Celso Marcondes: PT paulista vai de Mercadante e Skaf

Tempo de leitura: 2 min

por Celso Marcondes, na Carta Capital

A direção do Partido dos Trabalhadores de São Paulo se não está à beira de um ataque de nervos, já teve o ataque. Também pudera. Desde 1982, data que marcou a primeira participação do partido – e do povo no período da redemocratização – em pleitos estaduais, o PT define seu candidato ao governo do Estado com razoável antecedência e põe seu bloco na rua antes que os concorrentes. Começou com Luiz Inácio Lula da Silva, depois se sucederam Eduardo Suplicy (86), Plínio de Arruda Sampaio (90), José Dirceu (94), Marta Suplicy (98), José Genoino (2002) e Aloizio Mercadante, há quatro anos. Sempre candidatos próprios, sempre derrotados nas urnas, mas com votação nitidamente ascendente, eleição a eleição.

Em 2010 o ritmo é outro e é possível que José Serra – criticado pela lentidão na definição – se declare candidato à presidência antes que o PT informe quem será o seu nome para governador de São Paulo.

Isso ocorre por conta das incertezas a respeito dos caminhos do deputado Ciro Gomes. Desde que seu nome foi aventado pelo presidente Lula para disputar as eleições paulistas, o suspense ficou no ar, inquietando sobremaneira os dirigentes petistas de todas as alas internas. Como Ciro não cessa de informar que prefere disputar as eleições presidenciais, mas não descarta a “remotíssima possibilidade“ de encarar São Paulo, a inquietação prossegue.

Mas há sinais claros de que a paciência do PT paulista caminha para o esgotamento. Nas inserções que o partido coloca no ar a partir de hoje na TV, utilizando o horário gratuito do TRE no estado, quatro destaques aparecem: Lula, Dilma Rousseff, Mercadante e Marta, sintoma evidente de que prospera a articulação para que o senador assuma a candidatura ao governo e Marta ao Senado – caso Ciro, como se espera, informe em breve que prefere manter a disputa pelo Planalto.

Mas essa não é a novidade. O que pode causar estranhamento para muita gente é o que resultar do acerto de eventuais coligações com PSB e PC do B, ao redor de Mercadante.

Está em cogitação – não sem resistências – dentro do PT que Paulo Skaf, presidente da FIESP, seja o candidato à vice e que o vereador Gabriel Chalita ou o vereador Netinho de Paula ocupem o espaço da candidatura à outra vaga ao Senado. Os dois primeiros aderiram recentemente ao PSB e Netinho ao PC do B.

Os três fizeram as opções partidárias com nítidos interesses, querem concorrer em 2010. Porém, se seus partidos acertarem a coligação com o PT – ainda uma hipótese –, não será nada fácil acomodá-los na composição final. O industrial Skaf sempre pareceu almejar a candidatura ao governo, não à vice. O vereador, professor e escritor de inúmeros livros de auto-ajuda Chalita, quer o Senado, mas o vereador e cantor Netinho também quer. Ou seja, 5 nomes para 4 vagas.

Portanto, na hipótese de Ciro não assumir e os três partidos, mesmo assim, fecharem um acordo, poderíamos ver uma chapa Mercadante governador, Skaf vice, Marta e Chalita (ou Netinho) senadores. Para quem conhecia a relação dos petistas com os eventuais novos aliados, uma composição, digamos, no mínimo curiosa. Ou será que não?


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Flavio Lima

Se não for Ciro pra governador, vamos perder de novo. Até voto no candidato, mas…

Renato

Eu acho que teremos surpresas. Provavelmente com o PT no palácio dos Bandeirantes. Não vejo a Direita Paulista, nomes para ganhar uma Eleição.

Renato

Socialistas: olhem isso, __"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que__punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar,__outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para__alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da__população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra__metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende__que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade,__então chegamos ao começo do fim de uma nação.____É impossível multiplicar riqueza dividindo-a."__Adrian Rogers, 1931

O Brasileiro

Se contarmos com a possível reeleição de Alckmin, serão mais 8 anos de:
– Metrôs superlotados – gente sendo transportada como gado;
– Pedágios mais caros do mundo – enchendo os bolsos das concessionárias/empreiteiras;
– Enchentes nas marginais – mérito do atual governador que não limpou a calha;
– Servidores públicos desvalorizados e humilhados – incluindo professores, policiais e os da saúde;
– Violência na periferia – o pobre é o que mais sofre com a violência, pois os bairros são segregados – e no interior – que quase não tem policiamento;
O importante para a classe média paulista é não votar no PT, não importa em quem seja!
Ou seja, São Paulo, mais do mesmo!

Andre Luis

Ai, ai, ai …. o colunista só pode estar fazendo provocação. Um cara que batalhou, diuturnamente, pelo fim da CPMF não se identifica com o Governo Lula, nem com o PT. Minha opinião é Ciro/Marta ou Mercadante, quem sobrar vai para a Camara/Senado e, uma das vagas para senador, não tenho dúvida, será de Netinho. Tenho dúvida como Paulo Skaf possa aparecer nessa composição. Seu passado o condena.

Visitante

Cacilda, NETINHO???????????

Totalmente nada a ver.

