VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Você escreve

Aninha Zortea, a justiceira: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”


30/04/2011 - 00h10

por Conceição Lemes

Definitivamente, entrou para o  lixo da história a carta aberta do ex-deputado José Carlos Aleluia à Universidade de Coimbra contra a concessão do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula. Demonstração inequívoca de mesquinhez, dor-de-cotovelo, inveja.  Preconceito de classe explícito.

Recebeu repúdio quase unânime dos leitores do Viomundo. Com certeza um dos posts mais comentados de 2011: 425 comentários.  Entre eles, este:

Tudo isso dito por uma menina de 10 anos!? Como teria vindo parar no Viomundo?! Quem sugeriu?! O que estava fazendo por aqui?!  Foram questões que me vieram à cabeça nos segundos em que li e aprovei o comentário de Ana Giulia Zortea.  Eu e muitos leitores ficamos embasbacados. Babando, mesmo!

Acompanhavam o seu login duas informações apenas visíveis para nós: e-mail pessoal e o link de um blog  chamado Meu Pai Morreu no Vôo 477, e Agora?!!?.

Imediatamente acessei. O blog é da própria Ana Giulia. Seu pai, Luigi Zortea, é uma das 228 vítimas do vôo AF 447, da Air France, que, em 31 de maio de 2009, caiu no oceano Atlântico quando fazia o trajeto Rio-Paris. Morava na Itália, era prefeito da cidade de Canal San Bovo.

Vi a carinha dela, li seu perfil, os textos publicados.

Mandei-lhe um e-mail, contando do nosso encantamento. Ainda brinquei: Tem certeza de que você tem 10 anos!? Não é um 1º de abril (a carta do Aleluia foi postada no dia 31 de março)!?

A resposta, toda carinhosa, veio bem-humorada: Pelo menos até maio terei 10 anos (rsrs). Ela faz aniversário no dia 4 de maio.

Contei que gostaria de entrevistá-la, mas que precisaria conversar antes com a mãe, para pedir autorização. Preveni que, por cautela, mostraria a matéria antes de publicar. O que fiz hoje antes de postar esta reportagem. Ângela, gentilíssima, consentiu. Atualmente, depois de trocar alguns e-mails com Angela, acho que Ana Giulia puxou muito à mãe: firme, corajosa, rápida no raciocínio.

“Que nada! A minha menininha se parece mais com o pai. Adora política como ele”, desconversa Ângela. “A minha mãe  [dona Avelina] chama-a de ‘a justiceira’.”

Sem papas na língua, dá uma alegria imensa conversar com a Aninha (é como amigas, amigos, familiares mais a chamam). Figuraça. Por isso, sugiro que ouçam o áudio dos quatro blocos em que dividi a nossa entrevista.  No final, vão entender por quê.

Para começar, Ana Giulia por Ana Guilia (“uma menina como todas as outras…”), como ela veio parar no Viomundo ( “minha amiga do Facebook, me mandou o link do site, eu entrei no site”) e a descompostura em Aleluia por conta da famigerada carta aberta (“não foi nada legal o que ele falou sobre o Lula…”).

aninhaalelulia 1a[1].wav

Luigi Zortea é um dos 178 corpos ainda não resgatados do mar. Ele morreu poucos dias depois de Ana Giulia completar 9 anos. Tem um irmão, o Gustavo, de 18 anos, que “até hoje não consegue acreditar no que aconteceu”.

A dor da perda levou-a a criar, este ano, o seu blog ( “foi um pouco para denunciar o pouco caso com que a empresa Air France trata as famílias”). Está muito indignada com comportamento da companhia aérea  quanto ao resgate dor corpos (“…se não iriam resgatar, não tinham como, que não avisassem para que não ficássemos nenhum pouco mais tristes…”) .

aninhaaleluia 2a[1].wav

Ana Giulia mora na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de inteligente, linda, graciosa,  é preocupada com questões sociais. “Quando  vou pra escola, eu vejo na rua aquelas pessoas dormindo em papelão, fico muito triste… Eu saindo da minha cama quentinha, e elas ali no chão!!!”, me disse num dos meus telefonemas.

Na nossa entrevista, ela explica: “Eu já era uma criança que se preocupava com o mundo, com tudo o que acontecia, mas depois do acidente eu comecei a me preocupar mais ainda… é como se eu tivesse crescido, virado adulta no momento do acidente”.

Ana Giulia é flamengista roxa. Adora nadar (“é o que eu mais gosto de fazer”). Começou com 4 anos, por vontade própria, ao acompanhar o irmão, que fazia natação devido à asma. Entusiasmada, pediu à mãe para praticar também. Hoje é a campeã sul-brasileira nos nados 50 peito, 50 costas, 100 e 200 medley  pela Confederação Aquática Catarinense, onde nadava pelo colégio Marista até vir este ano para o Rio de Janeiro. Atualmente, nada pelo Flamengo, claro!

Adora ainda ler (“…é para a gente se manifestar também…”) e escrever (“…quando eu leio, eu fico muito feliz, porque aprendo palavras novas, e com essas palavras eu aprendo a viver um pouco mais…”).

aninhaalelulia3 a[1].wav

Para encerrar a nossa entrevista, propus à Ana  Giulia que enviasse recados a quem quisesse.

O primeiro, evidentemente, foi para o Alelulia ( “…ele não teria direito de falar qualquer coisa do presidente [Lula], que representou o nosso país, pagou as dívidas que o Brasil estava devendo para outros países”…).

Ana Giulia defende o Bolsa Família e é fã, mesmo, do ex-presidente. “Se tivesse 16 anos e Lula se candidatasse, de novo, a presidente da República, com certeza, votaria nele”, confidenciou-me em outra conversa por telefone.

O segundo recado foi a Air France. O terceiro, para os leitores do Viomundo: “Eu continuei acessando o site, porque a informação é verdadeira e limpa”.

aninhaaleluia 4a[1].wav

Bem-vinda, querida Aninha. É um privilégio tê-la como leitora. Obrigadíssima por existir e ser tão crítica. Aprendi muito. BEIJÃO, como você costuma me escrever nos seus e-mails.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



273 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deputado detona ação de filho do “Missa”: “Para atingir Lula, DEM atenta contra autonomia universitária e a UFRB” – Viomundo – O que você não vê na mídia

11 de novembro de 2018 às 13h01

[…] Aninha Zortea, a justiceira: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”. “Ele&#… […]

Responder

Deputado detona ação de filho do “Missa”: “Para atingir Lula, DEM atenta contra autonomia universitária e a UFRB” – JF Clipping

17 de agosto de 2017 às 19h23

[…] Aninha Zortea, a justiceira: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”. “Ele” é o Alelu… […]

Responder

Aninha Zortea detona presidente da Câmara dos Deputados: Age como moleque mimado e prepotente, que só olha para si, com o falso discurso de que quer o bem do povo | Além da Mídia

03 de outubro de 2015 às 22h11

[…] Contei que gostaria de entrevistá-la, mas precisaria conversar antes com a mãe, para pedir autorização. A nossa entrevista saiu aqui. […]

Responder

Ana Giulia Zortea: Tenho vergonha de viver num país onde o presidente da Câmara dos Deputados age como moleque mimado e prepotente, olhando só para si, com o falso discurso de que quer o bem do povo - Viomundo - O que você não vê na mídia

03 de outubro de 2015 às 19h48

[…] Contei que gostaria de entrevistá-la, mas precisaria conversar antes com a mãe, para pedir autorização. A nossa entrevista saiu aqui. […]

Responder

Andreas

10 de novembro de 2011 às 19h22

Eu era colega da Aninha infelismente tive que me mudar para outra cidade mas sempre ela foi muito educada com todos seus amigos e com todo mundo que estava ao seu lado.Ela tem muitas amizades e alem de tudo é uma otima nadora e também faz textos muito bonitos.
Leio o blog dela quase sempre e uma fvez a minha familia leu comigo e os olhos da minha mãe e os meus encheram de lagrimas quando vimos a história do pai dela.
Minha mãe também perguntou pra mim se era ela que escrevia sozinha,no mesmo dia perguntei pra ela e ela disse que sim minha mãe ficou impressionada

Responder

    Conceição Lemes

    10 de novembro de 2011 às 20h21

    Que bom conhecer mais uma amiga da Aninha, Andreas! Como vc veio parar aqui? Vc deve ter uns 11 anos, certo? beijo

A humanidade de Aninha Zortea emociona « Ficha Corrida

01 de novembro de 2011 às 08h13

[…] Recebeu repúdio quase unânime dos leitores do Viomundo. Entre eles, o de Ana Giulia Zortea, que dizia ter 10 anos de idade, desancando Alelulia: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”. […]

Responder

Murse Ferreira

31 de outubro de 2011 às 23h42

Encantador o blog da Aninha! Impossível não compará-la com Helena Morley e Anne Frank!

Responder

cecília

31 de outubro de 2011 às 22h29

Essas crianças são seres iluminados que comerçaram a nascer na Terra.São Paulo já tem um em uma favela também com 10 anos.E a Bahia dentro de poucos receberá outro. Estes são conhecidos e outros não sabemos.
Tenho um sobrinho neto de 3 anos com uma educação , gentileza e inteligencia impressionantes.Filhos de pais separados e jovens e convivi numa família não muito educada.Ama os animais e o mar cmo se fosse um artista.
A família é que está sendo educada por ele rsrs.
Aninha, sou da terra do Sr Aleluia.Ele é tão arrogante que desafiava o seu Criador(já falecido e famoso)
Tenho o prazer em te dizer que ele e seu grupo terá muito poucas chances de se reeguer.
Foi um prazer pra mim te conhecer.Que Deus te ilumine sempre.

Responder

Aninha implacável! “Como esse moço quer chegar algum dia ao poder?” « LIBERDADE AQUI!

31 de outubro de 2011 às 13h50

[…] Recebeu repúdio quase unânime dos leitores do Viomundo. Entre eles, o de Ana Giulia Zortea, que dizia ter 10 anos de idade, desancando Alelulia: “Não foi nada legal o que ele falou do Lula”. […]

Responder

Edna Nogueira

31 de outubro de 2011 às 13h02

Estou emocionada!

Responder

Julia-Amiga da Ana

26 de julho de 2011 às 00h22

Sou amiga da Ana,e tenho orgulho,de ter uma amiga assim,existe muita gente a criticando.E porque?Eu estou totalmente a favor da opinião dela,como vocês disseram ,dessa ''Geração Lula'' também sou uma.Foi um homem esforçado,a maioria da população brasileira,xinga o Lula,e porque?Eles só sabem ver o lado ruim,e quase NUNCA o bom.Os brasileiros NUNCA acham que algo está bom,ao alcance de outros países,como os EUA.Tenho 11 anos,falo o que quero,aposto que alguém vai vir me criticar.Lamentável essa situação da população,agora inventaram de xingar a Dilma,outra ótima presidente.ATÉ QUANDO?vocês vão xingar os presidentes.Sem falar que,ao invés de xingar,vocês poderiam fazer algo,por que a maioria que reclama não faz nada.

Responder

O ator principal e o coadjuvante | Viomundo - O que você não vê na mídia

23 de maio de 2011 às 18h33

[…] O que assustou até mesmo as crianças, como a Aninha Zorteia, a justiceira.   […]

Responder

Brazil: Interview to a 10 Year Old Blogger · Global Voices

04 de maio de 2011 às 23h51

[…] young brazilian blogger Aninha Zortea [Pt], only 10 years of age, was interviewed [Pt] by journalist Luiz Carlos Azenha after commenting on his blog Viomundo [Pt]. She created her […]

Responder

Brasil: A entrevista de uma jovem blogueira · Global Voices em Português

04 de maio de 2011 às 22h40

[…] jovem blogueira brasileira Aninha Zortea, de apenas 10 anos de idade, foi entrevistada pelo jornalista Luiz Carlos Azenha após ter feito um comentário no blog Viomundo. Decidiu criar […]

Responder

FrancoAtirador

03 de maio de 2011 às 10h14

.
.
Observem a sensibilidade desta menina.

Ela escolheu o Sr. Nonato Barbosa, que padece de uma enfermidade,

para agradecer a todos os comentaristas.

