Eduardo Guimarães: Por que Datafolha cheira mal

Tempo de leitura: 2 min

Atualizado às 11h42m de 27 de março de 2009

por Eduardo Guimarães, em Cidadania.com

Vários fatores estão gerando suspeita sobre a pesquisa Datafolha feita de afogadilho na quinta e na sexta-feira e publicada hoje, começando pela pressa e pelo sigilo que envolveram a sua realização.

O próximo fator que salta aos olhos é a conveniência dessa sondagem para o governador José Serra, notoriamente o candidato a presidente da família Frias, dona do grupo Folha, justamente na véspera de seu afastamento do governo do Estado e do lançamento da sua candidatura.

O terceiro fator está contido na análise do diretor do Datafolha, Mauro Paulino, na Folha, valendo-se da platitude de que “pesquisas são flagrantes do momento” e que podem mudar, pois parece plantar uma “explicação” para o previsível desmentido dessa pesquisa por outros institutos

O último fator, tão subjetivo quanto os anteriores, é o de que estamos falando de um instituto de pesquisas de opinião que pertence à Folha de São Paulo, aquele jornal que não hesitou em publicar, em sua primeira página, falsificação grosseira de ficha policial da grande adversária de Serra.

A pesquisa tenta se justificar exacerbando os pontos mais frágeis da ministra Dilma Rousseff, como a maior dificuldade dela entre as pessoas do mesmo sexo e do Sul do país, arrematando com as propagandas de Serra na TV e sua intensa incursão nos programas de auditório, ou com ele ter admitido que é candidato e por estar chovendo menos em São Paulo.

Nada explica, porém, que, tão repentina e intensamente, as mulheres e o Sul do país tenham descoberto que amam Serra. Duvido de que uma declaração dele de que é candidato ou acontecerem um pouco menos desastres em São Paulo lhe permitiriam angariar cerca de 7,5 milhões de votos (cada ponto percentual vale 1,5 milhão) tão rapidamente.

A pesquisa Datafolha é de uma conveniência inacreditável para Serra. Ele deve ser o político mais sortudo do mundo. Esses números serão usados para ajudar a fechar apoios políticos à sua candidatura e a soterrar resistências dentro do seu partido e entre seus aliados externos.

Finalmente, concluo que essa manipulação escandalosa permitirá ver até que ponto o PT está preparado para enfrentar uma campanha desse nível. Se o partido, de uma forma ou de outra, não encomendar pesquisas com celeridade, permitindo, assim, que o factóide surta efeito, será preocupante.

Por outro lado, se o PT mostrar que está antenado e disposto a enfrentar a guerra eleitoral que se avizinha, a Folha e seu grupo político poderão descobrir que fizeram uma aposta muito alta ao falsificarem uma pesquisa de forma tão grosseira.

E por que o Datafolha foi a campo

Há um outro fator que torna ainda mais estranha a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado. Para entendê-lo, vejamos a freqüência com que o instituto de pesquisas tem ido a campo para a avaliar a sucessão presidencial.

As últimas três sondagens aconteceram de 14 a 18 de dezembro de 2009, de 24 a 25 de fevereiro de 2010 e, surpresa!, meros 30 dias depois. E, à diferença de suas pesquisas anteriores, não houve divulgação de que esta ocorreria.

Por que o Datafolha foi a campo tão rápida, sigilosa e inesperadamente? Terá alguma coisa que ver com o lançamento iminente da candidatura Serra, aquela que eu dizia, de novo na contramão da maioria, que era inexorável?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Antonio Cavalcanti

Pesquisa não falha! O resultado da de hoje mostra que, para presidente da República, estou disparado na frente dos demais candidatos. O Databranda entrevistou todos os meus amigos entre ontem e anteontem.

walter thadeu

Petesada acreditem, Wilma já chegou no auge.

    reinaldo bohnen

    Espero que esteja certo. A candidata do amigo dos grandes homens do Brasil como Sarney, Chvas, Fidel, Collor, Jader Barbalho, Renan Calheiros, etc não merece respeito. Lembram quando Lula beijou Jader? E quando disse que Sarney não podia ser tratado como homem comum? Quer dizer que Sarney, o salvador de Lula, pode fazer o que quiser, pois está acima de todos os demais brasileiros?
    Votem em qualquer um menos na Dilma, esta figura de triste passado!

    Reinaldo

Avante Serra

Engraçado esses petistas, qdo a pesquisa era favorável a Dilma ninguem contestava, agora é tudo armado, arranjado. Essa Dilma é uma pessoa arrogante sem experiência e super dependente do Lula. Irá perder assim como no Chile onde a ex Presidenta tinha mais de 80% de aprovação e não fez o seu sucessor…

Vamos Serra!!!!

    Doriel

    Como assim?
    A pesquisa É extremamente favoravel a Dilma.
    Não leu a espontanea?