Fabio_Passos

Ciro Gomes é a melhor alternativa para resgatar SP das mãos desta plutocracia mofada e incompetente.

mariazinha

Nossa! A coisa tá feia, em SP.
Será que a Erundina não ficaria melhor na chapa de Mercadante?

mila

Azenha, adorei o Blog. Ta lindão.
São Paulo é assim: direita e esquerda em simbiose. Quem quiser ter chance em são paulo tem que se mesclar.
Estou mais interessada no Brasil. Ainda bem que Ciro decidiu pela candidatura a presidencia. Vai ser de grande valia nos debates. Serra e psdb que se preparem. Ciro é uma aguia. Se derem chance, capaz até de ser o eleito. Dilma e Ciro no segundo turno seria o sonho.

Piá

(Desculpem o "fora da pauta"…)

Recebi há pouco de amigo, que não informou a fonte:

Previsões para a evolução do PIB em 2009

Morgan Stanley ………………………. -4,5%
Nakano, da FGV ……………………… -4,0%
Economistas da Cepal……………….. -2,0%
Celso Pastore …………………………. -0,5%
Gustavo Loyola ……………………….. -0,3%
Febraban ……………………………….. -0,3%
Leitores d’O Brasil Que Dá Certo …. -1,8%
Stephen Kanitz …………………….. .. -2,3%

No frigir dos ovos, o dado oficial/final: -0,2%…
Com a palavra, o Morgan Stanley, Nakano, Kanitz, Cepal,…

O vice do Lula?

Relendo os comentários,cheguei a conclusão que o velho Lenin esta atualíssimo quando ele dizia; "…a teoria sem a pratica de nada vale,a pratica sem teoria é cega…" ,ou seja,a pratica petista,baseada nas alianças com pessoas e não com idéias e projetos de esquerda(de fato), acaba confundindo a militância,deixando a maioria as cegas,na base do "vamo que vamo". A lógica do capital é navegar em mar aberto,sem tribulação,assim sempre foi e será,quebrar a espinha dorsal da esquerda ideológica,e neste quesito a estrutura do capital continua intacto,este é o "socialismo" petista da lógica ilógica,na pratica ajudando a direita a confundir a esquerda para eles(elite) reinarem.

OBS; Azenha,tem jeito de deixar as respostas aos comentários aberto(a vista),igual ao do Nassif.
——-desejo mudar o meu nome( o vice do Lula?),voce apaga(ou) eu troco por aqui,tem como? abraços.

francisco.

Flávio Luiz Sartori

Eu acho que o Celso Marcondes coloca os boi na frente do carro, o PT paulista também não precisda ter pressa, o Deputado Ciro Gomes ainda esta no páreo como possível candidato ao Governo de São Paulo, quem está como barata tonta tentando adivinhar o que o bloco de apoio ao Presidente Lula fará em São Paulo são os tucanos, os demos e o PIG.

Geysa Guimarães

Atualizou a foto? Continua bonitaço do mesmo jeito. Quanto ao blog, o visual melhorou, sim, ainda não senti se ficou funcional.
Azenha ou Conceição:
Me parece que as solicitações de reportagem ficam expostas a quem acessar. Há momentos em que precisamos falar com vocês em off, certas denúncias não podem ser de domínio público até que as providências tenham sido tomadas. Por favor, respondam.

    Conceição Lemes

    Oi, Geysa. Se vc precisar falar com a gente, é só entrar no Fale comigo. Fica na parte superior, no lado oposto à foto do Azenha. Beijo, obrigadíssima pela força e boa sorte.

M.A.P

Prezado jornalista
Mercadante para governador!
Tô fora!

Ed Araujo

Skaf…nem pensar ! Seu trabalho hercúleo contra a CPMF foi lesa pátria.

francisco.latorre

é melhor o celso marcondes esclarecer quem ou qual tendência do pt lançou esse balão skaf-chalita.

pra entender melhor o lance. o que está por trás da jogada.

e não envolver todo o pt na barbeiragem.

setepalmos

A questão que me parece mais importante, é o papel do PSB dentro disso tudo. Temos Skaf como ser estranho à tradição criada por Arraes, e Ciro Gomes contrariando a vontade de gente como Eduardo Campos. Ciro demonstra um desempenho de potência em suas declarações, e pode ser o fator surpresa nas eleições. Embora o seu tempo de TV seja modesto. O PSB pode ter um papel central neste pleito presidencial.

    francisco.latorre

    é a jogada de ciro.

    se qualificar pra liderar a nova direita…

    sempre fantasiada de centro-esquerda.

francisco.latorre

no pt tem mercadante… emídio de souza… haddad. pros majoritários.

marta… palocci… e etc… têm que sair pra câmara… fazendo bancada.

na majoritária é furo.

netinho também tem que sair pra deputado… puxando voto.

essa a lógica do sistema.

que não é bem a lógica das facções do partido.

marta não vai pra deputada pra não tirar votos de seus aliados. como sempre.

o pt e o congresso importam menos que o grupo. leninismo retardado.

marta foi deputada apagada… e apesar de grande atuação na prefeituraa foi destruída pela mídia… marta em eleição majoritária não chega… e pra mim não seria boa senadora.

