Carmen Sampaio expulsa de grupo de oração por ser Haddad: Que onda cristã é essa?!

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Silvana Belizario

por Carmen Sampaio*, especial para o Viomundo

Mudar é a única constante na existência.

Então vou contar um caso real, que aconteceu comigo na semana passada.

Eu participava de um grupo de oração pelo whatsapp, que sabia que sou Haddad.

Grupo católico, elite paulistana, cuidadosa. Gente bem amorosa. Sem ironia. Gente amorosa de verdade.

Mas, eu, na maior  inocência, passei a mensagem abaixo.

Afinal, questionar é natural de quem pensa, mesmo no âmbito religioso.

Sou uma pessoa que aceita dogmas.

Por mais que estude, desenhe um poder científico, dogma é quase um lugar, como contos de fadas, para nos ajudar a vencer as vicissitudes do existir.

Pois bem, foi esta a mensagem o motivo de uma pessoa ser proibida de orar em grupo.

O argumento cristão  

Pra que o viúvo José e a  jovem  Maria fugiram naquela fatídica noite?  Onde está o amor?  

Fomentamos a guerra com palavras, até que o comércio de violência seja visto como um “mal necessário”, e negligenciamos os pensares diferentes.

Jesus abraçou os leprosos, os mau pagadores de impostos, os desajustados de sua época e ainda morreu entre ladrões.

Jesus era subversivo pra sua época. Quando ele entra no Templo dos Vendilhões, dizendo que animais não são comércio, especialmente na Casa do Pai, ele recebe sentença de morte.

Cinco dias depois todo mundo sabe o que aconteceu.

O subversivo Jesus teve dúvidas, pediu o afastamento do cálice.  Porque Jesus se fez homem, se fez carne. E  este mesmo subversivo deixou A Palavra.

 Mas a gente humana, se dizendo cristã, só acusa. Eu cristã, me acuso, aponto a mim e ao outro… não está certo. Porque as eleições passam, mas a família, os vizinhos e os amigos ficam.

As eleições acabam, mas o presidente não impedirá a sexualidade humana e nem gerará paz nas famílias desorganizadas.

O papel do presidente é cuidar da Coisa Pública. Não é garantir a segurança da sua alma. A segurança da alma é com suas ações.

A segurança da alma é seguindo A Palavra: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei,  senão aquela fuga do viúvo e da jovem mística terá sido em vão.

E Jesus não é ilusão, não deveria servir a papéis ignóbeis como parte de palanque de políticos quaisquer.

Menos ainda a um que fomenta o sistema de guerra. A de armas e a de palavras.

Eu amo este grupo, e sei que posso contar que vocês também estão em amor.

Ainda que todos tenhamos nossas diferenças. Que saibamos fazer as eleições serem apenas eleições.

Ele, qualquer que seja o presidente, não é o caminho pra solução dos nossos desafios. Porque nosso mais grave embate é dentro. Dentro de cada um de nós em Cristo interno. 

Agora, por gentileza, alguém pode me explicar que onda cristã é essa pela qual eu fui punida com a expulsão de um grupo de whatsapp?!

*Carmen Sampaio é astróloga, a profissão dos três Reis Magos.

Leia também:

Na Alemanha, Hitler foi visto como mal passageiro, lembra  Samuel Pinheiro Guimarães


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ernesto

Recentemente fui vítima de algo parecido na igreja que frequento. Faço parte de um grupo do encontro de casais e um dos membros ao saber que eu era Haddad falou comigo no privado e questionou a minha fé, disse que cristãos verdadeiros não votam na esquerda, e que se eu não abdicasse de meus pensamentos esquerdistas eu não era bem vindo na igreja. E que ele e um grupo de pessoas estavam denunciando ao Vaticano padres que supostamente propagavam ideais da esquerda. Agora eu lhe pergunto, quem não é mesmo o cristão na história?

LUIZ HORTENCIO FERREIRA

Carmen, eu também não vou deixar de amar os amigos e familiares que pensam diferente de mim! Mas e eles vão continuar te amando? No caso do grupo de orações que te excluiram, o que aconteceu? Eles foram cristãos? Acho que não!!
Muitos que estão neste momento triste apoiando o condidato da direita, estão fora da casinha no quesito bom senso, considerações com os diferentes, discriminações e outros tantos comportamentos que chamo fascistas. Não sei o que está acontecendo, mas tenho visto muitos “cristãos” esquecendo os ensinamentos do tal Jesus, mas para eles isso não vem ao caso.

    Carmen Sampaio

    Olá Luiz Hortencio ! Que nome bonito :)

    Sou das Hortas… sinto demais voce ter razao. Queria que vc estivesse errado, mas a coerencia me obriga a aceitar como verdade o que vc coloca. A revolta nao é aleatória.

