Eduardo Guimarães: MSM denunciará crime eleitoral

Tempo de leitura: 2 min

17/04/2010

por Eduardo Guimarães, no Cidadania.com

Faço saber, a quem possa interessar, que o Movimento dos Sem Mídia, organização não-governamental da sociedade civil constituída em 13 de outubro de 2007 em assembléia-geral integrada por 52 sócios fundadores e que conta com 137 filiados, ingressará na Justiça Eleitoral com pedido de investigação dos seguintes fatos:

Em 27 de março deste ano, foi divulgada pesquisa eleitoral do instituto Datafolha que versou sobre a intenção de voto do eleitorado para o cargo de presidente da República. A sondagem apontou diferenças de 9  e de 10 pontos percentuais entre os pré-candidatos José Serra e Dilma Rousseff, em favor do primeiro, nos dois cenários principais apresentados aos pesquisados.

Sete dias depois (em 3 de abril), houve divulgação de pesquisa Vox Populi que revelou  quadro bem  diferente, com diferença de 3 e de 5 pontos, de acordo com o cenário de postulantes ao cargo de presidente, em favor do candidato do PSDB. No mesmo dia, o jornal Folha de São Paulo, proprietário do instituto Datafolha, publica denúncia de que o “tipo de questionário” apresentado pelo instituto concorrente aos pesquisados “é conhecido por distorcer resultados”.

Nos dias seguintes, a diferença dos levantamentos estatísticos e a denúncia da Folha provocaram uma vastidão de matérias na imprensa, com acusações tanto ao Datafolha quanto ao Vox Populi, sendo que as acusações do maior jornal do país tiveram espaço quase exclusivo nos grandes meios de comunicação.

Em 13 de abril, o instituto Sensus divulgou nova pesquisa sobre a sucessão presidencial mostrando quadro diametralmente diferente do apurado pelo instituto Datafolha. Nessa pesquisa, a diferença entre os pré-candidatos Dilma e Serra reduziu-se dos 9 e 10 pontos percentuais detectados pelo Datafolha 10 dias antes, para 0,4 e 2,8 pontos  nos dois respectivos cenários pesquisados.

A Folha de São Paulo, então, produziu acusações ainda mais sérias em sucessivas matérias largamente reproduzidas por toda a grande imprensa e que levaram o PSDB a entrar na Justiça Eleitoral contra o Sensus, requisitando as fichas das entrevistas da pesquisa para análise de especialistas contratados pelo partido. E, no último dia 16, a mesma imprensa e o mesmo partido político denunciaram supostas manobras protelatórias do instituto para fornecer os dados requeridos pela Justiça Eleitoral.

Finalmente, na última sexta-feira (16 de abril de 2010), o site da revista Veja divulgou, antes do jornal dono do instituto Datafolha, pesquisa deste instituto sobre a sucessão presidencial. A pesquisa mostrou resultado gravemente diferente do que foi apurado pelo Sensus e divulgado 3 dias antes. O Datafolha afirma que a diferença em favor de Serra seria, agora, de 10 e 12 pontos percentuais.

Não existe a menor dúvida de que um ou mais de um desses institutos de pesquisa (Datafolha, Sensus ou Vox Populi) cometeu um legítimo crime eleitoral. Existe até denúncia, amplamente comentada na imprensa, nesse mesmo sentido. Esse fato gera intranqüilidade social e tem um poder enorme de influir nos rumos da eleição.

A LEI Nº 9.504, de 30 DE SETEMBRO DE 1997, Art.33, § 4º, reza que “A divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de cinqüenta mil a cem mil UFIR”.

Diante do exposto, reitero a informação de que o Movimento dos Sem Mídia pedirá à Justiça Eleitoral investigação rigorosa dos fatos supra mencionados, o que fará em benefício da ordem pública e da segurança da sociedade de que a eleição deste ano transcorrerá sob a égide da democracia e da justiça.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maria Helena