mercadante quase foi destruído… mas tem como se recuperar. seria a opção de lula pro governo. repetir candidato.

e o emídio é um craque. competente e carismático. seria a surpresa que pode surpreender.

haddad também teria boas chances. pro governo ou senado.

protógenes?… falta combinar com o zé dirceu… será bem votado… seja pra câmara ou pro senado.

agora… essa história de ser mais fácil articular com skaf que com protógenes…

não fosse esse francisco um cético cascudo… decepcionava.

enfim… vamos de menos ruim… que é quase bom.

ciro?… conseguiu o que queria… enfraqueceu o pt paulista… pra tentar a presidência com mais chance.

não se iludam…

ciro é a última esperança branca… ou tucana…

se bobear o sujeito vai de 'tudo-menos-dilma'.

e governaria no estilo serra-collor… eu sou o poder.

toc-toc. bate na madeira.

dilma 2010.

pra garantir um feliz 2011.

dvorak

Esse é o PT que conheço:o do "vale-tudo" pelo poder!!!

ehehehehehehhe

Marcelo de Matos

Já votei no Ademir da Guia para vereador pelo PCdoB e ele ganhou. Agora vem o Netinho de Paula. Esse eu não conheço. Ainda bem. Vamos lá de Mercadante, Skaf e Marta.

vinicius

eh por causa dessas novas "adesoes" ao PSB (sic), que ha uma boa chance da Erundina voltar ao PT em breve….

Filipe Rodrigues

Já existe comentários de bastidores, que Ciro pode aceitar ser vice de Dilma Roussef, o que seria o melhor dos mundos. A aliança PT-PMDB não traz benefícios, não vale a pena e está sendo feita em troca de um custo alto. Ao afirmar sua candidatura presidêncial, Ciro na verdade está forçando o PT a excluir o PMDB da preferência na disputa, o que para o Partido dos Trabalhadores é mais lucrativos nos palanques regionais ter o PSB ao seu lado. Essa costura PT-PSB é positiva também para Roberto Requião, pois a candidatura própria do PMDB ganha força entre as bases, além de impedir que os pmdbistas subam no palanque de Serra. Sou da opinião que o mais importante não é eleger a Dilma e sim não eleger o Serra

beatrice_

Azenha
se a proposta é um balão de ensaio, e deve ser, porque o Genoino por exemplo não quer nem ouvir falar na chapinha acima, ele vai de CIRO, bem o balão furou e despencou antes de subir.
Basta ver a amostragem dos comentários.
Convenhamos o Mercadante é um quinta coluna, totalmente omisso quanto às necessidades paulistas, cama e mesa com as aves bicudas, praticamente oposição ao LULA. Candidato a governador, ele não passa de um cabo eleitoral que ajuda o PSDB!
E eleger a Marta como senadora é a piada pronta.
Se PT pode continuar abandonando SP, alegando que o estado é tucano, depois não reclamem que a votação da DILMA por aqui despenque. O partido tem que por uma cara nova e combativa na disputa, o CIRO por ex.
Quem não tem competência nem deve se estabelecer mesmo. Que percam por WO então.

Donizeti Costa

A proposta de uma chapa Mercadante/Sakaf é muito problemática pelo histórico de ações do Skaf frente a Fiesp, de onde liderou a campanha que a mídia conservadora e a oposição demo/tucana emcamparam para extinguir a CPMF, cujos recursos iriam para a saúde pública do Brasil.

A própria deputada federal Luisa Erundina já afirmou que não subirá num palanque do PSB na campanha eleitoral se o Skaf for candidato a governador ou vice pelo seu partido.

Não dá para tentar fazer o povo acreditar que o defensor do "deus mercado" e Presidente da reacionária FIESP paulista, o Paulo Skaf virou socialista e se tornou um paladido e defensor dos pobres e oprimidos da noite para o dia!

Essa chapa Mercadante/Skaf não dá liga, muito menos discurso político. É a melhor chapa para o PSDB nadar de braçada de novo na campanha para o governo de São Paulo.

Donizeti Costa

Acho que a melhor chapa para a disputa do governo do Estado de São Paulo seria o Mercadante/PT como candidato a governador e o Gabriel Chalita/PSB como candidato a Vice-governador na chapa.
O atual vereador Chalita tem muita penetração na chamada classe média, média baixa e classes C/D, mercê de sua gestão como Secretário de Educação do Estado, de seus programas no rádio e TV e de seus livros. Essas classes média, média baixa e classes C/D, tem o maior número de eleitores no Estado de São Paulo, e esta composição Mercadante/Chalita poderia tirar muitos votos no eleitorado cativo dos tucanos no Estado, abrindo uma janela de possibilidade para a vitória de uma candidatura de oposição no Estado de SP, após 15 anos consecutivos de governos medíocres do PSDB por aqui.

Jairo Beraldo

Este PT paulista não toma jeito.Acho que a estratégia dos paulistas,e não só do Zé Alagão,não tem noção.Será que eles não entendem que depende do que Zé Pedágio optar,ou seja,se foge ou vai para o front,para o Ciro se definir?Mas que coisa!!!!
Parabéns Azenha…muito bom seu novo visual.

