VIOMUNDO

Diário da Resistência


Carone: Minas pode perder 6% do seu território para o DF e Zema ignora
Roque de Sá/Agência Senado
Você escreve

Carone: Minas pode perder 6% do seu território para o DF e Zema ignora


29/03/2019 - 16h37

Exclusivo: Estudo mostra que Minas Gerais poderá perder 6% de seu território

por Marco Aurélio Carone, Novojornal

O Novojornal obteve e disponibiliza com exclusividade estudo desenvolvido isoladamente pelo Governo do Distrito Federal, sem qualquer acompanhamento do Governo de Minas Gerais, em função da edição da MP 862/2018, que autorizou a criação da Região Metropolitana do Distrito Federal (RMDF), com a inclusão de municípios de Goiás e Minas. Os estudos e projetos patrocinados pelo governo do DF procuram justificar a proposta.

Por falta de experiência, quadros e entrosamento politico, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), demonstra desconhecer a proposta de criação da RMDF e os interesses envolvidos.

Pois bem, por trás dela  estão grupos empresariais do setor imobiliário e da agricultura. Inicialmente, pretendem  criar um plano diretor e instalar uma instância legislativa para, em seguida, formular e editar leis sobre território mineiro, viabilizando a futura desafetação da área e afetação ao Distrito Federal.

Ao contrário do que vem sendo divulgado, na área da Região Metropolitana do Distrito Federal não estão incluídos apenas os municípios mineiros de Unaí, Arinos, Cabeceira Grande, Buritis.

Farão parte também os municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, Dom Bosco, Formoso, Natalândia, Uruana de Minas, Brasilândia de Minas, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Paracatu, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas e Vazante.

Ou seja,  representam mais de 6% do território mineiro.

Prova do desconhecimento do  Zema foi sua ausência ou de representante do governo de Minas na audiência realizada no Senado, nessa quinta-feira (28/03), para discutir a MP 862/2018, que autoriza a criação da região metropolitana do Distrito Federal.

Conforme noticiou o jornal O Tempo, presentes à audiência, os prefeitos dos municípios de Unaí, Arinos, Cabeceira Grande, Buritis e Paracatu reclamaram da ausência de representantes do governo do estado.

Presentes também os representantes do Distrito Federal e do Estado de Goias. Só Minas ficou sem nenhuma representação do Executivo na discussão.

Projeto de ampliação da Região Metropolitana do Distrito Federal by Conceição Lemes on Scribd

MP 862/2018 Região Metropolitana do DF by Conceição Lemes on Scribd

Livro do Luiz Carlos Azenha
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!

A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo.

Por Luiz Carlos Azenha, Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni e Tony Chastinet



1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Wellington Ney

31 de março de 2019 às 11h13

Não vejo que ”vamos perder”, ou o governador vai perder, pelo projeto virão é projetos e isso viabiliza o desenvolvimento desses municípios. Moro em João Pinheiro e estamos a 330 km de Brasília, onde vendemos muitos produtos, buscamos saúde e empregos, então pertencer à região metropolitana do DF seria positivo e não deixaríamos de ser mineiros.

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
O lado sujo do futebol

Tudo o que a Globo escondeu de você sobre o futebol brasileiro durante meio século!