Após 23 anos, metalúrgicos lançam TV em SP
Concessão foi obtida em 2005, mas homologada ano passado. Lula estava na comitiva que pediu a primeira das quatro solicitações negadas pelo Ministério das Comunicações
Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual
Publicado em 29/07/2010
São Paulo – Daqui a 15 dias, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC inaugura a TV dos Trabalhadores (TVT), primeira emissora de televisão de uma entidade de trabalhadores. O percurso levou praticamente 23 anos, desde a entrega do primeiro pedido de concessão ao Ministério das Comunicações, em setembro de 1987. Foram, no total, quatro solicitações e quatro negativas, até a conquista da concessão, em abril de 2005.
“Espero que a nossa TV seja uma porta de entrada para que o mundo do trabalho possa estar presente nas comunicações”, diz o presidente do sindicato, Sérgio Nobre. “Queremos dialogar com os movimentos sociais”, acrescenta.
A emissora vai ao ar no canal 46 de Mogi das Cruzes (SP). A outorga veio em outubro do ano passado para a Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, criada em 1991 e dirigida por um conselho que representa diversas categorias profissionais. Segundo o atual presidente da fundação, Valter Sanches, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos, toda a equipe em torno da emissora é formada por “realizadores de sonhos”, concretizando uma antiga reivindicação, aprovada em congresso da categoria.
Ainda antes do pedido de concessão, em meados dos anos 1980, os metalúrgicos haviam criado uma produtora com a preocupação de documentar e preservar a memória da categoria. A TVT começou a surgir, indiretamente, quando o então presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, Luiz Inácio da Silva, o Lula, ganhou uma câmera durante uma viagem à Europa. “Quando ele voltou para o Brasil, doou a câmara para o sindicato, para registrar a história”, conta Sérgio Nobre.
Então deputado federal, Lula fazia parte da comissão que, em 1987, foi recebida pelo ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que pediu, à época, um estudo técnico a respeito do pedido de concessão. Foi o primeiro dos quatro “nãos” recebidos pelos metalúrgicos. Também estavam naquela reunião os presidentes da CUT, Jair Meneguelli, e do sindicato, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho.
Até hoje, as concessões são terreno de forte influência política. Em 2009, por exemplo, entre todas as 2.364 proposições aprovadas pelo Senado – incluindo projetos de lei, medidas provisórias etc. – 901 foi referente a autorizações ou permissões para funcionamento de rádio e televisão. Isso representa 38% das aprovações.
Apoie o jornalismo independente
Em 21 de julho último, decreto assinado pelo presidente Lula criou uma comissão interministerial para “elaborar estudos e apresentar propostas de revisão do marco regulatório de organização e exploração dos serviços de telecomunicações e radiodifusão”.
Inicialmente, a emissora produzirá sete programas, com uma hora e meia diária no total. A grade será completada, neste primeiro momento, com retransmissões da TV Brasil e especiais das TVs Câmara e Senado. “Toda a programação está voltada para os movimentos sociais, para a vida do trabalhador”, diz Sanches.
A transmissão será feita pelo canal UHF 46, de Mogi da Cruzes, e pelo NGT, que tem emissoras próprias em São Paulo (48 UHF) e Rio (26 UHF), cobrindo as duas regiões metropolitanas, além de uma rede de emissoras afiliadas, que atingem atualmente por volta de um quarto do território nacional. O projeto inclui transmissões via cabo por meio de canais comunitários.
Para garantir a viabilidade do projeto, foi feito um aporte de R$ 15 milhões, que os metalúrgicos calculam ser suficiente para manter a emissora durante três anos. Enquanto isso, a fundação e o sindicato buscarão outras fontes de sustentação, como apoios culturais.
Comentários
Tavares
ÓTIMA NOTÍCIA! SUCESSO! SUCESSO! SUCESSO!
carlos quintela
Com certeza a libedade de imprensa apregoada pela grande (?) mídia não será aplicável à TV dos metalúrgicos…
jairo santos
Quem se preocupa com a audiencia, não deu-se conta da real dimensão da concessão. Os trabalhadores farão o contraponto das mentiras do PIG.
Fábio José de Mello
Já trabalhei na TVT quando era apenas uma produtora. Gravávamos os programas do PT, produzíamos o "Olhar Brasileiro" – que conquistou um Vladimir Herzog, pelo conjunto de reportagens apresentada – e cobríamos as famosas Caravanas da Cidadania. Formávamos uma equipe porreta. Bons tempos. Agora, desejo a TVT muito sucesso.
Augusto Gasparoni
Boas falas. É o começo, isso significa que vai sofrer muitas críticas, sabotagens, depreciação por parte dos debilóides que pensam que não são brasileiros e que lutam arduamente pelo privilégio de servir, vira-latas mesmo.
Ed.
Uma das soluções que vejo para combater o monopólio de opinião (e informação) é comprar espaços estratatégicos nos veículos de alta audiênca ou tiragem (ex: Silvio Santos, que comprava a tarde de domingo da Globo).
É caro? sim, principalmente nos horários nobres…
Mas talvez seja mais barato do que investir em mídias que não terão audiência maior do que seus respectivos nichos.
E pega tais empresas pela"boca" (receita), principalmente se cobrarem mais caro…
E, aos poucos, pode criar alguma fidelidade e força para ficar independente (SBT, Record…)
Talvez seja um tema para ser discutido pelos "sem mídia"…
Que acha, Azenha?
Gerson Carneiro
Enquanto isso… corre um zum zum zum de que "você pode ser mantenedor da TV Cultura".
O que será que o governo do estado de SP, maior mantenedor da TV (que deveria ser pública, não estatal) está aprontando com esta que se tornou um meio de manobra política?
Supertramp68
Mais uma repetidora de novelas da Globo…
Entremeadas de propagandas da esquerda.
Só falta saber quanto ao Ibope.
Ed.
Vc quer saber do Ibope?
Aguarde, que vem vindo um resultado quentinho aí…
Ed.
Pronto, agora já sabeu…
O ilustrador
Mais uma com traço de audiência, podem aguardar. A chatice da progreamação é intolerável.
jose conceição
Vitória afinal depois de tanto tentar com essa mafia da direita que nunca iria nos abrir uma oportunidade destas. Vamos a luta companheiros construir nossa propria midia sem amarras. só alegria.
Zé Cabudo
Não se surpreendam quando Veja, Globo, FSP, Demo e a bancada sofista começarem a criticar a TVT como um atentado à democracia, à segurança nacional, à proteção da família, à propriedade privada, à soberania nacional e o resto daquela ladainha que todos conhecem desde os derradeiros dias de Getúlio.
TVT, prepare-se que lá vem pedrada. E vem pela direita.
Leider_Lincoln
É um começo, apenas um começo. Há muitos sindicatos, associações, povos indígenas, universidades por aí que poderiam ter suas próprias concessões. O segredo para derrotar a velha mídia é MAIS mídia. Mas mídia plural, muito mais eficiente do que controle…
Roberto Locatelli
A questão central para a esquerda no mundo hoje é a MÍDIA. É aí que está o nó.
Serra
No próximo vou receber a faixa do Lula e vcs vão ver o que é bom prá tosse, vou extinguir isso ai e a TV Brasil a pedido da Globo
Por enquanto sou de esquerda
Ed.
…e de costas! hehe
Milton Hayek
É NÓIS NA FITA,MANO!!!!!!!!!!!!!!!!PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nilson Moura Messias
A certeza absoluta, de que, o Brasil mudou e, continuará mudando. Companheira Dilma Rousseff, para Presidente da Republica.
Deixe seu comentário