Cecéu

Ciro está partindo de uma avaliação errada. Ele acha que é possível, desde já, a apresentação de uma chapa Pós-Lula. Ele não consegue entender que a era Lula ainda irá longe, não vai terminar tão cedo. Possivelmente, Ciro não consegue entender toda a extensão e todo o significado do governo Lula, embora tenha dele participado. Outro erro seu é subestimar e repelir radicalmente a candidatura Dilma. A evolução desta candidatura, que para muitos já era um fato esperado, para ele não foi ainda o bastante para mudar sua completa rejeição, estabelecida lá atrás, desde o primeiro momento. Talvez porque considerar e reconhecer Dilma significasse, para ele, reconhecer que nestas eleições presidenciais ele não teria qualquer chance. A idéia da chapa Pós-Lula, em dobradinha com o Aécio, ocupou sua cabeça como sendo uma possibilidade. Ele ainda não notou que ela é no mínimo açodada e extemporânea. Mas se ele levar avante esta idéia, veremos um Ciro cada vez mais crítico do governo e cada vez mais próximo da oposição, o que poderá comprometer significativamente sua imagem. Se, no entanto, ele for convencido da inviabilidade da chapa "Pós-Lula", há chances, sim, de que venha a disputar o governo de São Paulo por uma coalizão de esquerda. Neste caso, ele empurraria Serra mais para perto de assumir a candidatura presidencial, para evitar um confronto com Ciro que poderá resultar, dentro de São Paulo, em grave humilhação política para ele, Serra.

Marcus

O negócio em São Paulo e Ciro o resto é conversa. Netinho? Lamento muito pelo PCdoB, que é meu partido do coração. Antes só que mal acompanhado. Melhor seria se fosse o mano Brown como candidato. Netinho é um idiota. E a estratégia a mesma adota com Ademir da Guia, tem nome, mas convicção política passa longe. Já o Chalita, pelo amor de São Benetido, nos proteja, me lembro muito de sua gestão a frente da secretaria de educação. No meu entender, estamos é bem mal das pernas. Acho entre Netinho, Chalita, Skaf, prefiro o Skaf, pois ele pelo menos todo mundo sabe que ele fé patrão e não esconde de ninguém, combate os juros altos e neste ponto ele está mais alinhado com nossas ideias. Já Chalita, Netinho é só ver suas práticas…como diria Marx, a prática é critério da verdade.

Luís C P Prudente

Acho que o Ciro Gomes só vai se decidir quanto o governador inaugurador de maquetes e das propagandas enganosas José Serra definir o que vai ser de sua vida. Acho que Serra desiste de concorrer a presidente para concorrer ao governo de São Paulo. Acho que Ciro também vai querer concorrer ao governo de São Paulo.

Se Ciro for o candidato ao governo de São Paulo, o PT tem que apoiar Ciro, pois só assim a oposição aos reacionários da coligação neo-UDN (PSDB-PFL-PPS) vai ter uma chance de derrubar o Nosferatu.

Quanto ao Skaf, ao Chalita e ao Netinho, tenho muitas dúvidas em relação à eles. Prefiro a Marta candidata ao senado, a segunda vaga tem que ser disputada entre Mercadante e Netinho. Skaf saiu recentemente da FIESP, não me parece um nome confiável, ele tem que mostrar serviços antes de querer ter o nosso voto. Quanto ao Chalita, ele já esteve lá e não foi bom para os professores, ele mudou radicalmente do vinho para a água, ele tem muito o que trabalhar em prol do povo, só depois disto pode ganhar a nossa confiança (eu ainda não confio nada no Chalita).

Menjol de Almeida

Já não tenho mais em quem votar para governador…

Buranello

Para o Governo de SP achei uma otima chapa , mas para o Senado poderia ser bem melhor ! Uma mulher que representa a mulher independente com 1 escritor de auto ajuda ?( PT era conhecido por ter intelectuais e nao escritores de auto ajuda)ou pior apresentador que jah deu uns tapas na propria mulher.

Marcos Simões

O PT paulista mostra que tucanou: Chalita e Paulo Skaf? Quem esse tal Campo Majoritário pensa que vai enganar?

Luiz Jornaleiro

A realidade política no Estado de São Paulo é simples: o PT não tem nenhum nome de peso para vencer as eleições para governador. Em função disso, deve participar com um vice (qualquer deputado com atuação destacada serve), e apoiar a candidatura de um novo nome (poder ser o Ciro). Para o senado, Marta e Netinho podem ser viáveis.
Mas a tarefa de reconstruir nosso Estado, depois das péssimas administrações tucanas, não poderá ser executada apenas por 3 ou 4 partidos. Será que alguém quer mesmo descascar esse abacaxi?

Carlos.