Tambem assino em baixo. Mas, para não entrar em frias (sim, é um trocadilho), deixo claro que concordo com as ponderações sobre manter a calma: não é o PT quem deve entrar na justiça e jogar o jogo do tapete. Isso é para os desesperados e sem argumentos. PT e Dilma têm de se concentrar nas propostas. Os cidadãos (no caso, o MSM) são o agente perfeito para solicitar a apuraçao de crime eleitoral. Se o criterio usado tiver sido diferente (por ex. por ruas em vez de domicilios) isso ficaria explicitado e então poderiamos saber qual teria sido o resultado se utilizassem criterios uniformes. Por uma auditagem de técnicos não pertencentes aos quadros da folha, claro.

joão mendes

Como já sabíamos, está no blog Amigos do P.Lula: "Fraude no Datafolha": "Há uma fraude, intencional ( "ou não"), no tamanho da amostra da pesquisa Datafolha de março em relação à de fevereiro. Da pesquisa divulgada hoje ainda não há estes dados para conferir. Mas os dados de fevereiro e março, disponíveis no TSE, são suficientes como prova / /
Na pesquisa de fevereiro o instituto fez 2.600 entrevistas, sendo em 18 bairros de São Paulo / / Na pesquisa de março, elevou a pesquisa para 71 bairros de São Paulo. Porém,inexplicavelmente, não aumentou o número de entrevistas, mantendo as mesmas 2.600 pessoas pesquisadas / / A pesquisa do Datafolha é na rua, em lugares de movimento. Cada bairro é um ponto de coleta de entrevistas de intenção de votos." Ora, Serra ganha em São Paulo (por enquanto)mas São Paulo não é o Brasil. Se vc aumenta o no.de entrevistados em São Paulo de 10 para 71(!), sem aumentar o no. de pessoas pesquisadas, a distorção é certa. Com certeza fizeram iss de novo na atual pesquisa.

    Josivaldo

    João, para começo de conversa, de onde voce tirou que o numero de pessoas pesquisadas em março foi 2.600? Pelos dados do TSE foram 4.158…

Tavaresdemello

E a nossa AlterCom, já não reúne condições de meter a colher nesse angu de caroço?
Tô ansioso pra ver a AlterCom em ação!

Farpa

Parabéns ao MSM por tomar uma iniciativa que deveria ser do PT, que infelizmente se acovardou. Se todas as evidencias estiverem corretas, a FSP vai tomar um golpe de credibilidade que poderá ser fatal.

Gão

Pesquisas sevem pra denunciar GOLPE, acordem, sem pesquisas séria ninguem saberia da farça da eleição paquistanesa, pesquisa forjada significa golpe a vista , vcs tão brincando com fogo é preciso recorrer à todos os meios pra colocar esses estelionatários na cadeia. Com eleição não se brinca, não sejam molengas!

dvorak

Caro Eduardo, seria mais produtivo pendurar uma melancia no pescoço e desfilar na Praça da Sé!!!Será que serei processado???

ehehehehehehehehe

    Antonio

    Não dvorak, fique tranquilinho, somente processamos quem vale a pena e quando o motivo justifica.

    O simples fato de ser puxa-saco do Serra não é motivo para ser processado.

    kakakakakakaka!

Holdfrei

Em BH na primeira eleicao do Celio de Castro, todos os institutos davam a vitoria do candidato do psdb. Somente um instituto pequeno deu Celio em primeiro. No segundo turno foi uma lavada. Nesse momento, a melhor receita eh paciencia e atencao. Não podemos cancar antes da hora.

Augusto Gasparoni

PT, OAB, CUT, Sindicatos, todos devem berrar sim. Depois que a vaca for pro brejo, aí vai ser tarde demais. Desatolar uma vaca, meus amigos, não é tarefa fácil. Tem grande chance de sair morta, e aos pedaços. Isso quando tem uma força tarefa disposta a retirá-la, o que não sei se é o caso.
Pra quem não se lembra, ou não conhece, o velho Brizola foi vítima desse ardil há aproximadamente 25 anos, no famoso caso Proconsult. Se não tivesse berrado em alto e bom som, bem ao seu estilo, a fraude teria se concretizado da forma que muita gente julgava impossível de acontecer, principalmente devido às proporções (fraudar eleição para governador num dos maiores colégios eleitorais do país, e estado influente na federação). O precedente foi criado ali.
Parabéns ao Eduardo Guimarães pela iniciativa. Copiando alguém aí, também me coloco à disposição para assinar. E complementando, se quiser passar a sacolinha, também colaboro.

