eleição e tornou-se o primeiro governador do Estado da Guanabara, que durou apenas 16 anos, de 1960 a 1975, quando foi incorporado ao Estado do Rio de Janeiro.
Bem, depois dessa divagação histórica, é hora de voltar ao blog do Emir Sader e indicar o seu candidato ao prêmio “Corvo do Ano 2010”. Copie o link abaixo em sua URL e participe.
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=443
* Eliakim Araújo é editor do site Direto da Redação
Comentários
In the Bible: Many Plants Bearing Seed Grew Up in 24 Hours
[…] Eliakim Araújo e o corvo da rua Chile | Viomundo – O que você não vê na mídia […]
Marcos
O Boris, segundo materia de 09/Nov/1968 da revista "O Cruzeiro" (com direito a foto – veja link abaixo), pertenceu ao CCC (Comando de Caca aos Comunistas), que possuia armas para enfrentar covardemente, seus opositores. Isso, em passeatas ou na destruicao de teatros (com a plateia e artistas dentro). Agora propala sua "democracia" na TV. Logo, o Boris eh "UMA VERGONHA"!!! Escondido atras das cameras anti-democraticas da TV, continua nas trincheiras (outrora nos bandos do CCC).
Mas eh logico que a Dna. Leitao tem mais penetracao. Logo, voltando ao outro animal (o Corvo), em vez de Leitao, ela eh o proprio Corvo!!!. Mas tambem ficarei felicissimo se ganharem o Mianardi ou o Jabor. http://cloacanews.blogspot.com/2010/01/exclusivo-…
Franco Atirador
.
!!!! ALERTA GERAL !!!!
!!!! CORVOS HACKERs DO PSDB ATACANDO !!!!
TAMBÉM ESTOU COM UM VÍRUS TROJAN HORSE (CAVALO-DE-TRÓIA) ATACANDO MEU COMPUTADOR.
É SÓ ABRIR O NAVEGADOR E APARECE UMA BARRA, NA PARTE SUPERIOR DA TELA, EM ADOBE FLASH PLAYER, COM MENSAGENS MUITO SUSPEITAS.
.
Sil
Também estou com dificuldades quando acesso esses blogs!
Daniel
Caro Luiz Carlos Azenha não imagina o quanto fico feliz por saber que você faz parte de um grupo de pessoas que forma opinião de maneira responsável e ética.O Brasil precisa de profissionais da sua envergadura e com o seu conhecimento.
obs:peguei o seu link no site do nosso querido e não menos competente Paulo Henrrique Amorim.
Marat
Olha que a maioria de nossos jornali$$$tas merecem o tal prêmio… outra parte muito grande merece as menções desonrosas dessa comenda…
Fabio_Passos
Muito divertida esta escolha do “Corvo do Ano 2010” lá no blog do Emir.
Não faltam candidatos…
Klaus
Eliakim é daqueles que trabalhou na Globo, ganhou seu gordo salário, comprou casa, carro pra si e para a patroa, educou os filhos nos melhores colégios e agora pode, enfim, ser ético e xingar a emissora. Corajoso, parabéns.
Jairo Fernando
Devo ter lido outro texto, cara.
Não encontrei nenhuma referência à Rede Globo, nenhum xingamento.
Quer criticar, critique com coerência. As referências são aos jornais, os de antigamente, de Lacerda e os de hoje, principalmente a Folha de São Paulo.
Ah, entendi agora, VOCÊ considera que a Globo faz parte do PIG e já saiu chutando sem ler o texto.
Paulo Geroldo
Olha só o troll se entregando…..
Luiz Augusto Barroso
Só uma dúvida: a sede da Tribuna da Imprensa fica na Rua do Lavradio, quase na Avenida Chile. Mas não é nesta. É naquela. Que fique claro que eu ainda não era nascido na época dos fatos citados.