Não votei em Quércia e nem em Fleury para o governo de SP mesmo com o risco Maluf em alta, não vai ser por causa do risco da continuidade tucana que vou votar em chapa que tem Paulo Skaf, seja de quem for a cabeça. Já basta ter feito a besteira de votar em FHC sem levar em conta o vice PeFeLê. O novo visual do site me agradou.

theles

Acho que, se "O Mais Preparado dos Brasileiros" realmente se dispôr a perder a eleição para presidente para a Dilma, uma chapa em São Paulo Ciro/Mercadante teria enormes possibilidades de vitória. Só seria muito difícil saber quem encabeçaria a chapa.

beatrice_

Azenha
Em tempo, Acabam perdendo as vagas para o Senado também, aliás merecem perder, porque o papel que o Suplicy e o Mercadante fazem em Brasília é patético, e o papel que fazzem em SP é pior.
Durante os tres meses em que SP ficou embaixo d'água, onde estavam os senadores por SP?
Tomando chá com o Zé Pedágio no Bandeirantes?

beatrice_

Azenha
o BLOG ficou ainda melhor, parabéns.
Quanto à chapa, se for só para perder para um xuxu opus dei e lustrar o ego do mercadante está de bom tamanho.
O PT precisa do CIRO em SP e muito, porque não tem nenhum candidato que sirva nem para síndico de prédio, com todo respeito aos síndicos.
Como o LULA já ensinou o PT nacional que eleição é pra ganhar e não pra perder, espero que finalmente ele ENSINE isso ao PT de SP tb.
O problema nem é o SKAF, é o Mercadante que não convence nem dentro nem fora do partido, todo mundo sabe quem ele é, o que ele é.

Ronaldo

O VOM deixou se ser blog.

Virou portal.

Parabéns!

O vice do Lula?

Na minha caminhada de lutador e organizador social(pela esquerda),aprendi que num primeiro momento,a social democracia esta a frente,defendendo os interesses da classe assalariada,num segundo momento,desta luta,eles estão ao lado da classe assalariada(defendem mas… nem tanto),e num terceiro momento,estão contra nós asalariados,nos golpeando pelas costas em aliança com os exploradores capitalistas(os patrões),por isso digo a voces internautas,no meu inicio eu era lulista,depois virei petista,hoje sou militante socialista,e faço trabalho de base,de acordo com que aprendi no partido que era dos trabalhadores,hoje, em confronto com a social democracia do século passado(psdb),ou seja,disputam uma herança do seculo 18,aonde a ideologia comunista já era trocada por 30 moedas,e com direito a cargo comissionado.

Parabens pelo novo site!!!
–Voce não vai dar mais suas "opiniões"? Abraços.

francisco.

Eduardo Di Lascio

Mercadante e Skaf é uma receita de naufrágio. Se eu fosse o PT, economizaria na campanha, pq esta já era.

Aliás, essa história de culpar o conservadorismo do eleitorado pelas derrotas do PT aqui em SP já cansou.

Que tal arrumar candidatos que tenham um mínimo de empatia com a população?
Porque buscar sempre as pessoas menos populares e mais arrogantes possíveis?

Depois a culpa é dos paulistas conservadores…ora, façam-me o favor.

Nilva

Parabéns pelo novo layout.

francisco.latorre

marta?… chalita?… netinho?…

desse jeito vou votar no pco.

marta tem que sair pra câmara… pra fazer bancada. pro senado perde. sem choro.

já o skaf é candidato a ir em cana pelas estrepolias no sistema s.

Fábio

E o Protógenes Queiroz? Recém PCdoB. Não era para o Senado a provável candidatura dele?

Jorge N Rebolla

Acredito que estou com algum problema. Realmente está escrita a palavra CHALITA? Se não for me desculpem. Agora, se o gabriel realmente é candidato ao senado na coligação petista, a turma da estrela vermelha vai ou não engolir tudo o que falou dele durante os últimos anos? Será que a turma da apeoesp vai se lembrar do tempo em que ele era o secretário da educação tucano? Ou as acusações contra ele foram jogadas fora agora que ele se uniu aos "pogreçistas"?

Roberto Locatelli

Os comentários anti-Skaf colocados aqui me balançaram. Realmente, Paulo Skaf não tem nada de progressista, muito menos de socialista. É só ler o livro do empresário (esse sim é progressista) Ricardo Semler falando da FIESP. Ele se refere à entidade como "a pirâmide maia da Paulista 1313" (*) .

Quanto a Mercadante, ele é um dos mui atuantes (estou sendo irônico) senadores petistas de SP. Só o vi se manifestar quando Serra tentou tirar Sarney da presidência do Senado para colocar um apaniguado seu. Mercadante, oportunisticamente, apoiou a saída de Sarney. Tudo bem que o Sarney não seja flor que se cheire. Mas naquele momento o que estava em jogo era ter, na presidência do Senado, um aliado ou ou demo-tucano. Com Gilmar na chefia do Judiciário e Marconi Perillo na chefia do Senado, o Governo Lula estaria cercado por inimigos. E Mercadante preferiu posar de bom moço para a classe média paulistana.

Olha, acho que não vai haver muitas boas opções ao Governo de SP. Mesmo Ciro Gomes não é lá tão bom candidato assim. Ele é, como eu disse no comentário anterior, homem de carreira solo. Individualista.

__________________________________________
* O livro é o "Você Está Louco!" da Editora Rocco.
Semler foi vice-presidente da FIESP, e ficou espantado com o clima medieval da entidade.

