Scavone: Investigar Lula e Dilma, uma fina ironia de Teori?

Tempo de leitura: 3 min

ministro-teori-zavascki-20121205-original1

Uma fina ironia de Teori Zavascki?

por Artur Scavone, especial para o Viomundo

Prezado ministro Teori Zavascki:

Eu tenho sido um admirador da sua postura como magistrado em razão do respeito à condição ética dos juízes – a manifestação nos autos. A sobriedade com que V.Ex.ª se comporta no cotidiano desse malfadado STF sempre me chamou a atenção. Mas estes dias passados fiquei ruminando com meus botões suas últimas manifestações.

Aliás, não sei como V.Ex.ª se dá com seu par, o ministro Gilmar, um excêntrico político sem freios na língua. Não deve ser fácil cruzar com ele nos corredores do STF. Eu até ia lhe perguntar: ele pára V.Ex.ª para fazer comentários sobre a situação do país?

Deve ser terrível ter que levantar-se para tomar um café e encontrar com um língua solta como ele. “Temos que mandar prender Lula o mais breve possível, colega”, deve dizer entre uma bolacha e um gole de café. Não? Juro, ministro, que nessa hora eu queria ser uma mosquinha para ouvir as conversas entre vossos pares.

E sobre o Cunha? O Gilmar fala alguma coisa? Meu amigo já falecido dizia que há coisas sobre as quais é melhor não ouvir para não ter que se pronunciar. Ele não lhe convidou para dar aulas no Instituto Brasiliense de Direito Público?

Mas voltando ao que eu dizia, ministro Teori, fiquei muito impressionado com seu despacho mandando investigar nossos companheiros Lula e Dilma por obstrução da Justiça. E fiquei muito intrigado com seu conceito de obstrução da justiça. Fiquei muitos dias pensando, lendo os jornais, para ver se algo se evidenciava.

As manchetes do Jornal Nacional, os mervais pereira da vida, todos proclamaram a alto e bom som que, agora, Dilma era alvo de uma investigação por ação de Teori por obstrução da justiça! Que coisa… Voltou à minha cabeça o seu investigado, o Eduardo Cunha, que anda livre, leve e solto por Brasília.

Ele, que é acusado de obstrução convicta e declarada. Seriam todos iguais, é isso que V.Ex.ª pretenderia dizer? Eu sei de numerosas gravações mostrando membros do atual governo interino querendo bloquear a Lava-Jato. Sei até mesmo de projetos de lei na mesma linha.

O que me deixou com a pulga atrás da orelha foi ver um ministro do seu quilate propondo um inquérito sobre dois líderes que liberaram amplo financiamento para a PF investigar e deixaram de mãos livres o MP para apuração da corrupção. Sei até mesmo que o então ministro da Justiça, o José Eduardo Cardoso, foi acusado por petistas de fazer corpo mole com a PF quando o Juiz Moro investiu contra Lula.

Teria V.Ex.ª descoberto que Dilma, afinal, é uma contraventora como todos os outros? Se me parece um absurdo jurídico essa investigação sobre Dilma e Lula como obstrutores da justiça, haveria então uma mensagem não compreendida nesse seu despacho? Seria essa sua investigação uma fina ironia que o nosso jornalismo marrom não conseguiu entender? Que coisa… Qual seria essa mensagem?

Finalmente, depois de muito pensar, cheguei à formulação de uma hipótese: o ministro Teori está querendo mostrar ao Brasil que o STF bloqueia o exercício da justiça! É isso! Arre! Claro… se Lula é nomeado ministro, e com isso a justiça fica bloqueada, só pode ser porque seu caso pula pras mãos do Supremo. E o Supremo não manda investigar coisa alguma. Só pode ser isso.