    Antonio

    A única coisa que o serra vai é fugir da raia, como sempre fez… Vocẽ meu amigo "Avante Serra" caso não esteja sendo pago para postar estas mentiras, vá se informar melhor, ainda dá tempo! hahaha

    Chico Pina

    Hoje troll paga meia?

robledo

A pesquisa foi feita, com certeza, na sede do psdb ou na folha. Pesquisa do datafolha parece com salsicha, a gente nunca sabe como é feita.

    vinicius souza

    eh feita de jornal KKKKK

Mirabeau Bainy Leal

NA PESQUISA ESPONTÂNEA ELES CAIRAM DO CAVALO!

DILMA 24%
Serra 8%

Pesquisa Data/Folha de São Paulo
25-26/03/2010

Dilma continuou sua curva ascendente no levantamento espontâneo.

Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e
agora chegou a 12%

Lula obteve o percentual de 8%

Houve também 3% para “candidato do Lula” e

1% para “no PT/candidato do PT”.

TOTAL: 12 + 8 + 3 + 1 = 24%

Serra pontuou 8%, o mesmo percentual de dezembro de 2009.

Além disso, Serra e Ciro são os mais rejeitados (25% e 26%)

Cesar Silva

O Dia RJ, em 28/03/2010: "Rio – Pesquisa do Instituto Vox Populi sobre intenção de votos para presidente, realizada entre os dias 20 e 22 de março no Estado do Rio de Janeiro, obtida com exclusividade pelo O DIA, mostra empate técnico entre a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), os dois principais candidatos à sucessão presidencial. Dilma Rousseff aparece com 29% da preferência do eleitorado, enquanto o tucano tem 28%. Como a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.. Para o presidente do Vox Populi, João Francisco Meira, a pesquisa revela uma tendência nacional, que demonstra o crescimento de Dilma. “A boa performance da petista na capital revela o grau de informação do público. À medida que Dilma associa sua imagem à imagem do presidente Lula, ela ganha respaldo e aceitação. No interior, essa informação chega de forma mais lenta ao eleitor”, acredita o presidente do Instituto Vox Populi…"

victor lopes

Eu nao acredito nem na data da folha

marsvelo

Deu na Carta Maior:
A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, apresenta dados curiosos. Segundo o instituto, Serra abriu vantagem na disputa. No entanto, a mesma pesquisa aponta que Dilma ampliou sua vantagem na espontânea, dado obviamente omitido das manchetes. Enquanto isso, professores experimentam mais uma vez a truculência do governo Serra, que reprimiu duramente manifestação de sexta-feira. Jornalista Leandro Fortes analisa foto de professor carregando PM ferido que, segundo ele, ilustra bem o mundo bizarro do governador José Serra.
http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

Francisco Castro

Olá!

O que esse grupo empresarial e vários outros querem é tirar essa visão de que os pobres devem participar da economia, que os miseráveis devem se alimentar, etc. Enfim, eles querem colocar no poder um grupo de pessoas que pensam apenas no mercado financeiro, pouco se importando com os mais necessitados.

Abraços

Francisco Castro

João

Quando vi a pesquisa me perguntei: que fato político teria havido para explicar o crescimento do Serra?

Edu Guimarães, mais uma vez você está certo!

Quem me dera ter grana para pagar uma pesquisa séria e contrapor ao DataFALHA!

Angela

Quem confia em pesquisas do data folha:?! Nem montenegro confia nele próprio, haja vista que a penultima pesquisa que era favorável à Dilma ele e demais associados do millenium empastaram para públicar. E agora deram uma rapidinha próserra? ?Agora vai ser assim, todo final d e semna vem lavagem cerebral destas porra loucas.Abaixo a folha e o data folha.

Pedro

Pesquisa muito estranha. A popularidade de LULA aumentou, a aprovação ao seu governo aumentou, a pesquisa expontanea mostra Dilma melhor. Os professores em greve em São Paulo. Tudo tendendo a ser pior para o serragio e a pesquisa mostra ele melhorando. Não faz o menor sentido, não tem logica, A dataserra deu um golpe na estatistica, aliás é só o que a foia sabe fazer, dar e apoiar golpes, ditaduras e tudo que é contra o BRASIL e o povo brasileiro.

John Bastos

Bye Bye Dilma!!!!

Eu cantei essa bola nesse blog meses atras… Dona Dilma, a mentirosa, eh inelegivel… Um poste e que poste!!!

Agora que os "professores" de SP comecaram a dar porrada em mulher trabalhadora fardada, Dona Dilma, a mentirosa falsificadora de curriculos, jah era.

    Marcus Vinicius

    com a palavra, o mostrador de traseiro "pró-EUA"…

    Renato Lira

    Tá na hora do Gardenal, Bastos.

    Teus amigos Napoleão e Genghis Khan já tomaram.