Uélintom

Caros,

Prefiro UM QUATRILHÃO de vezes mais Netinho de Paula do que Aldo Rebelo. As posições deste último a respeito da Raposa Serra do Sol e dos índios em geral o aproximam perigosamente daquela ideologia que a Segunda Guerra Mundial não conseguiu exterminar (nem os russos, nem americanos). Essa figura abjeta envergonha profundamente a história do PC do B e das esquerdas em geral. Espero que ele se aposente, e use o pijama que algum general certamente está guardando para ele, afinal, se a extrema direita quiser voltar novamente ao poder pelas vias golpistas encontrará nele um grande apoiador. Tenho mais medo do Aldo Rebelo do que do Roberto Freire.

jose carlos lima

Tudo vale a pena quando a alma não é pequena (Fernando Pessoa).
Enfim, com o Mercadante no comando, tudo bem,

Ei Azenha, mas seu blog ficou bom demais da conta, agradabilissimo para comentar,,,o formulário já aparece preenchido..tomara que a turma da bagunça não use esta facilidade para estragar…tesoura neles…rss

Sandro

O Mercadante me decepcionou muito no episódio Sarney ficando ao lado dos golpistas, não votaria nele mais para o senado, mas pra governador acho que vou acabar votando até por falta de opção.

Nilva

Nesta eleição estamos na encruzilhada. O PT paulista está desandando, não há novos quadros, tem dificuldade de vencer em São Paulo, não fez oposição ao Serra, não se posicionou em momentos críticos, Mercadante e Suplicy só se posicionaram de forma contraditória, realmente está difícil tomar uma posição para as próximas eleições. O PSB paulista só melhorou com a entrada da Erundina e dos Dallaris, mas agora com o Skaff, "cansei", CPMF, piorou tudo. Do PSB só votaria na Erundina, que pra mim é suprapartidária, não voto no Ciro de forma alguma, acho-o irresponsável, voluntarioso, egóico. Está complicado. Se sair o Mercadante, tento "engolir" o Skaf de vice e voto . Pro senado vou de Marta, Chalita jamais.Estas opções vão diminuir a inserção que o PT ´tem aqui em São Paulo. Vamos perder votos pois o eleitorado não vai entender essa miscelânia e descaracterização do partido. Juro que só farei campanha pra Dilma e pra Marta.

Edson

Netinho, Chalita, Skaff . . . . fala sério . . . . . .

Fernando Oliveira

Lembro que nos momentos mais difíceis enfrentados pelo Governo Lula, o "petista-tucano" Aloizio Mercadante sempre me tirava do sério ao assumir uma postura, digamos, um tanto quanto dúbia. Em troca de algumas aparições na TV Globo, chegou inclusive a corroborar algumas "teses" do vidente jornalístico Ali Kamel. Pra dizer a verdade, a sua atuação nesses últimos anos de Senado, todas as vezes que o bicho pegava, foi digna de um autêntico zé-mureta, cagão, pela-saco, vacilão…

Thomas

Como o PT pode se aliar ao Chalita, cria do PSDB e do Alckmin. Só falta agora dizer que a Dilma vai nomeá-lo Ministro da Educação, pra terminar o trabalho que ele começou na educação de São Paulo. Deve ser de uma fonte tucana que quer desmoralizar o PT paulista.

David R.Silva

Não sou eleitor em São Paulo, mas tenho muitos amigos por aí. Sempre votei PT, aqui em Belo Horizonte. Sucesso ao PT! de Belo Horizonte.

Roberto Locatelli

Prezado Azenha, parabéns pelo novo visual e novas funcionalidades do site.

Ciro não se define. Ele parece não se importar com um planejamento conjunto da Base Aliada e prefere um voo solo. Assim sendo, não há mais que esperar. É preciso definir um candidato o quanto antes.

Depois, se Ciro decidir que a "remotíssima possibilidade" é a que ele vai escolher, mesmo assim de se pensar se vale a pena retirar a candidatura do PT ou não. Políticos em voo solo não são confiáveis.

    Luís C P Prudente

    Será que não devemos apoiar esse vôo solo do Ciro? Será que o PT sem o Ciro tem chances de derrotar o PSDB em São Paulo?

    Espero estar enganado com a minha atual opinião e que o PT finalmente consiga derrotar a coligação neo-udenista formada pelo PSDB-PFL-PPS.

Genghis Khan

Grande Azenha!!!! O site ficou uma "belezura". Parabéns.
Mas concordo com o pessoal aqui. Colocar o Skaf matador de CPMF e o Chalita Opus Dei é brincadeira.
Fazer alianças é necessário. Mas se for para ganhar com esses camaradas aí é melhor perder sozinho.

SÂNSCRITO

Alguém há tempos nomeava algumas figurinhas dos partidos PSDB e PT como Petucanos e. parece, tinha alguma razão. Incrível certas alianças…

laura

Muuuuuuuuuuuuuuuuuuito estranho. Não votarei na chapa inteira,nã , nã. A coisa anda ficando feia. Essa miscelânea de direita vendendo-se pela esquerda e da esquerda anda me deixando preocupada!

V

Já avisei, melancia em salda de fruta não dá, estraga, melhor banana, escurece um pouco, pra quem liga é mlhor comer logo. Gotas de limão e suco de laranja não pode faltar, mas coco, não tem nada a ver. Açaí fica muito bom, mas por cima.
ãh? O texto não é sobre salada de frutas, e o que é Mercadante, Skaff, Chalita, Marta….