Maria Dirce

como o Lula é muito ardiloso, alguma ele esta aprontando com o silencio, pra essa fajutice de pesquisa data folha.

Trazíbulo Meireles

Aprovo a iniciativa do Movimento dos Sem Mídia de tentar esclarecer o que está acontecendo com os institutos, depois da farsa montada pelo Data-Folha, num verdadeiro atentado contra a Democracia.
O Data-Folha está querendo aplicar a fraude na forma de pesquisas aqui nas eleições, quase que da mesma jeito que foi feito nos Estados Unidos para eleger George W. Bush, na sua primeira eleição.

Trazíbulo Meireles

JOAO BATISTA

acho que PT nao deve ir a justiça..Isso demonstra medo.. E indo a justiça e nao conseguir provar falcatrua o PT ficará desmoralizado e o Data Folha ficará creditado..
NAO SE DEVE ACIONAR A JUSTIÇA… DEIXA ISSO PARA O PSDB.

    Neo

    .
    .
    Lula. Grande Maestro do Brasil, gigante como poucos, seleto da lista com nomes como Getúlio e J.K…
    .
    .
    Poder é para usar !!!!!!! Cadê a PF que prendeu Arruda ??? Cadê a ABIN ??? Cadê a defesa da democracia
    .
    em "rede nacional" ???
    .
    .
    Diz o povo : " Quem não dá assistência abre concorrência…"
    .
    .Garanto que se a direita estivesse no poder já tinha escurraçado com a sua turma só com o poder que vc tem na mão hoje…
    .
    .
    Ou vc escurraça com tipos e práticas como o do Arruda e PIG e CIA, ou eles escurraçam com o Brasil…
    .
    .
    Cadê sua tropa de choque no Congresso para botar pingo nos i s deste Supremo vendido !!!
    .

    Lucas Cardoso

    Sim, claro, porque tudo que nós precisamos para o Brasil ir pra frente é uma ditadurinha paz e amor.

    Sério, cê faz alguma idéia do que cê tá falando?

    Eu acho o Lula um dos melhores políticos das últimos décadas, mas esse culto à personalidade em torno dele me dá medo.

Augusto Gasparoni

PT, OAB, CUT, Sindicatos, todos devem berrar sim. Depois que a vaca for pro brejo, aí vai ser tarde demais. Desatolar uma vaca, meus amigos, não é tarefa fácil. Tem grande chance de sair morta, e aos pedaços. Isso quando tem uma força tarefa disposta a retirá-la, o que não sei se é o caso.
Pra quem não sabe o velho Brizola foi atacado da mesma forma, há mais ou menos 25 anos, no conhecido escândalo Proconsult. Naquela época se julgava um absurdo pensar em fraude numa eleição de governador de estado, em um estado influente da federação. No entanto ela foi real. A fraude só foi desmontada porque o Brizola fez um grande escândalo bem ao seu estilo, e conseguiu reverter a situação. O precedente foi criado (fraude em grande escala).
A hora de barrar a iniciativa de golpe é agora. Se o PSDB solicitou acesso aos dados do Sensus, o PT automaticamente pode pedir acesso aos dados do Datafolha, sem por isso se desgastar. E todas as outras entidades não têm porque se encolher.
Parabéns ao Eduardo Guimarães e, aproveitando, como disse alguém aí, onde eu assino para endossar? Complementando, se necessário passar a sacolinha, contribuo também.

trombeta

Caro Eduardo, acho sua iniciativa ótima, o que entendo conveniente evitar é a exposição do PT choramingando no TSE como é o estilo tucano de ser, um partido elitista que não tem povo, só mídia.

Todos sabemos que a pesquisa do data-fraude é manipulada, a folha já se declarou partido político e em campanha para serra, o que lhe retira qualquer base de credibilidade.

Todavia, uma entidade privada, uma ong etc. pode provocar sim um debate necessário para o aperfeiçoamento de nossa democracia indo ao TSE e solicitando uma manifestação daquele órgão a respeito das diferenças abissais nos resultados das pesquisas e suas respectivas metodologias .

Abraço!

