Álvaro Rodrigues: Enchentes em São Paulo não melhoraram

Tempo de leitura: 2 min

É preciso eliminar a fonte original dos problemas com as chuvas: a total ausência de regulação técnica adequada do nosso crescimento urbano

por Álvaro Rodrigues dos Santos, em Tendências/Debates da Folha de S. Paulo

Mal começaram as chuvas do verão 2010/2011 e as enchentes voltam a atormentar a vida dos moradores da metrópole paulistana. Diante dos anualmente repetidos relatórios oficiais dando conta de variadas realizações de programas de combate às enchentes e da realidade crua, mostrando a todos que não houve nenhuma melhora substancial na extensão e na intensidade das enchentes, há que se perguntar: o que falta realmente para que a metrópole seja aliviada desse absurdo flagelo?

Fundamentalmente, e essa deveria ser a primeira e principal providência de qualquer programa de combate às enchentes, é preciso parar de errar. Às escâncaras dessa desgraça toda, a metrópole continua a crescer cometendo os mesmos crassos erros que estão na origem das enchentes e em sua contínua intensificação.

Entre eles estão a prevalência da cultura da impermeabilização e a expansão da mancha urbana por espalhamento horizontal sobre regiões progressivamente mais montanhosas, desmatando, produzindo áreas planas por terraplenagem, expondo solos a violentos processos erosivos, com geração anual de milhões de metros cúbicos de sedimentos que, por assoreamento, comprometem drasticamente a capacidade de vazão de nossos rios, córregos e drenagens construídas.

Essa é a equação básica das enchentes, volumes crescentemente maiores de água, em tempos sucessivamente menores, sendo escoados para drenagens naturais e construídas progressivamente incapazes de lhes dar vazão.

Essa é a realidade, e não haverá milagre tecnológico que conseguirá algum bom resultado sem que se elimine a fonte original de nosso enorme problema: total ausência de uma regulação técnica adequada do crescimento urbano. Ou seja, antes de mais nada, é preciso que as maiores autoridades públicas estaduais e municipais deem um sonoro tapa na mesa e imponham a elementar decisão: “A partir de hoje, paramos de errar!”.

Com essa essencial decisão tomada, cabe então inteligentemente agir sobre o enorme passivo urbano acumulado, consequência dos erros até então insensatamente cometidos, e isso implica dar continuidade às ações estruturais de ampliação da capacidade de vazão de nossos principais rios, com seu permanente desassoreamento.

Implica também a profusa implementação de ações não estruturais, voltadas a aumentar a capacidade de retenção de águas de chuva em toda a metrópole.

Destacam-se entre essas ações: a desimpermeabilização dos espaços urbanos públicos e privados; a instalação de pequenos e médios reservatórios domésticos e empresariais de acumulação e infiltração; o intenso plantio de médios e pequenos bosques florestados; e o rigoroso e extensivo combate à erosão nas frentes de expansão urbana, assim como o combate ao lançamento irregular de lixo e entulho.

Por fim, precisamos conceber um plano de combate às enchentes que tenha articulação metropolitana, o que possibilita a reunião de todas as iniciativas sob diretrizes técnicas e gerenciais comuns.

* Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo, é consultor em geologia de engenharia, geotecnia e meio ambiente. Foi diretor de Planejamento e Gestão do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e diretor da divisão de geologia. É autor, entre outras obras, de “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

herivelto canales

As enchentes melhoraram muito mesmo.
Cada ano as inundações aumentam.
Quer mais melhora que isto?

Geysa Guimarães

O que falta para a prevenção? PREVENIR.
É o que Kassab não faz.

Alvaro Tadeu Silva

4 ou 5 de janeiro de 2005. Eu andava pela calçada do lado par da Avenida Paulista, próximo ao Instituto Pasteur. Operários instalavam tapumes para uma obra. Reclamei, os tapumes inavadiam o passeio público. Um empregado, que devia ser mestre de obras, garantiu que estava autorizado pela prefeitura. Haviam tido problemas com a Marta, mas com o Serra, receberam autorização para a construção de mais um espigão. Detalhe da velocidade dos órgãos de fiscalização da prefeitura na gestão Serra: ele não tinha nem uma semana como governador, mas já havia autorizado a construção de um espigão polêmico. Isso constratou com a lerdeza para recolher duas luminárias abalroadas por veículos na Avenida 9 de Julho. Demorou 4 meses para recolhê-las e não botaram outras no lugar. A iluminação era novinha, uns seis meses de inaugurada pela Marta.

Alvaro Tadeu Silva

A gente não é adivinho, mas há cretinices na administração pública que até eu adivinho o que vai acontecer. Em 2008 Kassab trocou as calçadas de pedras portuguesas da Avenida Paulista por placas de cimento liso. Falei para todo mundo, é uma insanidade, impermeabilizou totalmente as calçadas, a água vai vir toda para os jardins ou para a Bela Vista, dependendo do lado da avenida. À parte o mistério do destino das pedras (a R$ 40,00 o metro quadrado, avaliei em R$ 3 milhões, pouco dinheiro para a Prefeitura, mas muito dinheiro para o paulistano médio. Se alguém souber o destino das pedras portuguesas, me avise, por favor, nem os engenheiros que cuidaram da obra sabiam para onde elas iriam.