Marcos D

Eita… O blog mudou muito. Melhorou Gostei das mudanças. Quanto à chapa Mercadante-Skaf, o Lula já havia dito que o PT paulista tinha se aliar a setores mais conservadores para ter alguma chance de vencer em SP e que deveria procurar um empresário com o perfil do José Alencar. Skaf é o Zé Alencar do Mercadante.

Quero lembrar, apenas, que essa chapa terá o apoio de Lula, Dilma e Ciro Gomes e poderá atrair a votação de eleitores mais moderados, sem os quais é impossível vencer em SP.

Lincoln Macário

Não conheço Skaf o suficiente para defendê-lo, mas me impressiona a quantidade de pessoas que o atacam apenas pelo fato dele ser empresário. Que tal pesquisar a vida de Roberto Owen, Friedrich Engels, dezenas de outros socialistas fundadores e, principalmente, alguns de nossos heróis atuais – os blogueiros? Ser empresário não é sinônimo de ser DEMônio.

    Luís C P Prudente

    Se o Skaf usar a sua fortuna para fazer pelo menos vinte porcento do que fez o industrial Robert Owen, eu mudo de opinião sobre ele. Eu não conheço as boas ações de Scaf para os trabalhadores, provavelmente elas não existem.

    Com certeza o Skaf está muitos anos-luz de ser o nosso Robert Owen. Para mim, quem está mais próximo de ser o nosso Robert Owen, mesmo assim a centenas de quilômetros, foi o dono da fábrica de jipes Gurgel (João Augusto Amaral Gurgel) que morreu falido por acreditar num projeto nacional e que não recebeu nenhum apoio da "nacionalista" Fiesp.

    Nilva

    O Skaf é o presidente da FIESP. Ele se manifestou a favor da Eliana Tancresi da Daslu, fez parte da turma do "Cansei" na época do apagão aéreo, com a Hebe Camargo, Ivete Sangalo, João Dória e outros reaças, fez lobby contra a CPMF, fica calado quianto às 40 horas semanais, ou seja, não tem nada a ver com socialismo, com esquerda, com PT. É um alienígena. Não sei se você é de S.P., mas o PSB aqui é um saco de gatos, aceita todos os dissidentes de qualquer partido. PP, PSDB, DEM, tem poucos quadros que se salvam.

Desiabd

Chalita, Skaf??? Sei lá!!!
Azenha, parabéns pelo novo formato do blog. Muito bom.

Maria Rita

Eita nóis, Azenha, o blog ficou bonitão! Parabéns!

Mudando de assunto: Chalita??? A turma endoideceu de vez, só pode ser isso.
Esse rapaz aí é pior que demo vestido de anjo.

@jgn1957

Skaf…. não é aquele que deixava os empregados pintarem as máquinas da cor que quisessem … ou estou enganado?
Peço ajuda aos universitários!

eduardo

Tá bom, tem um você escreve pra quem já tem experiencia e um pra quem só quer contribuir com o seu site. Arranja umn espaço pra nós.

ZUIS

Agora o PT paulista pode fechar as portas. Logo o Skaff q sempre militou contra o PT, fez aquele terrorismo para extinguir a cpmf (que possibilitava rastrear os sonegadores). Eles poderiam se aliar ao Serra. Bem que o PHA diz que o PT paulista tem a cara do PSDB.

Hugo Albuquerque

Bem, em primeiro lugar, parabéns pelo novo formato do blog, Azenha. O design ficou legal, espero que também fique mais fácil para achar os posts antigos. Sobre as eleições paulistas deste ano, meu pessimismo já vem de muito tempo: A situação do estado, para além do ufanismo tipíco que se vê por essas bandas, é péssima. Existem problemas graves que vão desde serviços elementares como Educação e Saúde até a questão da articulação de políticas intermunicipais nas regiões metropolitanas.

Tanto o PT quanto o PSDB, cujas origens são paulistas, estão completamente voltados para as eleições presidenciais ao mesmo tempo em que a falta de renovação de ambos ao longo do tempo se reflete na falta de nomes para disputar o governo do estado e para o Senado. Tá triste a coisa: Mercadante é um senador apagado e contraditório que sequer é um nome de relevo dentro do PT – se as bases ainda mandassem algo no partido da estrela, certamente ele não seria o candidato. O PSDB vai de Alckmin novamente, o que é triste. Chalita, Skaf e o PSB são um piada cada um ao seu modo.

Ulysses Faria

Se for de Mercadante, perde de novo. Se for de Marta, talvez.

O Brasileiro

E se eleitos, Skaf e Chalita vão apoiar a Dilma e o PT ou vão fazer oposição?
Apesar da "comunhão" entre tucano-demos estar destruindo as bases do progresso paulista, não vale tudo pra se eleger! Essa composição PT-PSB em SP só seria vantajosa se houver aliança nacional entre as duas siglas.

P.S.: Parabéns pelo novo site, Azenha! Ponha um post sobre ele para que possamos comentar, ou então uma indicação sobre a localização do Palanque!

Paulo Oliveira

Novo. Tudo Novo. Que surpresa! Quero me livrar da assinatura da uol! Como fazer? Azenha, por favor me ajude a encontrar um provedor "mais insento".