    Tô ficando preocupado com seus surtos.

    Tu ainda tem capacidade para chefiar a sucursal brasileira da KKK?

    Delirando desse jeito?

    AH! É mesmo! Reaça vive de delírios.

    Ou , como disse outro membro da classe, o Dvorak, com conhecimento de causa, os reaças sofrem uma forma de dopping transcendente, que os tira da realidade. Ou ainda podem ter sofrido uma espécie de lobotomia intelectual virtual.

    Bastos certamente inclui-se em uma destas três categorias de reaças. Delirantes, dopados virtuais ou lobotomizados.

    Ou nas três juntas.

    Olha o Gardenal, Bastos.

    francisco.latorre

    moleque da cia.

    francisco.latorre

    eles voltaram…

    os trolhas voltaram.

    desista cara.

    contra-mão da história.

    volte pra miami.

Mauro Silva

Prezados
O meu receio está nessa urna eletrônica sem o recibo impresso. E facilita um golpe: esses institutos de pesquisa boca de porco inventam um número qualquer favorável a Serra; outro, do mesmo calão, repete; o primeiro apresenta, depois de um tempo, outra pesquisa com números parecidos a primeira; a segunda boca de porco repete; no dia da eleição, entra em funcionamento, no programa da urna eletrônica, às 8:03hs uma sub-rotina "quarto voto para Dilma computa para Serra"; às 16:56hs entre outra sub-rotina: "apagar sub-rotina quarto voto"; 17:30hs: "boca de urna dá vitória a Serra"; 18:00hs: "observadores internacionais vêem lisura no pleito brasileiro".
Foi dado um golpe branco no Brasil.

Armeiro

Azenha,

Sua análise é perfeita. Algumas perguntas: quem regula os institutos de pesquisa ? É o TSE ? QUEM AFERE A LISURA E O RESULTADO DA PESQUISA ???

Rodrigo Moura

E pra completar meu comentario anterior, não acredito em manipulação nesse caso, pois a mesma pesquisa revelou mais um recorde de popularidade do presidente Lula, mas é claro , a mídia da mais repercussão para favorecer o Serra. Na verdade mesmo os numeros destas pesquisas estão praticamente estaveis, mudou pouco em relação a pesquisa anterior, em suma , mais uma pesquisa irrelevante demais pra se dar atenção…

Francisco

Querem tornar o José Erra candidato a qualquer custo. Não entendem que ele é muito mais fácil de abater que o Aécio. Mais um tiro no pé desferido por uma mídia que só faz trapalhadas.

Rodrigo Moura

A gente tem que se preocupar menos com essas pesquisas, elas não significam absolutamente nada… Eu me lembro da eleição pra prefeitura de São Paulo, deu tudo o contrario. E aqui entre nós, foi só o Lula aparecer tres vezes na campanha ao lado da Dilma na TV que ela ja disparou nas pesquisas, imagina depois de 4 de junho… Vamos com calma, eles estão afobados mas o jogo nem começou ainda….

Marat

Ele subiu nas pesquisas porque acabou com as enchentes em SP, construiu 50 novas estações de metrô, comprou 879 novos vagões de trem, distribuiu genéricos de graça para a população carente, erradicou o analfabetismo no estado, deu melhores condições aos professores, os quais recebeu com cordialidade na Palácio… foi isso o que aconteceu, só não vê quem não quer!

Sérgio de Andrade

A pesquisa espontânea é o inverso, vejam….Dilma com 12%…..Lulla com 8%….Cadidato do Lula….3%, que dá um total de 23%. Serra com 8%…Aécio com 1%….total de 9%…Olha o GOLPE.

Paulo Reis

É muito estranho que a datafolha antecipou a pesquisa, e sem noticiar que estava fazendo pesquisa, justamente quando a Vox Populi anunciou que está fazendo uma pesquisa para presidente, que é muito estranho, a isso é. Não sei não, mas essa antecipação, acredito que é uma jogada espertíssima de neutralizar a pesquisa da Vox, caso essa venha apontar crescimento da Dilma e uma queda do Zé Maquete. Temos que ficar mais atentos do que nunca, essa bandidagem demotucanalhas e o PIG não dormen nunca.

    rafael

    Não neutralizar a pesquisa, mas vão ter um motivo para questionar a pesquisa.É com intenção de por tudo em dúvida, questionar tudo desse modo vão poder argumentar a favor do serra.

Paulo Murilo

Não! Pare de mentir! O único fator que os leva a desconfiar da pesquisa é que ela não mostrou o que vocês queriam. Se ela mostrasse Dilma na frente, vocêes estariam dando pulinhos e dizendo o que Datafolha se redimiu e volto ao caminho do bem.

    Rafael

    Comemorando com certeza porque um instituto que apóia o serra/psdb mostrar que Dilma/PT está na frente na disputa é muito bom, com certeza estaria/estará muito a frente do que indica a pesquisa.