Luci

A maioria dos nossos administradores vivem no Brasil, mas não pensam o Brasil, não governam em sintonia com a sociedade, desrespeitam a diversidade do povo excluem os que não são do seu grupo e governam para elese seus grupos.
Porque o Prefeito Gilberto Kassab não nomeou este senhor como Secretário em sua dministração.
Eu cansei de homens na política. Para resolver que as mulheres disputem o poder político, com certeza a administração será mais humana é o principal para a eficiência na gestão administrativa.
Até o PIG teve que publicar a incompetência e descaso. "Com Caixa Cheio Kassab não usa verba reservada" Folha São Paulo. "Prefeitura de São Paulo aplica verbas contra enchente em viaduto na zona leste", Estado

José

VER SE COLA: Os canalhas da Globo estão tentando por a culpa das enchentes no governo federal insinuando uma suposta queda de verbas para prevenção. Corja de pilantras, apostam na ignorancia de muitos para atenuar a culpa de seus comparsas demotucanos.. Bandidos…

FACA

Assisto de rondônia a saga dos paulistanos anos após anos convivendo com essa pouca vergonha que assola a capital, que são as enchentes, olha sou paulista , mais de uma coisa tenho certeza, esse rio tietê representa muito bem a podridão política que são paulo se encontra, anos de desmando e desgoverno. Olha de boa, essa questão das enchentes em são paulo primeirotem que passar por uma tomada de consciencia de sustentabilidade geral, não se pode agredir o meio ambiente desse geito, ou são paulo acaba com as sacolas plásticas e a s garrafas pet e outra porcarias, ou esse poluidores acabaram com são paulo, entopem tudo basta chover, viviamos sem isso no passado. essa falta de conscienscia ecológica dos paulistas e uma vergonha. mais tambem vão gostar de porcaria la longe, a dezesseis anos votam em tucanos. Mais quem sabe mesmo de ecologia era raul seixas, que dizia "mecheram muito com o planete, o planeta como um cachorro eu vejo, quando não aguenta mais as pulgas se livra delas no sacolejo“

malu

Claro que as enchentes melhoraram. Estão cada vez mais poderosas. Aqui em São Paulo elas se criam. O governo demotucano conseguiu fazer do Rio Tietê uma tragédia, quando prometia que iria até recuperá-lo para banhos. É incompetência demais, roubalheira demais. Ah, aqui na baixada, foi descoberto um enorme vazamento dos esgotos da Sabesp no mar do Guarujá. As praias de Pitangueiras e Enseada estão cheias de m*, mais que a média. Explica-se a quantidade de pessoas que passaram tão mal na semana passada, lotando os postos de atendimento públicos. Depois, ficam culpando os vendedores de biscoitos…

Luci

Mérito, competência e prioridades na gestão política administrativa, privilégios e distinções aos bairros ricos, o que é que a chuva tem a ver? E os capitalistas da construção civil continuam construindo palacetes e espigões, sem se preocupar com meio ambiente. Desrespeitaram rios, córregos agora como afirma o jornalista indiano Devinder Sharma "Você tem que decidir: a árvore, ou o PIB?" http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5

jefferson

Ao contrario do que a hiena disse Lula ganhou em são paulo em 2002 na disputa a presidencia.

Paulo Villas

Sugiro que o governo paulista copie o carioca , contratar o Instituto Cacique Cobra Coral , êle faz a chuva sumir , e esconde a incompetência.

Gerson Carneiro

Pensando melhor começo a achar que Paulo do Amaral está pendurado em algum cabide da administração demotucana e compareceu aqui para tentar desviar o foco da lambança do secretário do Kassab, Ronaldo Camargo.

Gerson Carneiro

Começo a pensar que esse sujeito Paulo do Amaral é a nova identidade do klaus.

    El Cid

    … será que é a nova identidade do "Herr Sem Tutano" ??

Paulo do Amaral

Já pensou ver o ômega do ex presidente de baixo dágua???

Ou vocês pensam que em cidade governada pelo PT tambám não alaga???

Já sei, Osasco, Carapicuíba, Guarulhos, SBC, chove e não alaga porque são governadas por petistas.

A tá, mas a culpa é SÓ DO SERRA….

    Sebastião Medeiros

    Parece que a central de calúnias do Zé Baixaria não foi desativada após a sua derrota nas últimas eleições,pelo contrário está funcionando a todo vapor.

