CUT e movimentos sociais realizam Dia Nacional de Mobilização

Tempo de leitura: 4 min

Dia 6 de Julho, próxima quarta-feira, os trabalhadores de todo o País já tem compromisso agendado.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e movimentos sociais, entre os quais o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Marcha Mundial de Mulheres, Via Campesina e Central de Movimentos Populares,  realizam o Dia Nacional de Mobilização da CUT. Cutistas de todas as categorias, urbanos e rurais, paralisarão atividades, atrasarão a entrada em seus locais de trabalho, promoverão panfletagens e passeatas para defender um novo modelo de desenvolvimento em que todos conquistem ganhos reais com o crescimento brasileiro.

As mobilizações do dia 6 de julho têm como objetivo pressionar os patrões e o governo federal, os governos estaduais, as prefeituras, os deputados e os senadores para que eles atendam as reivindicações e promovam as mudanças.

A pauta de reivindicações:

* Ganhos reais e cláusulas sociais nas campanhas salariais do 2º semestre.

* Redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário.

* Liberdade e autonomia sindical, para os trabalhadores decidirem como e quando financiar seu sindicato.

* Fim do Imposto Sindical.

* Combate às práticas antissindicais.

* Fim do Fator Previdenciário.

* Combate à precarização e à terceirização.

* Menos impostos para quem vive apenas do salário ou da aposentadoria.

* Todos os direitos trabalhistas para quem é terceirizado.

* Reforma agrária.

* PEC do Trabalho Escravo.

* Luta contra os agrotóxicos e modelo agrário atual.

* Aprovação do Plano Nacional de Educação em 2011.

* Educação no campo.

* Melhores aumentos para todas as aposentadorias.

* Proibição de as empresas darem dinheiro para candidatos a cargos públicos.

*  Investir 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em educação pública.

* Fim da violência na área rural e nas florestas.

* Não privatização dos aeroportos.

Confira abaixo a programação nos estados

Alagoas
Paralisações em portas de fábrica e comércio. Às 9h, ato na Superintendência do Trabalho e Emprego, em Maceió.

Amazonas
A atividade está marcada para as 8h, na Avenida Sete de Setembro.

Bahia
No desfile cívico do 2 de julho, que marca a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, a CUT levará as bandeiras do Dia Nacional de Mobilização. No dia 6, em Salvador, haverá panfletagem no centro, às 10h, e à tarde, na estação de transbordo de Cajazeiras.

Ceará
Pela manhã, paralisação no Porto de Pecém. À tarde, os servidores da saúde e da área têxtil, em greve, se unem na saída da atividade do Pecém. Haverá também manifestação na reitoria da Universidade Federal do Ceará.

Distrito Federal
No dia 5, os trabalhadores irão receber os parlamentares no aeroporto. Dia 6, às 9h, acontece um ato no Palácio dos Buritis, onde o MST permanecerá acampado do início ao final da semana. Às 15h, ocorre panfletagem na rodoviária de Brasília.

Espírito Santo
A manifestação acontece no centro da cidade, com caminhada até o Palácio do Governo em defesa da implementação do Piso Nacional da Educação no Estado.

Goiás
Café da manhã com imprensa e com entidades filiadas na sede da CUT-GO, às 8h. Depois, acontece coletiva e a seguir debate. Entidades filiadas também farão atividades no local de trabalho.

Mato Grosso
No Mato Grosso, os servidores federais em greve se integrarão à manifestação que promoverá a panfletagem na praça Alencastro, centro de Cuibá, e  nas principais vias e terminais de ônibus da capital.

Maranhão

No Maranhão, a concentração acontece diante prefeitura de São Luís. Em seguida, os manifestantes seguem até o Tribunal de Justiça.

Minas Gerais
Em Belo Horizonte, os servidores em greve se reunirão diante da Cidade Administrativa. Às 14h, ocorre uma manifestação contra a privatização no aeroporto de Confins. Os trabalhadores também promoverão atos e assembléias diante da porta das empresas.

Pará

Em Belém, o ato começa às 9h, na Praça Dom Pedro II, em frente à Assembléia Legislativa. A seguir, os manifestantes seguirão em marcha até a Praça da República.

Paraíba
Nos dias 5 e 6, os trabalhadores de todas as categorias estarão juntos com os urbanitários do setor de água e esgoto da Campina Grande e João Pessoa na paralisação com indicativo de greve. Também se juntarão à manifestação os funcionários em greve da Universidade Federal da Paraíba. À tarde, acontecerá panfletagem no Parque Solano Lucena e no terminal rodoviário, além de panfletagem na Praça da Bandeira, em Campina Grande. Em João Pessoa e Campina Grande também haverá assembleia nas portas das fábricas pela manhã.

Paraná
Nos dias 4 e 5 acontece panfletagem nos terminais de ônibus. No dia 6 é a vez do ato da educação na Boca Maldita, centro de Curitiba. Às 14h, ocorre um ato no Ministério do Trabalho contra a terceirizações e contra o imposto sindical. Depois, as mobilizações acontecem diante do INSS e dos Correios. A mobilização termina na Universidade Federal do Paraná. Também ocorrerão manifestações em Umuarama, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Pernambuco
A concentração para o ato ocorre na Praça Osvaldo Cruz, em Recife. A seguir, os manifestantes partem em caminhada pelas ruas de Boa Vista.

Piauí
A manifestação acontece na Praça do Rio Branco, às 8h. Com participação de bancários e de trabalhadores do centro comercial, que iniciam campanha salarial, ao lado dos servidores da saúde e da educação em greve, seguem para o Palácio do governo.

Rio Grande do Norte
Em Natal, a manifestação ocupará a frente do governo estadual. Às 8h, em Mossoró, os trabalhadores promoverão uma carreata. Um debate na sede da CUT-RN também discutirá os temas da mobilização.

Rio Grande do Sul
Os sindicatos em negociação coletiva farão panfletagem na porta das fábricas. Às 10h, os trabalhadores se concentrarão no Parque da Harmonia para uma caminhada até o Ministério do Trabalho pela redução da jornada para 40 horas semanais sem redução de salário. A seguir, partem para o Ministério da Fazenda. Outros atos ocorrem em Pelotas, Santa Cruz e Vale dos Sinos.

Rio de Janeiro
No Rio, uma passeata com concentração na Candelária, às 16h, tomará a avenida Rio Branco até a Cinelândia, com grande participação de servidores públicos federais em greve.

Rondônia
A passeata começa às 9h, na avenida Sete de Setembro, com concentração diante do Palácio do Governo. Em seguida, a mobilização segue para a frente dos Correios. Já os rurais irão paralisar as atividades nas fábricas de laticínios.

São Paulo
Na capital paulista, a concentração ocorre às 9h, na Praça da Sé. Trabalhadores de 17 regiões seguirão em marcha até a Praça do Patriarca.

Santa Catarina
Depois de a Marcha dos Catarinenses tomar conta de Florianópolis nos dias 30 e 1º de julho. No dia 6, os trabalhadores de Joinville, Blumenau e Florianópolis realizarão panfletagens pela cidade.

Sergipe
À tarde, os trabalhadores e diversas entidades dos movimentos sociais se reúnem diante do Tribunal de Justiça.

Tocantins
Pela manhã, os trabalhadores ocuparão a avenida JK, próxima ao Palácio do Governo. À tarde, é a vez da concentração em Palmas, a partir das 16h.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roberto Locatelli

Excelente iniciativa.

Há muito que estamos órfãos de lideranças partidárias nas mobilizações. A terra fértil que produziu Lula não estava sendo mais plantada. Agora isso começa a mudar.

Há dois tipos de governos progressistas na América Latina. Um é o governo que não organiza a sociedade civil. Incluem-se aí Dilma, Cristina Kirchner, Fernando Lugo e outros.

O outro tipo é o governo que se embasa nos movimentos sociais. Os dois maiores exemplos são Hugo Chávez e Evo Morales. Esses são os imprescindíveis, diria Brecht.

