Al Jazeera: Irã concorda com troca de combustível nuclear

Tempo de leitura: 3 min

Iran ‘agrees’ nuclear fuel swap

do site em inglês da rede árabe Al Jazeera

Irã, Turquia e Brasil fecharam um acordo para uma troca de combustível nuclear que poderá reduzir preocupações com o programa nuclear de Teerã, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, informou.

Davutoglu anunciou o acordo em uma entrevista coletiva na noite de domingo depois que o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan adiou uma viagem ao Azerbaijão para se juntar às conversações em Teerã.

Ele disse que o acordo foi fechado “depois de quase 18 horas de negociações”; o anúncio formal é esperado para segunda-feira de manhã.

Erdogan voou para Teerã depois que o presidente do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, teve um dia de conversas com Mahmoud Ahmadinejad, seu colega iraniano, no que foi descrito pelos Estados Unidos e Rússia como última chance antes de novas sanções [contra o Irã].

A TV turca informou que os três líderes discutiram um acordo pelo qual o Irã trocaria em território turco seu urânio de baixo enriquecimento por combustível nuclear produzido fora do país.

Mas detalhes — sobre a quantidade de urânio que seria entregue e como a troca aconteceria — ainda não foram divulgados.

Anúncio esperado

Alireza Ronaghi, da Al Jazeera em Teerã, diz que o encontro do Grupo dos 15 será aberto na segunda-feira de manhã em Teerã e que o anúncio do acordo poderia ser feito na abertura do encontro.

“A conferência do G15 será aberta pelo presidente Ahmadinejad e espero que o discurso dele inclua alguns detalhes sobre o acordo”, ele disse.

“Espero que ele será tão desafiador e agressivo como antes, mas ao mesmo tempo vai demonstrar que o Irã defende negociações e que vai fazer concessões para demonstrar sua boa vontade”.

As especulações cresceram de que alguma coisa seria anunciada depois que Erdogan mudou seu planos de viagem. O primeiro-ministro turco tinha cancelado inicialmente seus planos para visitar o Irã.

A visita de Lula, que incluiu um encontro com o aiatolá Ali Khamenei, o supremo líder do Irã, assim como um encontro com Ahmadinejad, era vista como uma última tentativa de mediar um acordo.

Antes de partir para Teerã, Lula havia dito que estava “otimista” com a visita e que esperava persuadir Ahmadinejad para chegar a um acordo com o Ocidente na questão nuclear.

“Preciso agora usar tudo o que aprendi em minha longa carreira política para convencer meu amigo Ahmadinejad para chegar a um acordo com a comunidade internacional”, ele disse.

Os Estados Unidos e a Rússia tinham alertado que as chances de sucesso eram fracas. Mas antes das negociações, Teerã sinalizou que estava disposta a ouvir qualquer proposta.

“Recebemos várias propostas e estamos avaliando todas elas”, disse o chefe atômico do Irã, Ali Akbar Salehi, segundo a mídia local do Irã informou no sábado.

“Existe uma vontade dos dois lados para resolver o problema e as coisas tem se movido positivamente”.

Relutância iraniana

Previamente o Irã se mostrou relutante em permitir que seu estoque de urânio deixe o país antes de receber combustível nuclear, dizendo que a troca deveria acontecer simultaneamente dentro do país.

Na semana passada, Mohsen Shaterzadeh, o embaixador do Irã no Brasil, disse que a troca em outro país poderia ser aceitável.

O Brasil e a Turquia, ambos membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, até agora não apoiaram as tentativas dos Estados Unidos de ampliar as sanções contra o Irã por causa da decisão do país de não aceitar ultimatos para suspender o enriquecimento de urânio.

“Eu penso que o Irã tem interesse em manter a Turquia de seu lado e o Brasil de seu lado e tem um interesse em fazer mais amigos que inimigos”, disse Mahjoob Zweiri, um expert em Irã da Universidade do Catar, à Al Jazeera.

Os Estados Unidos e seus aliados dizem que o Irã quer urânio altamente enriquecido para fazer uma bomba atômica, mas Teerã diz que seu programa é desenhado para suprir as necessidades civis de energia.