    Doriel

    Que insistencia é essa, meu povo?
    Espontanea, espontanea, espontanea.
    Se perguntar em que a maioria vota, é na Dilma.
    se mostrar o papelzinho, ai é o Serra.
    Então tá então…

Morais

Esta pesquisa tem um objetivo escondido que é dar força para o Serra para que ele não desista de candidatar, pois o Psdb não tem um plano B e a direita entraria em polvorosa.
Para os eleitores da Dilma esta pesquisa não influi muito, pois nós já vamos votar nela independente de pesquisae, para o resto do Brasil, nós mineiros não votamos no Serra.

Alexandre Tambelli

Excelente o artigo do Eduardo! Eu tinha estudado o dia todo e acabei indo na casa do meu irmão e lá a TV estava no Jornal Nacional e veio, de repente, a notícia da pesquisa do Data Folha; na mesma hora associei ao lançamento da candidatura do Serra a pesquisa e o alavancamento dos índices do candidato da oposição. A ideia é colar que com o Serra assumindo a candidatura seus percentuais aumentaram e são soberanos e que a Dilma só havia crescido porque estava concorrendo contra ninguém, até o anúncio oficial da candidatura do Serra… O Serra aumentou e a Dilma perdeu votos da noite pro dia…

Alberto

Pela margem de erro da pesquisa, é possível afirmar (dentro da "margem de erro") a seguinte distorção intencional (e nada inocente tecnicamente, é claro): o número do candidato Serra pode ter sido esticado em dois pontos percentuais para cima ("dentro da margem de erro") e o número da candidata Dilma esticado dois pontos percentuais para baixo (dentro da "margem de erro"). Uma manobra como esta pode ser claramente feita, com aparência "técnica" e "confiável" "cientificamente", sem que o instituto em questão se arrisque em perder sua "credibilidade" nesta loteria de números que, se não indicam grande coisa em data tão distante da eleição, podem fazer algum efeito psicológico no jogo político e na estratégia traçada para tal ou qual candidato. Ou seja, diante da "margem de erro" desta mesma pesquisa, Serra tanto pode estar com 34 pontos, quanto com 36 e Dilma tanto pode estar com 27 ou 29. No caso, se a distância real da candidata Dilma face ao Serra, dentro da "margem de erro" é a da última hipótese, ela com 29 e ele com 34, a diferença é só de 5 pontos (o que não seria nenhuma novidade, porque as pesquisas imediatamente anteriores já apontavam esta margem de diferença entre uma candidatura e outra); mas quando se manipula este resultado estatístico para favorecer Serra, consegue-se o efeito psicológico esperado, dentro da estratégia da campanha do tucano e de seus aliados na mídia (alegando-se que está dentro da "marge de erro").

    antonio carlos

    é por ai que a banda, sempre que preciso, toca no datafolha……..

Glecio_Tavares

Tenho sérias dúvidas em matéria de pesquisas. Mesmo quando são feitas por institutos idoneos. Imagina as do datafolha.
Se eles pudessem diriam que 83% não apoia o governo Lula.

Marat

Ao conversar com pessoas da direitona paulista, vejo que um quadro perigoso se avizinha: Arrivistas, capitalistas, elitistas, arrogantes, preconceituosos por um lado (contra nordestinos e contra pobres), complexados em vira-latas por outro (adoram lamber as botas do Tio Sam), falsos, viciados no PIG etc… essa turma deseja eleger alguém que é muito autoritário… tudo isso é muito perigoso ao nosso país! Se fosse a Regina Duarte, estaria com medo (de verdade)!

Nelson Quintanilha

Essas pesquisas deveriam ser proibidas de serem feitas.
Onde está o TJE que não toma providencia a respeito disso?
Estão lavrando o auto de infração do Lula?

reinalda

o cara é picareta, aqui há a picaretagem ao quadrado….rs..

"Vários fatores estão gerando suspeita sobre a pesquisa Datafolha"

o texto só fala q isso ou aquilo estaria "suspeito" em parcas e porcas linhas… ou vc acredita ou não.

nada de detalhes sobre as "suspeitas".

argumentação que é bom é coisa de reacionário?

rs…

    simas

    Ora, minha queridinha, como picaretagem ao quadrado? Só posso divisar uma picaretagem, qual seja a de um instituto de pesquisas, mostrar números divergentes, dentro de uma série de pesquisas, apontar em uma série, onde a curva factível muda de direção, sem qq explicação plausível; ou vc pariu algum motivo pro número de escolhas do serra aumentar, assim do nada e o da Dilma, diminuir, pela mesma razão? Vc quer uma argumentação, categórica? Matemática? Em estatística e com estatística se consegue explicar, matematicamente, q vc é um "reaça", da peste e, da mesma forma, q vc seria uma amante, ideal, p'raquele tal do 'tavinho… Mas, convenhamos, estatisticamente, ficou melhor, agora, pro candidato, serra, encarar um decisão de se candidatar, fazendo uma bonita festa de abertura de campanha… Acho. Tudo matematicamente, pela estatística. Mas……..em compensação, vc é um perdedor.

