VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Após tentativa de despejo, indígenas retornam à Câmara hoje: PL 490 na pauta da CCJ; vídeos
Indígenas dos povos Terena, Kaingang, Tupi Guarani, Guarani Mbya e Guarani Nhandeva se reúnem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Foto: Tiago Nhandeva/Cimi
Você escreve

Após tentativa de despejo, indígenas retornam à Câmara hoje: PL 490 na pauta da CCJ; vídeos


10/06/2021 - 02h11

Após mais um dia de intensa mobilização e tentativa de despejo, indígenas retornam à Câmara nesta quinta (10)

Conselho Indigenista Missionário — Cimi

Num dia de muita mobilização, os indígenas acampados em Brasília foram surpreendidos, no final da tarde desta quarta-feira (9), pela tentativa de desocupação forçada pela PM – que, horas antes, já havia negociado com os indígenas a sua permanência no local.

Os policiais chegaram ao acampamento quando a maioria dos indígenas estava na Câmara dos Deputados, aguardando o término da reunião em que lideranças e parlamentares aliados manifestaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sua posição contra o PL 490.

Após muita pressão, já à noite, o Governo do Distrito Federal concedeu aos indígenas uma autorização formal para a ocupação do espaço.

No vídeo, Kretã Kaingang, da coordenação da APIB – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, explica a situação e garante que os povos seguem mobilizados.

Hoje (10), os indígenas retornam à Câmara, pois o PL 490 está novamente na pauta da CCJC, em reunião prevista para iniciar às 9h.

Reunião com o presidente da Câmara

Indígenas dos povos Terena, Kaingang, Tupi Guarani, Guarani Mbya e Guarani Nhandeva se reúnem com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira para pedir que não aceite o PL 490, que o retire em definitivo da pauta da Casa.

Desde a segunda-feira, 07, a delegação está na capital federal e se manifesta contra #PL490Não. O projeto está previsto na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, para esta quinta-feira, 10, após ter sido retirado de pauta na terça e quarta.

Voltando para o acampamento

#PL490Não #TerraIndígenaFica





4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Zé Maria

10 de junho de 2021 às 12h39

https://twitter.com/i/status/1403009753341640704
#PL490Não #TerraIndígenaFica #SangueNativo

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding