Arlete Sampaio: Oposição propõe melhorar aquilo que tentou destruir

Tempo de leitura: 5 min

A esperança e o preconceito: as três batalhas de 2010

Simone de Beauvoir disse que “a ideologia da direita é o medo”. O medo foi o grande adversário de todas as campanhas de Lula. Desta vez, o fato de Lula ser governo desfaz grande parte das ameaças que antes insuflavam o temor entre os setores populares. O grande adversário dessa campanha não é mais o medo; tampouco é Serra, candidato de poucas alianças, sem programa e que esconde seu oposicionismo no armário. O grande adversário são os que estão por trás do tucanato e o utilizam como recurso político de uma guerra elitista, preconceituosa, autoritária e desigual. O artigo é de Arlete Sampaio.

Arlete Sampaio, na Carta Maior

A campanha de 2010 não é apenas uma, mas pelo menos três grandes batalhas combinadas. Uma disputa política, dos que apóiam as conquistas do governo Lula contra aqueles que sempre as atacaram e agora se esquivam de dizer o que pensam e o que representam. Uma disputa econômica, dos que defendem o protagonismo brasileiro e sabem da importância central do estado na sustentação do crescimento, contra os que querem eletrocutar nossas chances de desenvolvimento com a proposta de “choque de gestão” e de esvaziamento do papel do estado. Finalmente, uma disputa ideológica entre, de um lado, a esperança de um país mais justo, igualitário e sem medo de ser feliz, contra, do outro lado, a indústria da disseminação de preconceitos.

Na disputa política, a popularidade do presidente Lula criou uma barreira que a oposição prefere contornar do que confrontar. Serra não quer aparecer como aquilo que ele realmente é: o anti-Lula. O mesmo anti-Lula que ele próprio foi em 2002 e que Alckmin fez as vezes, em 2006. Daí a tentativa de posar como “pós-Lula”. A oposição irá para a campanha na vergonhosa condição de fingir que não é oposição, que concorda com o que sempre atacou, que quer melhorar o que tentou, a todo o custo, destruir. Os eternos adeptos da ideia de que o Brasil não pode, não dá conta e não consegue, agora, empunham o discurso de que o Brasil pode mais.

Diante do fato de que alguém precisa assumir o impopular ataque ao governo e ao presidente, para alvejar a candidatura governista, surgiram duas frentes. A mais aberta e declarada é realizada pela imprensa mais tradicional, a que tem relações orgânicas com o grande empresariado brasileiro e com uma elite política que a ela é comercialmente afiliada.

Na ânsia de conseguir, contra Dilma, o que não conseguiu em 2006 contra Lula, esta imprensa tomou para si a tarefa de tentar derrotar ambos. Para tanto, tem enveredado em um padrão autoritário que significa um retrocesso claro até se comparado a seu comportamento na época da ditadura. Naquela época, a ditadura era a justificativa de suas manchetes. Hoje, não. Se não fosse pela democracia e pela mídia regional e alternativa, a situação seria igual à vivida quando era mais fácil ter notícias fidedignas a partir da imprensa internacional do que pela grande imprensa brasileira.

Um exemplo: o tratamento dado à participação do presidente Lula na cúpula nuclear em Washington. Dois dos mais tradicionais jornais brasileiros (Estadão e Folha) deram manchetes idênticas (“Obama ignora Lula…”), numa prova não de telepatia, mas de antipatia. Um editorial (“O Globo”, 14/4) chegou a dizer que “Lula isola Brasil na questão nuclear”. Se contássemos apenas com esses jornais, teríamos que apelar à Reuters, ao Wall Street Journal, ao Financial Times ou à Foreign Policy para sabermos que a China mudou de posição por influência do Brasil e declarou oficialmente sua opção pelo diálogo com Teerã.

Seria demais pedir que se reproduzisse, por exemplo, o destaque dado à cúpula dos BRICs, que no jornal Financial Times e na revista Economist foram bem maiores do que o conferido à cúpula de Washington. Até hoje, porém, o fato de nosso país estar galgando a posição de polo dinâmico da economia mundial, de modo acelerado, é visto com desdém pelos que não acreditam que o Brasil pode mais.

A questão nuclear teve a preferência porque cai como uma luva à tentativa de trazer para 2010 a questão do terrorismo, além de demonstrar a relação que existe entre as campanhas anti-Dilma, declaradas e mascaradas. A questão do terrorismo é um curioso espantalho invocado pelos próprios corvos (para usar uma imagem apropriada ao lacerdismo que continua vivo na direita brasileira e em parte de sua imprensa). A diferença sobejamente conhecida e reconhecida entre guerrilha e terrorismo e o fato de que os grupos armados brasileiros sempre se posicionaram contra o terrorismo como forma de luta política são esquecidos. Durante a ditadura, os grupos armados eram acusados de terroristas pela mesma linha dura que arquitetava explodir um gasoduto no Rio e bombas no Riocentro para inventar terroristas que, de fato, não existiam. A parte da imprensa que, por conta própria, reedita o autoritarismo faz jus ao título de “jornalismo linha dura”.

No campo da política econômica, a batalha será igualmente ferrenha e desigual, apesar dos feitos extraordinários de Lula. Seu governo é de fato o primeiro na história do País a conseguir combinar crescimento econômico, estabilidade (política e econômica) e redução das desigualdades. Segundo estudos, o Brasil conseguiu avançar em termos sociais em ritmo mais acelerado do que o alcançado pelo estado de bem-estar social europeu em seus anos dourados. Mesmo isso não tem sido suficiente para abalar a aposta de alguns setores da elite econômica de que a principal tarefa a ser cumprida é a de tornar o Brasil o país com o estado mais acanhado dentre os BRICs. São os que querem o Brasil mirando o Chile, e não a China, em termos econômicos. Para alguns, que sempre trataram o Brasil como um custo em sua planilha, não importa o tamanho do país, e sim o tamanho de suas empresas.