Sergio José Dias

São Paulo tornou-se uma grande "ilha de calor", que provocam grandes níveis de evaporação. De uma cidade caracterizada pelas garoas, que assisti quando ai estive há 30 anos atrás. Ela atraiu para si as grandes trombas d'água, chuvas de convecção poderosas, irradiadoras de enchentes furiosas e destruidoras. Quantas áreas verdes tem esta cidade? Como anda o Tietê? Só ouço de São Paulo falar-se de rodoanéis, grandes construções, metrôs, riqueza construída com concreto armado. Estão ai, as consequências.
Afinal são 20 anos de DEM e PSDB, de especulação imobiliária e crescimento urbano desordenado, de aversão à presença dos pobres e isolamento dos mesmos à grande distância do centro da cidade. Afinal como diz "Os Racionais": "Peiferia é periferia." Enxotaram os pobres para locais cada vez mais distantes e forjaram um verdadeiro tapete de concreto que impede a drenagem das águas das chuvas. Agora para reverter-se tal quadro impõe-se medidas drásticas e politicamente difíceis de serem tomadas. É preciso humanizar-se a cidade e construir-se mais áreas públicas onde a natureza se manifeste com todo o seu vigor, ou seja, mais parques públicos e menos "shopping centers".

Benedito

A cidade de São Paulo é o exemplo perfeito do quão importante foi a eleição da Dilma.

Explico. A Marta fez um governo bastante interessante na capital. Vou citar alguns exemplos.

Nos transportes, enfrentou a máfia dos ônibus e lotações e conseguiu reorganizar o transporte público. Não resolveu o problema, mas começou a indicar o caminho: grandes corredores de ônibus ligando os bairros ao centro. E, nos bairros, minivans fazendo apenas o trajeto local, mas interligadas aos corredores. Pra dar certo, implantou o bilhete único. Com o fim da máfia, conseguiu melhores condições para negociar os preços das passagens.

Na educação, criou os CEUs em plena periferia. Os CEUs não eram apenas escolas, mas sim, inclusão à cidadania com educação, equipamento de primeiro mundo (piscina, pisos de tábua corrida, essas coisas), escolas de música e abertos no fim de semana para o lazer da comunidade. Na gestão dos CEUS, além da Prefeitura, também havia líderes comunitários. Além disso, as escolas municipais passaram a fornecer alimentação de verdade (arroz, feijão, macarrão, salada, bife e sobremesa), dispensando os enlatados.

Na inclusão à cidadania, abriu a avenida Paulista aos domingos para grupos de arte, teatro e esportivos da periferia terem um espaço de convívio e integração com a população do centro urbano. Ou seja, tentou ocupar as ruas com arte e esporte e, pelo menos aos domingos, mostrar que o espaço da Paulista é de todos.

Promoveu programas sociais na periferia. Nos bairros onde esses programas foram implantados, houve um decréscimo sensível na criminalidade.

Construiu vários piscinões e aprovou um novo programa de urbanização da cidade. As enchentes caíram substancialmente durante os quatro anos da sua gestão. Sem falar, ainda, que não houve registro de mortes de sem-tetos por causa do frio.

Os projetos da administração Marta eram baseados nos estudos do Márcio Pochman sobre o perfil da população paulistana. Pochman, brilhante economista e pesquisador da Unicamp, foi galgado para a presidência do Ipea no governo Lula, o governo que começou a mudar o perfil do Brasil na área social.

O paulistano deu um dedo pra Marta e elegeu o inominável. Em seguida, elegeu o filho do inominável, derrotando mais uma vez a Marta. Eleições que obtiveram a "contribuição" do PIG na disseminação de boatos e falsas notícias sobre a administração petista. Todo o programa de inclusão cidadã que a Marta iniciou foi pro buraco. É claro que o governo dela não foi perfeito. Aliás, o do Vaticano o é? Mas o governo Marta começou a indicar um caminho para a cidadania ampla e irrestrita.

No início deste ano, foi o fim da picada o Alckmin, ao assumir o governo do Estado pela terceira vez, dizer que vai acabar com a miséria em São Paulo. Depois de 16 anos de tucanato no Estado mais rico da federação, só agora um tucano lembra disso. Ou seja, lembra do quão incapazes e elitistas eles foram nos últimos 16 anos. Vamos ver do que ele será capaz.

Mas o fato é que, se a Dilma não tivesse sido eleita, todo o avanço cidadão do governo Lula iria certamente pelo esgoto. Assim como a cidadania foi pro esgoto – e hoje flutua nas águas das enchentes – na capital dos paulistas depois que o inominável e sua gangue ganharam as eleições.

    Paulo do Amaral

    Ainda bem que ela foi EXTIRPADA da prefeitura da capital, primeiro por Serra, desbancou ela e Lula aqui, e depois por Kassab…. ufa… ficamos livres de tanto progresso e eu nem sabia….

    Ciao, em Sampa vocês naõ se criam.

    dukrai

    o trollzinho está nervoso. o Vampiro Brazileiro emplacou duas lenhadas pra presidente, o geraldinho opus dei uma, o nunKassab tá de mudança pra oposição em sp e o o trein em sunpaulu está desgovernado. só de pensar no Lulinha candidato a governador de sp corre um frio na espinha da tucanada.

