Breno Altman: A calúnia golpista da SIP contra o presidente Lula

Tempo de leitura: 2 min

17/07/2010

por Breno Altman, em Opera Mundi

Breno Altman – Opera Mundi

Os jornais de hoje (17) estampam declaração do presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa, Alejandro Aguirre, afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “não pode ser chamado de democrático”. O ataque se estende aos demais países da região que são administrados por partidos de esquerda. Esses governos, de acordo com o dirigente da SIP, “se beneficiam de eleições livres para destruir as instituições democráticas”.

Certamente é importante, para os leitores, conhecer a história dessa entidade antes de julgar a credibilidade das declarações de seu principal dirigente. Fundada nos Estados Unidos em 1946, a SIP teve papel fundamental durante a Guerra Fria. Empenhou-se com afinco a etiquetar como “antidemocráticos” os governos latino-americanos que não se alinhavam com a Casa Branca. Constituiu-se em peça decisiva da guerra psicológica que antecedeu os levantes militares no continente entre os anos 60 e 80.

Orgulha-se de reunir 1,3 mil publicações das Américas, com 40 milhões de leitores. Entre seus membros mais destacados, por exemplo, está o diário chileno El Mercurio, comprometido até a medula com a derrubada do presidente constitucional Salvador Allende, em 1973, e a ditadura do general Augusto Pinochet

Outros jornais filiados são os argentinos La Nación e El Clarín, apoiadores de primeira hora do golpe sanguinário de 1976, liderado por Jorge Videla. Aliás, suspeita-se que a dona desse último periódico recebeu como recompensa um casal de bebês roubado de seus pais desaparecidos.

A lista é interminável. O vetusto diário da família Mesquita, Estado de S.Paulo, também foi militante estridente das fileiras anticonstitucionais, clamando e aplaudindo, em 1964, complô contra o presidente João Goulart. Mas não foi atitude solitária: outros grupos brasileiros de comunicação, quase todos também inscritos na SIP, seguiram a mesma trilha golpista.

Os feitos dessa organização, entretanto, não são registros de um passado longínquo. Ou é possível esquecer a histeria da imprensa venezuelana, em abril de 2002, no apoio ao golpe contra o presidente Hugo Chávez? Naquela oportunidade, a SIP não deixou por menos: a maioria de seus filiados foi cúmplice da subversão oligárquica em Caracas.

Uma trajetória dessas é para deixar até o mais crédulo com as barbas de molho. Qual a autoridade dos dirigentes dessa agremiação para falar em democracia, com sua biografia banhada na lama e no sangue? O que fazem é se aproveitar dos espaços públicos sobre os quais exercem propriedade privada para conspirar, agredir e manipular.

Apoie o jornalismo independente

Ainda mais quando apelam à calúnia. A imensa maioria dos veículos de imprensa no Brasil dedica-se à desabusada oposição contra o presidente Lula e seu partido. Nenhuma publicação dessas foi fechada ou censurada por iniciativa de governo. Circulam livremente, apesar de muitos terem atravessado o Rubicão que separa o jornalismo da propaganda política, violando as mais comezinhas regras de equilíbrio editorial.

As palavras do presidente da Sociedade Interamericana de Imprensa, dessa forma, devem ser compreendidas através do código genético de Aguirre e seus pares. Hoje, como antes, atacam os governos progressistas porque desejam sua desestabilização e derrocada. Insatisfeitos com os resultados e as perspectivas eleitorais de aliados políticos, tratam de vitaminá-los com factóides de seu velho arsenal.

A história do presidente Lula, afinal, é de absoluto respeito à Constituição e à democracia. O mesmo não pode ser dito da SIP, cujas impressões digitais estão gravadas na história dos golpes e ditaduras que infelicitaram a América Latina.

(*) Breno Altman é jornalista e diretor editorial do site Opera Mundi.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Armando do Prado

Esses ex-cubanos são lamentáveis. Tristes figuras de si mesmas.

Marat

SIP quer dizer Somos Incompetentes do PIG?
ou Sociedade Internacional dos Pigueanos?
ou Sindicato Internacional do PIG?
ou Somente uns Imbecis Parlapatões?