Comecei então a costurar os argumentos: o Cunha está solto, assim também o Renan, o Temer, todo mundo. As imprudências e excessos jurídicos que o STF devia controlar, seguem livres. A justiça – que os governos Lula e Dilma começaram a implantar em nosso país, revertendo séculos de injustiça social – está sendo obstruída pela ação direta de um judiciário reacionário que viabiliza a cassação de 54 milhões de votos por 81 senadores, a maioria sob investigação! E por um STF acovardado. É isso! É isso que meu admirado e sóbrio ministro está escrevendo nas entrelinhas, mas que o povo ainda não se deu conta.

Colocar Lula e Dilma como obstrutores da justiça é uma fina ironia que a história irá reconhecer no futuro. O grande problema, ministro Teori, será o sofrimento a que está sendo submetido nosso povo.

Permita-me concluir dizendo que eu preferiria uma ação enérgica sua contra os desmandos praticados pelos seus pares, acometidos de uma febre reacionária e proto-fascista. Aliás, uma ação que não demorasse cinco meses como demorou V.Ex.ª para analisar o caso Cunha.

Leia também:

Raduan Nassar: O linchamento de Lula


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário

Eu ACHO que com a medida o ministro Teori quer se precaver de manifestações ruidosas em frente a sua casa e dirigidas a sua família, afinal ele é um ser humano.

Demasiadamente humano.

Dilma Coelho

Esse teori zavascki é mais um hipócrita, golpista e traidor. Já entrando na senilidade, não aprendeu nada sobre a vida, continua esfomeado, como esses meninos sem teto. O negócio desse pobre é dinheiro. Eles saem da pobreza mas a pobreza não sai deles. O dia dessa infeliz criatura também vai chegar.
É horrível saber que ele, entre oito (8) daquelas criaturas do judiciário, foi escolhido por LULA e DILMA e que foram traídos por elas. Pessoas sem qualquer sentimento de respeito a si próprias e sem dignidade. Se não aprovavam LULA e DILMA, por que aceitaram a indicação.

24/08/2016 19:00 — ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA COM DILMA
BRASÍLIA – DF – TEATRO DOS BANCÁRIOS

28/08/2016 10:00
CORRIDA E CAMINHADA FORA TEMER
SÃO PAULO – SP – AV. PAULISTA – EM FRENTE AO PRÉDIO DA GAZETA

CUT IRÁ ÀS RUAS CONTRA O GOLPE EM 29 DE AGOSTO,
DIA DO JULGAMENTO DE DILMA NO SENADO.
VAMOS JUNTOS APOIAR!!!

estrela vermelha

Desconfio que alguns Ministros do STF que considerávamos progressistas e justos foram grampeados por aspones de Curitiba

FrancoAtirador

.
.
Toffoli na Capa da Revista Veja: https://pbs.twimg.com/media/CqWM31uW8AAlueh.jpg

Depois de Sarney, Collor, ACM, Arruda, Demóstenes, Britto, Barbosa & Cunha,

Mídia Corrupta, Comprada e Vendida pelos Mercados Predadores de Nações,

se descarta do Supremo Vaidoso Federal, Serviçal para Préstimos de Ocasião.

Os Próximos deverão ser Môro, MiShell e Serra, assim que concluírem a Obra.

https://pbs.twimg.com/media/CqQUp4vXEAEkqfn.jpg
https://twitter.com/VEJA/status/766804676020883456
.
.

roxana aguilera

Eu assino essa carta tambem . Por sorte no 2018 o STF e Sergio Moro naõ podem mandar no VOTO POPULAR .Agora com uma mão vamos denunciado e com a outra preparando a victoria do 2018

Saulo

UM AMIGO ME ENVIOU O SEGUINTE COMENTÁRIO, DEPOIS DE LER ALGUMAS MATÉRIAS NOS BLOGS “SUJOS”, PRINCIPALMENTE NO BLOG DO NASSIF:

Comecemos com o papo entre um ministro do STF e o Jornalista Luiz Nassif publicado aqui: http://jornalggn.com.br/noticia/a-vinganca-torpe-da-lava-jato-contra-dias-toffoli e que reproduzo abaixo:

Nassif diz: Antes do impeachment, conversei com um MInistro do STF intimidado com os ataques feitos à sua esposa. Procurei acalmá-lo mostrando que nenhuma pessoa com discernimento acreditaria nos factoides divulgados. E ele:

– E as pessoas sem discernimento?