Marcos Lopes
Adao Sales,
Não quero entrar em neura, mas ultimamente o meu pc tem sido infectado sistematicamente com virus. Abro os blogs de sempre: Paulo Henrique Amorim, Azenha, Nassif, Oni Presente, Cloaca News, O esquerdopata, Tijolaço, Eduardo Guimarães, Na Maria News, FBI, Vermelho, PT, Amigos do Presidente Lula, etc. Como não vejo TV, estes têm sido os blogs que leio, além de outros, para ficar informado. No entanto, de uns dias para cá, tenho notado certa dificuldade para abrir esses blogs e há sempre erros na página: não se pode ler, às vezes, os comentários, demora para abrir, etc. E quando termino de fazer minhas leituras, começo a sentir problemas no pc e vou fazer rastreamento e pronto, encontro virus, o que não acontecia antes. Deve estar havendo alguma coisa: não abro emails desconhecidos, elimino tudo que é spam, nunca havia virus e agora é sistemático. Tenho impressão que a trpoa de choque do Serra deve estar instalando virus nos blogs referidos. É bom os blogueiros tomarem cuidado.
Cecéu
Está difícil conceder tal prêmio. Lacerda era golpista porque acreditava que o melhor para o Brasil seria adotar um liberalismo ultra-extremado. Mas o Lacerda gostava do Brasil e era um intelectual poderoso. Esta tralha que aí está não gosta do Brasil e é composta de anões intelectuais. Otavinho só serviria como moleque de recados de Lacerda.
sergio ribeiro
"Quer dizer então que os "progressistas" não só queriam impedir a entrada de um dos debatedores, como também impediram o debate posterior. Realmente muito democrática essa galera 'progressista'."
Isso é apenas o relato de uma época conturbada. Hoje em dia a direita não tem a coragem nem a inteligência de Lacerda para qualquer debate, tanto que o fazem quase escondidos em hotéis de luxo, como foi o caso do simpósio do Instituto Millenium.
Urbano
Espero que criem diversas categorias, pois o que há de crápulas com competência para ganhar não está no gibi.
Pierre
Quer dizer então que os "progressistas" não só queriam impedir a entrada de um dos debatedores, como também impediram o debate posterior. Realmente muito democrática essa galera "progressista".
Cristiana
Não dá pra ser um troféu "corvos"? Esses três acho até fraquinhos, na verdade, aí só o Boris Casoy é jornalista, o resto é moleque de recados, não conta. KD, Reinaldo Azevedo, Ali Kamel, Schroeder, D. Judith ( minha sANTA mainardiana ), aquele outro, di Franco… tá faltando muita gente " boa" aí.
@rodrigoprado
Mas o contrário de Lacerda, nenhum desses indicados ganhariam nem para síndico. Ainda bem que temos a internet que a demonstra que a força da comunicação é maior que qualquer brucutu.
Flávio F de Farias
PIG é um termo que significa Partido da Imprensa Golpista, mas não se sabe se pode atribuir a Paulo Henrique Amorim, porque os registro apontam um leitor do site OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA, José Carlos Santos (São Paulo-SP – Aposentado) em 26/9/2006. Depois o termo foi amplamente utilizado em comunidades do ORKUT – Apoiamos o presidente Lula, por André Alírio, de Salvador (BA), a quem foi atribuído por algum tempo o termo porque existia postagens suas de 2006.
.
Assim, por questões históricas, é necessário verificar se Paulo Henrique Amorim tem algum registro anterior. Na verdade, PHA utiliza uma variante de PIG. Ele utiliza PiG, em referência a iG.
.
partidodaimprensagolpista.blogspot.com
Francisco Ávner
Caro Flávio,
No Ano de 2005, PHA, já usava a expressão (PIG). Paulo Henrique fala que essa expressão foi criada por um deputado que eu não lembro o nome, parece ser do PT, não sei, com certeza.
Flávio F de Farias
O André acrescenta:
Não esqueçam do EIXO DOS PORCOS (PIG/PSDB/DEMO) que hoje parece que tem com presidente de honra (ou testa de ferro) Daniel Dantas.
Nas reportagens do PHA o termo utilizado era "midia". Quando esta fazendo o termo pensei em todas as possibilidade com utilizando mídia tb. Mas não pegava bem. PMG e etc. Aí eu resolvi utilizar imprensa e o termo teve um duplo sentido. Aí eu pensei "isso é um presente de deus. rsrsrs .
…..
ESTOU DE QUALQUER FORMA GARIMPANDO AS EVIDÊNCIAS PARA SERMOS JUSTOS E ATRIBUIR AO PAI (OU MÃE) DA CRIANÇA A ORIGINALIDADE.
QUEM CRIOU A EXPRESSÃO PIG?
.
Flávio F de Farias
Oi, Francisco Ávner,
há algum registro do uso de PIG em 2005?
O dep. do PT que usou a expressão PIG foi Fernando Ferro (PT-PE)?
Mas se foi, até onde sei o deputado utilizou a expressão já presente na comunidade do ORKUT. Foi dias depois de de André Alírio ter sugerido o TERMO.
O André Alírio inclusive cita que se inspirou no termo golpista que já era comum utilizar, mas apenas imprensa golpista. A idéia de nomeá-la como Partido surgiu assim:
Nas palavras do autor, André Alírio, de Salvador (BA):
"Postei o termo PIG (Partido da Imprensa Golpista) pela primeira vez aqui na Comu inspirada nas materias de PHA sobre a minipulação da imprensa na eleição de 2006."
Ele criou o termo para "resolver um conflito que tinha em minha mente. Como pode um presidente eleito com mais de 60% dos votos não ter aceitação por parte de setores da nossa sociedade.
O Post falava para nós nos organizarmos e fazer um abaixo assinado para tirar o Partido da Imprensa Golpista do "ilegalidade". O Presidente do Partido seri Ali Kamel (globo) e aos outros diretorias divididas entre Veja, Folha e Estadão.
O pessoal começou a colocar sugestões, como você pode ver no post original.
Este comportamento golpista da grande imprensa brasileira só faz sentido se pensarmos nela como um partido político. O foi nisso que criei o termo !!!"
Palavras do autor.
………………………………………….
POSTERIORMENTE,
verificamos que José Carlos Santos (São Paulo-SP – Aposentado) em 26/9/2006 já havia postado no site do OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA.
.
negitude bandeirante
Eliakim andava quietinho lá por Miami.Será que enfrentou os cubanos da "Calle Ocho"? De qualquer maneira é um reforço bem-vindo.
emanuel rego lima
Destaco o trecho:
"Com certeza, qualquer um deles presidiria “maxima cum laude” o Partido da Imprensa Golpista (PIG), a criação do Paulo Henrique Amorim que é um verdadeiro achado, sobretudo depois que a presidente da Associação Nacional de Jornais, Judith Brito, confirmou recentemente em alto e bom som que “na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos, por isso estamos fazendo”.
Não entendi bem qual a relação entre a imprensa fazer oposição ( acertadamente ou não…) e ser enquadrada como "golpista".
A não ser que o Criador da expressão "PIG", o Paulo Henrique Amorim, e o proprio Eliakim, entendam que fazer oposição é "golpismo"…
Será????
Arrepia só de pensar. É que sou de um tempo em que fazer oposição era "subversão" e quem estivesse insatisfeito deveria deixar o pais…
Será que voltaremos ao "Brasil: Ameo-o ou Deixe-o" ? ( toc, toc, toc…)
Ari Silveira
O problema não é fazer oposição em si. O golpismo está na manipulação, nas ditorções, nos dois pesos e duas medidas e em tudo mais que se caracterize como manobra para tentar criar na sociedade um clima favorável a um golpe de Estado contra o governo Lula, contra Dilma ou contra quem quer que se apresente como defensor de interesses diferentes daqueles defendidos pela maioria dos empresários de comunicação – alguns deles, vale lembrar, concessionários de serviços públicos, cujas concessões vem sendo renovadas ad eternum sem licitação.
emanuel rego lima
"O golpismo está na manipulação, nas ditorções, nos dois pesos e duas medidas e em tudo mais que se caracterize como manobra para tentar criar na sociedade um clima favorável a um golpe de Estado contra o governo Lula…"
Entendi seu ponto de vista, ari…
Só não entendi Quem, qual Orgão, Poder, Entidade terá a incumbencia de constatar a existencia de manipulação, manobra, dois pesos e duas medidas "e tudo mais" (!!!???).
A caracterização de todas essas coisas ( incluse o "e tudo mais"…) ficará por conta de cada um? É da alçada do Partido? Do presidente? Do Juiz?
Há lei regulamentando o que é "ter dois pesos e duas medidas" ; o que é "manobrar"?
Quem decidirá qual jornal revista ou televisão "manobrou"? Ou "tentou criar na sociedade um clima favoravel ao golpe"?