    El Cid

    vai gostar de defecar no tabuleiro, hein ??

Paulistano

Não adianta!..glub,glub…Aqui, glub…petista não se elege!…glub,glub….
Os …glub…tucanos são…glub,glub….o máximo…glub,glub,glub….

Gerson Carneiro

E a cara lisa do secretário do Kassab na tv pela manhã tentando convencer que tudo estava sob controle.
Pouca vergonha esta que nosso colega klaus quer negar na administração demotucana.

    Paulo do Amaral

    Garulhos, Carapicuíba, Osasco e pasme, São Bernardo do Campo, estão na mesma situação, tudo alagado também, todos são prefeitos do PT, alguns reeleitos.

    Esses prefeitos também não tem vergonha na cara ou não tem culpa de nada por serem do PT?????

    Gerson Carneiro

    é que o Município é subordinado ao Estado.
    quanto ao Estado tenho dúvidas se você tem noção de quem o controla há 20 anos.
    mas não vou te dizer… quem sabe um dia você descobre.

    Maurício

    Paulo, as obras de limpeza e drenagem do Tietê e Pinheiros são de responsabilidade do governo do Estado portanto culpa do PSDB sim, principalmente do Serra que preferiu investir em propaganda para se eleger presidente do que nessas áreas. Pelo menos parece que o Alckmin está revertendo algumas dessas "burradas".

ana

O ação política do PSDB é privatizar. Estão os super técnicos, competentes e super éticos do Partido estudando como privatizar as chuvas de São Paulo; estão negociando com São Pedro…
Enquanto a negociação caminha, a CESP está sendo vendida para o Governo Federal.
Ao final desta gestão, não sobrará nem o Palácio do Bandeirantes para o sucessor!

augustodafonseca13

Digo e repito: o papel da chuva é chover, do governador e dos prefeitos fazer obras de drenagem e macro-drenagem e da imprensa é denunciar as omissões governamentais sejam tucanos ou não os seus mandatários.

Pois bem, todos os alagamentos, inundações e transbordamentos de rios, no Estado de São Paulo, e especialmente na capital e arredores, são decorrência dos ridículos investimentos realizados em drenagem e macro-drenagem, pelos sucessivos governos tucanos e do DEM (prefeitura da capital).

Se esses governantes fossem do PT, as denúncias seriam diárias – como ocorreu com a Marta Suplicy. Nessa ocasião, a imprensa não falava que a chuva provocara inundações. Ela denunciava a prefeitura pela não realização da obra A ou B e martelava nisso o tempo todo.

A imprensa deveria saber que existe um Plano Diretor de Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Rio Tietê, que completou 12 anos em dezembro de 2010. (Clique aqui para ter acesso a esse plano)

A imprensa deveria colocar dois ou três bons jornalistas para escarafunchar esse Plano Diretor e ir atrás de informações sobre o estágio atual da sua implementação.

Os projetos futuros do plano diretor, na imagem abaixo, deveriam ser exaustivamente pesquisados.

Texto completo em:

A imprensa é co-responsável pelos alagamentos em São Paulo
http://migre.me/3yiVn

*

Duarte

Hoje deixei o carro na garagem, e fui de Pirituba ao centro de onibus, e, no retorno proximo das 22:00 horas, depois de 20 minutos de espera, consegui pegar o onibus de volta(nova tarifa de R$3.,00), e fiquei preso dentro desse coletivo por mais de 2(duas) horas no percurso da Rua Guaicurus, no Bairro da Lapa. Dentro do onibus, passageiros resignados avisando pelos respctivos celulares, seus familiares, e ao mesmo tempo assistindo lá fora, transeuntes com agua pelo joelho, e outros tentando salvar carros, moveis e utensilios. Depois de muito tempo consigo chegar em casa, cansado, indignado. Ligo a TV, e as reportagens mostram rapidamente cenas das areas alagadas, observando sempre o grande volume das aguas e os corriqueiros sacos de lixo(boiando), mas não fazem qualquer menção aos agentes ou representantes dos poderes publicos compententes, que não o são em tempo algum, nos dias de hoje …

    Paulo do Amaral

    É mesmo, é???

    Olha, quanto a tarifa de ônibus, eu sinto te dizer, mas isso é reajustado por contrato, em São Paulo, Recife, Amazonas, Marte ou Plutão, põe a culpa no Lula e na Dilma, pois são esses dois que estão deixando a inflação voltar, se não tivesse essa inflação culpa de Lula e Dilma NÃO TERIA REAJUSTE.

    A inflação está voltando e isso faz parte do custo de eleger Dilma. essa é a verdade.