Lula no passado defendeu as atividades nucleares do Irã, dizendo que Teerã tem o direito à energia atômica e tem dito repetidamente que sanções seriam contraproducentes e ineficazes.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário Kodama

A lógica do PIG: Se o acordo fracasse, seria a ridicularização do presidente Lula, porque afirmava que o acordo tinha 99.9% de dar certo. Agora que o Brasil conseguiu o acordo, os méritos são da Turquia. Vai entender…..

Antonio E Miguel

O PIG vai tentar minimizar o papel de Lula e da diplomacia brasileira no acordo. A Globo já fez isso ontem.

Luiz Jornaleiro

Todo brasileiro que tem o mínimo de bom senso deve aplaudir o papel decisivo do Brasil de Lula nessa questão.

Para a minoria (incluindo a direitinha raivosa saudosa do poder, o PIG e os submissos em geral), resta sofrer com mais uma humilhante derrota.

Fico até com pena…

Professor Cirino

Com a torcida americana e da oposição brasileira, tinha tudo para dar errado. Mas Lula arrisca, trabalha, não se acomoda nos seus 80% e vai à luta. É um exemplo a ser seguido, é a garra nordestina. Mesmo que por algum motivo ainda dê errado, Lula já cumpriu sua missão de estadista interessado na paz mundial. O diálogo continua sendo a forma mais eficaz de buscar as soluções.

Paulo

O Irã queria ganhar tempo e conseguiu evitar as sanções. O presidente de lá falou que não segue as regras. Vejamos se manterá a palavra.

Leider_Lincoln

Sintam só a finesse da Foia: ""Pode ser que desta vez o Irã tenha decidido mudar sua política, ou que tenha manipulado a Turquia e o Brasil, explorando as boas intenções e a inexperiência diplomática brasileira em assuntos do Oriente Médio", disseram as fontes. "http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u73… . Quais seriam estas fontes? E que inexperiência é esta? A que herdamos do Barão do Rio Branco e do Oswaldo Aranha? Façam-me o favor!

Melinho

PINGUIM OU PIGuim?

O PIG está mais enrolado do que carretel de linha 50, como disse um internauta, comentando o acordo. Ou mais desolado do que virgem aos 70 anos, digo eu.

Não sabe se chora, se vomita ou se solta um pum.

Agora, não podemos nos esquecer do grande chanceler, CELSO AMORIM.

E para usar uma linguagem que tanto agrada o PIG, Lula e Amorim é a dobradinha Batman e Robin.
E o Pinguim é o nosso PIGuim.

Antonio Lyra Filho

Gosto de animais.Vou escrever para o IBAMA para proteger este jacaré das maldades que vão fazer com ele.

Sérgio C. França

E saber que mais esse grande feito (histórico por sinal) foi provocado por um cachaceiro, vagabundo, analfabeto e nordestino; e que apoia para sua sucessão uma terrorista , atéia e prostitura (conforme definição da galerinha do mal). Imaginem se o "cara" fosse Sociólogo, Engenheiro ou Econiomista; o universo seria o limite. P.S. Minhas mais respeitosas considerações aos verdadeiros, sérios e responsáveis profissionais das áreas acima citadas. O Mas incrível é que Israel já se pronunciou dizendo que o Irã conseguiu enganar o Brasil e a Turquia, pois eles já haviam concordado com essas propostas no passado e que não cumpriram esse acordo. Ou seja, Demotucanos e o PIG como sempre irão se apoiar nessa declaração para diminuir esse feito histórico de nosso presidente. Saudações Dilmisticas.

Al Jazeera: Irã concorda com troca de combustível nuclear | Cara de Tacho

[…] Fonte: Vi o Mundo […]

Vander Fagundes

A capacidade do presidente Lula de surpreender e conquistar feitos notáveis parece não ter fim. Lula foi o principal responsável por um acordo histórico nas relações internacionais que acaba de ser divulgado pela mídia internacional. A grande mídia brasileira há anos critica Lula enfaticamente em praticamente qualquer assunto, principalmente nas relações internacionais. A mídia internacional e inúmeros líderes globais já renderam-se aos méritos, conquistas e carisma do presidente Lula. Porém, havia dúvidas se Lula conseguiria chegar tão longe e conseguir um acordo com o Irã, um dos países mais controversos entre os líderes mundiais. Não há mais essa dúvida. Lula conseguiu o que muitos achavam impossível.
. http://muitopelocontrario.wordpress.com/2010/05/1

Erigutemberg Meneses

Era grande o descrédito da elite que torcida contra o acordo entre o Irã e as potências ocidentais sobre o envio de urânio para ser enriquecido fora das fronteiras do pais persa. As negociações em Teerã, lideradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é a maior conquista da diplomacia brasileiros. Nunca antes na história deste pais (plagiemos com orgulho) um estadista do porte de Lula esteve à frente do governo brasileiro e a altura de nosso povo. Vamos aguardar para ver como a imprensa divulgará o fato. Ou feito de tal envergadura não é noticia? Com a palavra os editores de Veja, Globo, Folha de São Paulo, Bandeirantes, SBT…

Fabrício

Lula botou areia na farofa do Obama e água na cerveja do Pig.
Chora Lampreia, Waak e demais especialistas em política internacional.

@PalpitedoDia

Estou satisfeito pelo papel do Brasil nesse desfecho. Mas estou muito mais feliz pelo Irã e a paz que ganhou fôlego no país.

FatimaBahia

Hoje acendi velas pros líderes envolvidos e convoquei parentes e amigos para mentalizarem positivamente,senti que precisava unir pensamentos de vitória já que era difícil para muito gente acreditar que esse acordo seria possível,diante de tanta torcida e notícas negativas.Apesar de ser usual,ainda me choco com o prazer que as pessoas têm em torcer pelo fracasso,aqui no Brasil especialmente quando envolve o Lula e seu governo.
Me junto a vocês nessa alegria e celebração.Parabéns ao Lula,ao Ahmadinejad,e aos ministros envolvidos nessa negociação de paz.E parabéns a todos nós que acreditamos e torcemos pela vitória do bom senso e da Paz!
Sabemos que a luta não se encerra aqui,mas demos um grande passo e um grande exemplo para o mundo.
Boa semana para todos nós!

Renato Lira

É Lula aqui. É Lula lá.

É L ula em todo canto!

Enquanto isso, o medíocre Serra afirma que "não receberia nem visitaria Armadhinejahd".

Ele, em sua visão míope, colonizada, atrasada e limitada, e confunde relações institucionais e internacionais com opiniões pessoais.

Por isso as administrações demotucanas são os desastres que conhecemos, mesmo com o "abafa" protetor e cúmplice da mídia-gambá.

Berrem de raiva, reaças.

Augusto

Os Estados Unidos não aceitar isso não… Eles querem guerra.

    Jairo_Beraldo

    Depois que os EEUU fizeram no Iraque,se partirem pra o front contra o Irã,perderão o resto de crédito que tem junto à comunidade internacional.Mesmo que Israel queira,não terão quem lhes dê apoio incondicional,desta vez.

    Marcos

    Quem quer guerra mesmo é Israel, que através de um lobby poderosíssimo controla como títeres setores estratégicos do governo estadunidense.

    Porque creio que o que os governistas independentes dos EUA menos querem é criar mais uma guerra. Iria quebrar o país e possivelmente a médio prazo tirar o dólar da posição de moeda padrão.

    van

    Alguém tem que reverter esse quadro.
    Lembre-se a Terra é redonda. Simples assim.

Maria Dirce

tenho certeza que o pig vai dar importancia a turquia nas negociações, para ofuscar o brilho de Lula,

    Jairo_Beraldo

    Com certeza..lula foi somente um coadjuvante,para o PIG.