Julio Silveira

Como é salutar esse papel esclarecedor desempenhado pela internet. Interesses poderosos estão inconformados tentando calar a rede que os expõe diariamente neste luta pelo esclarecimento popular.
Como é bom ver valorosos profissionais esclarecendo o amago dos interesses por detrás do discurso que esconde o interesse de acumulação de riqueza e poder nas mãos de poucos nababos.
Se escondendo atrás do discurso democratico, que não defendem sempre apenas quando interessa.
Essa gente é a escória da humanidade, gente sem valor que se atribuem valorados em milhões.

SérgioFerraz

Deixa estar que a hora do PIG-Chefe (SIP – Sociedade Interamericana de Imprensa), também, vai chegar.

josé fernandes

isso, chama se desespero, PIG pegou esse tal Alejandro Aguirre , e falaram pra ele, olha você como presidente da sip solta uma nota falando mal do Lula,.. da uma força pra gente pô.

OZEIAS LAURENTINO

Para estes golpistas donos da mídia, democráticos são os que fizeram a privatária na era FHC no Brasil,NEMEM na Argentina,alem de todos os golpes militares na America do sul, e mundo afora com os EUA financiando. A prova da democracia LULISTA é existência dessa mídia golpista que ainda por cima recebe puplicidade do governo. todos devemos estar abaixo da lei a mídia se sente acima. inlusive incitano a justiça contra a democrácia neste momento político. oportuna materia, parabens.

Nelson

Azenha. Sobre este assunto, postei o comentário abaixo no blog do Cristóvão Feil, o Diario Gauche.

Bem, estou deveras aliviado.
Eu estaria preocupado se essa corja podre, financiada pelo Sistema de Poder que domina a maior parte do planeta e tem seu quartel-general nos EUA, tivesse elogiado o governo Lula.
Fica uma pergunta inevitável.
O que é melhor, ser comparado a Chávez, Evo Moráles e Cristina Kirchner ou a Bush, Toni Blair, Obama e outros, assassinos travestidos de beneméritos e democratas, que comandaram ou comandam os países ditos civilizados, ditos modernos, ditos de primeiro mundo?

Luiz Jornaleiro

Críticas desse indivíduo, outrora fã do sanguinário pinochet e hoje lambe botas remunerado dos ianques, para mim valem tanto quanto os diplomas do Zé Biruta. Dou mais valor as intervenções desastradas dos trolls aqui presentes.

mariazinha

Breno Altman, como sempre, EXCEPCIONAL!
Obrigda, Azenha, pelo texto que é uma verdadeira pérola.

O Brasileiro

Hahahahahahaha
Existe uma regra que diz: "Não alimente os trolls". Portanto não vou citar alcunhas.
Mas tem um troll que voltou das "trevas"!
Se fosse no Conversa Afiada, eu ia propor uma enquete: onde andava o PiGboy?
– no bolso do Ali Kamel?
– nos arquivos da ditadura "procurando" o arquivo da Dilma?
– tentando consertar os furgões da OBAN?
– distribuindo revistas Veja de graça nos postos de gasolina?

Reginaldo Moraes

Falta mencionar um filiado à SIP que tambem prima pelo apego à democracia. Folha de São Paulo. O jornal cujo proprietario ajudou a organizar e financiar a Operação Bandeirantes, organização criminosa especializada em sequestrar, torturar e assassinar oopsitores do regime militar. Este comportamento criminoso do sr. Otávio Frias foi reconhecido em biografia oficial, encomendada pelo proprio jornal. Seu filho, conhecido como Otavinho, pretendeu justificar o crime alegando que, na ocasiao (1970), o Brasil vivia numa guerra. Nao conheco um jornalisda da Folha que tenha alguma vez citado esse fato no jornal. Conheço vários que se recusaram a reconhecer o fato (sao mais realistas do que o rei). E conheco varios que censuram posts enviados a seus blogs quando falam do caso. São ajudantes da tortura e da censura.

beattrice

Há vários indícios de que o famoso almoço na Corte do Cosme Velho já começa a surtir pequenas modificações de editorial, a GLOBOPE pode desembarcar do TUTANIC e Ali Kammel vai requerer seu seguro-desemprego.