Ronaldo Caetano

Como confiar em um Instituto de Pesquisa quando seu dono, coloca todo o peso de sua influência a favor de uma das candidaturas? Qual a lógica em se acreditar que Otavinho Ditabranda age de formal parcial e facciosa no seu jornal – a Folha – e de forma isenta e honesta em relação ao seu Instituo de Pesquisa, o Datafolha?

Ibope e Datafolha comprometeram suas credibilidades ao colocarem a voz de seus donos a favor de uma das candidaturas.
Como tudo que está vindo dessa gente, acredita quem quer…

Rafael

Pessoal vejam o seguinte:

"Pesquisas Eleitorais
——————————————————————————————————

Conforme art. 33 da Lei nº 9.504/97 e Resolução-TSE nº 23.190, as entidades e empresas que realizarem, para conhecimento público, pesquisas de opinião pública relativas às eleições 2010 ou aos candidatos, deverão registrar cada pesquisa perante a Justiça Eleitoral a partir do dia 1º de janeiro. Esse registro deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação da pesquisa.

O registro é feito perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas pesquisas referentes à eleição presidencial, e nos tribunais regional eleitorais (TREs), as pesquisas referentes às eleições federais e estaduais.

Todo o procedimento encontra-se detalhado na Resolução. As entidades e empresas devem se cadastrar para acesso ao Sistema Informatizado de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle, link abaixo). Apenas mediante o PesqEle é possível gerar o documento de protocolo para cada registro de pesquisa (vide art. 4º da Resolução).

A Justiça Eleitoral publica, na internet e nos locais de costume, o aviso de registro de pesquisa eleitoral, para conhecimento geral. Tanto os avisos quanto as informações das pesquisas registradas podem ser consultados aqui.

Os avisos ficam disponíveis por 30 (trinta dias)."
Tirei esse texto do site do tse, e como podem ver a pesquisa tem que ser registrada no tse 5 dias antes da divulgação.Então como podem ter feito quinta e sexta e divulgarem hoje?Vamos aguardar se vai ser registrada essa pesquisa.

    simas

    Isso, mesmo. Por isso, toda pesquisa q se preza, ao ser anunciada, o apresentador, ao final, cita q a pesquisa tal foi registrada na Justiça Eleitoral, sob número, tal… Outra coisa, Rafael, é q a Estatística oferece ferramenta pra vc chegar a um resultado q vc desejar, usando números tomados em pesquisa e aspecto… matematicamente, acertado. Traduzindo: vc encomenda uma pesquisa pra mostrar esse resultado, aê, do serra, na frente, invertendo a curva estatística. E pronto. Tá feito. Mas, o q se debate, é a incongruência da curva… Não existe motivo, forte, pra curva ter mudado de rumo, assim, do nada… Abraço, fraterno

jose fernandes

isso e muito grave …isso e golpe quando eles vão perceber que o povo bem imformado, não acredita nela….

Ramon

Muito engraçada esta pesquisa. Se vc pode acreditar que Marina está com um índice de rejeição em empate técnico com a rejeição a José Serra que é no momento uma grande vidraça. Sendo que ela ainda é praticamente desconhecida do grande público… Além de manipularem os dados ainda desrespeitam a inteligência alheia.
Mas vão comemorando Demo-tucanos, a verdade porde até tardar, mas não falha!

Natalino

A FDPSP(folha) sabe que se a Dilma ganhar o negocio vai ficar feio pro lado deles então não vão medir esforço para tentar derruba-la, já estão no fundo do poço de agora em diante vão partir para o desespero.

mila

O que vai pesar em outubro? É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!!!!
Infelizmente para os tucanos eles perdem FEIO nesse quesito tambem. Lembrem todos dos prepostos do FMI vindo ao Brasil ditar regras.

mila

Pela ficha criminal da folha e seus antecedentes realmente é difícil acreditar em qualquer coisa vinda do esgoto. Assim como a Veja. Mas… não se pode subir no salto alto. Serve de alerta. A guerra é diuturna. Devemos ficar atentos para a guerra que se avizinha e o PIG esta disposto a tudo e um pouco mais para melar a disputa. É o BRASIL que esta em jogo. Não é o PT, nem Lula. Lembrem que FHC, o salieri, quebrou tres vezes o Brasil. Os demo tucanos no poder é a quarta QUEBRA do Brasil e o retorno a condição de pedinte do FMI.