Jose Aragão

O DATAFOLHA ta certo, essas outras empresas não são confiáveis. Elas tão perguntando em quem as pessoas vão votar e não em quem é o mais feio. Por isso que tem um diferença entre as duas pesquisas.

João L. B. Penharvel

Essa lambança que estão fazendo em relação as pesquisas eleitorais, têm o patriótico objetivo de sujar mais uma vez a imagem deste país mundo à fora, se for apurado algum ato ilícito do Datafolha para favorecer José Serra, será mais um deserviço desse grupo político para com o país.
O país perderá em credibilidade e voltará a ser tratado como uma república de banana. Parabéns PSDB e Serra, juntamente com as Folhas e Vejas da vida. Vocês são mesmo surpreendentes. De uma moralidade franciscana.

Fernando

Isso é uma cama de gato, para validar a pesquisa do Datafolha, sai dessa Azenha

Eduardo guimarães

Esclarecimento:

Percebo que algumas pessoas não entenderam o que move o Movimento dos Sem Mídia na representação que fará ao Ministério Público Eleitoral, de forma que julgo pertinente esclarecer.

Um crime eleitoral foi cometido e a representação não será acusação a nenhum dos institutos ou a nenhum partido. O que será pedido à Justiça Eleitoral é que investigue quem mente e quem fala a verdade, porque a situação é essa: indubitavelmente, alguém falsificou uma pesquisa, o que é crime eleitoral juridicamente tipificado, como informa meu artigo.

Não importa ao MSM se foi o Datafolha, o Sensus ou o Ibope que mentiu. O que se quer é limpar o processo eleitoral de uma prática criminosa de algum dos institutos. A cidadania, a justiça, a verdade, a honra, o direito e a própria democracia obrigam que esse caso seja investigado doa a quem doer.

    Neo

    .
    Ou se quebra a espinha dorsal do golpe em andamento que é fraudar : Pesquisa / Votação / Opinião publicada / Judiciário
    .
    amigo ( Gilmar Dantas e outros )…
    .
    .
    ou aguenta o postulante mais pústula pondo pra valer que xx de bebâdo – digo, Brasil – não tem dono !!!!
    .
    .
    Que se acione esse Supremo "agiornado" na marra – Vai lá Edu!!!
    .
    PT ! Vê se acorda enquanto é tempo !!! e dácobertura !!!!!
    .
    .
    Essa guerra pela democrácia honesta não se ganhará parado !!!

    Ramon

    Eu acho difícil provar que o Datafolha fraudou a pesquisa, se ele tivessem alguma prova já teriam eliminado antes de fazer o ataque ao instituto concorrente. Se houve o crime e não existir a prova, eles serão considerados inocentes sem o serem, é melhor deixar como está. Todos acham que houve a fraude, basta, uma denúncia só seria válida se fosse feita de surpresa e pegasse eles com "as calças na mão", fora isso, vcs só vão legitimar a fraude supostamente cometida.
    Esta é a minha opinião. Gostaria que os senhores refletissem sobre este aspecto.
    Um abraço e boa sorte

    V

    É uma questão "científica", com desdobramentos políticos.
    Cá com meus "butões", desde quando pesquisa eleitoral é ciência? Ela não é comprovável ou falível, é quase uma questão de Fé. Ou não?
    Obrigado MSM por trazer este debate à sociedade brasileira. Eu também quero saber, quem?, como?, quantas vezes?, quanto custou? Só vi uma certeza, que um crime eleitoral foi cometido.
    Parabéns.

trombeta

Gente, espernear no TSE por causa de uma pesquisa fajuta do data-fraude é coisa de tucano, é ridículo.

Quem faz isso é o PSDB que não tem proposta, não tem discurso, não tem nada pra mostrar, é gente que vive de mídia, pesquisa meia-boca e marketing.

Se o MSM do Eduardo Guimarães vai fazer o serviço acho ótimo, fica bem.

Daqui alguns dias sai outra pesquisa do vox populi e/ou do sensus repondo a verdade, a mentira tem perna curta e a Folha de Serra vai ficar mal novamente.

    Mosca Porvinha

    Isso mesmo. Virão outras pesquisas para reestabelecer a verdade e os milhões de brasileiros que diariamente visitam esse blog ficarão sabendo, já que a Globo só repercurte a pesquisa que interessa a eles.