Fabio_Passos

Uma claque de golpistas tentando intimidar o governo.
Para estes vigaristas há limites claros para nossa democracia: Obedecer washington e manter privilégios para a oligarquia midiática local estão entre eles.

O que não pode é se acovardar diante destes chantagistas.

beattrice

O "EL Mercurio" alinhado atavica e geneticamente ao espólio pinochetista já tratou de publicar a ficha falsa da FALHA terrorista.

Cesar

sip é o quê mesmo ?? servidores babaguevos dos americanos do norte ? Democracia é isso meu caro ! é não se curvar eternamente aos demandos da imprensa golpista. Aqui no Brasile temos vários babaguevos dos americanos do norte. Inventam, distorcem, omitem, tudo de acordo com a conveniência "democrática" dos americanos do norte. Alejandro, voce é capacho servidor daqueles que tanto desejam e lutam para colonizar as terras daqui.

dvorak

Ninguém pode criticar o "divino", o "Deus", onipresente, onisciente, criador de todas as coisa boas que aconteceram no Brasil nos últimos 500 anos, "nunca antes na história desse paiz"….É até hilário….Será a volta do "messias"???

eheheheheheeheheh

    Flavio Lima

    Criticar é uma coisa, afirmar que o Divino presidente Lula não pode ser chamado de Democrata é uma mentira absurda. Voce chama o Divino Presidente Lula (eheheheheheheheheheh) de democrata ou de anti-democrata?
    Voce é até hilario… mas que o Lula (nosso divino presidente0 criou todas as coisas boas do Brasil nos ultimos trinta anos, isso criou memso
    eheheheheheheheheheheh

    dvorak

    Você também acredita em papai-noel e saci-pererê, Flávio???

    ehehehehehehehehe

    Edson Augusto

    Dvorak, Lula realmente não é o Divino. É apenas o melhor Presidente da Rapública que apareceu depois de Getúlio Vargas.

    Beto Crispim – BH

    Te soltaram? Como foi a temporada na prisão? Serviu bem aos "rapazes?

    Helcid

    não se faça de dissimulado, dvoranta !! suas críticas ao governo são cínicas e tendenciosas…

    aliás, só você o chama de "divino" aqui, cara de pau !!

LUCIO FLAVIO

Aqui no Rio Grande, o "sócio" desta tal SIP é a famigerada RBS, cujo fundador Mauricio Sirotsky, no final dos anos 50, era um modesto radialista, na cidade de Passo Fundo, se associou a Ditabranda e ao PIG, vitaminou-se nos anos de chumbo e hoje é "democráticamente" dona do mercado no RS e SC. Recentemente um dos principais colonistas de ZH, sr. Paulo Santana, escreveu uma coluna inteira em defesa do filinho de seu patrão que estuprou uma menina em Santa Catarina. Isto é que é democracia. Agora, querem eleger a sua representante no senado brasileiro, dona Ana Amélia, associada a CNA da dona Kátia Abreu e crítica cruel dos movimentos sociais, principalmente o MST. ISTO É QUE É DEMOCRACIA. Fora PIG, fora RBS, fora SIP, VIVA LULA, DÁ-LHE DILMA, PAU NELES….. BAY BAY SERRA 2010.
LUCIO FLAVIO
Santa Maria RS- Cidade Cultura – RS – BRASIL SIL SIL. O PRÉ SAL É DOS BRASILEIROS.

    Rafael

    Lucio Flavio sou aqui do RS e é triste o caminho que o estado tá tomando. Em breve vai perder importancia, aliás já está perdendo. Com certeza a RBS tem culpa. No governo do Olívio qualquer coisa era cupla do PT, se chovesse muito culpa do PT.

victor

Amigos!!!! é simples, cancelei a assinatura de veja, estadao, folha, e deixei de ver a globo e,estou esperando findar minha assinatura no valor económico e nao renovarei. Meu fígado voltou a funcionar normalmente

Urbano

O sip quando nada deve significar 'servicinhos iníquos do pig'.