lira

Independentemente se a pesquisa é forjada ou não, se queremos manter os avanços obtidos neste governo, precisamos garantir que sejamos vitoriosos. Só depende de nós. Aqui no Recife ganhamos duas eleições para prefeito no 1o. turno. Foram administrações do PT aprovadas pela população. Nossos maiores adversários são: a Justiça Eleitoral, a mídia, e, camufladamente, alguns dos nossos pseudos aliados. A eleição para governador em 2006, foi o exemplo. Derrubaram o nosso companheiro Humberto Costa com difamação, e sabemos quem ganhou com isto. Só perderemos esta eleição se Lula quiser. Se fraquejar e amoler diante da diversidade que vem aí. Pode chegar ao ponto de Lula precisar chamar o povo. Não sei se o mesmo terá peito.

flavio cunha

Eu acho ótimo que eles acreditem que estão bem, só assim o Serra não desiste, uma vez que seria muito mais difícil contra o Aécio.

Mirabeau Bainy Leal

.
A SE COMPROVAR O INDÍCIO DE MANIPULAÇÃO DA PESQUISA, DESCRITO NO COMENTÁRIO ABAIXO (DENÚNCIA GRAVE), OFERECIDO PELO PRÓPRIO ENTREVISTADOR DO DATAFOLHA.

ESSA PESQUISA PODE PERFEITAMENTE SER IMPUGNADA NO TSE,
ALÉM DE SER PASSÍVEL DE DENÚNCIA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL POR CRIME ELEITORAL, SEM PREJUÍZO DE OUTRAS COMINAÇÕES LEGAIS CABÍVEIS À ESPÉCIE, FICANDO AS INVESTIGAÇÕES A CARGO DA POLÍCIA FEDERAL.

ESTÁ NA HORA DOS DEPARTAMENTOS JURÍDICOS DOS PARTIDOS PREJUDICADOS ACORDAREM, DIANTE DESSE CLARO INDÍCIO DE PESQUISA ELEITORAL CRIMINOSA.
.

Roberto Ribeiro

Pesquisa feita sob encomenda e com metodologia tipo anima auditório. Rooooqueeee!!!

arthur kierski

azenha, porque tanto odio a josé serra?

    Milton

    A gritaria da imprensa hoje é de que a candidata do governo (e o proprio governo)é contra a liberdade de imprensa. No entanto o candidato da oposiçao é o unico que impõe mordaça em professores e outros funcionarios publicos, hostilidades a reportereres que perguntam algo que ele não queira responder e finalmente, tem no seu curriculo demissão de jornalistas e contratos de guarda-chuva com a midia. Qual a diferença entre Serra e um ditador?

    Luiz Soares

    Por que o cara é um fingido. Na campanha para Prefeito de SP assinou documento informando que iria cumprir o mandato integralmente. O que fez? E as ambulâncias, já esqueceram? E os genéricos que ele diz ser dele quando se sabe que não foi. E o apoio que deu, quando Ministro de FHC, nas privatizações (quase entra a Petrobrás, BB e Caixa). São tantas as mentiras e artimanhas da figura que não se pode deixar de, politicamente, mostrar para o Brasil que é o candidato dos demo-tucanos o pior dos concorrentes.

    Robson Porto

    Simples, AK…

    Porque os métodos de José Serra são odiáveis.

    Zeno José Otto

    Vou responder pelo Azenha:
    Ninguém tem ódio pelo Serra. Nem paixão. Ninguém sabe direito quem ele é. Aparenta ser arrogante. Quem já trabalhou com ele diz que é um mala sem alça. Não fala, não diz o que vai fazer, não administra bem, não encanta, nem desencanta. É um ponto de interrogação. Criou um personagem que só ele entende.
    Não é ódio ao José Serra, é só uma questão de observar e analisar.

    Leider_Lincoln

    Kierski não creio que seja ódio.
    Veja o que este infeliz é capaz de fazer: manda a polícia para os
    ônibus, cria uma lei [inconstitucional] que proíbe manifestações, manda a polícia sentar o sarrafo em professores, paga salários miseráveis a ambos, inunda bairros pobres para salvar os carros dos ricos, ataca até companheiros de partido pela imprensa, coloca espiões de uma polícia secreta em meio a manifestantes, manda demitir jornalistas, coloca a imprensa no bolso e no cabresto, manda confeccionar prêmios fajutos, finge que é economista e engenheiro sem sê-lo de verdade, assume como seus projetos que são de outrem, foge do debate, joga sujo…
    Quer mais? O que você acha que uma criatura dessas seria capaz de fazer se tivesse o controle da PF, das Forças Armadas e da ABIN? O inominável, obviamente.
    Denunciá-lo, neste sentido, deixa de ser uma opção e se torna um imperativo!

    francisco.latorre

    não é ódio…

    é desprezo.

