VIOMUNDO

Diário da Resistência


Contra ataques de Bolsonaro e Doria à Ciência, pesquisadores protestam neste domingo
Cena da Marcha em defesa da Ciência de 2018. Foto: Divulgação Cientistas Engajados
Você escreve

Contra ataques de Bolsonaro e Doria à Ciência, pesquisadores protestam neste domingo


06/07/2019 - 21h01

Cientistas marcham em defesa da Ciência, na avenida Paulista, neste domingo, 7

Antes da passeata, ocorre uma Feira de Ciências que apresentará à população pesquisas que estão sendo desenvolvidas em universidades públicas

por Lúcia Rodrigues, especial para o Viomundo

Cientistas, pesquisadores e professores vão transformar o asfalto da avenida Paulista, neste domingo, 7, em um grande laboratório de defesa da Ciência e Tecnologia.

A Marcha da Ciência, como é conhecido o evento organizado por entidades como a SBPC (Sociedade para o Progresso da Ciência), realiza uma série de atividades na Feira das Ciências ao longo dia.

Programada para começar às 10h em frente ao Instituto Pasteur, localizado no número 393 da avenida, a Feira vai apresentar à sociedade o teor de algumas pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Estado.

A vacina contra a dengue, pesquisas com plantas medicinais, sobre o fundo do mar, biodiversidade neotropical, índice de poluentes hídricos e robótica são alguns dos temas que cientistas e pesquisadores vão abordar com quem comparecer à Feira.

O objetivo segundo a pesquisadora do Instituto de Energia e Ambiente da USP Mariana Moura, que está à frente da organização da Marcha da Ciência, é apresentar à população pesquisas que estão sendo desenvolvidas em universidades públicas e institutos.

“Vamos mostrar que se produz ciência de ponta nas universidades públicas e institutos e que ela corre perigo com os cortes (impostos pelo governo Bolsonaro em Ciência e Educação)”, explica Mariana.

“Esses cortes são criminosos”, enfatiza a pesquisadora.

Em São Paulo, os ataques do governador João Doria (PSDB) também são intensos e visam minar o caráter público dos institutos de pesquisa e das universidades.

Por isso, a partir das 14h, em frente ao Vão Livre do Masp, cientistas, pesquisadores, professores e estudantes se concentram para participar da Marcha em defesa da Ciência e em protesto contra os ataques desferidos pelos governos Bolsonaro e Dória.

De lá, seguem em direção ao Instituto Pasteur, onde a manifestação será encerrada.

Além da SBPC, participam da organização do evento, que também marca o Dia Nacional da Ciência, a Acadêmia de Ciências do Estado de São Paulo, Associação Nacional de Pós-Graduandos, Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo e o Instituto Questão de Ciência.

As associações de docentes da USP (Adusp), Unicamp (Adunicamp) e Unesp (Adunesp) e os Cientistas Engajados também encabeçam a organização da Marcha da Ciência.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

07 de julho de 2019 às 00h52

Efetivamente a Ciência Marchou
nos desgovernos de Jair Bolsonaro e João Doria Jr

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.