Milton Hayek

http://blig.ig.com.br/renilsonpontes/2010/02/16/j

16/02/2010 – 10:37
Jornalista Salete Lemos demitida por falar a verdade

Salete Lemos é uma jornalista brasileira. Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em macroeconomia, finanças, teoria econômica, comércio exterior e economia ambiental pela Fundação Getúlio Vargas, Salete Lemos faz parte de uma geração de jornalistas que cresceu na mídia impressa antes de ingressar na televisão.

Passou pela TV Cultura, onde apresentava o Jornal da Cultura, que estreou no dia 5 de junho de 2006 e é exibido de domingo a segunda, às 22h, de onde foi demitida no mês de julho de 2007, por fazer fortes criticas aos bancos e ao governo brasileiro. Chegou uma vez a declarar que tem ojeriza de televisão aberta, mas abria exceção à TV Cultura.

Aparentemente, Salete foi demitida da TV Cultura por pressão da FEBRABAN.

Mas quem é FEBRABAN?

Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) é a principal entidade representativa dos bancos brasileiros.

Precisamos falar nas mãos de quem está os Bancos do Mundo?

[youtube XLyXHQDinvQ http://www.youtube.com/watch?v=XLyXHQDinvQ youtube]

    beattrice

    E quem executou o serviço sujo? O Zé Biruta, mais conhecido como Zé Tirano.

monge scéptico

Acham que pelas eleições livres é estamos nos livrando da tralha golpista do PIG? Pois é mesmo.
Só dessa forma finalmente quem sabe? Teremos amanhã uma mídia imparcial de leitura puramen-
-te informativa, sem tendências. Além do mais, é aqui que nos informamos, tiramos dúvidas, confe-
-rimos os conteúdos, descartamos o lixo juntamente com O PIG.
PLIM, PLIM! duas horas sem globo de desenove as vinte e uma horas PLIM, PLIM. Tu aguentas?
Por extensão todas as TV's. Nessas duas horas converse com a família!

Cristiana Castro

Bem,então temos que quem determina o que é democracia é a Imprensa. Legal. Não, à toa, a primeira coisa que qq governante sério faz, é livrar-se desses grupos.

flavio marcio

Nunca vi a cara desse tal de Aguirre. Mas, pelas posições que ele sustenta me lembra a figura de seu homônimo no filme "Aguirre, a coléra dos deuses": um viscoso crápula!

Gerson Carneiro

Essa gente prega contra o Lula aquilo que ela pratica. Exemplo recente é o caso do jornalista Heródoto Barbeiro.

O jornalista em sua função, em um programa exatamente de questionamentos, foi demitido do cargo de apresentador que ocupava há anos por uma pergunta que desagradou o entrevistado.

Isso é democracia? Isso é liberdade de imprensa?

O mais incrível é esse poder de atribuir ao outro o mal que pratica, e de forma fascinante, conseguir.

    beattrice

    Um mero e reles caso de projeção. Cinco segundos no divã explicam, mas nem 5 séculos resolvem a inveja do Salieri.

O Brasileiro

A resposta está sendo dada! E o PiG está sentindo o golpe! Seus jornais estão indo à falência, e alguns de SP só não quebraram de vez por terem recebido "ajuda" de Serra, com o compromisso de publicar notas como essas!
A tal tese do "sangramento" de FHC está funcionando com o PiG!

Ed.

"Nenhuma publicação dessas foi fechada ou censurada por iniciativa de governo. Circulam livremente, apesar de muitos terem atravessado o Rubicão (nota minha: pena que não seja o Canal da Mancha) que separa o jornalismo da propaganda política, violando as mais comezinhas regras de equilíbrio editorial".
Gostei! …
Além de ser fato inquestionável.
Esses caras acham que tem o poder de transformar montanhas em vales!
O máximo que conseguem é pendurar pessoas ingênuas ou de boa fé de cabeça para baixo…

duarte

Tudo bem que o bacana aí fale do presidente, agora quem é que fala sobre o esgoto que se tem falado sobre o presidente nos últimos 8 anos. È muita cara de pau de um abestado como este falar um tremenda tolice como esta.

mac

Lula ,o operário que derrotou a ditadura , contra a mídia golpista ,a garra da águia do império !

ratusnatus

PS. Tentei buscar o texto mas esse mecanismo de busca não funciona. Seria até bom retirar porque não serve pa nada.

ratusnatus

Azenha, a respeito do texto sobre o metrô de SP, saíu uma reportagem sem pé ne cabeça sobre o metro do rio e eles usam o de SP como referência.
Aparentemete o maior problema do metro carioca é ter lugar para sentar a hora do rush.
A reportagem tem inúmeras fotos sendo 3 delas de mulheres sentadas segurando as bolsas. Não achei no texto qualquer referência a segurança.
Apesar de falar e superlotação, o texto foca mais no problema de arranjar um lugar para sentar. Apesar do repórter ter dito que circulou por uma semana, não arranjou nenhuma foto de superlotação. Observa-se claramente que, apesar de cheio, ainda há lugar, pelo menos nas fotos publiadas.

Ta na revista do O Globo.

PS. Fui pro jogo do mengão no Maraca de metro e achei ótimo. Fui e voltei sem problemas. Organizam inclusive a disposição das torcidas nos vagôes.

Abraço

    Ed.

    Uma característica relevante é que o metrô carioca sempre teve ar condicionado, que minora os efeitos do verão e das eventuais superlotações, coisa que só agora está tardiamente sendo adotada nos daqui de SP.

Alceste Pinheiro

É o que dá. Lula passou esses anos todos de governo a contemporizar com a grande mídia, a dar pouca importância aos projetos que poderiam diminuir o poder absurdo dos MCS, a ignorar os movimentos sociais e ongs que batalham pela democratização dos meios de comunicação, a frequentar convescote dos poderosos da mídia e até a chorar sob as câmaras a morte do chefão Marinho.
Veja o que deu! Adiantou alguma coisa?

jbmartins

Pelo que Vi e Li na midia; Temos que nos preparar, o Povo tem que saber dos fatos, o golpe deles foi o laboratorio feito em Honduras.
vamos analizar as etapas, subliminar: colocaram que Lula é igual a Chaves, Fidel, Evo e etc, tudas as noticia colocaram Lula neste patamar, contra o grande imperio(EUA), notem que agora a justiça fica batendo nas atitudes de Lula, o Golpe pode ser no Judiciario,com o argumento que Lula esta contra as Leis….. Povo abram o olho.

Elton Ribeiro

Mas voces não entedem. Democracia na visão dele é o regime em que "todas" as oligarquias nos paises latinos saem ganhando. Se os pobres ganham não é "Demo", é "anjo" cracia, logo temos que expulsar esses demonios e seus cooperadores do Brasil.

Horridus Bendegó

Guerra Civil já!
Em toda América Latina.

Helcid

quando pensei nessa frase, não foi á toa: "não espere dos demônios, as virtudes dos anjos…"

Henderson_hds

Suas palavras evidenciam tudo aqulilo que parte de imprensa tem medo de dizer: a continuidade do governo Lula é uma seriíssima ameaça aos preceitos democráticos deste país.

E uma coisa interessante de quem tem Lula como Deus: quando alguém faz críticas com fulcros resistentes a ele, a primeira coisa a ser feita é difamar o cidadão em questão ou quem ele representa.

"A história do presidente Lula, afinal, é de absoluto respeito à Constituição e à democracia"

Pego na mentira, senhor Breno Altman.

Quer um simples exemplo: " Sarney não é uma pessoa comum" Lembra-se disso? Isso não é um ataque à nossa Constituição? Então não há nada de absoluto aí, não é?

Como é fácil desconstruir opiniões de pessoas tais qual esse senhor.