LEI ELEITORAL

A MANIPULAÇÃO DE PESQUISA ELEITORAL É UM CRIME PREVISTO NO PARÁGRAFO QUARTO DO ARTIGO 33 DA LEI 9.504/97:

§ 4º – A DIVULGAÇÃO DE PESQUISA FRAUDULENTA CONSTITUI CRIME, PUNÍVEL COM DETENÇÃO DE SEIS MESES A UM ANO E
MULTA NO VALOR DE CINQÜENTA MIL A CEM MIL UFIR.

O PARÁGRAFO TERCEIRO DO ARTIGO 34 DA MESMA LEI PREVÊ AINDA QUE:

§ 3º – A COMPROVAÇÃO DE IRREGULARIDADE NOS DADOS PUBLICADOS SUJEITA OS RESPONSÁVEIS ÀS PENAS MENCIONADAS NO PARÁGRAFO ANTERIOR,
SEM PREJUÍZO DA OBRIGATORIEDADE DA VEICULAÇÃO DOS DADOS CORRETOS NO MESMO ESPAÇO, LOCAL, HORÁRIO, PÁGINA, CARACTERES E OUTROS ELEMENTOS DE DESTAQUE, DE ACORDO COM O VEÍCULO USADO.

Cecéu

"A pesquisa Datafolha é de uma conveniência inacreditável para Serra. Ele deve ser o político mais sortudo do mundo. Esses números serão usados para ajudar a fechar apoios políticos à sua candidatura e a soterrar resistências dentro do seu partido e entre seus aliados externos." Este é motivo de sobra para a patacoada da Folha-data, prezado Eduardo. De fato, é pouco provável que Serra pudesse se apresentar de cabeça erguida junto a seus pares para lançamento de candidatura, com o clima de negativismo que a envolvia antes desta pesquisa. Agora, ainda poderá sobrevir algum chumbo contra Serra até o dia 10, mas o benefício da dúvida estará a seu lado. E muitos de seus pares que têm suficiente juízo para saber que esta pesquisa é fajuta, poderão tranquilamente fingir que estão acreditando. Outros inocentes embarcarão nessa canoa furada que não poderá suportar a travessia. É o Efeito Montenegro, cujos vaticínios garantiram o engajamento de muita gente com o Serra, gente que ao final se ferrará inapelavelmente. Mesmo que o PT cometa todos os erros e omissões do mundo, ainda assim a Dilma vencerá no primeiro turno.

José Prudente Filho

Gente do Céu,
A folha endoidou. Como pode esse súbito crescimento em pelno dilúvio em São Paulo e polícia sendo socorrrido por professores,
É demais.
Prudente

DENÚNCIA GRAVE

COMENTÁRIO NO BLOG DO PHA:"Carlos Doenha Freitas 27/março/2010 11:52.SOU ENTREVISTADOR DO DATAFOLHA HÁ ALGUM TEMPO E DESTA VEZ PERCEBI QUE A MANIPULAÇÃO DAS ENTREVISTAS FOI DESCARADA,NÃO PODIA DEIXAR DE DENUNCIAR.Participei do trabalho de entrevistas desta pesquisa divulgada hoje que coloca o José Serra na frente da Dilma com 9 pontos.POSSO GARANTIR QUE SEMPRE SÃO REALIZADAS ENTREVISTAS EM MAIOR NÚMERO NOS BAIRROS ONDE VIVEM AS PESSOAS MAIS RICAS, desta vez então foram realizadas entrevistas nestes bairros em maior número ainda e em FICHAS EM BRANCO NO LOCAL ONDE É ANOTADA A REGIÃO ONDE A ENTREVISTA FOI REALIZADA.Eu e outros pesquisadores ja percebemos isto a muito tempo mas agora foi demais.Não podiamos deixar de denunciar,esta pesquisa foi manipulada,pode acreditar,a DILMA JA ESTA ATÉ NA FRENTE DO SERRA,pois,NOS BAIRROS MAIS POBRES DE SÃO PAULO ELA ESTA BEM MAIS NA FRENTE,é que A COORDENAÇÃO DA PESQUISA MANDOU FAZER MAIS PESQUISAS ONDE MORA MENOS GENTE E AS PESSOAS SÃO MAIS RICAS.Estamos denunciando isto porque é uma vergonha,a folha e a Globo querem fazer o povo brasileiro de tontos,chega."

    Daniel Campos

    Então é por isso que jamais perguntaram a minha opinião nestas "pesquisas"? Porquê só interessa a opinião dos "bem nascidos"?