O que se vê até o momento não é nada diante do que ainda está por vir, dado o espírito de “é agora ou nunca” da direita em sua crise de abstinência. Os ataques declarados são amenos diante da guerra suja que tem sido travada via internet, por mercenários apócrifos que disseminam mensagens preconceituosas.

Dilma é “acusada” de não ter marido, de não ter mestrado, de não ter sido parlamentar. As piores acusações não são sobre o que ela fez, mas sobre o que ela não fez. As mais sórdidas são comprovadas mentiras, como a de ter sido terrorista.

Simone de Beauvoir disse que “a ideologia da direita é o medo”. O medo foi o grande adversário de todas as campanhas de Lula, e ele foi vencido em duas, dentre cinco. Desta vez, o fato de Lula ser governo desfaz grande parte das ameaças que antes insuflavam o temor entre os setores populares. O grande adversário dessa campanha não é mais o medo; tampouco é Serra, candidato de poucas alianças, sem programa e que esconde seu oposicionismo no armário. O grande adversário são os que estão por trás do tucanato e o utilizam como recurso político de uma guerra elitista, preconceituosa, autoritária e desigual.

A oposição cometeu o ato falho de declarar que “o país não tem dono”, mostrando que ainda raciocina como na época em que vendeu grande parte do patrimônio público e tratou o Brasil como terra de ninguém. Mas, por sorte, o país tem dono, sim. É o povo brasileiro. E, mais uma vez, é apenas com ele que contaremos quando outubro vier.

Arlete Sampaio é médica, foi vice-governadora do DF (1995-1998), deputada distrital (2003-2006) e secretária-executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, na gestão de Patrus Ananias (2007-2009).


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Roberto-SP

Caramba! Isso é que é ser partido subserviente ou de aluguel.

Hélio Jacinto

Serra e sua turma estão usando a mesma tatica usada contra Marta Suplicy na campanha a Prefeitura de SP.
Serra tambem não posava como antimarta, mas o candidato que iria consertar o que estava errado na Prefeitura do PT e tambem iria manter e aperfeiçoar o que estava dando certo.
Com este argumento conseguiu ganhar as eleições para Prefeito. Agora ele vem com o mesmo lenga-lenga, consertar o que esta errado no governo Lula e melhorar o que esta dando certo.
A tatica politica tambem coincide com a usada na campanha que elegeu Gilberto Kassab em SP.
O pessoal do PSDB ligado a Serra, convenceu Soninha Francine Vereadora do PT a entrar na Base de apoio da Direita que apoia Serra e sair candidata concorrendo com Marta Suplicy, com o claro objetivo de tirar votos de Marta.
Soninha passou o tempo inteiro fazendo dobradinha com Kassab , atacando a candidata do PT.
Nas eleições deste ano estão usando a mesma tatica agora com Marina Silva, que foi cooptada pelos Verdes de SP.
Marina faz o mesmo papel de Soninha, ataca o Governo e o Partido que a elegeu, fazendo o jogo da Direita, virando as costas a quem batalhou para que ela chegasse ao Senado.

mila

Vcs viram a coluna de Elio Gspari, o criador do termo PRIVATARIA, comparando Dilma a Hillary e Ze Serra ao Obama com seu lema, "Sim, nós podemos" ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Por isso a capa meiga da Veja.
O vampiro provecto comparado com o menino Obama, só pode ser piada.
Nem Lula é Bush, muito menos Dilma é Hillary, E a situação de cada um dos países é totalmente diferente. Os USA na crise, por causa do governo fracassado de Bush. Já o Brasil nunca esteve tão bem, graças ao competente LULA.
A direita ta deseperada mesmo. Coitado do OBAMA, não merece isso. Mas dei um destino otimo a folha do jornal com a coluna de Elio. Deixei a rua limpinha ao passear com meus cães…

Cabresto sem Nó » Blog Archive » Oposição propõe melhorar aquilo que tentou destruir.

[…] Arlete Sampaio: A campanha de 2010 não é apenas uma, mas pelo menos três grandes batalhas combinadas. Uma disputa política, dos que apóiam as conquistas do governo Lula contra aqueles que sempre as atacaram e agora se esquivam de dizer o que pensam e o que representam. Uma disputa econômica, dos que defendem o protagonismo brasileiro e sabem da importância central do estado na sustentação do crescimento, contra os que querem eletrocutar nossas chances de desenvolvimento com a proposta de “choque de gestão” e de esvaziamento do papel do estado. Finalmente, uma disputa ideológica entre, de um lado, a esperança de um país mais justo, igualitário e sem medo de ser feliz, contra, do outro lado, a indústria da disseminação de preconceitos.  Ví o mundo […]

ronaldo rodrigues

nenhuma novidade a lucidez de arlete sampaio,o que só me enche de orgulho pois sou seu eleitor desde sempre,uma figura simples e do bem,parabéns a ela e a você azenha por abrir o espaço,abraços.

Saljofer

Parabens Arlete Sampaio. Disse o que eu não tenho como dizer.
Bela análise.