    Lula gastou o que tinha e o que nao tinha, a fatura está chegando e Dilma vai ter que dar conta das lambanças de Lula.

    dukrai

    trollzinho de plantão enquanto durar a enchente.

    malu

    Isso mesmo, amiga! A culpa é do Lula, está escrito na Veja.

Lolie

Picolé de Chuchu rever prazos e avalia não ser possível terminar até 2014 boa parte do que era divulgado pela gestão tucana de José Serra:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/857286-sp-

Ou seja a propaganda enganosa que Çerra fazia na TV era mentirosa. Apenas uma de quatro linhas de metrô anunciadas pelo demotucano está bem-encaminhada para conclusão até a Copa.

E ainda tem gente que diz que paulista sabe votar!

carlos antonio lopes

Acho que calçadas ecológicas feitas com placas de cimento cercadas de grama ajudariam bastante a dissipar a água das chuvas.Outra saída seria isenção ou redução substancial de iptu para quem construir obras de reaproveitamento das águas das chuvas.Isto seria uma maneira da prefeitura, que já comprovou ser incapaz de resolver o problema, deixar que a iniciativa privada o faça pelo menos em pequena escala.

Marat

Mas as enchentes melhoraram sim. Estão cada vez mais poderosas e destruidoras. Sabe por que? Por que aqueles que DEVERIAM fazer algo, não fazem. Estão praticando o que sabem fazer de melhor: mutretas e especulação imobiliária. Asa enchentes vão bem, obrigado!

jura

"e o rigoroso e extensivo combate à erosão nas frentes de expansão urbana, assim como o combate ao lançamento irregular de lixo e entulho."

Como assim? todo lançamento de lixo e entulho em SP é irregular. Basta ver o lixo boiando rolando ladeira abaixo quando chove. É assim que funciona a coleta municipal de lixo. A Prefeitura é quem mais suja a cidade.

Nelson Alves

Eu sei que tem milhões de pessoas que vivem em SP Capital que sofrem,reclamam mas na hora de mudar,estão lá votando sempre nos mesmos.Por gratidão a estas pessoas e a preço,O Prefeito KASSAB resolvera por vez o Problema,ira decretar o Programa para todos – MEU BARCO MINHA VIDA – Ou será a ARCA DO KASSAB ,vamos ver o que os vereadores aprova …

Gerson Carneiro

"o que falta realmente para que a metrópole seja aliviada desse absurdo flagelo?"

Falta vergonha na cara. Tanto de quem elege os (mesmos) governantes de São Paulo quanto dos eleitos.

Há anos uma draga insiste em retirar entulho do leito do Tietê como a retirar dinheiro dos cofres públicos.

O que falta é cessar todos os contratos existentes e recomeçar tudo novamente. Mas ironicamente só um dilúvio para recomeçar nova vida na administração da cidade de São Paulo.

    Paulo do Amaral

    Velho, se vocês forem depender de chuva e de pedágio para elegeram um Petistas aqui em São Paulo, vocês não levam nunca.

    qua qua qua qua qua….

    Genunio e Mercadante, bem como martinha não deram nem pra saída…. tomaram surras homéricas…de pé nas costas….

    Nem Lula ganha aqui… qua qua qua qua…. nunca ganhou NADA.

    Sabe o que eu mais gosto… São Bernardo do Campo está debaixo dágua também e o prefeito é do PT, Osasco, Carapicuida, Guarulhos, é tudo do PT…. isso vocês nao falam nao é amigo indignado???

    Gerson Carneiro

    Você é só a confirmação da falta de vergonha a que me referi. Ou seja, tá boiando na enxurrada podre demotucana e está dando risada, feliz da vida. "qua qua qua qua …"

    Marcem

    O cara tá se afogando na merda e continua querendo rir dos próprios preconceitos… deve doer menos que dar o braço a torcer…

    dukrai

    seis trollices em 7 horas

    malu

    Tá com Alzheimer? Já vi essa falação lá em cima. Vá ver o Big brother prá ficar calminha, menina. Aqui não é tua praia.

    Paulo do Amaral

    Lula agora nao tem mais o luxuoso avião e helicoptero, …. vai ter que enfrentar o mesmo engarrafamento que eu…vai ficar no mesmo alagamento que eu… ou não??? e outra coisa mano, com certeza ele agora paga pedágio, praça de pedágio não é Forte dos Andradas não, que é tudo as nossas custas, tu acha que ele pagou o pedágio na Imigrantes ou não antes de chegar no forte??? é a vida…. ou paga o pedágio ou volta no próximo retorno… ainda bem que ele é milionário e tem muita grana…. isso ele tem… recebeu quase 700 mil reais do PT pela campanha nao foi??? velho, me explica isso, um presidente no cargo receber como "cabo eleitoral"…. deixa pra la… ele tem muita grana para pagar os pedágios de Geraldinho xuxu….

    Saludos.

    Gerson Carneiro

    Não entendi qual foi a intenção. Quando houver um texto tratando de assunto similar a gente pode até discutir. Abs.

    dukrai

    cinco trollices em 7 horas. vc tá preso pelas enchentes ou tá vivendo de bolsa-esmola?