    E antes que algum imbecil retardado saia gritando que é "teoria da conspiração": Para uma empresa que mente grosseiramente todo dia em seu jornal, nada mais óbvio do que mentir em pesquisas também. É tão fácil chegar à esta conclusão quanto somar 2 + 2.

dvorak

Esses institutos, suas pesquisas e seus números…Quando mostravam a Dilma crescendo e se aproximando do Serra, quanta integridade, imparcialidade, que alegria.Bastou apresentar números diferentes do desejado pelas lulletes e dilmetes, o mundo acabou.Vamos às teorias conspiratórias:

A)Pessoas foram dopadas e obrigadas a declarar o voto no Serra;
b) Agentes do Mossad, a serviço do Serra, se passaram por eleitores brasileiros e declararam seu voto para fraudarem a pesquisa;
c)O Datafolha se cansou de ser elogiado pela petezada, quando colocava Dilna em franco crescimento, e decidiu inverter o jogo;
d)É apenas chororô de quem não aguenta ser contrariado…
e) Qualquer uma do Rayovac (Vulgo Milton Hayek-rei das teorias conspiratórias).

eheheheheheheheeheh

Ps:Eu imagino o que dirão se o Serra for presidente!!!

    Renato Lira

    Caro chacrete dos reaças Dvorak.

    Quanto à questã acima, a tese do dopping é muito plausível.

    Porque só dopado para acreditar em pesquisa de datafolha e notícia de folhas frias.

    Essa conclusão me leva a imaginar que reaças e teleguiados são dopados mesmo. Ou então lobotomizados.

    Até porque só dopado ou lobotomizado pra imaginar Serra presidente.

    Grato por sua colaboração em uma dúvida que eu tinha, agora não tenho mais.

    Rafael

    Por que gênio acreditam nesses nas pesquisas é o seguinte: se esses institutos apontam Dilma acima de serra então com certeza deve estar mais acima ainda.Ninguém é tão ingênuo a ponto de achar que esse institutos são imparciais.Sempre serão favoráveis ao psdb/dem.Por isso quando aparece Dilma a frente do serra com certeza é que está acontecendo.Ou vai dizer que não é estranho serra ter o crescimento que teve sem nenhum fato que pudesse o favorecer, e para confirmar a manipulação pela própria pesquisa Dilma na espontânea está em primeiro.

    Daniel Campos

    DVorak, deita. Sente. Role. Finja de morto.

    Não acredito em NENHUMA pesquisa, ESPECIALMENTE as de um instituto ligado à um dos jornais que mais mentem neste país. Independente da mesma mostrar que Serra têm 99% dos votos ou a Dilma ter 99%.

    Acreditar em pesquisa neste país é ingenuidade ou mesmo estupidez.

    P.S: E para mim, quem taxa o que outro diz de "teoria conpiratória" deixa automaticamente de ter qualquer razão.

Joao

O resultado do Datafolha combina com o absurdo editorial do jornal hoje, laudatório ao Gilmar Mendes Dantas.

Leo Gavio

Eu acredito tá pesquisa, houve 1 mes de caso bancoop e o caso do Lula apoiar o presidente do ira.

Tudo isso gera noticia ruim para lula e dilma.

Mas se ciro não for candidato acoisa será pior para dilma, então o pt nao tem muito o que raclamar.

No meu ver.

    Crisólito

    Eu também acredito em papai noel. hahahahahahahahahahhhh

    Márcio Martins

    Realmente, pode ou não ser manipulado, mas que com tantos ataques dessa mídia, não digo que a Dilma irá perder, mas que sofrerá para ganhar, com certeza. E mais, vejo muitas pessoas infelizmente subestimando a força da direita. Não se iludam. Ainda há muitos desinformados por aí que podem pender prum lado ou pro outro, se bobear,com mais tendência de ir pro outro. Essa é a minha opinião. E Crisólito, continue acreditando em papai noel, viu? Que a desilusão pode ser menor.

Carlos.

A Operação Caçador de Marajás 2 – a Missão está a pleno vapor na mídia porca e datafraudes da vida. Alguém precisa divulgar e analisar os detalhes e dados da "pesquisa" datacoxas feita a toque de caixa, na calada da noite. Quantos foram ouvidos na Praça Villaboin e quantos foram ouvidos na Jardim Romano? Quantos foram pesquisados no agreste e quantos foram na DASLU?

francisco.latorre

fraude tosca.

vem mais por aí.

Paulo Oliveira

Pesquisa, pesquisa, pesquisa. Cada instituto e suas conveniencias. Está, mais, mais que claro que o pessoal da veja, folha, globo e estadao não iam deixar barato! Só acredita, nessa "pesquisa", quem quer. "O império contra-ataca". Vai ser difícil, mas 03 de outubro a vontade e o esforço do povo prevalecerá. Não ao vampiro! Serrágio, o lado negro da força!

Mauro Jose Moreira

Que a fsp é o braço sujo do psdb/dem não há duvidas,portanto cabe ao PT encomendar pesquisas que sejam confiaveis.

Tweets that mention Eduardo Guimarães: Por que Datafolha cheira mal | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Nilo Correa. Nilo Correa said: Eduardo Guimarães: Por que Datafolha cheira mal http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/eduardo-guimaraes-por-que-datafolha-cheira-mal.html […]

Deixe seu comentário

Leia também