Quem é o ministro cuja esposa sofreu ataques? É o juiz Luis Roberto Barroso, do STF. E o ataque em forma de manchete foi o seguinte: “Esposa do Ministro do STF Luis Roberto Barroso abre Offshore com nome de solteira”. Leia a matéria completa aqui:http://vetorm.com/?p=558

A partir de então, você acha que o ministro Barroso tem condição de julgar com isenção qualquer delação/acusação que seja do interesse da Globo? Principalmente aquelas feitas CONTRA PTistas? Pela pergunta que o ministro fez ao Nassif (- E as pessoas sem dissernimento?) ele está completamente apavorado.

Entenderam agora como se arma um ASSASSINATO DE REPUTAÇÂO? Primeiro vem a intimidação e, se o juiz não recuar, vem o assassinato de reputação propriamente dito com a consequente desmoralização do magistrado

Agora, a bola da vez é o ministro Dias Toffoli. Mas eles (os golpistas) vão arranjar um jeito de desmoralizar também o ministro Marco Aurélio Mello. Veja este vídeo e entenda porque eu estou dizendo isto: http://www.conversaafiada.com.br/politica/marco-aurelio-e-golpe

Lembram o que disse o Ministro Levandowiski quando da condenação do Zé Dirceu no processo do mensalão do PT? Lewandowski afirmou que o STF votou o mensalão com a faca no pescoço. Veja aqui: http://www.conjur.com.br/2007-ago-30/lewandowski_afirma_stf_votou_faca_pescoco .

E quem foi que colocou a faca no pescoço dos ministros da Suprema Corte? A mídia, de uma maneira geral, com destaque para a Rede Globo de Televisão em particular.

E os fascistas estão ganhando o jogo de 7 x 1. Portanto, o Brasil está perdendo feio e o Brasil somos nós. Nada pode ser feito?

PS: Nassif, cada vez mais eu lhe admiro.

Francisco de Assis

Duas observações podem ajudar a entender a “ironia” de Teori Zavascki:
.
1. Pergunta Scavone: “Ele não lhe convidou para dar aulas no Instituto Brasiliense de Direito Público?”. Basta pesquisar o Google com “teori zavascki no idp sao paulo” para ver, num dos primeiros links, que “A lista de professores do IDP | São Paulo na graduação e na pós-graduação inclui ministros do Supremo Tribunal Federal, como TEORI ZAVASCKI e Dias Toffoli; o vice-presidente da República, Michel Temer; […]. O ministro Gilmar Ferreira Mendes, do STF, é também professor e seu Coordenador Científico.”
.
2. No que diz respeito a Eduardo Cunha, foi ele que desenterrrou das profundas uma emenda constitucional – a pec da bengala – que PRESENTEOU TEORI ZAVASCKI e os demais Togas do STF com NADA MENOS QUE 5 ANOS A MAIS de poder e todas as mordomias associadas na Corte. Neste particular, certamente, Teori Zavascki, um homem bem educado, deve estar agradecido ao gangster Caranguejo.

