Curió, major da repressão à guerrilha do Araguaia, é preso

Tempo de leitura: 2 min

Publicada em 30/03/2011 às 19h09m

por Tatiana Farah, em O Globo

sugestão do Stanley Burburinho

SÃO PAULO – O oficial de reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, um dos chefes da repressão à Guerrilha do Araguaia, foi preso na terça-feira em sua casa em Brasília durante uma operação de busca e apreensão a documentos da ditadura. Segundo a Superintendência da Polícia Federal (PF) do Distrito Federal, O major Curió guardava em casa armas sem o devido registro. Depois de prestar depoimento à Justiça Federal e à PF, Curió foi levado para o Batalhão de Polícia do Exército, uma vez que é militar.

Os agentes federais e o procurador da República Paulo Roberto Galvão foram à casa de Curió para tentar resgatar documentos do período da ditadura (1964-1985), em especial de sua atuação durante a Guerrilha do Araguaia, no início dos anos 70. Foram apreendidos documentos, um computador e armas que não tinha registro de porte.

O Ministério Público Federal vai submeter o computador a análise em busca de documentos que possam estar digitalizados. Entre os papéis encontrados pelo MPF, estão páginas de documentos antigos com o selo “confidencial”. No entanto, o MPF não confirmou se os papeis podem ajudar na localização dos corpos dos guerrilheiros enterrados no Araguaia (TO) durante a ditadura.

Em entrevistas públicas e em depoimentos à Justiça, Curió já disse que o Exército teria executado 41 guerrilheiros no Araguaia. Ao jornal “O Estado de S. Paulo”, em 2009, Curió abriu uma mala cheia de papeis em que anotava, supostamente, detalhes de diversas dessas mortes. Os 41 militantes de esquerda teriam sido mortos, segundo ele, fora do campo de combate, quando não ofereciam risco aos militares.

A intenção do MPF ao buscar os documentos é encontrar pistas de onde os corpos foram enterrados. O governo federal já fez buscas, orientadas pelo Exército, para localizar essas vítimas.

— Era o que precisava ser feito desde a sentença da Justiça Federal, em 2007 — disse Crimeia de Almeida, da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Segundo Crimeia, a busca e apreensão é resultado de uma ação movida por 22 familiares de 25 desaparecidos, entre eles, o marido de Crimeia, André Grabois, um dos líderes da guerrilha. A própria Crimeia participou do conflito no Araguaia.

A ação dos familiares da Guerrilha do Araguaia tramita na 1.a Vara Federal Criminal de Brasília. Até o final da tarde, nem o STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) ou o TRF (Tribunal Regional Federal) haviam divulgado a entrada de algum recurso para a libertação de Curió. O GLOBO tentou entrar em contato com a família do militar de reserva, mas não a localizou. Um de seus antigos advogados, que ainda não foi acionado por Curió, aformou que o major reformado poderia ter armas sem registro em casa por sua condição de militar, o que não foi confirmado pelo Exército.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luci

Presa está a história e o povo do Brasil , à torturas e mentiras. Abertura dos arquivos é respeito a valores universais. Tortura é crime contra a humanidade.

Marat

Esse curió é o único pássaro que deveria ficar numa gaiola!

SILOÉ

Todos esses assassinos lesa-pátria, beneficiados por uma lei feita na coxas por eles e por civis iguais à eles, ainda ficam cantando de galo e distorcendo os fatos como se fossem eles as vítimas.
Essa lei é inconstitucional, foi feita em beneficio próprio. Enquanto não for revogada, não se fará justiça.
Os guerrilheiros mortos insepultos ou não, e nós sobreviventes desse massacre não descansaremos enquanto toda a verdade não vier à tona com todos os culpados punidos, e toda essa página covarde, violenta e nefasta de nossa história, registrada com todas as vírgulas nos livros escolares.

Curió é solto menos de um após prisão | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Curió foi preso pela Polícia Federal em sua casa em Brasília durante operação de busca e apreensão a documentos da ditadura, coordenada pelo Ministério Público Federal. Em sua casa, além de documentos e um computador, a polícia apreendeu as armas sem o devido registro. […]

Augusto Pinheiro

Na entrevista de ontem no "Conexão Repórter" o Curió disse que os restos mortais dos desaparecidos estão enterrados sob uma cidade construida posteriormente na região.

Luiz

Viva!
Espero que não pare por aí.
Me lembra Chico:
"Você vai pagar é dobrado cada lágrima rolada neste meu penar."

Roberto Santos

Assisti parte da reportagem do "Conexão Repórter" do SBT e dá nojo ver como esses psicopatas sádicos e assassinos procuram se eximir de suas culpas dizendo que estavam "apenas cumprindo ordens". A reportagem serve para causar polêmica e promover a nova novela do SBT, mas também serve para revermos e passarmos a limpo a história, trazendo à luz o que ainda permanece obscuro, principalmente para as novas gerações e aqueles que acham que "naquele tempo" havia mais moralidade e segurança.

ANA

Assim começa a verdade.
Por favor, professores de História, poderiam introduzir no seu currículo, mesmo à revelia, a verdade da História?
Estou saturada de ouvir "revolução de 64". Revolução sem povo é golpe!

Sebastião Medeiros

Prenderam o Curió da ditadura,quando prenderam os "CONDORES" DA DITADURA MILITAR!

FrancoAtirador

.
.
Os desaparecidos da guerrilha do Araguaia

http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pagina.p

henrique de oliveira

Para localizar esses corpos no Araguaia é só interrogar o então na época Tenente aviador Pedro Corrêa Cabral que escreveu o livro Xambioa uma guerrilha no Araguaia , nesse livro ele relata que levou cadáveres de guerrilheiro e detalha com precisão onde os corpos foram enterrados.
Ou ele sabe ou ele mente.

