Cármen Lúcia: ”Estamos vivendo uma mudança perigosamente conservadora”

Tempo de leitura: 3 min
Foto Antonio Cruz/ Agência Brasil

‘Estamos vivendo uma mudança perigosamente conservadora’, diz Cármen Lúcia

Jornal do Brasil

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse na manhã desta segunda-feira, 5, que o Brasil e o mundo passam por mudanças e que é importante que os direitos fundamentais conquistados não sofram retrocessos.

Na avaliação da ex-presidente da Corte Suprema, nota-se, inclusive, uma mudança “perigosamente conservadora” em termos de costumes.

“Queria lembrar que estamos vivendo uma mudança que não é só no Brasil. Uma mudança, inclusive, conservadora em termos de costumes. Às vezes, na minha compreensão de mundo, e é só na minha, não significa que esteja certa, perigosamente conservadora, porque a tendência na humanidade é de direitos fundamentais que são conquistados a gente não recua”, disse Cármen Lúcia.

A ministra participou da mesa “As Mudanças Constitucionais pelo Supremo em 30 anos” no evento “Desafios constitucionais de hoje e propostas para os próximos 30 anos”, promovido pela editora Fórum, que publica títulos jurídicos.

Entre as mudanças positivas citadas por Cármen, está a vontade de juízes de mudar a Constituição e a de cidadãos de discutir sobre seus direitos e de exigir o cumprimento de garantias constitucionais.

A ministra também defendeu a educação jurídica para os cidadãos brasileiros. De acordo com Cármen, o cidadão poderá ser “realmente livre em sua escolha, em seu pensar e em sua dinâmica” se educado juridicamente.

“Nosso desafio é fazer com que direitos fundamentais, os direitos humanos, os direitos sociais de todos sejam plenamente atendidos. Não é tarefa simples”, disse Cármen.

Ao refletir sobre os 30 anos de promulgação da Constituição, a ministra destacou que a população tem o direito de falar o que pensa, mesmo que diga coisas que não estão na Carta. “Essa é uma mudança que esses 30 anos nos mostram com muita tranquilidade.”

“O cidadão brasileiro mudou, e mudou para que o som da sua voz fosse ouvido não apenas por ele mesmo. Essa foi uma mudança que foi possível porque vivemos, desde 1988, numa democracia. Quem gostou ou não gostou do resultado de 1989, de 1994, em 1998, de 2002, ou até o de agora, é outro departamento, mas foi o cidadão que escolheu. Esse é um dado da realidade”, avaliou.

“Acho que o Brasil nesses 30 anos mudou. O País vinha de um processo extremamente doloroso, de uma ditadura que tinha lutas e lutos. As lutas não acabam, porque democracia e a Justiça são lutas permanentes do ser humano. Constrói-se todo dia a vida de cada um e a vida do Estado. E essa construção é permanente.”

Ao encerrar sua fala, a ministra voltou a dizer que não tem pessimismo em relação ao Brasil.

“Eu acredito muito no povo e no cidadão brasileiro. Mesmo quando, muitas vezes, eu fico preocupada com as opções feitas, mas que são escolhas próprias de um cidadão livre, e que se não tivesse liberdade não estaríamos escolhendo. Também tenho consciência de que escolhas feitas são escolhas que mudam segundo aquilo que o ser humano acha ser sua necessidade e sua carência ou a necessidade de sua presença. E por isso mesmo a transformação é própria da vida.”

PS de Conceição Lemes:

Data vênia, ministra Cármen Lúcia, o STF tem parcela de responsabilidade nesse quadro que a está preocupando.

Quantas vezes o Supremo deixou de agir como guardião da Constituição, permitindo que chegássemos a esta situação?

Para não me alongar, dois casos emblemáticos.

No impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, sem crime de responsabilidade.

Quando decidiu que o ex-presidente Lula deveria começar a cumprir a pena, já que a senhora não quis levar a plenário o julgamento sobre a prisão após condenação em segunda instância.

Portanto, o STF ajudou a parir o monstro que pode devorar a senhora e os seus colegas também. 

Leia também:

Equipe de Bolsonaro: Membro já foi condenado, preso e 3 vezes alvo da Lei Maria da Penha


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

wendel

Quem pariu o monstro que o carregue!
O feitiço contra o feitiçeiro!!!!!
Etc, etc, etc,

Bel

O que o presidente eleito quis dizer com ¨Constituição é o único norte da Democracia¨? Norte do quê, de quem? Estados Unidos da América do Norte?

Ulisses Torres

O STF e, em especial, V.Sra. Doutora, tem uma excepcional parcela de culpa, por tudo que estamos vivendo e ainda iremos vivenciar. Alguém já disse que, “O STF foi o poder que mais faltou a república”.

a.ali

sa-fa-da! é uma das PARIDEIRAS da situação em que o País se encontra e, agora, vão andar, mais ainda, pianinho nas mãos do desvairado e sua corja!

Gerson Carneiro

Cármen Lúcia tem participação ativa na mudança perigosamente conservadora.

– Quando pode interferir para interromper a onda conservadora, desdenhou sambando na cara de todos nós.

– Diversas vezes recebeu o Temer em sua residência particular em agenda extra oficial. Do que tratou em tais visitas?