Transcrevo:

nonato barboza
Conceição, parabéns pelo texto e ter encontrado nos comentários do viomundo uma criança maravilhosa, a Aninha. Tenho 4 filhas, cinco netos e Deus me presenteou, para acompanhar a minha velhice, o meu filho mais novo, o Guilherme. Ele tem 10 anos e hoje ele exerce a maior importância na minha vida. Estou acamado, padecendo de fortes dores e ele tem sido o meu maior alento pelas longas conversas que temos. Sei até onde as dores me levarão, não sei quando. Mas as conversas dele, seus sonhos e anseios, como de toda criança, torna o meu fraco coração mais pulsante.
Confesso que não tive coragem de ouvir a entrevista. O seu texto e os comentários dos demais, já me emocionaram bastante. As lágrimas chegaram com muita velocidade, soluços mesmos. Talvez por eu estar numa situação mais vulnerável. Ouvirei noutra ocasião. Deixo aqui meu abraço a Aninha e a todos comentaristas do blog que deixam transparecer seus sentimentos mais nobres de solidariedade, compreensão e bondade. Quero crer que o mundo não está perdido. Existem pessoas como a Aninha e tantos outros que aqui expressaram a beleza de sentimento.

Ana Giulia ZORTEA ·
OI Nonato gostaria de responder a todos que estão postando comentarios e me tratando com tanto
carinho, mas como ja são bastante então escolhi o senhor para representar todos.
Nonato o senhor está doente, então hoje mesmo a noite antes de ir dormir vou pedir a Deus
que tire suas dores que lhe de esperança de melhoras e forças para lutar por saude e também que de ao senhor paz ,amor tranquilidade e carinho para passar por isso de uma maneira menos dolorosa.E que seu filho possa ter a sua presença na vida dele por muitos anos,porque sei que é o que ele deve mais querer nesta vida.
Beijão e força

Aninha Zortea
.
.

Responder

    Bonifa

    31 de outubro de 2011 às 18h03

    Que pancada, mestre Franco! Pancadão de amor.

Ercilia

02 de maio de 2011 às 19h12

Fico orgulhosa por Ana existir, que apareçam mais Anasssssssss ,quem sabe o mundo melhore.

Responder

Pierri

02 de maio de 2011 às 17h39

Me sinto orgulhoso dessa menina.

Com 10 anos, ela fala de política como gente grande. Um exemplo pra tanta "gente grande" que fala de política como crianças de 10 anos.

Responder

Gisele

02 de maio de 2011 às 16h23

Menina Ana, quando eu crescer, quero ser como você.
Quero ter um coração grande como o seu e ter seu grande caráter .

Responder

Aninha

02 de maio de 2011 às 16h15

Menina linda e inteligente, casa com meu filho daqui uns 15 anos? rs
Não tem problema você ser flamenguista, rsrs, mais importante é que você é muito esperta e sensível.
É das minhas! Parabéns, florzinha! Crianças como você me fazem ter esperança no futuro.

Responder

Marcia

02 de maio de 2011 às 15h05

Aninha nos deu lição de sensibilidade e de lucidez, tudo ao mesmo tempo.

Responder

SôniaG.

02 de maio de 2011 às 14h53

ALELUIA, vc. precisa tomar aulas de civilidade, de dignidade e de inteligência com a Aninha! Vai ver ela topa te alfabetizar também.

Responder

Carlos

02 de maio de 2011 às 14h52

Aleluia! Ainda bem que esse infame perdeu as eleições.

Responder

Chico Nunes

02 de maio de 2011 às 11h54

Gostaria de agradecer ao desequilibrado, preconceituoso e otras cositas más!!! Impublicáveis desse sujeito “Aleluia” Senhor!!!, pois foi a partir da sua estupida manifestação, que tivemos a oportunidade maravilhosa de saber da existência desse menina mulher tão inteligente e sensível. Sinto-me rejuvenescido e disposto para a luta… Felicidade Aninha, vc nos orgulha.
Esteja onde estiver, seu pai sente-se orgulhoso de vc…

Responder

Werner_Piana

02 de maio de 2011 às 07h53

A Aninha (certamente orgulho dos pais e da avó) é um sopro de esperança neste mundo corrompido pela ganância e dominado pela inacreditavelmente mentirosa e manipuladora grande midia vendida e bandida.
Realmente, é muito legal ela ser leitora do ViOMundo e mais, ela aqui ter vindo por sugestão de link no FB por outra coleguinha de 10 anos. É… a esperança é mesmo a última que morre. A despeito de tudo.

Parabéns Conceição pela descoberta e pela sensível entrevista.
Parabéns Azenha por nos trazer o Vi O Mundo, leitura INDISPENSÁVEL.

Abs

Responder

João

01 de maio de 2011 às 23h36

Essa menina (quase uma criança ainda) é uma lição para aqueles que dizem que "não gostam de política".
Parabéns Aninha! O mundo agradece a existência de pessoas como você.

Responder

jaciara

01 de maio de 2011 às 22h57

Parabéns Aninha. Sua mãe tem vários motivos para ter orgulho de ti.

Responder

renan

01 de maio de 2011 às 22h44

Várias vezes ao dia venho aqui ver este post e os comentários
não me canso!

O que eu acho ótimo mesmo é o blog da Aninha. Tem a sensibilidade com as palavras que toca a verdade. É a beleza.

Abraço forte,
desejo uma segunda sem mau humor à todos!

Responder

L. Marinho

01 de maio de 2011 às 22h36

Aninha serve de exemplo para todas as gerações.. mas principalmente para os ignorantes que insistem em debater com a presidencia do Brasil.

Responder

Andre

01 de maio de 2011 às 22h02

São essas pequenas coisas , delicadas coisinhas, que fazem a gente gostar de viver. O mundo , ao menos nesses instantes, fica até mais agradável. O coração se aquieta e com ele a alma fica leve. Aquela sensação de que ainda tem jeito. Isso faz tanta falta no dia a dia. Em frente…

Responder

renan

01 de maio de 2011 às 21h15

acho q meu e-mail apareceu no comentário anterior como nome
se possível (se houver tempo) nao o aceite-o
:P
rsrsrsrsrs

Responder

    Conceição Lemes

    01 de maio de 2011 às 21h34

    Renan, Aninha tá fazendo vc perder o rumo (rs)?! Deletei. Posta aquela mensagem de novo. Abs e boa sorte

    renan

    01 de maio de 2011 às 22h34

    obrigado mesmo pela atenção,
    abs Conceição

Cris

01 de maio de 2011 às 20h54

Estou sem fôlego, e em em lágrimas, tenho duas sobrinhas e gostaria que elas tivessem 1/3 do interesse e sensibilidade desta "pequena grande mulher".

Responder

Camila

01 de maio de 2011 às 20h41

A Aninha é a nossa Mafalda!

Responder

Caio

01 de maio de 2011 às 20h27

Se eu escrevesse com a clareza dessa garota eu teria um melhor futuro na academia! Bom, mas se não me veio o talento vamos nos esforçar! rs

Responder

Jose Saguy Tenorio

01 de maio de 2011 às 19h25

Jose Saguy Tenorio

Sem querer ofender, mas Leporace para é um TRABUCO!

Responder

Fernando Borchardt

01 de maio de 2011 às 19h23

Parabéns pela reportagem! Este Blog está cada vez melhor!

Responder

Ricardo_Alves

01 de maio de 2011 às 19h20

ainda vou votar nesta menina para presidente.

Responder

FrancoAtirador

01 de maio de 2011 às 18h35

.
.
Insisto:

Esse(a) TROLL C.L. não é um ser humano,

É UMA MÁQUINA.

E máquina não tem direito à liberdade de expressão.

Por isso, seu IP deve ser bloqueado

ou, no mínimo, os comentários excluídos.
.
.

Responder

    assalariado.

    01 de maio de 2011 às 20h00

    Franco,muitas poucas vezes discordo de seus comentários.Vamos matar a cobra e mostrar o pau e, e claro,a cobra também.As propostas para uma sociedade plural e socialista com certeza vencerá,através de argumentos solidos e solidários, não de futricas.É o que quer a Carmem Leporace.Deixar falar a vontade,vamos vencer nos argumentos e no cansaço deles,os da direita capitalista.Venceremos!

    Saudações Socialistas.

    FrancoAtirador

    01 de maio de 2011 às 21h01

    .
    .
    Caro camarada assalariado,

    compreendo que devemos zelar pela democracia,

    porém mantenho minha posição

    para este caso específico.

    Não sei se você observou,

    mas o comentário do(a) troll

    beirou o assédio moral (bullying).

    Ele(a) se dirigiu de forma ofensiva e proposital

    a uma criança de 10 anos, órfã de pai.

    Por mais democratas que sejamos,

    isto é inadmissível, porque incivilizado.
    .
    .

    FrancoAtirador

    02 de maio de 2011 às 17h50

    .
    .
    Caro camarada assalariado,

    compreendo que devemos zelar pela democracia,

    porém mantenho minha posição

    para este caso específico.

    Não sei se você observou,

    mas o comentário do(a) troll

    beirou o assédio moral (bullying).

    Ele(a) se dirigiu de forma ofensiva e proposital

    a uma criança de 10 anos, órfã de pai.

    Por mais democratas que sejamos,

    isto é inadmissível, porque incivilizado.
    .
    .

Marcia

01 de maio de 2011 às 18h08

A Aninha é o oposto (graças ao bom Deus) da preconceituosa Mayara Petruso (aquela jovem estudante de direito) que sugiriu morte aos nordestinos, lembram-se dela?
Fico feliz por ver essa menininha dando aula de sabedoria (apesar da pouquíssima idade).

Responder

Ellen

01 de maio de 2011 às 17h15

Que lindinha, a menina pode ser a futura presidente do Brasil. Já demonstrou que tem interesse por assuntos sociais.
É isso aí Aninha, mostre a força da menina/ mulher.

Responder

Rachel

01 de maio de 2011 às 17h07

Que alegria conhecer Aninha. Assim como Avel de Alencar, também tenho a impressão que a geração pós golpe ficou meio alienada. Mas o grande Lula acordou os baixinhos. Aninha nos enche da certeza de que o Brasil seguirá no rumo certo. Um país melhor, para todos.

Responder

Carmem Leporace

01 de maio de 2011 às 16h36

Ao comentarista Conceição Lemes..

Seletividade em publicar o que penso e posto aqui ou será que houve erro no meu navegador ou no site do vi o mundo? tenho certeza que foi erro….

Bem, eu respondi, não li que o pai da menina tinha morrido no acidente…é claro que se tivesse lido não faria tal indagação….

Minha senhora, que inveja ou dor de cotovelo eu deva ter de alguém por aqui??? qual o motivo???

É cada um rapaz…

Digo mais… duvido muito que essa menina tenha escrito isso mesmo… se escreveu não muda nada… o verdadeiro ponto de partida do que o Brasil vive hoje, para o bem e/ou para o mal, foi dado por Fernando Henrique, como a estabilização da moeda por exemplo….

Caso não publique, logicamente por erro, eviarei por e-amail…

Não estou aqui para agredir ninguém, muito menos para faltar com o respeito…

É uma pena que tenha ocorrido tal tragédia.

Responder

    Conceição Lemes

    01 de maio de 2011 às 17h16

    Carmem, o que vc está fazendo no Viomundo? Erro de navegador??!!!!

    Vc NÃO Lê o que está escrito!!!!

    Diante da reação dos leitores à tua pergunta estúpida, está querendo se safar.

    Repíto o que disse antes.

    CARMEM, vc não leu que o PAI DA ANINHA MORREU NO VOO 447????!!!!!!!!!!!

    Vc não tem VERGONHA de sugerir essa pergunta???????

    Quanto desrespeito!!!! Quanta pobreza de espírito!!! Que desonestidade intelectual!!!!! Usar o teu ódio contra a Lula pra propor algo tão sórdido e tão desalmado!!!

    Fico pasma! O seu comentário me dá vergonha do ser humano!

    Vale para VC o que eu disse sobre a atitude do Aleluia em relação ao Lula: mesquinhez, inveja, dor-cotovelo. Preconceito explícito de classe.

    Ah, ia esquecendo. Nâo sou comentarista. Sou coeditora do Viomundo, parceira do Azenha e toco o Blog da Saúde. Sou também a autora da reportagem com a Aninha.

    Carmem Leporace

    01 de maio de 2011 às 17h30

    A ta… eu não sabia que a senhora fazia parte do Staff do blog, até mandei minha resposta por email…desconsidere, já que publicou minhas considerações…

    Eu falo em erro de navegador ou do site do Vi o Mundo, já que muitas vezes o que eu comento não é publicado, agora mesmo, mandei uns 4 comentários e só este é que publicou, nunca imaginei ter sido censurada, já que são comentários não ofensivos, daí que imagino que ocorre erro, sou humilde, uso um PC antigo e já ultrapassado, minha net é meia boca, não tem nem velocidade determinada, é o que o provedor tiver .. espero a oportunidade de poder comprar uma máquina mais moderna, é isso.

    Acho que é isso… parabéns pela atuação no blog e ao Azenha..

    Gerson Carneiro

    01 de maio de 2011 às 18h11

    Toma! Quem procura acha, nego. Há muito você já deveria ter levado esse créu. Agora vem com essa desculpinha esfarrapada! É o que digo… abusa, abusa, um dia pisa no tomate feio.

    "Achaste mel? Come o que te basta;
    para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar."
    Provérbios; 25; v16

    Gerson Carneiro

    01 de maio de 2011 às 18h20

    "erro de navegador ou do site do Vi o Mundo"

    Piada, hein. É só acompanhar. O Carmen Leporace vem debochando o tempo todo dos demais comentários. Falta de respeito total. Agora quer imputar culpa ao Viomundo??? Casa caiu, nego.

    Agora ele vai mudar de nome mais uma vez.

    priscila presotto

    01 de maio de 2011 às 19h46

    Cai fora Leporace ….

    GilTeixeira

    01 de maio de 2011 às 21h12

    Sua cultura é de papagaio, repete o que ouve ou o que mandam e nem para pra pensar, você não lê as postagens, quer apenas tulmutuar e é tão rasa, tão tacanha que nem nota que está sendo ridícula até para os que pensam como você.
    Quem acabou com a inflação foi o Sr. Itamar Franco, com topete e tudo!
    FHC deu bom dia com o chapéu de outro, aliás como bem faz os que a senhora admira: : Genéricos; Programa do HIV e etc… e se sua internet é meia boca agradeça ao seu queridinho sociólogo, imagina se as comunicações ainda fossem estatais na mão de Lula, quantas Aninhas não estariam te aporrinhando?
    e computador velho não é desculpa pra falta de educação. O meu é a lenha, se eu ameaçar ele com um vídeo ele entra em parafuso.

    Gina

    01 de maio de 2011 às 21h31

    Espere (sentada) o FHC voltar à presidência e, ai, quem sabe, você possa adquirir um computador melhor. Não é?

    João

    01 de maio de 2011 às 23h39

    Carmem, nada do que você escreve aqui é levado em consideração por nós, leitores do viomundo.
    Logo, sugiro que você, educadamente, despareça daqui, resuma-se à sua insignificância de "viúva do FHC", e vá para a Caverna do Ostracismo, fundos, junto com seu ídolo.

Diana Costa

01 de maio de 2011 às 16h09

Minha Flor, estou emocionada com tudo que li, com sua essência, com sua generosidade e coragem, estou fascinada. Sou professora, moro na Bahia, e é um orgulho pra mim saber que existem uma crianças chamada Aninha Zortea. Que os anjos do céu abençõe vc e toda a sua família, que Minha Mãe Oxum a proteja sempre.
Meus sinceros votos de felicidade, e como vc mesma disse: "Um futuro mais feliz que hoje" eu desejo isso que seu futuro seja repleto de conquistas e paz de espírito.
Abraços,
Profª Diana Costa

Responder

Panina Manina

01 de maio de 2011 às 16h01

Nossa, foi tanto elogio a beleza da menina que superou o Fausto Silva.
Cuidado com a Cyperpolice.

PS: não é troll, sou assim mesmo.
Vou me divertir muito lendo o que algumas pessoas dizer sobre essa postagem.

Responder

pedroleonardo

01 de maio de 2011 às 13h31

Sem palavras. Sensacional! As palavras desta menina nos enche de força para seguir lutando, construindo um país melhor.

Responder

Carmem Leporace

01 de maio de 2011 às 13h45

Essa criança não sabe o que é híper inflação graças a Fernando Henrique Cardoso.

Pergunte a seu pai… o que foi que Lula fez em favor do Plano Real e todas as medidas que vieram depois dele e que garantiram o fim da híper inflação do Brasil.

Pergunte ao seu pai, qual era o Plano Ecnômico de Lula para combater a híper inflação…

Responder

    Conceição Lemes

    01 de maio de 2011 às 13h19

    CARMEM, vc não leu que o PAI DA ANINHA MORREU NO VOO 447????!!!!!!!!!!!

    Vc não tem VERGONHA de sugerir essa pergunta???????

    Quanto desrespeito!!!! Quanta pobreza de espírito!!! Que desonestidade intelectual!!!!! Usar o teu ódio contra a Lula pra propor algo tão sórdido e tão desalmado!!!

    Fico pasma! O seu comentário me dá vergonha do ser humano!

    Vale para VC o que eu disse sobre a atitude do Aleluia em relação ao Lula: mesquinhez, inveja, dor-cotovelo. Preconceito explícito de classe.

    FrancoAtirador

    01 de maio de 2011 às 15h34

    .
    .
    Esse(a) Troll não é um ser humano,

    É UMA MÁQUINA.

    E máquina não tem direito à liberdade de expressão.

    Por isso seu IP deve ser bloqueado

    ou, no mínimo, o comentário excluído.
    .
    .

    Gerson Carneiro

    01 de maio de 2011 às 16h00

    Conceição, se fosse produzir um texto que é o extremo oposto da Aninha o protagonista seria o Carmen Leporace. Aliás, o IP dessa figura é de qual localidade? Se for de uma cidade que eu estou pensando eu sei quem é essa figura.

    Carmem Leporace

    01 de maio de 2011 às 16h34

    Seletividade em publicar o que penso e posto aqui ou será que houve erro no meu navegador ou no site do vi o mundo? tenho certeza que foi erro….

    Bem, eu respondi, não li que o pai da menina tinha morrido no acidente…é claro que se tivesse lido não faria tal indagação….

    Minha senhora, que inveja ou dor de cotovelo eu deva ter de alguém por aqui??? qual o motivo???

    É cada um rapaz…

    Digo mais… duvido muito que essa menina tenha escrito isso mesmo… se escreveu não muda nada… o verdadeiro ponto de partida do que o Brasil vive hoje, para o bem e/ou para o mal, foi dado por Fernando Henrique, como a estabilização da moeda por exemplo….

    Caso não publique, logicamente por erro, eviarei por e-amail…

    Não estou aqui para agredir ninguém, muito menos para faltar com o respeito…

    É uma pena que tenha ocorrido tal tragédia.

    Antonia Vic

    01 de maio de 2011 às 13h29

    O pai dela já está morto. Não entendeu nada, não é mesmo? Você só pode ser muito embotada.

    GilTeixeira

    01 de maio de 2011 às 14h08

    Sempre te achei meio rasa em seus comentários, em alguns eu tinha a nítida sensação que você apenas comentava o título da matéria, agora tenho certeza. Você é torpe.
    Aninha, liga não, essa daí vem do mesmo barro que moldou o Aleluia.

    kalango Bakunin

    01 de maio de 2011 às 14h09

    o prefeita eleito pelo cerra acabou de fazer o que o bdsuvaco pregou: pro povão nada!!!

    proibiu de que conjuntos de habitações populares tenham espaço para garagens…

    diz essa pessoa malemolente que é para que os pobres usem bicicletas

    quantas ciclovias essa pessoa delicada construiu?

    a demotukanagem não toma jeito mesmo

    repetem a maria Antonieta que disse “Se os pobres não tem pão, por que não comem brioches?”

    os demotukanos agora dizem:

    SE NÃO TEM TRANSPORTE PÚBLICO DECENTE, POR QUE OS POBRES NÃO ANDAM DE BICICLETA?

    nonato barboza

    01 de maio de 2011 às 16h26

    Pelo visto a Carmem Leporace ama e exalta o feio, o mal, não tem sentimentos nobres, talvez nem saiba o que é solidariedade. Como ama o feio deve viver se olhando no espelho. Triste.

    Carlos

    01 de maio de 2011 às 17h55

    Será mesmo o nome da pessoa?

    De qualquer forma o amor que ela demonstra ter pelo principe da sociologia já justifica tanta sandice e maldade com uma menina que deveria servir de e4xemplo pra ela. Essa vai ter que renascer para ver se o coração que herdar será menos duro.

    Ivanir Ferreira

    01 de maio de 2011 às 19h16

    Você deveria ter mais respeito. Você é preconceituosa, e falar que FGAGAC foi o homem que acabou com a hiper inflação você está desmerecendo quem merece os elogios, pois quem crou e implantou o Plano Real foi Itamr Franco com Ciro Gomes como Ministro da Fazenda o seu Fernando só pegou carona e no final do governo em 2002 o Brasil estava sendo terra arrasada. Ou você já se esqueceu o nível de popularidade dele no final do governo. Te garanto que não era 87%. Abraços

    Marcos de Almeida

    01 de maio de 2011 às 21h11

    Leporace, acho que vc não sabe quer fez o plano real.FHC é sociólogo e não economista.Quem fez o plano foi Edmar Bacha e Gustavo Franco no governo de Itamar Franco.O FHC foi o presidente que conseguiu fazer uma grande "proeza", após vender 80% do patrimônio do povo brasileiro, esse Farol de Alexandria quebrou o Brasil três vezes, além de levar a economia de 8ª para 16ª do mundo.O Lula 4ª série como o pig diz, transformou o Brasil na 8ª economia do mundo e elevou a auto-estima do povo brasileiro.FHC foi o maior traidor da pátria brasileira, merecia passar o resto da vida na cadeia.

    carolm

    01 de novembro de 2011 às 19h46

    ué, se o FHC não tem nenhum cŕedito pelo o que fez no governo, o governo Lula também não deveria ter, certo? Porque não foi ele que elevou o Brasil para a 8ª economia do mundo, foram seus ministros… tá tudo muito estranho, minha gente.

    Gina

    01 de maio de 2011 às 21h40

    Quando o Lula assumiu a presidência o Real já estava começando a perder o controle, o dólar estava engolindo a moeda. E o FMI que governo nenhum conseguia pagar? Hoje somos credores da entidade. O país deve os feitos positivos ao nosso querido e eterno presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.

    juliana

    01 de novembro de 2011 às 19h47

    o Brasil pode ser credor no FMI, mas não eliminou a dívida, porque não é permitida a extinção completa da dívida, já que, se todos os países pudessem pagar completamente sua dívida, o FMI não teria fundos.

    João

    01 de maio de 2011 às 23h43

    Carmem, você é doente! Precisa se tratar urgentemente.

    João Sérgio

    06 de maio de 2011 às 11h23

    Pois é ! Foi no governo FHC, ou foi no de ITAMAR FRANCO que se fez o Plano Real ? Interessante : Um ( LULA ), não tem crédito pelo que fez; outro ( FHC ) tem crédito demais pelo que não fez.

    alicio

    31 de outubro de 2011 às 14h14

    O plano real nasceu no governo de Itamar franco sob inspiração di Ricupero. Nada a ver com THC. Vá estudar para não falar besteira

    Bonifa

    31 de outubro de 2011 às 18h00

    Estava demorando… Quando precisam de comentários super-estúpidos reencarnam o Carmem.

    ANDRE

    31 de outubro de 2011 às 20h15

    Quantos nazifascistas existem no brasil?

    Haroldo Souza

    01 de novembro de 2011 às 16h48

    Pergunte a seu pai?!!
    A Sra. não prestou atenção ao que essa criança falou e escreveu?
    Francamente!!