    Ricardinho0008

    Maria Dirce, isso já aconteceu e vai se replicar durante esta segunda feira. O nada Fantástico tratou o tema como se Lula não tivesse feito parte nessa nova proposta aceita pelo Irã. Lembro de uma passagem em que a enviada global a Teerã fala que "quando o primeiro-ministro turco e sua delegação chegaram ao Irã, a delegação brasileira já havia se retirado", antes disso houve muita ênfase no fato de Lula em seus discursos não teria se referido às negociações sobre a questão nuclear e que teria tão somente falado a respeito dos acordos comerciais.

    Essa é a Globo que a gente conhece, junto com a folha e outros comparsas, ajudando a desinformar o povo brasileiro.

    van

    Isso é irrelevante. O importante é o fato em si.
    Pelo menos para quem "é de boa vontade".

Marat

Na época de FHC, enquanto o chanceler Celso Lafer tirava seus sapatos para funcionários de aeroportos estadunidenses, os EEUU já perpetravam seus atos terroristas contra o Iraque e mantinham seus genócidios contra a população civil dali… Agora, o Celso, só que o Amorim, junto com o Presidente Lula, quem sabe, ajudaram a evitar outra catástrofe, que a águia sedenta de sangue já delineava contra o povo iraniano…

Marat

Azenha, será que haverá alguma reunião entre Kamel, Waack, Mainardi, Azevedo, Dora Kramer, Nêumane, Tavinho, Cantanhêde, Piotto, Lúcia Hipólito, PSDB, PFL e o Dick Vigarista, sobre como sabotarão o "Cara" e sua candidata? Fique de olho ai nos restaurantes chiques de seu bairro, que eu darei uma olhada aqui nos do meu… – rsrsrs

luizmullerpt

O império estava preparando uma invasão. O que eles vão fazer agora? O Lula fechou um acordo com relação a Energia Nuclear e ainda por cima possibilita a venda de mais produtos e Alimentos brasileiros para os Iranianos. Mais Paz e mais Alimentos num dia só. Este é o Lula. Este é o Cara. Tenho orgulho de ser brasileiro que tem como presidente um trabalhador metalúrgico.

Augusto Pinheiro

Se essa notícia realmente se concretizar está selada a nova ordem mundial, aumentando o cacife dos países emergentes e quebrando, de uma vez por todas, a hegemonia dos "donos da terra". O "analfabeto" operário brasileiro que se tornou presidente do Brasil, dá uma lição nas elites e entra para a história como um dos grandes líderes mundiais de nosso tempo. A "oposição" brasileira vai se rasgar de ódio e o povo fica de alma lavada.

Maria Efigênia

Azenha e ainda ganhou de presente a libertação da francesa. Recebeu até agradecimento do Sarkozy.

Sérgio C Morales

Os iranianos podem até concordar. Quem não vai cumprir qualquer acordo serão os EUA. O negócio deles é tomar conta di Irã. Troca de regime para colocarem um títere que garanta o controle do petróleo e do gás natural do país, que são de interesse primordial para o desenvolvimento econômico chinês. Com um Irã sob controle, os EUA controlariam os três maiores produtores de petróleo do mundo (excetuada a Rússia): Arábia Saudita, Iraque e Irã. Aposto como os EUA arranjarão uma desculpa para não aceitarem o acordo. Ou se o aceitarem, neste momento, armarão uma provocação para rompê-lo logo a seguir. De qualquer forma, o Irã, ao aceitar, renúncia à sua soberania, pois aceita que outros países limitem o seu direito de desenvolver domesticamente todo o ciclo da energia nuclear para fins pacíficos. Assim, em caso de necessidade, o imperialismo poderá manter o Irã refém em termos de energia (bastando não lhe fornecer o urânio enriquecido no nível necessário para seus reatores. Lula, ao exigir do Irã que renuncie aos seus direitos de acordo com o NNPT, está é legitimando a posição imperialista.

    Jairo_Beraldo

    Desta vez os EEUU não terão argumentos para não cumprir o tratado.Obama não é Bush.Ele tem massa encefálica.

    Van

    Ainda mais que Obama acabou de ganhar o prêmio Nobel da Paz.