Horridus Bendegó

A internet é grande meio de se obter conhecimento.
Parabéns à Arlete pela acuidade analítica!

saulo

Aqui no Paraná, a rede massa que pertence ao ratinho, tem um programa de Jornalismo, comenta sobre a política do Paraná, Tem um advogado, um publicitário e uma mulher, acho que promotora de chá de comadre, o alvo deles, era o Requião, hoje fora do governo batem menos mais ainda bater nele, O GebuK , acho que se escreve assim, quando fala do ex governador do Paraná parece que está falando de um inimigo mortal, achava que era pessoal, outro dia vi ele falando da Dilma, colocou o pais dela no meio, disse quando souberem quem foi o pai dela. Portanto, e o Pig atuando. A direita ataca de todos os lados, Ratinho de vendedor de espetinho de gata á grande Burguês.

    Neo

    Financiamento de campanha – testando hipóteses…
    .
    .
    Dr Fulano –
    E aí ? Vai dar dinheiro pra minha campanha ou não vai?
    .
    Dr Ciclano –
    Olha Dr Fulano, vc já deu muito ddinheiro para nós. Somos gratos pelo anel… mas, achamos que a “outra” é que vai ganhar e estamos proibidos de jogar dinheiro fora…
    .
    Dr Fulano –
    Entendo… E seu eu mesmo soltar o dinheiro pra vocês… Vocês dão um jeito de repassar pra mim???
    .
    Dr Ciclano –
    O Sr vai usar seu dinheiro ???
    .
    .
    Dr Fulano –
    Claro que não tolinho ! Eu tiro de um estado Sem Problema ! (SP) e que não tem dono…
    .
    .
    ( Risos ….. )
    .
    Dr Ciclano –
    Então tá !

    Carlos

    Programa faz tabelinha com os jornais do Paulo Pimentel.

LUCIO FLAVIO

Azenha. Excelente o artigo da Dra. Arlete. Mas eu gostaria de sugerir aos seguidores do blog que tenham acesso a pequenos jornais de interior, como eu tenho, e atravéz de artigos ou cartas nos espaços dos leitores disseminen os pensamentos reacionários destes criminosos, divulgando de todas as formas artigos como o da Castanhede, "Massa Cheirosa". Tbém no Orkut, que pega mais aquele público BBB, mais desavisado e alienado. Guerra é Guerra e eles não estão brincando.
LUCIO FLAVIO LAUTENSCHLAGER
Santa Maria RS.

Jan

Falar o que sobre essa aula, um artigo desse so nos fortalece contra os ataques da direita brasileira e que nos prepara para o que estar por vir, vamos firmes na luta contra esses assaltantes do Estado brasileiro, firmes no proposito maior de uma nação para o povo brasileiro, parabéns Arlete Sampaio.

Tadeu

Como posso enviar a materia por e-mail(sem copiar)? Se alguem souber, por favor me diga.

    Conceição Lemes

    Tadeu, o “botão” de envio de matérias está com problema. O Leandro Guedes deve saná-lo nos próximos dias. Abs

    Carlos

    Alternativa: envie o link junto com um trechos do artigo + comentário teu.

    Julia

    É só copiar o link e colar no corpo do e-mail.

rita

pois o governo lula fez muito mais do que a oposição pretende consertar…

Leider_Lincoln

É este o drama dos Serras da vida, aquilo que o Ubaldo chama de "malefício"…

Brasdangola

Muito bom o texto de Arlete, enquadra muito bem o momento que nós vivemos, a direita está num mato sem cachorro, porque não pode bater em um líder aprovado pela maioria da população, e precisa mostrar um programa de mudança ao mesmo tempo, é onde eles estão se complicando, a estratégia baseada na força do pig se mostra cada dia menos poderosa, SP um dia foi a locomotiva do país, felizmente hoje não é, hoje tenho orgulho de dizer que o Brasil é um grande país e pode contribuir para o desenvolvimento social, político e econômico do planeta e tem o poder de unir povos vizinhos ou povos de outras origens que desejam o bem comum. É a revolução do mundo virtual invadindo o mundo real e fortalecendo Nossa Democracia.

    Gerson Carneiro

    Apois, chegou mais um bom pra nos ajudar a sentar a pêa no PIG.
    Parabéns, e avante!

sergio Vesco

Noticias »El Mundo »
Analistas ven a Rousseff como favorita en elección Brasil
22 de abril de 2010 • 13:17

Comentarios
5

1. Noticia

*
1. Reducir
2. Normal
3. Aumentar
* Imprimir

Reuters

BRASILIA (Reuters) – Brasil celebrará el 3 de octubre elecciones para escoger a un sucesor del presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quien por ley no puede buscar un tercer período consecutivo.

Los dos principales candidatos son el ex gobernador del estado de Sao Paulo José Serra, del partido opositor PSDB, y la ex jefa del gabinete presidencial Dilma Rousseff, quien representa al gobernante Partido de los Trabajadores (PT).

A pesar de que Serra mantiene una estrecha ventaja por sobre Rousseff en los sondeos de opinión, su contrincante es vista como la favorita por la mayoría de los analistas debido a la fuerte economía y a la enorme popularidad de Lula.

A continuación un sondeo de Reuters de 13 consultores políticos y académicos sobre la elección presidencial, realizado entre el 19 y el 22 de abril.

La tabla muestra, en porcentaje, las posibilidades de victoria que cada consultor ve para Serra y Rousseff.

El sondeo de abril muestra a Rousseff con un promedio de 54,8 por ciento frente al 45,2 por ciento de Serra, en comparación al 57 y 43 por ciento alcanzado respectivamente en un sondeo el 19 marzo.

Un ex gobernador estatal y una ex ministra de Medio Ambiente se encuentran en un distante tercer y cuarto lugar de las preferencias.

Rousseff Serra Chris Garman (Eurasia): 60-70 30-40 Jose Luciano Dias (CAC): 60 40 Rafael Cortez (Tendencias): 60 40 Cristiano Noronha (Arko) 60 40 Ricardo Ribeiro (MCM): 60 40 Lucia Avelar (UNB): 60 40 Daniel Wagner(CRS): 55 45 Maria do Socorro Braga (UFSCAR): 55 45 Alexandre Barros (Early Warning) 52 48 David Fleischer (Brazil Focus): 50 50 Fernando Lattman-Weltman(FGV): 50 50 Bolivar Lamounier (Augurium): 45 55 Joao Paulo Peixoto (UNB): 40 60

Promedio: 54,8 45,2

(Reporte de Raymond Colitt; Editado en español por Juan José Lagorio)
Más noticias de Noticias »

Reuters

    Bonifa

    Bolivar Lamounier, o cientista político de pé no chão que de repente passou a andar de terno e jaqueta, só não botou mais pontos a favor de Serra, porque não podia. A coisa era internacional e séria, ele não podia, mas fez o que pôde a favor de Serra. Vocês, do tenebroso conselho da oposição, perdoem este operário de sua causa, o pobre do Lamounier. Ele não podia fazer mais do que fez.

    Ubaldo

    Creo que los extranjeros pertinentes sindicado periódico no sé mucho de Brasil, especialmente en la política.
    Si quies saber qué va a pasar en las elecciones aquí en Brasil es sólo mirar a Chile, donde la oposición derrotada candidata a la presidencia.
    Creo que aquí tenemos una repetición de lo que sucedió en Chile.

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, você voltou? Temi pelo seu emprego! Dizendo bobagens em castelhano, hein, que chique!
    Já, fiz um dístico para você:
    "Amicus Plato, sed magis amica inveritas"
    Ah, e já que você chegou pode nos dizer se, como o candidato a presidente pelo PSDB de SP, José Chirico Serra, você também acha "normal" conviver com nordestinos? Já cumprimentou algum? Usa álcool para lavar as mãos depois que os cumprimenta, como faz o referido candidato José Chirico Serra, do PSDB paulista?
    Por fim, concordou com ele quando ele _então prefeito paulistano_ oferecia 5.000 reais para que nordestinos deixassem a Capital e retornassem ao Nordestehttp://www.meionorte.com/noticias,jose-serra-ofer… ?
    Acha os 5.000 reais que o Serra gastava para "limpar" a cidade de São Paulo dos nordestinos mais bem empregados do que os "3 mil" que o governo gasta dando seis meses de salário maternidade às mulheres pobres?
    Esclareça-nos, Ubaldo!

    Paulo

    No te preocupa con las opiniones le los derechistas brasileños. Son personas que escriben apenas con sus emociones lleñas de preconcepciones neonazis.

Flavio Lima

Azenha
Que texto supimpa da Arlete!
Muito bom voce ter colocado pra nós.
Esse espaço ta fazendo Historia!

Maria Magnoni

Azenha,

Veja essa que acabou de sair no blog do Nassif, isso na minha opinião tem de ser divulgado ao máximo na blogosfera.A matéria é mais longa, mas não dá para postar tudo aqui.
Abraços.

Parlamento do Mercosul e a declaração do Serra
Por Germano

Sou editor de um jornal díário na cidade do Rio Grande, no RS. Aqui, a cidade passa por um boom histórico, impulsionada pelo polo naval, tornando realidade a promessa de campanha de Lula de nacionalizar a frota de embarcações da Petrobras.

Pois bem, nesta quinta e sexta-feiras (22 e 23), realizou-se aqui o Pré-Fórum do Corredor Bioceânico Central, iniciativa de parlamentares do Mercosul com fins de aumentar a integração, sobretudo com respeito à logística e comércio. O grupo RBS ignorou o evento. Mas o jornal em que trabalho cobriu.

Compareceram em torno de 150 pessoas, vindas do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Chile, que conheceram a cidade e, principalmente, nosso porto, chamado de Porto do Mercosul.

Mas o principal deste contato com você é para falar sobre uma posição tirada ao final do evento, na qual a UPM (União dos Parlamentares do Mercosul) repudiou a declaração de Serra, de que o Mercosul seria uma “farsa”. “Se o Mercosul é uma farsa, então nós aqui somos todos uns farsantes?”, me questionou um dos parlamentares. Segue cópia da matéria a ser publicada neste sábado no Jornal Agora, aqui de Rio Grande (www.jornalagora.com.br), na qual há no final menção a este repúdio

    Bonifa

    De portos entendo. Ah, como entendo! E digo que o porto do Rio Grande vai ser num piscar de olhos um dos maiores do Brasil. Agora, isso depende de um bom senso que tem faltado no RG do Sul. Quem escreve., quem escreve para o povo está diretamente ligado a criminosos de todo tipo, e isso já está se alongando demais. Demais no tempo. Isso não é nada bom para o Rio Grande do Sul.

Gerson Carneiro

Com todo respeito (desde ontem estou me coçando para perguntar isso) Arlete Sampaio é mãe daquela primeira criatura feminina que apareceu aqui no blog com a mão no queixo? É igualzinha… a face de uma e da outra.

    Bonifa

    Se aquiete, compadre Gerson. Não queira ir assim, assim… Mesmo que fosse, do jeito que conheço a Arlete, ela só ia deixar vosmincê conversar com a filha dela se antes vosmincê estampasse vossa alma pelo rosto e compromisso com o amor e a verdade, na sua presença. Esse chapéuzim seu é justo o que se usa lá em Itabuna. É como a música do pessoal do Ceará que diz:
    "Você conhece o Nordeste?
    Palmilhou seu chão sagrado?
    Viu Cascavel e Coluna?
    Terezina e Itabuna?
    Letra de Dedé e música de Rodger Rogério., cantada por Téti.