    Paulo Bretas

    04 de novembro de 2011 às 12h04

    Chora tucanalha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    marcio

    09 de novembro de 2011 às 16h20

    Você pode contar as suas mentiras pra mim, que tenho 46 anos. Mas ao ser tão baixa, desconsiderando a dor de uma órfã de dez anos, você causa vergonha até mesmo nas pessoas do seu partido político. O que, digamos de passagem, é uma tarefa hercúlea. Você é torpe.

assalariado.

01 de maio de 2011 às 12h38

Aninha fui a seu blog e dei uma olhada,entendi a profundidade de seu olhar "infantil", sobre esta maldita sociedade que nos faz escravos do deus dinheiro.

Quem sou eu: Aninha por Aninha;

"Porque se as pessoas nao fossem tao ganaciosas muitas tragédias nao aconteceriam,muitas crianças nao passariam fome a droga nao estaria por ai matando tanta gente, e o mais importante para mim se nao fosse a ganancia de tantos talvez meu pai ainda estivesse vivo,Apenas uma coisa tenho certeza de meu futuro,que vou dedicar todos os meus dias para fazer com que todos paguem pelo mal que me fizeram e a outras 227 familias."

Abraços Fraternos.

Responder

Daniel Vieira

01 de maio de 2011 às 12h37

Estou orgulhoso de fazer parte desse novo Br, sou cinquentenário, tenho o dom de emocionar com essas coisas. Maravilhoso saber que criança extraordinária, embora o mundo consumista, dominador, vemos o brilho na cabeça de uma criança promessa de um Brasil melhor. Melhor ainda saber que essa criança foi levada o conhecimento de blogs, c.a., por outra criança. Ninguém segura o Br do Nunca Dantes.

Responder

André luiz

01 de maio de 2011 às 12h35

Poucas palavra para defenir o que esta menininha é: GENIO DO BEM

Responder

Narciso

01 de maio de 2011 às 12h19

Parabéns! Aninha. Tenho um neto com 9 anos (completa 10 anos em agosto/2011) e sei o quanto é maravilhoso o que essa geração nos reserva.

Responder

Arlene

01 de maio de 2011 às 12h10

Simplesmente, profundo e maravilhoso!

Parabéns Ana!!!!!!!

Responder

@sergiobio

01 de maio de 2011 às 11h52

Quando ela se candidatar a Presidenta, acho que o Lula é quem vai votar ela.

Responder

    Ronaldo DAntas

    01 de maio de 2011 às 12h52

    gente esqueçam o ALeluia, ele sequer foi eleito. Aleuluia, aleleuia, aleleuia aleluia ale..luia

Roberto Ribeiro

01 de maio de 2011 às 11h29

"É impreciso dizer que Senado chegou ao fundo do poço". (Dora Kramer, no Estadão Online).
É, realmente, o PIG não consegue enxergar quem está logo acima dele.

Responder

gabriel

01 de maio de 2011 às 10h53

Fiquei emocionado!!!!

Responder

Renata

01 de maio de 2011 às 10h24

Sensacional ! Acho que é a única palavra que encontro para descrever o que sinto. Estou emocionada, feliz mesmo, tanto com ela quanto com o garoto do vídeo postado abaixo. Sensacional !

Responder

EMERSON

01 de maio de 2011 às 09h33

Fantástico!!! Extraordinário!!! Lindo!!!

Que beleza!!!!

Responder

Lu Witovisk

01 de maio de 2011 às 09h09

Que alegria!!! uma criança da zona sul com esta cabeça, com tanta consciencia… eu estou acostumada com os mimados de plantão. Parabéns Aninha!! Você é a mostra que o mundo ainda tem jeito! Você dá um banho em muito adulto "com canudo"!!! AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!

Responder

carmen

01 de maio de 2011 às 04h02

Que nosso país é rico todos sabem,mas existem joias raras que só a sensibilidade de uma jornalista de fato é capaz de garimpar.Parabéns Conceição por ter nos apresentado esse diamante de altissimo quilate, essa menininha é uma inspiração.Aninha que todos os deuses te protejam.

Responder

profpedrouerj

01 de maio de 2011 às 01h50

Aninha é um novo começo de era, de gente fina, elegante e sincera… com habilidade pra dizer mais sim do que não. E dizer com a segurança de quem sabe do que fala… todo amor que houver nessa vida pra ela.

Responder

Marcelo Rodrigues

01 de maio de 2011 às 01h50

Olha que maravilha no blog dela: "Eu sou uma menina a caminho da adolecencia e desejando me tornar uma grande mulher."

Vai ser uma grande mulher e já é um ser humano de primeira grandeza.

Responder

natal

01 de maio de 2011 às 01h06

Falar o que?
Sem comenterios,sensacional Aninha.
Natal

Responder

Thiago

01 de maio de 2011 às 00h31

que coisa linda!

Responder

Celeste

30 de abril de 2011 às 23h23

Estou às lágrimas!!! Aninha nos faz acreditar em um futuro promissor, exatamente como o nosso Lula idealiza, sonha, acredita e luta por ele!!
Parabéns Aninha!!!

Responder

José Ivan M Aquino

30 de abril de 2011 às 22h29

Aninha,
Desejo um pré-sal inteiro de felicidades para você e para a minha neta, Ana Clara, além de todas as crianças de agora.
Quero te ver na Olimpíada de 2.016 e já nadando pelo Botafogo. Tenho certeza que você minha neta usufruirão dos caminhos abertos pelo Presidente Lula – o" Metalúrgico da Esperança" e continuados pela Presidenta Dilma.

José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida

Responder

Mara

30 de abril de 2011 às 21h56

E ela tem apenas dez anos e com tamanha lucidez!! Quantos adultos absurdamente tacanhas existem por aí…
Parabéns Ana!

Responder

FrancoAtirador

30 de abril de 2011 às 21h53

.
.
É verdade que uma andorinha, só, não faz verão.

Também é possível que um bando de colibris

apague o incêndio da floresta,

apesar da inércia da manada de elefantes.
.
.

Responder

Francisco Lopes

30 de abril de 2011 às 21h53

Grande aninha.
O que me deixa feliz, é saber que globos e folhas, já não conseguem enganar nem mais as crianças.
Felicidades.

Responder

    Aline C Pavia

    30 de abril de 2011 às 23h47

    Amém!

Marcos de Almeida

30 de abril de 2011 às 21h45

Uma das melhores coisas que lí foi saber o Aleluia é ex, isso é ótimo, mais um que o Lula derrotou em 2010.Viva o Brasil.

Responder

spin

30 de abril de 2011 às 21h38

É o novo Brasil que nasceu das estranhas de Lula

Responder

Paulo Preto

30 de abril de 2011 às 21h28

Esse post me deu um orgulho de ser brasileiro…Parabéns Aninha, tudo de bom pra vc!!!

Responder

@marisps

30 de abril de 2011 às 21h25

Informação limpa = informação verdadeira, não manipulada. Ah Aninha um mundo com alguém como vc não pode estar perdido. Aninha e Conceição Lemes, pessoas que nos fazem ter fé na vida! Maravilha!

Responder

gilberto silva

30 de abril de 2011 às 21h21

Ana Giulia defende o Bolsa Família e é fã, mesmo, do ex-presidente. “Se tivesse 16 anos e Lula se candidatasse, de novo, a presidente da República, com certeza, votaria nele”, confidenciou-me em outra conversa por telefone.

O segundo recado foi a Air France. O terceiro, para os leitores do Viomundo: “Eu continuei acessando o site, porque a informação é verdadeira e limpa”.

shou ( com u , sou brasileiro ) ….a menina é um sucesso…Azenha , contrata éla mesmo sem diploma….

Responder

Avel de Alencar

30 de abril de 2011 às 20h15

Observem que quem indicou o blog para nossa heroína foi outra criança da escola. A geração pós golpe ficou meio que alienada parece que a geração pós-lula dará seu recado. A matéria da Carta Capital sobre a classe C mostra o papel dos jovens no convencimento dos pais e vizinhos contra o voto nos reacionários e corruptos.

Responder

    Gabriel

    30 de abril de 2011 às 22h30

    Espero realmente que seja assim. Os jovens, em especial de classe média, têm tomado parte numa onda conservadora recente. É só ver os novos ídolos da juventude como o Felipe Neto: novos na idade, envelhecidos nas idéias. Que a criançada nascida no pós-lula, quando crescer, tome um caminho diferente do seguido por parte da juventude atual.

    Roger

    01 de maio de 2011 às 12h00

    Gabriel,

    Daqui a alguns anos, teremos magistrados, engenheiros, jornalistas, analistas, psicólogos, médicos, arquitetos, e um sem-fim de outros profissionais oriundos de cursos superiores, todavia negros, pobres e oriundos da pobreza e da miséria. Serão a "geração pró-uni", que terá chegado a tal altura por obra e graça do nosso Lula – que não é bobo e já sabe que a edução era e é, mesmo, a melhor forma de proporcionar a escalada social de nosso povo. E serão os defensores desse Brasil que nós queremos, de todos, e não de alguns. Espumarão de indignação quando ouvirem críticas à Lula/Dilma.

Herminio

30 de abril de 2011 às 19h33

Eu recomendo não só o viomundo, como todos os outros blogs independentes, porque somente lendo seus textos realmente ficamos informado do que realmente sério e responsável neste pais abençoado por Deus e quanto a garotinha, não é de estranhar que tenha e tem se informado por aqui, isso prova que nem tudo está realmente perdido, agora é irmos contra toda forma de atitudes de parlamentares que tentam calar quem fala a verdade como o tal do senador Azaredo e outros. Fiquemos atentos!!!!!!

Responder

Daniel Roiha

30 de abril de 2011 às 19h27

Parabéns Aninha! Embora leia sempre o Viomundo, parei de comentar. Mas essa sua ternura e simplicidade cativante me deixou com vontade de te desejar toda a felicidade do mundo.
Continue assim, pois sei que enche de orgulho sua mãe e toda sua família.
E a partir de agora, tenho certeza que VC vai aumentar e muuuuito seu fanclube.

Abração

P.S. – Azenha, achaste uma pérola heim!

Responder

Leider_Lincoln

30 de abril de 2011 às 19h12

Nossa, comecei a frase do meu comentário sobre a filhotinha adorável com minúscula… =/

Responder

Leider_Lincoln

30 de abril de 2011 às 19h10

é como eu mesmo digo a meus alunos do fundamental: um miminho!

Responder

    Carmem Leporace

    30 de abril de 2011 às 20h14

    Que meigo. Lindo.

Carmem Leporace

30 de abril de 2011 às 19h09

Pô legal meu… mandou bem pacas….

Responder

    Aline C Pavia

    30 de abril de 2011 às 20h30

    Tem 10 anos e tem mais inteligência e discernimento que vc.

    El Cid

    30 de abril de 2011 às 23h42

    … e tem mais Aline: ela não precisar de tomar os remédios que a "miss trollana" acima consome!

Margarida

30 de abril de 2011 às 19h00

Aninha vc é 10, é 1000, amaria ter uma filha assim, seus pais devem estar orgulhosos de vc, eu me sinto feliz em vc existir.

Responder

Maridalva Vilela

30 de abril de 2011 às 18h41

Dizer o que? sem palavras, só emoção, Munito bom se tudo isto exatamente como está neste post pudesse chegar até Lula como uma recompensa por todo o preconceito e todos os desrespeitos sofridos durante todo o tempo, talvez seja este o seu maior legado a consciencia, que nós povo não pertencente a elite dominante somos capazes de alçar vôos muito além do estabelecido por nossos destinos traçados, Lula é o exemplo vivo, ou o mau exemplo para desespero de muitos, que mais Aninhas frutifiquem por este Brasil a fora.
Parabens Aninha, você é um amor.

Responder

FrancoAtirador

30 de abril de 2011 às 18h39

.
.
Três mulheres, hoje, me renovaram a esperança e a crença

em um outro mundo possível de justiça e solidariedade:

A ainda precoce Ana Giulia,

pela capacidade de reflexão crítica e de sua verbalização;

a autêntica Conceição Lemes,

pela sensibilidade jornalística e pelo compromisso com a cidadania,

e a professora Rosa Zamp (vide comentário abaixo),

pelo idealismo e perseverança de educadora na busca deste outro mundo melhor.

Em agradecimento, deixo uma citação que encontrei no blog da Profª. Rosa (Palavras de um Novo Mundo):

"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo;

de fato sempre foi somente assim que o mundo mudou."

(Fritjof Capra)

http://palavrasdeumnovomundo.blogspot.com/

Responder

Paulo

30 de abril de 2011 às 18h58

Essa menina já entendeu que o Aleluia faleceu politicamente. Quando estiver maiorzinha não precisa mais ouvir baboseiras de quem enriqueceu na vida pública. O Lula foi excelente para crianças como ela, mais foi péssimo para políticos como esses do demos.

Responder

    Renato

    31 de outubro de 2011 às 13h29

    Assim como os filhos lulla também enriqueceram na vida pública, ou vocês nbão sabem que o Filho do Lula era um gari da prefeitura de SP com um salário de 600,00 em 2002. E em 2006 tinha acumulado um patrimonio que poderia acumular em 500 anos.

Uelintom

30 de abril de 2011 às 17h39

Que chovam muitas e muitas Aninhas neste novo Brasil!

Responder

José Manoel

30 de abril de 2011 às 17h33

O aleluia tá tomando pau até de uma menina de 10 anos!!!! A desgraça pro lado da tucanalha está tão grande que daqui a pouco eles vão sumir de vergonha!!! É aquela estória do "quem sair por último apaga a luz". hahahahahahahahah

Responder

    Carlos

    01 de maio de 2011 às 18h04

    José Manoel
    Eles não vão sentir vengonha, não. Isto não existe no íntimo deles.

    José Manoel

    02 de maio de 2011 às 12h33

    hahahahahahahahah, é mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

dukrai

30 de abril de 2011 às 17h25

O Viomundo é excepcional também pelos seus comentaristas e virou assunto de discussão acadêmica latinoamericana. Vejam o que foi postado no blog do Nassif.

"O Congresso Latino-Americano de Opinião Pública
Enviado por luisnassif, sex, 29/04/2011 – 08:33
Na próxima sexta-feira estarei na UFMG participando de uma mesa do IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR.

copie aqui http://www.waporbh.ufmg.br/pt/abstracts-list.php?… para ir ao site do Congresso.

Tem tudo para se transformar em um marco do tema, não apenas pela excepcional qualidade dos acadêmicos participantes. Mas também porque logo após as últimas campanhas eleitorais, em que pela primeira vez a blogosfera teve atuação relevante, além do uso de técnicas neocons por candidatos latino-americanos.

"Opinião Pública, Democracia e Novas Tecnologias: interações e desafios"
Especialmente nesta última década pudemos observar não apenas o amplo desenvolvimento da Internet e de novas tecnologias, mas também a sua grande penetração junto a parcelas cada vez mais amplas das sociedades. Em termos práticos, esse progresso teve um impacto visível, direto e imediato nos processos de informação, nas formas de comunicação e nos modos relacionamento interpessoal.

Mas quais foram as transformações que essas novas tecnologias da informação e da comunicação trouxeram para a atuação dos políticos, para o modo de se fazer política e campanhas políticas durante as eleições nas sociedades latino-americanos? Como é possível mensurar seus impactos junto à opinião pública? Elas têm contribuído para a ampliação e o aprimoramento dos espaços de atuação e participação política das pessoas, possibilitando a emergência de cidadãos mais autônomos, especialmente nos países de democracia recente e em fase de consolidação?

O IV Congresso Latino Americano de Opinião Pública da WAPOR, que acontecerá na cidade de Belo Horizonte, Brasil, entre os dias 04 a 06 de Maio de 2011, coloca-se como uma ocasião especial para se discutir essas e outras questões sobre a opinião pública e a democracia na América Latina.

Os papers

Aqui os trabalhos sobre Opinião Püblica e Novas Tecnologias

O trabalho "Informação e contra-informação: o papel dos blogs no debate político das eleições presidencias de 2010", de Rafael de Paula Aguiar Araujo (Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Claudio Luis de Camargo Penteado (Professor da Universidade Federal do ABC; pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP )e Marcelo Burgos Pimentel dos Santos (Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP; pesquisador do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP), analisa o papel do Viomundo, do Luiz Carlos Azenha, e do nosso blog nas eleições."
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-congre

Responder

assalariado.

30 de abril de 2011 às 17h19

Aninha,quando li este post da Conceição e vc,me deu um arrepio de felicidade,nunca perdi a esperança de justiça social e, de melhores dias para o povo explorado de nosso país.Esta reportagem, lembrou-me de um menino,também de 10 anos,lá em Honduras,e suas sabias palavras contra as injustiças sociais. Sensibilidade social não é para qualquer um.Abraços

Olhe, neste video: [youtube FF5BVTE39Mc http://www.youtube.com/watch?v=FF5BVTE39Mc youtube]

Responder

renan

30 de abril de 2011 às 17h10

sorri bastante ao ler este belo post
obrigado por isso
BEIJÃO :)))

Responder

Fernando

30 de abril de 2011 às 16h50

linda reportagem!!!!!
é de se emocionar com a Aninha a geração Lula vai vir com tudo!!!!!!!!!

Corre Pig que a Aninha vem ai!!!!!!!!!

Responder

Mázio

30 de abril de 2011 às 16h48

Caramba! Azenha, Conceição, esse é o maior prêmio que poderiam receber: a fala verdadeira de uma criança.
Fiquei emocionado.
Parabéns Aninha!

Responder

Glecio_Tavares

30 de abril de 2011 às 16h33

Finalmente entendi porque existem seres como este aleluia. Sem querer ele provocou que conhecessemos e nos maravilhassemos com este pensamento tão forte de uma menina tão esperta.
Parabens novamente ao viomundo por nos levar as lágrimas de alegria.
BEIJÃO para voce querida Aninha.
PS eu tenho 4 filhos, pena que não moro no Rio.

Responder

Gerson Carneiro

30 de abril de 2011 às 16h07

Acabei de ouvir os áudios. É de uma lucidez espetacular essa garotinha. Tô de queixo caído. Olha… podem esperar, o mundo conhecerá Aninha Zortea.

Responder

assalariado.

30 de abril de 2011 às 16h03

Conceição/azenha,cade o meu comentário das 15:27 hs.

Obrigado.

Responder

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 19h52

    Assalariado, o teu comentário ficou na "nasa", digo no spam (rs). Só depois percebi. obrigada e abs

nonato barboza

30 de abril de 2011 às 15h55

Conceição, parabéns pelo texto e ter encontrado nos comentários do viomundo uma criança maravilhosa, a Aninha. Tenho 4 filhas, cinco netos e Deus me presenteou, para acompanhar a minha velhice, o meu filho mais novo, o Guilherme. Ele tem 10 anos e hoje ele exerce a maior importância na minha vida. Estou acamado, padecendo de fortes dores e ele tem sido o meu maior alento pelas longas conversas que temos. Sei até onde as dores me levarão, não sei quando. Mas as conversas dele, seus sonhos e anseios, como de toda criança, torna o meu fraco coração mais pulsante.
Confesso que não tive coragem de ouvir a entrevista. O seu texto e os comentários dos demais, já me emocionaram bastante. As lágrimas chegaram com muita velocidade, soluços mesmos. Talvez por eu estar numa situação mais vulnerável. Ouvirei noutra ocasião. Deixo aqui meu abraço a Aninha e a todos comentaristas do blog que deixam transparecer seus sentimentos mais nobres de solidariedade, compreensão e bondade. Quero crer que o mundo não está perdido. Existem pessoas como a Aninha e tantos outros que aqui expressaram a beleza de sentimento.

Responder

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 15h59

    Nonato, espero que vc melhore logo e ouça a Aninha. Ela e o seu Guilherme nos enchem de esperança. Solidariamente, um grande abraço

    nonato barboza

    01 de maio de 2011 às 15h51

    Conceição, muito obrigado pela suas palavras de solidariedade, que se revestem de lenitivo para as minhas dores. Confio em Deus que irei superar tudo e ter muitas oportunidades de estar aqui lendo e, eventualmente, participando dos debates. Abraço.

    Ana Giulia ZORTEA

    30 de abril de 2011 às 19h53

    OI Nonato gostaria de responder a todos que estão postando comentarios e me tratando com tanto
    carinho, mas como ja são bastante então escolhi o senhor para representar todos.
    Nonato o senhor está doente, então hoje mesmo a noite antes de ir dormir vou pedir a Deus
    que tire suas dores que lhe de esperança de melhoras e forças para lutar por saude e também que de ao senhor paz ,amor tranquilidade e carinho para passar por isso de uma maneira menos dolorosa.E que seu filho possa ter a sua presença na vida dele por muitos anos,porque sei que é o que ele deve mais querer nesta vida.
    Beijão e força

    Aninha Zortea

    nonato barboza

    01 de maio de 2011 às 16h02

    Aninha, confesso que me emocionei com suas carinhosas palavras. Obrigado mesmo por suas orações. Só posso dizer que voce é muito especial, transmite força para superação, além de ser uma pessoa extremamente generosa. O Guilherme manda um abraço para voce. Sim, coloquei seu blog nos meus favoritos. Grande abraço.

    Avel de Alencar

    30 de abril de 2011 às 20h04

    Caro Nonato sare logo precisamos de gente como você. Um abraço.

    nonato barboza

    01 de maio de 2011 às 16h04

    Avel, obrigado por suas palavras de solidariedade. Grande abraço.

Gerson Carneiro

30 de abril de 2011 às 15h48

Essa Aninha dá de dez a zero no Smurf Ogênio que acha que sabe tudo.

Responder

jose aparicio correa

30 de abril de 2011 às 15h46

Eu devo ser um bobo porque chorei com a fala da aninha um dia todos nós seremos mais felizes se bastantas aninhas aparecerem para ensinar os rancorosos.

Responder

assalariado.

30 de abril de 2011 às 15h27

Aninha qdo li este post da Conceição e Vc, eu me arrepiei todo de emoção,boa.Lembrei-me do golpe de Estado em Honduras.Este golpe,acontecido em 2009,foi patrocinado pela burguesia local,dado porque aquele governo se pretendia popular (a favor dos pobres).Lembrei-me deste menino destemido e inteligente,o nome dele é:

Oscar David Montesinos, um menino de 10 anos, tornou-se um símbolo da resistência ao golpe que derrubou, há dois meses, o presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya. Domingo passado, num show que reuniu milhares de pessoas em Tegucigalpa, capital do país, Oscar fez um discurso que é de deixar qualquer um de queixo caído, não apenas pelo conteúdo como pela capacidade oratória e carisma. Vê-se que não é um texto decorado e impressiona a articulação de sua fala.
Ele bate duro no presidente golpista Roberto Micheletti: Micheletti que te vas, que te vas!

[youtube FF5BVTE39Mc http://www.youtube.com/watch?v=FF5BVTE39Mc youtube]

Responder

FrancoAtirador

30 de abril de 2011 às 15h15

.
.
Será que a Aninha é um anjo que veio nos avisar

que nem tudo está perdido?

Que talvez esteja surgindo uma "Geração Lula"

composta de crianças que têm potencial

para ser, também, cada uma delas, uma Aninha ?
.
.

Responder

alicio

30 de abril de 2011 às 14h51

As "outras", outras", "outras", crionças, aparecem nos programas da ana maria, huk, angélica, hebe e companhia registrada. Parabéns Aninha, do vovô por adoção Alício.

Responder

Orlando Varêda

30 de abril de 2011 às 14h16

Fiquei maravilhado com essa menina. Parabéns Aninha você é o bicho! Beijos do conterrâneo do estúpido e preconceituoso professor. Político capacho do finado acm. Infelizmente a Bahia ainda sofre por conta dos restos dos golpistas viuvas do acm.

Orlando

Responder

Luiz

30 de abril de 2011 às 14h08

Por causa de pessoas como Aninha é que eu nunca vou desistir do Brasil. Esta é a verdadeira "menina de ouro". Torço para que ela não se deixe corromper nos transcorrer de sua existencia. Quem sabe não está nascendo a segunda mulher a presidir o Brasil, em 2034 Aninha terá 35 anos. Eu Gostaria de viver até lá, para acompanhar a trajetória dessa brasileirinha.

Responder

Suzy/Rio de Janeiro

30 de abril de 2011 às 14h00

Aninha, VIVA VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

El Cid

30 de abril de 2011 às 13h52

o que dizer? aplausos pra você, Aninha…

Responder

Carlos M.

30 de abril de 2011 às 13h50

Eu seria um pai muito orgulhoso se tivesse uma filha inteligente como esta. Parabéns Aninha, seu pai deve estar muito feliz.

Responder

Queiroz

30 de abril de 2011 às 13h49

Destrui o meu teclado. Só lembro de ter chorado assim quando o Lula deixou a presidência do meu país.
"Eu fico
Com a pureza da resposta das crianças
É a vida, é bonita e é bonita
Viver, e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus eu sei, eu sei
Que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita"
Parabéns Aninha

Responder

Helenice

30 de abril de 2011 às 13h42

Que emocionante! Aninha, você é linda. Parabéns.

Responder

André

30 de abril de 2011 às 13h36

Maravilha mesmo, se não escutasse a entrevista ainda duvidaria.
E o portugues, perfeito?
Tem coerência nas idéias, dá um banho em muito adulto.

Responder

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 13h57

    André, por isso postei o áudio e sugeri que vcs ouvissem. Aninha é assim o tempo inteiro (rs). Um alento. abs

    Antonio Silva

    30 de abril de 2011 às 15h21

    Prezada Conceição, sugiro a distribuição em blog's deste maravilhoso material da nossa Aninha, é importante ( acho fundamental) que este exemplo seja disseminadao na web, repito o que disse anteriormente :

    O bem vencerá ! Nós somos muitos, somos bilhões no planeta !

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 16h49

    Aprovo a tua sugestão. O material está à disposição. Obrigada. Abs

    Aline C Pavia

    30 de abril de 2011 às 20h32

    Já repliquei por email a 400 contatos e no meu FB, com os devidos créditos e link para cá.

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 20h43

    Valeu, Aline. bjs

Luci

30 de abril de 2011 às 13h33

Ana abraços para ti e para sua família . Parabéns.
Parabéns a Conceição e ao Vi o Mundo.

Responder

Rubens Machado

30 de abril de 2011 às 13h28

Flamenguista nãooooooo!!!
Linda Aninha, minha filha vai ser assim, mas vascaina.

Responder

george

30 de abril de 2011 às 13h10

É o verdadeiro Brasil se reencontrando, depois do estrago feito pelos "militares".

Responder

Luana

30 de abril de 2011 às 12h56

Nossa, muito bom Aninha, você é uma nova geração que no futuro estará à frente na direção do país. É preciso mobilizar colegas de sua idade e trazê-los para os blogs para que participem dos debates e possam sugerir soluções, ou seja, irem praticando cidadania.

Responder

Haroldo Cantanhede

30 de abril de 2011 às 12h54

Prezados, boa tarde. Parabéns ao blog, que atrai gente como a Ana. E aprendemos todos aqui, nesta guerra de informações onde a verdade é o que buscamos e encontramos nos blogs "sujos". E avmos disseminar estas maravilhas por aí, como as idèias desta jovenzinha.

Responder

Moura

30 de abril de 2011 às 12h46

Azenha, você deveria convidar a Aninha pro encontro de blogs progressistas.

Responder

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 13h26

    Moura, segunda-feira, teremos uma reunião da comissão organizadora de 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que acontecerá em Brasília. Há uns 15 dias já havia decidido levar essa proposta. A sua sugestão reforça. Obrigada. Abs

    dukrai

    01 de maio de 2011 às 16h32

    Conceição, vc com a sua sensibilidade saberá se a super-exposição não trará danos à Aninha porque vai ser uma tietagem só. será que fica mal se eu pedir um autógrafo rs ?

    Conceição Lemes

    01 de maio de 2011 às 17h08

    Dukrai, a Angela, mãe da Aninha, tem a cabeça muito boa. Tem a avó, a dona Avelina, que Aninha admira demais. Já pensei muito nisso,sei da minha responsabilidade e vou ajudá-las no que eu puder com imenso prazer como cidadã. Quanto ao autógrafo, o primeiro é meu (rs)! To na fila. Abs

Rosa Zamp

30 de abril de 2011 às 13h44

Aninha, obrigada por encher meu coração de esperanças.
Sou professora e meu maior empenho é desenvolver em meus pequenos alunos a capacidade de reflexão crítica e não entupi-los de conteúdo sem significados. Sou defensora da educação para o pensar, pois, só assim formaremos cidadãos plenos e conscientes de seu papel na sociedade. É um trabalho difícil e solitário, mas é o que acredito até por que vejo resultados em meus alunos, nas minhas filhas e você Aninha só veio para contribuir para renovar minha fé num País ainda muito melhor.
Parabéns querida e parabéns a sua família pela educação que lhe deram! Certamente, seu pai está muito orgulhoso de ti.
bjs.

Responder

    FrancoAtirador

    30 de abril de 2011 às 16h24

    .
    .
    Parabéns, também, a você, professora (e mãe) Rosa Zamp.

    Já está mais do que na hora de o Ministério da Educação

    implementar um projeto nacional político-pedagógico

    inspirado nesta tese da "educação para o pensar"

    para "desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão crítica

    e não entupi-los de conteúdo sem significados.

    Só assim formaremos cidadãos plenos

    e conscientes de seu papel na sociedade."

    Brilhante!
    .
    .
    Três mulheres, hoje, me renovaram a esperança

    em um outro mundo possível de justiça e solidariedade:

    A ainda precoce Ana Giulia, por esta capacidade de reflexão crítica e de sua verbalização;

    a autêntica Conceição Lemes, pela sensibilidade jornalística e pelo compromisso com a cidadania,

    e você, pelo idealismo e perseverança de educadora na busca deste outro mundo melhor.

    Em agradecimento, deixo uma citação que encontrei em seu blog (Palavras de um Novo Mundo)

    "Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas possa mudar o mundo;
    de fato sempre foi somente assim que o mundo mudou." (Fritjof Capra)

    http://palavrasdeumnovomundo.blogspot.com/

    Renato

    31 de outubro de 2011 às 13h30

    Ou seja, Rosa você manipula com mentiras marxistas.

Carlos Marques

30 de abril de 2011 às 12h37

Eu me ufano de meu País e seu futuro grandioso iluminado pela Aninha da reportagem e por tantas outras "Aninhas", que estão surgindo. Aleluia ! Aleluia ! Aleluia ! E abaixo o Aleluia mesquinho, invejoso e medíocre, que, me lembro, nem usou corretamente a forma de tratamento devida a um reitor na carta vergonhosa que escreveu à instituição que concedeu a honraria ao grande Lula.

Responder

mariazinha

30 de abril de 2011 às 12h36

Gente! Não tive como segurar o choro. Chorei ao pensar como essa menininha parece mais um anjo; aqueles dos filmes que vemos, os enviados por DEUS. Esqueceu seu próprio sofrimento para gritar contra injustiças. As palavras da pequenina, mesmo estando entre lágrimas, confortou-me e animou minha fé no futuro.
Obrigada, ANINHA!
Parabéns ao blog.

Responder

Antonio Silva

30 de abril de 2011 às 12h25

Muito obrigado, Aninha !

Você não está sozinha, AINDA BEM QUE somos milhões !

Tenho ABSOLUTA certeza que o mundo será salvo de uma tragédia humanitária por causa de ações como a de você, e de outras milhões de crianças que JAMAIS se conformarão com a iniquidade humana .

Vai lá Aninha, segure esta " barra", o Brasil e o povo brasileiro mais humilde conta contigo !

Deus (as forças do bem) está contigo !

Responder

Luana Diana

30 de abril de 2011 às 11h56

Salve, Aninha!

Responder

ZePovinho

30 de abril de 2011 às 11h53

De agora em diante(o Azenha,aí embaixo,concordou) o ZePovinho vai ficar menos boca suja.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Povinho

O próprio Bordalo Pinheiro definiu o personagem: "O Zé Povinho olha para um lado e para o outro e… fica como sempre… na mesma".

Entretanto, apesar de relativamente simples, é uma figura cheia de contradições:

"Mas se ele é paciente, crédulo, submisso, humilde, manso, apático, indiferente, abúlico, céptico, desconfiado, descrente e solitário, também não deixa por isso de nos aparecer, em constante contradição consigo mesmo, simultaneamente capaz de se mostrar incrédulo, revoltado, resmungão, insolente, furioso, sensível, compassivo, arisco, activo, solidário, convivente…"[2].

O personagem tem como característica principal o gesto do manguito (o "Toma!"), representando a sua faceta de revolta e insolência.

Responder

Maria Cecília Souza

30 de abril de 2011 às 11h48

É de chorar! Parabéns a ela e a você pela sensibilidade em captar tudo isto!

Responder

Pedro Luiz Paredes

30 de abril de 2011 às 11h43

Se todos da geração dela forem igual a ela, estamos salvos!!!
Imagina o trabalhão que não vão dar daqui 10 anos.

Responder

@cab3ssa

30 de abril de 2011 às 11h40

Digite o texto aqui![youtube 4-N5P2geaO4 http://www.youtube.com/watch?v=4-N5P2geaO4 youtube]
Abram alas para Gonzaguinha! Vamos comemorar nossoo Brasil rico em esperança no futuro!

Responder

Regina Braga

30 de abril de 2011 às 11h38

Ana…Ana e Ana…que prazer…que orgulho…Deixou o pig de joelhos.E deu, uma aula de política para os políticos.

Responder

kadyonoro

30 de abril de 2011 às 11h33

Ela só não é perfeita, porque é flamenguista! Abraço.

Responder

    L.marim

    01 de maio de 2011 às 22h37

    kkkk.. Nem tudo é perfeito mesmo.

Miguel do Rosário

30 de abril de 2011 às 11h30

Parabéns Azenha e Conceição, esse post é emocionante!

Responder

roberto

30 de abril de 2011 às 11h08

Abraço Aninha.

Responder

Fábio

30 de abril de 2011 às 10h58

Parabéns Aninha!
Se Você conhecesse a história (seria melhor "estória") política do Sr. Aleluia não teria gasto seu precioso tempo em escrever-lhe.
Ele já caiu no esquecimento.
Abraços.

Responder

Regina

30 de abril de 2011 às 10h52

linda!!!linda!!!!
que orgulho!!!!
Fui as lagrimas….

Responder

Caracol

30 de abril de 2011 às 10h50

Querida Aninha, você decidiu “nadar” na Vida e assim acaba de atravessar, prematuramente, a linha da Consciência. Agora não tem mais volta, querida, agora não dá mais pra voltar atrás. Meus parabéns pela decisão, a maior parte das pessoas não tem estofo, não tem estrutura pra fazer isso. Peço a você que siga adiante, nós todos precisamos de sua companhia, e, por favor, invista sempre na sua auto-estima, é muito importante que você continue a desenvolvê-la, pois é essa condição (auto-estima forte e adequada) que vai lhe ajudar a ajudar os outros. Desejo-te muita felicidade, paz, amor e amizades na vida.
Muito obrigado por existir e me dar alguma esperança para o futuro.

Responder

ZePovinho

30 de abril de 2011 às 10h48

Se eu soubesse que essa menina nos lia,tomava mais cuidado com os palavrões.Desculpe,Aninha!!

Responder

    Luiz Carlos Azenha

    30 de abril de 2011 às 11h36

    Fica a lição…

    Gerson Carneiro

    30 de abril de 2011 às 15h54

    Viiixe cumpadi… que vergonha.

    dukrai

    30 de abril de 2011 às 22h22

    dá até vontade de mudar de nome rs

    Gerson Carneiro

    01 de maio de 2011 às 00h04

    e de retrato tumém.

    dukrai

    01 de maio de 2011 às 16h33

    bunitin que vc é, né?

    Avel de Alencar

    30 de abril de 2011 às 20h11

    Ningúem gosta de palavrões gratuitos. Temos que tomar cuidade visto o público pré-adolescente e consciente que esta surgindo.

Luizão

30 de abril de 2011 às 10h47

Aninha, você é d+, parabéns!
Agradeço por você existir.
Felicidades!

Responder

Michele

30 de abril de 2011 às 10h23

maravilha!…ainda temos crianças que, respeitando seu nivel de conhecimento, nao sao alienadas e vislumbradas apenas com joguinhos de internet..

Responder

AugustoJHoffmann

30 de abril de 2011 às 10h23

Os franceses são cultos, evoluídos, não se misturam! A Air France, seu orgulho. Nada como a auto-estima em dia. Mas, neste caso, as vítimas devem questionar, recorrer aos tribunais, de preferência, internacionais.
Atentem para o que se segue: o caso do Voo Air France 296

O voo 296 da Air France foi um voo de demonstração do desempenho do Airbus, que acabou explodindo a 26 de junho de 1988 na floresta que havia no final da pista do aeroporto da cidade de Mulhouse-Habsheim, sul da Alsácia, França. O A320-111, prefixo F-GFKC, transportava 6 tripulantes e 130 passageiros, dos quais 50 saíram feridos e 3 morreram, entre estes um tetraplégico e uma moça que não conseguiram escapar a tempo, ficando bloqueados na cabine que se incendiou na sequência do desastre. Numerosos presentes filmaram a cena.

O acidente fatal ocorreu apenas dois meses depois do lançamento da aeronave. O piloto Michel Asseline, o primeiro oficial Pierre Mazière, dois funcionários da Air France e o presidente do aeroclube que patrocinou o evento foram julgados. O piloto foi condenado por homicídio culposo e sentenciado a pena de 6 meses na prisão mais 12 meses de condicional; os demais foram sentenciados a condicional. O piloto sempre negou a responsabilidade pelo acidente, que atribuiu ao painel de instrumentos da cabine do avião. Ele afirmou, após ver um vídeo do acidente, que o altímetro indicava uma altura de 30 metros de altura quando na realidade estava a apenas 9 metros.

De acordo com a lei francesa, no caso de um acidente do avião, as caixas pretas dos registros de dados do voo e de voz da cabine do piloto devem ser recuperadas imediatamente pela polícia. Entretanto, autoridades da aviação civil francesa ficaram com elas durante 10 dias até que foram confiscadas legalmente. Verificou-se, então, que elas haviam sido abertas fisicamente e que foram removidos oito segundos da fita magnética, incluindo os quatro segundos anteriores ao acidente. Além disso, em determinado trecho, os registros de dados e de voz estavam quatro segundos fora da sincronização. Isto conduziu à suposição de que o registro de dados do voo fora alterado, ou mesmo substituído.

Após esse acidente com o Airbus, um piloto de Boeing 747 da Air France, Norbert Jacquet, na ocasião com 38 anos de idade, questionou a confiabilidade do avião, altamente computadorizado, bem como a versão oficial fornecida à imprensa a respeito do acidente. Também apontou a tentativa de se esconder graves defeitos na tecnologia do Airbus. Ele acabou demitido da Air France, acusado de insano, teve seu brevê revogado definitivamente e ainda passou por vários estabelecimentos prisionais franceses, maiormente manicômios. Norbert Jacquet escreveu um livro sobre o caso, intitulado Airbus.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_Air_France_296#c

Responder

Fabio SP

30 de abril de 2011 às 09h50

Desculpem-me, mas uma criança de 10 anos, com a formação educacional existente hoje no Brasil, não conseguiria colocar as construções gramaticais que aparecem na carta. É fake!

Responder

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 09h57

    Conversei muito com a Aninha ao longo desse mês. Fake é a tua conclusão. abs

    Geysa Guimarães

    30 de abril de 2011 às 11h07

    Dá-lhe, Conceição!

    Alceu Gonçalves

    30 de abril de 2011 às 10h08

    Quequiá, véio!? Somente porque você é limitado o resto do mundo também tem que ser? Nunca ouviu falar de crianças superdotadas?

    AlceuCG.

    Armando S Marangoni

    30 de abril de 2011 às 10h11

    O Fabio SP demonstra o mesmo conhecimento sobre crianças que muitos dos nossos professores.
    A descrença dele parece ser só uma projeção do que ele foi, e talvez ainda seja.

    josaphat

    30 de abril de 2011 às 11h39

    Você devia é agradecer aos maus professores, que antes pingar do que secar.

    Pedro Francisco

    30 de abril de 2011 às 10h12

    Pois é fabio SP!! Se dependesse SÓ da "educação" (FAKE…) dos últimos governos do Estado de São Paulo, é bem provável que não tivesse mesmo condições.

    alex

    30 de abril de 2011 às 10h48

    kkkkkk…é vero…

    Luizão

    30 de abril de 2011 às 10h12

    O seu preconceito encobre a sua visão.: é cegueira mesmo!!!

    mariano

    30 de abril de 2011 às 10h35

    Fake foi o governo do FeFegaga, quer dizer desastre>

    Fabio

    30 de abril de 2011 às 10h48

    Perdoe-me xarapim. A sensação que tenho é que você é no mínimo preconceituoso. Padronizar comportamentos não faz bem a saúde da sociedade. Viva a diversidade comportamental!

    priscila presotto

    30 de abril de 2011 às 11h24

    Meu Deus ,que ranço!
    Fabio ,talvez a redação feita por ela tenha passado por correções ,mas pq duvidar da opinião de uma cidadã?
    Chega pra lá….

    Conceição Lemes

    30 de abril de 2011 às 11h39

    Priscila, te garanto: esta é a Aninha, mesmo, sem correções de terceiros. A mãe nem sabia que ela tinha postado aqui no Viomundo. Acontece que está bem à frente da idade dela. O legal é que ela é criança. Emocionante. Vc ouviu o áudio da nossa entrevista? Foi um presente tê-la conhecido.
    bjs

    Antonio Sousa

    30 de abril de 2011 às 15h56

    Conceição, a exposição das idéias da Aninha, com tal clareza e correção gramaticais deveria ser a regra, e não a excessão às nossas crianças. Esse anjo certamente conta com todo o desvêlo dos pais no incentivo à leitura, ao respeito pelos desiguais, à intransigência com as injustiças. Criança tem que brincar, estudar e ser feliz. Fico feliz em ler as opiniões dessa adorável criaturinha.
    E você Aninha, se quiser ganhar um avô que mora em Natal e que você pode visitar quando achar melhor, pode considerar-se minha primeira neta. Creio que divergiríamos apenas no tocante ao futebol, sou Botafogo roxo. Mas tenho todo o respeito pelo Flamengo e sua imensa torcida.
    Um beijo para vocês duas.
    Antonio Sousa

    priscila presotto

    01 de maio de 2011 às 12h57

    Oi Conceição ,não duvidei de nada não ,apenas uma hipótese levantada para réplicar ranços de gente que acha que aos dez anos não existam cidadãozinhos que tenham lucidez .Vou escutar o áudio com o maior prazer e orgulho .
    Beijão

    Conceição Lemes

    01 de maio de 2011 às 13h11

    Eu sei, Priscila. Ouça. Vale a pena. BEIJÃO (com maiusculas), como me escreve a Aninha

    priscila presotto

    01 de maio de 2011 às 15h43

    Conceição ouvi tudo Eta mimininha 100000000000000000!

    BEIJÃO proce maiúsculo também

    Fabio SP

    30 de abril de 2011 às 20h26

    Em nenhum momento duvidei da opinião da menina e concordo mesmo com o conteúdo do depoimento.

    Daí, querer me convencer que ela escreveu essa carta conforme o post menciona parece coisa do PIG.

    El Cid

    30 de abril de 2011 às 23h46

    … ah, agora né ??

    tsc, tsc, tsc…

    El Cid

    30 de abril de 2011 às 13h55

    … assim como a inveja, o seu preconceito te corrói por dentro, troll de meia-tigela !!

    jose aparicio correa

    30 de abril de 2011 às 15h42

    OUça a entrevista dela quem sabe você aprende alguma coisa?

    Gerson Carneiro

    30 de abril de 2011 às 15h51

    Acontece que a Aninha, diferentemente do Fabio SP, não fora educada na escola dos tucanos. A Educação tucana é que é fake cumpadi, daí gera esse padrão de criança ao qual você se refere.

Roberto Ribeiro

30 de abril de 2011 às 09h46

ANINHA.
Que orgulho!
Ganhei o meu dia!
Que mais de bom Deus pode estar me reservando para o dia de hoje, além da entrevista da ANINHA?!
Que Deus continue lhe abençoando menina!

Responder

    José Manoel

    30 de abril de 2011 às 17h35

    Roberto: com certeza a Aninha não assiste à Grobo!!!!!!! heheheheheheheheheh

Elton

30 de abril de 2011 às 09h38

Essa menina é uma dádiva!!! Já se poderia dizer que não só não tem como nunca terá a cabecinha deformada pelos preconceitos espalhados pela mídia tradicional (o PIG) e pelos pais, principal fonte de propagação de raciocínios incorretos.Tenho dezenas de alunos nessa faixa etária e muitos já vêm com frases feitas de casa tas como: "Sou contra cotas" (será que sabe realmente o que diz e por que diz?), "Lula é analfabeto", etc, etc, etc.
E como é DIFÍCIL demolir esse tipo de idéia!!!
Ana Giulia tem futuro!!! e dos bons!

Responder

Marco Santo

30 de abril de 2011 às 09h33

Sugiro que esse post seja espalhado pela Blogsfera. A Aninha deu uma lição grande a nós todos e principalmente ao prof. universitário aleluia…………..ALELUIA para nós termos um ANJO dessa luz verdadeira.

Responder

chicorasia

30 de abril de 2011 às 09h24

Quino ficaria orgulhoso da nossa Mafalda.

Responder

Armando S Marangoni

30 de abril de 2011 às 09h21

A Ana Giulia chama de limpo o que acredita ser verdadeiro, e de "nada legal" a demonstração de despeito do Sr. Aleluia no caso da Universidade de Coimbra.
Alô Rubem Alves! Ei-nos no caminho de um futuro melhor.

Responder

Márccio Campos

30 de abril de 2011 às 09h17

que beleza!!

que história!!!

ainda por cima, flamenguista!!!!!!!… não tem preço…

Responder

    V. Souza Magalhães

    30 de abril de 2011 às 11h37

    Pois é…ninguem é perfeito, eh,eh,eh.

Luis

30 de abril de 2011 às 09h10

Poxa. É de engasgar. Acho que o Lula poderia criar o partido dos chorões. É ler o post, ouvir a prosa e desabar. Tem gente que cresce prá dentro. Essa Aninha, desde miudinha, parece que é um desses casos. E olhe que ela não parece adulta, coisa nenhuma. Ela é exatamente uma criança. Mas um criança plena, sincera e porreta. D. Aninha, vê se reserva um tempinho ainda para brincar.

Responder

Vander

30 de abril de 2011 às 08h58

Muito legal o depoimento desta menina. Ai vai o meu
Entrei na graduação mais velho, com 25 anos no início de 1998 no final do primeiro mandato do Fernando Henrique, e o Paulo Renato era o ministro da educação. Foram cinco anos de greves e visível sucateamento das universidades Federais. Nesta época já tinha como meta continuar meus estudos, ou seja, fazer mestrado e doutorado. Quando estava finalizando a minha graduação, existia um projeto do ministro Paulo Renato de não conceder bolsas de mestrado a pessoas com mais de 27 anos e eu tinha 30, isto em 2002. Para minha sorte o Lula ganhou as eleições neste mesmo ano e a política com relação a educação superior mudou, onde a partir de então observou-se um considerável aumento no investimento em pesquisa e formação de doutores. Graças a um metalúrgico analfabeto hoje eu tenho o título de doutorado.

Responder

    @cab3ssa

    30 de abril de 2011 às 11h32

    Que absurdo isso! Baseado em que ele concebeu essa idéi estúpida?

    Quanto à Aninha ser uma fakAninha, vocês deveriam prestar mais atenção às crianças, nós crescemos e vamos ficando burros e inocentes úteis, crianças são curiosas e têm por obrigação natural estabelecer uma compreensão do mundo em que vivem, ou não chegam em lugar nenhum. Aninha foi estimulada desde a infância e estudou em bons colégios, infelizmente é excessão à regra de gerações perdidas dentro de escolas fakes de estados e municípios.

