Transmissão ao vivo pela internet do Curso Livre Marx-Engels
por Ana Yumi Kajiki
A Boitempo informa que o III Curso Livre Marx-Engels, que começa amanhã, sábado (18), às 10h, será transmitido ao vivo pela internet de forma gratuita.
Para acompanhar, basta acessar este link na hora do Curso.
Compartilhe o link da transmissão nas redes sociais!
Sobre o III Curso Marx-Engels
A Boitempo Editorial, em parceria com o Centro de Pesquisas 28 de Agosto e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, promove em 2012 a terceira edição do “Curso Livre Marx-Engels”.
As aulas – ministradas por alguns dos mais importantes acadêmicos do Brasil – serão baseadas nos livros editados pela Boitempo e abertas a todos os interessados em ler e estudar a colossal obra desses dois filósofos.
Os professores participantes são: Alysson Mascaro, Antonio Carlos Mazzeo, Antonio Rago, Arlene Clemesha, Emir Sader, José Paulo Netto, Mario Duayer, Michael Löwy e Ruy Braga.
O curso discutirá os 15 livros da coleção Marx-Engels.
Apoie o jornalismo independente
Os encontros, realizados aos sábados, terão duração de 6 horas, divididos em duas aulas, uma no período da manhã e outra à tarde.
As aulas acontecem a partir do dia 18/08 até 22/09, com apenas um recesso no dia 08/09.
Assim como na primeira edição do Curso, as aulas dessa terceira edição serão gravadas e posteriormente publicadas no canal da Boitempo no YouTube.
Contudo, devido à grande procura (que teve inscrições encerradas em poucas horas), vamos também viabilizar a transmissão ao vivo online do Curso.
Os livros abordados serão:
1. A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
2. Manifesto comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels
3. Crítica ao Programa de Gotha, de Karl Marx
4. Sobre a questão judaica, de Karl Marx
5. Sobre o suicídio, de Karl Marx
6. Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
7. O socialismo jurídico, de Friedrich Engels e Karl Kautsky
8. A sagrada família, de Karl Marx e Friedrich Engels
9. Grundrisse, de Karl Marx
10. A guerra civil na França, de Karl Marx
11. O 18 de brumário de Luís Bonaparte, de Karl Marx
12. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, de Friedrich Engels
13. Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx
14. Lutas de classes na Alemanha, de Karl Marx e Friedrich Engels
15. Lutas de classes na França, de Karl Marx e Friedrich Engels (lançamento em setembro)
Comentários
Roberto Locatelli
Só para lembrar: O bilionário estadunidense Warren Buffet disse, recentemente: “Há uma guerra de classes, e a minha classe está vencendo”.
Portanto, precisamos de estratégias para virar o jogo. Que venha Marx!
ZePovinho
O que será que o Professor Hariovaldo vai dizer??????????????????????
Marcelo de Matos
Em Paris existiu a Université Ouvrière (Universidade Operária), depois denominada Université Nouvelle (Nova Universidade) que lecionava marxismo. A iniciativa da Boitempo é ótima porque atualmente é muito difícil o acesso à filosofia marxista.
Indio Tupi
Aqui do Alto Xingu, os índios recomendam particularmente as aulas a serem ministradas pelos professores Alysson Leandro Mascaro, Emir Sader, Michael Lowy e Ruy Braga, que os índios já conhecem de vídeos-aulas anteriores, bem como da bibliografia de que são autores. Aliás, Alysson Mascaro é autor de dois importantes livros que os indiozinhos aqui da tribo recomendam: “Filosofia do Direito” (Atlas, 2012) e “Introdução ao Estudo do Direito” (Atlas, 2012). Basta um mínimo grau de alfabetização, como o dos indiozinhos aqui da tribo, para se compreende-los facil e perfeitamente. Quanto ao mais, não é de se perder a oportunidade para se assistir as demais aulas, pois os temas e os autores até hoje ressoam na história mundial.
Deixe seu comentário