    Gerson Carneiro

    Rodger Rogério
    Taí, gostei! Que nome mais garboso é esse! Tô pra vê.
    Essa criatividade proveniente de nosso consumo de jirimum é fantástica.
    Meu perdigueiro, por exemplo, eu quis botar um nome diferente, que nenhum outro na cidade tinha, eu botei Fernando Afonso. E ele gostou e fica todo orgulhoso e jubiloso.
    Não é lindo isso?

    Gerson Carneiro

    Mas realmente, Rodger Rogério, achei garboso, porém um excesso em demasia de redundância. Mas o que sobressai é a criatividade, pra mim é o de mais valor. É lindo isso.

valmont

Texto primoroso em todos os aspectos, seja na forma, seja no conteúdo de absoluta coerência com a realidade brasileira.
Arlete Sampaio: um nome a se guardar.
Pessoas competentes como esta nos animam a lutar por um país melhor.
Parabéns à galera do blog e à excelente autora.

Ronaldo Caetano

Tudo bem que eles (ANJ) avisaram que iriam se comportar como um partido político da oposição… mas, sinceramente, quem poderia esperar esse tipo de absurdo que estamos vendo.

Os meios de comunicação estão, de fato, agindo como se seus funcionários fossem políticos da pior espécie, e não apenas jornalistas com viés.

Me atrevo a dizer que caberia ao PT uma representação no TSE contra Serra, Veja, Folha, Estadão e Rede Globo, por eles terem antecipado o Horário Eleitoral Gratuito para apenas um dos candidatos.

Não estão se contentando em apenas manipular e distorcer os fatos. Estão inventando fatos.

Não estão apenas se auto-destruindo, mas destruindo toda a credibilidade do jornalismo.

Ou eles vencem, ou acabam com o país.

Vamos deixar?

Melinho

Manchete do Vermelho: "Vulcão na Islândia expõe vulnerabilidade do mundo".

Meus comentários: Está na cara, ou melhor, nas cinzas, que a culpa é do LULA, esse vulcanólogo do diabo.

    Ronaldo Caetano

    Bem, Melinho… O tal do Sarda em Bergue, da CBN, o economista que entende de tudo, deixou claro que se fosse no Brasil, seria muito pior…

    Segundo ele, lá, pelo menos, ninguém pulou o balcão para bater em funcionário de cia. aérea.

    É mole?

Morais

Excelente matéria, vemos que tem muitas pessoas neste país que conhecem e bem o Serra e sua turma e, que juntos vão trabalhar para que este crápula não consiga se eleger.
Queremos a Dilma pois ela é a única para dar continuidade ao que LULA conseguiu fazer por este país.
O Serra não é o pós-LUA e sim o Anti-LULA.

Paulo Roberto

Muito bom texto. Com relação a direita, ela é como o lobo, ele perde o pelo, mas não perde o vício. A exemplo dos EUA quando quer desestabilizar um país ele recorre a mentiras, intrigas e toda sorte de sacanagem e se por sorte se tiver pessoas (traidores) que com um pouco de dinheiro vende sua terra natal, assim agem PSDB, PIG ( oposição maldita) que nada apresentou de bom para o Brasil. Manipulação de pesquisas é apenas o começo.

Milton Hayek

Sacanagem terem fechado aquele sítio sobre a meiguice.Eu estava esperando para ver a meiguice do senador Heráclito Sapo Boi Fortes………………………….

David R.Silva

Aí pessoal, o Blog do Nassif está fora doar há 5 horas. Invasão geral dos criminosos cibernéticos. de Belo Horizonte.

Maria Efigênia

Azenha, o blog do Nassif está fora? Não está dando para entrar.abs

mariazinha

Arlete Sampaio, imaginem! Perdeu de balaiada, para o arruda; eleições governo do DF.

É inacreditável como podemos nos enganar tanto de candidato.
Não podemos nos enganar mais, gente. Fiquemos de olhos bem abertos para identificar 'lobos transvestidos de ovelhas'. O Brasil não pode parar, justamente, agora.

E aí, MULHERES BRASILEIRAS! Há um chamamento para que assumam suas responsabilidades perante a PÁTRIA; chega de ser mulher objeto. Nossos próprios HOMENS nos chamam e aplaudem nossa escolha. Que belo momento brasileiro!
DILMAIS!

    francisco.latorre

    mulheres com dilma.

    ..

ANTONIO ILO

Azenha,

Não consigo repassar este artigo por e-mail: dá mensagem de erro, mas asseguro que os e-mail's que informo estão corretos. Será sabotagem da demotucanalha?