    Klaus

    Cidade administrada pelo PT não tem enchente, não é verdade?

    Gerson Carneiro

    Você quer negar a pouca vergonha da cara lisa do secretário do Kassab na tv pela manhã de hoje, 11/01/2011, declarando que "está tudo sob controle", diante do caos em que se encontra a cidade de São Paulo?

    E todo o ano essa pouca vergonha se repete. Com a conivência obediente do PIG

    Gerson Carneiro

    Detalhe: conivência obediente do PIG que desapareceu na gestão da Marta Suplicy. E tem mais é que desaparecer mesmo n quando se trata de administração petista. Nada de conluio com o PIG.

Carlos

Paulo do Amaral, pode ficar eternamente com os tucanos para vocês, só o restante do Brasil não quer e nem merece os seus tucanos que governa para uma minoria, talvez você esteja nesta minoria que não sofre com as inchentes, mas se não esta você precisa usar o cerebro que infeita a sua caixa craniana. KKK

Carlos Cruz

Não, elas – as enchentes- melhoraram! Vieram com mais intensidade e força, alagando e destruindo tudo. O que piorou foi a administração paulista, no (des)governo tucano de São Paulo: incompetente, omisso, tacanha para resolver os imensos problemas de 20 anos tucanos. Dizem que a ave tucana não faz ninho, se aproveita dos feitos por outras aves. São Paulo foi construido, com muito orgulho, por TODOS os brasileiros (de norte ao sul), anos de trabalho e dedicação. Os tucanos precisaram pouco mais de 20 anos para destruir todas as conquistas…

José

Midia prostituta e vagabunda….

Sergio José Dias

Faltou dizer que São Paulo tornou-se uma grande "ilha de calor", que provoca grandes quantidades de evaporação. De uma cidade caracterizada pelas garoas, que assisti quando ai estive há 30 anos atrás. Ela atraiu para si as grandes trombas d'água, chuvas de convecção poderosas, irradiadoras de enchentes furiosas e destruidoras. Quantas áreas verdes tem esta cidade? Como anda o Tietê? Só ouço de São Paulo falar-se de rodoanéis, grandes construções, metrôs, riqueza construída com concreto armado. Estão ai, as consequências. São 20 anos de DEM e PSDB, não podia dar em outra coisa.

Marat

Não melhoraram, assim como o PIG não evoluiu: dá uma notinha aqui e ali. No governo federal é marcação cerrada; no feudo de SP, pouquíssimas críticas e milhares de elogios…

    Klaus

    Globonews está desde cedo transmitindo a enchente de SP.

    Marat

    Provavelmente foi dado um comentariozinho, bem rapidinho, afinal de contas, por mais que eles queiram, não podem escondem o sol, ou melhor, a enchente, com a peneira!

Archibaldo S Braga

BEM FEITO PRÁ ESSEPOVINHO IMBECIL DE SÃO PAULO!!! Braga

    Jairo_Beraldo

    Archie, não deseje mal aos outros….eles fazem isso pra nós e olha o que recebem!

Carlos

Mas como as enchentes não melhoraram?
Melhoraram sim senhor!
O que não melhorou foi o trabalho de prevenção…
Enchentes 10 X 0 Prevenção

Marcelo de Matos

É óbvio que o governo não é o único culpado. Todos nós temos nossa parcela de culpa. Nos loteamentos fechados o adquirente de lote é obrigado a manter 25% da área permeável, plantada com grama. No prédio que moro são dois edifícios e quase zero de área permeável. Devia haver fiscalização e proibição de construções desse tipo. Tenho uma casa em Itanhaém na qual resisto em manter jardim com boa área gramada. Meus vizinhos acham um absurdo gastar com grama e jardineiro. Os seus jardins e quintais são todos calçados. É uma tragédia anunciada: um dia a cidade sofrerá uma grande enchente.

    patricio

    " Todos nós temos nossa parcela de culpa. "
    Que exagero, colega.
    Eu não tenho nenhuma casa nem aqui nem em em nenhum lugar. Sou culpado do quê?

monge 1;2 crédulo

Faltam estudos geológicos das regiões sujeitas a alagamentos , e uma gigantesca obra
de engenharia, que já deveria ter ocorrido hhá tempos.
Sendo uma área de pobres aí…………………………………
Cadê o '"jênio"? ISTO É UMA BATATA!!

Edson

Primeira coisa, sem querer ser o dono da verdade, tem que retirar o asfalto da marginal Tietê e colocar ali uma grande área arborizada com ciclovias e parques. O trânsito deve ser retirado para o Rodoanel. Não há necessidade da marginal Tietê com o Rodoanel completo. Depois estudar os mapas antigos de São Paulo (que não é difícil por ser uma das cidades mais antigas do Brasil) e identificar as áreas de bacias e riachos (nascentes e olhos d'água) e revitalizá-los com parques como é feito em Curitiba e estabelecer indenizações ao proprietários LEGAIS com valores REAIS.