    Leider_Lincoln

    Henderson, meu prezado troll, Lula disse que Sarney era bom? Não, disse que não era comum? E o que vossa trollíssima senhoria queria? Que ele deixasse o Marconi Perillo e o POSDB assumirem a presidência do Senado Federal?
    E me diga mais uma coisa, Sr. Troll: o cidadão que liga para as redações pedindo a cabeça de jornalistas, que manda demitir quem faz perguntas que o constrangem, quem agride jornalistas, é o Lula? Não seria acaso José Serra Chirico?
    E as palavras do Breno Altman dizem respeito principalmente ao histórico golpista desta instituição e à ligação do seu presidente com a CIA. Isso dá que credibilidade à instituição e ao seu presidente, Sr. Troll? É isso que se discute aqui. Mas a sua credibilidade também não é lá estas coisas, de forma que é o roto defendendo o maltrapilho.

    priscila presotto

    Leidre,ótima resposta!

    Helcid

    mandou bem, Leider !!

    Maurício

    Nestes 8 anos de governo Lula a imprensa nunca foi ameaçada ou censurada e por que agora com a Dilma vai ser diferente? E olhe que a mídia bate forte nele, muito factóides, mentiras comprovadas, etc. Esse caso com o Sarney é entre a justiça e o Estado de São Paulo, até onde eu sei o jornal não pode publicar informações de investigações que estejam em curso. E se nada for provado, se o filho do Sarney não tiver feito nada fora da lei? Pode ser que sim ou não, o Estado tem que esperar o final da investigação antes de publicar informações que afetem a integridade moral de pessoas, mesmo sendo da família Sarney (os quais eu nunca botaria a mão no fogo). Fora isso o que mais você tem para acrescentar?

    E pra refrescar a sua memória leia essa matéria: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,stf-r

    beattrice

    Ocorre que o PiG entende "segredo de justiça" como "segredo na justiça ou fora dela para proteger os nossos".

    Ed.

    PIGuinhos amestrados compram qualquer coisa do PIG, como as "seríssimas ameaças aos preceitos democráticos". O mesmo terrorismo eleitoral pueril requentado de 2002, agora com a "terrorista fichada".
    Uma frase apaziguadora a outro poder é uma ameaça? Nem que fosse uma crítica direta à Lei. Eu por exemplo acho o voto secreto uma afronta ao eleitor. Nem por isso estou sequer perto de ser golpista.
    Golpe é alterar a constituição para se reeleger (FHC). Ou para privatizar as telecomunicações do país (a estrangeiros). Ou para entregar uma das maiores riquezas minerais do planeta à "iniciativa" privada, sem cobrar um tostão por ela.
    Por um valor menor que o lucro de um mero trimestre. Por leilões de envelope fechado e nem com captação em bolsa.
    Isso é que é seríssimo! Traição à pátria nos EUA, UK e outros dá pena de morte ou perpétua.
    Sua lógica ticotequiana parece funcionar assim: "a pedra caiu, logo as folhas são verdes". Daí vc mesmo se convence.

Milton Hayek

SERRA: O MENINO BOBO …

01 [José Serra; jornal O Povo, 19-05-2010]

'Fui co-responsável pelo programa de privatização para repassar para a área privada atividades típicas da área privada. Nunca condenei o passado. Não tem sentido o Estado fabricar aço ou mesmo telecomunicações…' [ o candidato demotucano era ministro do Planejamento quando o Governo Fernando Henrique privatizou o Sistema Telebrás]

02 [Luiz Carlos Bresser Pereira; Folha, 18-07-2010]

'…por que eu estou chamando o Brasil de menino bobo? Porque só um tolo entrega a empresas estrangeiras serviços públicos, como são a telefonia fixa e a móvel, que garantem a seus proprietários uma renda permanente e segura. No caso da telefonia fixa, a privatização é inaceitável porque se trata de monopólio natural. No caso da telefonia móvel, há alguma competição, de forma que a privatização é bem-vinda, mas nunca para estrangeiros….Vamos um dia ficar espertos novamente? Creio que sim. Nestes últimos anos, o governo brasileiro começou a reaprender, e está tratando de dar apoio a suas empresas. Para horror dos liberais locais, está ajudando a criar campeões nacionais. Ou seja, está fazendo exatamente a mesma coisa que fazem os países ricos, que, apesar de seu propalado liberalismo, também não têm dúvida em defender suas empresas nacionais…. não faz sentido para um país pagar ao outro uma renda permanente ao fazer concessões públicas a empresas estrangeiras…