– O que a Cármen Lúcia, à época presidente do STF e do CNJ, sabia de tão grave que se o povo brasileiro soubesse não dormiria, e o que a Cármen Lúcia fez com informação tão privilegiada e sigilosa?

– Visitou diversis presídios em cantos variados do país, e concretamente o que fez pelo sistema carcerário deteriorado?

– No CNJ há tempos há vários processos contra Sergio Moro. Nos dois anos que permaneceu na presidência do CNJ Cármen Lúcia jamais colocou em pauta de votação. Por que não deu satisfação ao povo brasileiro?

A mudança perigosamente conservadora também resulta da descrença no Poder Judiciário na qual Cármen Lúcia tem participação ativa.

Julio Silveira

Foi o que deu trabalhar para agradar a Globo e esquecer a constituição.

maria do carmo

Dra Carmem Lucia tem responsabilidade do fascismo escancarado, assim como o Supremo quando do impedimento de Dilma sem culpa, quando nao deram Hs.Cs para o estadista Lula inocente e preso sem provas, que saiu depois de oito anos de governo com o maior indice de aprovacao de um presidente democrata brasileiro, admirado e respeitado pelo Mundo, que tirou o Brasil do mapa da fome e do desemprego, e que mesmo sabendo que o estadista Lula tinha 40% de intencoes de votos e com creditos de nelhor presidente que o Brasil ja teve, condenado sem provas nao permitiram que o mesmo concorresse, mas passaram a mao na cabeca de Bolsonaro varias vezes inclusive como quando escandalozamente agrediu a deputada Maria do Rosario na Camara, e que defendeu os milicianos dentro da Camara, sabedores do escandalo que saiu nas primeiras paginas dos jornais na decada de 80 que o mesmo foi expulso do exercito por terrorismo por unanimidade por coroneis e depois num arranjo saiu como capitao aposentado, e que durante os vinte oito anos que foi deputado, so aprovou dois projetos irrelevantes sendo que um nao foi regulamentado, que sempre deu mostras de agressividade falando em armas, machista , fascista e homofobico e que levou para a politica tres filhos e duas ex-mulheres para nao fazerem nada tambem, estamos esperando resposta TSE, aos milhoes WatsApp com noticias falsas, TSE vai funcionar ou esta com medo das ameacas da familia Bolsonaro, estamos num caminho realmente grave e perigoso, em que chegam a ameacar fechar o Supremo com um cabo e um soldado e nem precisa de Jipe, e ainda indicar 10 ministros.em chantagem esta na hora sra ministra e ministros do Supremo de exercerem suas funcoes ou serao engolidos!

fernando

ajudaram a derrubar a dilma e a prender o Lula e eleger o nazista..não tem moral nenhuma para falar..graças a essa senhora o brasi vai virar uma teocracia evangélica…graças ao stf,stj,ste,trf4, tcu o brasil como nalão acabou..agora somos um puxadinho do tio sam…quantas pessoas não vão morrer de fome no neste governo que assume em 2019…durante a ditadura de 64 quantos nordestinos não morreram naquele período??

Jardel

É bom a dona Cármen ficar esperta senão o deputado Bolsonaro, “garoto” do presidente, manda um tenente e dois sargentos fecharem aquela espelunca.
Agora, convenhamos, a medida anunciada por Bolsonaro, que irá mudar a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém, é realmente um “grande avanço” para nós brasileiros. Agora, além de nos preocuparmos com a violência doméstica do dia a dia, também teremos que nos preocupar com atentados terroristas que certamente os islâmicos mais fundamentalistas irão preparar para este País tão evoluído.
Alias, num planeta com mais de 150 países, entre eles muitos com IDH bem superior ao nosso, economias muito mais estáveis e nível de escolaridade muito maior, o Brasil é o primeiro país lacaio a segurar firme no saco do Trump e apoiar essa ideia que, no mínimo é burra, além de desrespeitosa .
Sem falar na nossa combalida Economia que certamente sentirá fortes reflexos da retaliação econômica que receberemos do Mundo Árabe.

    maria do carmo

    Prezado Jardel concordo, aliaz o Egito ja deu a resposta, agora os empresarios avarentos, que querem viver em sociedade mas nao querem pagar impostos, vao sentir no bolso e essa foi a primeira reacao, esses empresarios sao responsaveis juntamente com STF, STJ, TSE, TRF4 (Moro politico ambicioso megalo) TCU, MP e enquanto a sra ministra nao quiz levar a plenario o julgamento apoz a condenacao sobre a prisao do estadista Lula em segunda estancia, para que iniciasse a cumprir pena, judiciario, MP e TSE ( os milhoes de WatsApp com noticias falsas estamos esperando resposta cade o Ministro Fux e a dra Rosa Weber:?ou estao com com medo do Cel Carlos e filhos de Bolsonaro? sao todos responsaveis pela ditadura fascista, composta por pessoas arbitrarias cmprometidas com delitos, quando deveriam ser os guardioes da constituicao, espero que exercao suas funcoes e reajam enquanto e tempo para nao serem engolidos, o Mundo esta esta escandalizado e os brasileiros ja acordaram o fascismo esta ai, antes mesmo da posse, STE e Supremo ainda e tempo quero ver qual o ministro que vai ter a coragem de puxar a bandeira da DEMOCRACIA!

Deixe seu comentário

Leia também