Urariano Mota

30 de abril de 2011 às 08h57

O bom repórter descobre pessoas. Como neste post.

Responder

Omar

30 de abril de 2011 às 08h56

"Eu e muitos leitores ficamos embasbacados. Babando, mesmo!"…
Eu também !]
Deve-se pensar em evitar uma exposição nociva da menina, mas eu gostaria de vê-la e um bate papo…
Utilize agora sua sensibilidade humana e jornalística e vá em frente!
Abç

Responder

Hélio Pereira

30 de abril de 2011 às 08h38

Puxa,
meus sentimentos pelo pai dela,que foi uma das vitimas deste voo da Air France.
Parabéns a esta menina,que fez uma analise brilhante do comportamento de certos políticos que posam de donos da Verdade.
Esta menina não é 10 ela é MIL.

Responder

monge scéptico

30 de abril de 2011 às 08h38

Viram? O que dizer mais? Dessa vez o missivista preconceituoso, queimou-se de vez.
Uma criança! que lê, que procura saber, que tem capacidade de discernimento, diga-
-mos precoce.
Condenou fhc/cerra(é um sistema binário a dupla aí) ao limbo da história.
Quanto ao carteador, sugiro; desça do pedestal ó estátua!.

Responder

Maria José Rêgo

30 de abril de 2011 às 08h34

Nossa! fiquei muito orgulhosa dessa brasileirinha. Concordo com tudo que ela falou. Parabéns ao Viomundo por esta pérola.

Responder

Teca

30 de abril de 2011 às 08h33

Que menina simpática, sensível e inteligente! Delícia saber dessa qualidade de pessoa nas novas gerações. Beijoca pra você, Aninha, e um carinho especial pela sua perda. Tambéḿ perdi meu pai cedo, e ele está presente no meu coração, com sua doçura e bom caráter, até hoje… e já se foram 45 anos. Lembre-se disso, querida menina, seu pai continuará vivo na sua memória de momentos que viveu com ele.

Responder

Klaus

30 de abril de 2011 às 08h14

Parabéns à garotinha, escreve muito bem para os dez anos. Neste ritmo, teremos uma Clarice Lispector aos 14.

Responder

sergio

30 de abril de 2011 às 08h02

Valeu!
É isso aí menina…estou emocionado.

Responder

carlos quintela

30 de abril de 2011 às 07h55

Sei não, acho que o Aleluia não vai entender o que a nossa Aninha (desculpe-me pela intimidade) quis dizer afinal ela não tem curso superior e sua educação ainda deixa muito a desejar, né?
Agora falando sério. Parabéns Aninha! Você realmente é uma brasileirinha de muita fibra. Precisamos de mais gente como você.

Responder

Armindo

30 de abril de 2011 às 07h51

Se o país produziu um Lula que não fez o curso superior. Imagina os Lulas que viram com as universidades criadas por ele!!!!!!!!

Responder

Volnei João Meller

30 de abril de 2011 às 07h49

Tenho 56 anos. Tenho testemunhado a barbárie travestida de modernidade ocupando os espaços da vida social. Me emocionei. Obrigado Ana Júlia…

Responder

Marcio

30 de abril de 2011 às 07h37

Q lindo… Muita lucidez… Precocidade do bem!!!!

Responder

Urariano Mota

30 de abril de 2011 às 07h31

O bom repórter descobre pessoas. Como neste post.
O mau, cumpre tarefas. E mal.

Responder

Gilberto

30 de abril de 2011 às 07h20

bravos, bravos…

Acesso o viomundo todos as manhãs…é, sem duvida, minha principal fonte de informação.
Hoje o viomundo me deu além informações esperanças… é muito legal ver que existe uma nova geração… Espero que muitas Aninhas sejam tão espertas quanto a nossa Aninha…
Notebook R$ 1500,00; Acesso a internet R$ 50,00; Acordar pela manhã e ler uma matéria como esta, não tem preço…
Bravos, às duas meninas, a entrevistada e a entrevistadora

Responder

Gerson Pompeu

30 de abril de 2011 às 07h13

A Aninha Zortea é bem mais esperta do que muita gente que eu conheço. Tudo indica que terá um futuro brilhante.

Parabéns, Aninha, e não se esqueça de ser criança enquanto pode.

Responder

ana db

30 de abril de 2011 às 07h12

O Brasil está salvo com essa geração.

Responder

Jose Medida

30 de abril de 2011 às 07h11

Dá gosto ver uma criança assim. Dá para nós persistirmos na luta por um mundo melhor. Parabéns por esta magnífica matéria.

Responder

GilTeixeira

30 de abril de 2011 às 07h10

Fiquei arepiadinho. Falazr o quê?
Um grande beijo desse velho rabugento, Aninha!

Responder

Antonio carlos Gomes

30 de abril de 2011 às 07h07

O quanto vale a consciência,-Aninha deixo aqui meus sentimentos pela perda prematura de seu Pai.Sei o quanto dói ,pois acabo de perder o meu.Importante é que ele conseguiu o feito de deixar aqui um ser humano com consciência,e que têm na justiça seus parâmetros.Felicidades e que DEUS a abençoe sempre ,e que você um dia venha a participar da política brasileira,quem sabe como uma dirigente do nosso país..

Responder

FrancoAtirador

30 de abril de 2011 às 06h49

.
.
Ainda há esperança!
.
.

Responder

LUIZ HENRIQUE AMORIM

30 de abril de 2011 às 06h20

Quer saber quem é Aleluia? Pergunte a nós, baianos. O ideal é não falar muito dele, para que não venha ganhar o destaque que não merece. Assecla pouco brilhante de ACM, isso diz tudo.

Responder

Marcos

30 de abril de 2011 às 05h56

Muito legal!
Valeu, Aninha!

Responder

Gerson Carneiro

30 de abril de 2011 às 04h55

Aninha Zortea, dez anos… e ainda existe gente adulta, idosa (69 anos), que acredita que pode enganar inventando episódios como o da bolinha de papel. Daí o partido entra em decadência e não sabe o porquê (PSDB, e o DEM do Aleluia, estão se esfacelando).

Responder

MAURICIO JOSE

30 de abril de 2011 às 03h04

Que maravilha , estou feliz e muito emocionado , o Brasil esta mudando mesmo , e a internet esta contribuindo e muito para isso , uma criança brasileira de apenas 10 anos que esta ligada em problemas sociais do nosso País . Fala do nosso presidente lula , critica o aleluia de forma conciente , e ja aprendeu cedo o que muitos Letrados ainda nâo entenderam ; a vida é cair levantar lutar aprender ,chorar como nosso presidente lula seja de felicidade ou por tristeza , essa é a maior escola e o PRESIDENTE LULA , provou isso ao Brasil e ao mundo . Um homem simples , semi analfabeto , que mal sabia falar , mas que acreditou em si e em nós ,um trabalhador que mudou o Brasil . O nosso futuro esta nas mâo de garotas como vc ANA , vc ja esta lutando pelo seu BRASIL , por isso eu ti agradeço , hoje mais do que nunca tenho orgulho do meu BRASIL , orgulho de vc ANA BRASILEIRA DA SILVA .

Responder

Makenshi

30 de abril de 2011 às 02h33

Criança índigo (ou coisa do tipo) com certeza @[email protected]

Responder

Geraldo

30 de abril de 2011 às 02h32

Essa menina é MUITO inteligente.
Nocauteou Aleluia.
Será que é pq ela aparenta ter muito mais de 10 anos, ou o Aleluia é q parece ter menos de 10???
A blogosfera é incrível. Já imaginou a Folha perguntando a opinião de uma criança de 10 anos sobre política? Não combina. Essas preciosidades só são lapidadas em meios realmente democráticos de comunicação.
Ana quero te ver brilhando no nosso Mengão! Bjs.

Responder

Eduardo José

30 de abril de 2011 às 02h11

Bem-vinda mesmo Ana!

Obrigado por nos trazer essa boa notícia. Conheço algumas crianças e adolescentes que pensam como você. Esses dias atrás um menino, filho de fazendeiros (que detestam o Lula) se perguntou e perguntou aos outros numa roda de conversas (daquelas da classe média antiga para execrar o ex-presidente).
Foi então que o menino, isento, sem muita malícia política, mas muito sábio, e realmente isento (pois haviam lados pró-Lula e contra Lula – a maioria) arrematou?:

"Se o cara é tão ruim como vocês falam, porque o Brasil nunca cresceu como antes? Porque em todos os livros nos falam que 'antes era bem pior'? Não entendo porque vocês mais velhos falam que antes se comia pior, os carros eram velhos e as casas ruins… Vocês querem voltar para aquela época?"

Fim de papo familiar…

Responder

Geraldo

30 de abril de 2011 às 02h11

Emocionante. Sem mais.

Responder

Wagner Martos

30 de abril de 2011 às 02h08

Putz eu nem sabia que o Aleluia tinha escrito tal carta.. Mas é um zé ruela mesmo.
Não me parece que seja uma simples questão de inveja, preconceito ou qualquer outra patologia no âmbito da normalidade, daquelas que o cidadão continua vivemdo… O Aleluia é uma besta fera, coisa da metafísica.
Deuzulivre….

Responder

@LuisArthur

30 de abril de 2011 às 01h56

Fofíssima! Adorei! Uma honra para nós, leitores, podermos compartilhar nossos comentários com uma garotinha tão sábia!

Responder

André Ribeiro

30 de abril de 2011 às 01h52

Acabei de acessar o blog e fiquei impressionado com esta menina,o mundo precisa de mais crianças como ela.
Assim teremos uma chance de sairmos no futuro do abismo para o qual estamos caminhando.

Responder

O Mundo em Notícias

30 de abril de 2011 às 01h33

Aleluia! Estou extasiado! Essa garota é simplesmente maravilhosa. Tem pela frente um futuro promissor. SEJA FELIZ, ANINHA!

Responder

SILOÉ

30 de abril de 2011 às 01h27

Aninha,
Quando na ocasião li o seu comentário eu não acreditei que você só tivesse 10 anos, nem tanto pela maneira de escrever mais pelo interesse ao tema abordado.
São raros os adolescentes que se interessam por política.
Que você seja um exemplo pra todos eles.
Beijos.

Responder

Rasec

30 de abril de 2011 às 01h27

Obrigado Viomundo!
Quanta emoção ao ouvir essa pérola!
Parabéns a sacada e a habilidade da Conceição!
Uma nova maneira de fazer jornalismo!
Excelente!

Responder

@cab3ssa

30 de abril de 2011 às 01h23

Essa menina vai looonge!

Responder

Roberto

30 de abril de 2011 às 01h14

Com 10 anos ela já muito mais inteligente e observadora que o tal Aleluia,que é um velhote que passou a vida em branco e não aprendeu nada a não ser patifaria e mesquinhez. O cara é uma foça a céu aberto.

Responder

paulo tenório ramos

30 de abril de 2011 às 01h09

Parabéns Aninha,pela maturidade e inteligência.Desculpe a minha ignorância o que eu vou escrever.Quando eu li o seu comentário eu achava que não fosse verdade o que eu estava lendo ,achava que era muito para uma criança com tão pouca idade escrever dessa forma,ainda mais sobre política.Se eu não tivesse lido o texto dessa matéria até o final e não entrado no seu BLOG,eu juro que ia achar que seria uma grande armação.Sou solidário com a sua causa menina.Que Deus te ilumine sempre!Vc acaba de ganhar mais um fã .Parabéns mais uma vez!

Responder

Rildo França

30 de abril de 2011 às 00h44

Mas que maravilha, Azenha, é de emocionar! Como diria o Benito di Paula, "que beleza, ô, que beleza"!!! Dá-lhe, Aninha, bem que dizem que essas crianças de hoje são diferentes, a menina é mais conhecedora do que é um Brasil para Todos do que o PiG inteirinho, mesmo porque é até covardia, o PiG parou em 2002, ano em que a Aninha ainda era bebê, rs, ou seja, ela está quase dez anos na frente dele, rsrs, demais, Azenha, parabéns!!

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.