… O MENINO BOBO PROMETE MAIS BOBAGENS

03 [José Serra, entrevista ao Roda Viva;19-06]

O tucano afirmou que em seu governo vai restringir o uso de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a fusão de empresas e criticou o atual governo por "privatizar o dinheiro público", por meio de empréstimos do banco. Serra condenou a concessão de crédito para a formação de grandes empresas nacionais…
(Carta Maior ;18-07)

    beattrice

    o Zé Biruta faltou às aulas do Bresser ou esqueceu de combinar com ele?

Milton Hayek

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

A corrupção ideológica do Estadão

O grupo Estadão (dono do jornal "O Estado de São Paulo") vive fazendo pregação pela diminuição do estado, criticando "aumento de gastos" quando o governo federal abre concursos, contrata professores, médicos, enfermeiros, policiais. Vive pregando privatização e fazendo verdadeiro lobby neoliberal para setores da iniciativa privada invadirem a exploração econômica de áreas típicas de estado.

Mas na hora que precisa de dinheiro, em vez de bater na porta dos bancos privados como Itaú, Bradesco, Santander, vão bater na porta no governo federal, atrás de linhas de crédito de fomento subsidiadas pelo governo.

O grupo empresarial está anunciando investimentos de R$ 50 milhões, em projetos de infraestrutura tecnológica. O montante inclui R$ 19,8 milhões obtidos com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia, em uma linha de financiamento à pesquisa e desenvolvimento, que serão aplicados em projetos da Agência Estado.

Tudo bem que qualquer empresa com projetos que se enquadrem nos programas de fomento governamental, receba financiamentos como este. Mas no caso do Estadão falta honestidade moral, falta ética perante seus leitores, pois sempre se manifestou contra o que está fazendo agora. É aquela história do "faça o que digo, mas não faça o que faço".

O nome disso que o Estadão faz é corrupção, no caso corrupção ideológica.

[youtube mjpzP5CsM-A http://www.youtube.com/watch?v=mjpzP5CsM-A youtube]

Ana

Democracia para essa gente colocar os pobres no devido lugar!

Marat

Essa tal de SIP é algo muito semelhante ao PIG. Todas suas declarações vão ao encontro do que "pensam" os mentores da triste veja e do rebotalho de jornalistas que tomou de assalto muitas redações brasileiras.

    Ed.

    …uma Fiesp, uma Febraban da imprensa…

Nilson Moura Messias

Azenha, pena que o prazo para inscrições para eleições terminarm. A chapa da mídia canalha seria o Sr. Alejandro e D. Judite. Evitaria intermediários.

    Hernán

    Caro,
    Não é assim. Na democracia, a burguesia domina à distância. Ela precissa de intermediários. O grave problema é que seus intermediários são um fracasso.

geniberto campos

caro sr.Altman

o seu texto é importante, por não deixar sem resposta os golpistas de plantão.
O jornalismo latino-americano está mesmo com as mãos manchadas de lama e sangue. Uma vergonha.

    beattrice

    Se é que depois de atravessarem o Rubicão merecem ser chamados de jornalistas. Certamente não, pois isso signifca enxovalhar a profissão dos que realmente reportam a notícia e o fato.

Ronaldo Caetano

Rarara…

Nem o grupo de empresarios da propaganda que elabora e cuida do Codigo de Etica da categoria consegue ser tao parcial e faccioso como essa tal de SIP. Incrivel como continuam achando o cidadao comum idiota…

Noam Chomsky neles.

Jairo_Beraldo

Certamente na visão deste Sr. Alejandro (quem?), democrático devem ser os governos de Honduras, Israel, EEUU, dentre outros que alijam a paz mundial.

    Marat

    Democráticos para eles são Hosni Mubarak, o "Rei" da Arábia Saudita, e todos aqueles que professem o capitalismo e o moneyteísmo…

Deixe seu comentário

Leia também