    Marcos

    Não necessariamente, já que a imensa maioria das reservas de Urânio estão no nosso país, assim como temos tecnologia própria de enriquecimento do material.

    O acordo não depende dos EUA aceitarem ou não. É entre Brasil, Turquia e Irã somente.

soniaS

Quando Lula teima , insiste, ele consegue.So ele tem credibidade para isto.Lula é sincero e extremamente conciliador.
Parabens. ele merece ! Os brasileiros podem ser orgulhar de seu presidente.Eu me orgulho !!

Fernando Ferreira

Além de Lula, não podemos esquecer de mencionar Marco Aurélio Garciav e ministro das Relação Exteriores Celso Amorim.
Ontem o presidente Lula, disse que estava 99% acertado, isso é fruto das negocições antecipadas com o ministro Celso Amorim.

Êmone Mattei Neto

Agora é só esperar o PIG. Todos atentos para as "manchetes" de amanhã. Colunistas e afins com suas tentativas de diminuir mais uma vez a força do Brasil. Do Brasil de agora, claro; não do Brazil da Petrobrax…………hehe

Messias Macedo

[Se houvesse eleição para presidente do mundo…]

ACORDO COM IRÃ DEVE SAIR SEGUNDA
FONTE: “grande” mídia.

BRASIL – em homenagem ao presidente do mundo(!)
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Francisco Nogueira

ONU nele!

Ary

Nós já temos a nossa "bomba atômica": Lula. Perguntem ao detonado serra.

    mila

    Bomba da PAZ. Lula, o abençoado por DEUS.
    Especialista da GROBO NEWS esta dizendo que pode dá tudo errado. Ou NÃO. E que o Brasil está correndo risco. Ou NÃO. A viagem não foi sucesso. Ou NÃO… O PiG não tem jeito.

    Mais um sucesso de Lula: a professora francesa foi solta por Ahmadinejad em homenagem a LULA.

Henrique

Só vou acreditar quando sair oficialmente o tal acordo. Mas se sair companheiro … e torço muito por isso … Lula se consagra como verdadeiro Prêmio Nobel da Paz! Só falta ir buscar o prêmio na Suécia e correr pros abraços! Mas esse Prêmio está muito viciado … os bacanas do mundo querem a guerra com o Irã para roubar o seu petróleo … e são esses bacanas que controlam a distribuição do Prêmio! Logo, apesar de Lula merecer … pode não levar! Mas dando tudo certo é uma vitória retumbante da diplomacia brasileira dirigida por esse notável Celso Amorim, e instigada por esse Presidente excepcional que o Brasil tem, o metalúrgico aposentado Luis Inácio Lula da SIlva!

Fernando Oliveira

A Rede Globo e corja PiGuiana, podem até PENSAR que podem tudo…. Menos calar o sentimento de auto-estima, de orgulho, e sobretudo de admiração dos milhões de Brasileiros que consideram o metalúrgico, o retirante de Garunhuns, o maior e melhor Presidente que este país já teve desde de a fundação da República. Lula é “Ô Cara”, senhores preconceituosos, cretinos, mesquinhos!… E isso, a própria história vai fazê-los engolir!… Dá-lhe Luuuuula!…

Jairo_Beraldo

O que fez com que o acordo fosse selado,é a humildade do presidente Lula.Para se fazer um acordo,tem-se que ouvir.A diplomacia americana,é extremamente arrogante,sem postura.Querem que seja empurrado goela abaixo.Talvez,agora esses que se julgam superiores,calcem as chinelas da humildade.E nossa imprensa,seja informativa,não criadora de factóides.

“Irã concorda com troca de combustível nuclear” « O Menino que não Machuca

[…] daqui: (clique para ler na […]

Tweets that mention Al Jazeera: Irã concorda com troca de combustível nuclear | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by VIOMUNDO, AD Luna, AD Luna, james penido, james penido and others. james penido said: RT @viomundo: Al Jazeera: Irã concorda com troca de combustível nuclear – http://tinyurl.com/2d6l2ee (via @viomundo) […]

Gerson

Os Paralamas do Sucesso em 1986:

Teerã
http://www.youtube.com/watch?v=Fms83kne08s

Sem palavras !!

O Brasileiro

Gandhi, Mandela, Lula…
Quem sabe antes de sair do governo o Lula promove a paz entre os EUA e Cuba… e com Fidel ainda vivo!

Gustavo

Será q não vale um Nobel?

Well Costa

Eita que amanha vai esta muitas "aspas" em certos noticiarios…kkkkkkkkkkkkkkkk tipo a celebridade nº 1 no mundo que foi noticiada um dia desses em relação ao nosso Lula querendo desqualifica-lo. O Brasil pode mais SIM com meu Lula e minha Dama de Ferro. O Brasil pode DilMAIS…boa noite a todos

Marat

FHC, coitado, dia desses deu uma entrevista no rádio, e, num de seus momentos de inveja, disse que o tal de Obama diz a todos a frase: "você é o cara"… com mais essa vitória do Lula, o imperador de Higienópolis vai ter outra noite mal-dormida… Já inventaram remédio para dor de cotovelo?

    Ana Helena

    "o imperador de Higienópolis" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Paulo Achilles

    amanheceu dentro de uma banheira de gelo

    Glecio_Tavares

    Gelol e muito whisky paraguaio 12 meses.

    José Roberto

    O Narcisista do FHC só degusta Poir francesa, e agora com a carreira em fin du siècle, pedirá exílio nos EUA via Bil Clinton…

thiago

Dilmais

Luiz Jornaleiro

Todos os aplausos para o Presidente Lula e seu ministro Amorim. Grande vitória da diplomacia e da liderança brasileira.

E agora ianques? Com preparativos já bastante avançados visando outra ação militar (sem guerras eles não sobrevivem), quem será a próxima vítima? A Coréia do Norte? Ou a Venezuela? Estamos atentos.

Melinho

ESSE PAU-DE-ARARA PENSA O QUE?

É como disse nesse instante um amigo meu: "Esse pau-de-arara é "o cara".

Eu ainda não estou acreditando. Mas se o acordo sair, será a maior vitória da diplomacia brasileira em todos os tempos. E o metalúrgico um grande concorrente ao próximo Nobel da Paz.

E ainda tem gente "esclarecida" que diz que ainda não sabe em quem vai votar para presidente.

Minha gente, eu já Dilmei há muito tempo.

Fabio_Passos

One Day As A Lion – "Wild International" http://www.youtube.com/watch?v=6mKtt7F0rPU

Glecio_Tavares

Eita que hoje o marques corta os pulsos. Olha a Vox Populi ontem, a Reuters hoje. Assim não dá, assim não pode.
Viva Lula o mais influente estadista do mundo.
E durmam com este barulho. A Dilma da entrevista amanhã para a CBN. O Serra ja deve estar arrumando alguma desculpa para colocar outro em seu lugar e tentar a reeleição em SP. hahahahaha

Márcia Aranha

É certo que o PIG tentará diminuir a importância de Lula.

Mas, francamente… Who cares?

    Glecio_Tavares

    Marcia, ja começaram. O PiG ressalta a Turquia e muitos comentaristas retrogrados dizem que é campanha antecipada. Pedem que o PSDB entre no TSE para multar o Irã por participar da campanha da Dilma.

Fernando Oliveira

Dá-lhe, Lula!… Esse, é o meu Presidente!… Só lamento não poder estar pessoalmente com certos sabichões PIGuianos, e com a mão em forma de concha, apoiada atrás da orelha, à guisa de amplificador, perguntar: ããããhhhm?… não ouvi direito… O que foi mesmo que você disse, Willian Waack?!… O que foi mesmo que disseram, você e os seus “especialistas” nos “debates” da Globo News, sobre a política externa do governo Lula?!… Ããããhm?… Não ouvi direito… Âãããããããhhhm???!!!…

    Ricardo Ferreira

    Fernando,
    Eu já pensei nisso também, já imaginou poder ligar um microfone na TV e sair dialogando com os apresentadores?
    Seria genial…

Deixe seu comentário

Leia também