As Massas decidirão?
Entendi, ari.. entendi…
Que Deus nos ajude….
francisco.latorre
"entendi… "
entendeu nada.
…
fog
"Só não entendi Quem, qual Orgão, Poder, Entidade terá a incumbencia de constatar a existencia de manipulação, manobra, dois pesos e duas medidas "e tudo mais" (!!!???). "
É simples, Mané! Se publicam mentira, ou fatos distorcidos, factóides, visando ludibriar o leitor para conseguir votos para determinado candidato…
Carlos Henrique
A auto-regulamentação seria a melhor saída, até para evitar que "algum aventureiro lance mão".
Uma imprensa com credibilidade é fundamental para a sociedade. Agora, se as próprias empresas de mídia não sabem preservar essa credibilidade, teremos que criar mecanismos para tanto.
Por exemplo, um Conselho Nacional de Jornalismo, com representantes do empresariado, dos jornalistas e da sociedade.
yacov
Quer dizer que você acha que os factóides, os dossiês, as fichas falsas, as mentiras descaradas inventadas pelos PiG'SS não teem cunho golpista???? 'Cê é bobinho né, Mané??????
FORA PSDbundões DEMentes e PIg'SS!!!
QUERO LULA DE NOVO QUERO DILMA 2010 MEU POVO!!!
Corisco
Olha, Mané! Determinado veículo de comunicação ter suas preferências político-partidárias é até aceitável, apesar de não recomendável. Inadmissível mesmo é a tentativa diária de "achar pelo em ovo" em tudo (criar factóides), mentir/omitir descaradamente, distorcer os fatos, divulgar "ficha falsa" etc etc etc. Enfim, "faturar o que é bom e esconder o que ruim" (ou algo parecido), nas palavras do então Ministro da Fazenda Rubens Ricúpero. Isso, a meu ver, pela absoluta falta de ética, não deveria constar nem mesmo nos panfletos confeccionados pelos próprios "interessados' em tese, os partidos. Quanto à impresa, NUNCA, JAMAIS !! Certo, Mané?!
Bonifácio
Rego Lima (?), fazer oposição, até para um jornal, é saudável, desde que cumpra seu dever de dar as notícias de modo imparcial. Agora espalhar mentiras e manipulações visando tirar proveito político, faz de um jornal uma poderosa arma a serviço de criminosos vulgares.
Adao Sales
Azenha, pessoal:
Vocês já tentaram acessar o site do PT hoje? Tentei através do Google e recebo um aviso dizendo que o site não é seguro e que pode danificar meu computador… será que começaram as baixarias da tropa do Serra?
alfredo costa
Latorre,
Vc. é o próprio Django. Aguardo Você publicar um seu resumê. O sistema preciso saber mais sobre Você.
francisco.latorre
corvo do ano?… páreo duro…
mas o abutre do ano tem dono… eduardo paes.
…
Sobre as mortes dos pobres, voam os abutres.
http://www.tijolaco.com/?p=11865
…
querem se aproveitar da catástrofe. 'limpar' os morros.
capitalismo de desastre. aquele made-in-amerika.
aflora a pútrida alma reacionária do picareta paes.
tem que desautorizar o fascistinha esse.
que não passa de um oportunistinha cara-de-pau.
lacerda assombra o rio.
desafasta! coorvo..
…
sem capitalismo de desastre no brasa-brasil.
se virar negócio o clima… fedeu.
…
Alcindo
Nada poderia ser pior que uma política intensiva e indiscriminada de remoção de favelas. O procedimento correto é a urbanização. Mas o governo do Estado fez uma escala de prioridades para as áreas de risco. Por definição, todas as favelas são ocupações ilegais. E aproveitam áreas de risco, sujeitas a alagamentos e desmoronamentos, porque ninguém mais senão um invasor de baixa renda iria morar alí. Algumas áreas devem mesmo ser desocupadas, mas com muito critério e assistência social. Outras, onde o risco pode ser controlado, devem ser urbanizadas, porque há muita tecnologia para isso. Achar feio favela já pode se enquadrar na categoria racismo.
Rundfunk Hörer
Ôrra, como o Eliakim é véio, véio!
Carlos
"Jabor, Boris e Mainardi" e…
Que disputa emocionante, sô!
Deixe seu comentário