    Maria Efigênia

    Antonio, também já desisti de mandar excelentes artigos postados aqui, pelo mesmo motivo(que não sei qual é).

augustinho

O brasil não tem dono.
Mas tem lider.
Como ja disse em outro lugar, "lider é aquele a quem as pessoas seguem sem nem
mesmo perguntar aonde vai."

jbmartins

Quanto ao texto palmas, a Arlete uma analisa fria e perfeita da situação da oposição, parabens

francisco p neto

Meu comentário se resume apenas sobre um parágrafo do artigo da Drª. Arlete.
"A campanha de 2010 não é apenas uma, mas pelo menos três grandes batalhas combinadas. Uma disputa política, dos que apóiam as conquistas do governo Lula contra aqueles que sempre as atacaram e agora se esquivam de dizer o que pensam e o que representam".
O trecho "e agora se esquivam de dizer o que pensam e o que representam", parece para os menos atentos, apenas uma frase de efeito jogada no meio do texto.
Analisemos com profundidade essa frase.
É preciso que nós entendamos que esse é o pensamento dessa gente que quer assaltar o país novamente e doar aos norte americanos. O trabalho feito na gestão anterior (FHC) não teve tempo suficiente para entregar-nos completamente.
Surgiu uma pedra no sapato dessa turma: Lula.
Alguém lá atrás (FHC) disse para deixar o governo Lula correr, que ele se complicaria sozinho. Esse pensamento reflete com a maior fidedignidade o que eles sempre acharam de Lula. Reconheciam como uma figura popular, mas inculto, semi-analfabeto e que jamais teria sucesso administrando um país complexo como o Brasil.
Quando esse pensamento começou a "dar para trás" eles apostaram nas conseqüências do "mensalão" – criado pelo tucanato em 1998, cujo gestor era o senador Azeredo – com outra idéia "genial" do FHC.
– Não vamos derrubar o Lula, deixemos que ele sangre até a morte e nós voltaremos triunfais ao poder nos braços do povo. Outro tiro n'água. Lula se reelege para o segundo mandato, em que pese a Globo ter levado a eleição para o segundo turno com a reportagem dos "aloprados" nas vésperas do primeiro turno.
A partir de então, o desespero começou a tomar proporções incontroláveis, pois Lula no seu segundo mandato começou a suplantar os feito do primeiro, o que não é comum em qualquer país onde existe o sistema de reeleição.
Os programas sociais e a inserção do país como protagonista de reconhecida importância no cenário mundial através do competente trabalho do Itamaraty, fez com que os Jabor e Miriam Leitão da vida entrassem em desespero.
É duro acreditar no que eles querem: entregar o país. Essa é a essência daquela pequena frase que eu pincei do comentário.
Por outro lado fico feliz em saber que existem pessoas que estão no governo e outras que contribuíram como a Drª. Arlete, o Partrus Ananias e muitos outros que estão fazendo uma revolução nesse país com o "aparelhamento" do estado tanto criticado pela oposição e os grandes meios de comunicações. Se esse é o resultado, que seja bem-vindo o aparelhamento.
Neste país, a maioria são pessoas de bem, que querem ver o país progredir e não podemos deixar que essa minoria mercenária tome conta novamente, pois nos últimos cinqüenta anos tivemos governos para o povo, somente Getúlio, Juscelino e Lula. Goulart não conseguiu entrar nessa lista.
Drª. Arlete Sampaio, prazer em conhecê-la e parabéns pelo artigo.

Alexandre Araújo

Aezenha, não haverá post aqui sobre as "supostas" declarações de Ciro ao IG ontem descendo o pau em Lula e na Dilma (segundo o IG)?

    jbmartins

    Alexandre, navegando por ai Ciro diz que não deu entrevista ao IG……, ou será mentira da midia golpista e da oposição, ja que é muito interessante uma briga de Ciro e Dilma.

José Carlos

É muito bom poder ler o contraditório. Concordo com Marcelo; viva a internet e os blogs.

O Brasileiro

O que me assusta não é a Globo fazer o que sempre fez, mentir e manipular. O que me assusta é não existir ninguém que tenha coragem de fazer um bom jornalismo, uma boa programação. Quando a Record mudou de mãos, surgiu uma esperança que logo se desvaneceu, pois a Record mostrou que veio para ser um clone da Globo. O SBT e a Band sempre se ajoelharam aos pés da Globo, e assim continuarão.
Entre os mais velhos, a Globo ainda tem audiência. Minha mãe, por exemplo, que "assiste" o JN porque acha o casalzinho simpático, não sabia, até eu esclarecer a ela, que muita coisa do que eles falam são mentiras e deturpações. Mas ela continua gostando do casalzinho simpático. Ainda bem que ela não vota no Serra.
Mas acho, com um certo dom profético, que esta será a última campanha em que a Globo ainda vai fazer esse jogo sórdido e imoral. Em 2014 a Globo vai estar onde merece, no ostracismo, por todo o mal que fez ao país nos seus 45 anos!

    Gerson Carneiro

    Pelo menos tua mãe já se encontrava em um estágio "avançado".

    Pior era a minha vó, que a gente ligava a televisão de marca Continental, ou era Colorado (não lembro bem o nome), só sei que demorava uns dois minutos para aparecer a imagem (ficava esquentando) e a gente falava pra ela:

    – olha vó, vai aparecer a IMAGEM.

    Então a véia ajoelhava, pegava a vela e o terço, e começava a rezar.

Marcelo

Excelente texto. Viva a internet, vida longa aos blog democráticos.

Carlos.

P R O T E S T O EM CAIXA ALTA E A TODO VOLUME! Encerraram aquele site das fotos da meiguice da veja! Logo agora que eu fiz a minha!

Alô, Dona Judith, e a liberdade de expressão?

Maurício

Perfeito o texto, deve ser disseminado com a amplitude possível, já que estamos numa guerra, vamos usar nossa principal arma a inteligência e retrucar com racionalidade aos ataques que a grande mídia desfere diuturnamente contra o atual governo e sua candidata. Parabéns.

David R.Silva

A Artelete sabe das coisas. Vamos tratar o PIG como deve ser tratado: Oposição. de Belo Horizonte.