Com certeza, alguns ambientalistas "de asfalto" que vivem defendendo a tese de não produzir no Norte do Brasil, irão dizer que é impossível realizar o feito… (quando o Estado vai agir em nossa casa ou em nosso meio… as coisas mudam…)

Fernando

Os especialistas enrolam demais, inventam mil e uma desculpas pra não apontar a causa: o tucanato.

    Jairo_Beraldo

    Os especialistas a quem voce se refere são do PIG?

Elton

Mas sempre o PIG culpa a o população pobre por jogar lixo nos rios………..a responsabilidade NUNCA é atribuída quem deveria.

Paulo

As pessoas pensam que fazer piscinoes aumentar a calha dos rios.. irá resolver.. estão totalmente enganados.. Só para vocês terem uma idéia.. quando chove.. toda agua vai parar em apenas um local.. nos rios, agora pensem comigo.. imagine uma floresta sem nenhum metro quadrado cimentado.. sem nenhum tipo de canalização.. a terra absorve boa parte da agua que vem da chuva.. e mesmo assim tem florestas que causa inundações Ex. Pantanal, Amazonas.. agora vejam a cidade de São Paulo totalmente cimentada e asfaltada e as canalizações que levam toda a agua que cai da chuva para os rios.. é uma falta de bom senso em pensar que fazer piscinões e aumentar a calha do rio vai resolver este problema.

Sem falar que quando se tem muita gente em apenas um só local é ZICA na certa, este pais é tão grande e continuamos pensando pequeno.

Paulo do Amaral

So resta aos petistas torceram pelo quanto pior melhor em São Paulo.

Aqui vocês não se criam.

qua qua qua qua…

Manda o Lula disputar pra governador. Lula NUNCA GANHOU NADA AQUI.

qua qua qua…

Poe o Lula na parada, quero ver ele encarar o Geraldinho Xuxu….. kkkk

Podem fazer dança da chuva petrancas, aqui vocês nao se criam… kkkk

    Elton

    Aí trollzinho……..vai teclar comentários nos fóruns do TERRA, lá as opiniões são exatamente como a sua……..

    João Reis

    Não precisas dos petista torcer contra a natureza faz o serviço. Paulista é igual aquele personagem da escolinha no prof. Raimundo, a mulher de Valadão. Apanha, apanha e góóóssstia. Continuam votando nos tucanos, os jornalões põe a culpa em Deus e no povo e os "politizados" paulistas acreditam. Vão serem sandomazoquistas lá na China!!! ( pedágios, trânsito caótico na capital, transporte e saúde uma tragédia a violência só aumenta, redução do PIB do estado e o Nordeste vem aí hehehe…).

    Fernando

    Ah, um típico conterrâneo meu. Tá debaixo d' água e não se incomoda. Oras, nem precisa dizer quanto pior melhor! A cidade se afunda sozinha com o tucanato! Não importa se a cidade está alagada, se os serviços públicos pioram a cada dia, se nenhum plano emergencial é feito (exceção feita aos pedágios). O tesão é dizer que Lula e o PT nunca ganharam nada em SP.

    Ou seja: É O OTÁRIO PERFEITO!

    edv

    O Paulinho não sabe que o PT foi criado em SP, pela luta contra a mediocrelite local, que a cidade já teve 2 prefeitas do PT, que Lula foi eleito deputado por SP.
    Ou seja: sabe rir … qua, qua, qua
    Como a hiena, por ser desinformado, e bem amestrado pelo PIG, come m..da e ri de que?
    SP é demotucana (apertado) porque a diminuta mediocrelite ainda consegue usar seu PIG para manipular cabecinhas atmosféricas como a do Paulinho.
    Que também não sabe que Lula já encarou o xuxu e o vampiro … e levou … no país.
    Lula levaria fácil qualquer um no momento, inclusive o FHC, que não se atreveu a brigar, mantendo sua pose de príncipe "real" do PIG, que o elegeu 2 vezes.
    Enfim, como já disseram por aí, fala do caroço como se não fizesse parte do abacate. Tolinho.

    carlos antonio lopes

    "O pior cego é o que não quer ver. " E quando o cara não quer ver, nem ouvir,nem tatear o bolso pra sentir que a grana compra mais, nem sentir o aroma de 8 anos de avassalador sucesso!? Que bicho é esse que consegue ser pior que o ditado?Garanto que o tucanão aí foi quem mais lucrou com o crescimento da classe c e d.Mas não se emenda…é que nem o vampirim,…nasceu pra lambe botas dos "irmãos do norte"…