Cornélius/Londrina

Imagine-se uma jovem adolescente com uma rajada de metralhadora cravada em suas costas e de cara a cara com um monstro fardado a lhe perguntar seu nome:
– Qual é o seu nome?
– Guerrilheira não tem nome…
– PÁ …
E um silêncio profundo se fez diante de um sorriso de morte.

    Pericles

    Quem atira em poder constituído não pode encontrar senão a morte. Guerrilheiro pra mim é criminoso, bandido. O que defendiam ? O comunismo ! Que merda ! O que pode ter de bom as idéias materialistas e tolhedoras da liberdade de Karl Marx ? Era essa merda que defendiam os terroristas guerrilheiros e que mataram gente trabalhadora e inocente.

maria regina

Embora deva existir um objetivo oculto para que o SBT resolvesse apresentar, nesse momento,uma novela sobre a ditadura, em sintonia à série de reportagens que serão apresentadas durante esta semana, a relevância de que a verdadeira história sobre esse período sombrio seja contada, concomitante à Comissão da Verdade, permitirá o reconhecimento, o respeito e o alento das famílias que perderam seus entes queridos por uma causa tão nobre. Os brasileiros têm o direito de saber quem são seus verdadeiros heróis e o direito de rechaçar aqueles que a mídia nos quer fazer crer (desde os ridículos heróis do Bial, até os que compõem a OTAN, etc)

FrancoAtirador

.
.
Com o devido perdão aos símios pela comparação, mas…

HÁ VÁRIOS OUTROS GORILAS SOLTOS POR AÍ.

que precisam urgentemente ir para a jaula.
.
.

Leo

E quanto ao assassinato de um menor praticado por esse covarde que envergonha até colegas de farda.Ele junto com alguns capangas emboscou e alvejou pelas costas um jovem de 16 anos suspeito de furto. No araguaia esse sujeito era quase sempre chamado quando os guerrilheiros ja estavam imobiizados, também praticava tortura e terrorismo psicologico contra a população local.Tudo isso,e muito mais, relatado por outros militares que atuaram naquelas operações e se envergonham dos crimes de guerra praticados por alguns, entre eles o dr.curió,um verdadeiro covarde.Crimes de guerra são normalmente punidos com a forca.

Emerson

Neste 31 de Março, dia de tristeza para os brasileiros e brasileiras, a PF e o MPF devem prender, também, este Bolsonaro, o novo bobo da corte da extrema-direita militar brasileira.

reinaldo carletti

e serra pelada, o que esse cara levou? será que nunca irão investigar?
reinaldo carletti

Eugenio Hansen, OFS

Paz e bem!

É desta forma
que se deve comemorar
31 de Março !

É a resposta do Governo Federal
ao Clube Militar.

E o quinta coluna do Johmbin
só deve ter sabido pelo noticiário
(ou se o Curió telefonou pra ele),
pois no Governo Federal
ninguém confia nele.

Marcelo Fraga

Ontem no "Conexão Repórter", do SBT, passou um reportagem bem extensa de entrevistas com alguns torturadores, inclusive esse Curió. É triste saber que esse lixo humano se orgulha de ter feito o que fez, pois "cumpriu com o dever".

    Geysa Guimarães

    Marcelo:
    Assisti. Ouvira falar desse Curió mas não sabia quem era, exatamente. Um sádico covarde que atirou na cara da menina-guerrilheira. Dito pelo colega, Lucena Leal, e até este ficou chocado com a monstruosidade.
    Não sou simpatizante da causa, não, talvez porque tenha dentro da família um esquerda desalmado e conheça outro pior ainda, o senador-surpresa Aloyosio Nunes.
    Mas Dilma me fez perceber que houve guerrilheiros mais brandos e melhores.

    Marcelo Fraga

    Para um torturador ficar chocado com os atos de outro, é porque esse último é realmente cruel.
    Pelo menos esse lixo saiu de circulação.

Maria Beatriz Coelho

O triste é que em homenagem a ele, existe uma cidade no sudeste do Pará chamada Curionópolis. Aliás, é vizinha de Eldorado dos Carajas, onde houve o massacre dos sem terra.

Ed Araujo

Um dos torturadores entrevistados pelo Cabrini do SBT disse ontem na TV que o curió deu um tiro à queima roupa no rosto de uma guerrilheira que já estava no chão e que qundo curió lhe perguntou o nome com a arma em punho apontando para a cabeça da moça ela disse : "Guerrilheira não tem nome" e sendo assim o "corajoso" colibri deu-lhe um tiro no rosto, curió negou que tenha dado esse tiro, mas não negou a resposta da guerrilheira que me parece foi identificada depois por eles como PAULA, disse apenas que ela já havia sido atingida por uma rajada de metralhadora, o "corajoso" colibri negou que tenha dado o tiro desmentindo seu parceiro torturador profissional um tal de "Leal", hoje um , decadente e decrepito senhor.

Wanda Rodrigues

Até que enfim uma notícia boa!
Que esta ação se replique em várias outras!
Parabéns ao novo governo que começa com o pé direito!
Em frente, pela punição de todos os torturadores e agentes da Ditadura!

    Davi Lemos

    Melhor ainda, começou com o pé esquerdo!

Silvano

O PCdoB deve ser contra essa investigação, já que chegou a admitir em seus quadros um senador que é latifundiário da região do Araguaia…

De qualquer forma, pouco sobrou da guerrilha naquela região, que hoje em dia só tem filho de latifundiário com picape importada e som possante ouvindo o "funk do Titanic".

Deixe seu comentário

Leia também