Stédile: Governo Dilma não tem projeto nacional e popular | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Aqui, a agenda da mobilização   […]

João

Olha + 1 da prefeitura de São Paulo:
todos sabemos que alvarás em S.Paulo é uma máfia, a prefeitura agora resolveu sortear 1200 alvarás, pela loteria federal.
Só que só pode se inscrever quem tem o condutax até 06/06/2011.
Como trabalhei com taxi 15 anos, estou desempregado desde que sofri um acidente em 2004, me impossibilantando de trabalhar pagando diaria, aguardava uma oportunidade desta para poder pelo participar do sorteio.
Habilitado sou posso dirijir carro automatico. Tenho o condutax só que esta vencido desde 2004, ano que sofri o acidente pois não o renovei.
Ao me inscrever neste concurso, deu como numero invalido. Fui renovar no despachante, achando estranho pois é como numero de RG. Fui informado pelo despachante que só poderia renovar em agosto, estão suspensas as renovações durante as inscrições do sorteio.
Arbitrariedade, cadê a Democracia, pois se é sorteio, tenho o condutax. Para quem for sorteado tera um tempo ate comprar o carro a prestação e validar os documentos.
Então porque isso?

Agradeço a atenção ao meu desabafo.

Grande Abraço

João E.CastroJr.

strupicio

uai sô..e eu aqui no meu canto pensando que ja estavamos no melhor dos mundos, pq temos o governo perfeito, da melhor esquerda possivel, onde tudo ia de bem a melhor, sem chance de desembestar.
Como eu era inocente…

Fabio_Passos

Ótima iniciativa.

Os movimentos sociais e suas demandas civilizatórias são o contraponto a pieguice afrikaaner da mídia-corrupta.

    Bruno Moreno

    Fábio, te respondi naquele tópico da carta do Dr. Rosinha sobre o Cardozo. Abraços.

Fabio_Passos

Os movimentos sociais apresentam reivindicações civilizatórias.
São o avanço. Demandas para atender a maioria da população fubecada do Brasil.

Do outro lado temos a mídia-corrupta – rede globo / fsp / quadrilha veja / estadão – tentando pautar o debate político com uma agenda ultra-conservadora embolorada.
São o atraso. Tentam perpetuar e ampliar os privilégios indecentes de uma diminuta minoria rica.

É preciso dar apoio as manifestações dos movimentos sociais e pressionar o(s) governo(s) para que atendam as reivindicações da maioria da população trabalhadora… e não desta "elite" rica, incompetente e vagabunda.

Beatriz Cerqueira

Neste dia 06 de julho, os profissionais da educação da rede estadual de Minas Gerais realizarão assembleia as 14 hs. A expectativa é a participação de mais de 6 mil pessoas.
No Estado governado por Antônio Anastasia (PSDB) há, neste momento, 4 categorias em greve (saúde, educação, servidores do Ipsemg e polícia civil).
Anastasia é o sucessor de Aécio Neves no Governo do Estado. Em 2009, o então governador não investiu 25%, mas 20,15%.
Beatriz Cerqueira
Professora
Coordenadora Geral do Sind-UTE MG

1n1recalde

Amanhã vamos usar a tag #6deJulhoCUT e vermelhar as ruas!

[youtube 6RukW4myCFs http://www.youtube.com/watch?v=6RukW4myCFs youtube]

fernandoeudonatelo

Não colocaram o dia exato da concentração na Candelária, no Rio de Janeiro.

Outra questão, desconheço que a categoria de servidores públicos federais, lotados no Rio, estejam em greve.

pperez

É grande a insatisfação do movimento sindical com a politica de arrocho implementada pelo governo da Presidenta.
E, se o governo não mudar rapidinho suas teses neoliberais, marés vermelhas vão invadir as avenidas em todo o Páis.
Afinal, não tem lógica alguma num governo eleito pela massa trabalhadora que ela seja penalizada com a tese de que ganho real nos salarios alimentam a inflação. Tese, aliás, dos neoliberais que diziam ainda que o Estado tinha que ficar livre das amarras trabalhistas priorizando as terceirizações .
Taí o resultado disso nos pessimos serviços prestados pelsa Light cujos bueiros estão voando pelos ares em toda a cidade do Rio de Janeiro com a ANEEL assistindo de camarote!I

Deixe seu comentário

Leia também