    Ala tem seu motivo de ser, mas no nível em que estamos, acho que passou dos limites.

    Desculpe, aconteceu algo por aqui e os acentos nao chegam. :O

Aloisio Herbert Lobo

Onde cabe Deus, não entra arma nem ódio.

    Carmen Sampaio

    Mesmo para quem é ateu, esta sua fala serve. Pois andamos em tempos que ateus costumam ter posturas mais éticas que alguns de nós que se diz de fé.

    Obrigada por ler e responder.

Padre Mauro Luiz da Silva

Carmem Sampaio, não terei sua capacidade poética porém, arrisco dar-lhe uma resposta:
Infelizmente essa não é apenas uma “onda cristã”… Para o nosso desespero aquela multidão que pediu a morte de um injustiçado e a liberdade para Barrabás sabia muito bem o que estava fazendo e nunca se arrependeram de seus erros. O crucificaram é continuam crucificado hoje sabendo o que estão fazendo, nunca foram enganados. Eles sempre foram maioria, acredite.
Sou sacerdote católico há 24 anos e posso lhe garantir, aqueles que o crucificaram e continuam crucificado só nunca entenderam, é não entendem, que a Vitória Dele é justamente na Cruz quando Ele suplica: – “Pai: perdoai-lhes, eles não sabem o que estão fazendo!”.

    Carmen Sampaio

    Padre Mauro, tenho muito a agradecer sua generosa resposta. Me tirou pedaços de água salgada deste lugar que chamamos de olhos, mas que em verdade é janela de alma. E acho que roubei estas “janelas de alma”, do Manuel de Barros, aquele poeta lindo que partiu pouco tempo faz.

    Eu roubo palavras e já nem sei de quem roubei.

    Obrigada por roubar sentimentos escondidos em mim.

    Jesus é ladrão de coração. Levou o meu e lá com ele o meu está . O coração. :)

    Carmen Sampaio

    Padre Mauro, você é extraordinário. Muito obrigada pelo conforto que me permitiu sentir.

Gil

Francamente. Acho que está todo mundo fora de si. Hoje em dia e cada notícia que meu Deus. O Brasil tá virando de cabeça para baixo. Jesus Cristo de pesar que as pessoas usam seu nome pra levar a palavra. Tenha misericórdia de nós pai. Que ilumine nosua pátria. Ilumine nossos irmãos. Ajude nos a nos amar mais em vez de nos odiar pai. Amém.

    Carmen Sampaio

    Gil, obrigada por sua Oração em forma de resposta. Me comoveu o cuidado em ler e responder. Obrigada.

Mayara Knop Lourenço dos Santos

Muito bonito o texto. Fala sobre amor que é a base do Cristianismo puro. O que ta acontecendo com as pessoas? Estão doentes? Que energia louca é essa? É uma separação do joio e trigo? É um expurgo de idéias ocultas e segregadas?
Triste!

    Carmen Sampaio

    Mayara, obrigada por sua integridade e inteligencia na escrita. Isto reforça aquele elemento da botanica; tanto o joio quanto o trigo sao fundamentais para a qualidade do solo.

a.ali

o brasileiro é um povo que precisa, urgentemente, ser estudado!

    Carmen Sampaio

    A. Ali,
    não sei seu nome, mas gostei do som que faz o AALI… :) Obrigada por sua mensagem no Vi O Mundo, me tirou umas risadas. Enquanto estou em uma tarefa e outra ainda rio do “o povo brasileiro merece ser estudado”.

    Grata

    Carmen

Edna Baker

O brasileiro de um modo geral enlouqueceu. Temos que fazer parte de uma resistência, mas escondidinhos, como na segunda guerra mundial. Temos de ficar espertos e aprender como lidar com esses loucos sem que eles nos atinjam mas lutando e pelejando contra esse “estado de coisas”. Não podemos deixar a vida deles fácil. É guerra.

    Bessa

    Sim, amor de ser humano. Tudo começa pela educação e sabemos a colocação da educação em nosso país. Jesus nos deixou orientações sobre como agirmos com o poderosos do mundo! Felicidades. Só existe um foco eterno e poderoso, Jesus, o resto é apenas nuvens passageiras.

    Carmen Sampaio

    Edna, sinto muito em saber que você está certa. Sinto muito em reconhecer que este estado de intolerância está nos colocando em estado de alerta master. Mas tenho amigos que vão votar no Bolsonaro, e nem por isto vou deixar de ama-los.

    Consigo ama-los mesmo com pensares diferentes.

Deixe seu comentário

Leia também