    Mas claro que pesquisa não influencia ninguem porque esses milhões de brasileiros leem atentamente o programa de governo que cada candidato propõe e o mais importante de tudo é que em caso de fraude o Batman, o Supermam e o Chapolim Colorado virão nos socorrer.

    Isso mesmo, trombeta, fiquemos tranquilos.

    trombeta

    Caro moscão, acho que a pesquisa do data-fraude mexeu com você, o que você quer é passar recibo de mané, expor o PT ao ridículo de ir no TSE brigar com folha de serra, é a mesma coisa que brigar com minha mãe por ela me achar o cara mais lindo e inteligente do mundo.

    Deixa isso pro MSM do Eduardo ou outra entidade, o PT deve estar preocupado em fazer um bom programa eleitoral e uma boa campanha, mostrando as diferenças de governo.

    Se você acha que malandragem vence eleição ai pensamos diferente.

    Mosca Porvinha

    Caro trombeta,

    nao precisa se irritar.

    A questão é: Pesquisa eleitoral influi nas eleições, por isso todo o controle e cuidado com elas, que devem ser registradas e precisam ser atendidas várias exigencias.

    Quando temos uma concesão pública de TV, de grande influencia como a Globo que escolhe que institutos de pesquisa ela quer ou não divulgar, temos que esperar que haja uma rigida fiscalização e a OBRIGAÇÃO de se exigir essa fiscalização é do partido que se sentir prejudicado. PONTO.

    Se a sociedade civil organizada quer atuar, que ótimo. Isso nao tira a responsabilidade do PT.

    abraços democráticos e fraternais.

pereira

Ou acordamos ou perderemos no tapetão

Maria Dirce

O TSE já deveria ter apurado isso.Estão agindo como anatel. um orgão de enfeite.Os cidadãos não podem ficar nessa manipulação óbvia de interesses partidários.

Nelson Quintanilha

Onde eu assino????

Davi

Acho que tem uma coisa ai que voces não perceberam ainda, O PT não quer se igualar a essa gentalha (psdb) e ficar de briguinha aqui e ali eles sabem que o povo não se deixa impressionar mais com a grande midia, e sabem que no final vencem, ou seja é lá na urna que se apura o vencedor e não nas pesquisas fabricadas.

    sergio pinto

    Esse é o problema – quanto que você confia no resultado da urna?

Brasdangola

Agora é a hora para a sociedade se organizar e reagir, não é uma questão de partido apenas, é uma questão de cidadania, a movimentação do grande Eduardo e do MSM, é um bom começo, vamos participar e apoiar.

Glecio_Tavares

Eu acho que o cidadão deve entrar na justiça. Lembrem-se que o PSDB entra na justiça e a midia não critica, pelo contrario noticia como sendo um direito. Se o PT entrar na justiça a midia dirá que existe manipulação e que os juizes foram pressionados pelo governo federal e as decisões podem ser influenciadas por isso. Do mesmo jeito em SP o cidadão deve entrar na justiça se sentir lesado ou não concordar com as medidas adotadas pelo prefeito. Não queremos que usem esses gestos para dizerem que Lula é um ditador. Eles ja o fazem sem isso.

    Beto Mafra

    Sua ponderação repete a que postaria aqui, portanto, endosso o que disse.
    O PT é vítima no processo e vira réu se entrar no jogo, que tem cartas marcadas e o oponente tem o poder de mídia.
    Cabe à sociedade organizada a iniciativa.
    E eu estou solidário com a proposição do Eduardo Guimarães repetindo o Barão de Itararé: "Ou restaura-se a moralidade ou locupletemo-nos todos".

Marcelo

Sou totalmente favorável que se proíba as pesquisas eleitorais e que o órgãos de imprensa que as veicularem sofressem punições severas e multas altas.
Não pelas pesquisas em si, mas pela maneira de repercutí-las. Todo mundo sabe como trabalha a nossa querida e hipócrita imprensa.

Renato Lira

O que o PT está esperando para ir pra cima do Datafolha?

Se o PSDB vai ao tapetão todo dia, porque o PT não pode ir ao menos dessa vez.

A Datafolha é mais um braço da quadrilha da mídia brasileira que precisa ser enquadrado para não contiunuar cometendo este tipo de crime.