Mauro

A leitura deste ARTIGO é essencial na abertura dos programas de TV do Pt
todos os programas de tv da DILMA poderia ter este ARTIGO como peça de abertura
Que a direção da campanha da DILMA tenha acesso a este ARTIGO
Tinha dito em um comentario que o serra tava se fazendo passar por um serrinha paz e amor o FDM ta escondido no armario

Sagarana

Que bom, já que o medo deixou de ser retórica da direita, que tal a candidata governista incluir explicitamente em sua proposta de governo uma auditoria cidadã da dívida pública? O que vocês acham?

    Gersier

    E quem foi que estourou a dívida pública?E quem foi que deu a preço de bananas estatais sucateadas propositalmente com a desculpa mais que esfarrapada de que os recursos seriam empregados para o pagamento dessa dívida?E foram empregados?Nem todos os brasileiros tem amnésia seletiva.

    Sagarana

    E quem foi que ficou bravateando contra a dívida, aumentando enormemente o risco Brasil percebido por nossos credores e nos obrigaram a pagar uma fortuna em juros? Essa é fácil, ele até já confessou. E pagou! Tudo como seu mestre mandou. Sacou?

    Leider_Lincoln

    Espere aí: você quer dizer que a culpa da dívida externa não é do FHC que recorreu ao FMI três vezes e pegou dezenas de bilhões emprestados, mas do Lula, que denunciou a calhordice do príncipe? Nossa!!! Excelente arjumento, Sagarana, jenial mesmo!

    Gerson Pompeu

    E ainda bota o Guimarães Rosa numa podre, usando esse apelido.

    Sagarana

    Gerson, leia GR novamente, quem sabe você consiga entender…

    francisco.latorre

    sete de ouros.

    ..

    Sagarana

    Garoto esperto, já decorou o nome de um personagem. Parabéns!

    Gerson Pompeu

    Para te explicar? Sai fora, que o meu cardápio é outro.

    Sagarana

    E você acha que FHC recorreu ao FMI porque estava sobrando banqueiro querendo emprestar para o Brasil só para depois tomar calote do Lula? Vai ver que você está certo, sabe como esses banqueiros masoquistas adoram tomar calote… No mais, "jenial" é você.

    Leider_Lincoln

    Ótima ideia: incluiria na auditoria os estados? Como São Paulo, onde esta dívida cresceu 500%?

    Gerson Carneiro

    e a grana do SUS, em Sampa, foi aplicada no mercado financeiro.

    Sagarana

    Uai, vamos dar a idéia para o Mercadante!

    Leider_Lincoln

    Dê-a ao seu candidato, o Alckmin, afinal de contas, ele é um dos pais, que assuma a criança, não é mesmo?

    Carlos

    Auditoria em todos os estados!

Jair Orichio Junior

Como se instrumentaliza uma idéia? Ou melhor, vocês que estiveram trabalhando numa máquina como a Globo, o quanto vocês imaginam, que já conseguiram transferir de credibilidade do que vocês faziam para o Viomundo e outros Blogs e Sites Democráticos ou de esquerda?
Faço política, universitária, sindical, partidária desde 1976, quando entrei para a Escola de Química na UFRJ, e vejo, que os meios se aperfeiçoaram, mas não se sustentam, numa camada menos atenta, e só vocês com a experiência do meio é quem podem detalhar isto… Ainda há tempo, mas não sei se a forma está correta…
Só para pensarem.

Agostinho Neto

Excelente finalização:
O Brasil tem dono sim: o Povo Brasileiro!

Marcelo Ramos

Ótimo texto da Arlete, todas as palavras -e definições- nos lugares certos.

Panambi

Cara, arrepiou!!! Parabéns Arlete Sampaio. Eu sei que é ridículo, mas imagino alguns "coisos" como Arnaldo Jabor ou Willian Bonner, por exemplo, lendo isto e olhando para os filhos. Devem sentir uma vergonha do cão…..

josmar campos

Que linda matéria

    Correa

    Já estou naquela trincheira, e precisamos de reforços, pois o bombardeio é severo em cima do governo Lula!!

Maria Helena

Dando uma olhada no globo online de hoje, sábado, fiquei enojada com a tendenciosidade (agora escrachada) e com a distorção completa e absoluta das reportagens. Inclusive com a seleção das matérias. Claro que isso provoca nos leitores mais incautos o desejado comentário indignado. Não dá pra saber se aquele cidadão poderia ter feito alguma reflexão antes de despejar sua raiva contra tudo que o governo Lula representa. Eles provocam a paixão. E vão ganhando adeptos. Minha proposta é que as pessoas que já possuem maior esclarecimento comecem a rebater, com argumentos, cada reportagem, no próprio espaço de comentários . Sei que às vezes é duro ler aquela barbaridade e manter a cabeça fria, mas um olhar inteligente poderia lançar (talvez) alguma semente de dúvida nos próximos leitores. Porque a frente de batalha é lá, é nos demais órgãos do PIG – para que eles fiquem falando sozinhos, entre eles, sem arrastar inocentes úteis.
Estou começando a fazer minha parte, modestamente, que não sou nenhuma comentarista política . Aliás, eu já tinha lido esta sugestão em algum comentarista dos sites que acompanho.

    Gersier

    Isso se eles resolverem publicar.As poucas vezes que visitei essas páginas, porque sei que elas não me acrescentam nada a não ser nojo e desprezo por esses bandidos engravatados,teci comentários evitando palavras mais agressivas.Nunca foram publicados,mas os que escrevem as idiotices contra Lula e a Dilma,mesmo usando palavras de baixo calão,esses sim,tem preferência e são publicados.

    Correa

    Já estou naquela trincheira, e necessitamos de reforços, pois o bombardeio é severo!!!