Bonobo de Oliveira, Severino

A grande e amarga ironia, caro Scavone, é que naquela suposta suprema instancia de Justi$$a, composta por supostos juristas, supostamente portadores de “…ilibada reputação e notório saber jurídico…” o único ainda coerente com suas causas e interesses é o Gilmar Dantas, porque é agente partidário assumido e segue fiel assumindo publicamente e cumprindo a sua missão partidária. O resto é pior. Não valem todos nem um salário de zelador de prédio, embora ajam com grande agilidade e coerência quando se trata de defender seus privilégios e salários abusivos. Jogam em esquema de tabelinha com o partido da PGR e da Vaza a Jato, associados com as quadrilhas do crime organizado constituídas de empresários sonegadores, controladores de empresas de comunicação, como Globo/Mossack-Fonseca e Abril/Cachoeira. Respeitam as regras das ma$$onaria$ dominantes no judiciário, acima das leis e da própria Constituição Federal. O mesmo Teori que cozinhou por meio de “embargo de gaveta” a Denúncia contra Eduardo Cunha, depois que o PGR já havia postergado a apresentação de referida denúncia sobre crimes investigados e comprovados, apenas porque houve intervenção de Procuradores da Suíça, é também o que agiu com grande rapidez e fora da Lei quando mandou prender um Senador por meras suspeitas, porque supostas denúncias baseadas em vazamentos ilegais ameaçavam comprometer ainda mais o degradado conceito moral de suas excelências. Outra ironia, porque não adiantou nada a emocional, ilegal e despropositada reação da suposta suprema corte. Porque a Editora Abril/Cachoeira, uma das integrantes da quadrilha associada ao judiciário brasileiro, acaba de publicar, também sobre suposições baseadas em vazamentos ilegais, denúncia de CAPA contra um integrante da suposta Suprema Corte. Aqui cabe a menção de alguns ditados populares aplicáveis a temeridade (sem pretender fazer trocadilho com o GOLPE em curso) inerente a escalada de agentes públicos aventurando-se nos perigosos caminhos da política partidária mais rasteira. O sábio intelectual e grande compositor Antonio Brasileiro dizia que a política brasileira não é para principiantes. O outro saudoso sambista popular Bezerra da Silva dizia que “malandro é malandro e mané é mané”. E para o Toffoli que associou-se ao jogo partidário do malandro veterano mor Gilmar Mendes, achando que estaria protegido e aceito na Casa Grande, vai o recado do finado costinha:

https://www.youtube.com/watch?v=XohBrxcA-hE

Carlos candeia

É de chorar de vergonha o que estamos vendo no nosso país, entregue a pessoas que não honram seu país, o Brasil vai quebrar feio, vão vender tudo é torrar o dinheiro, mas a lei do retorno vem.

marco

E onde um JUIZECO DE SEGUNDA,que foi brindado com cargo no STF,iria aparecer? Esses medíocres,aproveitam um único momento em suas vidas,para mentir ao seu próprio respeito,no futuro.Para os coitados dos netos e bisnetos,se os tiverem.

CARLOS RIBEIRO DE FREITAS

Só existe uma maneira de se livrar da imprensa golpista. É provar que também á antipetista.

Weliton De Jesus

É muita hipocrisia, já imaginou se o Lula fosse o dono da lista de Furnas? se a Dilma tivesse um helicoca? Se o Pimentel tivesse cobrado 5℅ da Cidade Admistrativa de MG, este é o câncer que corroe o Brasil, a direita rouba e PF, MPE, MPF, STJ, STF, não tiram a bunda da cadeira pra nada, oh feijão perdido.

Luiz Carlos P. Oliveira

SCAVONE: O STF julga e age sim, desde que seja alguém do PT. Mas só do PT. E você está certíssimo quando sugere que no STF nada é investigado, com a ressalva que fiz acima. Um supremo mais do que acovardado, como disse sabiamente o Lula. Mas isso pode ser explicado, pois nosso supremo hoje tem um lado político. Pelo menos é o que se pode deduzir pelos seus atos recentes.
Só o Chapolin Colorado pode nos salvar de tamanhos desmandos.

airoldi lacroix Bonetti junior

Lembram do pau que bate em Francisco era o mesmo que batia em chico, que tristeza o pstf(partido do supremo tribunal federal) que seria o garantidor de nossa carta magna, rasga-a e deixa rasgar, os 54 milhões de chicos foram surrados… concurso público já para o pstf!!!!!

Deixe seu comentário

Leia também