É mais um braço criminoso do partido golpista da Dona Judith.

Depois do Databranda, do Datafraude, surge o Datacrime.

Pra cima dessa gangue, PT.

Pra cima dessa gangue canalha, pessoal.

EVOÉ!!!

joão mendes

Azenha, li algo interessante no blog Amigos.do P.Lula: "quando o PSDB entrou no TSE contra o instituto Sensus, piscou. Mostrou insegurança, pavor e medo. Será que vale a pena o PT imitar o que o PSDB fez no Instituto Sensus, e recorrer contra o Datafolha? Sou capaz de apostar que, se vasculharem o Datafolha, de cabo a rabo, não encontrarão propriamente nenhuma prova de fraude direta, porque o Datafolha sabe que a partir do momento que o Sensus foi contestado, poderá também receber o mesmo tratamento, principalmente porque seus números são os mais divergentes de todos os outros institutos.Se o PT entra contra o Datafolha no TSE e não encontra nada, o instituto se declarará como tendo recebido um atestado de "idoneidade", quando uma auditoria destas não garante nada de que a pesquisa não tenha sido previamente manipulada.Existem várias formas de manipular uma pesquisa sem ser pego." A pesquisa do dataserra é de rua e não domiciliar, eles pensaram nisso. Talvez o melhor seja somente apoiar o Sensus e o Vox Populi.

mariazinha

Não é bem assim. Agora, precisamos de todo sangue frio.
Não podemos partir para os mesmos ataque do inimigo sob pena de nos igualarmos aos cafajestes.
Calma, minha gente.
Não podemos deixar que as eleições desemboquem em uma guerra; é tudo que a demotucanalha quer.

Roberto Locatelli

Tá na hora da sociedade reagir. Não podemos deixar o Eduardo Guimarães sozinho e ficar torcendo lá da arquibancada.

Acho que as centrais sindicais, principalmente a CUT, deveria convocar um ato público pela moralização das pesquisas. Além da OAB, os partidos.

Faço minha a reclamação do Marcos José: cadê esse PT que não reage?? Ô partido sonolento esse!! É assim que eles pretendem vencer essa eleição?

Orlando Bernardes

Quando é que o PT, Lula, Dilma e as forças que lhes dão apóio vão reagir? O golpe já está ai pra quem quiser ver. Estão querendo ganhar no grito. ACORDAAAAAAAAAAA!

eduardo ayrton

Marcos se o PT pensar em bater em algum orgão da midia na vespera da eleição tu sabe qual vai ser a manchete de todos os jornais ate o dia da eleição??? "DILMA É CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA – O BRASIL IRÁ VIRAR UMA VENEZUELA? tem que saber como tratar esses coorporações eles ainda sao muito poderosos.

Marco Aurelio

O PT precisa tomar uma atitude!!!!O PSDB foi na justiça contra a pesquisa SENSUS e o PT,agora,fica quieto.Que partido medroso!!!

    marta

    medoso não. Astuto. Se vier prá cima das pesquisas vã dizer que está com medo, que quer calar a imprensa e todas aquelas bobagens que sempre falam. Acho que estão dando uma de mineirinho, apanhando caladinhos e fazendo seu trabalho sem muito alarde. Não adianta brigar com o PIG, eles tem a grande divulgadora suas idéias: a plimplim. Esta campanha vai ser como a primeira vitória do Lula, os simpatizantes vão ter que ir prá rua, em todos os comicios, em todas as passeatas, em todas as aparições da Dilma em público.

    João L. B. Penharvel

    Tudo o que eles querem é que o PT brigue mais ainda com eles (a mídia), querem acusar de arbitrariedade sempre, e querem que o PT entre na justiça por este motivo. A faca é de dois gumes mesmo, provavelmente o PT está agindo certo, esperemos. O campo está minado.

Marco Aurelio

Vamos cair pra cima deles,Azenha.

Marcos José

Que vergonha!
Se não é a iniciativa do Eduardo Guimarães as trambicagens do Datafolha passariam em branco!
Nunca imaginei ver um dia uma direção partidária tão covarde e omissa como essa que está à frente do PT, hoje.
Cambuta de fedapada!!

Deixe seu comentário

Leia também