    Benito

    Paulo, dependendo da tua operadora pra acesso à web vc pode "pular" o provedor externo. Por exemplo, quando eu tinha GVT não precisava assinar UOL ou coisa assim. A mesma coisa com o Virtua.

    Luiz Carlos Azenha

    Paulo, acho que vc não precisa mais de provedor. É só cancelar o UOL (pode usar o Speedy, o Virtua e outros serviços). abs

    mariazinha

    Uai, Azenha!
    Aqui, seu bigode sumiu.
    Afinal, tem ou não, bigodes?
    ahahahauauauaaha

João Batista

Azenha
Sou assíduo leitor, e gostei do novo visual. Parabens ! Sou paranaense, mas acho esquisito ao extremo,
a aliança com a Fiesp (cpmf) e com o chalita o educador tucano. O PT, poderia está sujeito a cair
no ridiculo ao tentar justificar aliança tão esdruxúla.
saudações Dilmistas

Alexandre Tambelli

Azenha! Parabéns pelo novo formato do viomundo! Um comentário, se o Paulo Skaf for candidato à vice numa eventual chapa PT, PSB, PCdoB em São Paulo, muitos da esquerda, como eu, nem no 2º turno votarão nesta chapa! Presidente da FIESP candidato da esquerda? É desrespeito com o eleitor de esquerda! Empresário pode ser progressista, mas é minoria… Já a FIESP, de progressista não tem nada. Defende o capital e não os trabalhadores! E também, o Netinho de Paula para Senador é apelar demais! Nada contra a pessoa do Netinho, mas é só ver o programa que ele apresenta no SBT que nós teremos noção do seu papel de alienador das massas e do povão brasileiro controlado pela TV do PIG… Tudo contra o PSDB e nada a favor da FIESP! Infelizmente, têm horas que não sobram opções de voto! Votar no radicalismo do PSTU, PSOL, PCO, PCB com suas ideias impraticáveis, votar na Direita e seu candidato Alckmin e agora mais esta: votar numa chapa onde o Presidente da FIESP é o Vice… Minha Ética e consciência política não permitem votar no Presidente da FIESP para nada! Se isto acontecer meu voto será nulo!

Jorge

Skaf, o industrial que ajudou a acabar com a CPMF. Oportunista.

Vinicius

Gabriel Chalita ?!

(Muito bom esse novo formato do blog, Azenha)

eduardo

Azenha você mudou o site me pegou de surpresa! Cadê o palanque? Quero ter liberdade de expressão!

    Luiz Carlos Azenha

    Teremos um palanque diário. abs

luis david

Com uma 'esquerda' desta quem é que precisa de direita!
Primeiro foi o dito 'Partido Socialista Brasileiro'(sic) quem propos uma parceria à FIESP(na pessoa de seu presidente Sr.Paulo Skaf); agora são os 'camaradas' do PT que estão louquinhos para bailar com a 'Da.FIESP'.
Quando vejo estas coisas me vem à mente o seguinte pensamento: quem é afinal que mudou tanto? A FIESP/Skaf ou os 'camaradas' do PSB + PT ?
Tá certo que as alianças eleitorais fazem parte do jogo político, mas convenhamos tudo tem um limite!Lembremos de 2002 com a já tristemente famosa 'CARTA AOS BRASILEIROS' do então candidato Lula.É mais um sinal que coisa boa NÃO vem por aí.Não tenhamos ilusões, NÃO HÁ EFETIVA OPÇÃO AO ESTADO DE COISAS ATUAL(AO SISTEMA), inclusive no restante do mundo.

paulo Chacon

Chalita candidato a senador com apoio do PT nem pensar. A APEOESP, sindicato dos professores e maior sindicato da América Latina, ligado ao PT e PSOL vão transformar a vida dele num inferno. Quando Secretário da Educação ajudou o PSDB a destruir a profissão do magistério. É um cínico e demagogo.

Malu

O ideal seria a Marta candidata a senadora, o Mercadante a governador, já que o PT não ganha mesmo em São Paulo. Sou muito mais a Marta, que tem posições ideológicas mais firmes que o Mercadante. E acredito que para o senado, é mais fácil levar, o PiG não fica muito em cima, o PiG ataca mais os candidatos a cargos executivos quando se trata do PT. No mais, alguém confia no Chalita e no Skaf? Eles têm a cara do PSDB.

    Jorge

    Malu, é isso que irá ocorrer. Quanto ao Chalita e ao Skaf, eles podem agregar eleitorado de centro à votação do PT, que sempre para nos 40%. Precisamos de 51% para vencer. O Psdb sozinho nunca teve 51%, mas eles fazem grande coligação, por isso vencem. Mas agora, o desastre Serra-Kassab, estilhaçou a aliança tucana e há chance reais do PT vencer em São Paulo, com Mercadante-Skaf e Marta-Chalita.

Hélio

Isto parece uma coligação Frankenstein .
Eu acho que o PT deve lançar candidato ao Governo de SP, mas deve ter cuidado com a composição da Chapa.
Se for desta maneira estarei fora. Não terei como apoiar esta salada politica.

Deixe seu comentário

Leia também