    Antonio

    Isso mesmo.
    O poderio da imprensa conservadora, sabemos, é imenso, mas esta proposta deve ser levada adiante como uma tática de combate "vietcong" contra este sufocante imperialismo midiático.

José R. S. Neto

Azenha, maravilhoso o texto da Dra. Arlete Sampaio. Pelo menos já sabemos de onde partirá o tiroteio contra a candidatura Dilma/Lula. O que temos de fazer é boicotar sistematicamente os pig's da vida. Sou Nordestino e não não me canso de falar todos os dias da importância do Governo Lula para nossa região. Sou também Engenheiro/Professor e todos os dias cito os vários exemplos do desenvolvimento do Nordeste e, principalmente PERNAMBUCO com essa gestão politica do PT. Se a imprensa está fazendo o papel rídiculo da direita, vamos tratá-la como tal.

Sergio Navas

" O grande adversário dessa campanha não é mais o medo; tampouco é Serra, candidato de poucas alianças, sem programa e que esconde seu oposicionismo no armário. O grande adversário são os que estão por trás do tucanato e o utilizam como recurso político de uma guerra elitista, preconceituosa, autoritária e desigual."
Na mosca, deveria ser o mote de campanha.

Cecéu

Grande Arlete! Orgulho de Itabuna, de Brasília e do Brasil. Excelente artigo.

    Cecéu

    Desculpe, Arlete. Sempre confundo estas duas cidades. Arlete é de Jequié, não de Itabuna.

Fernando Marques

Cristalina a análise de dona Arlete. Perfeita!

Tão cristalina que acho difícil que o povo brasileiro possa ser enganado pelo Instituto Millenium e seus asseclas. Em vão estão malhando obstinada e implacavelmente em ferro frio. Em sua insignificante mesquinhez, tentam forjar os grilhões de nossa subserviência. Cruentos algozes da soberania e da altivez de um povo em benefício próprio. Nossos maiores inimigos estão dentro das nossas próprias fronteiras. Pestilentos Vira-Latas com ares de angelicais Pit Bulls.

Em outubro o Brasil não tem opção. Ou o povo brasileiro acerta, ou vivenciaremos um retrocesso atroz. Voltaremos a ser a Republiqueta das Bananas dos acalantados sonhos do Demo-Tucanato Liberal.

Fred Oliva

Que belíssimo texto… coerente, bem escrito, com começo, meio e fim.

Bem diferente do lixo que estamos habituados a ler na Veja, Estadão e Folha sempre muito bem repercutido pelo Jornal Nacional.

Parabéns, Arlete.

mila

A direita é movida pelos racismo e preconceito. A direita tem nojo de povo, a quem chama de massa mal cheirosa. Serra declarou seu apreço aos nordestinos em Natal. A direita atura o povo.

Adilson

É vergonhoso a direita ir para a disputa eleitoral com vergonha de ser oposição. Mas qual deputado, senador, governador, prefeito ou vereador será digno suficiente para dizer: sou oposição a esse governo que vocês majoritariamente aprovam?
É a depremente missão de saber se compostar como oposição.

Jorge

Muito lúcido o cenário desenhado pela Dra. Arlete Sampaio. Não há como reconhecer a dificil missão de se colocar Dilma Russef na presidência do país. Um terceiro mandato seria bem mais fácil. A oposição está vindo pra cima com muita força. Pra eles é tudo ou nada, mesmo. Entendo que toda troca de informações e toda contra ação que se tem feito na internet são insuficientes, embora sejam de grande utilidade. Porém, diante do massacre que deve vir, até outubro, o que se deve fazer é dar todos os motivos para não perder o maior de todos os trunfos que Arlete bem disse: o tal do povo brasileiro. Inteligência e competência para isso já foram provadas.

francisco.latorre

Bird vê 'avanços dramáticos' em redução da pobreza no Brasil
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/04/

'Brasil conseguiu avanços "dramáticos" em redução da pobreza e distribuição de renda'

..

Fabio_Passos

E não vamos esquecer do Bolsa Família.

A direita passou 7 anos difamando o Bolsa Família.
Agora a direita arrefeceu as críticas e diz que vai manter e aprimorar o programa.

Que falta de vergonha…

zé serra é o boneco da direita: rede globo / psdb / fsp / ex-pfl / veja / pps / estadão.
A direita, prá não perder as eleições, sempre procura um boneco mentiroso prá tentar limpar sua barra… que tá mais suja que pau de galinheiro.

    Bonifa

    Sei como é que eles vão aprimorar. Prá receber, só levando o titulo de eleitor. O cartão eletrônico será abolido e tem que ir buscar o cheque na sede do DEM ou do tacanato. Isso, com o alcance reduzido a 1/5 do que é.

Gerson Carneiro

No bojo da ideologia da direita está a guerra preconceituosa.

Nesse aspecto chamo atenção para duas categorias de eleitores, além das tradicionais, que campanha nenhuma os fará votar na Dilma: os machistas e as anti-feministas (mulheres que não sei a razão sempre enxergam as outras mulheres como adversárias).

Conheço pessoas que se enquadram nas duas categorias. Há um caso de um macho que vive a flertar com as mulheres, sempre se “solidariezando”, cheio de galanteios e de postar como defensor das causas femininas. Mas basta falar em Dilma-mulher-presidente, para que todo galanteio, em um átimo, se transforme em ódio, rancor e preconceito.

    Brasdangola

    Esse tipo de agente eu vejo e converso com eles e elas todos os dias nas ruas de minha cidade, voce abordou um ângulo muito bom do nosso cotidiano.

Deixe seu comentário

Leia também