    ana

    Caro Paulo,
    Vocês estão aqui há 16 anos, tempo suficiente para um planejamento de excelência, como é próprio de seus príncipes dirigentes.
    O que fizeram para a Educação, leia o que o novo secretário da Educação disse sobre vocês mesmos. Além da verbas milionárias distribuidas à imprensa que fez a campanha para o derrotado Serra.
    O que fizeram pela saúde: venderam 25% dos leitos do SUS, para arrecadar dinheiro que sumiu. Além, devio de 40 milhõe em compra de remédios, repassados pelo Governo LULA.
    O que fizeram pelo transportes: Rodoanel envolta de desvio, Metrô que não anda, corrupção no trecho Lilás e um buraco em Pinheiros.
    O que fizeram pela cultura??????????????????
    Asim, meu querido, a super competência tucana só existe nos meios de comunicação pagos pelo PSDB e os bobões não veem ao seu redor.
    Quanto ao Lula não ganhar aqui em São Paulo, lembro-lhe que foi o mais votado Deputado Federal.
    O grande problema de vocês é que querem esconder a sua origem, por isso não votam em pessoas que possam lembrar a sua origem humilde.

    Daniel

    Troll detectado.

    dukrai

    tá de plantão enquanto durar as enchentes.

    Cândido

    Você não afunda Paulo, porque merda bóia!

dukrai

a única coisa que faltou dizer, ou que o articulista como pessoa bem informada tergiversou, foi que o Vampiro Brazileiro abandonou os paulistanos à sua própria sorte, ou azar, na sua frenética e alucinada missão de candidato à presidência. A medida imediata é a retomada do desassoreamento da calha do Tietê e a consequente melhoria da sua vazão, apoiada pela construção de piscinões previstos que não foram construidos. Quando o geraldinho opus dei entregou o governo do estado 2006 para o Vamp, a vazão do Tietê estava entre 1000 e 1200 m/s e hoje está abaixo dos 800 m/s, citando de orêia.
Simples assim, nem precisa dar tapas ou murros na mesa. Esta é a questão urgente a ser resolvida para que não ocorra novas enchentes o ano que vem, porque as deste ano estão asseguradas.

    Jairo_Beraldo

    E por falar no Vamp, por onde andará sinistra silhueta?

    dukrai

    a última vez que tive notícias daquela malígna figura foi de que a Air France tinha perdido as malas do mala em Paris e ele teve que usar as roupas da dona patroa durante dez dias pra não morrer congelado.

    Gerson Carneiro

    e a última vez que tive notícias daquele espectro foi quando da vaia que ele tomou no show do Paul McCartney.

    edv

    Homessa é boa!
    Gostei do "espectro"…
    Certamente das mais baixas e invisíveis frequências…

    Gerson Carneiro

    depois da eleição, só mesmo com radar de caça F-18 para captá-lo.

    edv

    Não estaria com Mônica em férias de inverno num castelo da Romênia?

victor lopes

Sinto muito mas, nao concordo com a manchete.
As enchentes melhoraram sim, qualquer chuvinha (garoa ) o nivel sobe acima dos anos anteriores,portanto as enchentes sao maiores.
A incompetência do estado aumentou

    Elton

    É, realmente o título do artigo ficou estranho………

ana

O grande problema é a auto-crítica dos Governantes, sobretudo aqui em São Paulo, Eles nem comentem equívocos…

    Jairo_Beraldo

    E de 4 em 4 anos reelegem esta casta….sinal que gostam de sofrer…dão lapada de chicote na "periferia" de São Paulo(o"resto" do Brasil) e tomam uma surra internamente. Vai entender paulista…parecem mulés de malandro!

    carlos antonio lopes

    Enquanto o paulista e o paulistano continuarem a votar na "elite" (dem/psdb) nenhum problema (educação, enchente, saúde,etc) será resolvido.Eles estão no poder para resolver os problemas ($)deles e não os da população.

Eduardo

Todo ano depois da enchente vem o especialista falar o óbvio. infelizmente nessa cidade o problema de enchente não tem volta. Se fizerem a desimpermeabilização do solo tenham certeza que será longe do centro expandido, ou seja, quem sofre com a enchente um dia poderá sofrer com a desapropriação.

Ou vcs acham que vão desapropriar terrenos ao redor da marginal Pinheiros?

    Elton

    O poder público não enfrenta a questão como deveria porque já desde as campanhas eleitorais recebe verbas do pessoal da especulação imobiliária e empreiteiras de obras. E tenha-se a certeza de que não é pouco dinheiro envolvido nisso. Qual o mandatário eleito dessa forma que irá "revolucionar" o uso do solo urbano "cuspindo no prato em que comeu"??? Arrumam NA HORA um processo de impeachment contra o prefeito ou governador. Além do que ele não faria esta revolução urbana porque já tem alinhamento ideológico com os interesses do capital e não da população de baixa renda.

Olace

É bom lembrar que esquecemos dos rios, cubrimo-os com concreto e chamamos de córrego.

Pois é, só lembrando quando enche toma o lugar de ruas, leva carros e aparece na TV.

Daí todo mundo lembra :)

Deixe seu comentário

Leia também